AplicativosCuriosidades

Rede Giraffas transforma seu iPhone em traves de futebol

GiraGol

Não é novidade que a tela do iPhone foi feita para reconhecer toques de dedos, não objetos. Então, como fazer para que ela reconheça outros tipos de material que permita jogos interativos?

A rede brasileira Giraffas conseguiu o feito usando a integração do microfone, do acelerômetro e da câmera frontal do aparelho.

Aproveitando a Copa do Mundo, a rede de fast-food está distribuindo toalhas de bandeja em forma de campo de futebol, com marcações para interagir com um aplicativo feito especialmente para o iPhone. Gratuito na App Store, o GiraGol (link) pode ser baixado pelo cliente, que transforma a bandeja em tabuleiro interativo de jogo. Basta colocar o iPhone com o aplicativo aberto, recortar a parte do papel que virará uma bolinha e aí é só tentar fazer gol.

Como isso funciona? A câmera frontal calcula a distância da bola e o ângulo respectivo. O toque da bolinha na tela é identificado pelo acelerômetro do aparelho (por isso é importante jogar ela forte) e o microfone é capaz de determinar em qual ponto da tela a bolinha tocou. Não sabemos ainda o quão preciso é isto, mas realmente é algo bem engenhoso.

Confira no vídeo:

Muito criativa a peça publicitária. Nós ainda não tivemos oportunidade para ir em um restaurante Giraffas de conferir de perto, mas tentamos utilizar apenas o aplicativo, sem muito sucesso. A falta de uma bolinha de papel laranja e as marcações certas do campo de futebol atrapalharam nossa experiência de jogo. Por isso, o melhor mesmo é tentar diretamente no restaurante, com todo o material necessário. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Edson

    Legal!

  • Carlos Alêxandre

    creio que se a bolinha fosse feita do mesmo material que as canetas “touch” que tem a venda por aí, a experiência seria mais precisa!
    Até porque é um material bem macio e a bolinha poderia ser oca para não danificar o aparelho.

    • Juan

      Só que isso seria custo a mais para eles né.

    • JanjaBoy

      Possivelmente não funcionaria.
      Precisa fazer “terra” para o sistema por capacitância funcionar.

    • Felipe

      Também pensei nisso, mas não sei se ia sentir, porque ia ser muito rápido, e talvez derrubasse o aparelho, alem de ser mais caro

  • FelipeAraujo

    Galera, alguem já viu uma parada da calculadora do ios, tentarei explicar.
    Esses dias estava querendo fazer uma conta e nunca batia o que eu tava querendo… e vi que tem um erro grande, fiquei indignado, a gente paga uma fortuna no cel e não tem uma calculadora descente? Até da feira de 2 conto é mais precisa!
    Antes de tudo, sou louco na Apple, sempre tenho Iphone, no meu caso atual é o 5S

    Vamos lá, não sei se já foi postado isso antes…
    Pegue a calculadora nativa e digite: 150 MENOS 50 DIVIDIDO POR 2
    De cabeça bem rapido resolvendo, 150 – 50 = 100 obvio, dividindo por 2, seria 50
    Agora faça isso e veja o resultado… Complicado…

    • André Silva

      Será que vc não está querendo o resultado de (150 – 50) / 2 ?

      A divisão e a multiplicação tem prioridade, ou seja 50 / 2 será efetuado primeiro e o resultado é que será subtraído de 150.

      E não é aqui e sim no fórum o lugar para colocar assuntos off-topic.

      • FelipeA

        Não to querendo esse resultado, to querendo o que toda calculadora faz, não to fazendo uma expressão. Teste em qualquer calculadora que dará os 50. Não acesso o fórum, vejo só o blog mesmo

        • Marcus Malacarne

          A calculadora do iPhone reconhece isso como uma única expressão… Não tem problema nenhum nisso (qualquer calculadora científica faria dessa forma)… Quer fazer a conta da “sua forma”, basta clicar em IGUAL antes de dividir por 2… Pronto… Problema resolvido

        • J3ff

          Nem toda calculadora faz do jeito que você mencionou!
          Algumas vão te dar o resultado de 25. Pois, não vão considerar os 150 digitados anteriormente e vão usar o 50 / 2.
          Se não usar o sinal de = a cada resultado, vai ser criada uma expressão. Pois, essa não é uma calculadora tão simplória assim como você deseja!
          E é DECENTE sim, você que está usando calculadora DESCENTE e não está acostumado a esse tipo de calculadora. Normal, tranquilo! Tem diversos tipos e modelos de calculadoras! É só se acostumar com a que tem em mãos !!!

          • FelipeA

            Então é isso, tudo ela reconhece como expressão… Porém ficaria ser só no modo paisagem pra ela decidir fazer expressão

            • FelipeA

              Ficaria melhor*

            • arnaldo

              Tem que saber usar a calculadora. Uma HP 12c também não funciona igual uma calculadora comum e nem por isso é ruim.

    • Filipe Lahiguera

      Acho que, antes de criticar a calculadora, o senhor poderia estudar um pouco de matemática.

    • Filipe Rios

      Que doido!
      Nunca tinha percebido isso. Realmente a calculadora do iOS faz a conta como se fosse uma expressão. Ela não vai calculando a medida que você coloca os dados, como as calculadoras comuns fazem. Interessante!

      • Henrique A.

        Bom, as calculadoras cientificas também fazem assim. Pelo menos a minha da Texas Instruments faz.

    • Pepe

      Claramente vc só usou em sua vida inteira aquelas calculadoras de 2 conto. kkkkkk

      Queria ver seu comentário em algum blog da HP depois de ter usado uma 12C.

    • ricardo souza marques

      Vamos a uma revisão de matemática de ENSINO MÉDIO: 1- potenciação e radiciação, 2- multiplicação e divisão e por fim 3- soma e subtração. Desde que matemática é matemática, é assim que funciona a sequência amigo.

    • Lucas Alvarez

      Descente? Aquela que desce? Enfim, a calculadora do iPhone trabalha com expressões. Use igual no final de cada conta para conseguir seu resultado desejado.

    • Pavan

      Jovem, essa calculadora se baseia em expressão, se vc não apertar o igual, ele cria uma linha, 150-50/2 e divisão e multiplicação tem prioridade a mais e menos nas expressões, agora, se quer chegar o 50, digite o 150-50=100 e depois o resultado /2

      ✌️

    • se vc ir direto é óbvio que vai dar 125 porque vc tem que apertar o resultado pra ver o primeiro calculo e depois fazer o segundo calculo normalmente. Nada haver isso ai que vc diigitou, mas enfim.

    • João Octávio

      Se você a fez de cabeça mesmo, por que usar a calculadora, meu amigo? ¯_(ツ)_/¯

  • Curto o Giraffas, boa iniciativa.

  • João Grillo

    Bacaninha, mas com ciúmes que tenho do iphone, pois me custou muito suor e trabalho para poder pagar à vista, isso não vai acontecer com ele. Rs. 😛

    • Lauro

      Ja pensou, na mesa do restaurante brincando com o iPhone e derrama um copo de coca nele? nemmmmmmm

      • João Grillo

        Meu nobre, em dia de bar eu desligo e ponho no bolso ou deixo em casa, que é para poder socializar com o povo, na moda antiga! Agora já aprendi com erros. Murphy já deu seu recado. A história é que recém comprado o brinquedinho fui com a patroa no Outback™ e a maldita lei que td pode dar errado entrou em vigor com uma “lavada” de molho de costela no meio da tela. Pedi licença, fui no banheiro e falei muitos palavrões. Mas para minha sorte nesse turbilhão de azar de um recém proprietário do gadget da maçã, o molho ficou apenas no meio da tela, inutilizando o case branco de borracha e não atingindo a saída de som abaixo da câmera frontal e tb não atingiu o Home botão. Sorte? É..pode ser. Aprendi com a lição…garanto. Um grande abraço.

  • Marcus Malacarne

    Achei um marketing fantástico… Se minha cidade tivesse alguma franquia Giraffas eu com certeza iria lá testar…

  • Felipe

    Rede brasileira, vídeo em inglês

    • Normal. Não é um vídeo explicando a campanha para os consumidores brasileiros, e sim mostrando o case da agência de publicidade para o mundo. 😉

  • Asnésio

    Na teoria é lindo, mas no próprio vídeo dá pra ver que a precisão é mínima (pra não dizer que é um ponto aleatório na tela).