OpiniãoRumores

[opinião] Por que a Apple nunca lança produtos em agosto?

Apple Keynote

Nem todos se dão conta, mas há uma razão comercialmente lógica para a Apple nunca ter lançado em sua história novos produtos em agosto.

No hemisfério norte, o mês de agosto é ainda tempo de férias escolares, em que muitos aproveitam para viajar, sair da cidade, dar um tempo. Por isso, é normal ver cidades mais vazias e calmas, como acontece nas cidades brasileiras no mês de janeiro/fevereiro. Na Itália, o “Ferragosto” (15 de agosto) é comemorado como o ápice das férias. Em setembro tudo recomeça; é equivalente ao nosso “depois do carnaval“. Na França este período é chamado de “la rentrée“, a reentrada no ano letivo, com o reaquecimento do consumo de forma geral.

Neste contexto, quem pensaria em lançar algum produto novo antes desse reaquecimento do consumo? Para quê perder vendas, se esperar algumas semanas a mais significaria um lançamento bem maior, com o mesmo esforço?

Por isso, é bem pouco provável que a Apple lance algum dia um novo produto em agosto. É bem mais lógico ela esperar até setembro para apresentar novidades, como historicamente sempre fez.

Todos os anos aparecem rumores de lançamentos da Apple em agosto, por menos lógicos que eles possam parecer. Historicamente eles nunca se confirmaram.

Portanto, fique sempre com um pé atrás se ver algum boato que afirme que haverá algum lançamento da Apple entre julho e agosto. Não é todo o site que se preocupa em filtrar boas informações para os seus leitores, publicando indiscriminadamente tudo o que aparece na internet. Mas se você estiver bem informado, não criará falsas expectativas. :)

Botão Voltar ao topo