Notícias

App Secret fará mudanças para dificultar ainda mais o bullying anônimo

Secret

Depois de todo o bafafá gerado no Brasil com a determinação da justiça em tirar o aplicativo da loja brasileira (leia mais sobre isso aqui), os responsáveis pelo app Secret começaram a adotar algumas medidas que dificultam o mau uso da ferramenta. Apesar do aplicativo já ter sido retirado do ar, quem já tinha baixado antes ainda pode usá-lo normalmente. Além disso, usuários de Android continuam podendo baixá-lo livremente e por isso é importante que o serviço também tente evitar os excessos.

Já está nas mãos da Apple para aprovação uma nova versão do Secret, com mudanças interessantes. Uma delas é a impossibilidade de publicar fotos que estejam no Rolo da Câmera; apenas aquelas localizadas no Flickr poderão ser usadas, além das que você fizer na hora com a câmera do aparelho. Isso deverá dificultar bastante a divulgação de fotos alheias com o intuito de difamação, visto que o Flickr costuma ter um controle maior das imagens que são postadas.

Outra funcionalidade interessante é que será proibido postar segredos que contenham nomes de pessoas. Esta também é uma tentativa de impedir que o serviço seja usado para prejudicar outros indivíduos e, por isso, os comentários que contiverem nomes serão bloqueados.

Estas novidades já estão disponíveis na versão Android desde quinta-feira, e a versão para iOS já foi enviada para a Apple, que costuma levar 5 dias úteis para aprovar.

Mas o irônico disso é que os atuais usuários brasileiros de iOS, que já baixaram o aplicativo e continuam usando, não poderão atualizar o aplicativo com as novas restrições, porque a justiça brasileira mandou retirar o app do ar, para desespero dos que continuam sofrendo com bullying até hoje.

via 9to5mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Antonio

    Qual seu ponto de vista em relação ao Secret, iLex?

  • Daniel Alencar

    HAHAHAHH “a justiça brasileira inteligentemente mandou retirar o app do ar, para desespero dos que continuam sofrendo com bullying até hoje. Paaaaarabéns…”

  • Faça uma conta americana e seja feliz

  • João Gabriel Sacco

    Claro que o problema é da justiça brasileira. Será que o iLex leu o próprio artigo? Aquele em que ele fala EXPLICITAMENTE: “Além disso, todos os aplicativos já instalados devem ser retirados de todos os aparelhos.” Amo esse blog para receber informações sobre a Apple. Já as opiniões… Eu até fui bloqueado de postar comentários por fazer críticas a esse blog. E eu não queria ser chato, mas em várias comunidades de outros sites de tecnologia o Blog do iPhone é conhecido por seus comentários estilo “Cuba”, falou mal, tchau tchau

    • Cara não é estilo “cuba”. Uma coisa é você dar um comentário discordando de forma civilizada, com embasamento pra abrir uma discussão que possa acrescentar a todos bastante informação.

      Eu duvido muito que o blog do iPhone bloqueie os leitores por qualquer besteira. Até hoje só vi pessoas bloqueadas por comentários que infrigiram as regras.

      E mesmo já fui bloqueado, parcialmente injustamente, por ter deixado minha conta logada e meus primos zoarem nos comentários. Mas eu me esclareci com ele e tudo voltou ao normal.

      Talvez devessemos pensar pelo menos 10 segundos antes de escrever, para não falarmos bobagem.

      • João Gabriel Sacco

        Pois é. Eu não pensei 10 segundos. Eu pensei 3 meses. Eu fui banido por ter feito comentários em relação ao foco do iLex e fiz críticas muito construtivas E educadas em relação a obsessão a Samsung. Mas o que eu recebi em resposta? Ser banido. E sem explicação, claro. Eu sofri e já li vários casos em outros sites de pessoas que questionaram a “idolatria” cega do iLex e foram banidas. Se ele viesse me dar uma resposta e começarmos uma discussão “saudável” como você quer, seria ÓTIMO. Pena que a única coisa que acontece é: ban.

        • João, a sua aparente baixa idade explica seu comportamento infantil.

          • João Gabriel Sacco

            Se você puder me explicar seus argumentos em mais do que uma simples frase sem o MÍNIMO fundamento, ficaria mais seguro de que não falo com alguém mais novo do que eu.

            • Eu sei que você ADORARIA que eu parasse tudo o que estou fazendo para discutir com você. Aliás, quase conseguiu. Eu poderia DESENHAR para você o que o texto quis dizer, mas não acho que adiantaria, no seu caso.

              Aprendi que não devo premiar os babacas. Há muitos outros leitores (muitos mesmo) que merecem muito mais a minha atenção. Tchau, João! Quando aprender a discutir como adulto, sem agredir, você pode voltar! Receberemos você de braços abertos! 🙂 #semPaciênciaParaCrianças

    • E indo ao tema: Cuma ? Kkkk
      Não é sobre isso o Post. É sobre como o Secret está evoluindo para deixar um ambiente agradável para os usuários e graças à Justiça de ES, nós brasileiros, não poderemos usufruir dessa nova fase do app e pior ciberbullyings continuarão a existir devido a esse não-update.

      • João Gabriel Sacco

        Cuma? Se você está se referindo a Cuba, eu fiz uma comparação sobre o poder. E sim, eu falei sobre o post logo acima de minha comparação. Como um sábio comentarista deste blog disse:

        “Talvez devêssemos pensar pelo menos 10 segundos antes de escrever, para não falarmos bobagens.”

        • Destróier

          Eu já perdi as contas de quantas vezes fui bloqueado! É exatamente assim! Eles não aceitam críticas e depois vem reclamar quando postaram a revista e o povo caiu de pau! Eles falam “que não sabiam onde estes rates estavam”. Bom eu sei e digo não são rates, e eles sempre estiveram aqui, mas o blog insiste em bloquear quem faz críticas e lá não podem bloquear. Simples assim. Kkkk

          • Olhe para o jeito infantil que você escreveu?Você precisa se dar conta que você sempre será bloqueado enquanto continuar a agir como um babaca e não pelo conteúdo ser contra ou a favor.
            Quem sabe quando você completar 18 anos não se dê conta? 🙂

      • JPaC

        A justiça disse para retirar o app de todos os aparelhos, quem não fez isso foi a Apple, portanto a culpa não é nem de perto da Justiça Brasileira.

        Artigo ficou um pouco infeliz no final.

    • Destróier

      Eu já perdi as contas de quantas vezes fui bloqueado! É exatamente assim! Eles não aceitam críticas e depois vem reclamar quando postaram a revista e o povo caiu de pau! Eles falam “que não sabiam onde estes rates estavam”. Bom eu sei e digo não são rates, e eles sempre estiveram aqui, mas o blog insiste em bloquear quem faz críticas e lá não podem bloquear. Simples assim. Kkkkkkkkkk

  • Juliano

    A justiça brasileira não iria adivinhar que essa atualização fosse sair, e inteligentemente fez o que achou o mais correto naquele momento.

  • Quarion

    Com todo o respeito, acho que o final da notícia foi bem infeliz, partindo de alguém que de fato não leu o que foi decidido em liminar pela Justiça.
    Isso porque, o dispositivo da decisão foi o seguinte:
    “Ante o exposto, forte nas regras do art. 12 da Lei 7.347/85 c/c art. 84 do CDC, DEFIRO O PEDIDO LIMINAR, determinando aos dois primeiros requeridos (APPLE COMPUTER BRASIL LTDA e GOOGLE BRASIL INTERNET LTDA) a remoção do aplicativo denominado “SECRET” e ao terceiro (MICROSOFT INFORMÁTICA LTDA) do aplicativo similar denominado “CRYPTIC” de suas lojas oficiais, determinando, ainda, que removam remotamente os aplicativos dos usuários que já os instalaram em seus respectivos smartphones, no prazo de dez dias, sob pena de multa diária que fixo em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por descumprimento para cada um dos requeridos. Citem-se. Intimem-se.”
    Como é possível verificar a Apple cumpriu apenas parcialmente a decisão, enquanto o Google ainda não cumpriu. A ordem incluiu a determinação de exclusão remota dos aplicativos de quem já instalou, isso é, a Apple deveria adotar providências para que o app não funcione em nenhum iPhone e não apenas nos que ainda não instalaram.
    Independentemente da complexidade para se levar a efeito a decisão e de outras críticas que vem sendo feitas, acho injusto qualifica-la pejorativamente como “burra”, pois não foi a decisão que causou esse retrocesso, mas apenas o descumprimento parcial da decisão.

    • Mais ou menos. A decisão não foi de toda “burra”, tirando o fato que o juiz simplesmente solicitou algo que NUNCA foi usado. Ou seja, o juiz desconsiderou as dificuldades técnicas e/ou burocráticas. Passou pela cabeça dele que isso poderia (ainda que não seja, aparentemente) ser impossível? Isso resulta num cumprimento parcial e… Deu no que deu.

      Além disso, tirar o app das respectivas “Stores” não impede usuários de baixar usando outras contas, o que, para mim, confirma a limitação do entendimento técnico do caso por parte da justiça. Se um país proíbe o uso do Facebook, por exemplo, não é a Apple que deve ser autuada, e sim o serviço. Pra mim, esse foi o principal erro da justiça: inocentemente e em total desconhecimento da tecnologia de um modo geral, mirou no alvo errado.

  • Thiago Lino

    Em sede de liminar, a Justiça brasileira está totalmente correta. A liminar foi clara quanto a retirada dos aplicativos tanto nas lojas virtuais, quanto nos aparelhos. Cabe o cumprimento das medidas agora. Não poderia a Justiça nacional esperar que o aplicativo fosse atualizado enquanto mais usuários tivessem acesso a ele. É evidente: o Secret fere em essência a liberdade de expressão, a vedação do anonimato e a democracia. É a podridão que a internet tem a nos oferecer como indivíduo e sociedade.

  • GiganteBA

    Engraçado, eu nunca consegui postar imagens no SECRET. Sempre que tento recebo a mensagem: “Por enquanto as imagens estão deficientes. Mas você pode escolher uma cor de fundo,”

  • Thiago

    Na realidade a justiça mandou as companhias tirarem os apps também dos aparelhos, então a questão da atualização não é tão óbvia assim.

  • Floydbh

    Este mundo não tá ficando nada fácil…. Agora ouço falar de bullying virtual, mensagens sem remetentes….

    Nada a ver com o artigo, desculpe-me iLex, apenas um desabafo! Mas, que utilidade mais medíocre deste aplicativo, não acham?

    O que é de vantajoso, publicar algo e não dizer que é de sua autoria?!

    Cadê a tal globalização aproximando pessoas? Aos ainda jovens, pensem sobre isso quando tiverem filhos!

    Ao meu filho, espero tenha a infância e educação que eu tive , quando jovem! E luto por isso!

    Excluir, bloquear estes aplicativos, só fomentará aos desprovidos de o que fazer em seu tempo completamente ocisoso, de pensarem em outras inutilidades para população!

    • Killswitch

      >>O que é de vantajoso, publicar algo e não dizer que é de sua autoria?!

      Pra você pode não existir, mas pra outra pessoa, como forma de desabafar ou liberar um problema ou dificuldade, pode ser usado inclusive como terapia.

  • João Gabriel Sacco

    Sim, eu sou babaca e o iLex não lê mais os textos que eu escrevo!!!

  • Eu concordo que ele foi mal usado pelos usuários no Brasil e que muita gente está sofrendo com ele. Alguma coisa tinha que ter sido feita, apesar de eu temer que este tipo de ação brusca da justiça acabe sendo usado, no futuro, para qualquer outro app menos danoso só porque alguém se sentiu prejudicado.

    • Diego

      Então mas em relaçao ao Secret a constituiçao federal prev no Artigo 5, incido IV que “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. No meu ponto de vista o banimento do Secret foi um ato constitucional.

      • Bruno R

        concordo

      • Luciano Hilton

        Verdade, Diego. Não se tratou apenas de um fato casual porque alguém se sentiu ofendido. O app em si já é uma afronta constitucional e em nada tem a ver com a livre expressão de opinião.

      • OverlordBR

        “Anonimato é a qualidade ou condição do que é anônimo, isto é, sem nome ou assinatura.”

        Diego, favor colocar o teu sobrenome na mensagem.
        Afinal estás, assim como eu, sendo anônimo.
        Aliás, mesmo tu colocando o teu nome completo, como saberei que é realmente você caso precise te processar em decorrência de um crime contra mim ou outrem?
        Esta questão de “anonimato” é bem tênue na Internet.
        Qual a diferença do anonimato em um GMail, um Disqus e o Secret?

        E, novamente:

        Eu DUVIDO que não exista uma forma da empresa desenvolvedora do Secret descobrir quem postou qual comentário.

        • Gin Freaks

          A diferença é que o aplicativo Secret garante o anonimato, os outros não, ou seja, teoricamente os outros (Google, Disqus…) podem dizer quem é você se alguém entrar na justiça. Isso faz as pessoas se preocuparem mais, o q não acontece no Secret já que ele tem obrigação de cumprir com o que prometeu, o anonimato.

        • Gabriel F. Klering

          OverlordBR, como desenvolvedor, respondo: é absolutamente fácil eliminar as “conexões” entre quem postou e o quê foi postado.

          • Samuel

            Porém, o Secret mantém ligado a pessoal ao post. Tanto que quando você comenta, você pode voltar depois e deletar seu comentário. O que mostra que aquele post ainda está ligado a sua conta.

    • Valder Cunha

      até onde eu saiba o secret é secreto ao usuário final e ele tem um log com dados da pessoal que gerou o post.

      Mas falando sobre o comentário mais abaixo, eu li (n sei se estou certo) que o app secret foi criado para ser o seu diario público preservando sua identidade para que você possa desabafar coisas que acontecem em sua vida sem que você seja julgado diretamente. O que ocorreu é que como o ilex falou, ele foi mt mal usado no Brasil, eu acredito que ele apareceu para você falar sobre sua vida ou coisas ao seu arredor e não sobre a vida alheia.
      As pessoas se aproveitaram de um suposto anonimato para falar coisas a outras pessoas que não tem coragem de falar na cara. Isso é culpa do aplicativo? eu acho que não, se o secret guarda um log de todas as conexões de usuários e simples de chegar até nele, mas no meu ponto de vista a justiça brasileira quis evitar um enxurrada de processos de pessoas pedindo a quebra de sigilo do app. É mais fácil você mandar retirar do ar do que você punir aqueles que quebram a regra.
      A proibição do app vai acabar com o bulling? claro que não os que gostam de zoar com as outras pessoas irão encontrar outros meios para continuar com a sua “brincadeira” uma vez que eles viram que não sofrem punições quando praticam.
      Eu continuo achando que o secret é uma ótima ferramenta pra quem precisar conversar sobre algo mas tem medo de falar e nós devemos usar melhor ela para aproveitar.
      “a vida é muito curta para se preocupar com a vida do próximo.”

  • Eu acho duas coisas, afinal não to e nunca vou ficar do lado de ninguem, 1 – Brasileiro fazendo brasileirisse, novidade, mas se pa, nos EUA ou até em outros lugares eles estão com problemas similares, enfim, esse quando ouvi desse App, sem saber o que era, imaginei e ja sabia que ia dar merda, novidade. 2 – Quem não deve, não teme, ninguém nasce com teto de vidro, se você instalou o seu perto do seu amigo da onça, o problema é seu.

    • Carlos Arcas Neto

      O dificil é saber se ele é ou não da onça. Voce só fica sabendo depois. E ai ??

    • O o

  • Acho desnecessário isso, porque como tudo que ganha fama repentina, desaparece logo. Era só deixar como estava que logo iria acabar os problemas

  • Victor Zavecz

    Para mim, a justiça está sendo parcialmente competente (e parcialmente incompetente).

    Já que o artigo FERE a Constituição, o mesmo deve ser revisado, mas, como o amigo OverlordBR disse abaixo: “Eu DUVIDO que NÃO HÁ uma maneira de rastrear a origem do post ofensivo”. Portanto, nessa linha, o anonimato deveria ser violado e as pessoas que cometeram o cyber bulling ser devidamente julgadas – coisa que (ainda) não foi feita.

    Se o Secret REALMENTE permite a postagem de algo de forma completamente anônima, segue o caminho de inserir o caos na sociedade (conforme ganha mais adeptos).

    Eu baixei o app no começo dessa polêmica e muita gente idiota aproveita para dizer idiotices lá, mas também há discussões que são bastante frutíferas, mesmo que sejam numa proporção muito inferior às das idiotices.

    É difícil pensar que o Secret se adaptará à Constituição sendo que esta é completamente oposta ao que o app propõe.

  • steang

    Como já foi provado e os criadores do SECRET já sabem, é super-simples descobrir quem postou o que, a polêmica toda é desnecessária.
    Quanto a questão da Justiça, se ela fosse só um pouquinho eficiente em relação ao que fere a Constituição, nós seríamos o segundo melhor país do mundo.

  • Vinicius Ribeiro

    Um psicólogo ajudaria mais do que postar seus segredos num aplicativo como esse!

  • Guilherme Lima

    Queria ver a reação dos que ainda possuem o app, caso Secret decida revelar o perfil dos usuários para força-los a remover a versão antiga..rsrs! Seria um desespero para alguns certo!?