Notícias

A Apple segue montando seu time para transformar a Siri na assistente virtual que ela prometeu

Siri

Quando Scott Forstall mostrou a Siri pela primeira vez em 2011, o mundo ficou boquiaberto com aquele sistema inteligente de reconhecimento de voz que entendia perguntas e contava piadas, algo que para “a época” parecia uma tecnologia alienígena. Acompanhada de diversos avisos de que a Siri estava em um estágio de desenvolvimento e que ainda evoluiria muito, a apresentação da Siri marcou o início de uma pequena revolução no mercado de smartphones, fazendo com que Google e Microsoft tivessem que correr para lançar suas próprias versões da Siri.

Os anos se passaram, o Google introduziu o Google Now, a Microsoft apresentou a Cortana (bastante atrasada, somente há alguns meses), e enquanto isso nós vimos vendo a Siri evoluir em um ritmo bem menos acelerado do que gostaríamos. Parece que a nossa lista de desejos para a Siri cresce na mesma velocidade da lista de recursos dos assistentes virtuais de outros sistemas operacionais. Mas existem fortes indícios de que esta situação está prestes a mudar.

Talvez o que está atrasando a tão necessária evolução da Siri seja a forma como a Apple vem desenvolvendo a plataforma, resultado de uma parceria com uma empresa chamada Nuance. A Nuance é a melhor empresa de reconhecimento de voz do mundo, e há anos é líder neste mercado, oferecendo ótimas soluções para reconhecimento de voz até mesmo em Português. Mas esta parceria não parece ter sido suficiente para permitir que a Siri evoluísse da forma que parecia que ia evoluir lá na apresentação de 2011.

E é justamente por isso que a Apple parece estar montando um time próprio para desenvolver um sistema de reconhecimento de voz independente, adquirindo empresas deste mercado como a Novarius e a Cue, e contratando profissionais como o executivo William Stasior, ex-Amazon e Alex Acero, que trabalhou durante 20 anos na Microsoft justamente na divisão de reconhecimento de voz.

Recentemente, a Apple abriu vagas para engenheiros que possam ajudar no desenvolvimento da Siri para que ela passe a finalmente falar português, algo que comentamos aqui, e agora uma matéria da Wired diz que a Apple está contratando engenheiros da própria Nuance, a fim de completar o seu time e ter controle total sobre o desenvolvimento e a evolução da plataforma, algo que já deveria ter acontecido há muito tempo.

Outro detalhe bem interessante para toda esta novela é que existe uma história que diz que ninguém menos do que a Samsung parece estar conversando com a Nuance a fim de adquirí-la, o que fez com que muita gente temesse pelo destino da assistente virtual do iOS. Em meio a tantas notícias e boatos, uma coisa é fato: a Apple vem montando há anos uma equipe formada por profissionais de peso, a fim de finalmente transformar a Siri na assistente virtual que ela prometeu há quase 3 anos. Só nos resta torcer que seja antes da Samsung comprar Nuance.

Via Wired e 9to5mac

 

Tags
Mostrar mais

Marcus Mendes

Publicitário formado pela ESPM-SP. Além do seu trabalho como motion designer, contribui com o Blog desde 2012 e é também um dos editores da Revista iThing. Não sabe dizer o que faz no tempo livre por não saber o que isso significa.

Artigos Relacionados

  • Gabriel Pinheiro

    Muito ansioso para a siri em portugues

    • Não só em português, mas 100% brasileira. Porquê só traduzir e não por as funcionalidades que os estrangeiros têm.

      • Patrick Rademaker Burke

        Isso ai!

      • OverlordBR

        Pensa no iWatch no final do ano… com Siri em Português integrado. 😉

    • #washington durans

      Eu também!!! /

  • Ronnie Dilli

    Bom texto Marcus!

    • Luís M.

      Concordo, até fiquei impressionado lembrei de quando via textos assim aqui no blog quase todos os dias.
      Muito bom.
      Parabéns, Marcus.

  • Junior Alves

    Siri acho q só ano que vem em Português.

    • Killswitch

      Ano que vem? Nossa quanto otimismo!

    • Bruno Mello

      Acho que no IOS 8.1 a apple já tenha introduzido nosso tão sonhado português na Siri! hahah

      • O iOS 8.1 provavelmente só chegará lá pra janeiro, ou seja, ano que vem .. Kkkkk

        • Bruno Mello

          Falha minha, hahhahahaha desculpa.

    • washington durans

      Também penso assim, meu caro! 👍

  • barbazul

    Doido pra ensinar as gírias nordestinas pra Siri… “Não entendi bixiga nenhuma do que tu falou, Matt. Fale tudim de novo”

  • Anastácia

    E verdade que a siri antes de se tornar nativo do iOS ela era um app?que inclusive a apple retirou ela da loja antes de lançar no iPhone 4s?

    • Gustavo

      Sim, é verdade. Siri era um app da App Store e, inclusive, apps para as plataformas Android e BlackBerry seriam lançados. Mas Apple comprou a empresa responsável pelo desenvolvimento do app, o retirou da App Store e cancelou o desenvolvimento para outras plataformas, para integra-lo ao iOS 5 e ao iPhone 4S. Da Wikipedia: “Siri was originally introduced as an iOS application available in the App Store by Siri, Inc., which was acquired by Apple on April 28, 2010. Siri, Inc. had announced that their software would be available for BlackBerry and for phones running Android, but all development efforts for non-Apple platforms were cancelled after the acquisition by Apple.”

  • Anderson Prado

    Acho que tudo mundo quer ver a Siri em nosso idioma, vai ser muito bem-vinda e muito legal para nós, brasileiros. Mas vejo hoje que a evolução da própria Siri, anda em paços lentos, aonde o mesmo não conseguiu mostrar toda a sua capacidade do que podemos fazer com uma assistente virtual, como o próprio texto informa.
    Esperamos que a Apple realmente venha mostrar que ainda tem poder de inovação em todos os sentidos, pois já um tempo que não temos inovação de tão grande peso. Vamos ver o que vem ainda para esse ano de 2014!

  • Eduardo Fudalli

    Siri em portugues seria demais!

  • Pelo que eu li a Apple ficou pra trás nesse setor…

  • Ed

    Então porque a própria Apple não compra a Nuance de uma vez? É mais fácil adquirir uma empresa consolidada que é lider ná área que atua do que montar uma equipe toda (por mais que já esteja fazendo isso a anos) e começar esse desenvolvimento agora, para um serviço que ela já oferece e ainda sobre a ameaça de desse serviço ser prejudicado devido a uma estratégia de compras da Samsung… Dinheiro em caixa e know-how para adquirir empresas e assimilar seus produtos a Apple já tem (vide a compra da AuthenTec que resultou no touch id e a atual compra da Beats que não sabemos ainda no que vai dar.. melhora do fraquinho iTunes Radio para se equiparar a Spotify?).. Acho muito cedo pra fazer previsões desse tipo.. Vamos aguardar, quem sabe um novo produto no qual a Tecnologia da Nuance não seja suficiente, como uma melhora na Apple tv..ou carplay.. ou iwatch? Todos esses produtos tem seu potencial extremamente ampliado com tecnologias de voz.

    • Diego Parente

      É uma questão bem mais complicada do que podemos observar. Para chegar a este ponto, a relação deve estar desgastada, além de, provavelmente, a Apple não querer entrar em uma guerra de preços que só a prejudicaria, tendo em vista que a Samsung não tem nada a perder.

    • betocafe

      Acho que adquirir uma empresa que já não está atendendo suas expectativas seria um tiro no pé. O que a Apple está fazendo é o que ela faz de melhor: “comprar” uma ideia e trazer os desenvolvedores para debaixo das suas asas.

  • Vinicius Jota

    A Apple está contratando essa galera toda também pois agora mais que nunca a Siri tem que funcionar bem. Sempre teve que funcionar bem, mas enfim, agora tem o CarPlay na jogada, ou seja, evoluir a Siri significa evoluir mais de um produto e suas funcionalidades (uma vez que a proposta é ser Handsfree).

  • Fernando Marques

    Mas porque a Apple não compra a Nuance . Seria tão mais simples

  • Que ótima notícia

  • João Pedro Reis

    Muitas pessoas reclamam da demora que a Apple tem de lançar a Siri em Português, mas eu acho que se você vai fazer alguma coisa o resultado tem que ser melhor do que o das concorrentes. Por isso a Apple ainda não lançou um iWatch, ela procura melhora-lo cada vez mais, coisa que a Samsung e outras não fizeram. Elas simplesmente lançaram um produto antes da sua principal concorrente, creio que o ‘relógio inteligente’ da Apple irá superar as expectativas de muita gente, outras não. Trabalho bem feito é um trabalho no qual muitas pessoas se dedicaram para “revolucionar” ou melhorar aquilo que já existe. E não para deixar igual ao que tem 😉

    • leite

      é.. mas existe aquele ditado de que o ótimo é inimigo do bom…

    • A verdade é que em termoa tecnológicos a Apple é a única que se importa com usabilidade (legado deixado por Jobs).

      A concorrência prefere lançar só pra dizer “eu já fiz antes”. Ou por um monte de funcionalidade para dizer que o produto dela faz mais coisas.

      Não que a concorrência não tenha bons produtos (caso do moto 360, snartwatch), mas que só criou por lançar. Não tem ecossistema e funcionalidade. É no fundo só algo legal, que se difere dos relógios comuns e não reinventa a roda.

      :-p

      • Andre Luiz Silva

        O moto 360 sequer foi lançado então acho que ainda é cedo para falar isso. Até porque o Moto X tornou-se um dos maiores concorrentes dos smartphones.

      • João Pedro Reis

        Exatamente, e “leite” acho que o certo seria ‘A pressa é inimiga da perfeição’ fica dica 😉

    • Lucas Maia

      Tudo bem fala dos smartwatchs da samsung. Mas agora, o que você tem a dizer do MOTO 360?

      • Ele é lindo no papel, mas não sei se na vida real é tudo isso quanto falam.
        Não me surpreenderia se daqui um ano ele não existisse mais do jeito que está sendo apresentado hoje.

        • Lucas Maia

          Verdade! Mas ele, teoricamente, já que não o vi funcionando ao vivo, cumpre bem o papel dele aliando, ainda, uma beleza incomum nesses dispositivos.
          De fato, daqui a um ano mude tudo, afinal, para a tecnologia, um ano é uma infinidade de tempo.
          Para mim, smartwatchs usados como uma extensão do celular ainda não me atraem.

    • JanjaBoy

      Falando da siri e seus concorrentes, o sistema de busca por vox do Google é fantástico, pena não ser nativo do iOS.
      É por falar em “a Apple tem que fazer melhor”, digo que o mapa da Apple com dois (2) anos ainda está muito, mas muito longe do mapa do Google.

      • João Pedro Reis

        Sim é fácil reconhecer que o sistema da Google ainda é melhor do que a Siri, mas vamos esperar até que a Apple libere o iOS 8 e vejamos o que ela trará consigo, com toda à certeza o PT na Siri só deverá vir no 8.1. E quanto a questão do Apple Mapas também concordo que o Google Maps é melhor, mas cada coisa em seu tempo!

      • OverlordBR

        É impressionante mesmo, Janja!
        Olha, para mim, o negócio acerta 99%.
        E permite consultas complexas via voz.

        A única pena, realmente, é não estar integrando ao iOS. 🙁
        Queria que funcionasse como no Moto X.

        • JanjaBoy

          Funciona “like a charm”. Se Jobs não tivesse tanta vontade de acabar com o Google, hoje a parceria poderia ser incrível, acho.

  • Renato

    Isso me lembra a Apple quando abandonou o Google Maps para lançar um app independente horrível.

  • Michel

    Admiro a Apple ser cautelosa e buscar trazer sempre algo que realmente funcione e seja usado no cotidiano de seus clientes. Mas as vezes sua cautela torna o processo bastante demorado, deixando o usuário com gostinho na boca ao ver outras plataformas chegarem depois, mas passarem na frente. Isso aconteceu com a assistente de voz e ultimamente com o sensor de digitais. Não duvido que as concorrentes se arrisquem nos processadores 64bits e passem a frente em mais alguma coisa.

  • guilherme fellet

    O pessoal implorando por Siri em português, sendo que depois de 1 mês, ninguém vai estar usando

    • Eduardo

      Na verdade eu uso até hoje, em inglês mesmo! Imagine em português, é ótimo caso você queira tocar uma música, colocar um alarme, as vezes é ruim pra falar nos lugares kkkk mas pra mim tá sendo ótimo só falta saber como chamar ele sem apertar nenhum botão o que eu vou pesquisar agora

    • Igor Gaelzer

      Fale por você amigo. Eu também uso o tempo todo, pra definir alarmes, timers, ver a previsão do tempo, criar lembretes, defino destinos quando vou usar o GPS… No Brasil ainda é bastante limitado os recursos, mas nos EUA da pra fazer muito mais ainda. Pensa que a Apple tem que fazer tudo para o mundo todo, então não custa esperar um pouco até tudo melhorar e, mais importante, apreciar a baita tecnologia que já temos disponível.

  • o divicil vai ser as virias enato o engenheiro de software vai ter que ser bom e visitar algumas cidade para colher informações e dialetos, espero que reconheça português brasil bem
    vamos torcer para funcionar como queremos sera um ótimo para nos !!!

  • mmcaldeira

    Eu ainda continuo achando que a Siri é meio tipo o Kinect do Xbox… Uma tecnologia fantástica, mas que, na prática, é aquele brinquedinho novo que perde a graça logo…

    • Tenho o mesmo pensamento que você.
      Eu até uso para algumas coisinhas a Siri em inglês ou francês, mas acho tãoooo lenta.

      Algo que você pede para a Siri fazer demora bem mais do que fazer manualmente.

      Tipo pedir pra ela liga para alguém.

      • JanjaBoy

        Se tiver a velocidade do Google (usando voz) que é maravilhoso, seria muito bom.

        • Então pra mim é a questão de praticidade mesmo.

          Tipo quando você pede para chamar fulano tem todo um roteiro lógico. Tipo:

          Apertar para ativar Siri (ou elevar na orelha / Siri ligar para Maria / Siri repete ligar para Maria / Siri pergunta Ligar Maria casa ou celular? / Você responde: Casa / Siri responder: Ligando para Maria casa … Finalmente ela efetua a ligação.

          Simplesmente entrar no app e clicar na Maria casa é bemmmm mais rápido.

          Pra mim tem algumas funções que vale mais a pena usar a Siri tipo pedir para ela deligar o Wifi ou configurações simples. Mas ai tem o problema de ter que estar conectado no 3G (que vamos combinar é super instável e várias vezes faz você desistir da Siri, mas isso não é culpa da função).

          • Igor Gaelzer

            Ou tu pode dizer “Call Maria`s home” e a próxima coisa que acontece é “Calling Maria’s home”

  • Espero que isso não vire um Déjà vu dos mapas da Apple!

  • Junior Manoel

    Meu sonho é que a Siri me conte uma piada em português. 😭

  • Bruno

    Nós temos apenas que esperar pra ver o que vai acontecer. A pressão está toda sobre a Apple. Quando seus concorrentes afirmam que possuem novos planos, cujo o potencial de longo prazo é reduzir o sofrimento humano, a Apple precisa de algo melhor para oferecer do que uma correção no iMessage.

  • Gustavo

    A Apple já está contratando os melhores engenheiros da Nuance, vai deixar a empresa pelada para a Samsung e com o benefício de ter toda a equipe in-house, sem ter que controlar a Nuance indiretamente.

    Foi a mesma estratégia adotada quando contratou vários médicos e especialistas para a equipe do Health. Podem esperar uma grande reviravolta na Siri com a introdução do iWatch, e depois com o iOS 9.

    Quanto a Siri em português, bom… deve vir só no começo do ano, e não esperem muita coisa. Ela vai entender o português brasileiro, mas apenas se falarmos claramente, e nunca falamos assim. Ah, e vai falar apenas um sotaque… torçam para não ser o carioca. E assim como já falaram, vai ser só um brinquedinho e vai cansar depois de pouco tempo, especialmente se vier aleijada como prevejo. E a Apple também ainda não inventou um jeito de usar a Siri (ou Now ou Cortana ou qualquer assistente) sem parecer um retardado dando ordens para o celular. Quem sabe uma Siri que você digita ao invés de escrever?

    • OverlordBR

      “Foi a mesma estratégia adotada quando contratou vários médicos e especialistas para a equipe do Health.”

      Na verdade não foi a mesma estratégia não.
      No caso do Health, ela não tirou os médicos e especialistas dos hospitais, centros clínicos e consultórios onde trabalhavam para trabalharem como funcionários da Apple.
      Ela simplesmente fez acordos de pesquisa, financiou projetos e coisas assim.
      Fora os grandes acordos com referências mundiais em Medicina, como a Clínica Mayo, por exemplo.

      No caso da Nuance, ela ofereceu emprego (com melhores salários / benefícios) a empregados chave. Se eles aceitassem, tornariam-se funcionários da Apple.

    • Igor Gaelzer

      Otimista você!!

    • Igor Gaelzer

      Otimista você!!

  • Emerson X

    “Divicil” vai ser a Siri te entender. LoL

    • Igor Gaelzer

      hah!

  • Fabio

    Será que algum dia a Samsung conseguirá desenvolver algo realmente útil, sem copiar a Apple. Até a Siri já estão copiando!!!

  • Minatonami

    A parceria da Samsung com a nuance é antiga, muito antiga, os primeiros Androids da Samsung já vinham com o Swype pago instalado. E isso continua até hoje. E a Apple também é parceira de longa data. A nuance vai ver uma briga feia entre suas duas possíveis compradoras, e deverá ser vendida por um preço bem alto pelo visto

  • Gustavo Duran

    Mas hoje o mapas da apple é relativamente bom

    • JanjaBoy

      Oi?

      • Diego Azevedo

        O app de mapas da Apple funciona bem o suficiente para mim. Para criar uma rota de um ponto a outro, verificar a localização de algo ou alguém… 100% funcional.
        Os mapas da Google são melhores? Sim. Mas isso não torna os da Apple ruins.

  • André F. Pelegrini

    Tempos atrás quando veio o lançamento da Siri no iOS eu cheguei a comentar em um post algo do tipo “Ansioso pelo dia em que poderei chegar em casa e falar com a Siri ‘Por favor, ligue a TV no canal 430, toque a música X no banheiro em volume 50%, desligue as luzesdo quintal e tranque o carro na garagem”.

    Até o iLex não acreditou muito nessa possibilidade, mas com esses investimentos e com o HomeKit vejo que é uma possibilidade muito mais concreta a partir de agora.

  • Vitor Souza

    Isso é ótimo! Ainda mais integrado ao Carplay.
    Mas Siri em PT BR funcional, não sendo pessimista mais deve demorar mais uns 2 ou 3 anos.
    Mas acredito mesmo que até em 2018 já devemos ter uma Siri falando português de forma bem coerente.
    Antes de 2016 acho pouco provável, já que é uma AI de alta complexidade.

  • Aí sim! Belo texto iLex.

  • OverlordBR

    Talvez a questão da Siri em Português estar saindo agora deve-se ao fato do “suposto” lançamento do iWatch no final do ano.

    Tem uma notícia lá no site Apple Insider falando que, em uma entrevista de um analista com o Tim Cook, o mesmo teria dito que o novo recurso de voice messaging seria uma das estrelas no iOS 8.
    Faz sentido: iOS 8 com voice messaging e iWatch… 😉

  • Cacio Frigerio

    3 anos depois.. eu volto aqui para ler algo novo.. (era fiel leitor do blog) e leio que FINALMENTE.. TALVEZ a Siri vai falar portugues..

    Apple você me enoja.. desculpa..

    Acho que vai ser moderado.. mas vamos ver se o blog está mais libertário…

  • Sam86

    Pois é, é difícil conviver com pessoas assim, que não conseguem pensar “fora da caixa”.

  • Thiago Pereira

    Esse é um ponto que a apple precisa se atentar. Um aparelho mundialmente conhecido como um dos melhores do mundo, vende em vários países e aqui no Brasil não tem o Idioma PTBR? Vamos ver se no próximo lançamento apareça o idioma disponível.

  • Douglas Melo

    mesmo atrasada a Cortana da Microsoft está uito superior que a Siri do IOS