Notícias

As histórias de Calvin & Hobbes finalmente em formato iPad (nos EUA)

Calvin & Hobbes

“Finalmente”, esta é a palavra.
Depois de anos de espera, finalmente os fãs das histórias de Calvin & Hobbes (Calvin e Haroldo, no Brasil) poderão ter sua coleção de quadrinhos no iPad, no formato iBooks. Pelo menos nos Estados Unidos.

Bill Watterson, que sempre foi muito reservado quanto a sua propriedade intelectual, finalmente autorizou a publicação de sua obra prima em formato ebook, e escolheu a iBookstore para a grandiosa estreia. No início, três coletâneas adaptadas à tela do iPad estão disponíveis: The Essential Calvin and HobbesThe Indispensable Calvin and HobbesThe Authoritative Calvin and Hobbes.

E a adaptação ficou muito boa. É difícil adaptar tiras de jornal na tela do iPad sem que as legendas fiquem pequenas. Mas os editores dividiram as tiras em duas por página, facilitando muito a leitura sem precisar ficar dando zoom a todo o momento.

Calvin & Haroldo

Infelizmente, os livros por enquanto estão disponíveis apenas em inglês, na iBookstore dos Estados Unidos. Mas quem sabe, com o tempo, a novidade não chega ao Brasil?

É bom demais ver o trabalho de Bill Watterson sendo adaptado para o mercado digital. O autor, cujo perfeccionismo e genialidade eram similares aos de Steve Jobs, abandonou a publicação de novas tirinhas porque nunca gostou da pressão que o sindicato dos jornais fazia para acelerar seu trabalho. Antes que a pressa influenciasse negativamente sua criação, ele desistiu e parou de criar novas histórias, depois de 10 anos de sucesso.

O sonho de todos os fãs é que ele aproveite esta nova liberdade que o mundo digital dá para, quem sabe, publicar algo novo, agora de forma independente e sem pressão de ninguém. Sonhar não custa nada.

Mas para os fãs brasileiros de Calvin & Hobbes que não podem comprar a versão americana dos livros, um consolo: está disponível na iTunes Store Brasil um excelente documentário sobre o legado do garoto loiro de 6 anos com seu tigre de pelúcia. O nome é “Prezado Sr. Watterson” (Dear Mr. Watterson) e está disponível para compra ou aluguel pelo iTunes ou qualquer dispositivo iOS. Ele é completamente legendado em português e é obrigatório para quem já conhece ou quer conhecer a razão de tanta gente amar o trabalho de Bill. Veja um trailer legendado através deste link.

Dear Mr. Watterson


Compra ou Aluguel

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Breno

    Muito bom!!
    Pena que sempre no Brasil a historia é diferente.

  • C.A ROCHA

    Cara…n vejo a hora de chegar por aqui. Esse Calvin parece até que tem vida…muito bom!

  • Bruno

    muito bom mesmo, um viva para a cultura!

  • André F. Pelegrini

    Amo! Esperando que algum dia apareça na App Store brasileira.

  • Liam

    Vai demorar chegar no Br e quando chegar vai ser pago!!! kkk

    • André F. Pelegrini

      E quem disse que na loja americana é grátis?

      Pelo menos aqui no meu iTunes aparecem por $ 12.99 os três exemplares.

  • Cristiane

    Adoro Calvin & Hobbes! Mas dá para comprar com gift card, não?

    • Dá sim, com uma conta americana. 🙂

  • Thiago Torrano

    Muito Bom! Adoro eles!!!

  • Guilherme

    Ilex, novo facebook messenger fresquinho, versao 3.0 com visual do iOS 7

  • Ricardo Ferreira de Paula

    Muito bom!

  • Antagomes

    Adoro essas historias

  • @antoniofonseca

    “… cujo perfeccionismo e generalidade” quem sabe você quis dizer “genialidade” e o corretor transformou em “generalidade”. Dá uma olhada.

    • #malditocorretor
      É isso mesmo, o corretor alterou sem me perguntar. Obrigado. 😉

  • AgitoB

    Alguém com problema para encontrar as coletâneas?
    Mesmo seguindo o link – ou procurando por “Calvin & Hobbes” na loja norte americana, não obtive sucesso.

    Segue imagem de erro:
    http://img818.imageshack.us/img818/386/z4d9.png

  • Thiago

    Tb não consegui baixar, diz que não está disponível para a loja dos Estados Unidos.