BDI

Melhoramos o sistema de comentários no nosso blog. Veja o que mudou

Novos comentários no BDI

Muitos de vocês já devem ter percebido que esta semana nós testamos aqui um novo sistema de comentários em nossos artigos. E como consideramos que os testes já foram concluídos, queremos contar para vocês o que mudou. :)

Há muito tempo nossos usuários vem nos pedindo para melhorarmos nossa forma de fazer comentários aqui no BDI. A clássica frase “Cadê o botão de curtir?” já estava se tornando comum, o que nos fez procurarmos uma solução.

Poderíamos ter partido para a solução mais simples e usada por muitos sites: adotar os comentários do Facebook. A principal função deles seria inflar o número de curtidas em nossa página da rede social, mas preferimos ganhar genuinamente curtidas de pessoas que realmente curtem a página, independente se comentam aqui ou não.

Outro problema é que não queríamos obrigar ninguém a se inscrever em uma rede social só para comentar aqui. E há muitos usuários que se recusam a se inscrever em redes sociais, por razões válidas. Queríamos algo que desse opções aos nossos leitores.

Entre várias soluções estudadas, optamos por aquela que nos pareceu a melhor: o Disqus, sistema de comentários usado no mundo inteiro por grandes sites. Confira os melhoramentos que ele trouxe para o nosso site:

1. Conexão fácil

Você agora tem a opção de escolher como quer se conectar. Pelo Twitter, pelo Facebook ou até mesmo por nenhum deles, comentando como visitante. Para isso, basta marcar a opção toda vez que você preencher seus dados.

Comentando como visitante

A parte ruim de publicar como visitante é que toda vez que você for comentar, terá que preencher todos os dados novamente. Tentamos mudar isso, mas não é possível com esse sistema.

Mas… você tem a opção de se inscrever no Disqus, dando apenas as informações básicas, e assim poder comentar sempre que quiser, de forma fácil, aqui e em diversos outros blogs que usem o mesmo sistema. E você também tem disponível várias vantagens, como as descritas abaixo.

2. Avaliar comentários

Agora, se você curtiu um comentário, poderá dar um ponto para ele (ou tirar, caso não tenha curtido). Para isso, basta clicar (ou tocar) nas setas abaixo do próprio comentário. Se curtiu, seta para cima, se não curtiu, seta para baixo.

Curtir comentários

3. Escolher ordem dos comentários

O leitor também pode escolher a ordem que quer visualizar os comentários, que pode ser por ordem cronológica (começando pelos mais antigos ou pelos mais recentes) ou por votação (priorizar os melhores votados pelos usuários).

Ordem dos comentários

4. Ajudar na moderação

Agora os próprios leitores podem ajudar na moderação, avisando quando um conteúdo for inapropriado. Para isso, basta passar o mouse sobre o canto superior direito do comentário e uma pequena bandeira irá aparecer. Ao clicar nela, nossa equipe de moderação irá analisar o caso. Infelizmente isso não pode ser feito pela versão para iPhone do site, só no computador ou no iPad.

Se três pessoas diferentes clicarem na bandeira, o comentário desaparece até a moderação analisá-lo.

Comentários sem noção

5. Seja avisado caso alguém responda seu comentário

Você também será avisado por email sempre que alguém responder algum comentário seu, o que ajudará muito a criar discussões mais produtivas e dinâmicas. Mas este aviso só acontecerá com quem se conectar ao comentar (comentários como visitantes não permitem isso).


O novo sistema ainda exige que os usuários respeitem nossos termos de uso, para que continuemos a disponibilizar aos nossos leitores um lugar agradável e fértil para discussões realmente produtivas. Temos um grande esforço para controlar, todos os dias, diversos trolls e usuários de outras plataformas cujo o único objetivo é agredir usuários da Apple, sem argumentos muito inteligentes. Neste ponto, todos podem se sentir seguros aqui. ;)

Sabemos que ainda temos alguns desafios a serem resolvidos, como por exemplo, voltar a marcar o número de comentários perto do título do artigo, para melhor visualização. Estamos atrás disso.

Este é o novo BDI, visualmente reformulado para melhorar ainda mais a experiência para os nossos leitores. Estamos sempre abertos à sugestões de melhorias e ainda procuraremos evoluir ainda mais.

Botão Voltar ao topo