Notícias

Cuidado: algumas lojas de operadoras estão vendendo o iPhone não homologado pela Anatel

Aparelhos irregulares
Crédito da imagem: Gabriel Alarcon

No Brasil, os estabelecimentos comerciais são proibidos de vender qualquer equipamento eletrônico com alguma transmissão de rádio (como celulares, Wi-Fi, etc) sem que ele seja homologado pela Anatel. Apesar disso, milhares de lojas menores cometem esta infração.

O problema fica ainda pior quando mesmo as autorizadas oficiais de operadoras espalhadas pelo Brasil não respeitam a legislação e ainda enganam o consumidor.

Desde o começo do mês estamos recebendo de diversos leitores imagens de flagrantes em cidades no interior do país. Lojas autorizadas de operadoras que disponibilizam, bem antes do lançamento, os novos iPhones 5s e 5c, importados de outro país, de forma irregular. Com isso, eles vendem sem nota e por um preço maior.

Sem selo da Anatel

Venda irregular
Crédito da imagem: Clausius Alexandre

Com o lançamento oficial acontecido na última sexta, muitas destas lojas estão se aproveitando para iludir o consumidor e vender os aparelhos como se fossem oficiais. Porém, como a maioria deles vem dos Estados Unidos, são de um modelo que não é compatível com a rede 4G no Brasil.

A questão nem é se o usuário usa ou não usa a rede 4G, que ainda não está presente fora das capitais sedes da Copa do Mundo, mas sim ser enganado ao comprar um produto que pensa ser o oficial. Não há problemas em comprar modelos desbloqueados de outros países, mas isso deve ser feito somente se a vantagem financeira for muito boa, com o consentimento do cliente. Empurrar um modelo estrangeiro como sendo o oficial é desonesto e contra a legislação brasileira.

Por isso, se você comprar um iPhone 5s ou iPhone 5c por alguma operadora e ele não vier com o selo da Anatel atrás, denuncie. É um direito seu ter um aparelho certificado, se você o compra através de um canal oficial.

iPhone 5s - Selo da Anatel
Selo da Anatel atrás do aparelho — Crédito da foto Chrystiano de Castro

Os modelos que foram homologados pela Anatel são o A1457 (iPhone 5s) e o A1507 (iPhone 5c). Ambos podem também ser vistos gravados na parte de trás do iPhone.

Algumas lojas online grandes estão com a descrição do aparelho confusa e em certos casos errôneas, dando a entender que os aparelhos disponibilizados não são do mesmo modelo do homologado. Porém, é mais provável que seja apenas um erro do responsável do site no momento de introduzir as características. Se ao comprar você receber um aparelho que não tiver o selo da Anatel, denuncie para o Procon.

Vale lembrar que lojas online largamente conhecidas como as que sugerimos aqui são 100% de confiança de que vendem o modelo homologado.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo