Apple

Apple abandona o desenvolvimento do iPhoto para iOS e Mac

iPhoto para iOS

O iPhoto sempre foi o grande aplicativo de organização de fotos no Mac, que com o tempo ganhou também uma versão para iOS. Hoje ele é gratuito para quem compra um dispositivo novo, mas em breve ele pode desaparecer da App Store. A Apple anunciou hoje que está encerrando o desenvolvimento do aplicativo, assim como a versão profissional para Mac, o Aperture.

A razão da empresa para fazer isso é bem simples: o novo app Fotos que virá nativo no iOS 8 (e OS X Yosemite) trará diversos recursos de edição de imagens, muito similares ao que o iPhoto já oferecia. Além disso, ele pretende ser o centro de organização de imagens do sistema, sincronizando as fotos entre todos os dispositivos, via iCloud. Com isso, o iPhoto acaba perdendo sua razão de existir.

De fato, o aplicativo iPhoto que existe atualmente nem sequer abre no beta do iOS 8. Uma mensagem simplesmente avisa que todos os projetos que existiam no app foram direto para o “Fotos”.

iPhoto no iOS 8

Durante a transmissão da apresentação da WWDC, nós chegamos a comentar que o novo app Fotos trazia diversos filtros já existentes no iPhoto. Provavelmente a intenção da Apple seja facilitar a vida do usuário comum, oferecendo funcionalidades que não necessitem a instalação de outros aplicativos adicionais.

via 9to5mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Wilsians Humphreys

    Finalmente, só espero que o Fotos agora tenha TODAS funcionalidades do Aperture e iPhoto 🙂

  • Jonas

    Caminho natural.

  • Gabriel

    Será que vai acontecer o mesmo do que aconteceu com o iWork no mac e perder funcionalidades?

  • Vitor Pereira

    E as pessoas que tiverem um aparelho mais antigo ou não quiserem atualizar, e quiserem baixar o app? Na minha opinião, a Apple fez uma pessima escolha excluindo da App Store! Eu uso ele, e recomendo.

    • Ela não excluiu nada, apenas não irá mais desenvolver o app.

      • Vitor Pereira

        Mas na matéria diz o seguinte: “Hoje ele é gratuito para quem compra um dispositivo novo, mas em breve ele pode desaparecer da App Store. A Apple anunciou hoje que está encerrando o desenvolvimento do aplicativo, assim como a versão profissional para Mac, o Aperture.”

        Eu não disse isso no sentido de que ela já excluiu o app hoje ou amanha, mas sim do futuro, para quem descobrir o aplicativo pela internet em buscas, e quando for procurar, não irá achar.

        • Disse sim. Mas você editou seu comentário, para o que eu escrevi parecer sem sentido. Assim não vale.

          • Vitor Pereira

            O editado foi antes de você comentar, pois a auto-correção havia mudado péssimo (pois acho que na hora escrevi errado) para pessoa, ai eu re-li e vi o erro, então arrumei. Mas ok, sem brigas, acho q voce nao entendeu meu ponto de vista rsrs.

            • Elison Rissatto

              Quer um consolo? Se você tiver o app em algum backup do dispositivo, ou tiver ele no iTunes do Mac ele instala mesmo se não tiver na App Store. (Fiz isso com o flappy bird huehuehue)

      • scanor

        Os pincéis que é uma das melhores coisas no App vão continuar iLex ? Eles realmente ajudam muito nas minhas fotos.

    • Para não correr o risco, baixe e não exclua. 🙂

  • Laylson Alves

    Acho totalmente válido o novo Fotos, mas e aqueles que pagaram os U$19,99 para adquirir o aplicativo? É o tipo de coisa que a Apple faz e mata!!! Foi a mesma coisa quando lançariam o Mavericks… paguei U$19,99 para atualizar, já que não poderia migrar direto e eles tornaram as atualizações gratuitas!!! Lá se vão U$40,00, que dá pra investir em muito aplicativo bom!

    • Diego Azevedo

      Eu não consigo entender muito o argumento de quem fala “Poxa, não gosto das atualizações serem gratuitas, porque paguei por uma delas no passado”. Eu paguei pelo Lion, e prefiro que o Yosemite seja de graça mesmo! Assim como paguei pelo iWork ’09 e não precisei pagar pelo novo, porque veio de graça quando troquei de mac.

      Na minha opinião, Laylson, você investiu 40 dólares em um aplicativo e um S.O. muito bons. As funcionalidades que você pagou vão continuar disponíveis, mas em outro app, gratuito. Isso é algo BOM, não ruim! Ou você, no Mavericks, prefere desembolsar uma grana em outubro para atualizar para o Yosemite?

  • Eu só espero que o este programa de fotos fique menos lento que o iPhoto !!! Sempre achei pesado ( tudo bem que em minha biblioteca tenha mais de 20 mil fotos )

    Muitos amigos também reclamam da lentidão do iPhoto quando o mesmo possui muitas fotos em sua biblioteca

    • O atual iPhoto é bem pesadão mesmo, concordo.

      • Eslon Aguiar

        Atualmente possuo um Macbook Pro de Core i7 2,7 Ghz com 8Gb de memória ram. Já deve ter aproximadamente uns 4 anos que eu tenho. Mesmo com essa configuração, sofro com lentidão no iPhoto que tem apenas 4.380 fotos. Vídeos em 120fps? Roda travando…
        iLex, minha pergunta é:
        Como vai ficar a migração do iPhoto para o que vai vim nativo? Tenho minha biblioteca totalmente organizada.

    • Henrique A.

      Exato. Comprei o iPhoto há mais de um ano e usei só alguns dias. Muito pesado e poluído. Para editar uma foto tem que raciocinar demais. A organização de fotos é tão complexa que preferi voltar para a simplicidade do “Fotos” nativo e usar outros apps de edição de terceiros. Só não apaguei o iPhoto para acompanhar as atualizações, para ver se algo iria mudar… Agora mudou!! rs

      • O iPhoto do iPhone eu acho bom, eu estou me referindo ao iPhoto do Mac. Ele é indispensável para uma boa integração com a iCloud e com os iGadgetd, mais não sei o que acontece que o mesmo se torna muito lento após um tempo

        • Henrique A.

          Acho horrível o iPhoto tanto do iPhone quanto do iPad. Do Mac nunca usei.

          • No Mac, o iPhoto é uma não na roda. Se não fosse o problema da lentidão …

            Ele arruma as fotos de maneira organizada.

            Mostra mapa com o Geotag das fotos ( podendo visualizar todas as fotos de um local )

            Organização de fotos por rostos ( você quer ver todas as fotos de fulano, vc clica no rosto dele e pronto, todas as fotos em que fulano estiver presente serão exibidas )

            Sobe fotos para o Flickr ( resolução máxima )

            Ao chegar em casa, ponho o meu iPhone para carregar, conectado ao wifi, tidas as fotos sobem de forma automática para o iCloud e o iPhoto exibe tudo dentro de alguns instantes

            Sobe fotos para o Twitter, email e iMessage. Muito útil e funcional

            Faz correções nas fotos e melhorias diversas

            • Gabriel

              Como você faz para subir as fotos direto pro iPhoto pelo wi-fi?

            • João Vianini

              Acho que basta o WiFi Sync do iTunes estar ativado. No meu também acontece isso.

  • Laylson, quanto tempo faz desde que você comprou o iPhotos para Mac (visto que $19,90 é o preço para a versão desktop)? Acho que faz tempo, pois como sempre veio de graça em novos Macs, é provável que há tempos você não troca de Mac.

    Se faz tempo, você não aproveitou bem o iPhoto? Se aproveito, talvez o valor já se tenha pago. Afinal, deve-se sempre calcular o custo x benefício.

    Seu caso poderia ser pior: você poderia ter comprado um Nexus 7 “super moderno” há um ano, e hoje descobrir que o novíssimo Android L todo moderno não rodará nele, por ser “muito velho”… (caso verídico)

    • pedro

      Apagar comentarios, a gente vê por aqui

    • Zephon

      Enquanto isso estou bem feliz por saber que o iOS 8 ainda rodará no iPad 2, o que me deixa com dinheiro pra abandonar o PC e investir num Mac.

  • Ricardo Tuka

    pow, e os 5 dólares que eu paguei a quase 3 anos atrás

    • Podia ser pior.
      O novíssimo Android L só rodará em dispositivos lançados em 2013…

      • Luiz Fernando

        Sério isso? kkk

      • Robson Olindo

        Dependendo de quando for lançado, pode ser só os que foram lançados no final do ano, ja que a Dª Google atualiza celulares com 18meses, acima disso eles são OLD.

      • Ricardo Tuka

        Mas vão manter a função Diários no iCloud? É o recurso que eu mais uso no iPhoto.

        • Gabriel Cavalcanti

          Nem sabia que isso existia kkkkk

    • Rodrigo Barreto

      Você pagou e usou por 3 anos, oras!
      Também comprei e não me arrependi, foi bem utilizado

  • Gabriel

    Mas o Mavericks não foi de graça desde o lançamento? Ou você estava usando uma versão anterior ao Lion?

    • Diego Azevedo

      Anterior ao Snow Leopard, porque dá para atualizar para o Mavericks direto dele (fiz isso quando vendi o meu, usei o disco original para limpar o HD e fiz o update).

    • Luiz Assis

      Eu comprei meu Mac que veio com o lion. Paguei 20 dólares para atualizar para o montain lion. Só isso

      Quanto aos aplicativos eu paguei 10 dólares nos aplicativos iWork e 15 dólares nos aplicativos iLife.

      Não arrependo. Porque eu utilizava antes de todo mundo ter. Bom acredito que meus aplicativos como por exemplo o GarageBand eu tenho maior benefício.

      Enfim indiscutível chorar por 45 dólares que já foram pagos. Coisa de mesquinha

  • João Grillo

    Tudo leva a crer que o IOS 8 irá arrebentar com grandes novidades. Tomara! Bem que podia vir os aplicativos do iWork juntos no novo sistema. Não tenho como comprar um novo iPhone atualmente. rs.

    • Lucas

      Acho que nesse caso o problema seria o peso dos apps. Eles são muito pesados para virem integrados aos sistema. Mas a Apple bem que poderia deixa-los gratuitos para todos na AppStore. Já faz quase um ano que ele é grátis para quem compra novos dispositivos, afinal. Ninguém iria reclamar.

  • Felipe Scavacini Romanatto

    Que chato. Gastei uma grana no Aperture… Mas pra falar a verdade o Adobe Lightroom é bem melhor! Vou acabar assinando o pacote da Adobe.

  • Ulisses

    E quem comprou chora…. coisas que podem acontecer né….

  • que bom que eu não comprei, sempre usei outros Apps para edição de fotos, mas quando comprei meu 5S veio de graça, baixei, mas nem uso muito, continuo usando os Apps que usava antes.

  • Rennedy

    Uma pena. Gosto muito do iPhoto e aparentemente o iOS 8 não trará todas as ferramentas presentes no iphoto.

  • Leandro Antunes

    Sempre me perguntei pq o Photos não tinha as funcionalidades do iPhoto, agora tá explicada eles se fundiram.

  • Danilo Melo

    Sempre achei o iPhoto um pouco complicado, nunca achei eficiente a organização dele com relação as fotos do icloud se a proposta for para simplicar estas interações, então será bem vinda.

  • TiãoGavião

    Mas, já aparece o novo “Fotos” no IOS8 ou no Yosemite?? Ou ainda não tem o app??

  • valme soares

    comprei recentemente um iphone 5s e nao aparece gratis pra mim! xz

  • Com certeza ! Um amigo sofreu para atualizar o Samsung S4 para o KitKat. Se não for um Motorola, só se atualiza o S.O se comprar outro smartphone. Nessa brincadeira, alguns apps podem não ser atualizados caso o S.O não seja o mais recente ( eu vivi isso na época do S1, comprei um iPhone 4 eu fui ser feliz até hoje )

  • Leonardo Aguila

    Desde que não acabem com os slideshows da versão do Mac, tudo bem…

  • Tuaregue

    Haaaa agora já está explicado porque não conseguia instalar no meu iPad Air com iOS 8 beta

  • Bryan Uhlig

    Acredito ser um desrespeito com quem adquiriu o aplicativo antes de ficar Free, é a mesma coisa você compra um produto e simplesmente da noite para o dia ele sair de linha ou ter o seu bem tomado a força sendo que você lutou para adquirir, eu quero saber como fica no Mac de quem usa , eu acho super legal o programa no Mac. Bem que podiam aproveitar e manter o icone dele no photos.

  • BigBoss

    Tah e o Aperture, vai sumir pq? =/

  • Cleberson Pertile

    Eu sempre achei totalmente sem lógica as fotos do iPhoto (Mac) não poderem ser deletadas pelo Fotos (iOS).

    Eu tenho que abrir meu iPhoto (Mac), deletar a foto e sincronizar meu iPhone pra ela sumir do iOS.
    Apple demoroooooou pra implementar sincronização por iCloud pras fotos hein? O Compartilhamento de Fotos quebrou um galho mas não funciona de Mac pra iOS.

    • Henrique

      Como assim não funciona? É só você escolher as fotos que quer e compartilhar via “Compartilhamento de Fotos”no Mac que vai aparecer automaticamente no iOS. Normalmente usam de iOS >> Mac mas da pra fazer o inverso. Ative a função no Mac em preferências que todas fotos novas no iPhoto do Mac ela manda pro Comp. de Fotos (iCloud).
      Sobre a lógica da 1ª pergunta a questão é que seu iPhone só virou uma cópia do seu Mac por isso não pode apagar pois o controle é no Mac

  • André Duarte

    iLex,

    Pode confirmar por favor se teremos definições de palavras em português nativos no ibooks?

    Eu vi que neste site os editores copiaram o que apareceu na tela do Keynote http://www.idownloadblog.com/2014/06/02/35-new-features-coming-to-ios-8/

    Grato!

  • Rafa Mattozo

    Com todo respeito a comunidade, desculpem minha maneira de falar, mas estava lendo os comentários abaixo e vi muita gente “chorando” por ter pago pelo iPhoto e bla bla, bla…
    Primeiramente como já dito antes garanto que o aplicativo ja “se pagou”, pelo que foi usado pelos usuarios ao longo de ANOS…
    Qual foi a ultima vez que vcs trocaram de escova de dente??? alguns meses atras?? Pagaram quanto, cinco, dez, quinze reais???? e depois fazem o que??? Jogam fora e compram uma nova!!!!!!
    Agora parem de mimimi….
    A vida é assim, ate pq isso ainda vai acontecer e vai beneficiar a todos….
    Desculpem o desabafo…..

  • Guest

    No iOS 8 sim, no Yosemite só em 2015.

  • João Vianini

    No iOS 8 sim, no Mac só no começo de 2015.

  • Confesso que não achei muito legal não….

    Se todas as funcionalidades do iPhoto foram incorporadas ao app nativo de Fotos, então isso significa que o Fotos.app vai ocupar tanto espaço quanto o iPhoto??

    Se for assim vai ser péssimo, porque o iPhoto pesa quase 1GB depois de instalado, sendo um app com uma interface nenhum pouco intuitiva. Prefiro mil vezes um app de 20 MB que já faz o suficiente em edições.

    Lá se vão mais alguns gigabites de memória…. Valeu  !!

  • VictorMartino

    Talvez assim o app Fotos abra mais rápido que o iPhoto que demora 9835934756897689457 anos.

  • Bem que vi muita gente reclamando só iPhotos nos últimos tempos, ficou meio desleixado.

  • Lucas

    Nunca usei o iPhoto no iOS, mas tenho a impressão de que ele é mais completo do que o novo app de fotos será. A função dos pincéis, por exemplo, não existe no novo app de fotos.

  • Sim, terá André. 🙂

  • Android L copia sem tirar nem pôr do ios.
    Kkkkkk

    Além de cores e nomenclaturas. Funções!

  • felipedecnop

    ja foi tarde

  • Leonardo Negrisoli

    E eu que comprei e nem usei? 😛

  • Luck

    Eu acho o IPhoto bem simplista e complexo de usar.. Antes eu era louco para te-lo,pois na descrição da Apple,ele é um app incrível de fotos,mas depois que eu comprei um ipad e ele veio de graça,mal usei ele,acho bem difícil de usar,pesado,e as funcionalidades que ele possui,tem em outros apps.. Mas não tem a qualidade Apple.

  • Murilo Herrmann

    Quando leio isso me pergunto, como que a Microsoft consegue vender um SO a R$ 700 e o Office com assinatura de US$ 99 ao ano

  • Felipe Orita Gonçales

    Uso apenas o Lightroom… 😉 . Quase comprei o Aperture , mas por falta de algumas ferramentas , fui pela adobe !!!

  • Cleberson Pertile

    As fotos que eu importo pro meu Mac (via câmera fotográfica, por exemplo) não caem no Compartilhamento de Fotos. O único jeito de vê-las no meu iPhone é através da sincronização. Sacou?

  • Ahiru Nakamura

    que pena, eu uso o iPhoto no Mac pra organizar tudo… não queria organizar no “Fotos”…. aliás nem queria migrar pro Yosemite logo de cara, acho que vou continuar na mesma então…

  • Gustavo Rangel

    E eu que comprei e nem usei (2). Sempre achei muito confuso.

  • joaohornburg

    lento e bizarro… vai tarde

  • Pior que comprei faz uma semana ¬¬ (iPhone 5). Da para pedir refound? =/