App StoreNotícias

Enganação na App Store: aplicativo ilude usuários do WhatsApp

WhatsApp falso

Poderia ser uma dica boba e óbvia esta, mas considerando que muitos usuários estão sendo enganados e o aplicativo já está em segundo lugar na lista dos apps pagos mais baixados da loja da Apple, torna-se necessário espalhar a notícia para o maior número de pessoas possível: o aplicativo Senha para WhatsApp está longe de fazer o que promete.

Em sua página na App Store, o aplicativo parece ser claro em sua funcionalidade:

Proteção de senha para suas mensagens privadas do WhatsApp! Acesse suas mensagens do WhatsApp no iPad, iPod touch e em seu iPhone!

Só aí ele promete dois grandes sonhos para quem usa WhatsApp: senha para acessar as mensagens e possibilidade de acessá-las pelo iPad! Como não querer comprar este app maravilhoso?

Mas isso é ilusório. Na verdade o que o aplicativo faz é importar as mensagens que você, por ventura, exportar do WhatsApp. Ou seja, a sincronização não é em tempo real e você não poderá receber e enviar mensagens pelo iPad. E a senha é apenas para um aplicativo externo que guarda os backups das mensagens, o que foge totalmente da funcionalidade sugerida pela descrição.

Por isso, não se deixe enganar. Nenhum aplicativo tem a capacidade de incluir funções a um outro diferente. Abra o olho e espalhe a informação aos seus amigos.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luiz Viktor

    Complicado é pensar como esses apps vão parar na AppStore…

    • Marcos

      Olhando o app de um ponto de vista mais “frio” ele não tem nada demais.
      Ele não rouba (até onde sabemos) nenhuma informação e realmente faz o que ele diz fazer.
      Claro que a descrição foi escrita especificamente para dar impressão que o app faz de uma forma diferente o que propõe… Mas no fundo ela faz.

      Por isso ela passou na aprovação da Apple.
      Você não pode achar que seja possível eles analisarem e testarem manualmente TODOS os apps que são submetidos a appstore.. Senão os apps demorariam meses ou anos para serem aprovados e publicados.

      Mas não se enganem.. Não acho correto o que está sendo feito… Acho que é falta de caráter, vergonha e respeito.

      A Apple tem que enviar uma notificação ao desenvolvedor pedindo uma rescrita da descrição e tirar da app store caso não obedeçam.

      • Camillo

        Marcos, eu acredito que eles testem TODOS os apps sim.
        Sou desenvolvedor e o prazo de publicação na appstore é lento por conta disso. Eles não dão prazo, mas tem levado em média 7 a 8 dias pro app entrar em review.
        Já tive vários aplicativos reprovados. Eles mandam os logs de testes, etc..
        O problema é que o desenvolvedor envia o app com uma descrição e depois altera. Até onde sei, a alteração da descrição não faz o app entrar em review novamente.

        🙂

        • Marcos

          Este é outro tema que eles deveriam revisar no processo de publicação dos apps!

        • Rafael Costa

          Eles não testam todos os apps. Nessa leva de updates pra iOS 7 mandei um e infelizmente, uma alteração de úlitma hora fez o app crashear no startup… Foi aprovado sem maiores problemas.

      • Edu

        Sem querer ofender, criticar ou complicar, mas essa afirmação que a passou pelo crivo da Apple, não se sustenta.

        Existem diversos aplicativos piratas e que enganam descaradamente o consumidor, inclusive fora da politica da própria Apple que estão disponíveis na Apple Store e são vendidos abertamente sem nenhum tipo de triagem. A Apple não ta muito aí ou não tem competência suficiente.

        Façam uma busca por lista negra de chamadas telefonicas. Completamente fora da politica da Apple, alem de não cumprir o que promete, alem de pura enganação, roubam descaradamente o dinheiro do consumidor. o iblacklist que paguei porque tenho jailbrake, so funciona com Cydia instalado, no entanto diversos outros da mesma linha inclusive com o mesmo nome, sào vendidos na appstore com a conivencia da Apple.

        • Nicolas

          Edu,

          Só por você ter Jailbreak você mesmo já vai contra uma das políticas da Apple, não consigo entender com que base você reivindica direitos para aplicativos fora da política da Apple.

          É como reclamar de um país corrupto mas não devolver o troco que o padeiro te deu a mais…

          • Rogerio

            Então eu que não tenho JB no iPad posso fazer a mesma reclamação que ele fez acima né? O erro da Apple em deixar publicar esses Apps falsos não some conforme quem questiona caro colega!!!!

          • Ademir

            SENSACIONAL!!!!!!!

        • Gui Del Frate

          Na verdade aplicativos de blacklist fazem como esse aí do Whatsapp, fazem o consumidor acreditar em uma coisa, entregam outra mas no fundo cumprem o que promete.

          Eles disponibilizam um toque “mudo”, que o aplicativo o adiciona como toque personalizado nos contatos que você quer “bloquear”. Claro, nem de longe parecido com um blacklist real, mas ainda assim ele entrega algo, e não fere em nada a política da Apple. Infelizmente.

          O mais inteligente é ficar esperto, buscar por reviews na App Store e fora dela, vídeos, etc. E se o aplicativo não funcionar como o esperado, a Apple tem uma política de devolução do dinheiro que funciona. 😉

    • Filipe

      Se vende muito, com certeza estará na appstore.

    • Carlos Eduardo

      Complicado é alguém cair nesses golpes.

  • Zé Cerqueira

    Valeu iLex, sempre atento 😉

  • Marlon

    É só pensar gente.

    • Nem sempre é só pensar, usuários da Apple geralmente estão acostumados a lidar com desenvolvedores honestos …
      Quando algo como esse ocorre, muitos são enganados.
      🙁

      • Marlon

        Ow Caio, sei q são honestos em sua maioria, mas custa olhar os coments?

        • Carlos Eduardo

          É exatamente este o ponto, mas a grande maioria dos usuários, ditos leigos sequer sabe que existe uma área de comentários ou se pergunta se realmente é possível um app fazer o que promete.

  • Boa Dica 😉

  • leo

    ‘-‘ ok

  • Alevino

    É um absurdo realmente… Por isso que sou a favor de que a Apple introduza um sistema de “use por um tempo” e depois “debita-se da conta”, se o cliente ficar satisfeito.

    Poderia ser 1 hora, um dia, etc.

    Assim, os picaretas não receberiam um tostão (sistema Mercado Pago do Mercado Livre).

  • Guilherme

    Valeu Pela Informação! Já Estava Pensando Baixar o App. Mais Fiquei Em Dúvida Pois Vi Que Não Era Do WhatsApp Mesmo. Rsrsrs

  • Humberto Junior

    E como que a Apple aprova esse app pra App Store?

    Não entendo!

    Enfim, valeu o aviso iLex!! 🙂

  • Marcus Malacarne

    Pior que vi isso postado em uma pagina do Facebook, bem popular por sinal. Lá dizia que tal aplicativo estava disponível para iOS e Android. Estranhei, apesar que no Android existe uma maior liberdade em vários aspectos (isso inclusive traz problemas de vez em quando), então imaginei que talvez até fosse possível criarem algo do tipo no sistema do robozinho. Mas pelo que eu sei, no iOS cada aplicativo trabalha “dentro de sua caixinha”, e nenhum app pode interferir no outro. Portanto logo desconfiei…

  • Dennis

    Whatapps ta demorando para lança uma versão estilo ios 7

    • Mai

      Pois é, tô ansiosa ‘-‘

    • Juliano

      Ultimamente tenho ficado com medo das versões “estilo ios 7”.

  • Marcio Rodrigues

    Meu WhatsApp é levemente modificado, mas é porque utilizo jailbreak. Na AppStore eu duvidaria da capacidade de um app modificar outros, caso os desenvolvedores fossem diferente. Eu sempre levo em consideração alguns bons comentários que os apps recebem.

  • Tarcísio

    Ótimo post!! E digo mais… Total enganação são todos os Apps que dizem rastrear números de qualquer celular no mundo sem a permissão do rastreado. Todos são fraudes!!! Voce baixa a versão gratuita para ver que rastreio o seu próprio e dizem que na versão paga rastreio todos. Não baixem!!!!!

  • Marco Barroca

    Me dsclp, mas qm compra isso tem mais e q se f****! Td mundo q usa iOS sabe q esse tipo de modificaçao no sistema, feita por apps da appstore, é impossivel! Ja viram os mais vendidos na appstore nacional? “Bloqueio de tela com gestos touch! 1 dolar!” E OBVIO Q N FUNCIONA P*****! Nao me incomoda botarem esses aplicativos na appstore, oq incomoda e ver eles no top 10 pq os idiotas brasileiros compram a rodo esta m… E n me venha dizer q e preconceito, e so comparar top 10 de lojas diferentes…

    • Marcos

      Cara..

      Você acha que todo mundo que tem um iPhone, iPad ou iTouch entende tudo de tecnologia, desenvolvimento, sistemas, aplicativos ??

      Óbvio que não. Para de ser tão cabecinha e pensa maior.

      Da mesma forma que você critica essas pessoas, existem outras que te criticam porque você fez cagada comprando um equipamento X para seu carro ou casa ou qualquer outra coisa que você não tem muito conhecimento.

      CABECINHA.

    • Lucas

      Você realmente pensa que as pessoas que utilizam tecnologia têm de ser experientes COM a tecnologia? Pensa que bacana seria se todas as pessoas que dirigem fossem obrigadas a entender de motor, só pra não cair na mão de mecânicos picaretas… Inviável certo?

      Para pra pensar um pouquinho antes de ser ignorante e ofender as pessoas nos comentários. Errado não é o cara que vacila e é enganado, errado é quem engana.

      Em tempo, parabéns ao blog por mais uma vez ajudar a galera menos instruída, trabalho importante.

      • Fernando

        Beakmaaaaannnnn

  • @ReiVersuri

    Antes de comprar um app eu sempre vejo os reviews e pergunto aos colegas no Twitter e Blogs (BDi).

  • Anastacia

    Igual um app que estava disponível prometendo fazer leitura digital pra iPhone (biometria)…coisa que só veio no iphone 5s…sempre olho os reviews dos apps…se tiver poucos e com bastante elogio desconfio logo…e procuro também na net quem usou…diminuem as chances de comprar gato por lebre….

    • iJef

      “se tiver poucos e com bastante elogio desconfio logo”
      Tá aí uma coisa que eu sempre me indagava, será mesmo que esse app é tão bom assim?
      Agora você esclareceu algo, é bom desconfiar mesmo…valeu pela abertura de pensamento…

  • Julius

    como uma porcaria dessas é top 10?
    imagino o tanto de gente que tem o que esconder!
    outro app vergonhoso que passa as semanas sendo #1 do Brasil é o tal do Pou!
    olha na app store americana em que lugar está este joguinho tosco!!!
    que vergonha!

    • Juliano

      Esse Pou é o pior… kkkk

      • Alex

        HAHAHAHA esse Pou é ridículo, fico imaginando qual a graça daquele pedaço de coco marrom! pior que minha namorada adora.

    • Rakdos

      Não é questão de ter o que esconder, mas sim de privacidade. Por exemplo, eu recebo endereços, números de conta e dos documentos de diversos contatos e não quero que qualquer pessoa possa ter acesso a esses dados.

      Existem diversos públicos que utilizam o iPhone com as mais diversas finalidades. Não podemos julgar as funcionalidades exclusivamente baseados naquilo que está ao redor do nosso umbigo.

    • Haroldo

      Julius,
      Minha filha adora o Pou (certo, ela tem 10 anos). Acho que o foco é outro, pois sendo tosco ou não, o jogo faz o que promete.

  • EstanDuarte

    Eu pensei em comprar esse app, mas aí me veio aquela dúvida.
    Como um App do iOS vai influenciar no funcionamento de outro App, já que as regras da Apple são claras:
    por segurança um app só compartilha informações com outro app se o usuário permitir e assim for disponibilizado na tela a opção compartilhar, importar, exportar, salvar e afins, ou seja, aquela tal de ”Caixa de informações” que cada app tem, que nenhum outro possa acessar, os seus respectivos arquivos, SandBox.

    Fiquei curioso por reviews, mas nunca achei, como um aplicativo vai jogar uma tela de senha sobre outro app no iOS se isso não vai de acordo com o sistema?

    Mas é excelente o site alertar, relmente fiquei tentando, já que as notificações do Whats são muito públicas, ainda mais quando deixamos o celular em cima de uma mesa esquecido.

    • Alex

      Se a notificação é pública desliga ela oras!

      • EstanDuarte

        Seu comentário é tão produtivo quanto este aplicativo na AppStore… Bom dia

  • neto

    Opa que bacana
    Baixando… Oh no… Crap! Kkkk

  • Matheus Azevedo

    Bem que o próprio WhatsApp poderia liberar para iPad.

  • Fábio

    Como que uma porcaria dessas vai parar na app store ?! Não tem como pedir remoção ou denunciar não?!
    Não é possível que nada seja feito!

  • Jrbs

    O Whatsapp poderia implementar essa “segurança” ao app. Uma senha para acesso as mensagens seria muito bom!

    Muitas pessoas formam grupos e de vez em quando a conversa sai do normal o que precisaria, muitas vezes, de um senha.

  • Rafael Faria

    E viva a criatividade de quem quer ganhar dinheiro iludindo os mais desatentos.

  • Que bobagem. Existem tantos outros apps que prometem uma coisa e não cumprem.

  • Alan

    Liguei o celular pela manhã, ele pediu para eu informar uma senha e agora não consigo desabilitar a senha.
    (y)

  • Fernanda Takai

    Valeu Ilex.
    Estou procurando um companheiro. Anima?

  • Fabio

    Ele faz o que promete, MAS, induzir o consumidor a erro de forma a se formar propaganda enganosa do produto vendido: PROIBIDO pelo Código de Defesa do Consumidor!

  • EstanDuarte
  • Jader

    Graaande enganação msm! Enche os olhos de quem vê esse app, mas infelizmente não cumpre com o prometido… comprei e está parado no meu iphone, sem utilidade. E meu whats continua desprotegido de senha :/

  • mauricio

    eu baixei este app e nao sei usar……na verdade é uma mentira nao é mesmo?…..queria poder bloquear o acesso de terceiros ao meu waths isso nao é possivel?…..uso o iphone 5s….obrigado…..