Notícias

Ford quer que mais aplicativos brasileiros sejam compatíveis com seus carros

SYNC Applink Ford

Já que a moda agora é falar de iOS no Carro, a Ford também está preocupada em ampliar ainda mais o seu serviço de sincronização de smartphones com o painel do carro, inclusive no Brasil. Ontem, durante a Campus Party, a empresa fez uma coletiva de imprensa para anunciar o AppLink, um SDK próprio que permite que aplicativos se conectem ao sistema SYNC, presente nos carros da construtora.

O interesse da Ford é que mais aplicativos brasileiros sejam compatíveis com esse serviço, que existe há anos. Por isso, ela anunciou que desenvolvedores brasileiros já podem se cadastrar gratuitamente no site da empresa e baixar as ferramentas necessárias para incorporar seus apps ao SYNC, para serem usados no carro de forma interativa.

O SYNC reconhece comandos de voz em português e é capaz de executar algumas funções pré-determinadas, assim como o Controle por Voz do iOS.

Na dúvida de quando (e se) a integração da Apple (o “iOS no Carro“) virá ao Brasil, é muito bom saber que soluções alternativas já começam a ser acessíveis aos usuários de iPhone no país.

Com informações do Tecnoblog.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • CarlosM

    Opa,

    Até que enfim uma montadora começa a mostrar um pouco de decência , e começa a incorporar tecnologia.
    Será que é reflexo do programa INOVAR AUTO ? pois bonzinhos não são mesmo…não estão incluindo isto porque acham que Brasileiro merece, mas provavelmente porque o programa INOVAR AUTO traz alguma vantagem em termos de isenção ou exceção nos impostos para a montadora.

    Bom, pelo menos é um bom começo.

    abraço
    CarlosM

  • Edgar

    Adquirí recentemente um Ford com My Connection e posso dizer q o bluetooth p/ músicas e ligações funcionam bem…porém, anexo ao sistema colocaram um plugue p/ carregamento de ipods (função disponibilizada no aparelho MyConnection) q ñ funciona (tanto p/ somente carregar – diz q o dispositivo ñ é suportado – qto p/ tocar via cabo) – detalhe q consta no manual o carregamento do ipod e músicas via cabo usb…inclusive o plugue serve somente pra I4S abaixo (faz menos de 2 meses a compra do carro).
    Vale lembrar q colocaram tbm um cabo com saída usb p/ pendrive q ñ funciona tbm e q inclusive é curto dificultando a troca de pendrive pelo motorista – ahh, o pluge p/ conectar o iphone, ipod tbm ñ sai do portaluvas de tão curto impossibilitando qq tentativa do motorista de fazer o carregamento ( q pelo manual deveria funcionar).
    A garantia? – Sim, a garantia de funcionamento do My Connection é assim: vc comprou e ñ funcionou, eles devolvem seu $…arrumar q é bom, utilizar peças compatíveis com ipods e iphones não!
    #fordnuncamais

    • Edgar

      Comprei na Fancar, entrei em contato pelo Facebook afim de solucionar os problemas e disseram q se ñ estivesse satisfeito, q eles devolveriam o valor do Mu Connection e retirariam o aparelho do carro.
      Sou Dentista…ponho um dente na sua boca q ñ cumpre a função prometida, vc volta pra reclamar e eu simplesmente tiro o dente da sua boca e devolvo seu $…legal né?

      • Patrick Allen

        Edgar,

        Você chegou a levar o veículo à concessionária para verificar se não é o caso de uma atualização do software do aparelho ou mesmo defeito, já que nem pendrive (que é uma função tão comum) está funcionando também.

        Digo isso pois meus pai teve um FIAT Linea com o sistema Blue&Me da Microsoft. Estava apresentando problemas de funcionamento e a concessionária fez uma atualização de software e voltou a operar corretamente.

        • Patrick

          Sim, Patrick!
          Me fizeram a proposta de retirar o My Connection com a devolução do valor referente a ele.
          Esse é pós venda Ford – Fancar!

    • Moya

      Tenho um carro com o My Connection à quase um ano.
      Com relação ao cabo curto a informação procede, mas as demais reclamações não se repetem no meu aparelho.
      A conexão do iPod/iPhone é de fato para so modelos mais antigos (30 pinos), mas acho q um adaptador resolve isso (U$ 9,99 no ebay).
      O cabo do pendrive funciona perfeitamente e ele le normalmente todas MP3, navega por pastas, etc… assim como o do ipod que inclusive efetua o carregamento.
      Já usei 2 pendrives diferentes, e 1 iPhone 3GS e 1 iPhone 4.
      A única chatice é parear esses trecos.

      Já testou com outros pendrives e igadgets?

      Abraço.

  • Márcio Costa

    Tenho um Cobalt, instalei uma central muitmídia nele, tudo funciona direitinho, até o cabo para conectar Iphone,Ipod funciona direito e pode tocar musica via cabo tranquilamente e carrega tbm, realmente o cabo não é para pendrive e sim para conectar um modem de internet que ainda não esta em funcionamento assim me disse o técnico na hora da instalação, o bluetooth funciona perfeitamente tbm, realmente o cabo é pequeno mais deixo ele dentro do porta-luvas sem problema.

  • Daniel Gmrs

    Maneiro! Mais um motivo pra eu comprar meu carro desejado: New Fiesta

  • SamuEX

    A Ford, das montadoras que tem fábrica no Brasil, sempre foi pioneira tecnológica.
    Torço para virar logo tendência, afinal numa era tão smart é muito estranho ter carros ainda tão burros e tão “mecânicos”.

    • Wagner

      Meu C4 de 2010 faz tudo isso e ainda conecta automaticamente. Só precisa parear uma única vez.

  • Alex

    Tenho um VW Fox Itrend, som original da VW. Funciona perfeitamente com o meu iphone e ipad, tanto conectando cia bluetooth quanto com o cabo na USB (posicionada na frente do radio). Quando conecto o cabo do iphone ele carrega normalmente, já o ipad aparece a mensagem de que o dispositivo não está carregando. Tenho o sistema de controle de som no volante e cosido fazer tudo, trocar musicas, voltar, adiantar, etc.

  • Lucas

    Olá,

    Não seria a Ford uma montadora e não uma construtora?

    Obrigado!

    • Plinio

      Opa. Pensei nisso e achei que havíamos mudado de ramo de atuação.

  • Lengo

    Difícil é acreditar que as montadoras acompanharão a evolução dos aparelhos. Eu não quero usar apenas o iOS no carro, eu também não quero perder funções quando o sistema do tablet/celular for atualizado.

    Precisam também de oferecer mais do que uma estação bonitinha para tocar música ou vídeo. A iniciativa da Ford, chamando desenvolvedores, é um passo nessa direção, mas é um longo caminho.

    Nada começa pronto, mas as montadoras precisam, primeiro, convencer de que podem fazer melhor do que vem sendo desenvolvido nos últimos anos.

  • Francisco N

    Eu tenho um New Fiesta com o Sync da Microsoft. Para mim ele está funcionando perfeitamente! Com o iPhone conectado via Bluetooth ele faz as ligações e toca música, e até lê (sim! Ele LÊ) mensagens SMS e iMessage que chegam ao meu celular. Na USB eu conectei um iPod Nano 6g e ele reconhece perfeitamente. Separa pelas listas criadas no iTunes, por artista e tudo. Inclusive fica com um ícone de iPod Clássico no painel! No meu carro anterior eu tinha um som que tinha USB mas não era compatível com iPod. Eu tive que comprar um cabo auxiliar para ligar na saida do iPod para a entrada no radio. Com o Sync e o cabo do iPod, ele faz como se fosse um “Dock”, e eu posso trocar de musica usando comando de voz, no qual eu não conseguiria se fosse a conexão auxiliar. Com os meus iDevices ele funciona muito bem!

  • Lou

    acho que mais simples que tudo isso, seria uma tela que aceitasse air play (espelhamento de tela)….
    pronto…
    tudo resolvido
    todo seu iphone ali… e o meu sonho do waze na tela do carro estaria resolvido.
    sei que ja da pra fazer isso com o cabo de 30 pinos + adaptador de video ligado na entrada de video de alguns multimidias, mas pra quem tem iphone 5/5s não da pois ainda não existe esse adaptador de video para o lightning…
    agora os felizes donos de androids com saida hdmi conseguem facinho facinho….

  • Bruno

    E quem já comprou um carro com o sistema SYNC poderá ter o direito de atualizá-lo junto à concessionária?