iPadNotícias

Tecnicamente, o iPad mini Retina não é exatamente igual ao iPad Air

Novos iPads

Quando a Apple anunciou os novos iPads, todos ficamos com a impressão de que eles eram exatamente iguais, pois a empresa divulgou as mesmas especificações para ambos. Porém, entre aquelas características que a equipe de Tim Cook nunca divulga, há pequenas diferenças entre os dois modelos.

E quando falamos de “pequenas diferenças” significa que o usuário comum provavelmente não irá percebê-las.

Uma delas é em relação ao clock do processador, que na versão mini é um pouco menor. Apesar de ambos os modelos incorporarem o novo chip A7 (igual ao iPhone 5s), no iPad Air ele roda a 1.4GHz enquanto que no mini sua velocidade é de 1.3GHz. Resultado no uso normal do dia-a-dia: praticamente nenhuma. Não é possível perceber que um é mais rápido que outro e na prática, os dois acabam se equiparando em velocidade do sistema.

Outro ponto que foi observado, desta vez através de testes da conceituada Anandtech, é que a gama de cores do mini não é tão larga quanto a do Air. Isto significa que faltam alguns milhares de cores que o mini não é capaz de apresentar.

Gama de cores

Mas quem consegue perceber isso? Profissionais que lidam com imagens, como fotógrafos, mas estes geralmente já optam pelo iPad com tela maior, para melhor visualização. Dificilmente usuários comuns perceberão diferença, até porque a tela do iPad mini tem uma definição maior, tornando as imagens mais nítidas. Compare:

Comparação de definição de telas Retina

Comparação de definição de telas Retina
Fonte das imagens: iMore.com

No iPad mini, olhando bem de pertinho, as imagens são menos pixelizadas, devido a sua maior densidade (mesmo número de pixels condensados em um tamanho menor). Com isso, a sensação do usuário comum é que a visualização é melhor no mini.

Portanto, não é possível afirmar que os dois modelos (Air e mini) sejam exatamente iguais tecnicamente. Mas suas diferenças, na prática, são quase imperceptíveis e, portanto, elas não devem ser tomadas em consideração na hora de decidir qual dos dois comprar. O consumidor em dúvida deve escolher entre a praticidade do mini ou a grande tela do Air. De resto, ambos são excelentes equipamentos. 🙂

Confira também:

– Tabela comparativa entre o iPad 4 e o novo iPad Air
– Tabela comparativa entre o iPad mini antigo e o novo iPad mini Retina

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcos Venicius

    Impressão minha ou as imagens do mini parecem melhor.

    • joldmar

      concordo

    • J3ff

      …tipo!
      …foi o que o iLex disse no parágrafo: “No iPad mini, olhando bem de pertinho, as imagens são menos pixelizadas, devido a sua maior densidade (mesmo número de pixels condensados em um tamanho menor). Com isso, a sensação do usuário comum é que a visualização é melhor no mini.”

    • Patrick

      Foi isso que o iLex disse manolo -.-

      • art

        Manolo, ele falou que a densidade é melhor no mini, o que qualquer um pode concluir. A grande descoberta foi que o Air é melhor na gama de cores. Então o mini não é o melhor em tudo. Na gama de cores o Air é vencedor. E o outro usuário disse que de forma geral preferiu a imagem do mini, apesar da gama de cores ser menor, enquanto que a densidade de pixels, maior. Manolo.

        • Copeta

          Mais cores vs qualidade de imagem.

  • Murilo Silva

    Continuo optando pelo iPad Air.
    Na contagem regressiva para o final de ano em Orlando.

  • Flavio

    Que susto to aqui esperando o meu chegar hoje levei um susto pensei que droga mas menos mal que não é tão grave assim..

  • Marcos Venicius

    Dia 28 agora estarei no Black Friday nos USA, e ainda estou na duvida se compro iPad mini retina de 64gb ou iPad Air de 32gb. Duvida cruel.

    • Andrieux

      Comprei o AIR 128G + Celular

    • Henrique A.

      Marcos, permita-me sugerir: não coloque o preço entre eles como principal fator. Pense no seu propósito de uso e responda:
      1) Preciso de uma tela maior ou a do mini me atende?
      2) Para o que eu vou usar, 32Gb são suficientes ou não?
      Respondendo com sinceridade essas duas perguntas, não precisa da ajuda de ninguém para decidir qual você vai comprar. Abç.

  • felipe

    Show a materia

  • Marcos

    Isso das cores eu já tinha visto em alguns reviews que comparam ambos lado a lado e concluíram que a tela do mini fica com cores mais “lavadas”. Mas como nos próprios reviews foi ressaltado a diferença é pequena e como você disse aqui, quem vai realmente perceber isso como um diferencial é quem trabalha com imagem, e para isso a tela maior do Air já faria a diferença.

    Eu ainda estou um pouco na dúvida entre qual comprar porque quero ver o Air de perto para testar e concluir se o salto em peso e usabilidade foi tão grande assim comparado ao meu atual iPad 2, mas a princípio estou mais inclinado para o mini devido ao seu “form factor” que eu considero praticamente perfeito.

  • Renan Olivetti

    “…até porque a tela do iPad mini tem uma definição maior, tornando as imagens mais nítidas.”

    Definição maior não é o melhor termo usado pois as definição dos dois iPads é a mesma. Ele tem uma densidade maior, exatamente como você explicou mais abaixo.

    • Jedielson

      O Mini tem mais ppi que o air, logo, uma definição maior. O que eles tem igual, é a resolução.

    • Renan, você está equivocado.
      Definição” e “resolução” são coisas diferentes. Sugiro se aprofundar um pouco mais no assunto. 😉

  • Daniel Gmrs

    Mais um motivo pra eu pegar o Air..

  • Deusimar henrique

    Acho que do mini fica melhor pois a tela tem um tamanho menor

  • Deusimar henrique

    Galera atualizei meu iPod touch. 5 para IOS 7.0.4 e a câmera nao quer dar foco. Alguém aí teve o mesmo problema …????

  • AntaGomes

    10 mil vezes o iPadMini ganha pela portabilidade, diferenças sem importância nenhuma. Depois de usar um vc não consegue usar mais o grande.

    • Victor Carneiro

      Eu consigo.
      Tinha um iPad 2 e desde o inicio desde ano comprei um iPad mini nos EUA.
      Agora vou vende-lô e estou na dúvida se o próximo vai ser um Air ou mini Retina.

      Se tivessem continuado com o corpo antigo até o iPad 4, com certeza optaria pelo mini, mas com a promessa do Air com bordas menores e mais leve, quero comparar os dois modelos em mãos e assim decidir.
      O que devo fazer no próximo mês.

      • Ciro Espítama

        O Air é apenas um pouco mais pesado e volumoso que o Mini. Eu estava decidido a comprar um Mini, mas depois de ter um Air em mãos mudei de ideia. A diferença de tela para quem (também) usa o iPad para trabalhar foi fator decisivo para mim. Para quem tinha o 2, 3 ou 4 a diferença é enorme. A minha case com teclado que ficava “justinha” com 3 e o 4, o Air ficando solto dentro dela! Até a minha esposa que tem um Mini 1 já começa a “invejar” o meu Air.

  • iMarui

    Vou pegar o Mini pela praticidade mesmo… mais facil para escrever textos, alem disso pelo tamanho ideal para levar a qualquer lugar!! Ja comprei a case e pelicula…so falta o personagem principal!!
    ^.^/

  • YanPE

    O mini sim, tem uma definição maior q o air apesar dos 2 ter a mesma resolução, o mini tem mais pontos por área de tela obviamente por ser menor!

  • YanPE

    E sim, o mini tecnicamente rodará sutilmente mais lento q o Air, já q os dois possuem a mesma resolução e precisam da mesma carga do processador, indepedente do tamanho físico da tela (na hora o q conta é a resolução!)

    • Marie Claire

      Você está querendo dizer que o telão de 120 polegadas que está exposto no shopping que eu frequento usa a mesma quantidade de processamento que o meu iPad 2 que possui a mesma resolução? (1024×768)

      • Jorge Lanza

        Marie, sim! O processamento não depende do tamanho da tela onde será exibida a imagem,mas sim da resolução. Um mesmo hardware seria mais exigido para exibir um filme 1080p em uma tela de 5′ do que para exibir um 720p em uma tela de centenas de polegadas.

        • Marie Claire

          Entendi. Obrigada pelo esclarecimento. 🙂

      • Helder

        Exato.

  • Guilherme Pereira

    “[…] até porque o iPad maior usa um pouco mais do processador, por causa da tela maior.”

    Eu não consideraria isso, a tela pode ser maior mas a resolução é a mesma.

    • Leonel

      Exemplo :
      Ipad mini. ( resoluçao. Mil )

      Tv 50 polegadas ( resoluçao mil )

      Nao achas que o tamanho afeta????

      Pense bem
      N importa se eh a mesma resolução

      • Jorge Lanza

        Leonel, sugiro dar uma estudada e se aprofundar no assunto.

        O processamento de uma imagem 1080p (como exemplo) independe do local onde ela será exibida, mesmo se comparar uma tela 5′ a uma de 1000′, desde que as duas telas sejam 1080p.

      • Edson

        O que importa eh a quantidade de pixels (pontos) na tela… Quanto maior, mais capacidade de processamento necessario pra lidar com todos os pixels.
        Se ambas as telas de 50″ e a de 10″ têm 1024×768 de resoluçao, a quantidade de pixels eh a mesma nas duas…so que na de 50″ os pixels sao bem maiores e consequentemente menor definicao…

  • Eduardo F

    Galera alguém já conseguiu fazer funcionar o 4G do air pela vivo? Não estou conseguindo…Ta faltando aquele botão do LTE ou 4G como no iPhone. Será que falta a homologação da anatel? Para que assim a vivo libere essa função? Detalhe é de que quando coloco o chip da Tmobile essa função aparece normalmente…essa vivo me infarta ainda!

    • Mateus

      Sim. O iPad Air só foi homologado na versão wi-fi. Aguarde a homologação da versão cellular.

    • Ederson

      Eduardo, estava justamente pesquisando sobre isso! Comprei um Air LTE e com o chip da ATT aparece a opção do LTE, mas com o chip da Vivo não. Alguém conhece uma alternativa?

  • Fabio

    A questão é apenas tamanho…vou de Air mesmo!

  • Bragante

    Pessoal. Os dois vem com gorilla glass II ou é o GG III?

  • Carlos Silveira

    Lendo os posts, vi que os 2 são excelentes, vou comprar o mini retina, queria saber quando começa a vender aqui no Brasil ?

    Abraços.

  • renan

    galera,o modelo cellular funciona legal no br? caso negativo,eh melhor pegar o modelo wifi apenas?

  • Rhodes

    Eu tenho iPad mini retina, só vi diferenças boas da câmera como da imagem.

  • Gisele

    Prezados,
    Estou com dúvidas se compro para o meu filho estudante de arquitetura um IPAD AIr ou IPAD com tela de retina???Qual é o mais apropriado???

    • Olá Gisele, em nosso fórum tempos uma área para dúvidas como esta.
      Experiente fazer sua pergunta lá, você conseguirá melhores respostas 😉

  • Rafael Pacheco

    Fui em uma loja e observei a diferença, o ipad air possui uma gama maior mesmo. A manga da roupa de uma criança que é pink no ipad air, fica rosa no ipad mini retina. Na verdade é a mesma paleta de cor do ipad mini anterior, só há agora a resolução aumentada, prefiro a fidelidade de cor do ipad air. Mas quem busca mobilidade vai de mini retina.

  • toni

    e melhor comprar ipad mini ou ipad mini com retina? vale a pena a diferença de preços??

  • Ricardo

    Cara adquiri 2 dias atrás o ipad mini retina, minha conclusão , se você gosta de se locomover sem chamar atenção vai de mini retina, se você fica muito em casa pega o air por causa da tela. que é maior. pois em processamento você não sente nenhuma diferença no seu dia a dia

    • André

      Boa noite pessoal muito obrigado pelas informações pois estava em dúvida qual comprar já decidi o mini retina ou iPad air….