AplicativosCuriosidades

Rede Giraffas transforma seu iPhone em traves de futebol

GiraGol

Não é novidade que a tela do iPhone foi feita para reconhecer toques de dedos, não objetos. Então, como fazer para que ela reconheça outros tipos de material que permita jogos interativos?

A rede brasileira Giraffas conseguiu o feito usando a integração do microfone, do acelerômetro e da câmera frontal do aparelho.

Aproveitando a Copa do Mundo, a rede de fast-food está distribuindo toalhas de bandeja em forma de campo de futebol, com marcações para interagir com um aplicativo feito especialmente para o iPhone. Gratuito na App Store, o GiraGol (link) pode ser baixado pelo cliente, que transforma a bandeja em tabuleiro interativo de jogo. Basta colocar o iPhone com o aplicativo aberto, recortar a parte do papel que virará uma bolinha e aí é só tentar fazer gol.

Como isso funciona? A câmera frontal calcula a distância da bola e o ângulo respectivo. O toque da bolinha na tela é identificado pelo acelerômetro do aparelho (por isso é importante jogar ela forte) e o microfone é capaz de determinar em qual ponto da tela a bolinha tocou. Não sabemos ainda o quão preciso é isto, mas realmente é algo bem engenhoso.

Confira no vídeo:

YouTube video

Muito criativa a peça publicitária. Nós ainda não tivemos oportunidade para ir em um restaurante Giraffas de conferir de perto, mas tentamos utilizar apenas o aplicativo, sem muito sucesso. A falta de uma bolinha de papel laranja e as marcações certas do campo de futebol atrapalharam nossa experiência de jogo. Por isso, o melhor mesmo é tentar diretamente no restaurante, com todo o material necessário. ;)

Botão Voltar ao topo