Notícias

Imagem da semana: o diferencial de atendimento da Apple

applestoredif

Durante a inauguração de ontem, uma imagem inusitada: o funcionário não pensou duas vezes antes de sentar no chão para ficar com o olhar no mesmo nível do cliente com dificuldades físicas, que usa um skate para se locomover.

Imagem de Thomas Andrini

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leonardo Alves

    Demais!

  • Linda imagem!!!
    Apple sempre ensinando como se faz!

    • Vlademir Assis

      Isso não é Apple, Isso é o BRASILEIRO!

      • Wilson

        Negativo. Apesar de ter havido iniciativa do funcionário isso é fruto de treinamento.

        • Bill

          Negativo é treinamento.
          O brasileiro a maioria tem sempre a cara fechada e mal humorado, digo isso porque já comprei em vários lugares do mundo, infelizmente o brasileiro ganha com folga

          • Halan

            “brasileiro sempre tem a cara fechada”
            Olha, não sei quais brasileiros você conhece, mas tenho quase certeza que não são os mesmos que eu conheço. Brasileiro é hospitaleiro, um povo feliz e que se mantém de bom humor apesar das adversidades do nosso país. Aqui onde moro (Barueri, um município do estado de SP) é difícil ver alguém emburrado. Provavelmente no centro de SP, onde já vi muita gente arrogante e mal educada, mas generalizar é errado. Se os brasileiros são assim, imagino o que dizer dos franceses, alemães e japoneses, que não são nada agradáveis com pessoas de fora, diferente do nosso país que é até mais do que deveria.

            • Diogo

              Funcionários brasileiros são na maioria emburrados sim. Vá viver uma experiência de compra no ponto Apple na Fnac do Barrashopping pra entender. Ou na iTown, por exemplo. Ainda ontem, na fila, eu o 02 e o Miranda conversávamos sobre isso com o Gustavo, quem compra Apple, pelo menos no Brasil, sempre foi mal atendido pela APRs e nunca recebemos tratamento melhor, nem comprando produtos de 17k. Uma pessoa ontem comprou 5K a vista na loja ao meu lado e a menina ficou tão nervosa que tremia na hora de digitar o CPF da pessoa, mas sempre com um sorriso no rosto e dando a maior atenção ao cliente, já vi um cara comprar um iMac na FastShop e o vendedor tentar empurrar mais coisas nele pra aumentar a comissão e ela estava com uma cara de “mais um”. Infelizmente somos hospitaleiros pra turistas, sem generalizar, mas esses vendedores ganham pouco enfrentam horas no transporte público e levam suas frustrações pro atendimento. Espero que os empregados da Apple Store sigam em frente com essa gentileza, educação, treinamento e mantenham a experiência da loja viva.

            • Sandro Augusto

              Concordo com você Halan !!!

            • Michael

              Cara fecha meu amigo é salario baixo e muita tarefa para desempenhar.

            • Claudio

              Provavelmete vc não teve experiencia comprando com franceses, alemães e japoneses. Eles atende super bem o Cliente, independente da nacionalidade. Já aki no BR….. Em vez de te atender… Eles ficam batendo papo entre eles, conversando no telefone. Etc. Quando voltei p o Brasil esse foi o maior choque cultural.

          • Joelcaju

            Treinamento maioria das empresas tem , independente dela ser famosa ou não a pro atividade e sensibilidade do vendedor quebra qualquer gesso imposto por ela . Isso se chama diferencial próprio .

            • Diogenes

              já na minha opinião, isso se chama “Seleção de Funcionário”. Por isso é tão rigoroso a seleção de funcionários para trabalhar na Apple. Eles sabem escolher aqueles que são proativos, escolher aqueles que tem “diferencial propio”! Pra mim, ponto pra Apple em selecionar um funcionário de qualidade.

              E pro funcionário? Está fazendo a obrigação exigida pela qualidade Apple…

        • Guilherme Louro

          O nome disso é caráter!
          Não existe treinamento que funcione se o cara não tiver caráter para agir com naturalidade.

          • Christiano

            Isto é um pouco de cada, ser brasileiro, treinamento, seleção empresarial mas sobretudo alma boa! Parabéns ao funcionário!

          • Gava

            Kkkkk cada idiota… So sua familia que é assim… Pq os brasileiros que eu conheço sao diferentes…

        • André

          Concordo com você Wilson, isso é treinamento de grandes empresas.

      • Alessandro

        2x

      • Douglas Rocha

        Concordo com nosso amigo Vlademir. Sei que a Apple tem um excelente atendimento, mas nos Brasileiros somos assim.

        • Sérgio Neto

          Tanto nos somos assim que olha como o país tá… Não vem com essa, o cara pode até ter tomado uma iniciativa, mas só tomou ela por causa do treinamento que teve…

        • Cesar

          É desculpa, não fala que somos assim sem saber como é aqui fora. A educação fora do pais é de outro mundo, lembro uma vez eu deixar uma senhora idosa pegar meu assento no onibus em sao paulo e ela nem aceitou pois achava estranho eu estar dando o assento pra ela. Brasileiros são mal educados sim.

          • Discordo. Lembro bastante de quando era criança e andava de ônibus, cedia lugar aos mais idosos, e ao não tão idosos pedia para sefuer as coisas. Isso se chama EDUCAÇÃO, que foi ensinado pelos meus pais.

      • João Marques

        Primeiro de tudo: Adoro a Apple. Tenho vários iProducts, antes que resolvam me apedrejar. Agora vou expressar minha opinião.

        O sangue nas veias com certeza ajuda. O povo Brasileiro é assim mesmo, ajuda a quem precisa sempre da melhor maneira possível. A outra influência vem da formação, do caráter da pessoa mesmo. Não é coisa que se ensina em treinamentos. Dúvido que a Apple tenha dito aos funcionários no treinamento: “Se chegar um cliente deficiente físico que se locomove em cima de um skate, sentem-se no chão para atendê-lo.” Ela pode ter treinado os funcionários para atender com excelência a todos os tipos de clientes, mas situações específicas como essa, que exigem a “delicadeza” de sentar no chão junto ao cliente, já vem com a pessoa, está na bagagem.

        Na minha opinião, mérito total do funcionário. E talvez seja por isso que ele está trabalhando lá.
        Parabéns pra ele!

        • Daniel

          Concordo plenamente com o que você disse. Muitas pessoas estão comentando aqui que o brasileiro é isso, é aquilo etc. De fato, grande parte das pessoas podem ser desse jeito, mas não podemos generalizar. Da mesma forma que, com absoluta certeza, também existem funcionários americanos que também são mal educados, também temos funcionários que sabem tratar bem a pessoa.
          Acho que a Apple treinou os funcionários para atender pessoas com deficiência, mas, como disse o colega acima, o mérito também é do funcionário por ter tomado a iniciativa.

        • Rodrigo

          Não entendo esse discurso de quem diz “Amo Apple e tenho Apple, mas a Apple…”!
          Claro que não houve treinamento específico para sentar no chão, isso acontece naturalmente quando o treinamento diz “o foco é o cliente”! Tive o azar de ter 2 iPhones quebrados e fui atendido pela AppleCare de uma forma incomparável. Não adianta discursos prontos, Apple, assim com a Amazon, por exemplo, são empresas que pensam no cliente e ponto! Não há comparação com o padrão brasileiro! Todo mundo critica, por exemplo, o “Padrão FIFA”, só que o problema não é o alto padrão exigido por ela, é a falta de padrão mínimo por aqui! Quando tivermos um verdadeiro “Padrão Brasileiro de QUALIDADE”, aí sim esses discursos “Não é isso, é o brasileiro…” vão fazer sentido.

          • João Marques

            Não tenho nada contra a Apple, mesmo. Comigo não tem o “Mas a Apple…”. 🙂
            O comentário foi feito para que as pessoas não a coloquem num pedestal e assumam que tudo de bom sobre a Apple é mérito somente dela. É de ambos, empresa + funcionário.

        • Eloy Machado

          Ia colocar algo exatamente nessa linha, como vc já colocou nem preciso me alongar. Pega uma funcionário bom, escolhido a dedo, que está lá pq quer estar lá, e junta com essa característica do nosso povo de ser sempre solícito e amável, que dá nisso. Parabéns ao rapaz e parabéns a quem o contratou.

        • Éryka Marques

          Concordo com o João Marques que o mérito total é do funcionário. Ele é exceção! Pois descordo quando diz que o povo brasileiro ajuda a quem precisa. Basta observarmos a má educação e falta de cordialidade no dia a dia. Nos ônibus, trens e metrôs, por exemplo, a maior parte não cede o lugar para os idosos e gestantes, os homens sentam nos vagões exclusivos das mulheres, e assim por diante.
          Se o povo brasileiro fosse ajudador, já teríamos erradicado a miséria e os moradores de rua não estariam mais nas ruas, e sim, sendo cuidados para saírem do mundo dos ‘invisíveis’ e participando conosco na vida social para um Brasil melhor.
          Ah que bom seria se a maior parte fosse assim como esse funcionário da Apple.

        • Rogério Alves

          Um dos sinais que os brasileiros são mal educados é que adoraram falar mal do próprio país. Deus me livre deste complexo de vira latas.

        • Diogenes

          já na minha opinião, vc não fez muitos treinamentos de atendimento ao cliente…
          faz parte de um bom atendimento sempre olhar nos olhos do cliente! Isso é básico em um atendimento de qualidade!

          É claro que eles não falam:
          Se aparecer algum deficiente andando sobre o skate, deite-se no chão para atende-lo.
          Se aparecer um Sultan Kosen (um dos homens mais alto do mundo, com 2,51m) pegue uma escada para atende-lo!

          para um bom funcionário, basta dizer: Olhe nos olhos durante o atendimento! E o bom funcionário vai entender! Para um bom entendedor, meia palavra basta 😉

        • Margarida

          Concordo totalmente!!!

      • Denis

        Isso é brasileiro né. Faz o seguinte, vai nas Casas Bahia e você verá o que é brasileiro.

      • Joana

        Isso é apple meu caro, tive samsung e durante um mes que ele estava comigo ficou 50 dias na assistencia tecnica entre idas e vindas, pois bem os funcionarios brasileiros da samsung só faltou me mandar para aquele lugar ate que da ultima vez que parou na assistencia assumiram o erro e perguntou se eu queria outro aparelho (lembrando queeee eles só fizeram isso pq no codigo do consumido o aparelho nao pode voltar mais de 3 vzs pra assistencia em um mes) nao deu outra bati o pé e quis meu dinheiro de volta, me devolveram e corri pra apple que meu Deus na primeira vez que precisei de algo o atendente (por telefone) foi tao mas tao eficiente que desde entao nunca mais sai da marca, porque sei que sempre serei em atendida!!

      • Fernando Rocha

        Duvido que se este mesmo consumidor “do skate” fosse na CAOA/Hyundai ele seria atendido assim!!!

      • Ge

        Exatamente !! Brasileiro !!

    • Leandro

      Brasileiro nada!! O povo pra dar mal atendimento é brasileiro! Como foi dito acima, isso é treinamento com padrão Apple. Que a gente sente quando está no exterior! APRENDE VENDEDORES BRASILEIROS.

  • Thiago Matoso

    Está de parabéns. =)

  • Vinicius

    Exemplar…

  • Daniel Gmrs

    Coisa bonita de se ver…

  • Michel

    Padrão Apple de atendimento. Parabéns pela proatividade do funcionário.

  • Diego Silva

    Isso é Apple !! 😉

  • Victor

    Se todas as lojas e todas as pessoas tivessem METADE da atenção que a Apple tem com seus clientes, teríamos um mundo bem mais humano e melhor para se viver!!

    Detalhe, não é só na inauguração que irão fazer isso.. O que é o mais importante de tudo!

    Não vejo a hora de abrir uma em São Paulo!

  • Mauricio

    Apple sendo sempre a melhor!

  • Leonardo Freitas

    O nome dele é Renan e ele é realmente um cara bem bacana. Era funcionário de uma autorizada Apple localizada no Largo do Machado – RJ (Solução Digital, pra quem precisar), e lembrei que já fui atendido por ele algumas vezes em manutenções de iGadgets.

    Parabéns a ele, por ter conseguido a vaga. Além da experiência, a proatividade do cara deve ter sido notada.

    • Renan clemente

      Olha só temos até o mesmo no nome

  • Cláudio

    Exemplo para outras lojas…

  • Alecs

    Que sirva de exemplo por todo Brasil!
    Até agora não acredito que isso aconteceu no país que vivo, pensamento que deveria ser totalmente diferente…

  • José Paulo

    Esse funcionário merecia uma gratificação pelo ato dele! Dou valor!

  • Luiz Henrique M. Nascimento

    Parabéns ao funcionário pela presença de espírito e nobre “EMPATIA” e a Apple pela seleção de seus profissionais! Realmente é de tirar o chapéu!

  • Joedson

    Parabéns!!!

  • Max

    parabéns para o funcionário! não foi “a Apple” que fez o gesto, mas sim a pessoa. é difícil encontrarmos gente assim no Brasil.

  • Andrey Lanhi

    Legal parabéns para a Apple, mas dou mais créditos para o funcionário, pois não adianta treinamento nenhum se o funcionário não estiver disposto !

    Abraço BDI !

  • Betocpb

    Levando em consideração que aqui no país das BANANAS quase todos os serviços são uma MERDA, a Apple vai ir para levantar o padrão de atendimento aqui.

    Precisávamos disso, pois a maioria dos lugares as pessoas te atendem como se estivesse lhe fazendo um “favor”.

    • Danidoval

      Se não tivesse disposto não seria funcionário da Apple. Treinamento não faz milagre mas a excelência na admissão e treinamento dos funcionários Apple faz diferença.

  • Haroldo Lucena

    Apple é top!

  • Marcelo Freitas

    O setor de serviços no Brasil é, infelizmente, de baixa qualidade.
    Educação e treinamento específico são fundamentais.
    O brasileiro tem um “espírito informal” o que facilita algumas relações, mas estamos longe de um atendimento de qualidade.
    Espero que altos padrões de serviço venham com o exemplo de grandes empresas do setor com visão e intenção de investir no material humano. Afinal, não é só pelo produto, é pela experiência toda…

  • Abdias Alves

    Produto de alta qualidade somado a um atendimento especial de acordo com o cliente
    É tudo de bom
    Parabéns

  • Alan

    Vocês são todos brasileiros mesmo !! Ao invés de parabenizar a atitude do ser humano, ficam brigando nos comentários … o que foi postado foi a atitude, independente se é brasileiro, japonês ou americano e se teve ou não treinamento !!

  • Carlos

    Com toda a certeza isso eh fruto
    De treinamento… Pois ninguem quer “gastar” dinheiro com treinamento para vendedores (mal sabem quem o retorno vale a pena)

  • Andre

    O funcionário da Apple sentou no chão para atender o cliente com deficiência porque era a APPLE e “eles são foda mesmo” ou porque ele é brasileiro e “os brasileiros são mais legais”? Na minha humilde opinião é uma mistura de coisas e ponto, não vejo brasileiros fazendo isso nas lojas da Casas Bahia e não vejo americanos fazendo isso nas lojas da Apple pelo mundo.

    • Nelson

      Eu curti essa resposta!!!

    • Eloiza

      Boa amigo!

  • Cássio

    Será que o pós venda e assim também???

  • Nelsinho

    Será que os funcionários da iTown Barra Shopping agora vão aprender?
    Fui 3x na loja e em todas as vezes fui muito mal atendido, parecendo que estão fazendo um “favor” pra você.

  • Rafael Tatsuo

    O funcionário merecia gratificação por ser humano? IUSAHSAIUHSAIUSAH Acho o ato digno de aplausos e de reconhecimento, visto os dias de hoje, mas não concordo com a gratificação.

    Parabéns ao funcionário pelo ato de humanidade que dependeu, única e exclusivamente, da iniciativa dele.

  • Julio

    Parabéns pelo atendimento !

    Agora falar que o brasileiro é assim?
    Visite Curitiba.

    • Pitter

      Em Curitiba os vendedores nao atenderiam ninguem. Ficariam comendo pinhão enquanto discutiam o Atletiba.
      Curitibano não fala com estranhos…

      • McKoe

        hahaha verdade!

  • Renato

    Desculpe discordar da maioria. Mas ali ele fez o óbvio. Não teria como atender de outra maneira. Não acho que isso seja treinamento também.

    • André Tamarindo da Rocha

      Já me disseram que o óbvio tem que ser dito (e feito também)…. Não importa como queiram classificar a atitude do funcionário, fez o óbvio, foi sensato, natural, gentil, respeitoso, empático… Como essas coisas estão em falta hoje em dia…

  • flavio

    Nossa se fosse vc mandaria essa foto ao Tim Cook

  • Pedro

    Demais! Esse funcionário me lembrou o Jonny Ive.

  • FERNANDO PENTEADO

    Vou fazer uma pergunta simples, desde quando o Brasileiro é assim (a não ser quando quer mostrar que é um povo bacana), pois fora isso o brasileiro é um povo que visa o próprio ganho, isto é, sempre querendo levar vantagem em cima do próximo. quer exemplo? ok..veja o trânsito, de seta para trocar de pista em uma avenida, 99% dos brasileiros que estão na pista que você ira entrar, irão acelerar para você não conseguir entrar na frente dele, cade a solidariedade do Brasileiro.

    Agora você quer comprovar que o feito relatado nesse artigo é fruto de Brasileiro? vá vocês de sk8 para algumas lojas, e publiquem em quantas lojas você fez o teste, e quantas teve esse tipo de atendimento.

    E para finalizar, não se esqueça, a loja demorou para ser inaugurada, por causa da mão de obra. Perceba que que os caras que estão lá foram escolhidos a dedo, e que quase todo mundo que esta lendo isso não tomaria esse tipo de atitude…

    PARABÉNS AO RAPAZ E A APPLE POR FAZER ISSO ACONTECER.

    FP

  • Alessandro Miranda

    Muitos estão puxando a corda para lados deferentes. Quando deveríamos apenas parabenizar o funcionário por um tratamento igualitário.
    O funcionário não teve pena, apenas identificou a situação e escolheu a melhor maneira de deixar o cliente a vontade para a realização da compra.
    Isso é fruto de treinamento!!!
    Ninguém diz para fazer isso ou aquilo quando determinada pessoa chegar.
    O treinamento diz:
    – Trate com igualdade;
    – Seja educado;
    – Faça o cliente sentir-se a vontade;
    – VENDA!!!!
    Tudo é voltado para o ultimo.
    Infelizmente, somos um povo, ainda, com pouca educação. Não conseguimos eleger ninguém que a priorize.
    É por isso que encontramos pessoas que recebem salários ínfimos, tratando clientes com arrogância e, com isso, afastando vendas. Fazendo com que o seu salário seja menor ainda.
    Heheehe…
    A

  • Henrique

    Linda imagem!

  • Marcia

    O mérito é do rapaz mas muito da Apple também por q se vc for na loja da Samsumg vai ver que o atendimento e muito diferente está arriscado nem atenderem o rapaz

  • Jordano

    Apple sendo Apple mesmo no Brasil. Estão de parabéns.

  • Nando

    Não fez nada mais que sua obrigação, mas estando no Brasil, ele está de parabéns.

  • Junior Manoel

    Depois ainda aparece uns IDIOTAS aqui chamando fãs da Apple de alienados, queria vê se fosse em outra loja se isso aconteceria, clientes sem deficiência não são tratados como merecem imaginam os clientes como esse rapaz que precisa de um atendimento diferenciado como aconteceu na Apple store.
    A Apple não é somente uma marca como as outras, a Apple é uma ideologia que tem como base o excelente designer aliado a um hardware que trabalham perfeitamente para proporcionar a melhor experiência ao usuário e por final mas não menos importante o respeito aos clientes e fãs.

    I S2 Apple

  • Caio Cartaxo

    Mais importante do que ser brasileiro, ou do que ser treinado, isso é resultado de uma boa SELEÇÃO de profissionais. Não adianta treinar qualquer idiota, nem mesmo no padrão Apple. Tem que saber selecionar e estimular, e isso sim, quem fez foi a Apple. Parabéns, a loja parece estar melhor do que imaginávamos.

  • Wendell Leon

    Sem duvidas isso faz muito a diferença! Pessoas que sofrem de algum tipo de impossibilidade tem mesmo que ter um tratamento diferenciado…

  • Felipe balmant

    Aqui no Brasil tem atendestes (Operadora claro ) que se ele não gostar de vc te chama até otário na conta . Kkkk

  • André

    Legal a postura do funcionário! Ele percebeu a situação e se adequou.

  • MACarrones

    Comovente !!! Excelente a postura do funcionário e só mostra que ele está no lugar certo. Na verdade, não se trata de ser brasileiro ou ser política da Apple. Trata-se de ter essa visão diferenciada na qual a preocupação com o próximo é fundamento para qualquer relação, inclusive comercial. Parabéns ao funcionário e à Apple por tê-lo contratado. Espero que ele esteja sendo bem remunerado por representar tão bem uma empresa como a Apple e preocupar-se com seus clientes.

  • Daniel

    O Mundo precisa de pessoas assim

  • iRon

    Isso se chama educação e se aprende na marra(dor no bolso, na alma ou no corpo) ou com educação( bons pais e professores).
    Não está em nenhum sangue, se aprende e apreende.

  • Arthur

    linda imagem… parabéns a Apple, parabéns ao funcionário

    PS: o cliente parece como o Mike do Caçadores de Relíquias LOL hauhsau

  • Marcelo Mesa

    Começou com pontos extra! Parabéns

  • G.M.V

    Não tem treinamento que te ensine a ser humano!! Isso vai de criação independente de onde for.. Não é porque é no Brasil ou fora, é porque é humano e solidário.. Ainda digo mais: no Brasil isso é uma minoria.. Todo mundo sabe que se eu chegar mal vestido numa loja cara (tipo Daslu) eu serei mal atendido porque fui julgado pela aparência..

    Pros que tiverem saco de ler, vou contar uma história que aconteceu com meu tio: o mesmo foi na BMW comprar um novo carro pra minha tia, iria ser a terceira BMW dela. Meu tio é uma pessoa muito simples, anda de macacão, percatas e estava com uma mochila nas costas. Ele chegou de taxi, entrou na loja da BMW e um segurança da loja já começou a acompanha-lo.. Meu tio olhou um modelo e perguntou quais as cores disponíveis e a disponibilidade de entrega e ouviu de um vendedor “tem muitas cores e a entrega é rápida mas só pra quem tem muito dinheiro” que logo depois virou as costas e saiu de perto do meu tio. Muito calmamente, meu tio se dirigiu a loja da Mercedes bem próxima do local e foi muito bem atendido, cheio de mordomias e olhe que ele chegou a pé lá!! Saiu de lá depois de ter comprado duas Mercedes a vista e voltou na BMW para falar com o gerente. Ele contou todo o ocorrido e informou que adorava a marca mas por culpa do vendedor, tinha comprado dias Mercedes a vista totalizando mais de 400mil reais.
    Dois vendedores brasileiros, duas lojas distintas, mas não foi só falta de treinamento, foi falta de educação também por ter julgado pela aparência.

  • celio

    é uma pena pq ate uma boa ação q deveria ser normal gera discussão

  • Amorim

    Isso não tem nada haver com Brasileiro… Tem haver com o carater do profissional, treinamento e dedicação em atender bem o cliente, filosofia esta que deve ser altamente trabalhada nos treinamentos.

    O Brasileiro não é mal educado, mas não tem respeito pelo próximo. Vemos isto no transito qdo nao respeitam as faixas de pedestre, no onibus quando sentam nos assentos de deficientes e idosos, no supermercado quando as pessoas ocupam duas filas ao mesmo tempo para pegar a mais rapida, no comercio quando nos dão troco errado, etc…. no dia-a-dia vemos poquissimos gestos como este do funcionario da Apple. Na maioria das lojas este deficiente seria ignorado por estar usando um skate e nao uma cadeira de rodas chique…. Nao iriam dar atenção achando que ele não teria dinheiro para comprar.

    Experimente viver em paises como Chile, EUA, Canada, suiça… Vocês vão sentir a diferença no respeito ao próximo….

  • carloskype

    Atensimento ao estilo Outback!

  • Júlio Morbeck

    Muito lindo. É bom também ver a iniciativa do profissional que mesmo orientado teve a iniciativa em auxiliar o irmão com necessidades especiais. Com permissão dos amigos do blog vou salvar esta imagem e postar do meu face, pois é sempre bom mostrar e postar coisas boas, pois hoje só temos ouvidos e vistos notícias e imagens de violência. I Like Apple!

  • Joel

    Aposto que os riquinhos que costumam passear pelo shopping não estão gostando nada disso. Não estou me referindo a imagem, é logico, mas sim da nova massa que irá frequentar o shopping.

    • Joel

      Afinal de contas, é um shopping de luxo.

  • Rui

    Funcionário bem treinado + educação de berço !

  • Vilma Coutinho

    Aposto que acima de tudo, acima de qualquer treinamento, acima de ser funcionário da Apple, essa atitude é de um ser humano extremamente educado e a família deve estar orgulhosa pela educação que passou para ele!

  • Celso F. Araujo

    Parabéns ao funcionário por uma atitude que pode ser óbvia para alguns, fruto de treinamento para outros, mas que fez toda a diferença para o cliente em questão.

  • Thomas Andrini

    Obrigado mais uma vez ao blog por divulgar mais uma das minhas fotos! Essa imagem representa muito o que essa loja trás para nós, consumidores brasileiros: o mínimo de respeito e bom atendimento que merecemos pelos produtos caros que pagamos aqui. O deficiente estava enfrentando problemas com o iPhone 4 dele, e o Genius não hesitou em sentar e atende-lo da melhor forma possível, e mais agradável para o cliente. Um segundo funcionário se juntou à eles depois, este também não hesitou em sentar e sanar todas as dúvidas do rapaz. Isso foi só um pouco do que eu pude perceber na loja, nas mais de duas horas que fiquei lá: a loja está de parabéns, os funcionários e a Apple. Fui muito bem recebido, atendido e tive uma experiência de compra incrível. Segunda retorno lá para meu primeiro workshop e para uma sessão com o Genius.

  • Beto Sobral

    Cansei de ver, nos shop de Brasília, pessoas sendo convidadas a saírem por não estarem condizentes com o ambiente . ( geralmente trabalhadores que vão usar os banheiros )

  • Thiago 19

    O atendimento da Apple é ótimo, isso é um diferencial, mas uma vez precisei da Samsung e eles me atenderam muito bem. No entanto a educação do pessoal da Apple é cativante, mas isso acontece por estarmos acostumados com um atendimento meia boca pela maioria das lojas.

  • ronan

    engraçado…. Soh eu que achei a imagem a coisa mais normal do mundo??

  • Vinícius

    Este é um belo exemplo que mesmo sendo o brasil a apple não abriu mão do padrão aplicado no mundo todo. Vendo esta imagem entendo o que eles dizem no site de vagas de emprego que um dos requisitos pedidos a vaga são pessoas que amam e estão prontos para ajudar os clientes de qualquer forma com um sorriso no rosto, calma e simpatia. E isso representa o que é uma Apple Store onde é um lugar que você vai não apenas para comprar mas vai para solucionar problemas e aprender mais sobre seu produto e fazer coisas incríveis com ele. E para os que dizem que isso é do brasileiro, realmente existem brasileiros assim mas são poucos, isso é fruto do treinamento que eles receberam no exterior e se esse vendedor não for estrangeiro. Emfim parabéns ao funcionário por exercer o seu treinamento de forma exemplar e apple por trazer o verdadeiro conceito de uma Apple Store : um lugar onde você vem para encontrar o melhor produto para você e volta para aprender.

  • Dan Gomes

    E eu estava lá !
    Não conseguir chegar pra abertura, fui mais tarde mas pude constatar o diferencial no atendimento ! Comprei um Ipad mini retina, deu um problema pois pedi uma cor e veio outra. Demorou um 3 horas pra normalizar, quando eis que no final o vendedor me aparece com a proposta de eu escolher QUALQUER CAPA. Pro meu iPad como pedido de desculpas ! IMPRESSIONANTE ! Ainda ganhei a camiseta ! Sem igual !

  • Josimar

    Nada demais, acho que qualquer vendedor na mesma situação faria o mesmo.

    • Dan Gomes

      QUALQUEr ?
      Cara pode ter certeza q não !!

    • João

      Josimar,

      Não sei em que país você mora, mas no que eu moro, Brasil, as coisas são bem diferentes. Estamos acostumados com o mínimo de cordialidade e generosidade possível (e as vezes até impossível), mesmo que haja o interesse na contra partida, como no caso especifico a venda para receber comissão. O ato praticado, além de admirável é louvável e deveria ser exaltado como iLex fez. Atitudes como a sua, de desmerecer ações em prol dos vistos como diferentes já demonstram isso. Sinto muito pela sua insensibilidade.

      Cordiais saudações,

      João Paulo Valença

      • Josimar

        Prezado João Paulo Valença
        Boa noite

        O meu comentário é um reflexo da minha indignação de como foi colocada a “situação” dos atendente da Apple.
        Pois da forma transcrita, em meus olhos parece que um atendimento especial foi recém inventada com a chegada da “loja da maçã” ao Rio de Janeiro.
        Implicaram quando eu disse a palavra “qualquer”, mas quero expressar que vendedores de bom senso fariam o mesmo, vendendo apontadores de lápis, ou gadgets de fruta mordida ultravalorizados por um bando de Xiitas

    • KGB

      Cara… eu trabalho numa instituição de ensino Federal. Sou coordenador de um núcleo de inclusão para pessoas com necessidades especiais e vejo todos os dias a forma insensível como alguns professores (mestres e doutores) tratam alguns alunos deficientes. Então uma atitude como essa deve ser exaltada sim e parabenizada. A sua fala é sintomática e denuncia muita coisa acerca de algumas formas de pensar o “especial”

  • Eduardo

    O atendimento da Apple é outro nível.

  • Madmediphone

    Educação vem de berço. Parabéns ao funcionário pela atitude correta , parabéns para Apple pela excelente seleção dos seus funcionários e parabéns aos pais deste funcionário pela boa educação dada.

  • vitor

    queria saber se a apple paga vocês, pois nunca vi tanta gente fissurada e baba ovo de uma empresa por causa de um status, caramba a pessoa tem que ser muito trouxa mesmo! Ainda mais pagando 3500 num aparelho aqui no brasil… hahahaha

    • João

      Vitor,

      Como andam seus igadgets da Sansumg? Se você está feliz com eles pra que ficar entrando em sites sobre iOS, principalmente este que é o mais respeitado? Por acaso você tem aluga afinidade com Josimar e está comentando apenas para defendê-lo?
      Você e qualquer outro leitor serão bem aceitos aqui neste site, acredito eu (pelo menos iLex sempre demonstrou isso) portanto que não hajam desta forma tão irresponsável de afirmar que possuímos equipamentos Apple apenas por status. Optamos pela Apple por gostar de seus produtos. Por que você ao invés de ficar julgando nossas escolhas não faz um teste com eles e depois vem comentar sobre sua opinião?

      Atenciosamente,

      João Paulo Va;ença.

    • Victor

      O mais engraçado é que se ele estivesse satisfeito com os aparelhos mau feitos da samsung, ele não estaria lendo uma matéria sobre a Apple..

      Essa é aquela velha história.. A pessoal almeja a Apple e compra um samsung porque é “quase igual”..

      Meus pensames para você!

    • Beto Sobral

      Nunca recebi nada da Nokia quando usava os aparelhos dela, sei que muita gente ganhava aparelhos para falar bem da Nokia ( os Gurus Nokia ) , nem da Motorola e da Samsung .
      Eu trabalho honestamente de segunda a sábado das 6 da manhã as 4 da tarde e mereço gasta o dinheiro com o que me satisfaz, vou levar uns 10 meses para terminar de paga-lo , mas faço isso sabendo que não dependi de dinheiro dos outros .
      Todos que estavam na fila , são pessoas honestas e trabalham arduamente para ter o que querem , siga o exemplo de todos aqui, trabalhe e compre o que deseja , seja lá o que for, e não fique frustrado por não ter o que deseja e tentar descontar nos outros .
      O rapaz da foto poderia ter comprado uma cadeira de roda, mas comprou um Apple e um skate , foi bem tratado nessa loja.

    • Lucas Silveira

      Amigo, seu lugar não é aqui

    • Oi Vitor. Respondendo a sua pergunta: não, não paga.
      Não acho que você tenha maturidade e inteligência para entender o porquê gostamos dela (devido ao seu linguajar bem infantil e pobre de argumentos inteligentes), por isso não perderei tempo explicando para você.

      Continue nos visitando, já que parece que você tem um sentimento frustrado e reprimido com produtos da Apple a ponto de ficar visitando blogs sobre ela. Quem sabe um dia você não consegue trabalhar o bastante (como todos nós aqui) para conseguir um produto dela e também ficar satisfeito com o bom investimento que fez? 🙂

      #troll

      • Pedro Corrêa

        Boa iLex!

  • Luiz Fernando

    Que lindo

  • Diego

    Show de bola, quem tem um parente deficiente sabe o que esse gesto significa…

  • Joel Teixeira

    Não tenho nenhum produto da Apple, estou satisfeitíssimo com meu Galaxy S4 e não vejo a curto prazo uma mudança para o mundo do iOS. Mas preciso dizer, que bela imagem. 🙂

    Se o mérito é do funcionário ou do treinamento que teve, sinceramente.. nem entraria nessa discussão. Mas que é uma bela cena de se ver, seja na Apple ou em qualquer outra loja do mundo. Isso é.

    Parabéns ao exemplo do funcionário, que prospere e se multiplique.

  • Lucas

    Não dá pra acreditar que essa maravilha está acontecendo no Brasil!!!!
    TIM COOK E ESSE FUNCIONÁRIO MERECEM PALMAS!!!!!! MUITAS PALMAS!!!!!

  • M.KODAMA

    A imagem mostra o carater desse funcionário (a iniciativa de atender uma pessoa com deficiência no chão da loja). Isso é um bom atendimento. É uma atitude louvável mas que infelizmente muitos vê com ridícula.
    Sucesso para esse funcionário.

  • Elodia Maria

    Isso é fruto de bom treinamento aplicado a pessoa de bom caráter.
    Brasileiro sem treinamento, caráter e educação gosta de sentar-se em assentos para deficientes e idosos, estacionar em vagas destinadas a motoristas deficientes e/ou idosos, e sequer olharia para baixo, a não ser que esbarrasse no rapaz no chão.

    • Pedro

      Isto pra mim é fruto de boa educação, o q muitos pais deixam de dar aos seus filhos. Pessoas individualistas é fruto de falta de disciplina dentro de casa.
      Não acho que seja questão de “treinamento”. A Apple só escolhe bem os seus funcionários.

  • Eloiza

    Independente de treinamento, o rapaz merece os parabéns, numa loja lotada, dia de inauguração, a atenção exclusiva q ele deu ao cliente é respeitável, nem todo brasileiro é bom, e nem todo brasileiro é mal, mas garanto q este rapaz tem um diferencial próprio. Parabéns seja qual for o motivo!

    • Joel Teixeira

      Bela resposta, concordo totalmente.

  • Danilo Mesquita

    Me desculpe se não vi, mas alguém que foi na inauguração perguntou a respeito da garantia dos iPhones comprados no exterior( modelos não homologados pela Anatel) ???

  • Bruno

    O pioneiro no Brasil com esse treinamento foi o OUTBACK STEAKHOUSE.

  • Eduardo

    Isto é fruto de treinamento e de humanidade. De mil brasileiros, 1 é igual a ele. Agora dizer que Brasileiro é assim ? Hospitaleiro ? Gente boa ? Eu sou Brasileiro mas não me levem a mal, Brasileiro só pensa no seu próprio rabo, gosta de ter vantagem em tudo, só quer se dar bem, quer ser sempre o primeiro, quer ser o mais malandro, o mais esperto…no trânsito dirigem como se fosse um GP F1, um querendo cortar o outro, dando fechada nos outros, é um Deus nos acuda. Não é a toa que colocaram nos Parques da Disney : “Brasileiros, não furem fila!”. No Pizza Hut da International Drive tem escrito : “Brasileiros, não entrem no salão, aguardem ser chamados!”. Graças a Deus não moro mais no Brasil. Fiquem sabendo que os Brasileiros são uma das nacionalidades mais mal vistas aqui no exterior.

    • Carlos Eduardo

      Eduardo, obrigado por me poupar de escrever um comentário igual ao seu. Em tempo, faço das suas as minhas palavras.

  • Xavier

    Modelos 5c e 5s comprados nos estados unidos não possuem garantia no Brasil.
    Sobre a cena, muito bonito. Quando se tem foco no cliente e não na venda é isso que acontece.

    • Lucas iOS

      iPhones comprados fora do Brasil tem que ter a tecnologia GSM. 5s modelo A1457.

  • Kevin Costner

    Coloque-os na mesma posição em uma outra loja qualquer e o título do post pode ser “Falta de Preparação Para Receber Clientes etc etc…”

  • Adão

    Parabéns ao vendedor! Com relação aos brasileiros, cada vez mais individualistas, de modo a pensarem em si mesmos. Isso reflete em várias áreas. Precisamos ser mais altruístas. Se colocar mais no lugar dos outros. Assim, com certeza, prestariamos um melhor atendimento.

    • Pedro

      Não só um melhor atendimento como um melhor convivio em sociedade.

  • Pablo

    O brasileiro trabalhando com atendimento é um lixo

  • Carlos Eduardo

    Sem querer tirar o mérito do vendedor perceber que um simples gesto faria toda a diferença, mas a Apple realmente treina bem seus funcionários. Impressionante.

    Bem, não é a toa que a Apple consegue arrebanhar tantos fãs.

  • jocimar

    o cara mostra um pouco de sensibilidade, ele é funcionário por isso faz isso.
    Não é brasileiro por isso faz isso, mas brasileiro ou funcionário ele é humano.
    E existem pessoas de bons corações que simplesmente tem o habito de ajuda o próximo, sendo funcionário da apple ou sendo brasileiro isso não importa.

    • Pedro

      Concordo com o seu comentário jocimar…

      O cara fez isso pq tem bom senso e sabe viver em sociedade, e não pq exclusivamente é um funcionário da Apple.

  • Bruno Vogel

    Não é questão de ser brasileiro ou não, de ser APPLE ou não… Com certeza um bom processo de treinamento colabora para esta prática, mas o que considero determinante e gostar do que se faz e fazer isso com prazer. Já trabalhei com vendas e mesmo as vezes não ganhando uma contra partida financeira que achasse justa, amava a interação com os clientes e contribuir na realização de seu sonho (sim pois muitas vezes o que para um vendedor é mais uma venda, para um cliente é a realização de um desejo), tornando a experiência de venda (e pós venda) o mais agradável possível.
    Equação: SABER O QUE FAZ (treinamento) + GOSTAR DO QUE FAZ (motivação, entusiasmo, prazer) = EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO…

  • Bruno David

    Treinamento não faz esse tipo de coisa. Pra mim é um caso isolado que serve de exemplo para muitos.
    Alguns vendedores brasileiro não sabem ouvir: eu quero somente esse produto. Quando vc fala desse modo, mesmo sendo gentil, o atendimento dele muda, atende rápido, cara fechada, despacha vc logo, mesmo se vc gastar 3 mil, pq na cabeça dele se vc gasta esse valor pode gastar mais e ponto final. Mas quando vc finge que esta interessado, as coisas mudam. E triste!!!

  • Thiago Moreira

    Não entendo quem fala mal de brasileiro. Não é o brasileiro, e sim a pessoa, em todo o lugar do mundo sempre terá a pessoa qualificada e a não qualificada. É do interesse dela mesma. Existem “Pessoas” e “pessoas”.

  • Junio Pereira

    E que algumas lojas do Brasil tomem vergonha na cara e trate os brasileiros como eles realmente merecem.

  • Marcos

    Isto exemplifica como é o mundo afora! Acredito que muitos aqui já obteram os seu gadgests fora do Brasil. Mas a qualidade de atendimento no Brasil é precária infelizmente. Esse é um caso onde o vendedor quanto o contratante tem méritos! Os dois buscam o mesmo objetivo, que é dar o melhor de si, em tudo que se faz!!!

  • Daniela

    Uma prova q isso é mérito apple é o fato de estarem aqui discutindo isso.

    Se fosse realmente normal a maioria dos brasileiros ser assim então nossos comentários seriam: muito bom! Apple bem-vinda! Apple faz um balcão menor para esses clientes ou um lugar mais confortável para clientes especiais!

    Entenderam? Falaríamos do cliente e como acomoda-lo, e não ficaríamos falando do funcionário.
    O fato de discutirmos a atitude do cara é o q me faz pensar q ele é exceção, e é diferente porque foi preparado ( ou em casa, ou no trabalho) para isso. E que a maioria dos brasileiros não são assim.

    Infelizmente não somos todos bem educados, mas há aqueles que são muito bem educados sim!

    Claro q a apple deve pagar muito bem, aliás funcionário bem cuidado trabalha melhor.
    Mas…
    Parabéns apple por nos atender bem virtualmente e pessoalmente. Parabéns ao rapaz por ser humano e compreender a necessidade de outro humano. Vc não demonstrou ser brasileiro ou ser apple, vc demonstrou educação e respeito!

  • Bernard Design

    Eu postei esta notícia no meu Facebook, destacando que ISSO é um “diferencial de atendimento”. Queria o NOME deste profissional. Agora tenho: Renan! Obrigado pela informação Leonardo. Irei botar o nome do Renan no meu Post.

  • Bruna

    Exemplo de funcionário e pessoa. Exemplo de brasileiro!

  • Gabriel

    Agora vai aparecer com um iPhone 4s com defeito de fabricação que não funciona wifi e nem bluetooth…

  • Jorge Souza

    Essa e a uniao que pode ser formada entre a Apple e Brasileiro, eficiencia com carinho .

  • Wendell

    Isso não é nem APPLE e nem BRASILEIRO…
    É apenas MÉRITO do funcionário… POIS gente educada e gente mal educada existe em todo lugar…

  • Ely

    Parabéns ao funcionário com humildade, respeito, carinho e acima de tudo comprometimento !
    Que outros aprendam com ele !

    Parabéns !

  • Danilo

    Quem fala que brasileiro é hospitaleiro nunca foi nas IPLACE.
    A Má vontade começa no OI…

  • Dani Estrela

    Esse Genius se chama Hugo, salvo engano, e o cara é de uma gentileza ímpar. Acredito que ele é português, mas fala e compreende o nosso português sem problemas.

    Fui atendido por ele na semana passada e saí de lá muito satisfeito.

    Depois que li vários comentários sobre a influência da nacionalidade, sinto informar que isso POUCO importa. Já fui em Apple Stores de outros paises e sempre me deparei com o mesmo nível de atendimento. Todos são gentis e tentam de toda forma resolver a sua frustração, seja reconfigurando o seu iDevice, ou trocando o produto ou, até mesmo, dando um truque off the records.

    Brasileiro tem tudo para ser o melhor no que faz, mas ainda temos problemas grosseiros de respeito, senso de comunidade e educação básica.