Notícias

Anatel aprova consulta pública sobre faixa de 700MHz da rede 4G

Faixas 4G e TV DigitalImagem: Reprodução – Rede Globo

Mesmo com o pedido do Congresso para que o leilão da faixa 700MHz seja adiado para dar mais tempo de realizar estudos técnicos, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) deu prosseguimento ao cronograma e realizará no mês de maio 2 consultas públicas sobre a ampliação da rede 4G.

O órgão quer saber a opinião dos cidadãos sobre dois pontos: um é sobre a proposta de edital de licitação para autorização de uso de radiofrequências na faixa de 700 MHz para o 4G móvel. O outro é sobre o regulamento das condições de convivência entre o serviço de radiodifusão de sons e imagens do Sistema Brasileiro de Televisão Digital e os serviços telecomunicações na faixa de 698 MHz a 806 MHz. A faixa que hoje é ocupada pela TV analógica ficará livre, podendo ser utilizada (ou não) pela rede 4G.

O ponto polêmico discutido atualmente é a questão técnica a faixa usada pela TV Digital ser muito próxima daquela que seria usada pelo 4G, podendo haver interferências que prejudicariam centenas de clientes de ambos os serviços.

Há previsão de três audiências públicas em Brasília, em datas a serem oportunamente divulgadas. Por meio das consultas e das audiências, a Anatel pretende reunir sugestões e comentários dos diversos setores para aperfeiçoar as duas propostas. Qualquer pessoa poderá encaminhar sugestões e participar das audiências. Todas as contribuições serão analisadas e respondidas pela Agência.

A consulta começa no dia 2 e fica aberta por 30 dias. Mais informações no site da Anatel.

Dica do Maximilian J. Kobayashi

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Diego Castilho

    Q novela isso!!

    • Caio Oliva

      Já viu algum impasse público/brasileiro não virar novela ?

      Como os especialistas da Anatel não viram isso antes ? Esperam a banana explodir no ventilador pra verem que decisão tomar.

      É uma vergonha sem igual, assim como os trens que o Brasil comprou mas não tinha onde pôr porquê ainda não haviam feito malha ferroviária, kkkkkk. Só dando gargalhada pra passar por tanto desaforo.

      • Diego Azevedo

        Esse caso da frequência dos 700mhz me parece mais lobby do que qualquer outra coisa. Os canais da TV digital são divididos sequencialmente, e um não gera interferência no outro. Porque a faixa dos 700 seria diferente? E mesmo que houvesse uma mínima interferência, bastaria deixar uma pequena faixa vazia.

        Porque funciona no resto do mundo e aqui haveria interferência? será que a TV Digital quer aumentar sua banda sem precisar concorrer num leilão disputando com empresas de telefonia?

        Eu acho que os especialistas da Anatel sabem muito bem o que fazem, por isso que o pedido foi feito direto para o congresso, onde há muitos outros interesses em jogo.

        • Asnésio

          Não é tão simples como parece, estamos falando de sinais operando em modulações diferentes e muito próximos. Os testes iniciais já apontaram que pode haver problema. Não li os resultados técnicos do teste, mas o UHF opera em 470-698 MHz e o LTE usaria 703-803 MHz, ou seja, pode realmente ser inviável.

          Ninguém vai querer pagar por um 4G mais lento que o 3G por causa de interferência, não é verdade?

          • Diego Azevedo

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultra_High_Frequency

            Aqui tem a lista de canais UHF. cada canal usa 6MHz, são divididos sequencialmente e não há interferência entre eles.
            O LTE deixaria 5MHz entre o canal mais próximo (praticamente um canal inteiro vazio para receber essas interferências), para só então começar sua própria divisão de canais.

            A questão aí não deveria ser parar o leilão como um todo, no máximo ajustar a faixa que deveria ficar vazia. Cancelar um leilão de 100MHz por causa de canais de 6MHz cheira muito mais a lobby do que a dificuldades técnicas

          • Caio Oliva

            Isso é verdade. Já estou incomodado de pagar por um 4g (vivo) limitado em relação aos ilimitados (claro), ficaria bem bravo se ele ficasse mais lerdo que um 3g.

            Mas como você disse em outro comentário, isso vai levar muito tempo ainda, então não há com o qie se preocupar. Além do fato de o meu 5s não ler mesmo 700 mhz, infelismente.

            :-/

  • Jonatan Lopes Gomes

    É bacana a Anatel estar aberta à sugestões, mas ainda acho difícil contornar a situação sem que uma das partes ceda. :/

  • Andre Luiz Reis

    Ainda existe esperança.

  • eduardowood

    Se aprovado essa frequência, o iphone 5 era funcionar 4G?

    • thiago19

      Sim.

    • Caio Oliva

      Então mas aí vem uma dúvida, mesmo que ela abra a faixa 700 mhz à 806 mhz, iPhones 5 irão funcionar bem, iPhones 5s também ?

      Pois veja bem, a banda lte do iPhone 5 a1428 é de 700b mhz (banda 17) e o 5s a1457 é 800 dd (banda 20). São muito peculiares essas bandas, será mesmo que irão funcionar nossos aparelhos caso abram essa banda ? Ou será que é para dar prioridade a celulares gringos ?

      • Asnésio

        Provavelmente 700b refere-se apenas ao bloco B (A-E) da banda 700MHz. Dentro do 700 MHz (698-806 MHz) existe uma subdivisão em blocos que são licitados às diversas operadoras, para que a coexistência seja possível.

        • Caio Oliva

          Então, tenho dúvida se o iPhone 5 do meu pai vai funcionar direito. E mais ansiedade pra usar bandas mais baixas no 5s por terem mais estabilidades e sinal mais forte.

  • Caio lopes

    Isso quer dizer que o Iphone 5 (comprado no Brasil na epoca de vendas) vai ter 4G?

    • Thiago 19

      Sim.

      • Caio Oliva

        Depende.. Kk

    • Diego Azevedo

      o iPhone 5 comprado no Brasil já tem 4G independente disso, não?

      • Asnésio

        O iPhone 5 não, mas o iPhone 5S sim.

        • Diego Azevedo

          Verdade. Tinha esquecido.

  • Thiago19

    Neste caso creio que será aprovado, as emissoras possuem muito poder no Brasil, mas as empresas de telecomunicação também, e o 4G nesta faixa será ótimo pra operadora que ganhar a faixa, só espero que não seja vivo.

  • Manoel Junior

    Não se sintam empolgados em terem 4G no iPhone 5 ou 5C e 5S americanos. Mesmo que aprovem a faixa de 700Mhz para o 4G, não veremos isso antes de 2~3 anos ou até mais. Acompanhei de perto a saga que foi o 3G em 2100Mhz.

    • Caio Oliva

      Cara, mas as operadoras já têm a infraestrutura do 4g por todas as cidades que são cobertas. A única diferença é que na aprovação a mesma antenas vai transmitir em duas frequências, de 2.6 ghz e 0.7 ghz. Mas o que me deixa com uma pulga atrás da orelha é se o iPhone 5 e o 5s (brasileiro) irão mesmo pegar essa faixa. O iPhone 5 é mais fácil pois tem a banda de 700 mhz, só que ela é um tipo específico, chamado de 700b. E o 5s única banda que tem próxima a 700 é um tal de 800 DD, então os beneficiados seriam mais provavelmente, os 5c e 5s americanos.

      • Manoel Junior

        Acho que nas antenas atuais não basta apenas uma atualização. O equipamento para propagação do sinal deve ser diferente. Mas o 4G transmitido atualmente não seria desligado, não deve ser um problema para os aparelhos atuais compatíveis com 4G brasileiro

        • Caio Oliva

          Então, não tenho preocupação nesse sentido pois eu sei que Anatel não vai me deixar na mão, meu celular vai continuar com 4g. Mas seria ótimo poder usar o 4g na banda mais baixa pelo fato de o sinal ser mais forte e estável, coisa o atual lte não é.

  • João Paulo Viana

    Por mim… Não uso tv mesmo….

    • Arthur Gera

      a interferencia pode ocorrer nos 2 lados da moeda.
      para tv e para o 4G rsrs
      ver tv com sinal ruim e/ou usar 4G sempre caindo ou muito lento

  • Thiago Bolzani

    ILex, na verdade o frequência de 700mhz atualmente é usada pela tv analógica e não a “digital”. Tanto que a briga da anatel é para que as redes de tv atualizem para digital para liberar a frequência pro 4g. Logo apenas nos locais sem tv digital é que ficariam em tese prejudicados.

    • Sim, isso eu entendi. Talvez você esteja comentando isso porque no texto, da forma que escrevi, passa uma ideia errada. Estou refazendo o texto para evitar este tipo de equívoco. 😉

      • Thiago Bolzani

        Posso estar errado, mas pelo que entendi a tv analógica usa a mesma frequência de 700mhz desse novo 4g. Porém também haverá interferência do novo 4g na tv digital.. Enfim que m….

        • Caio Oliva

          Cara eu acho que o texto diz é outra coisa totalmente diferente. Um assunto é a Tv Analógica ocupar o lugar que o 4g quer tomar e outro é a Tv Digital ocupar uma posição Perto da frequência que o 4g quer tomar. Com essa proximodade há perigo de interferirem ocasionalmente.

          Foi isso que eu entendi.

    • Manoel Junior

      parece que é a TV digital mesmo. Na reportagem que vi na Globo eles enfatizaram que era digital, também imaginei que fosse a analógica. Porém fizeram um teste na reportagem, demonstrando a interferência, ali ficou claro que era a digital mesmo!

    • Diógenes Magnus

      pow! Até agora eu tava pensando que era a TV Digital que ia ter problemas haha
      agora fiquei até mais descansado rsrs
      Vlw Thiago por exclarecer!
      Tmbm vi a reportagem na globo e fiquei em duvida

    • OverlordBR

      Alguns canais de TV digital operam bem próximos da faixa de 700 MHz, Thiago… não quer dizer que eles ocupem a faixa 700. 😉 Isto também causa interferência.

      A solução seria “mover” os canais digitais que ocupam bandas de frequência mais próximas dos 700 MHz para outras frequências mais “longes”. O quê causa 1 novo problema: achar frequências disponíveis.

  • Floydbh

    É issoae… bora globalizar a tecnologia, desta forma, poderia ser possível a redução de preço nos equipamentos (Claro, se não fosse no Brasil!)

    Mais interessante é que, assim como o ipad air, provavelmente o próximo iphone atenderá todas as bandas… e ai? de que adiantará tanta briga!?

    Sempre atualizado, este é meu Brasil!

  • Gustavo Rocha

    Tenho um iPhone 5 comprado nos EUA, modelo A1428. Se a faixa de 700Mhz passar aceitar 4G, eu conseguiria usa-la?

    • Asnésio

      Inicialmente não.

  • Asnésio

    Sou engenheiro de telecom e afirmo: quem tem um iPhone 5 ou iPhone 5S americano NÃO conseguirá usá-lo no Brasil assim que a frequência for aprovada. Apenas sites instalados após a aprovação da banda poderão ter a possibilidade de serem instalados com o equipamento compatível.

    As antenas que estão sendo instaladas hoje em dia, APXVRR13-C por exemplo, não são compatíveis com essa frequência. Antenas são fabricadas para trabalhar em frequências específicas, mesmo as dual, tri, ou quad band apenas são escolhidas quando existe uma necessidade específica. Como não existe demanda para 700 MHz, não foram instaladas antenas específicas para essa banda.

    Lembrando que o processo é bastante demorado, a banda ainda nem foi aprovada, depois ainda existe o processo licitatório da Anatel com as operadoras, e ainda o processo licitatório das operadoras com as fornecedoras (Huawei, Ericsson, Nokia e Alcatel), estudo de viabilidade, elaboração de projetos, etc. Quando os primeiros sites LTE 700 forem instalados (isso se realmente a banda entrar em operação), já teremos iPhone 6 e talvez até iPhone 6S.

    • Caio Oliva

      Pois é. Eu ainda tinha dúvidas sobre a antena atual do 4g brasileiro (banda 7) suportasse a banda 17 e só estivesse esperando atualização de software. Mas obrigado pelo esclarecimento. (:

  • Krikaoli

    Vamos participar! Se temos essa oportunidade não podemos deixar passar! Tomara que possamos usar os nossos aparelhos importados pra usar 4G aqui no Brasil!

    • Caio Oliva

      Mas aparelhos importados funcionam aqui atualmente, só são mais restritos. E mais do que abrir para mais aparelhos, é que bandas baixas como 700 mhz têm sinal e estabilidades maiores.

      • Krikaoli

        Não Caio, eu me refiro ao 4G, o meu aparelho importado funciona, mas o 4G não. :))

        • Caio Oliva

          Krikaoli, claro que funciona, 3g, 3g +. Eu deixei implicito o 4g mesmo. Pois iPhones 5s e 5c d Austrália e Europa funcionam o 4G perfeitamente. Mas tranquilo, haha. Desculpa a falta de comunicação.

          • Alex

            Sério que iPhone 5s da Austrália funciona perfeitamente o 4G aqui no Brasil?

            • Caio Oliva

              Sim Alex, o meu é australiano e funciona sem o menor problema.

            • Alex

              AAAAh obrigado Caio! Estou indo p/ Austrália agora em agosto e estava pensando em comprar um… Com dúvida a respeito do 4G, mas agora comprarei tranquilo 🙂

            • Caio Oliva

              Nada haha, em São Paulo e Rio de Janeiro o sinal está ótimo (melhor em Sp).

  • Asnésio

    Independente do gap, mesmo um sinal digital precisa ser modulado analogicamente para transmissão. O sinal não é uma onda quadrada e portanto representa interferência para os canais adjacentes. Quando se trabalha com um sinal específico, UHF por exemplo, essa interferência já é prevista, e são usados filtros apropriados.

    Para viabilizar a coexistência talvez seja necessário um estudo mais aprofundado do ACLR – Adjacent Channel Leakage Ratio. Isso depende de muita coisa, e com certeza não é apenas lobby.

  • Mauricio

    Eu tenho um IPhone “Americano” modelo A1533 alguém sabe me dizer se vai funcionar no 4G brasileiro ?

  • Luciano

    Senhores, não entendo como leigo, como que uma faixa, que já existe que é a da Tv analógica, seria SUBSTITUÍDA para a entrada do 4G, poderia dar tal interferência. Se fosse assim essa interferência já existe…?!?! E outra: interferência FORTE é uma coisa exatamente de tecnologias mais antigas como os sinais analógicos. As faixas digitais são muito mais uniformes e transitam numa faixa muito mais fechada que não consigo ver um sinal interferindo no outro, já que ficaria uma canal inteiro de intervalo entre a Tv Digital e o 4G… estou certo?!

  • Ararê Mota

    Uma dúvida, o modelo de internet 4G funciona, no Iphone 5 NACIONAL?

  • Gru LuxuryProduct

    Alguém sabe explicar se caso a frequência do 4G mude, existe uma remota possibilidade de que o IPHONE 5S AMERICANO DESBLOQUEADO pegue o sinal 4G?