Resenhas

[review] Controlador de jogos para iPhone e iPod, da Logitech

Logitech PowerShell

Por Gustavo Neves

Depois que a Apple disponibilizou uma nova engine de controladores de jogos no SDK do iOS 7, ficou muito mais fácil desenvolvedores e fabricantes criarem controles externos para iPhones, iPods e iPads, compatíveis com jogos do iOS. Seguindo este padrão, a Logitech lançou em novembro o seu primeiro acessório compatível com o iOS 7, chamado G Powershell (comentamos já sobre ele aqui no blog). Eu já recebi o meu e comentarei agora minhas primeiras impressões sobre este novo brinquedinho.

Logitech PowerShell Game Controller

Para usar o controle, é tudo muito fácil e automático. Não houve necessidade de fazer qualquer configuração ou alteração nas configurações. Encaixa-se o iPhone, inicia-se o jogo e pronto!

Logitech PowerShell Game Controller

O dispositivo é compatível com o iPhones 5s, 5c, 5 e iPod touch de quinta geração. Como se vê nas fotos, eu testei o acessório com o iPhone 5s.

Logitech PowerShell Game Controller

Diferentemente da solução da MOGA, o Logitech PowerShell não funciona com conexão bluetooth, apenas pelo conector Lightning. A explicação oficial da empresa é que conexões bluetooth são instáveis e caem a todo o momento, prejudicando a experiência de jogo. Com a conexão direta, não há este problema, ao mesmo tempo que a bateria do iPhone é recarregada (por causa da bateria interna do controlador).

O conteúdo chegou numa bonita caixa. O controlador vem acompanhado de um mini manual multi-idiomas, inclusive com o português do Brasil, porém, com uma pobre (e ao mesmo tempo engraçada) tradução. Por exemplo, o conector Lightning é chamado de “conector iluminado” e por aí vai. Mas é legal da parte da Logitech ter nos incluído nisso. Sinal que o mercado Brasileiro está sendo considerado pela empresa.

Logitech PowerShell Game Controller

No pacote, também vem um pequeno certificado de garantia e instruções de segurança e meio-ambiente, que conta com linguagem em português do Brasil da mesma forma.

Além disso, acompanha um cabo carregador da bateria interna do controlador com conexão padrão mini USB e adaptador/prolongador de plugue P2 pra conectar o fone de ouvido padrão e não atrapalhar quem estiver ao redor. Inclusive esse é apontado como diferencial do dispositivo da Logitech em relação aos concorrentes até o momento. Porém, nada que um bom fone de ouvido bluetooth não substitua bem. O pacote ainda conta com um adaptador pra encaixar o iPod touch, também no padrão de cor azul do set do controlador.

Logitech PowerShell Game Controller

Ele pesa 120 gramas, tem 200mm de comprimento, 63mm de largura e possui uma altura de 21mm.

Logitech PowerShell Game ControllerUm coisa que me intrigou e não consegui até o momento desvendar, foi o porque da Logitech ter incluído duas pequenas peças circulares que vieram presas com fitas adesivas no holder de plástico do controller. Até o momento não consegui encontrar nem na web nem no manual a serventia do que me parece ser um sobressalente de alguma coisa!? Logo mais se continuar sem uma pista, ligarei pra Logitech pra tentar descobrir.

Agora falando sobre o design: os botões analógicos bem definidos e com as letras em cores diferentes são bonitos; o controle direcional analógico (D-pad) de oito direções também é bem interessante. No verso do controle, existe o logotipo G que acende também em luz azul durante o carregamento. A experiência de segurar o controle e acessar com os dedos todos os 7 botões é muito boa.

A jogabilidade é excelente e tornou o jogo mais agradável e mais fácil de controlar, indicando que a calibragem entre jogo/controlador é muito boa. O acessório também conta com uma moldura para incluir uma correia de pulso (que não está incluída no pacote).

Como foi dito no outro artigo, O preço dele é US$99,99 e pode ser adquirido no mercado norte-americano.

Concluo aqui neste rápido review exclusivo para o Blog do iPhone que, apesar do pouco tempo de teste, a experiência de jogo foi muito agradável. O controlador é ergonomicamente correto e não cansa as mãos; pelo menos foi a experiência que tive jogando Asphalt 8 por duas horas com ele.

O leitor Gustavo Neves (@Gustasn0w) colaborou com sua experiência para o Blog. Se você quiser também compartilhar com outros as suas e ver seu texto publicado aqui, envie-o para nós. 😉

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

Um leitor do Blog

Este artigo foi uma gentil colaboração de um de nossos leitores. Quer contribuir também com o BDI? Escreva pra gente. ;)

Artigos Relacionados

  • Binho Andrade

    iLex, será que teremos este controlador de jogos na BDI Store?

    • Binho Andrade

      Parabéns ao leitor do Blog pelo ótimo review.

  • João Paulo

    Alguem poderia me indicar um site onde eu possa adiquirir este controlador ?
    Grato .

  • Igor

    Muito massa, vou comprar o meu

  • Fabrício Bezerra

    Me parece ser muito bom o controle eu tenho 1 da ipega mas não sei configurar e nem quais os jogos compatíveis com ele.

  • Manoel ramalho

    Ilex por favor onde eu compro esse controle?
    Quanto vc pagou?
    To louco atraz de um me ajude a adquirir um amigo
    Aguardo sua resposta

  • Rodrigofeu

    Putz, to atrás de um desse ai a um tempão !

  • Diego

    “A explicação oficial da empresa é que conexões bluetooth são instáveis e caem a todo o momento, prejudicando a experiência de jogo.”

    Realmente… BT é tão ruim para controles que o PS3 é terrível de jogar…..

    (ps.: ironia mode on)

    • Thiago Hyppolito

      +1

      • Paulo jr

        Acho que vc devia pesquisar mais, a conexão do controle do PS3 eh wireless e nao bluetooth!

  • Jorge

    Espero que o preço seja acessível

  • Pami

    se fosse compatível com o emulador de super nintendo certo que eu comprava 😛

    • Relaxa, chega por menos de 1.000 reais kkk

  • Michel

    Bom para jogar GTA San Andreas

  • jorge mario

    Ja tem no Brasil para comprar?

  • Rodrigo

    E com relação a compra deste produto, iLex?

  • Marcelo

    Ele não é compatível com o 5c??

    • Marcelo

      Só mais uma pergunta, a falta de um analógico não prejudica a jogalibidade não? Como no gta?

    • Thiago Hyppolito

      Sim. Está no texto.

  • Marcelo

    Ele não é compatível com o 5c??

  • Ux

    Sem botao analogico = FAIL

  • Victor

    Isso me parece besteira, porque se o nome é iPod e iPhone TOUCH porque um controle?
    O objetivo n era exterminer os botoes, como steve jobs falava?
    Entao me diga pra que comprar um controle para algo que é totalmente revolucionario na tecnologia, e ainda mais iria ficar maior e mais pesado…..
    Essa é a minha opniao e ninguem é obrigado a ler, mas achei importante compartilhar com os leitores do BDI e deste post.
    Obrigado

    • Philip Carvas

      Acontece meu caro, que a ideia é para JOGOS, e não no dia-a-dia. Sim, sem botões físicos, mais leve, mais fino, tudo é melhor.. Porém especificamente para jogos, ter um controle físico é mais confortável alem de aumentar a area Util da tela, e a bateria extra para jogos que sugam muito do processador.
      Att.
      Philip Santos Carvas

      • Rodrigo

        o que a bateria tem a ver com o uso do touch e o uso sem o touch? 2 segundos a mais?

        • Julio

          leia o artigo, não somente passe o olho.

    • Guilherme

      Os iPhones e iPods Touch continuam revolucionários, e eu vejo esse controle apenas como uma prova disso.
      Pense bem, para JOGOS, botões físicos continuam tendo a melhor resposta, e os únicos que os trazia unido à portabilidade eram os consoles portáteis (PSP, DS, Vita, 3DS) e o Xperia Play (só para não dizer que eu esqueci).

      Com um controle físico (totalmente opcional e removível) unido à infinidade de jogos na App Store, com jogos excelentes como Real Racing 3 ou GTA San Andreas, os usuários de iGadgets vão ter a melhor experiência possível nesse aspecto.

      Por isso a integração do iOS 7 com joysticks coloca a Apple para acabar ainda mais com o mercado de jogos portáteis, e se ela já tirava mercado e estava no topo com jogos casuais, ela abrirá espaço para conquistar os fãs de jogos hardcore. (Eu mesmo me imagino jogando FIFA ou Street Fighter com controle, que nem se compara com qualquer tecla virtual)

  • Renan Clemente

    E isso ai logitech trás isso ao mercado brasileiro quero muito um pro meu 5s

  • Bruno

    muito bom, pena não ter para o nosso antigo i4 mas tudo bem, ainda vou comprar o meu i5s hehe

  • André

    P’tis nem um vídeo? Pode ser com o iPhone 5 mesmo 🙂

  • Juliobaja

    iLex eu tenho o controlador da Moga. Fiquei com uma dúvida referente ao Angribirds Go pois a jogabilidade com o controle deve ser mesclada com o “toutch na tela do 5S”. Acontece o mesmo com o controle da Logitech?
    Só acho uma pena ainda não existirem tantos jogos para poder aproveitar ainda mais meu controle. De resto estou adorando.

    • Poderoso Castiga

      De reeeesto tá tudo bem, né?

  • Manoel Ramalho

    Ilex me ajuda rs, onde eu compro esse controle?
    to louco atraz de um rsrs
    quanto vc pagou?
    pode passar o link para comprar um?
    ajuda agente ai rs
    aguardo resposta o mas breve se possivel

  • Geraldo

    Por enquanto vou ficando com o Gametel aqui.

    É muita grana pra esses controles.

  • alisson

    Mano será que ja estar a venda no Brasil? se tiver ou não, qual o site que eu compro ?

  • Dênis Corte

    Sem querer ser chato, mas já sendo…

    Nenhum dos botões é analógico, nem o D-Pad.

    Botões analógicos respondem proporcionalmente à pressão aplicada sobre eles. Direcionais analógicos são aquelas “alavancas”, onde você tem controle de 360º, e o D-Pad deste controle aparenta ser de 4 direções apenas (talvez seja 8).

    Ou seja, todos os botões são digitais!

    Novamente, não é minha intenção dar uma de chato pegando nestes detalhes! Desculpe qualquer coisa heheh

  • Douglas Fischer

    SpriteKit não tem absolutamente nada relacionado ao sistema de controles. SpriteKit como o nome sugere é apenas para gerenciamento de sprites (animação de imagens dos jogos) e atributos de fisica para os elementos do game.

    O framework responsável por reconhecer os inputs dos controles MFi é o Game Controller framework.

  • Bonifácio Rosa Lemos Filho

    Galera, tenho o Moga Ace Power q é bem superior:
    1. O Moga conecta via lightining, nada de bluetooth como diz a matéria;
    2. O Moga tem um dpad, mas tem o analógico direito e esquerdo, coisas q esse da matéria não tem;
    3. Além dos botões L1 e R1 o Moga tbm tem os dois gatlhos.
    Imagina jogos de tiro ou gta só com dpad… Horrível, tentem o Moga antes de pensar nesse cara…
    Ps. O Moga tem entrada p fones, sem precisar de adaptadores externos…

    • Marcus Alcazas

      Aí sim, esse eu compraria.

    • Rafael

      Oi Bonifácio, aonde comprou o Moga?

      • Bonifácio Rosa Lemos Filho

        Comprei em mogaanywhere.com e um amigo trouxe de lá, funciona perfeitamente!

        • caio

          Cara esse dai não é bluetooth, se ler direito você vai ver que ele justamente é conectado por lightining.

  • Luiz

    Moga Ace Power humilha esse ai da logitech

  • Saulo Benigno

    “ter incluído duas pequenas peças circulares que vieram presas com fitas adesivas no holder de plástico do controller. ”

    Mostra em fotos, talvez a gente saiba do que se trata

  • Saulo Benigno

    Parabéns pelo review, mas algumas coisas ficaram em aberto..

    Pode testar em alguns jogos famosos?
    Um teste de um controle sem teste fazendo o que ele é feito para fazer fica complicado.

    E a falta de um analógico (que o principal concorrente tem) gera problemas?

  • Pascoal

    O controlador aceiTa qualquer jogo legal

  • Neto

    Bom ele custa 99 dólares pela lógica
    Ela ira custar aqui no Brasil uns 400 reais
    Parece ser meio difícil de tirar o iPhone

  • Se tiver suporte ao real racing 3 eu compro

  • Guilherme Aportas

    eu acho melhor o MOGA ACE que tem analogicos

  • Juliano

    O PS3 se conecta ao seu controle via bluetooth, e não cai a conexão.

    • Thiago Buccos

      Em teoria, pode sofrer algum fator externo e a conexão se perder, o que é impossível conectado diretamente. Sobre o PS3 eu prefiro jogar com o fio, acho que a resposta é melhor em fps online. Mas questão de gosto mesmo.

  • Para quem ainda tem interesse, agora 9 meses depois este controle está saindo por apenas $34.99 na Amazon.