Enquetes

Confira o resultado da nossa pesquisa ’12 Dias de Presentes’

12 dias

Pelo segundo ano seguido, a Apple incluiu o Brasil na sua promoção mundial 12 Dias de Presentes após o Natal, em que ela disponibiliza aplicativos, músicas, filmes e livros de graça durante 24h.

O Blog do iPhone fez uma pesquisa com seus leitores logo após o encerramento, para tirar uma temperatura do que os usuários gostaram. Quase 5 mil de vocês responderam e o resultado disso você verá agora.

Como já prevíamos há exatamente um mês, no dia 10 de dezembro, haveria certamente aqueles que ficariam de #mimimi, reclamando dos presentes. E isso tem uma explicação psicológica: algumas pessoas criaram expectativas exageradas com a promoção, esperando presentes caros e com recorde de vendas, como aplicativo TomTom, o Camera+ ou uma assinatura anual da Revista iThing. E aí, quando os presentes não eram aquilo que eles esperavam, eles reclamavam.

A imaturidade foi tanta que alguns “vândalos digitais” (não me vem outro termo para definir alguns usuários que só querem destruir o trabalho dos outros) entupiram as avaliações do ótimo aplicativo Toca House de reclamações negativas com uma estrela, atacando a Apple e a promoção. Meses de trabalho dos desenvolvedores, que sempre foram bem avaliados, foram por água abaixo em poucas horas, por causa de usuários imaturos que não sabem nem usar o espaço de avaliações (muito deles nem chegaram a usar o aplicativo) e não souberam separar a promoção do aplicativo. Gente assim, que só quer destruir, não merece respeito.

A intenção da Apple nunca foi dar presentes caros para ninguém. Ela nunca prometeu isso. A ideia é simplesmente fazer um agrado aos seus usuários, disponibilizando alguns produtos simples temporariamente de graça em uma época de festa. É claro que podemos não gostar destes “presentes”, afinal, é impossível agradar a todos neste Brasil enorme (alguns reclamaram que só tinha coisa para criança, enquanto outros disseram que Rolling Stones era velho demais). Mas xingar quem faz a promoção e chamar de “lixo” só porque não teve nenhum presente do seu agrado não é nada construtivo e não leva a lugar nenhum. Além da mensagem subliminar bem arrogante “só o que eu gosto é o que é bom“.

Nós não queremos que a Apple desista de continuar fazendo esta promoção no Brasil e, diferentemente de quem só reclama, elaboramos uma maneira de avaliar os presentes, dizer o que não gostamos para, nos próximos anos, eles virem melhores.

Para separar o joio do trigo, resolvemos fazer uma enquete com nossos leitores. Afinal, a tendência é os que falam mal aparecerem bem mais dos que falam bem, mesmo sendo em menor número. Quem não gosta de algo sempre reclama, enquanto que quem gosta nem sempre se manifesta. Então, para não ficarmos com uma impressão geral falsa por causa da aparente unanimidade das reclamações, fizemos uma pesquisa em que todos (quem gostou ou quem não gostou) podem se manifestar. E a tendência realmente foi diferente do que os comentários davam a entender.

Na pergunta “Qual o presente oferecido nesta edição que você mais gostou“, os 3 primeiros lugares não foram grandes surpresas. O público elegeu o aplicativo Rayman Jungle Run como o preferido, seguido do jogo Tiny Thief. O single dos Rollings Stones veio em terceiro lugar.

Mais apreciados

A surpresa veio para o 4º mais votado, o filme “Sessão da TardeEsqueceram de Mim, prova de que os comentários negativos não foram uma boa referência da realidade.

Já na pergunta para avaliar a taxa de rejeição, temos uma campeã disparada: Anitta, com 38% dos votos. Ela consegue ser a artista que mais vendeu músicas em 2013 na iTunes Store brasileira, mas é a mais odiada pelos leitores do Blog. Isto pode ser uma dica à equipe nacional dos editores da Apple de que a fatia do público que é formadora de opinião (os usuários não casuais que procuram na internet melhores formas de usar seus dispositivos) não tem um gosto tão popular assim.

Mais odiados

Lá atrás, em segundo lugar dos mais odiados, vem Paula Fernandes, com 11% dos votos.

Também perguntamos que nota os leitores dariam para a promoção ’12 Dias de Presentes’ e é aí que a gente pode realmente avaliar o quanto ela agradou ou não. Ao eliminarmos os ranzinzas que só reclamam de forma destrutiva (ao não colocarmos a opção ‘Não gostei de nenhum presente’), demos oportunidade aos legítimos usuários que não gostaram, mas quiseram colaborar de forma construtiva para a pesquisa. Mesmo quem não curtiu nenhum presente, pode dizer o que “menos odiou” na pesquisa e no final dar uma nota ZERO para ela, contribuindo assim de forma participativa. Muitos fizeram isso e damos nossos parabéns aos que foram inteligentes o bastante para colaborarem conosco. 🙂

Notas da promoção

A maioria dos participantes deu nota 3 ou 5. Em segundo lugar, ficou a nota 6 e em terceiro 7. Podemos concluir que a aprovação geral dos presentes foi mediana, com muitos dando uma nota intermediária para a promoção.

Há muito o que melhorar? Sem dúvida, mas temos certeza que com o tempo isso irá acontecer. Esta pesquisa tem a intenção de dar um pequeno feedback aos editores brasileiros, para eles entenderem melhor seu público e se prepararem para as próximas edições. Muitos usuários ficam tímidos em dizer que gostaram de algum presente quando os comentários são recheados de gente ridicularizando tudo o que é proposto. É por isso que fizemos esta pesquisa, pois 5 mil vozes representam muito mais a realidade do que 100 comentários em um artigo. 😉

Para finalizar, propomos outra pesquisa divertida. Abaixo, você vê uma comparação visual entre os presentes deste ano e os do ano passado. Escolha qual o que você prefere simplesmente tocando no preferido. Vamos analisar se a promoção melhorou ou piorou, segundo nossos leitores. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Michel

    Era de imaginar que a maioria não gostou. Mas o que fiquei surpreso foi ver um iPad 1 na primeira imagem

    • Bernardo

      Mas antes da Sessão da Tarde tem o Vídeo Show com seu “Do Fundo do Baú” 😛

  • Tadeus

    Eu não tava esperando algo caro; tava esperando algo de qualidade. Você acha que um álbum de Anitta é um presente bom?

    • Para quem gosta de Anitta, sem dúvida que é. 🙂

      • Junior

        Não gostei de muitos presentes, mas não xinguei e nem fiz avaliações de uma estrela na App Store, meu tempo de terrorista digital ficou no passado graças a Deus.

        • Neto

          Quem gosta de anitta não se dá conta de que ela é ruim…até o momento de não aguená-la mais. É assim com todas essas tranqueiras, depois da febre vem a rebordosa

      • Marco

        Concordo com quem nao gosta de Annita/Anita/Annitta ou seja la como for que a numerologia determinou a ela.
        O problema é que as pessoas que gostam de Annita, sao as mesmas que gostavam de Kelly Key, e de Restart … e por ai vai, sao pessoas que se conformam com pouco,que nao se importam muito com qualidade e conteúdo… portanto nao creio que deva ser relevante uma opinião dessas.

        • Ou seja, “só é bom o que EU gosto”.

          • Douglas

            Ilex você só está defendo as “pessoas” que curtem Anitta, para não perder publico no blog

            • Pedro Passos

              Não é bem por aí não Douglas. Não é ofendendo quem gosta de Anitta que você diz que Rolling Stones é bom… Ele está defendendo aqueles que sabem demonstrar sua própria opinião, até por que a maior parte do blog não gosta de Anitta. Você acha mesmo que o iLex está preocupado com quem gosta de Anitta vazar?

            • Tiago

              Acredito que o iLex está respeitando a opinião dos outros
              Eu particularmente não gosto da Anita, mas o q ela faz é entretenimento, tem gente que se diverte com as músicas dela! Sorte de quem gosta.
              Essas pessoas que gostam da Anita provavelmente devem ter odiado a música da lorde que eu gostei
              Acho que as pessoas tem que aprender a respeitar o gosto alheio!
              A pesquisa é para aprimorar, isso é perfilar o público que participa da promoção! Então vote onde mais gostou e de a nota justa de acordo com seu gosto.
              ILex parabéns pela iniciativa da pesquisa! Acho q é o tipo da atitude que faz as coisas melhorarem
              O 12 dias é um bônus, um agrado e não uma obrigação! Todos tiveram a liberdade de baixar ou não!

            • Tiago, o Douglas escreveu “pessoas” entre aspas, como se quem gostasse de Anitta fosse inferior a ele. Hitler também falava assim de quem não era ariano. Gente assim nem merece resposta.

              O Douglas não aparenta ter maturidade intelectual para discutir este tipo de assunto, então o melhor é nem respondermos mesmo, para não perdermos nosso tempo. 🙂

      • Douglas

        Só idiotas gostam de Anitta, pessoas sem cultura. Prefiro muito mais um Metallica

        • Bruno

          E porque você prefere Metallica ninguém pode gostar de Anita?
          Quanta intolerância com o gosto alheio. A preferência por Anita reflete o gosto popular, e a Apple seguiu o gosto popular, na minha opinião, acertadamente, apesar de eu não gostar de Anita.
          Ah, se a Apple der de presente Metallica ano que vem eu não vou baixar, mas não vou reclamar, sempre tem quem goste.

          • Homer Simpson

            Simples: para os integrantes do Metallica (e de qualquer banda) tocarem uma música, precisam estudar o mínimo de música, aprender individualmente sobre o instrumento tocado, tons, notas e depois juntar tudo pra produzir um espetáculo em grupo. A Anitta só precisa de um sampler e um software de mixagem vocal, afinal, as vozes que ela “tem” nas músicas de estúdio NUNCA aparecem nas apresentações ao vivo.
            O filme Be Cool tem um trecho que explicita isso: alguns artistas pop são tão mixados que vc poderia usar um sintetizador de voz em seu lugar e a maioria das pessoas nem se daria conta de que é apenas um playback

            • Ricardo

              Isso é um pensamento muito infantil. Há espaço para todos no mercado musical. E isso é excelente pra nós, os consumidores desse mercado musical. Quanto maior diversidade, maior será o público atendido. Não é só pq uma música é melhor construída harmônicamente que outra, que significa que é melhor. O melhor é o que nós gostamos, respeitando a individualidade de cada um. Anitta à quem é de Anitta, Mozart à quem é de Mozart. Simples assim!

            • Neto

              Cara, a oferta de porcarias hoje no mercado é infinitamente maior, chega a ser desleal. Isso pra não mencionar o que nos é empurrado goela abaixo pela mídia. É assim a formação cultural das pessoas hoje em dia. Aposto que há muito espaço pra Mozart entre os que curtem anitta também, é só questão de promover o contato.

        • João Paulo

          Você precisa estudar a composição química ou o movimento de uma onda pra curtir uma praia?

    • Copeta

      É o que (aparentemente) os brasileiros, generalisando, gostam mais. A final foi o mais vendido por aqui…

  • Verena

    Infelizmente ninguém nunca vai conseguir agradar a ninguém. Mas também não precisa baixar o nível para avaliar os app. Baixa só o que gostar e pronto. Simples assim.

  • Leonardo

    A galera reclama com uma mentalidade de jardim de infâcia “Eu não gosto, logo, ninguém gosta”…

    Lamentável que pessoas que pagam mais de R$2000 em aparelhos reclamem por causa de aplicativos grátis, cujo preço é ínfimo.

  • Fabricio

    Princípio básico da falta de educação, de respeito e da intolerência, pensar “que só o que eu gosto é que é o bom”.

  • Alexandre

    No primeiro grafico de pizza tá “Justin Timberland” haha. Quanto aos presentes, o único que eu realmente gostei foi tiny tief, mas eu já tinha baixado ele a alguns dias, então nem peguei nada :/

  • João Lucas

    Gostei do resultado, mostrou realmente o que foi melhor e o que foi pior nessa promoção. Acredito que o resultado dessa nova enquete mostre que a promoção do ano passado agradou um pouco mais.

  • Luiz Fernando

    Eu reclamei de todos os presentes mas nem faço questão, tenho créditos na App Store e compro qual app quiser, mas quem não tem créditos seria legal um app bem divertido

  • Daniel Alencar

    HAHAHAHAHHAHA achei engraçado o paragrafo sobre a taxa de rejeição kkkkkkkkk

  • Felipe

    Todos nos sabemos que a samsung (isto esta mais que comprovado) paga algumas pessoas para dizer que o seu produto e os aplicativos são melhores que os da Apple . Será que o mesmo ocorre nestas avaliações negativas dos app na store da maçã ?

    • João Lucas

      Claro que não. Essas avaliações negativas nos apps, como no caso do “Toca House”, são realmente de usuários Apple que não gostaram do presente e por isso deram nota baixa ao aplicativo.

      Mas aquela área de classificação é feita para pessoas que testaram o app, e deixam a avaliação pessoal para que os outros usuários saibam se o app realmente cumpre o que promete.

      O que aconteceu? Pessoas que não eram o público alvo do app e muito menos baixaram, detonaram o joguinho que foi feito para crianças, só porque ele não agradou todo mundo.

      • João Lucas

        Agora porque ao invés de dar doze presentes, a Apple não dá 1 app para cada um?
        Seguinte, cada usuário recebe $0,99 de crédito na App Store.
        Cada um compra o app que quiser com esses $0,99 e ninguém vai reclamar da promoção.

        Seria perfeito ‘-‘

        • antonio202

          Boa ideia, mas não sei se seria viável pra eles, né…

        • Por que? Porque a Apple não é instituição de caridade, João.
          Viu só? É esse tipo de pensamento que estraga tudo no Brasil: o pessoal quer tudo de graça, pela simples razão “Porque sim”.

          • Melo Junior

            Método “Nova Schin” de argumentação!!

        • Pq quando você vai dar um presente você não da dinheiro, e sim um presente. E eu economizei mais de $1,00 nesses 12 dias

  • Camila

    Como o melhor presente, por favor é Timberlake! S2 hahahahaha piadas a parte, só curti uns 3 dias, de resto ;/

  • kim

    o toca house pra mim foi um dos melhores, tenho um filho d 2 anos que esta comendo bem melhor enquanto brinca no toca house e outros aplicativos do msm desenvolvedor!

  • Renan

    Na próxima promoção a Apple deveria trazer livros e filmes com mais conteúdo pra ver se ajuda a galera com um pouquinho mais de cultura!! Pq esse público ta complicado!! Hauhauhau

  • Marcos Paulo Andrade Coelho

    Ótimo artigo, concordo plenamente. Não esperava presentes caros, mas sim de qualidade, e é claro que o que é ótimo para uns pode não ser tão bom para outros. Brasileiro tem essa mania, de reclamar demais e querer sempre o melhor de graça, acho ótima a iniciativa da apple de presentear aplicativos, músicas, livros e filmes, assim temos a oportunidade de expirementar algo novo, diferente que talvez não conhecemos.

    Parabéns Apple e BDI pelo ótimo artigo.

  • Max

    Os que eu gostei eu baixei…pronto! É de graça mesmo!!!

  • Tulio

    Vi muita gente metendo o pau na apple quando ela deu o filme “esqueceram de mim”, chamando de pão dura. Pô, o filme custa 15 doletas.. Kkkkkk

  • Cristiane

    Eu acho excelente a promoção da Apple no sentido de incluir a nós, brasileiros. As pessoas se queixam de que quando há um lançamento ficamos na 213ª leva, mas quando há uma promoção como essa reclamam que era melhor nem ter? Eu não entendo. Ou melhor, eu entendo como imaturidade.
    A minha preocupação é que os desenvolvedores no futuro relutem em participar dessa promoção com medo que seus aplicativos recebam essa avaliação distorcida de um público que simplesmente não gostou do presente oferecido.

  • José Roberto Junior

    iLex, adoro argumenta sobre como são erradas essas diversas atitudes imaturas, pois você sempre faz uma síntese perfeita de opiniões que também são minhas, mas que nunca consegui encontrar argumentos o suficiente para defendê-las, mas você faz isso por mim.

  • Cassio Rodrigues

    Boa matéria! Cada dia que passa o BDI fica melhor!
    Pra ser sincero os achei os presentes do ano passado melhor… Mais imaginem o tanto de milhoes que a Apple e os desenvolvedores deixam de ganhar? É difícil realizar uma promocao dessas!!!

  • Lucas

    Músicas,você ouve online e baixa em qualquer lugar,e não gosto de filmes,esperava bons apps e jogos,meio inútil esses presentes.

  • AntaGomes

    Não gostei e continuo não gostando, acredito que somos livres para nós manifestarmos. Pior aqueles que fazem “média” para dar uma de “politicamente correto” 😉

  • Leandro

    O aplicativo da Toca é incrivel, brasileiro é brasileiro, raça maldita, a maioria sempre quer se aproveitar e sempre quer tudo de graça cara, eu achei incrivel tudo, principalmente rayman tbm que eu tava pensando em comprar, graças a deus esperei.

    Essa promoção é um luxo que a apple da as pessoas, ela não é obrigada a dar o que você quer e você também não tem que gostar, nunca foi prometido nada disso, se você não gostou que trabalhe e pague os seus aplicativos, ou você costuma trabalhar de graça também? Enfim, minha conta é americana por dois motivos, um é morar no Canada, eu sei que tem uma loja aqui mas eu prefiro a americana, moro a 2 horas de boston, não tem porque não ter uma conta dos EUA e o segundo motivo é porque na loja Brasileira as pessoas não sabem avaliar os Apps com base na descrição e nas funções, pessoas com iDevices antigos xingando que não é mais compativel ou que é lento, outros comentando coisas nada a ver como fizeram com o Toca. Triste.

  • Jayme

    As avaliações de aplicativos instalados na semana de presentes não deveriam ser aceitas na loja. Ou até poderiam, desde que o usuário utilizasse o app por um número mínimo de dias (e essa regra poderia ser geral também).

  • Luiz

    Em várias pesquisas lidas por mim, estavam escritas matérias que diziam que os usuários do iOS, compravam mais apps pagos na App Store, do que apenas apps grátis. Já em outras plataformas, como o android, era o contrário. A maioria só vai no app grátis.
    Percebi também que os usuários do android só fala mal de apps no Google play. A maioria das avaliações são ruins, uma estrela, e falando muito mal do app, mesmo nunca tendo usado o app.
    Tenho visto esse tipo de comportamento em usuários android, agora o usuário do iOS com esse tipo de comportamento. Reflexo do que acontece no Brasil. Falam mal de Apple, dos desenvolvedores e não abrem a boca para falar do governo que nao da nada, só tira de nos.

  • Heitor Augusto

    Vocês que reclamam são tudo fresco. Até semana passada eu tinha android e morri de inveja do povo de iphone. Google play alem de nao ter musica, no maximo abaixou o preço de alguns apps.

  • Ingrid Armstrong

    Adorei muito o artigo. Expressa bem o que eu penso, mas fiquei com preguiça de comentar e discutir com haters que vivem no automático, odiando tudo que não é do agrado deles.

    Parabéns equipe BDI. Sempre imparciais e com toda a credibilidade possível! 🙂

  • Marcus Penteado

    Eu gostei se alguns e de outros não!as gosto é pessoal!

    O que deveria ser feito para frear as pessoas que avaliam erroneamente alguns aplicativos baseando-se nos seus gostos pessoais, seria a proibição do direito de avaliar qualquer tipo de aplicativo que tenha sido baixado grátis nesses dias da promoção!

  • Thiago

    Gostei, baixei! Não gostei vamos para o próximo dia!

  • Davidson

    Na conta americana não tive nada do que reclamar, então pra quem não gosta dos artistas brasileiros é simples: mude sua conta para outro país. Agora os presentes brasileiros também não foram ruins, baixei todos no ipod que fica conectada à iTunes brasileira.

  • Esse tipo de atitude na App Store só reflete a falta de educação do brasileiro, que infelizmente é ignorante e egoísta. Lamentável.

    • AntaGomes

      Brasileiro tem que aceitar tudo que é “enlatado” Americano para ser educado?! Sei…síndrome de colônia 😉

      • Sakaisaurus

        Não. Tem que ter bom senso e não dar uma avaliação baixa a um app que, provevelmente, nem instalou só por não ter gostado dele como presente.

        • AntaGomes

          Quanto ao que foi feito no App não concordo(coisa de criança) quanto ao resto sim!!

          • Lindo o discurso, pena que ele não condiz com a realidade.
            O que mais teve gente reclamando é que gostou mais das músicas dadas na loja americana do que na brasileira.
            Parece que o brasileiro prefere sim os enlatados americanos mais do que a produção nacional.

  • Alan

    Eu gostei muito do livro do Paulo Coelho, eu nunca tive o hábito de ler mas com esse presente da Apple eu comecei a pegar gosto. Muito bom o livro, para quem não leu, eu recomendo.

  • Fernando FAzFOToS

    Eu adorei a promoção. Engraçado a galera que reclama e pede 0,99 pra comprar o que quiser…
    Eu queria baixar o Esqueceram de Mim e Meu Pé de Laranja Lima pros meus filhos assistirem e qdo vi já estava 15 ou 20 dólares…
    Se somarmos os valores de todos os presentes, veremos que a Apple foi bem generosa SIM…
    Acho ótima a iniciativa de presentear e apesar de não gostar de Anitta, se ela é a campeã de vendas, acho que o fato de músicas dela estarem grátis num dia da promoção mostra o quanto a Apple se esforça para agradar a maioria de seus usuários…
    E mais uma vez, parabéns ao Blog pela pesquisa…

  • jucas

    O problema inicial foi deixar o app disponivel só para ios7…

  • Douglas Abreu

    Não teria como mudar esse sistema de avaliação da App Store e permitir apenas as pessoas que baixaram/compraram o app?

    • Leandro

      Mas isso já é assim. Você só pode avaliar um se você baixou, gratuitamente ou comprando! Se tentar avaliar um app que não possui, ele diz a você esta informação!

  • Thiago Racca

    Uma coisa é certa o rayman foi foda um dos melhores jogos que estou no iphone… Certamente se tiver um dois eu compro

  • Fabrício

    Realmente, quem critica aplicativos sem nem tê-los utilizado é realmente inconsequente. Esse é o equivalente de ter o seu trabalho numa empresa criticado negativamente, sem que o crítico sequer saiba qual é a sua função e o que você desempenhou. Essas pessoas que assim procedem não têm consciência de que as redes sociais são, atualmente, quiçá o principal meio de pulverização de informação, fazendo com que pessoas, físicas e jurídicas, fiquem queimadas em curtíssimo espaço de tempo, dependendo da profusão de críticas negativas contra elas lançadas. Esse instrumento, então, deve ser utilizado com responsabilidade. Não é um brinquedo como muitos pensam.
    Por sua vez, a Apple poderia ter mais consideração com os usuários de seus produtos, que pagam altíssimos valores por iphones, ipads, ipods, merecendo recompensas melhores. Por que apenas novos adquirentes de produtos ganham o pages, numbers etc.? E aqueles que, com o mesmo ou até maior esforço, adquiriram produtos de versões a anteriores? Essa tática marketing utilizada pela maioria das empresas é totalmente equivocada, já que não cativa o consumidor. Esse mercado gira em torno das melhores ofertas, do bom tratamento do cliente, especialmente com a distribuição de recompensas. Se você é usuário antigo e/ou fiel, deveria ter uma recompensa melhor, equivalente ao esforço que você também faz para se manter usuário daquele produto.
    Apenas uma opinião/desabafo em relação não somente à Apple, mas à maioria das empresas que atuam no Brasil.

    • Eu entendo sua reclamação quanto à nova política do iWork, mas também considero que este é um problema bem diferente do foco do artigo, que é a promoção 12 Dias.

      Acho justa sua reclamação, só quis destacar que ela não tem a ver com a promoção em questão. 🙂

  • George Menezes

    O pior é que essa “mania” de detonar os apps nos reviews, por motivos que não tem nada a ver com o app em si, infelizmente, não é só dos brasileiros. Já li coisas piores nas app stores internacionais, inclusive dos EUA.

    Mas a nova moda mesmo, especialmente na Google Play, é reclamar que o app “demora muito para baixar”. Como se o desenvolvedor tivesse algo a ver com a internet (ruim) do usuário…

  • Marcio

    Não gostei dos presentes, são todos umas tranqueiras, esperava mais!!! Decepção!!!!

  • Eu preciso desabafa. Sou um dos desenvolvedores de um app que identifica operadoras (A Operadora), na nossa primeira versão apresentamos alguns bugs é claro que os usuários tinham todo direito de exigir um app de qualidade mesmo sendo FREE é o nosso compromisso com eles mas o que nao esperávamos era ser chamados de lixo, porcaria, droga, dizer que o barato sai caro, poxa vida pagamos servidores, serviços para o app funcionar porque queremos entregar o melhor produto e vamos continuar lutando para conseguir isso e esses “vândalos digitais” nos ataca dessa forma? Parabenizo os usuários que nos deram nota baixa mas foram direto e nos dizer aonde estava o bug e em nos dizer o que esperavam do app. Espero com todo meu coração que nossos usuários vândalos entendam que nos desenvolvedores brasileiros queremos mostrar do que somos capazes e precisamos de usuários de verdade e nao vândalos.. Enfim só um desabafo.

  • Jonas Kaüffman

    Espero que a Apple não tire essa promoção por causa desses idiotas, nem todos os presentes me agradaram, mais é sempre bom ganhar

  • Leandro Pena

    Esse povo compra iPhone, iPad… e tem dó de gastar 2 reais em um app??? Juro q não entendo! Concordo plenamente a Apple não é uma instituição de caridade, muito pelo contrário. “Presente” é “presente” gostem ou não.

  • Paulo

    Ótimas palavras iLex! Está de parabéns e concordo com seu comentário a respeito de alguns usuários…

  • Dito

    Achei muito boa a promoção e valorizei cada presente dado. Só não gostei mesmo do jogo Mr. Crab porque ele não pôde ser baixado por quem não tinha iOS 7.

  • G.M.V.

    “Quanta porcaria, melhor não dar nada ano quem vem”… Aí chego no ano seguinte “Palhaçada, a Apple tirou os nossos 12 dia de presentes que eram tão bons”…

    O brasileiro gosta mesmo é de reclamar, o que é bom quando é feito de forma construtiva como um feedback.. Mas reclamar simplesmente pra xingar, ofender, denegrir, aí não leva a nada.. Não gostei de mais da metade dos presentes e nem esperava me agradar mesmo. Enfim, a ideia da Apple é ótima, ela só precisa ser lapidada de forma que agrade a maior parte de seu público… Se cada usuário de agradar de 3 presentes, já foi um sucesso 🙂

  • Diego

    Avaliação dos apps antes da promoção: 4 estrelas. Depois da promoção: 1 estrela. Isso não está certo, só por que ganharam acham que podem falar que o App é um lixo, antes de baixar porque não procura saber se o App é bom, se não lhe agrada a Apple não obriga ninguém a baixar. E pelo menos antes de avaliar, use o App uma vez.

  • Rodrigo

    Eu sinceramente não sei porque gerou tanta polemica, talvez se o app não tivesse presente no nome as pessoas não iriam julga-lo tanto

  • Adriano

    Eu não falei mal e nem falei bem até agora dos presentes da Apple.
    Só acho que o pessoal ficou um pouco decepcionado porque a mesma promoção do ano passado a Apple ( pelo menos na minha opinião ) deu presentes melhores.

  • Sergio Sabatine

    Uma coisa que aprendi desde criança e jamais esqueci: “Cavalo dado não se olha os dentes”… Ou seja, presente é presente, se você não gostou não precisa dizer que não gostou. Ao contrário, agradeça, afinal você ganhou! Também não precisa usar, e também não repasse o presente para outra pessoa só porque você não gostou. Isto é feio, deselegante e só mostra o quão vazio de respeito você é.

    E se gostou, use, elogie e demonstre!

    Ah, e isso não é ser falso, mentiroso ou não-autêntico. Isto é ser educado, gentil, generoso, respeitoso e respeitador. É ser consciente e reconhecedor do esforço alheio, mesmo que isto venha de uma empresa com fins lucrativos. Ela não é obrigada a dar nada a ninguém. Portanto, se deu e você não gostou, não use.

    É aí que educação paterna/familiar faz toda a diferença na vida das pessoas (físicas e jurídicas, já que estas últimas são o reflexo das primeiras), e onde os limites são de fatos ensinados e claramente demonstrados.

    Geração sem limites… Uma pena.

    • Falou tudo. O que o Brasil está precisando é de uma gigantesca reforma na Educação.

  • Anderson

    Não importa o que for dado, NUNCA estará bom.
    E o que as pessoas não gostarem não vai prestar, porque é “lixo”.

    Infelizmente essa é a realidade do respeito nesse “democrático” Brasil.
    Saímos da ditadura, mas ela vive intensamente em nossa sociedade #TristeRealidade

  • Bruno

    Tenho um irmão de 5 anos, ele ganhou um ipad de natal, quando ele viu o ipad não achou nada de mais, mas quando mostramos que tinha Toca House e Mr. Crab não parou de jogar, então pra ele a avaliação destes jogos seria 5 estrelas com um comentário do tipo, melhor jogo do mundo. E se eu tivesse uma irmã que gostasse de Anitta e Paula Fernandes, ia ser o melhor presente pra ela. Acho que as pessoas tem de deixar de ser egoísta e pensar nos outros, Iphone/Ipad/ipod/Mac não são produtos que se compra numa estante de mercado pra mostrar para qualquer um que é riquinho, tem muitos que usam esses iDevices para trabalhar.

  • Sérgio

    Essa Anita é um lixo !!!!

    Cantora meia boca de uma musica só.

    #PRONTOFALEI

  • Generindo Freire

    Não gostei de fato da maior parte dos presentes. Costumava dar rizada deles com a minha irmã, mas de fato acho que foi por que criei expectativas de que seriam bons presentes. Não me considero alguém com uma opinião tão relevante a ponto de dizer o que é bom gosto e o que é mal gosto, mas de fato Anitta e Paula Fernandes foram uma decepção.

  • Danilo Mesquita

    Para quem tem conta na APP americana, pode nos dizer como foram os presentes lá?

    • João Paulo

      Não sei de todos, mas sei que rolou Avicii e David Guetta.