Notícias

Apple contrata um dos engenheiros responsáveis pela câmera fotográfica em celulares da Nokia

Ari Nokia

A Nokia é bem conhecida por colocar câmeras fotográficas de qualidade em seus smartphones. Mas com a perda de mercado da companhia filandesa e a compra pela Microsoft, muitos empregados de longa data estão procurando novos caminhos para seus futuros. Um deles foi Ari Partinen, um dos especialistas responsáveis pela câmera PureView, que está indo para a Apple a partir de junho.

Ele mesmo informou isso através de sua conta no Twitter.

A Apple nunca entrou na corrida pelos megapixels, afirmando sempre que qualidade é melhor que quantidade. Por isso, é de se questionar a razão dela ter contratado um membro da equipe que ajudou a lançar um Lumia com uma câmera de absurdos 41 megapixels. Isso não significa que agora a Apple irá entrar nesta corrida, mas pode indicar apenas que ela esteja interessada em melhorar ainda mais a câmera do iPhone. Esta semana, foi divulgado uma patente da Maçã prevendo fotos em altíssima resolução.

Seja como for, a influência do Ari em novos produtos não deverá aparecer antes do ano que vem.

via Engadget

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jefferson

    Kiitos, Ari!

  • Patrick Rademaker Burke

    Agora vai!

  • Pedro Stefano

    Conhecimento extra e diversificado.. sempre bom!..

    agora.. “Isso não significa que agora a Apple irá entrar nesta corrida, mas pode indicar que ela esteja interessada em melhorar ainda mais a câmera do iPhone.”.. acho que a Apple e todas as outras sempre querem melhorar né?

    • Claro, mas a frase que você citou não discorda disso.

      • Andre

        Interpretação de textos … Uma arte quase extintas nesses tempos de “tb, vdd e blz”…

        • Cadu Nunes

          + 1.000.000.000.000.000.000.000.000

        • JanjaBoy

          Putz!!
          Na mosca!!

        • Daniel Alencar

          Gente, viu… :/

    • Rodrigo Otávio

      Na minha opinião, tudo que a Apple oferece nos seus aparelhos, ela entrega, por exemplo:
      Tenho um iPhone 4S com câmera de 8MP, e tenho uma cunhada que tem um S4 Mini “também de 8MP”… Vou falar pra vocês, nem se compara com as fotos do meu celular, as fotos dela ficam todas pixadas (quadriculadinhos)….

      • Sarah Ianê C. Bahiana

        No instagram fica com quadradinhos. Mas isso se deve ao aplicativo para Android não conseguir compactar as fotos de maneira correta e não à câmera.
        Agora, o balanço de cores do iPhone é melhor que o da Samsung.

    • Jonatan Lopes Gomes

      não, algumas só querem copiar mesmo.

  • Luciana Buss

    iLex, Vocês ficaram sabendo que vai abrir uma loja da Fnac no novo terminal de GRU que vai vender o iPhone mais barato que nos Estados Unidos? Porque não tem as taxas dos estados. Como serão importados não serão necessariamente vendidos os homologados pela anatel mas já é um grande avanço pra quem quer comprar mesmo assim! 😀

    • Pedro Pen

      iLex saiu atrás nessa! li na Folha!

  • Ruan

    Vou defender a Nokia. A Nokia tem um cartel de Lumias, e todos tem ótimas câmeras. Mas cada um tenta atingir um público específico. Falar em “absurdos 41 mp” é desmerecer um smart que foi feito pra ser o melhor cameraphone do mercado, e É O MELHOR CAMERAPHONE DO MERCADO, indiscutivelmente e independente da quantidade Mp. Acho que a Apple tem que se preocupar em colocar uma câmera excelente no seu novo smart, com 8 mp ou com 41… não se importando com essa quantidade, e sim levando em consideração a qualidade. Ou seja, se for necessário meter 13mp, qual o problema???

    • sirwendell

      concordo Ruan, ja tive um lumia 720 com camera de 6.7mp e pasmem, tenho um 5S e acho as fotos do meu nokia melhores que a do iphone, entretanto o iphone leva vantagem no modo disparo continuo que é 10x melhor que o disparo continuo do meu nokia. Cada celular foi feito para um publico especifico, quem gosta de fotografar, nao troca seus nokia com suas lentes Carl Zeeis por nada… mas o windows phone nao tem muitos apps, e os que tem são incompletos, ai quem gosta de estar sempre por dentro das novidades de jogos e apps com certeza vai pro iOS. Ja testei o Lumia 1020 com os “absurdos 41mp” e cara, aquilo enxergar melhor que o olho de Thandera kkkkkk

      • Helder

        Quem gosta de fotografar, não o faz com celular…

        • sirwendell

          posso lhe garanti que quem fotografa por hobby e nao tem condiçoes de comprar um uma cam profissional, fotografa com um celular. Atualmente, como voce deve ter percebido ou não, as cameras de celulares evoluiram tanto que algumas já sao melhores que cameras fotograficas. Caso Voce tbm não sabia, em um concurso feito anualmente realizado pela SONY, elegeu o NOKIA 1020 como a melhor camera profissional do ano, sendo que ele era o unico smartphone no concurso enquanto os concorrentes eram cameras profissionais da SONY, Nikon, Panasonic e etc. Ou seja, nao existe mais tanta diferença entre uma cam de celular e uma cam fotografica. Pra finalizar, pare de ser Fanboy e descubra que o mundo é bem maior que o mundo de uma Marca (Apple) experimente outros produtos para depois poder falar sobre, caso contrario fique na sua.

          • Helder

            Em que parte do meu comentário eu mencionei alguma marca, qualquer que seja?
            Fui proprietário de um N95 e, à época, era uma das melhores câmeras DE CELULAR. Hoje, minha noiva possui um Lumia, então não fale de quem você não conhece. ;c)
            Ao falar que “não existe tanta diferença entre uma câmera de celular e uma câmera fotográfica”, você só mostra o quanto você (NÃO) entende de fotografia.
            Se você chama sair fotografando tudo quanto é coisa pra postar em redes sociais de “gostar de fotografar”, aí é outra história.
            Por fim, aprenda a ler uma opinião contrária à sua sem se comportar como uma criança.

            • sirwendell

              Primeiramente, tenho contas em varias redes sociais mas isso nao significa que posto fotos inuteis a cada 3 segundos. E sim, EU ENTENDO SOBRE CÂMERAS e entendo mais ainda sobre mercado pois minha profissão me permite isso. Entre em uma loja e veja quantas Câmeras digitais são vendidas e quantos Smartphones com câmeras excelentes são vendidos… o mercado de câmeras esta caindo (com exceção das câmeras profissionais pq isso é outra historia)… Segundo, sou fotografo (mas não ganho a vida com fotografia, fotografar é um bom passatempo, entretanto não me considero um “amador” por isso pois já tenho 8 anos como fotografo) e já ganhei 3 prêmios regionais de fotografia e todos fotografando com smartphones da NOKIA (5610Xpressmusic, N95mini e Lumia 720).

        • ricardo garcia

          Não Fale Besteira, A melhor câmera do mundo é aquela que esta por perto, quando você esta na rua, quando aparece uma oportunidade para tirar uma bela foto ocasional, a melhor câmera é aquela que esta no seu bolso, o celular. claro que se vai viaja sua câmera é a DSL, mas se seu filho mas uma graça seu celular é o que salva.

          A proprosito a camera do lumia 520 faz fente a do meu iphone 4s e é muito melhor do que a do iphone 4.

          • Helder

            Qual foi a besteira que eu falei?
            Quem gosta de fotografar, faz isso com uma câmera fotográfica.

            Como você mesmo disse, câmera de celular é para fotografia casual. Logo, pouca ou nenhuma diferença fará uma câmera de 5, 8, ou 41MP. Até porque quantidade de MP não significa necessariamente qualidade de captura.

            E, mais uma vez, não sei de onde o pessoal tirou o assunto comparação de câmeras de celulares de marcas diferentes a partir da notícia que foi postada.

            • Roberto Silva

              comentário extremamente vazio…sem utilidade alguma…
              “Quem gosta de fotografar, faz isso com uma câmera fotográfica”
              ok…baseado em sua brilhante análise…QUEM GOSTA DE JOGAR,COMPRA UM CONSOLE….. QUEM GOSTA DE LER,COMPRA UM LIVRO OU TABLET…. QUEM GOSTA DE VER FILMES,COMPRA UM BLUERAY… QUEM GOSTA DE MUSICA,COMPRA UM SYSTEM MOTHERFUCKER…..
              há muitos anos os smartphones entraram em evidencia para,nao digo substituir,mas para preencher em vários aspectos outros equipamentos que,as vezes,nao estão a mão…… seja mais esperto ao comentar ok…..
              Te garanto que com meu lumia 520(com seus míseros 5mp) já tirei fotos tão bem feitas que dificilmente alguém acredita que foi nele….. já utilizei o lumia 1020 e sei muito bem do que ele é capaz

            • Helder

              Em um espaço para comentários, não se deve “avaliar” a opinião de outras pessoas. Isso sim, não tem utilidade alguma.

              Além disso, escrever em caixa alta é extremamente desagradável e não acrescenta em nada para provar o seu ponto de vista.
              Quanto a ser mais esperto, você deveria fazer o mesmo e não se incomodar tanto com uma opinião contrária à sua.
              Por fim, eu realmente não sei o que foi que coloquei no meu comentário para que as pessoas começassem a afirmar e reafirmar que esse ou aquele celular tira fotos ótimas.
              Todos sabemos do que câmeras de smartphones A, B ou C são capazes. E todos sabemos que nenhuma delas é comparável a uma câmera fotográfica de alguma qualidade, unicamente por serem aparelhos para fins diferentes.
              Se você tira ótimas fotos com seu smartphone e está contente com elas, ótimo! Continue assim! Mas, por favor, não se irrite com opiniões divergentes e aprenda a respeitá-las. Até porque provavelmente os donos dessas opiniões respeitam a sua ao mesmo tempo que não dão a mínima para ela. :c)

            • Ercio Santos

              Hélder, num churrasco estava conversando com um senhor de idade e ele jogou uma ponta de cigarro no chão. Reclamei.
              Ele quase me bateu defendendo que o chão já estava sujo.
              Comentei isso com uma outra pessoa e ela esclareceu:
              – A pessoa com quem discutiu aprendeu que se alguns fazem assim, então é norma.
              Hélder, a discução será infinita quando um dos participantes não deseja discutir, e sim, impor seu ponto de vista.
              Veja que ao colocar o meu ponto de vista aqui, alguns, instruídos aceitarão e lerão os próximos comentários.
              E outros – os da bituca de cigarro – vão argumentar com contra provas.
              Vamos juntos, rir desses?
              1, 2, 3 e já!!!!

            • OverlordBR

              “Quem gosta de fotografar, faz isso com uma câmera fotográfica”
              Que baboseira!

            • Tchelo Fotógrafo

              Concordo em gênero, número e grau com você, entendi perfeitamrnte a sua colocação. Um celular JAMAIS terá a qualidade de foto de uma dSLR, se o colega fotógrafo aí em cima quer fazer uma foto com DoF de qualidade sem usar editor de imagem nenhum, somente o equipamento, como faz?? E digo mais, lente “L” da Canon então é besteira? Câmera full frame, posso aposentar as minhas?
              O Helder foi extremamente feliz na colocação dele.

          • Neto Corrêa

            Boa, Ricardo. Compartilho de seu pensamento!

        • Beto Sobral

          Concordo plenamente, celular é quebra galho, com a tecnologia que temos, não há como um celular com 41 megapixel superar uma SLR ou ate mesmo uma compacta .

        • OverlordBR

          Desculpe, mas isto é uma besteira preconceituosa sem tamanho!
          Se fosse realmente assim, as câmeras dos smartphones não apareceriam nas estatísticas de uploads de imagens na Internet… Muitas vezes ganhando até de câmeras profissionais!
          Aliás, ouso dizer que os smartphones foram uma evolução na fotografia… Pelo menos, na popularização da mesma!

          • Helder

            A não ser no momento em que afirmaram que smartphones são comparáveis a câmeras profissionais em termos de qualidade, não vi nenhuma “besteira” na discussão. Apenas opiniões divergentes e que, a princípio, deveriam ser respeitadas.
            Sério que você quer comparar estatísticas de upload de imagens na Internet entre smartphones e câmeras profissionais? Existe algum cabimento numa comparação assim?
            Em momento algum eu afirmei que smartphones são pouco utilizados para fotografar. Apenas afirmei que quem gosta de fotografar e se preocupa com qualidade na hora de fazê-lo, não o faz com um smartphone. Como algumas pessoas já corroboraram, smartphone com relação a fotografia serve apenas para quebrar galho.

          • Helder

            Acho que esse vídeo resume bem o que eu quis dizer: http://www.youtube.com/watch?v=qZMvJ5qFWlc

            O vídeo é antigo, mas continua totalmente válido.

            É impossível comparar câmeras de smartphones com câmeras fotográficas (exceto algumas compactas) no quesito qualidade. Dizer o contrário é simplesmente mostrar que não se tem a mínima ideia do que se está falando.
            Já no quesito utilidade, tudo dependerá do que o dono do dinheiro pretende fazer com o aparelho, como o vídeo mostra de forma bastante divertida. :c)

          • Tchelo Fotógrafo

            Pois é… Agora editoriais de moda passarão todos a ser fotografados com smartphones… Faz assim, na próxima festa dos seus filhos, ou algum evento assim, sei lá, algo como formatura, baile de debutante, formula 1, copa, olimpíadas, vamos deixar as dSLR em casa e fotografar tudo com smartphone. E assim colaboramos para o aumento dessas estatísticas e com a piora da qualidade das imagens. Mas peraí: assim vamos gerar mais empregos, pois quem mexe com tratamento de imagens vai faturar uma nota…

            • OverlordBR

              dSLR?
              Ué, mas pensei que quem realmente gostasse de fotografar e fosse fotógrafo de verdade só usasse filme! kkkkkkk

          • Beto Sobral

            Nåo misture conceito com preconceito , conceito se obtém com avaliação e o preconceito surge sem o conhecimento do fato.
            O fato é que hoje nenhum profissional usa celular para o trabalho, talvez num futuro o celular evolua e passe a ser usado profissionalmente .
            Esse dia vai chegar ?
            Sim.

            • OverlordBR

              Claro que estamos falando de preconceito.
              É uma estupidez sem tamanho falar algo como “quem gosta de fotografar, usa máquina fotográfica”.
              É como falar que, quem gosta de música, só ouve Bach ou Beethoven.

              Aliás, é o mesmo tipo de burrice de gente, até “profissionais”, que diziam alguns anos atrás que “quem fotografa não usa máquina digital”, “máquina sem filme é coisa de amador” e outras baboseiras deste tipo.
              Mesmo tipo de gente, aliás, que compra a câmera mais cara possível só para ficar exibindo para os outros. 😉

              Não confunda “gostar de fotografar” com “ser profissional”.

        • Halan Prado Dos Santos

          Quem gosta de jogar também não o faz com celular. Quem gosta de ler não usa tablet pra isso. E mesmo assim temos a Apple se gabando da capacidade de jogos e da tela retina todo ano. Quando se trata da concorrência os números viram uma questão fútil e absurda numa “corrida”. Quando se trata da Apple temos algo revolucionário e que não viveriamos sem. Quero ver quando a Apple lançar uma câmera de 41mp pra que lado o discurso vai virar. :p

          • Cuidado para não taxar todo mundo aqui de cego e, ao mesmo tempo, agir como um. Não vi ninguém aqui falando que as câmeras da Nokia são ruins, muito pelo contrário.

            A diferença é que a Apple NUNCA vai lançar uma câmera de celular com 41MP, sem um real motivo. Essa “corrida por megapixels” é algo muito mais comercial do que algo pensado realmente no consumidor.

            Para tirar fotos sérias, eu uso uma DSLR Canon, de 18 megapixels. Já acho muito.
            41 megapixels eu acharia absurdo até mesmo em uma máquina fotográfica normal.

            • Ruan

              Eu achei desnecessário o uso do “absurdos 41 MP”, assim como acho esse papo de “corrida por mais MP” um grande papo furado. Pois veja bem, a câmera da Nokia e de alguns concorrentes tem elevados MP, mas também tem excelentes fotos, que colocaram o Iphone pra trás, a quantidade de MP, é apenas uma qualidade entre outras mais. A quantidade de MP realmente não importa pra qualidade da foto, mas ficar batendo nisso… Puff, não faz a câmera do Iphone melhor. Se ele tivesse uma câmera de 8 mp, com a qualidade que um Lumia tem, aí poderia falar o que quisesse… Mas enquanto ficar insistindo nessa história de “corrida comercial”, vai ficar soando como desculpa…

            • Flavio

              Ilex, eu já tive um 3gs, um 4 e tive por um tempo um Nokia 1020, voltando agora ao 5s. Você deve saber que a ideia dos 41 megapixels era apenas aumentar a sensibilidade da câmera e não a corrida por zoom a qualquer custo. As fotos do Nokia, inclusive à noite, deixavam as de muitas câmeras no chinelo, mas me aborreci pelo atendimento deles quando tive problemas, daí ter voltado ao mundo da maçã.

        • Elionardo Souza

          Puf! Sou fotografo, tinha um iPhone até algum tempo, amava e amo o iPhone, porém decidi testar o Lumia, justamente por causa da câmera. Comprei um 925, com uma câmera que não chega nem perto da do 1020, e estou adorando! O levo sempre nos meus trabalhos e o uso junto com a câmera profissional, e ele não me desaponta em nenhum momento. Então, quem gosta de fotografar usa mais o telefone, que é mais prático, do que a câmera profissional 😉

        • Senhores… apesar de saudável, essa discussão é tão inútil quanto quando iOS users e Android users discutem. Cada um utiliza o que quiser, como quiser, quando quiser. Isso é uma decisão tão individual que, mesmo que a discussão se estenda por mais 50 comentários, não irá chegar a lugar algum! Minha opinião é: Amo tirar fotos com o celular, acho sim muito mais fácil, quando estamos em algum momento descontraído, eu puxar o celular do bolso e tirar uma foto. É mobilidade! Mas não dá pra comparar (e acredito que assim será por muitos anos ainda) uma foto de um celular com uma DSLR. Por mais bonita que a foto do celular fique, as lentes profissionais são construídas de maneiras diferentes, com aquele propósito!

          E só para terminar, seguem 2 fotos que eu tenho aqui: uma tirada com um Galaxy S4 (estava testando o mesmo) e uma Canon 7D. Espero que o upload consiga mostrar a qualidade das mesmas.

    • iJunior

      Concordo e discordo. Concordo com o fato de dizer que os smartphones Lumia tem câmeras espetaculares. Isso é um fato. Mas também o fato de dizer “absurdos 41MP” não é necessariamente errado. Realmente uma foto impressa de uma câmera de 41MP é ABSURDAMENTE grande! Não acho que a frase foi escrita de forma pejorativa. Pelo menos não foi assim que eu li. E quem dera juntar a tecnologia de câmeras da Nokia com a tecnologia que a Apple também já desenvolveu. Seria um iPhone de encher os olhos. 🙂

      • Tchelo Fotógrafo

        iJunior, na era do “sdd, abs, vdd, ctz, blz” a interpretação de textos saiu da “moda”(?)…

      • Ruan

        Bem, acho que um texto pode ter várias interpretações. Eu achei desnecessário o uso do “absurdos 41 MP”, assim como acho esse papo de “corrida por mais MP” um grande papo furado. Pois veja bem, a câmera da Nokia e de alguns concorrentes tem elevados MP, mas também tem excelentes fotos, que colocaram o Iphone pra trás. A quantidade de MP realmente não importa pra qualidade da foto, mas ficar batendo nisso… Puff, não faz a câmera do Iphone melhor. Se ele tivesse uma câmera de 8 mp, com a qualidade que um Lumia tem, aí poderia falar o que quisesse… Mas enquanto ficar insistindo nessa história de “corrida comercial”, vai ficar soando como desculpa…

  • Primeiro, é muito bom mesmo ele vir para a apple, segundo, sobre os pixels, não tem nada a ver o que você falou, a camera não tem 41 megapixel reais de saida, ela captura 41 megapixels mas não processa isso em 41 megapixels reais e sim, processa uma foto de 8 megapixel derivada por oversampling, o processador permite que você tire uma foto com 41 megapixel reais porem fotografando nesse tamanho a qualidade não fica muito boa. Terceiro, não significa que o cara vai trazer uma camera de 41 megapixel, até porque ele criou pureview, não uma camera de 41 megapixel, o Lumia 920 tem 8 megapixel e usa a tecnologia pureview, não tem a ver apenas com pixel e sim com a qualidade, um destaque é o desempenho noturno.

    • Obrigado pela explicação. Aposto que ano que bem tem câmera melhor… Podia ser pra esse ano…

    • Rafael França Lima

      A tecnologia PureView é dividida em Phase I (oversampling), Phase II (Estabilização ótica + Fotos em baixa luminosidade), Phase II (a combinação das duas), a tecnologia usa os 41 megapíxels pra formar uma imagem com mais detalhes, a tecnologia usa 7 pixels pra formar 1 (oversampling), dessa forma eles conseguem dar um zoom melhor sem perda de detalhes, e melhorar a qualidade geral.

  • Brunosh

    Acho uma boa aquisição. Nas keynotes da Apple fico sempre de boca aberta com as novas melhorias na câmera, todas as novas tecnologias embutidas e as imagens que eles dão como exemplo, mas agora que tenho um 5S não acho as fotos lá essa grande coisa. Acho que a Apple ainda tem um grande espaço de manobra para melhorar a câmera, pois tem muita concorrência à frente nesse campo.

  • Rafael Neves

    As cameras da Nokia são boas mesmo.. tenho um Lumia 920 e um S4 e a câmera do Lumia dá show em pouca luz principalmente só é comparável mesmo a câmera do IP5 que tb tenho e que tem qualidade boa tb

  • João Grillo

    Tudo isso que está acontecendo com a Apple™ desde a entrada do novo CEO e me remete a uma reflexão feita pela própria Apple em um conferência interna da empresa, com um furo de reportagem publicada dia 7/4/2014 pelo Jornalista Roberto Hammerschmidt ( TecMundo). Dizia a gigante “Os consumidores querem o que nós não temos”. Resumo da opera, a Apple™ terá que melhorar suas câmeras, futuramente entrar no mundo do 4K, irá retirar Gorila Glass e adicionar tela de safira, introdução de aumento de tela e capacidade de armazenamento em seus Devices. A iniciativa foi dada, temos mais essas provas relatadas pelo BDI. Ela agora tem a política da quantidade e qualidade. Não citei nem a autonomia de bateria, pois estou perdendo as esperanças com celulares tão finos. No final ganha o consumidor, pelo menos no campo tecnológico, pois os custos continuaram elevados. Fato!

  • Eduardo Coelho

    Ótima contratação. Em termos de qualidade de cameras a Nokia da um baile na Apple.

  • iJunior

    Seria interessante se a Apple conseguisse implantar uma tecnologia de estabilização de imagem parecida com a que a Nokia implantou nos Pureview! Facilitaria bastante a vida de uma galera que treme quando tira as fotos (tipo eu! 😛 ).

  • Perfeito!! Eu gosto desse cara. Mas na minha opinião a Dona Apple não irá mudar suas câmeras da noite para o dia para 1 milhão de Pixels (como muitos citaram). Ela aumenta sempre seus Gadgets “little by little”. Me fazendo sempre escravo de novos iDevices lançados desde 2002.
    Mais uma vez, em minha opinião, todas as gigantes “.com” têm tecnologia suficiente para lançar coisas absurdas como os 41 MegaPixels da Nokia (absurdas em nossas opiniões) ou mais. Mas basta acompanhar a história dos processadores. Sempre seremos escravos do “Sistema” Damn it!!!!

    • Eduardo

      Você precisa ler um pouco mais sobre essa tecnologia da Nokia de “41mp” antes de escrever algo com conotação pejorativa.
      Em termos de qualidade de câmera os aparelhos da Nokia são imbativeis.

      • Cara, você me entendeu mal. Eu não escrevi de forma pejorativa. Pelo contrário. Veja, você acha que no Brasil vc não poderia navegar na internet com uma velocidade 1Gb/s??? Hoje você pode achar isso um absurdo, mas não é impossível, um exemplo disso é a tecnologia de 41mp da Nokia. Você não acha que poderíamos ter processadores mais rápidos e avançados? Claro que sim. Mas o que eu quis dizer, é que as empresas de tecnologia fazem lançamentos aos poucos, te fazendo “escravo” do sistema para que elas tenham lucro, e isso é óbvio. E elas precisam disso.
        A propósito, eu gosto muito da Nokia 🙂

        • Eduardo

          Na verdade eu lí muito rápido o meu comentário, estava no horário de trabalho. Lendo agora com mais calma, concordo contigo.
          Sempre gostei dos celulares da Nokia até me decepcionar com o N8 e me comprar o iPhone 4. Hoje estou com o 5s mas só não voltei para a Nokia devido o WF.

          • Sem problemas brother. Eu tb sempre tive Nokia, antes de conhecer o iPhone Classic em 2007, desde então eu to com meu 12o. iPhone. E já estou considerando em pegar um Lumia no futuro, mas continuar com meus iPhones, claro. Hahahahahahaa

    • Rafael

      1 milhão de Pixels = 1 Mega Pixel!

      • Verdade. Tem razão. Escrevi rápido e nem me dei conta. hahaha….My bad!!

  • Alberto Monte

    Seria comparável com o lançamento do primeiro iPhone: um aparelho que reunisse tudo que um smartphone top de linha hoje tem, mas tivesse uma câmera comparável, em qualidade, às DSLRs atuais; servisse de meio de pagamento de modo a inutilizar dinheiro em papel, moeda e cartões de crédito (olho pra minha carteira e vejo um bastão de pedra medieval) e, por fim, oferecesse um monitor de saúde eficiente. Acho que esses três avanços, se conquistados, justificariam até a mudança do nome do iPhone, dando espaço para a criação de um novo tipo de produto.

  • Beto Sobral

    Vale lembrar que o Nokia Lumia 920 tem a tecnologia pureview com 8 megapixel , podemos perceber que a própria Nokia vê que tamanho não é qualidade e que qualidade precisa de ter um bom sensor e uma excelente lente .

    • Rafael França Lima

      Mas essa tecnologia é de certa forma diferente! O PureView se difere em 3 tecnologias distintas! A tecnologia do Lumia 920/925/928 usam o OIS pra tirar o blur, e aumentar a exposição das fotos no escuro e aumentar a entrada de luz no sensor, a tecnologia do 808 PureView e Lumia 1020/1520/Icon(Verizon)/930 é diferente da do 920/925/928 ela usa o tamanho maior do sensor pra condensar os pixels na foto e obter mais detalhes. Já a Apple usa pixels maiores pra obter mais informações na foto.

  • O mercado tecnologico esta parecendo o esportivo… se um jogador/profissional se destaca em um clube/empresa, o outro clube/empresa traz o cara pro time… kkkkkkkkk…

  • Marcelguitar

    Em relação a discussão entre câmeras de smartphones x DSLR, ou que câmeras de smartphones só servem para fotos casuais, é não entender um pouco a revolução da fotografia digital, popular e profissional nos dias de hoje. É muito comum grandes fotógrafos usarem câmeras de deus smartphone para registrar um momento, tirar belas fotos, mostrar seu trabalho e ganhar dinheiro com suas fotos feitas a partir se um iPhone, nokia e etc. Fotógrafos do national geographic usam smartphones e postam em suas redes sociais, aqui em São Paulo, no MIS terá uma exposição sobre fotografia e todas as fotos serão tiradas com câmera de smartphone. A qualidade da foto esta no olhar, na técnica do fotógrafo de capturar tal momento, não importando a câmera que ele tenha em mãos …

  • Marcelguitar

    E pra complementar, as câmeras da Nokia dispensam comentários, sua qualidade está a anos luz entre os smartphone. E no caso do lumia 1020 , os seus 41mgpx, fazem sim diferença. Pois um dos grandes pecados dos smartphones é não ter o chamado zoom óptico… Com a câmera do lumia 1020, você bate uma foto, depois a edita e da um zoom no “assunto” que você quer mostrar na sua fotografia sem perder a qualidade da foto, coisa que não acontece com as câmeras do iPhone e de 99% dos smartphones … Tenho um iPhone 5 e faço boas fotografias, independente de ter ou não uma DSLR

  • Edison

    Coitada da língua portuguesa. Uma patente é femininio. Então, foi divulgadA uma patente.

  • Ahiru Nakamura

    tenho um 4S e um 5, e decidi pular o 5S para esperar o próximo para ver mudanças ainda melhores na câmera… e confesso que ainda pensei em comprar um Lumia 1020 só por causa da câmera… agora que vi a notícia acho que vou esperar com muito mais gosto ainda os próximos iPhones…

    • Flavio

      Eu tive um 3gs, um 4 e tive por um tempo um Nokia 1020, voltando agora ao 5s. A ideia dos 41 megapixels era apenas aumentar a sensibilidade da câmera e não a corrida por zoom a qualquer custo. As fotos do Nokia, inclusive à noite, deixavam as de muitas câmeras no chinelo, mas me aborreci pelo atendimento deles quando tive problemas, daí ter voltado ao mundo da maçã.