Curiosidades

Site ilustra concentração de usuários de iPhone e Android na sua cidade

Concentração de iPhones

Você tem curiosidade de saber a quantidade de usuários que usam iPhone em sua região? Um site promete mostrar isso, em comparação com outros sistemas operacionais móveis.

Mas esta ferramenta apresenta resultados que podem distorcer a realidade. Ao mostrar grandes cidades do Brasil, como São Paulo e Rio de janeiro, a impressão que dá é que o uso do iPhone domina, o que sabemos que não é verdade. Mas então, qual é a explicação?

São Paulo e Rio

O site, na verdade, coleta os dados baseado exclusivamente em mensagens no Twitter, recolhendo a localização e o sistema operacional do tuíte, o que permite formar assim um mapa de praticamente todas as cidades do mundo. Ou seja, o mapa na verdade reflete apenas usuários do Twitter, que no Brasil parece ser mais popular entre usuários de iPhone. Se considerarmos que grande parte dos aparelhos Android usados no país são modelos mais populares e baratos, usados mais para receber e realizar ligações (e que provavelmente nem usam o Twitter ou não gastam com planos 3G de internet), é fácil concluir que o site acima não serve para dar uma real noção de quantos Androids ou Blackberrys são usados no país. E como quem usa iPhone geralmente está mais propenso a aproveitar os aplicativos e a internet, ele aparece mais neste tipo de mapa.

A ferramenta é divertida, mas não deve ser usada para tirar conclusões sobre diferenças de uso entre usuários de iPhone e Android. Se você quiser experimentar, basta seguir este link.

Dica do Bruno Bougleux, via PatentlyApple

Botão Voltar ao topo