Notícias

Anatel e seu sistema para bloquear celulares não homologados. Entenda o que isso significa

Hiphone 5s

Durante os últimos meses, muitos leitores nos procuraram para saber sobre a nova medida da Anatel em tentar bloquear celulares não homologados no país. Como fica a situação de quem compra seu iPhone no exterior? Deixarão de funcionar? Nós explicamos tudo isso neste artigo.

A medida da Anatel tem por objetivo impedir que sejam vendidos aparelhos piratas sem homologação nenhuma, que podem colocar em risco a saúde dos usuários. Por isso, a agência está implementando um sistema que fará com que celulares sem homologação deixem de funcionar com operadoras brasileiras.

Mas quem comprou o iPhone no exterior, como faz?

Calma, isso não significa que só aparelhos vendidos no Brasil funcionarão. Se fosse assim, a Copa e as Olimpíadas seriam um caos, com os turistas estrangeiros sem poder usar seus próprios telefones.

A Anatel fará de tudo para bloquear somente aqueles aparelhos de baixa qualidade, sem homologação nenhuma, comprados no mercado paralelo.

Este controle será feito pelo IMEI, que é o identificador único de cada aparelho. Mas tanto a agência quanto a Sinditelebrasil dizem que a intenção não é bloquear aparelhos originais comprados em outro país. Ou seja, um iPhone verdadeiro, mesmo se comprado na Europa ou Estados Unidos, deverá continuar funcionando por aqui.

Por enquanto, a Anatel não irá bloquear nenhum aparelho. Nos próximos 6 meses, ela irá coletar o IMEI dos usuários através do SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos), para fazer um levantamento de quantos celulares irregulares são usados hoje no país. Só a partir de setembro é que ela começará a bloquear novos aparelhos que ativarem novas linhas. Ou seja, nenhum que esteja funcionando hoje deixará de funcionar.

É possível sim que o futuro iPhone (6?) encontre problemas no Brasil antes de ser homologado pela Anatel (o que geralmente demora algumas semanas após o lançamento nos EUA). Mas isso ainda é apenas uma suposição, pois a política para aparelhos legítimos importados ainda não foi definida, coisa que deve acontecer só depois da Copa.

Vamos esperar até setembro para saber como será concluída esta história. Mas a mensagem da Anatel é bem clara: “Não haverá bloqueio de aparelhos de origem conhecida“. A mira, portanto, é mesmo os aparelhos falsificados, como os que alegam ser “estilo iPhone 5s“. Tablets falsificados que usem chip telefônico também serão bloqueados.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • JanjaBoy

    Acho ÓTIMO!

    • Carlos Frederico

      Eu também acho!
      E aí isso nos dá força e motivo para fazermos algo em relação ao preço do iPhone, questionando os impostos que caem em cima dos smartphones top de linha.

      • Victor Messias

        O Sr. está expelindo excrementos pela boca.
        Acha realmente que se não comprarem fora será um argumento para abaixar valores?
        Acha que terá passeata na rua por causa do preço de smartphones? Por favor, né?
        Isso só vai dar mais conforto para pagarmos os impostos absurdos.
        Eu renovo meu iPhone a cada lançamento, e nunca comprei um no Brasil, porque considera uma PALHAÇADA os valores, no entanto não acredito que tal medida irá influenciar no preço, de maneira alguma!

        • Ronnie Gouveia

          Concordo plenamente. Acho q deve bloquear apenas aparelhos piratas xing ling. Aparelhos originais não tem motivos para para serem bloqueados pq passam por testes rigorosos lá fora tbm como os da anatel

          • Tinker Bell

            Por que xing ling? Ta insinuando alguma nacionalidade?

        • Castor

          Eu concordo. Também compro apenas no exterior por causa do preço. A ANATEL cercar o mercado só vai fazer com que o consumidor fique refém dos preços absurdos cobrados aqui, mais nada.

        • Bah Fafah

          Concordo, também não compro no Brasil! Os preços daqui não vão baixar, pelo contrário, ficaremos à mercê da tabela cobrada aqui, ridícula…

        • Marcelo

          A “palhaçada” dos preços não é culpa unicamente dos impostos.. O iphone subiu de preço absurdamente desde o 4 aqui no Brasil e os impostos continuaram os mesmos..

          Talvez em um primeiro momento não… Mas acho que a medida seria boa sim… Brasil não é uns EUA ou China mas aqui o mercado tbm é grande se a Apple começar a perder mercado aqui(pq a galera que compra fora não vai mais comprar) não duvido que a Apple comece a forçar as Teles a oferecerem subsídios melhores…

          • Guilherme Paviani

            Aaa não é culpa dos impostos? Tah vou acreditar…aqui no brasil é exploraçao os impostos. O meu iphone 5s eu comprei no Paraguay e paguei 1800 reais…enquanto aqui no brasil é somente 1000 reais mais caro…afff

            • Anne Beatriz

              dependendo do produto não é SÓ dos impostos. no iphone é sim. só pegar o preço fazer a cotação real e multiplicar por 60%. Dá exatos o valor cobrado aqui. A diferença é que em dólar ele é um celular um pouco mais caro que os outros, portanto no fator multiplicativo do imposto, o preço final fica bem maior

          • Mauricio

            Vc conhece o Brasil? Acho que não hein… Deve ser um turista que ficou meia hora na conexão pra algum outro país e acredita em Saci Pererê. A Apple vai AMAR vender seus iPhones pelo triplo do preço aqui se a Anatel der uma ajuda.

        • Filipe

          Parei de ler no “expelindo escrementos

          • Bruno Gomes

            mesmo assim foi até aqui embaixo comentar !!!!???

        • Destróier

          Na verdade eu descordo que não haverá diferença no preço. Sem a possibilidade de compra no exterior e sem os xing lings no mercado, a concorrência diminui, e quando a procura é menor q a oferta, os preços aumentam. Isso só vai beneficiar as operadoras locais a cobrarem preços mais absurdos ainda.

          • Diogo Lins

            Eu “descordo” de vc!

          • Bruno Gomes

            Eu “descordo” de você também – As operadoras não concorrem com aparelhos xing ling pois estes estão no mercado paralelo sem registro ou padrão de preços, os modelos não possuem especificações técnicas, não possuem assistência, peças, nem representante da fabricante em território nacional, o preço praticado em um iphone hoje não mudaria em nada com a restrição de aparelhos homologados, o imposto é apenas parte do problema o restante é o lucro exorbitante das operadoras, seria a mesma coisa que a mini ter que baixar o valor do mini cooper por causa do lifan que tenta copiar o estilo, o que na pratica não ocorre, quem diz o contrário precisa pesquisar melhor.

            • Alvaro

              Quem precisa pesquisar melhor é vc, meu caro. É obvio que xinga lings concorrem com as operadoras. Se existem paralelos nos mercados, a pessoa pode optar por não comprar nas operadoras. A classe C e D são os maiores consumidores destes produtos e as operadoras perdem um bom faturamento por causa disso. No seu mundo “rei do camarote” pode ser que xing lings não sejam a realidade.

            • Pablo

              Exatamente, e até foi por isso que as operadoras foram obrigadas a ir colocando no mercado aparelhos multichip, porque as pessoas compravam milhares de aparelhos xing-ling dualchip, até quadrichip, e as empresas locais não lucravam em cima desse novo mercado.

          • Ronald Cavalcanti

            Também “descordo” de você caro amigo que deve ter faltado às aulas de economia….rs (Quando a PROCURA é MENOR que a oferta os preços DIMINUEM!!!!!), agora quando a PROCURA é MAIOR que a oferta os preços AUMENTAM!!!

        • Andre

          Verdade isso não significa que irão abaixar os valores de iphones futuros…. Eu como vc sempre compro fora tbm aqui em Brasília e acho isso uma palhaçada da anatel na verdade do governo fuleiro do brasil

        • Anne Beatriz

          comprando aqui não né colega. o que ele quis dizer é com isso nós podemos questionar.Pessoas de baixa renda precisarão de celulares pra substituir seus xing lings, portantooooooo podemos usar isso ao nosso favor brigando por redução de impostos e incentivos fiscais às empresas que abrirem fábricas aqui. Leia e interprete por favor

        • alexandre

          vc compra nos eua?sou leigo nisso gostaria de saber onde comprar com confiança um note 3.

        • Deborah De Mello Mascarenhas

          Mas não é isso que está acontecendo! O interesse deles é coibir a compra no exterior!

      • Daniel

        Isso é uma piada né? “força e motivo”? Nem uma criança acredita nessa historinha, o que vai acontecer é que voce vai ter que pagar 2800 reais no iphone, vai se ferrar e ainda ta aplaudindo as pessoas que estao te ferrando. parabens.

      • Pedro Nicolazzi

        Exatamente!!!

      • Gustavo Jaccottet

        Carlos,

        Não tem como haver a possibilidade de se discutir preços, pois o financiamento de todo esse maquinário vem das operadoras. O interesse é delas em forçar os consumidores a adquirirem aparelhos em “suas” revendas. Como foi dito no Post, os iPhone vendidos nos EUA são 99.9% iguais, o que muda é um pequeno número de protocolos relativos à Rede de Dados Celular, apenas isso. No quesito tráfego de voz e tráfego de SMS, além de tráfego de Dados por 3G, os aparelhos são idênticos.

      • Andre Honoratto

        Ao contrario. Sem a possibilidade do consumidor comprar fora do Brasil eles vão poder cobrar o quanto quiserem no iPhone nacional que o trouxa do brasileiro vai acabar comprando. (Como muitos ja fazem)

        • Danilo

          Os xing ling. puxam os preços p baixo

        • Bruno Gomes

          Andre você ainda vai poder comprar no exterior quantos aparelhos quiser, inclusive iphones (não leu a matéria não ?) aparelhos homologados não são necessariamente os vendidos no Brasil mas sim aqueles que a ANATEL reconhece, ou seja, um iphone 4 americano e um iphone 4 brasileiro são a mesma coisa, se você comprar lá vai poder usar aqui. A diferença esta nos aparelhos falsificados e de origem duvidosa, powerpack, foston etc… estes não são homologados pela ANATEL e seu funcionamento não é garantido, e de fato estes aparelhos são de péssima qualidade, faltam peças no mercado, assistências representantes no Brasil o que prejudica o consumidor.

        • Anne Beatriz

          tá. só n esqueçam q essa história de nao comprar fora ta equivocada grandemente pessoal.. A MATÉRIA É BEM CLARA. o período de NÃO FUNCIONAMENTO seria até a homologação !!!

      • Anne Beatriz

        sim, nos dá argumentos fortes..

    • Alvaro

      Ótimo?? entao vc merece estar no país em que mora, pagando um absurdo de imposto e achando “ótimo”.

      • JanjaBoy

        Mais um que não sabe o que está comentando…..
        É de dar dó essa revolta sem saber o que e, porque comentar.
        Já que você não entendeu os motivos, é melhor procurar informação para não falar besteira.

  • Douglas Gonçalves

    Caramba, quase meu coração saiu pela boca
    PS: MEU PENSAMENTO !!
    JA ERA MEU iPhone ? :O e agora ? Como vou viver ? #zoa kkk

    • Marcelo

      Eu também fiquei gelado kkkk Pensei que já era meu iPhone xD

      • Douglas Gonçalves

        Eu de certa forma acho isso palhaçada, pois e direito meu comprar onde eu bem entender, seria cabivel utilizar esse metodo para aparelhos de procedencia duvidosa ou xing lings 😉

        • Jordao Alto

          Você não leu a matéria.

          • Douglas Gonçalves

            Leia para mim então 😉 >> Li a materia, não significa q n posso expressar meu ponto de vista??? MATERIA FOI EDITADA … MEU COMENTARIO FOI A 4 DIAS ATRAS !!! >.>

  • Leonardo Rolim

    Então qualquer turista que vier com um iPhone 6 terá problemas

    • “aparelhos xing-lings não poderão ser usados com operadoras BRASILEIRAS”

      • Leonardo Rolim

        Ali em cima diz: “É possível sim que o futuro iPhone (6?) encontre problemas no Brasil
        para modelos vendidos em outros países que sejam diferentes daquele
        homologado pela Anatel”.

        • O que eu quis dizer é os gringos não vão ter chips das operadoras brasileiras, então um dos problemas que essa regra pode gerar teoricamente já está excluida

          • Alex iPilot

            Por que “os gringos não terão chips das operadoras brasileiras”??? Conheço vários que compram chips pre pagos locais…

            E os chips “internacionais”, como ficarão??? Tipo WorldSIM, Exactta (eu uso), …

            • Anne Beatriz

              tem q ver com o aparelho e não com a operadora

        • Anne Beatriz

          nada confirmado quanto a isso. seria mt burrice. creio q nao

        • Anne Beatriz

          porque até a data de vendas americanas e até o aparelho estar homologado leva umas 2 semanas. NESSE PERÍODO pode ser q nao funcione..

  • Pepe

    Sempre compro iphones no BR então pra mim tanto faz.

    • David Xaua

      desculpa ae high society

      • zigfrid

        Eu também sempre comprei, alias só cai no conto do vigário no primeiro iphone 3gs GB que tive, que comprei por 1900 sem saber que antes estava mais barato.

        Iphone 4s 32GB peguei por 2000 reais e o 5S 32GB peguei por 2500 todos fora de plano (já que com isso eu não gasto).

    • Tarciano Vieira

      Também gosto de comprar os meus aqui no Brasil. Acho os preços super em conta…

      • Luis Henrique Zuin Ruiz

        Em conta?!?!wtf!!!
        Os preços aki são absurdos!!!! Só diz isso quem nunca comprou nos eua!!!
        Nos q somos obrigados a pagar 2800 por um iphone!!!! Absurdo!!!
        Eu pago isso no 5s só por causa do 4g e da garantia!!!!

        • Rivas

          Ele está sendo irônico Luiz

        • Waze Wazer

          O cara viaja pro exterior, fala outra língua e não entende uma ironia. WTF digo eu!

      • xVTS

        Realmente, ultimamente tem ficado bem melhor para comprar. Não sei qual o motivo de tantas reclamações. Acho um aparelho acessível.

      • Jean Andrade

        Compro facil tb aqui no brasil, 2500 reais em um 5s achei preco totalmente praticavel, facil de pagar….. Em 15 vezes kkkkk

    • Jordao Alto

      Egoista

  • vimprio

    Ufá! o meu é estrangeiro.

  • Elton Fabricio

    Devemos nos perguntar quanto será que o Brasil deixa de arrecadar em impostos com os celulares comprados no exterior.
    Se o número for realmente alto, devemos nos preocupar, pois com certeza o Governo (Anatel) tentará barrar isso, vide os cartões pré-pagos internacionais que agora possuem o mesmo IOF que os cartões de crédito (apesar que neste caso em específico, creio que a iniciativa partiu dos Bancos e não do Governo, mas obviamente o Governo acatou porque também sai no lucro).

    • Guilherme Fernandes

      Com certeza partiu do governo Elton, era muito vantajoso para os bancos a venda de cartões (eu trabalho em um e vi a queda). A procura de cartões pré-pagos no Brasil hoje é muito baixa frente a procura antes do reajuste do IOF. O gasto no exterior freou um pouco, mas essa medida ao meu ver só fez aumentar a procura da moeda em espécie, que continua com a alíquota de 0,38%.

      • Paulo

        Engracado o Governo necessitando de dinheiro se manda dinheiro pra obras em Cuba, gasta rios de dinheiro com refinaria sem producao, financiamento de frigorificos cujos socios sao parentes, etc… infelizmente o povo nao enxerga a bandalheira que esta ocorrendo…. A desculpa pros impostos…. estamos perdendo divisas…. Aumentamos o dolar, passando a vender nosso suor mais barato, fazendo com que o valor de mercado de nossas emoresas caissem ao menos 16% em termos de valor patrimonial em bolsa, resultado, ainda assim perdemos divisas e as bolsas despencaram.. Medida sobretaxar o brasileiro que viaja, assim temos o efeito midiatico, o povao achar que o Governo eh sério, e o brasileiro nao tem a oportunidade de conhecer novos povos, novas realidades, o Brasil precisa se reinventar…. temos mais uma geração perdida… Precisamos de gente que pense na Patria, não no Poder ou necessidades pessoais.

  • Felipe Gabriel

    Acho um absurdo…. acho que o consumidor tem o direito de optar por onde acha melhor comprar ou não seu aparelho…. infelizmente o que podemos observar com essas atitudes de ”proteção”? podemos observar claramente uma DITADURA por assim dizer de aparelhos NÃO HOMOLOGADOS PELA ANATEL (o que particularmente eu acho um absurdo!!) então somos obrigados a pagar os preços exorbitantes que repassam para o consumidor no Brasil? (O Iphone 5S a 3.000 reais ou mais aqui no Brasil….) só no Brasil mesmo…. se o 5S já ta esse preço… imagina o iphone 6, e o engraçado é…. os preços continuam estáveis nos outros países …. só aqui tem isso…. BORA ACORDAR POVO BRASILEIRO…. TEMOS QUE DEIXAR DE PAGAR A CONTA (SOMOS SEMPRE OS PALHAÇOS QUE FAZEM OS MAIS RICOS FICAREM CADA VEZ MAIS RICOS…. E ZOMBAREM DE NÓS!!)

    • Tiago Pimenta

      É um absurdo a quantidade de impostos que pagamos, é, concordo plenamente, mas também não é aceitável que se venda produtos falsificados (Réplica é o baralho) que vem grande parte da China. Então onde é que tem proteção ?!?!

      • Thiago

        Você sabe muito bem o que está comprando. É com o seu dinheiro, vc tem o direito de comprar algo que te faça mal ou bem, vc sabe o que ta fazendo.

    • Pedro Nicolazzi

      Temos que lutar por uma carga tributária menor e não ficar chorando por regulamentação interna como essa da Anatel. Estão fazendo cumprir a lei. Não se trata de ditadura, mas de segurança.
      Não confunda as coisas.

    • Thiago

      Arrazou!

    • Anne Beatriz

      a bunda n tem nada a ver com a calça .. perae né. celular xing ling é uma merda. você paga até caro pela qualidade. faz mal a saúde, vêm com songação de imposto (uma das causas do brasil ser tão ruim, só pobre paga imposto), pra vc ter noção que nem imei tem, que é o dna do aparelho. pelamor, compre um celular de 300 que funciona, e não te faz mal, ao invés de comprar um de 100 que não presta. sem falar que se vc só tem 100 compre oq dá pra comprar com 100 reais. ou espere. eu ñ ganho milhões portanto nao compro uma ferrari falsificada!!!!!!!!!

      • Caio

        Quem disse que xing ling faz mal? Por que o mundo diria para o povo que não há problemas em comprar aparelhos de 200 reais ao invés de 2000? Muito Ingênua!

        • Anne Beatriz

          ok, sim uma parte disso conveniente para empresas, mas n muda o fato de ser verdade… Agora compre um xing ling e abra-o, e veja como eles são feitos, e depois me fala se vale 100 reais.

  • Diego

    E os parlamentares, politicos e afins, garanto que eles e toda a família deles compram celular la fora nas suas milhares de viajem para o exterior. Eles não vao deixar de usar seus preciosos aparelhos.
    Alem de queimar mais ainda o país com os gringos que vierem visitar-nos quando eles não puderem usar os aparelhos.

  • FFR

    Merda de pais, nao se pode fazer nada aqui. Ou é por causa da falta de infra-estrutura, ou por causa dos custos abusivos. Merda de governo comunista, estamos virando aos poucos uma sociedade balizada por baixo, onde a grande maioria fica restrita ao acesso de recursos e bens enquanto uma pouca cambada do governo torra nossos impostos. Não posso mais nem comprar um telefone no exterior e utilizar aqui no pais. To de saco cheio dessa ditadura silenciosa.

    • Edson

      Lol
      Sabe de nada, inocente…
      Chamando esse governo de comunista, Marx revira-se no tumulo…
      Tambem nem faz ideia do que eh uma ditadura….

    • Jordao Alto

      Você vai poder sim comprar no Exterior e utlizar no Brasil, Leia a meteria novamente,
      Eu mesmo nem pro exterior eu posso ir, quem dirá comprar um iPhone Zero Km

    • Anne Beatriz

      celular xing ling 90% vêm com imposto sonegado.. produtos q infringem direitos autorais, produtos que fazem mal à saúde. e prejudicam o mercado local. PORRA aonde que essa medida é ruim? voce gostaria de fazer um celular e vir alguém e vender uma cópia fajuta de todo o seu trabalho intelectual?? afff

    • Anne Beatriz

      governo comunista vc forçou hein. então não seja hipócrita e vá trabalhar nas fábricas chinesas como um legítimo charles chaplin ganhando merreca por hora.. obg!

    • Anne Beatriz

      anddd ps: leia novamente

  • Vinicius

    Na primeira vez que eu li sobre isso, ano passado, foi discutido que provavelmente bloquearia os aparelhos estrangeiros sim. Mas isso não prejudicaria os turistas, pois o IMEI seria bloqueado apenas após 6 meses.

  • Alex

    Num futuro isso significaria que um americano que tivesse um iphone 6 não pudesse usar seu celular em viagem internacional para o Brasil…pfff. Faz “todo” sentido essa medida, claro que não, mas vindo da Anatel que trabalha num sistema extremamente protecionista não duvido nada que eles como tempo bloqueiem também para aparelhos não fabricados no brasil e não só os “homologados”… Anatel e sua “superioridade” ditatorial… Ao mesmo tempo que as vezes existam medidas que favoreçam o consumidor também existem medidas que ferram o mercado inteiro. Escolher uma banda que “ninguém” usava prorrogou por pelo menos 2 anos a entrada do 4G no Brasil (se é que já temos 4G quando comparamos com velocidades de 4G em outros países…). Foi assim com a TV Digital. É obviamente muito bacana criar a própria tecnologia e “obrigar” as empresas a se adaptarem ao sistema mas fazer isso de uma hora pra outra faz com que o consumidor pague pelo período de adaptação das empresas fazendo com que os primeiros modelos com tecnologia adaptada para a brasileira seja super faturado assim como ter que “contratar” o 4G na operadora ao invés de ser só uma questão da escolha do aparelho. Uma medida mais leve que projetasse primeiramente a utilização de freqüências já utilizadas por outros mercados para uma “obrigatoriedade” de migração para a frequência “brasileira” num período mais extenso faria com que tivéssemos acesso mais rapidamente às novas tecnologias e também não ficaríamos a mercê de custos elevadíssimos para poder suportar a estruturação de uma tecnologia nacionalizada. E isso se aplica para essa nova medida também. Anatel “cagando” regra…típico…

  • barney

    acho que a anatel deveria se preocupar mais com o 3G e menos com a homologação

  • Eduardo

    O que eu acho estranho é que a Anatel informou que iria bloquear todos os telefones que não seria homologado por ela. ou seja, mesmo que seja um iphone original comprado fora tambem seria bloqueado, porem mandei essa duvida para eles e não tive resposta, acho que nem vou ter… kkkk

    porem só resta esperar para ver o andar da coisa… rsrs
    acabei de comprar o meu 5S 64GB, não vou comprar outro aqui só por causa disso…

  • J3ff

    Acredito que as Fabricantes que Homologarem seus Aparelhos aqui irão passar às Operadoras os “Seus” IMEI’s. O que evitaria que aparelhos vendidos por elas, em Todo o Mundo, fossem Bloqueados. A mira da Anatel está Apontada para “Outros” tipos de Celulares !

  • César Alberto

    Confusão avista !!! – Pedro Alvares Cabral. Órgãos reguladores no Brasil são uma piada,principalmente a Cof*cof*cof*anatelcof*cof*.

  • Beto Sobral

    Eu penso que o verdadeiro motivo é o acesso que os menos favorecidos tem, a maioria da população da classe “C” usa os “xinga-ling” para navegarem pela internet e assim obtém informação sobre o que os políticos fazem neste pais, bloquear esses aparelhos é tirar a pouca informação que as pessoa tem .
    Agora vem a pergunta :
    Quem ganha com o bloqueio desses aparelhos ?

    • iBrunotnt

      O governo, pois sem “xing-lings” eles irão ganhar mais dinheiro pois todos terão que comprar aparelhos originais e com imposto…

  • Leonardo De Crescenzo

    MENTIRA DA ANATEL! ABRA O OLHO BRASILEIRO, PENSE!! Esses celulares xing ling eram populares há anos atrás quando não haviam smartphones de baixo custo! Hoje a grande maioria das pessoas pode comprar um Galaxy Y, ou um daqueles com dois chips e teclado Qwerty da LG ou Motorola, esses celulares chineses piratas estão em extinção! Por que a Anatel não colocou esses bloqueadores lá atrás? Hoje, por outro lado, é cada vez maior o número de pessoas que viajam para os EUA, e trazem consigo um ou mais iPhone, provocando enormes prejuízos para as operadoras e a própria agência, que não faturam milhões vendendo o iPhone mais caro do mundo para nós tupiniquins!
    Mas é SÓ AGORA que ela quer impedir o uso de celulares não homologados, que o xing ling está quase morto e o iPhone americano é quase tão ou mais comum que o brasileiro, e cada vez mais pessoas vão para os EUA e trazem o seu?
    Vamos lá pessoal, pensem com malícia! É CLARO que é para segurar o iPhone americano lá fora, para obrigar o brasileiro a ser extorquido mais uma vez!
    Só espero que o iPhone 6 seja modelo mundial como o 4S era, ou então o vendido lá seja igual o daqui como o iPhone 5, ou então tendo todas as antenas de 4G como os novos iPad. É a única saída.
    E ainda deixo a pergunta: será que não é mais importante colocar bloqueador de sinal nos presídios brasileiros e combater a fonte do crime organizado do que bloquear celulares não homologados?

  • Krikaoli

    Que nojo de medida, se bloquearem iPhones comprados no exterior… Acho inviável politicamente, ainda mais considerando o tanto de importante e familiares que também compram no exterior para pagarem menos num iPhone.

  • Nota dez!
    Apoio total a esta iniciativa. Chega destas coisinhas pirateadas rondando por ai. Esta é uma das melhores notícias que recebi até o momento. Parabéns Blog do iPhone e parabéns ANATEL.

    • Daniel

      Por acaso as coisinhas pirateadas estão te machucando? Não aja como um babaca, nem todo mundo tem dinheiro pra pagar 2800 reais num telefone.

      • JEFFHD3D

        Não existem apenas celulares de R$ 2800. Acorda.

      • André

        Não pode pagar então não reclama e fica com nokia lanterna

  • JanjaBoy
    • Zephon

      E quem disse que lá fora não tem problema? o Estado interferindo na livre escolha de consumo é ridículo em qualquer país.

      • JanjaBoy

        Não falei em “problemas”.
        Acho que o assunto aqui são as normas, não?
        É nesse caso o estado TEM que “meter o bedelho” para não ter problema.
        Ou você acha que em qual quer lugar o estado tem que deixar ser a casa da mãe Joana?

        • Gerson

          Casa da mãe Joana você puder usar o telefone celular que quiser? Pelo amor..

          • JanjaBoy

            Se o “telefone” estiver DENTRO DAS NORMAS, tudo bem.

        • Zephon

          Se por casa da mãe joana você estiver se referindo a livre mercado, eu realmente acho que sim.

          A única função dessa medida é garantir a arrecadação de impostos para o Estado, que quer me forçar a pagar mais de 2800 reais em um mesmo aparelho que está sendo vendido no Paraguai por 780 dólares. Quase da pra comprar um Mac Mini com a diferença de preços.

          • JanjaBoy

            Não, não confunda e não se faça de bobo.
            Estou falando que temos normas (isso é no mundo todo) que não se pode vender eletrônicos sem ser homologados.
            Isso NÃO é uma maneira de arrecadar imposto.
            É uma maneira de garantir que o aparelho homologado não provocará interferência em outros sistemas.
            Mas uma vez, o “estado” nesse caso está coberto de razão.
            O “estado” é assim no mundo todo.
            Mas se você acha que isso é uma interferência do “estado” na vida do cidadão, não posso explicar para você que não é.

  • Gilberto

    Acho PÉSSIMO! Nós podemos comprar iPhones, mas e quem não pode? Se fode de tudo quanto é jeito? E, com muito menos concorrência, é óbvio que o preço dos aparelhos legais vai aumentar ainda mais. Muito mais.

    • Fabio

      Existem aparelhos de R$ 100, mesmo valor praticado por xing ling.

  • Bruno Laia

    será bom, mas acho que deverão pensar muito para fazer, até que os piratas inventem uma maneira de burlar esse sistema

    • Zephon

      Então, logo os piratas dão um jeito de burlar, mas os aparelhos originais, que não oferecem o tal risco dos piratas, continuam bloqueados.

  • Alex Souza

    A noticia que eu sei é que, falando de celulares originais, não funcionarão os que não são conercialuzados no país, quem traz iphone de fora, mesmo modelos diferentes do homologado aqui não terão problemas, agora lenovo, htc e outras marcas não vendidas no Brasil não irão funcionar!

    • Neto Corrêa

      Acredito sinceramente que quem comprou o iPhone no exterior (como eu) não deva ser prejudicado, afinal tal ação geraria milhares de processos judiciais sobre o tema, afinal trata-se de um direito adquirido e lhes digo com muita tranquilidade que qualquer juiz daria procedência a um pedido como esse. Um novo reatamento não pode prejudicar um direito já adquirido, por outro lado, um novo regramento tratando do tema e criando novas diretrizes para o futuro, limitando, por exemplo, a entrada de novos aparelhos, mesmo oficiais é possível.

  • Maxwell Chiareli

    nao tem que bloquear merda nenhuma.

  • Luiz Ricardo Guerra

    E a pessoa que comprou fora mas pagou o imposto?

  • Brian

    Depois eles não estão tentando fechar o país aos poucos né?Quando menos brasileiros com tecnologia de ponta parece que mais o governo fica feliz.Acho justo o preço do iphone mas sermos um país que acha bonito enriquecer governo e piada.Olhem o play 4 como exemplo.

    • Rivas

      O importante é que os funcionários governamentais ganhem seu pagamento mercenário, esse é o único e exclusivo objetivo, nada mais.

  • Rafael

    É óbvio que aparelhos homologados em outros países não serão afetados, isso se essa medida realmente for adiante. Como já falado anteriormente como ficariam turistas visitando o pais? Com relação ao futuro iPhone acredito que será um modelo único pois o próximo chip deverá ter compatibilidade com todas as bandas 4G, assim como já é o iPad.

  • Facchini_SP

    Concordo plenamente. Tem que haver o bloqueio

  • lucaspinho

    Antes de acharem isso ótimo, esperem pra ver se os celulares importados terão ou não problema. Se a Anatel bloquear os celulares, até os de ótima qualidade (iPhone, Motorola, Samsung, LG…) ela terá GRANDES problemas com a justiça. Eu vejo isso mais como uma forma do governo de impedir a utilização de smartphones importados, obrigando o usuário a comprar o nacional com o preço abusivo (impostos + lucro Brasil).

    A forma mais lógica e um tanto simples seria: Abaixe os impostos sobre os smartphones (pelo menos os de entrada, já que é esse o publico que compra xing-ling) e campanhas de conscientização sobre os riscos de um “xing-ling” na TV (pra um governo que faz SPAM de propaganda da Copa na TV isso não seria um problema$$ e isso é um caso de saúde publica).

    Sim eu sei que o problema não é só o preço, mas também esse pessoal “rolezeiro” que não tem dinheiro pra comprar um iPhone original (coisa que nem eu tenho tbm ahah) e apelam pros “Smartphones Estilo iPhone”. Seria legal se os “mercados livres” da vida tomassem um pouco de consciência e ELES PRÓPRIOS (não vindo do estado) proibissem a venda desses aparelhos, já que na maioria das vezes os consumidores menos informados caem em “propaganda enganosa”.

  • Nicole

    Espero mesmo que nao tenho problema com o 5s comprado nos EUA!

  • João Lucas

    Só acho que a Anatel devia parar de se preocupar em criar medidas para controlar o consumidor e se preocupar com os serviços prestados pelas nossas operadoras, que por sinal são péssimos.

    • Fabio

      João Lucas, não tenho muito conhecimento técnico no assunto, mas pelo pouco que eu já li , o problema estaria nos aparelhos xig-lig que deixam a nossa rede de telefonia péssima, se é verdade ou não, só iremos saber quando a Anatel realmente conseguir bloquear estes tipos de aparelhos sem homologação. Obs: não quero defender nenhuma operadora, pois todas deixam a desejar
      abraços

  • Fernando

    Adeus MP10000 tocando alto no ônibus… Sdds. JA VAI TARDE ESSAS PORCARIAS…

  • mmcaldeira

    Para “A Anatel fará de tudo para bloquear somente aqueles aparelhos de baixa qualidade” entenda-se “A Anatel implantará o sistema nas coxas e vai travar o aparelho de meio mundo”… ehehehehhe

  • Dorinha

    Bom seis meses a copa já foi…. os turistas se foram ( apavorados e arrependidos), então aí é que a ANATEL vai colocar a mão na massa? Hum, impressão minha ou estão tirando o direito das pessoas comprarem lá fora, pois eu não acredito que ela tenha a boa intenção de bloquear somente aparelhos de baixa qualidade, não homologados e tal.
    Isso me fez lembrar uma frase bem antiga dita em programa cômico na TV: brasileiro é tão bonzinho! 😉

  • iBrunotnt

    O problema são aparelhos de marcas desconhecidas mas que tem uma boa qualidade como os Smartphones da Xiaomi, é uma empresa chinesa, mas os aparelhos possuem ótima qualidade…

  • Pra mim isso é papo furado da Anatel!!! Ela quer forçar a compra dos aparelhos no Brasil e tentar diminuir um pouco a pirataria.

  • Brasileiro

    Governo passando a mao na cabeca das operadoras e ganhando dinheiro para o caixa 2 da campanha.
    Este PT e uma vergonha.

  • Anderson

    Depois de perguntar algumas vezes, veio a resposta…

  • Thiago

    Não concordo. Isso é elitizar e criar segregar pessoas e seus modos de consumo.
    Pagamos altíssimos impostos em qualquer coisa comprada aqui no Brasil (arroz também está nesta lista). Isso irá contribuir para aumento de desemprego ou o Brasil possuí emprego para todos?
    Acho que mesmo sendo “fora da lei” (oi? desculpa mas o único prejuízo é para o bolso dos políticos, ou terá novas escolas?) Digo novamente, isso além de tudo é uma forma de segregação.

  • Marcus Alcazas

    Bom, então quem é rico e não precisa comprar seus iPhones no exterior pode ficar tranquilo?

  • Tiago Albuquerque

    Com sorte iPhone6 terá 4G global…

  • Renato Faria

    O problema da pirataria ocorre em qualquer lugar do mundo, em uns lugares menos e em outros mais. Todo mundo sabe de onde vem tudo que é pirata, todo mundo sabe como estas mercadorias chegam ao país e ao mercado. Será que é realmente preciso fazer um sistema de filtro de IMEI para se evitar o uso dos smartphones piratas? Vigiar portos, apreender e destruir cargas, prender funcionários portuários, aeroportuários, policiais e fiscais, todos corruptos, que participam dessa organização contrabandista não resolve o problema? Se este bloqueio realmente acontecer o que vai acontecer é ter mais um elo nessa cadeia de corrupção, alguém terá que pagar para determinado IMEI de alguma marca pirata ser “liberado” e aí o negócio continua. Pirataria e contrabando são crimes e devem ser tratados como tal, com investigação, prisão e punição.

  • Anonimo Sobrinho

    Vão gastar a maior grana com o SIGA para bloquear IMEI pirata, mas a maioria dos celulares podem ter o IMEI alterado através de um editor hexadecimal. É pura perda de tempo bloquear IMEI. Isso tá cheirando desculpa para fazer caixa pra campanha eleitoral. Quem já apagou sem querer a EFS dos Samsungs sabe muito bem que dá pra por qualquer IMEI no aparelho. ACORDA BRASIL, estão te enganando mais uma vez…

  • Diogenes

    Blá blá blá e mimimi, o lobi das grandes empresas de Celular e Teles não devem deixar isso acontecer porque o importante vai ser sempre a quantidade quem vai dançar mesmo e o xingling. Afinal somos um país turistico e de entrada e saída de muitos técnicos estrangeiros imagina todo esse pessoal chegar e o celular não funcionar. Acreditem de dez que visitam o Brasil oito utilizam celular iPhone.

  • iJohnm

    Seria um absurdo se a anatal nos privasse de comprar iphones fora do brasil! Nos obrigar a comprar e pagar o preço surreal praticado aqui é loucura!

  • Luana

    EStranho ler os comentários, muitos são tão agressivos , verdadeiros insultos e o pior sem nenhuma necessidade disso, aqui é um espaço para omitir e discutir sobre o que foi lido, então porque tanta agressividade no falar!

  • Felipe

    E quem tem um HTC? Como fica?

  • Jefferson Laronga

    Existe equipamentos que alteram o imei do aparelho, imagina o quanto de dinheiro os “técnicos” vão ganhar !!!

  • Alan Souza

    Ainda estou com algumas dúvidas, o iPhone 5s comprado nos EUA vai funcionar aqui depois dessa lei??, quem comprou um HTC ou qualquer outra marca que não está em atividade no Brasil perderá seu Smartphone??

  • Naiara oliveira

    Neste mesmo anúncio vi que o iPhone oferecido pelo site tinha o sistema operacional android. Decadente…

  • Aline

    Então se eu comprar um 5S da Europa [que é homogado no Brasil] o serviço continua normalmente? foi isso que eu entendi.

  • Paulo

    A medida, apesar de pretensa justificativa, pode acabar por volta a situacao de celulares vendidos bloqueados. Voce ja se perguntou o que define o preco do celular.?. Por que o preco de um aparelho nas varias operadoras eh tao igual? Voce ja se apercebeu do longo tempo entre o surgimento de um modelo e o lancamento no Brasil?. Voce sabe que como muitos tipos de desenvolvimento, as empresas repassam o preco tal custo e apos certo tempo o produto arateia pois aí eh so custo de produção? Nao tem parece estranho que os aparelhos no Brasil, apesarde serem modelos mais antigos pagam o custo de desenvolvimento ad eterno….. Cuidado…. a interferencia no livre arbitrio do consumidor eh algo sério. Uma ultima pergunta…. Quando temos um celular furtado e notificamos a prestadora solicitando o bloqueio do aparelho via EMEI, eh um custo conseguir algo e somos informados que se quem estiver com o mesmo recorrer à assistencia tecnica, o aparelho volta a ativa….nossa, no caso da presente medida, quão tamanho é o empenho……. Pensem, reflitam, vejam alem do discurso…

  • Felipe Weber

    O preço do iphone é esse porque a apple quer e não por causa da carga tributaria. Vamos começar a usar dois neurônios e pensar um pouco antes de dizer que é culpa da carga tributaria, sim os tributos são altos são mas não para um iphone sair R$ 3000,00. Em 2010 o iphone nos estados unidos era o mesmo preço que hoje e o tributos no Brasil também e um iphone era vendido por R$ 2000,00. Estou errado agora ou os tríbulos aumentaram enquanto escrevo esse comentário? kkkkkkkkk
    Tem que pensar que são acordos comerciais que fazem os preços ficar altos, e na terra tupiniquim é pago qualquer preço parcelado em mil vezes e todo mundo sabe disso e por isso que os preços são assim.
    Ou a maioria de vocês se não podem pagar à vista fazem o que? Parcelam.
    🙂

  • Felipe

    Só estão falando besteira !! O mundo não gira em torno de iPhone e olha que já troquei 4 vezes, comprei o iPhone classic no lançamento e venho renovando quase toda geração nova ! Não é Todo mundo que pode pagar R$ 2.500,00 em um celular, simplesmente vai eliminar a concorrência com os celulares chineses (que puxam os preços para baixo) e celulares excelentes como HTC que não está mais no Brasil por exemplo.. Além disso, não é só celular, como fica todo o universo de produtos que usam chip gsm como por exemplo: Alarme Residenciais, Rastreadores, etc ? Simplesmente vão parar de funcionar ?! vamos voltar 10 anos em termos de comunicação ! Isso é uma piada ! E ainda tem gente que apoia isso.. Acha que o governo é bonzinho e quer evitar que clientes comprem produtos com baixa qualidade, fala sério !!

    • Caio Rodrigues

      Existem celulares acessiveis a todos, basta procurar.

  • Helio

    Seria só mais uma medida protecionista ridícula cujo fundamento já perdeu o sentido: estimular a indústria de tecnologia nacional e suas vendas. Já não basta a carga tributária e os preços exorbitantes? Seria uma medida ditatorial absurda!

  • elison siqueira

    Grande besteira.. Eu tenho um iPhone 5s e recentemente importei um smartphone chinês que sequer veio com imei onde veio um manual para colocar o imei que quiser, foi apenas um comando no próprio smartphone que entrei nas configurações dele e digitei o imei que quisesse, peguei de um celular antigo quebrado e prono! Funcionou… Agora essa medida somente vai prejudicar quem compra celular com imei criptografado como o iPhone que é quase impossível trocar o imei, logo quem compra iPhone fora do país será o mais prejudica, smartphones chineses funcionarão facilmente pois os chineses já estão vendendo celulares com imei editavel

  • Giorgio

    também concordo porque os xing ling por serem de baixa qualidade acabam interferindo na qualidade do nosso sinal.

  • duda

    Compramos aparelhos fora porque são mais baratos!!

  • duda

    Preciso ir embora dessa vergonha de país!!

  • Cristiano

    O nosso governo ao invés de investir no desenvolvimento de empresas genuinamente nacionais de capital e tecnologias brasileiras (em todos os setores), que promoveria não só a geração de empregos aos brasileiros, mas também os lucros e dividendos ficariam por aqui mesmo fica se preocupando em limitar o mercado para que fiquemos reféns das empresas autorizadas a atuarem em nosso país. Imaginem que somos um dos maiores países do mundo, não só em extensão territorial, mas também riqueza de nossas terras. E quantos destas empresas são genuinamente brasileiras? O caminho não é limitar o mercado. O que Seria dos menos afortunados se não fosse os xing ling ?. Vivemos uma democracia? Se sim porque não podemos comprar o que quisermos? De quem quiser? Além do mais vivemos a mercê de produtos chineses, pois mesmo os aparelhos das grandes marcas também são produzidos lá. Basta analisarem melhor seus aparelhos para se certificarem. Temos que desenvolver empresas nacionais e que sejam competitivas, isso sim, e assim ficarmos de verdade com toda a riqueza que produzimos

    • Lindo o discurso, mas é equivocado ao aceitar a ideia de que “aparelho xing ling é oportunidade para os mais pobres”.
      Aparelhos falsificados, sem certificação nenhuma, podem oferecer grandes riscos para a saúde dos usuários. Baterias podem explodir, sinais de celular desajustados podem interferir na saúde de quem usa, e aí vai.
      É claro que o governo precisaria sim investir na produção e tecnologia nacional, mas esse é um assunto COMPLETAMENTE diferente deste que fala da atitude da Anatel.

      Vamos separar bem o joio do trigo, para não cairmos em discussões improdutivas e que não levam a lugar nenhum.

  • Ricardo Lázaro

    Por isso que digo, nada se compara viver em um país de primeiro mundo como o Brasil, o Estado sempre preocupado com a nossa saúde e segurança. Parabéns a ANATEL órgão sério e comprometido com o bem estar do povo…. (palhaçada)

  • Rui Camargo

    A ANATEL e as operadoras querem forçar a população a adquirir os aparelhos em lojas credenciadas com os preços na estratosfera. Isso é sodomizar a população vez que temos que custear a roubalheira do custo Brasil. Precisamos dizer não, vez que aparelhos adquiridos no exterior custam menos que a metade do preço praticado no mercado interno.

  • Allysson

    Preocupante. Nada nesse país de M… é feito pensando no bem comum. Tem alguém levando vantagem nisso, certamente…

    Existem interesses escusos por trás dessa medida… é aguardar para ver…

  • Tiago Amaral Andreatto

    Esta medida foi criada para frear o crescimento dos eletronicos chinenes no Brasil, que muitas vezes s’ao melhores e mais baratos que muito Samsung por ai. Diferente do passado as marcas chinesas estao se tornando conhecidas pelos seus nomes e esse protecionismo de mercado so prejudica o povo brasileiro e favorece as grandes marcas. Mas esperar o que de um governo que financia o Porto de Cuba enquanto os do Brasil caem aos pedacos.

  • Gunther

    Isso é bem mais abrangente doque se pensa, pois envolve tambem os rastreadores gps, usados nos carros e os alarmes residenciais, atualmente quase todo equipamento dos generos envia SMS.

  • Danilo

    Com plano de 2anos

  • Leonardo F. M.

    Eles vão precisar mesmo achar uma solução para os aparelhos vendidos no exterior a partir de setembro. Não devemos nos esquecer que mesmo depois da copa continuaremos a receber turistas e muitas pessoas no Brasil. E depois da copa teremos as Olimpíadas em 2016 e o problema dos iphones que vierem de fora com os turistas vão encontrar essa mesma situação!
    Eu acredito que haverá uma solução para todos os aparelhos homologados vendido no exterior.
    Já imaginou o caos que será os milhares de turistas que veem ao Brasil e ao chegarem aqui, seus aparelhos simplesmente não funcionarem mais? O que eles vão ter que fazer, comprar um novo aqui no brasil?! Com certeza não com os preços absurdos dos aparelhos vendidos aqui.
    Se essa solução não vier o Brasil vai manchar ainda mais sua imagem lá fora!
    Concordo que aparelhos xingling devam ser proibidos de ser vendidos, até porque, muitos são falsificações.
    Mas os nossos políticos não podem nem pensar em bloquear aparelhos seguros que veem do exterior, tanto de alguém que comprou lá fora, como os que veem com os turistas e outros.

  • OverlordBR

    O problema é a FASE 2 do plano da Anatel: esta, SE FOR INICIADA, ocorrerá também o bloqueio de aparelhos EM FUNCIONAMENTO!

    Aliás, melhor não comprar mais iPhones 5C e 5S provenientes dos EUA… podem virar peso de papel de uma hora para outra. Ou não.

  • Leonardo

    Um absurdo o Blog Do iPhone anunciando o HIphone

  • André

    Seria ótimo bloquear os iPhones que não foram homologados pela Anatel, tudo bem que lá fora é mais barato e blá blá blá… Mas de que adianta se o reparo é só no país de origem? O barato sai caro, eu como advisor Apple, confesso que será um alívio tanto para nós quanto para o cliente que fica na fila de espera para ser atendido.

    • Flávio

      Lamentável ler uma coisa dessa, principalmente de um “integrante” da equipe Apple. Primeiramente, por mais que a Apple se respalde na lei em prestar assistência somente para os modelos homologados, em muitos casos seriam pequenos reparos e em peças idênticas àquelas presentes no modelo nacional. A própria Apple está revendo a política de troca e em alguns casos está procedendo o reparo ao invés de presentear o cliente com um refurbished.
      Agora em relação a essa questão da Anatel, não quis pagar pra ver. Já vendi meu 5s americano, mas não vou comprar o nacional. Agora, esperarei o 6 que, assim como o iPad Air, deve ser universal.

    • Tenho tantos bons amigos chamados andré, fico até com medo de te criticar, mas pelo amor de deus, que comentário foi esse. Acho que… nem quero mais escrever..

  • Nicole Font

    Estou com muito medo do meu iphone 5s parar de funcionar 🙁

    • Não precisa ficar com medo, isso não irá acontecer, pode ficar tranquila.

  • Pessoal, sem caos. Segundo Marcelo Bechara, conselheiro da Anatel, a medida servirá apenas para evitar o uso de aparelhos “inseguros”, “piratas”. Aparelhos homologados pela Anatel OU por entidades internacionais conhecidas funcionarão sem problemas, e continuarão podendo ser ativados também. Isso inclui tanto iPhones comprados no exterior quanto celulares de outras marcas conhecidas, mesmo que não possuam fábrica no Brasil (HTC, por exemplo).

    Fim. 😉

    (fonte: Idgnow. iLex, seria interessante atualizar (ou publicar outro) o artigo esclarecendo essa polêmica!)

    • Foi o que eu fiz em meu artigo (iPhoneDicas), já falava isso a muito tempo, a Anatel não seria louca de fazer algo tão maluco. Vai comprar briga com a maior empresa do mundo? Não “guenta” nem a TIM, imagina a Apple.

  • ClauTassi

    É isso!!!

  • Junior Alves

    até que fim tem uma data marcada!

  • Fabio

    na China.

    • LAERTE

      VAI ENTENDER, LOGO ONDE…

  • Cleyton Souza

    eu tinha um iphone 4s 32GB e ele funcionava como ipod BLACK LIST, comprei roubado e hoje do nada a rede voltou, só que meu iphone 5 que tenho nota e tudo, ta sem servico!

  • Waldir Machado

    Bom, acho que tem muito celular porcaria por aí, e não é só xing-ling não!! Penso que isso não vai dar em nada quando descobrirem que a quantidade desses mal-falados celulares é muito significativa, imagine o prejuízo das operadoras qdo os mesmos deixarem de funcionar, vale dizer que a grande maioria dos celulares no brasil são de pré-pagos.

  • Luis Gustavo

    Tomara que aparelhos legítimos que não são vendidos no Brasil, como HTC, LENOVO não venham a ser barrados…. Vamos ver como vai ser essa novela…..

  • whatever

    De origem conhecida, isso pode ser algo como um modelo de iPhone não suportado aqui no Brasil também ? Exemplo A1429, A1533 ?

  • Rogério Numeriano

    E os celulares roubados irão funcionar?

  • Gian

    Acho que a Anatel deveria preocupar com coisa mais importante. Ex: Cobrar das operadoras maior cobertura e qualidade no sinal 3G, que é um lixo (4G, ); Cobrar investimentos das operadoras em infraestrutura e novas tecnologias; Penalizar as operadoras que ferem o Código de Defesa do Consumidor, a realidade é diferente do que está na lei. As operadoras lucram muito pra nos entregar um serviço tão ruim.

  • Guy Sucupira Junior

    Ja estava pensando em buscar meu iPhone 6 nos EUA. Vou ter que repensar e aguardar pra ver como fica. A soberana Anatel tem que dar o aval dela para um produto conhecido e vendido no mundo todo.

  • Guy Sucupira Junior

    Para os pobres incautos e leigos: iPhone é muito mais STATUS que funcionalidade. Não há que se negar que existem ótimos apps ara o iPhone, mas existem também para Androide. Mas Apple é Apple.

  • everson

    eu acho q tem q broquear sim esses chig lig q funciona como bomba relogia em altas temperaturas broquio já……….

  • existe alguma lista na internet de aparelhos q a anatel ja homologou? eu queria comprar um lançamento nos eua e n sei se eles ja homologaram por aqui, sei la. qualquer ajuda, muito obrigada. seria o Xperia Z2, sony.

  • Adryh

    Olá, adquiri um smartphone de fora(não homologado), tudo legalizado, aparelho original, (imposto pago no correio, como sempre) ele funciono bem por 20 dias, e depois foi bloqueado (não autentica rede) reconhece o ship, mas opera na “função telefone” ou seja, não recebo nem faço ligação com ele, segundo as informações de seu post, o bloqueio só seria feito pela ANATEL a partir de setembro, poderia me dar algum parecer a respeito dessa situação?
    Obrigada

  • Giovanna

    Com licença intao se minha amiga comprar um iphone no mercado livre falso em bom estado replica a anatel bloqueia?

  • Eduardo

    Aparelhos “xing ling” não tem controle de emissão de radiação, o que é nocivo.
    Medida mais do que certa. Digo até atrasada.

  • BrunoMoreirap

    Li todos os comentários,e ainda continuo na duvida … posso comprar o iphone 6 fora e usar no Brasil ? vai funcionar normal ?