Opinião

[opinião] Notícia ridícula do dia: “analistas” preveem de novo o fim da Apple

Ações da Apple

A lenga-lenga é sempre a mesma: momentos antes da Apple apresentar seus resultados fiscais, “analistas” (aquele tipo de profissional que nunca acerta suas previsões) previam um resultado maior dos lucros da Apple. Aí, quando ela anuncia recorde de vendas e lucros na casa dos 13 bilhões, eles ficam decepcionados porque “esperavam mais”.

Essa história se repete desde a morte de Jobs, mesmo o lucro tendo dobrado desde que ele deixou o comando da companhia.

Já dissemos aqui: falar mal da Apple dá muito mais popularidade que falar bem. Faça uma manchete dizendo que “resultados da Apple decepcionam” e irá chover leitores no seu site.

Vamos nos atrelar aos fatos: enquanto uma empresa tiver lucro, não dá para dizer que ela está mal das pernas, certo? Ainda mais quando alguns de seus concorrentes diretos apresentam prejuízos fiscais. Mas basta alguns analistas errarem em suas previsões e o valor na bolsa cair que muitos já decretam que é o início do fim.

Aí sempre terá uma manchete mais sensacionalista que outra, dizendo que os acionistas estão fazendo pressão para a Apple lançar logo novos produtos, senão “eles param de investir”. Esta frase é tão boba e infantil que dá vontade de rir. Como se o histórico da Apple fosse fazer produtos apenas para agradar os acionistas.

É verdade que os lucros estacionaram. Continuam sempre os mesmos bilhões há 3 anos. Mas isso é uma questão de lógica, mostrando que talvez a Apple já tenha crescido o que tinha que crescer. Não é o mesmo que uma empresa pequena, que pode duplicar seus lucros a cada semestre. A Apple é gigante, uma das maiores, e é matemático que o crescimento, com o tempo, diminua, ainda mais em um mercado que já era saturado quando ela entrou. Se não for agora, será um dia, e há um grupo de pessoas que torce para este dia chegar logo, como se esperasse de camarote a “ruína da gigante Apple“.

É bem provável que um dia a Apple “caia” e deixe de lucrar. É possível que o seu reinado um dia seja derrubado por outras empresas, como já aconteceu no passado com IBM e até a toda poderosa Microsoft. Mas não me parece que este dia já tenha chegado ou sequer esteja próximo, como algumas pessoas parecem querer nos fazer acreditar.

Não seja ingênuo em achar que a simples queda das ações da Apple signifique que ela está mal. Isso já acontece há mais de um ano e ela continua batendo recordes de vendas a cada trimestre. Wall Street tem suas particularidades e estas não são necessariamente relacionadas à saúde da empresa e sim a ganhos com compras de ações na baixa e vendas na alta. É um enorme “jogo” que faz enriquecer muita gente.

O nosso caro Marcus Mendes, em seu ótimo artigo Quem tem Pressa Lança Cru (edição nº5 da Revista iThing, com download gratuito) definiu muito bem a diferença entre inovação e “pressa em lançar algo diferente”. Não dá para querer que se revolucione o mercado todos os anos, não tem como. Pedir isso é querer que a empresa quebre.

Então, caso você não seja um acionista da Apple, não se preocupe com o alarmismo que alguns estão fazendo por aí. Vamos torcer para que a Apple lance novos produtos não para agradar meia dúzia de acionistas (ou o idiota do Donald Trump), mas para realmente fazer diferença em nossas vidas, como outros produtos dela já fizeram.

Sempre foi assim na época de Jobs. Que permaneça também na era Cook.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ulisses Silva

    Excelente matéria.

  • vinicius

    A apple é uma marca muito boa, mas deveria diminuir seus preços salgados no Brasil.

    • Thiago Sousa

      Pelo visto vc não é leitor da iThing… Ótima matéria a respeito do custo Brasil aliás.

      • J3ff

        Nessa matéria explica porque um 5c de 32gb e um 5s de 16gb quem tem o mesmo valor e aqui o 5s custa Bem mais Caro ?

        • Imposto!

          • J3ff

            Como assim ???
            O Imposto pro 5s é maior que o pro 5c, porque ???

        • Allan

          Ahhh mas tem os impostos!!!!! Não….pera…

          • J3ff

            Exato !!! ….pera, mesmo !!!
            Aqui no Brasil, Apple/Operadoras/Lojas “Valorizam” o 5s. Mesmo que nos EUA os valores do 5s 16gb e do 5c 32gb sejam “iguais” !!!

            • Rafael Xavier

              É claro que grande parte da culpa é dos impostos, mas essa comparação de preços é por conta da valorização que a loja agrega ao produto, ou seja, o 5c, pelo menos no Brasil, não era tão esperado quanto o 5s, logo o preço seria mais caro, quando alguém prefere o topo de linha, mas é claro que é uma tática usada no Brasil para arrecadar mais lucro, não é a toa que o nossos iphones são os mais caros do mundo

  • Roney Cezario

    Parabéns pela matéria, vão dizer por muitas décadas.

  • Raphaela

    E a Apple com esse monte de dinheiro em caixa precisa mesmo do dinheiro dos investidores?

    • Ovídio

      Dinheiro em caixa é dinheiro morto, as ações precisão existir para manter o fluxo da empresa.

  • Só acho q não da pra negar que Steve Jobs era praticamente a fórmula mágica da Apple. Ele entrou e a Apple decolou. É uma pessoa “especial”. Agora sem ele é inevitável a comparação com o passado e lucros altos, mas abaixo do esperado podem indicar uma queda

  • Sérgio Carvalho

    Parabéns pela matéria. Como sempre, elucidativa!

  • Alex

    Como faço para ser acionista tbm iLex?

    • Ix, o texto deu a entender que eu sou acionista? Eu quis dizer o contrário…

      • Peter Shaws

        Então, caso você não seja um acionista da Apple, como eu, não se preocupe com o alarmismo que alguns estão fazendo por aí.</blockquote

        Talvez uma leve reescrita bastasse para remover a ambiguidade:

        Caso você, como eu, não seja um acionista da Apple, não se preocupe então com o alarmismo que alguns estão fazendo por aí.</blockquote

        • Daniel

          As vírgulas, corretamente colocadas como estão, não deixam ambiguidade alguma no texto.

          • Fernando

            Concordo plenamente, Daniel. Não existe ambiguidade alguma.

          • Wagner

            O engraçado é ver também notícias de pesquisas feita por algumas empresas, que nem sabemos se existem mesmo, mencionando que a empresa rival bateu recorde de vendas, isso justamente quando a Apple publica seus resultados fiscais. Da até uma visão de manipulação de fatos e até mesmo de mercado com as noticias sendo publicadas no mesmo dia do resultados fiscal da Apple.

            Outra referente aos investidores, me parece até uma certa ganancia por parte deles. Pois querem sempre ter o maior lucro e não se importando na qualidade do produto, espero que a Apple de preferencia aos produtos, que sempre é de qualidade incomparável aos do mercado.

            • Wagner

              Cara, caso vc não saiba, o único objetivo de uma empresa é este! “Lucro” e com a Apple não é diferente. Este é um ponto que sempre acho muito cômico nestas matérias. A Apple tenta inovar sempre para aumentar os lucros e não para te fazer feliz, mas a maioria dos consumidores da empresa gostam de se sentir importante e inventam essa de que a Apple se importa com ele.

    • Ovídio

      basta comprar ações da empresa ué

  • Daniel Mariano

    Apple é o poder! Apple no sangue uhuuuu

  • Vitor

    É incrivel como as pessoas abrem a boca para falar merda…

    Estive em Orlando (duas lojas) e em Miami Beach (uma loja) e em todas as 3 lojas cheias de pessoas comprando produtos da Apple.

  • Marcelo

    Será que essas notícias são só pra chamar atenção mesmo? Enquanto pessoal ta desesperado pq a apple ta “falindo” em outra notícia aparece que um grande investidor acabou de comprar mais 500 milhões em ações da Apple…

  • Guilherme

    Me pergunto o que vai mudar na vida das pessoas que querem que a apple caia.
    É a mesma situação de pessoas que vão em alguns sites que falam sobre tecnologia ( a qual todos sabem que site que eu estou falando ), e simplesmente comentam a frase mais inescrupulosa possível “Apple lixo”, me questiono se eles vão dormir a noite com um sorriso no rosto pensando “deixei minha opinião inútil heueheu”. Realmente triste a vida dessas pessoas…

    Ter opinião sim, mas opinião com embasamento.

  • Mateus Miranda

    Minha opinião:
    O recorde de vendas já era algo esperado. Os iPhones 5C e iPads mini colaboram bastante pra isso. O problema é que os analistas sempre esperam mais do que o que a empresa consegue vender. Acredito que a Apple esteja bem das pernas, de forma que não era difícil prever esses recordes. Contudo, é preciso observar que os iPhones 5C, apesar de terem colaborado pro recorde, não foram tão bem recebidos. Tim Cook em uma carta recente aos funcionários nem os mencionou quando falou dos produtos. A Apple está vivendo um bom momento, mas já viveu dias melhores. Ainda assim, acredito que não tardará a voltar aos bons tempos. Se um dia ela entrará em declínio, acho que ninguém pode afirmar atualmente.

  • Flávio Alves da Costa

    É amigo os gigantes serão sempre os mais visados.

    Isso é histórico!

  • Bernardo

    texto muito bem escrito… como aliás, é comum por aqui 🙂

  • Gilmar

    Belo artigo!!!

  • Francis ribeiro

    O mesmo
    Falam da Nintendo, e até hoje ela nunca fechou no vermelho.

    • Mauricio Mendes

      Pelo contrário. A Nintendo vem fechando seguidamente no vermelho, mas os analistas ainda continuam apostando em sua recuperação.

      A Nintendo tem bastante $$ em caixa, o que permite que ela “se dê ao luxo” de fechar alguns anos no vermelho.

      Não é o caso da Apple. Além de ter muito mais $$ em caixa, vem tendo excelentes lucros. O “problema” é que, como a Apple sempre inovou, ela é cobrada seguidamente por inovações. Para fazer uma analogia meio grosseira, é como um banco, que precisa lucrar sempre mais e mais…

      No entanto, eu não considero que a Apple tenha um “reinado”, por exemplo. O fim da Microsoft teria um impacto mundial muito maior do que o fim da Apple, para exemplificar. O “parque instalado” da Microsoft é muito maior do que o da Apple, e isso é inegável. Não estou falando quem é melhor nem quem é pior, só estou falando quem tem mais inserção no mercado de computação pessoal/empresarial. Eu, por exemplo, tenho os dois “ecossistemas” (odeio essa palavra, mas vou usá-la) e sou daqueles que acham que xingar o Windows em favor do Mac (e vice-versa) é totalmente infantil. Espero que entendam que não estou falando mal do texto nem do blog. O que quis dizer é que essa rivalidade existe aos montes pela internet e alguns vestem a camisa como se fossem não só acionistas, mas acionistas majoritários.

      Assim, sem fanatismos, eu concordo que dizer que a Apple está com os dias contados é, no mínimo, absurda. Estamos falando de uma empresa com lucros bilionários a cada TRIMESTRE. Embora “estacionados” (outro absurdo, visto que lucro é lucro), são lucros bilionários.

      Mas sou obrigado a discordar do ponto em que o texto dá a entender que Donald Trump é um idiota. Ele é um investidor, visa lucro e dinheiro, e não tem uma “paixão” pela empresa A ou pela empresa B. O negócio dele é puramente $$$. Além do mais, se ele realmente fosse um “idiota”, não estaria onde está, tampouco teria o que tem…

  • jonataspereira83

    Justamente, concordo, esses analistas creio que devem é fazer análise com um psicólogo heheheh, porque estão fora da realidade.

  • @ReiVersuri

    Acho que os analistas estão certos e a Apple vai falir mesmo: Produtos ruins, sem inovações, sem qualidade e péssimo suporte ao cliente.

    A Samsung sim é uma ótima empresa, com produtos inovadores, não copiam de ninguém, excelente qualidade e ótimo suporte.

    • Jeferson

      Amigo, tenha um iPhone, use-o, explore-o no máximo que puder, usufrua de todas, me refiro realmente a TODAS as incontáveis funcionalidades que o iPhone tem, sempre visando a qualidade, desempenho e resistência delas, e compare-as com as mesmas características nos aparelhos rivais, então repense sobre sua afirmação sobre produtos, qualidade e suporte ao cliente.

      Pelo que entendi, você critica suporte da Apple mas não comenta sobre o mesmo da Samsung, o feedback que tenho dos amigos que possuem “Galaxies”, esse serviço não é prestado com muita qualidade.
      Aliás, não estou defendendo nem acusando quaisquer das empresas, mas saliento a necessidade de ter embasamento às suas afirmações.

      • Valerio

        Ele foi irônico… tu não percebeu.

      • Valerio

        A Apple dificilmente conseguirá a façanha de falir… tem muito dinheiro em caixa e bons produtos.

        Mas ela está cada dia menos interessante para os acionistas, comprar ações da Apple não é um bom negócio… em termos de investimentos em ações ela não é tão lucrativa como antes.

        Tem uma outra coisa, divulgação do aumento de vendas/faturamento, mas é só uma parte de uma verdade.
        A meia verdade de que a Apple vem aumentando o faturamento!!! Não disse que é mentira.

        A outra parte da verdade é a perda de participação do mercado…

        Ela por enquanto aumenta o faturamento, mas ao mesmo tempo vem perdendo participação no mercado.
        Com iphones, perdeu no mercado mundial 4% de participação. Tinha em 2012 19,4 % agora no fim de 2013 com 15,5%.
        Nos EUA caiu de 50% para 44%.

        http://www.neowin.net/news/kantar-windows-phone-android-see-massive-growth-at-expense-of-ios-blackberry

        http://blogs.strategyanalytics.com/WSS/post/2014/01/29/Android-Captured-79-Share-of-Global-Smartphone-Shipments-in-2013.aspx

        Falando de iPads então, um mercado que ela fez ser rentável. Não inventou o tablet, mas o iPad foi o primeiro tablet a ser um sucesso comercial.
        Tinha 100% do mercado, agora só tem a metade…

        O problema da Apple é que ela não cresce em número de produtos vendidos como as outras empresas.
        Para piorar o lucro dos produtos vem diminuindo.

        É por isso que a Apple lançou um iPad menor e deve lança iPhone maior.

        A analise é sempre feita no mercado como um todo, não apenas individualmente no faturamento de uma única empresa.
        Esse analistas estão exagerando, mas a situação da Apple a longo prazo pode não ser confortável.

  • Danilo Melo

    Poxa vida, eu bem queria estar numa empresa que está “afundando” assim….afundando em dinheiro.

    Esses tipos de “analistas” só querem os 15 minutos de fama…

  • Adriano Bueno

    Galera tenho meus medos em relação a isso.

    Em agosto próximo passado Larry Ellison — cofundador e atual CEO da Oracle, amigo pessoal de Steve Jobs falou sobre o fim da Apple sem o Jobs no comando, como aconteceu nos anos 80, em que a Apple teve uma decadência e foi preciso trazer de volta Jobs para reestruturar a empresa.
    Hoje não temos mais esse poder, nem a própria Apple criou uma máquina de ressurreição dos mortos, infelizmente, mas vejo que se a Apple não inovar em seus produtos, infelizmente é o que pode ocorrer. Vejam bem, não estou falando que a Apple vai fechar e que não inova, para uma gigante como essa fechar precisa de muito, ou seja as chances seriam quase remotas, mas na minha concepção como designer de produto realmente falta inovação, coisas que poderiam ser agregados em vossos produtos para ser um diferencial na venda e realmente fazer jus ao preço dos seus produtos.

    • Lucas

      Lançar um chip 64 bits, um chip mais rápido em conjunto com software, um leitor onde é so por o dedo e destrava e que ainda ha ENORMES razoes para se adaptar a outros meios de uso, uma câmera altamente mais potente, COPIADO pela maioria dos concorrentes é não inovar ? As pessoas querem o que ?? Um objeto de Steven spielberg ? que pense sozinho que voce quer e realize ? Foi uma bomba de lançamentos nos últimos anos, e tenho certeza que ainda ha ótimos projetos pra mais 10 anos, mas se voce os joga-los no mercado ai sim a empresa pode fechar as portas.

    • Diego Azevedo

      Eu tenho a impressão que enquanto o próximo iPhone não fizer café, vão falar que ele não inovou o suficiente. Semanas antes de cada produto ser lançado, dúzias de boatos vazam, e nem todos são confirmados, pois vários são completamente absurdos (como o iPhone mini). E aí vem a mídia falar que não houve inovação e que a Apple não é mais a mesma sem o Jobs. Mas mesmo quando ele estava no comando isso acontecia.

      É a mesma coisa quando ela vai apresentar os resultados fiscais. Como todos confiam no crescimento dela, os boatos começam a correr, prevendo lucros colossais. Com isso, o preço das ações sobe. Quando descobrem que a Apple não faturou o suficiente para comprar a Suíça, o valor das ações cai, pois estava baseado puramente em boatos. Aí vem os “especialistas” (os mesmos que previam lucros colossais) falar que é uma questão de meses para a Apple fechar.

    • Adriano Bueno

      Isso que vcs se referem é inovação tecnológica, e não o forte da Apple que é design, coar que são validas, mas temos o concorrente com um processador melhor que o do nosso i5s, e outro com câmera muito superior. São esses pontos que me refiro, isso é um rio correndo para a foz normal, isso não é tecnologia da Apple e sim de terceiros que fornecem para Apple. Um bom exemplo de inovação em design são os faróis Angels Eyes da BMW, produzido por eles, patenteados por eles. Isso é inovação, mas depois do iphone 4 não tivemos nenhuma mudança aceitável no design do iphone e sim apenas um conector menos e um leve aumento em seu tamanho. Sempre vamos criar conflitos, mas eu acho que a Apple tem muito mais a acrescentar em seus produtos como ela fez no passado com os macbook e agora com o ipad air. Vejam bem, isso é um blog o qual temos opiniões muito diferentes, isso é ser humano, pensar diferente mas que várias idéias saiam um produto final. Não estou aqui para falar o que é certo e o que é errado, apenas dei meu ponto de vista sobre a inovação da Apple, que no meu ponto de vista volto a frisar, esta muito a desejar!

  • Madmediphone

    Na minha humilde opinião é que para investimento na forma de comprar na baixa e vender na alta é que as ações da Apple não são o melhor investimento deste tipo e assim não tão atraente para investidores . Assim o valor da ação acaba caindo.

  • Tales

    Boa!

  • Sanan Magoi

    Olha sou usuario de Macs desde o inicio da dedada de 90! Eu comecei com o quadra 700. E continuo ate hoje usando produtos da Apple. Cansei de ouvir estas historias de a Apple vai cair, hoje ela abriu para fechar de vez, e por ai vai. Bullshit!!!! Basta pesquisar um pouco o histórico de lançamento e a periodização destes com as ações da empresa. A dança das ações é constante!! Como ja dito é um jogo da Wall street. Jogo pesado de mercado diga-se de passagem. E quem não esta dentro não consegue entender plenamente. Alias, nem quem esta dentro consegue!! E os analistas, estes estão, piadas…porem muita gente investe rezando a cartilha destes. Quem mais perde são os pequenos. O que interessa , em minha opinião, é simplesmente o resultado e o lucro estrondoso que a empresa esta dando. O resto é “achismo” e especulação quando não muito delírios!! alguns produtos como o iPod estão no final do ciclo de vida. isto acontece! Outros no meio …. e por ai vai.. Eu não ligo para o que dizem estas matérias e ja vi muito disto no passado. E nunca acertaram. Me lembro do idiota do Dvorak, ainda na MacUser, falir a Apple e decretar o fim imediato . N vezes!!!! kkkkk……

  • J3ff

    Acredito que se basearam pelo 1.trimestre dos últimos anos.
    A Apple “bateu recorde de vendas” mas não com uma grande diferença em relação aos anos anteriores (conforme os gráficos demostram). E com essa diminuição de vendas em comparação com o ano anterior esses analistas acham que vai estagnar e/ou começar a vender abaixo do ano anterior e assim sucessivamente.
    Só pode se isso !

  • Léo Mendes

    Sou Empresario e adoraria estar “quebrando” igual a Apple.
    Meu sonho…. Hehehe.

    Esses críticos são iguais alguns consultores…

    Falam que sua empresa está quebrando… Que tem que mudar todo o processo… Mais ai vem a pergunta:

    Por que esses críticos/consultores não abrem a própria empresa????

  • Carlos

    Aparentemente você não entende nada de análise financeira e bolsa de valores.

  • Tom

    3 anos com os mesmos bilhões em lucros, como ditos na própria materia representam não um estacionamento, mas sim uma regressão de lucros, há de se levar em consideração a inflação, 13 bilhões ha 3 anos correspondiam a muito mais do que 13 bilhões hoje, contudo sou um completo leigo e desconheço os lucros da apple, estou apenas me pautando na matéria