Notícias

Em algumas regiões, os Mapas da Apple são mais usados que os do Google

Mapas da Apple

Responda rápido: qual é o aplicativo de mapas mais utilizado no mundo? Você provavelmente respondeu que é o Google Maps, e você está certo. Talvez sua resposta tenha sido causada pelo senso comum criado há alguns anos, depois do vexame do lançamento dos mapas da Apple, ainda no iOS 6, mas a verdadeira razão é mais profunda que isso: a maioria dos smartphones no mundo usam Android, que não possuem os mapas da Apple.

Mas se disséssemos a vocês que em termos de uso, os Mapas da Apple já são mais usados que os do Google na América do Norte e do Sul, mesmo contabilizando os Androids? É isso que apontam duas pesquisas diferentes.

Sim, em algumas regiões os mapas da Apple são mais usados que os do Google, mesmo com o conceito geral de que eles “seriam piores”. Na verdade, a propaganda contra foi tão devastadora há dois anos que a imagem ficou marcada por muito tempo em nossa cabeça. Mas na prática, na utilização do dia-a-dia, a história é diferente.

Se você está lendo este blog, é muito provável que você faça parte de um tipo de usuário que gosta de se informar e estar sempre por dentro das novidades e de todos os detalhes do seu aparelho. Mas muita gente (e arriscaria dizer que é a maioria) não fica procurando blogs e sites na internet e só pensa em usar o celular que comprou, como ele veio de fábrica. Neste contexto, é lógico dizer que estas pessoas, quando precisam de um aplicativo de mapas, irão tentar usar primeiro o aplicativo nativo e só se preocupar em instalar outro se realmente precisar. Por isso, faz muito sentido a informação de que os Mapas da Apple seriam mais usados que os do Google. E uma pesquisa indica que isso acontece na região das Américas:

Mapas móveis por região

Mas a informação que nos interessa aqui é que, mesmo usando “por inércia” o aplicativo nativo, as pessoas não acham ele ruim o suficiente para procurar outro, como muitos pensam que deveria acontecer. E de fato, precisamos acabar com esta imagem negativa criada há dois anos, pois a solução da Apple evoluiu muito desde então.

É claro que no Brasil ainda faltam algumas funcionalidades existentes em outros países, como a navegação curva-a-curva por voz e os mapas em 3D. Mas em diversas regiões brasileiras, os mapas da Apple são mais precisos que os do concorrente.

No Reino Unido, uma operadora também divulgou uma pesquisa sobre uso dos mapas em celulares usando a rede 3G e 4G. Lá também a solução da Apple é muito mais usada.

Uso dos Mapas nas redes 3G e 4G

Este artigo não tem a intenção de avaliar qual dos mapas é o melhor, mas acabar com o mito de que os da Apple são ruins. Faça você mesmo o teste na sua região e chegue à sua própria conclusão de qual é o melhor para você. Quem sabe não se surpreende? 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gerinho Faustino

    “Mas muita gente (e arriscaria dizer que é a maioria) não fica procurando blogs e sites na internet e só pensa em usar o celular que comprou, como ele veio de fábrica.” Pura verdade, a maioria pensa assim mesmo.

    • Ismael Alves

      Com essa parte eu concordo e concordo que o aplicativo melhorou MUITO. Mas para mim ele continua beirando a porcaria, a única vez que confiei nele, ele me meteu em furada e quase fui assaltado, que na melhor das hipóteses é o que aconteceria, o que já é mais que suficiente para eu não dar uma segunda chance. Uso o Mapas quando minha internet está ruim, pois ele consome menos dados. De restos falta tudo. Falta qualidade padrão Apple e informações primordiais para usuários de grandes metrópoles, como metrô e pontos de ônibus, para que eu posso ao menos recomendar para alguém abrir.

      • Renan

        Concordo!

  • Gustavo

    Por mais que eu use o Apple Maps, temos que reconhecer que em termos de funcionalidade o Google Maps está bem longe. Possui bem mais pontos de interesse, agora começou a mostrar os shoppings por dentro também (pelo menos aqui em SP), tem integração com Waze pra informações de trânsito, possibilidade de modificar a rota só puxando o caminho pra outra rua com o mouse (essa é recente) e principalmente, dados de transporte público.

    O problema é que o Google Maps é atualizado de tempos em tempos, já que é um aplicativo, enquanto o Apple Maps por vir amarrado ao sistema recebe atualização de funcionalidades de vez em nunca. Poderia ter mostrado um pacotão de novidades na apresentação do iOS8, mas nem falaram dele. Uso o Apple por birra mesmo, mas o Google é sim muito melhor.

    • “modificar a rota só puxando o caminho pra outra rua com o mouse”

      Mouse? Pensei que estávamos falando de iPhones…
      Pelo que eu entendi, você não seguiu a proposta do final do texto em testar novamente os mapas da Apple, apenas decretou um conceito que você tem formado na sua cabeça e que não permite que outros o mudem.

      Você tem todo o direito de usar os mapas que quiser e se você gosta dos do Google e se satisfaz, que ótimo. Este é o espírito. Mas colocar uma opinião “engessada”, sem dar oportunidade de abertura, não tem muito a ver com o que o texto propõe.

      Este pensamento engessado faz, por exemplo, você errar ao dizer que os do Google podem ser atualizados mais frequentemente porque são um app. A verdade é exatamente o contrário, pois os mapas da Apple estão em constante atualização sem precisar atualizar nada. Aliás, pelos dois serem mapas online, muitas mudanças podem ser feitas a qualquer momento.

      • Gustavo

        Citei a função do mouse pois constatei a existência dela na versão Web, não tenho certeza se está no mobile pois como eu disse (acho que você não leu, e olha que eu falei duas vezes) eu uso o APPLE MAPS, não o Google.

        Não expus opinião engessada nenhuma, pelo contrário, dei uma grande quantidade de funcionalidades que o Google tem e Apple não. O fato de ambos serem online faz com que os mapas e pontos de interesse sejam atualizados constantemente mas as funcionalidades necessitam de atualização local no aplicativo.

        Quem deu uma opinião engessada e não contribuiu com a discussão foi você, ao não discutir sobre as funcionalidades que eu falei e preferir atacar a qualidade do meu post.

  • OverlordBR

    Desculpe, Apple… tenho iPhones e iPad e ainda prefiro o Google Maps.
    Uso o que é melhor para mim e não por ser da Apple ou da Google. 😉

  • Gabriel Felipe Kuhn

    uso o waze quando tenho internet e uso o sygic quando a rota não tem 3g

  • Juda Benhur

    Eu uso o Mapa da Apple, isso porque deixei ele na primeira tela e o do Google, dentro da pasta de aplicativos do Google. No entanto, para situações onde eu possa desconfiar de alguma discrepância, eu consulto o Google Maps para confirmar. Há erros em ambos, principalmente com relação a alguma empresa, onde constatei que no Google Maps estava errado, enquanto no Maps da Apple, estava correto.

  • George

    É um dos poucos recursos que a Apple ainda não acertou, tentei utilizá-lo na semana passada, devido a integração com o app Amigos, mas ele ainda é muito primário.
    Um dos exemplos de uma funcionalidade que não gosto, é a não atualização da distância até o próximo ponto, mesmo a uma distância de 1km do próximo ponto, aparece na tela a ultima atualização, por exemplo, 10,3km.

    • Leonardo F. M.

      Além disso, que é algo básico, tem o fato dele não recalcular uma rota caso você erre ou precise fazer um desvio, por vários motivos, como obras ou acidentes! Isso pra mim péssimo!

  • Alexandre

    A Apple tinha que fechar uma parceria com a Here, da Nokia. Os mapas e rotas são perfeitos! Arrisco dizer até que são tão bons quanto os da Google.

    • Vitor Antonio

      A Apple tem parceria com a TOMTOM, que é a melhor marca de GPS do mundo.

      • Alexandre

        Então essa parceria tem que mudar kkkkkkkkk

        • O engraçado é que uso o app da TomTom diariamente e raramente encontro erros no mapa, já no mapas da Apple, mesmo usando os mapas da TomTom a história é outra..

      • Ismael Alves

        Olha, o TomTom também não é lá essas coisas, viajei recentemente usando ele, e teve uma hora q a estrada simplesmente sumiu e ele travou no mesmo lugar, o mapas da Google (não tinha internet no lugar, mas a rota já tinha carregado em cache) conseguiu mostrar onde eu estava, mesmo estando no meio do nada. Pelo que você diz, ou a Apple é ruim para não tirar proveito do serviço nota 7 do TomTom, ou o TomTom é ruim como parceiro.

      • Luciano Carvalho

        Tomtom, Garmin…essas empresas já eram. São apenas mais exemplos de dinossauros que se deixaram superar pelo avanço dos computadores e smartphones, como ocorreu com todos os fabricantes antigos de celulares (Nokia, Motorola, Ericson), que foram absorvidos por gigantes. Pra essas duas de GPS serem absorvidas também é só questão de tempo. Hoje em dia serviços como Google Maps, Waze e até mesmo o Mapas da Apple (que não posso avaliar ainda, pois no Brasil ainda não tem porcaria nenhuma) já superam Tomtom e Garmin de longe.

      • Gin Freaks

        Tenho um Nokia Lumia e um iPhone, quando preciso de um GPS é Nokia sem dúdivas.

      • Felipe Naps

        A maior empresa de mapas digitais do mundo é a NAVTEQ, comprada pela Nokia em 2011.
        Tomtom é muito boa, mas o banco de dados da NAVTEQ é muito melhor.

        O Here maps da Nokia só não deslanchou porque:
        1. Não fizeram um app decente para iOS e Android. Se fizessem no mesmo nivel que fizeram para symbian e windows phone, estariam liderando nesse quesito, pois ele também funciona offline.

        2. A chegada do Waze, que no quesito “fugir do trânsito” é o melhor hoje.

  • Ari Rando

    Sou usuário de iPhone desde sempre e infelizmente tenho que usar o da Google pq a funcionalidade turn by turn com voz me ajuda muito no dia a dia, pq a gente está dirigindo sempre que está usando o aplicativo. Acho essa feature preponderante. Pena que o Mapas da Apple ainda não tenha algo assim.

    • Infelizmente porque? Se as funcionalidades do app e os mapas são melhores que o nativo, fique feliz, pois é um estímulo à Apple melhorar e o Google sempre fazer algo para se diferenciar.

      • Ari Rando

        Sim, verdade. Eu vou te dizer, preferiria usar o nativo da Apple – embora eu ache as soluções da Google excelentes, com a exceção da plataforma móvel deles (Android) que acho muito ruim (posso dizer pq já tive Android também). Mas realmente, o Google Maps me resolve totalmente e é o que uso como meu ‘nativo’.

      • OverlordBR

        Também não entendi.
        Não consigo entender esta mania estranha que algumas pessoas possuem de: se eu uso a marca X não posso utilizar nada da marca concorrente Y.
        Se a Apple ou Google pagassem meu salário, até vai… 😉

        • E olha lá.. Se pagasse, fosse ruim e a política da empresa para inovação não fosse boa, eu continuaria usando do concorrente!

  • gabriel

    Não tenho NADA a reclamar dos mapas da Apple, além de ter uma interface bem mais agradável que a do google, ele ajudou sem problemas todas as vezes que precisei usar. Já não tenho o do google instalado faz tempo!

  • Vinicius Nunes

    Varias cidades que passei pelo interior do RS, os mapas da apple foram muito superiores aos da google, simplesmente não conseguia encontrar meu destino

  • Renato

    Aqui no interior de São Paulo o mapas da Apple é horrível,fui para São Carlos esse fds eu com iPhone minha irmã com um moto X, buscamos pelo mesmo endereço meu iPhone sequer achou o endereço enquanto o da minha irmã já estava com a rota pronta e falando qual direção seguir.

  • Anderson Campos

    Cara, eu uso o Mapa da Apple por uma maluquice minha. Só tenho apps no meu iPhone com design do iOS 7. Não tenho nenhum do Google, por exemplo. E o mapa da Apple da conta do recado quando eu preciso.

    • Thiago

      Haha isso é meio neurótico, não? 🙂

      • Anderson Campos

        Cara, totalmente kkk

  • Patricia

    Aproveitando…. Eu tenho um Mapa com localizações importantes (My place – Create Map). Mas não consigo visualiza-lo no aplicativo do iphone. Existe algum programa que torne isso possível?

  • Rubens Mateus Padoveze

    Na minha cidade o da apple é melhor, porem não ter a navegação me faz não usar ela no carro, só para achar locais mesmo… <(

  • Vitor Antonio

    Eu já usei os 2 mapas, são bons, mas ainda prefiro os da Google, passarei a usar mais o Apple Maps pra ver se adapto a ele.

    • Ismael Alves

      Você não precisa se adaptar a algo ruim, a Apple que tem que ser boa o suficiente para nos fazer voltar atrás, não a gente que precisa correr atrás e se adaptar. A Google tem know how, a Apple não é muito difícil algum dia ter ao nível da Google.

      • Eu concordo com você, mas acho que não estamos falando de “bom” e “ruim” aqui. A Google tem 20 anos de experiência em mapeamento, contra 2 da Apple. Comparando ambas, você pode ver que o ínicio da Apple está bem mais avançado que a Google no início.
        Também acho que não temos que nos adaptar, mas que haja concorrência entre elas, porque nós somos quem sai ganhando com isso.

        • André Silva

          Jason, o seu primeiro comentário nesta matéria foi totalmente no estilo bom e ruim. Você tentou ridicularizar o comentário de outra pessoa por dizer que usava o Google Maps.

          O mapa de outra empresa estar mais avançado do que a anterior é uma obrigação. A Apple estava correndo atrás do prejuízo, comprou uma empresa de mapas, obviamente que tinha de avançar mais rapidamente.

  • Adriano Berti

    Uso o mapas da Apple. Ele sincroniza muito mais rápido do que da Google. Na 3g então, nem se compara. E nunca tive problemas com rotas.

  • Thiago Ros Nonato

    Afinal o mapa da apple ja mostra onde sera a nova apple store em sp 🙂

  • Rennedy

    Moro em João Pessoa-PB e o Apple Maps é extremamente preciso. Já previsei ir em alguns buracos perdidos, sem ruas visíveis, e o mapa me encaminhou perfeitamente. É impressionante.

  • Wallace Lima

    Particularmente acho o Mapas da Apple uma verdadeira porcaria.

  • OverlordBR

    Desculpe, Apple… tenho iPhones e iPad e ainda prefiro o Google Maps.
    Uso o que é melhor para mim e não por ser da Apple ou da Google. 😉

  • Lucas

    Eu uso porque da preguiça de ir no Safari e abrir o site do Google maps, e na minha região o Apple maps funciona muito bem 😁

    • Diogo

      Já ouviu falar numa coisa chamada Aplicativo?

  • TiãoGavião

    Tenho os dois instalados no aparelho. Tenho dado uma chance para o Maps da Apple faz um tempo, desde que o Google unificou tudo me sinto com alguém “bafando” no meu cangote, por isso tenho usado mais o da Apple.

  • Lucas

    Gosto muito da Apple mas os mapas do Google estão muito a frente , não sei qual era o custo da Apple para usar os mapas do Google mas o street view faz falta , eu uso o waze p navegar online e o tomtom offline , malema abro os mapas da Google muito menos os da Apple , talvez quando implementarem o ponto a ponto eu comece a usar …

  • Alexandre Baumgarten

    Caros amigos, uso muito a função de transito no google maps, e sempre funciona bem, como no vaze, durante a copa testei o maps da apple, e mesmo sendo um admirador da empresa fiquei decepcionado com a performance do app, ele dava uma informação completamente desatualizada, achei sofrível, não acho que seja uma coisa operacional por um bom tempo, pelo menos no brasil.

  • Junior Manoel

    Eu já instalei o Google maps mas desistalei, acho o mapas nativo melhor.

  • Augusto Gabriel

    Uso os dois..

    Uso o google maps quando preciso andar de transporte publico, ele é uma mão na roda pra rotas com metro e ônibus.
    Porém, quando estou a pé ou de carro, ele me deixa puto, pq sempre que estou usando o ponteiro de onde eu estou da uns paus loucos e eu passo da rua, ou demora pra carregar o mapa..

    Quando estou a pé prefiro o Nativo da apple, ele carrega muito rápido o que é ótimo pro meu 3g lento

  • Fábio Freitas

    Nos EUA dá pra viajar/andar sem medo com os maps da APPLE.

    No Brasil nem arrisco, uma vez que a conexão do 3G é quase sempre precária, se não é pelo plano que sempre estoura é pela falta de sinal mesmo…

    O google maps me atrai mais no Brasil, isso é fato tb!!

    Uso o iGo offline quando os onlines me deixam na mão rs…

  • Pedro Santos

    Mas essa tabela só levou em conta os Google Maps e o Maps da Apple? Ou o waze entra como google maps?

    • André Silva

      O Waze foi ignorado.

  • Felipe

    Se o ícone do Google Maps não fosse tão feio, ficaria na minha tela inicial, porque o app é muito melhor. Mas como eu sou fresco e ligo para estética, deixo ele escondidinho e o da Apple lá 😛

  • Daniel Regis

    O TomTom Brazil é o melhor navegador GPS.
    O app da Apple melhorou bastante e as da Google sempre foi bom. Mas ainda prefiro o TomTom por ser offline é o melhor em vários sentidos. Principalmente para quem usa GPS para viagem, na estrada não rola 3G!

  • Juliano

    Pra mim o Mapa da Apple fica na mesma pasta que outros apps super uteis do sistema, como o bolsa, bussola, banca, gravador e outros, a pasta até ganhou um nome especial “Lixo de Sistema”… até tentei usar quando troquei meu iPhone nas não deu. rs.

  • Renan Blasques

    Esse gráfico mostra o volume de dados utilizados em ambos os mapas, mas os dois realmente gastam a mesma quantidade de dados quando são carregados? Supondo que fosse necessário mais para abrir os mapas da Apple, isso não significaria que ele é mais usado, ou estou errado?

  • Japetro

    Em Portugal funciona muito bem. Navegação curva a curva, com instruções e voz, incluindo nomes de ruas. Também tem a função trânsito.

  • Tiago Albuquerque

    Em Recife o Apple Maps está mais atualizado, mas as imagens são lavadas e com um foto não tão bom. O mapa do Google tem as imagens mais limpas e claras mas ainda n conta com construções já terminadas.

  • Bom, se considerarmos isso, a situação é ainda mais grave, porque o mapa da Apple consome menos dados que o do Google.

  • Estou morando nos EUA e por aqui o Google Maps é imbatível. Para quem usa transporte público (Miami), além de sugerir diferentes meios de transporte mesclando as melhores opções (Metrô até X, Ônibus até Z), conta até com a previsão da chegada do ônibus em determinado ponto. Chega a ser assustadora a precisão do aplicativo.

    Além de informação de transporte público que o Mapas não possui, consigo buscar dentro do Google Maps os estabelecimentos por nome, contendo uma série de detalhes importantes, o que ajuda demais pois ao entrar no resultado vejo fotos do local (muitas vezes internas), comentários dos usuários, horário de funcionamento e até faixa de preço. Dentro de apenas um aplicativo.

    Aqui consigo salvar os mapas offline normalmente e consigo navegar tranquilamente sem internet.

    Sou usuário de iPhone e gosto muito dos serviços da Apple, mas na minha visão os serviços não tem comparação. Para mim, é como comparar um canivete suíço que é o serviço Google Maps com diversas funcionalidades a uma simples faca que é o Apple Maps.

    De qualquer forma, torço que a Apple continue tentando aprimorar seus serviços. Talvez se somasse esforços ao Google ao invés de tentar competir neste segmento, todos saíssemos ganhando ainda mais.

  • Nelson

    adoro a apple e tenho todos os iTrecos, sei q logo o mapa da Apple vai bater o google.. mas na minha cidade o mapa da apple é uma bost.. um monte de rua errada, num acha as coisas, ja até mandei sugestão de arrumar as ruas e praças como sugerido aqui a n sei quanto s anos atras rsrs e até hj n mudaram, o do google fuinciona redondinho, mas assim q arrumarem o da apple pra minha cidade passarei a usar ele pq tem mais integração com contatos, gasta menos bateria e tudo mais…

  • Luciano Carvalho

    Amigo, por favor me ensine como é que vc pode dispensar o Google Maps para poder usar o da Apple, sendo que ele não tem navegação curva a curva por voz ainda e nem mesmo navegação em primeira pessoa (chamo assim por não saber o nome correto, mas é aquela em que a seta que representa o nosso carro é colocada no centro da tela e virada sempre pra frente, e o que se movimenta é o mapa. Nunca consegui fazer o Mapas da Apple ficar assim). Não estou te criticando não, mas é que juro que não consigo imaginar como usar só o Mapas da Apple, sem esses recursos…quero saber!

    • Diego Azevedo

      Bem, eu tenho o TomTom pra GPS. Ele já consome bastante bateria, não precisa da ajuda do 3G dos mapas (sejam da Apple ou da Google). Para usar apenas a função de mapa, quando estou a pé, ambos resolvem tranquilamente a minha vida. Ambos tem falhas, o Google teve mais tempo para corrigir as dele, então é esperado que tenha menos, mas a Apple montou um do 0 a pouco tempo, então tende a ter algumas coisas mais atuais.

  • Luciano Carvalho

    Acabei de tentar usar o Mapas da Apple aqui em Brasília. Clico para ele me levar para o Hospital Brasília e ele insiste em traçar a rota para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Tem que comer muito arroz com feijão ainda, viu?

  • Marcio Mota

    Uso o Sygic, ele é muito bom pra mim.

  • Marcus Malacarne

    Eu confesso que uso o Google Maps nos meus iDevices. Desde o vexame do lançamento, o app nativo está em uma pasta chamada Apple, junto com aplicativo Bolsa, Gravador, Game Center, Passbook, Bússola e outros que não posso remover e praticamente não uso.
    Mas vou fazer um teste, trocar os apps por um tempo pra ver o que dá.

  • Gustavo Moreira Salles

    Essa matéria só não me surpreendeu mais porque nesse ultimo fim de semana estava usando o google maps para checar qual caminho valeria mais a pena, em termos de distancia e tempo. Acontece que o do google só pegava as vias principais (não achei nenhuma configuração que indicasse caminhos mais curtos e/ou mais rapidos). Como eu sabia que existia arrisquei o Maps da Apple. Para minha surpresa o mapa indicou (em uma das alternativas de rota) o caminho exato que eu estava procurando. Fiz outras duas tentativas e o resultado foi muito bom.
    Sempre usei o mapa da google como preferencia e tive esse “preconceito” com o mapa da apple, mas depois dessa, já estou disposto a fazer comparações e dar uma chance para o nativo do iphone.
    Só não vou trocar mesmo pela indicação curva a curva. Quem sabe num futuro próximo.

  • Bia

    Eu usei o Maps da Apple no meu iPhone este ano quando viajei para a Califórnia, e ele foi muito mais eficiente que o Google Maps e que o GPS do carro que alugamos. Os mapas eram muito mais atualizados que o do GPS e a navegação curva a curva muito mais precisa. Só voltei a baixar o Google Maps bastante tempo depois, aqui no Brasil, pois precisava de um aplicativo que me desse sugestões de ônibus para chegar ao meu destino.

  • Alan Patrik

    Sempre uso o Google Maps, alias tenho iOS e Android e na minha opinião os aplicativos do Google para iOS são melhores do que para Android.

  • Douglas

    Uma grande desvantagem do mapas da Apple é não ter o Street View.
    Fora isso, acredito que os dois se assemelham.

  • Thiago Somera

    “Este artigo não tem a intenção de avaliar qual dos mapas é o melhor, mas acabar com o mito de que os da Apple são ruins” Como assim?!? Esse artigo só mostra que o tráfego de dados é maior em um e menor em outro … Nada nesse artigo leva a conclusão que um é melhor que outro … Menos né iLex.

  • Os melhores mapas de longe são os do Waze, o melhor app é de longe o Google. O Apple é bom, mas pra fim fica como terceira alternativa.

  • Daniel Alencar

    Uma coisa legal nele é a bussola que nao tem no app do Google, mas infelizmente ainda nao tem rota de transporte publico, como nao tenho carro, entao nem serve. :/ Mas ele é bem mais leve…

  • Rafael Tamburus Felgueiras

    Rapaz, o Google nem tem isso de idade…

  • Sam86

    O aplicativo da Apple é bem mais rápido que o do Google, por isso não uso ele.

  • Rafa Morley

    Realmente é de se surpreender: minha rua não tem no Maps.

  • Alex iPilot

    O Street View do Google é IMBATÍVEL… Enquanto não houver algo semelhante nos mapas da Apple, sinto muito…

  • André

    Na maioria das vezes utilizo o mapa da Apple quando estou nos Estados Unidos. Só quando ele não dá conta que corro para o do Google.

  • Thiago Silvério

    Sinto dizer, mas os mapas da Apple ainda não fazem frente aos do Google.

    A interface é bonita e intuitiva e tal, mas não acho quase nada do que preciso. No Google Maps resolvo muito mais a vida.

    Isso sem falar no Waze, que dá show.

    No futuro, quem sabe.

  • Stanley

    E na Austrália?

  • Rafael

    Em Curitiba o da Apple é ruim ainda, não tem muita informação. Mas tudo o que tem está certo, diferente de muita coisa no google que esta desatualizada.

  • Thiago

    Podem não ser ruins, mas BONS os mapas da Apple também não são né? Concordo que eles melhoraram muito, mas não o suficiente para justificar sua utilização.
    Acho que um dos pontos a melhorar nos Mapas da Apple seria a busca. É comum ele não reconhecer expressões como “R. Dr. Satamini” porque a rua aparece como “Rua Doutor Satamini”. No meu caso se eu coloco “Praça Saiqui” ou “Pç. Saiqui” ele não encontra, porque a praça está registrada como “Parque Saiqui”.

    • Alex iPilot

      Isso pra mim é erro básico: não pesquisar por “substring”… Como eu vou advinhar a forma EXATA como foi registrada no app??? Isso o qualifica de RUIM a MUITO RUIM, sim, na minha opinião.

  • Leandro

    Muito em breve a parte da Ásia deve mudar bastante: o Google está quase que totalmente bloqueado na China.

  • OverlordBR

    Não sabia que o verdadeiro nome da Apple era Jason Baroni. kkkkkkkk

    • Jason Baroni

      Jesus também perdoa, segundo muitos. O nome da Apple é Jesus por causa disso? hehehe

  • Abdo Abdala

    Depois de muito tempo cheguei a conclusão e de tanto testar e usar, todos são uma porcaria, nenhum presta, nenhum é atualizado, google, apple, tomtom, waze.. todos faltam estradas, informações, você tem de descobrir que existem estradas juntando um com o outro.. o da apple é o pior de todos, até tem explicação.. é o mais recente… quando vai melhorar isso … realmente é uma boa pergunta..

  • Fabio

    Faz um tempinho que esse blog se tornou chato pra cacete.

    • Alexandra

      Que é isso, meu jovem! Que revoltada!

      • Fabio

        É verdade Alexandra da uma olhada no feed de noticias. Só tem coisa pé no saco.

        • Alexandra

          Penso que nem toda notícia sobre iPhone deva ser uma bomba como muitos sites fazem para gerar cliques. Se o título não te anima, não precisa ler, tampouco comentar. Temos assuntos dos mais variados dentro de um mesmo universo nesse blog e é isso que fez ele chegar onde chegou. (com a iThing maravilhosa todos os meses e etc.)

          • Fabio

            Estou falando em conteúdo que possa acrescentar algo. Se em algumas regiões os mapas de um ou de outro são mais acessados foda-se, a vida de ninguem vai mudar. Agora o fato do titulo me animar ou não isso quem decide sou eu. Assim como meu comentário inicial não te agradou foi uma escolha sua comentá-lo, alias com um sarcasmo que pode a vir sugerir que eu lhe convide a passar uma noite comigo para lhe mostrar o quão errada você está com relação a minha masculinidade.

            • Alexandra

              Foi tu quem não entendeu meu ponto de vista. Simplesmente penso que não tem como toda notícia ser bombástica e maravilhosa sempre. Haverão, muito mais as com menos importância, repetindo, dependendo do ponto de vista da pessoa. O que é lixo p/ uns, pode ser funcional p/ outros e segue o baile…

            • Fabio

              O editor precisa colocar sempre noticias que atraiam leitores e isso vai atingir a interesses diversos, entendo também que o que é ruim pra mim possa ser bom pro outro. Talvez ontem estivesse mais inflexível, mas continuo achando que pode voltar a ser um ótimo blog.

            • Ignore, Alexandra. Ele claramente parece alguém revoltado com outra coisa e escolheu o blog para descarregar. Caso contrário, teria simplesmente deixado de ler o blog ou tentado contribuir de alguma forma construtiva para ele.
              Felizmente estamos vacinados contra trolls que querem mais destruir do que construir coisas. 🙂

              Este artigo teve 95 comentários. Há muitos blogs que gostariam muito de ter a mesma repercussão que este “artigo chato” teve… 😉

            • Alexandra

              Obrigada pela atenção, iLex. Vou aproveitar a oportunidade para parabenizar tua equipe. Todos os dias, dou várias passadinhas por aqui, para ver se tem novidade. 😉

              Ah, e a iThing é um sonho realizado! Que revista fantástica!
              Novamente, parabéns a todos que participam desses projetos.

  • Passarelli

    Alguem sabe me dizer qual o motivo do “curva a curva” ainda não funcionar no brasil?? Temos previso?

  • Joadson

    É exatamente o que acontece com o Internet Explorer.. Usam por comodidade.. Não por qualidade.

  • Hugo F. Dias

    Acho que pela qualidade que a Apple tem em todos segmentos o mapa deveria sim ser revisto em alguns aspectos, acho o mapa da Apple bom para localização, mas para navegar o Google me deixa mais confortável, pode ser questão de adaptação, mas para seguir uma rota ainda uso o Google Maps.

  • Caio Cartaxo

    Só uso o da Apple.

  • No Brasil eu costumo usar o Google Maps, pela simples razão dele possuir informação sobre tráfego e navegação curva-a-curva, que é indispensável para quem usa o mapa como GPS.

    Mas usei o mapa da Apple nos EUA e pra mim ele é imbatível. A navegação curva-a-curva é fantástica, a melhor que já vi para smartphones. Você consegue ver os prédios, ruas, pontes e etc em 3D, o que torna o processo de identificar o que o GPS está indicando muuuito mais fácil e prazeroso. Placas e indicações de estradas e rodovias aparecem na tela. A navegação é elegante, fluída e bem melhor que no Google Maps.

    Sinto uma falta disso aqui…

  • Betty

    Desculpe, querida Apple eu tenho iPhone e Mini iPad e ainda prefiro o Google Maps, só pelo pequeno detalhe, eu uso muito bicicleta e só só o Google Maps oferece o percurso para o bike!

  • Moro em NYC e a unica coisa legal do IOS maps e o 3d do resto fica bem atras do Google maps , seja em informacoes de transportes publicos que o google maps da de lavada quanto ao curva a curva IOS e bom mas ainda nao um google maps …

  • Amilcar do Amaral

    Eu uso o Waze com a voz do Silvio Luis e dou risada! Me dá impressão que o Mapas da Apple consome menos bateria, mas é impressão. Mas aqui em Porto Alegre, acho o app da Apple pior. Penso que isso varia de região para região. O turn by turn faz falta também. Outra coisa que é ruim, por ex., é que no Waze eu digito (ou falo) Fórum do “raio que o parta” e ele me dá as opções, já o da Apple dá como não encontrado. Por essas e por outras, só uso o Mapas no Mac….

  • Kenzo

    Eu, particularmente, gosto bastante, e uso mais os mapas da Apple. São bem mais bonitos, mais prático e muito mais leve do que os do Google.

  • Leonardo F. M.

    Uso o Google maps sempre que tem 3G. Na falta uso o TomTom.

    Hoje precisei usar o GPS e testei, de novo, o mapa da Apple. Resultado?! Voltei pro google maps!

    Algo básico, como recalcular a rota ele não faz!
    Além disso, ele não vai diminuindo a distância para o próximo ponto, curva! Se você está a 100m ele diz que você ainda está a 5km!
    Outra, ele não tem zoom dinâmico. Geralmente Os mapas aproximam ou distanciam dependendo da sua velocidade. Nmapa da Apple você tem que aproximar ou afastar manualmente e geralmente isso traz alguns problemas além da atenção q prejudica e muito!

  • Rafael

    Utilizo o WAZE, para mim o melhor dos melhores!

  • Mateus Cardoso

    Infelizmente ainda não temos a função turn-by-turn na língua portuguesa. Caso contrário, acredito que o Apple Maps também seria bastante usado em terras tupiniquins.

  • Vitor Antonio

    Me parece que o Google Maps também funciona offline, você salva a rota que quiser e pode usar quando estiver sem sinal.

  • Doug Alvarenga 

    GPS dos lumias são imbativeis.!