Notícias

É verdade: os sensores do iPhone 5s estão desregulados

Desnível no iPhone 5s

Na última sexta, diversos sites internacionais começaram a divulgar um suposto problema: os sensores de nível e o giroscópio do novo iPhone 5s não apresentariam um resultado correto, com um desajuste de cerca de 2º. Como já estamos acostumados com este tipo de “escândalo” quando é lançado um novo iPhone, resolvemos comprovar com nosso aparelho antes de publicar qualquer coisa. Infelizmente, constatamos em nosso iPhone 5s o mesmo problema apontado pelos sites internacionais.

Como se trata de um final de semana, não pudemos dispor de instrumentos mais precisos de medição, mas caseiramente já é possível perceber que algo está errado com os sensores do iPhone 5s e também do 5c.

O aplicativo Bússola ganhou no iOS 7 um instrumento de medir o nivelamento, presente em dezenas de aplicativos da App Store. Para medições rápidas, como ao instalar uma prateleira em casa, isso é muito útil e quebra um galho. Porém, apesar de isso funcionar muito bem em iPhones mais antigos como os modelos 4, 4S e 5, nos novos aparelhos esta medição não é tão precisa assim.

Resolvemos tirar a prova com os próprios olhos, e a medição de nível do nosso iPhone 5s parece estar desajustada em 2º. Há casos, no entanto, que usuários reclamam de um desvio de 3º ou 4º, o que é muito preocupante, pois indicaria que não é um problema de software e sim dos aparelhos, que já saíram de fábrica desregulados. Se fossem todos com o mesmo grau de desnível, a solução poderia vir com uma simples atualização de iOS.

Confira nossas medições informais:

iPhone 5:

Medição no iPhone 5

iPhone 5s:

Medição no iPhone 5s

iPhone 5c:

Medição no iPhone 5c

Até mesmo o colorido iPhone 5c estaria impreciso em suas medições, segundo nossos testes.

Mas para quem não usa o aplicativo Bússola e nunca pregou uma estante na parede, o que isso influencia?
É bem verdade que não é todo mundo que usa a função e muitos nem sabem que ela existe em seu aparelho. Porém, um acelerômetro desregulado tem uma pequena influência também em jogos. Confira o que acontece na comparação do jogo Real Racing 3 ao colocar um carro andando, no mesmo nível, entre um iPhone 5 e um iPhone 5s:

Sem tocar no aparelho, o carro no iPhone 5s vai involuntariamente para a esquerda, enquanto que no iPhone 5 ele segue sua linha reta natural. Claro que isso não impossibilita de jogar, pois o cérebro humano se “auto-calibra” e permite que façamos as curvas de modo ajustado. Porém, não é nada agradável saber que se gastou uma grande quantidade de dinheiro em um aparelho que se propõe fazer medições precisas, mas não o faz. E ao saber que outros modelos antigos eram perfeitos, o consumidor se sente enganado ao comprar um produto “desregulado”.

Não podemos dizer se 100% dos aparelhos disponíveis hoje no mercado trazem este problema, mas nós e muitos outros ao redor do mundo constatamos o mesmo tipo de imprecisão. Há casos de quem tenha ido em uma Apple Store trocar e recebeu um aparelho sem o problema.

Não sabemos qual será a atitude da Apple e nem se isso será consertado com uma atualização de iOS (se possível). Mas gostaríamos que a empresa tomasse uma providencia o mais rápido possível para sanar esta falha.

Esperamos que, até ser lançado no Brasil em dezembro, este erro não aconteça mais.

Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fernando

    Tenso…

    • JB

      Baixando…

    • Charles

      O meu é um iPhone 4S e está com 1º de diferença !

      • Daniel

        tenho um 4S e nunca obtive precisao com a bússola! ela se autocalibra’ automaticamente várias vezes e não dá em nada kkkkk
        o mesmo com o mapas… quando coloco no modo da bússola o carro ‘anda de lado’ kkkkkkk

        • rickricardu

          Olá Daniel!
          Neste caso é porque dentro do automóvel a interferência no campo magnético é muito grande devido á quantidade de metal (aço/ferro) do carro e o seu formato atuando como uma gaiola de faraday.
          exixtem nomercado bússolas automotivas, justamente para evitar esse problema.
          (eu gostaria muito que a minha funcionasse dentro do carro tb!)
          Abraço

        • Pablo

          Tenta ir em Ajustes > Bússola e confirma se está desmarcado “Usar Norte Verdadeiro”.
          Faz testes e me diz se funciona.

  • neto

    Recall….

    • Osmar Junior

      Isso não é impossível de ser resolvido pelo software. Numa próxima atualização vão acabar com essa discrepância.

      • Luiz Fernando Paes

        Isso é simples de resolver, é só fazer com que o sistema pense que esses 2º sejam 0º, e tudo se resolve.

        • Kleyson Klesller

          Você leu o texto? Acho que não!
          Segundo o post do iLex, existem iPhones com diferenças de 2º, 3º e até 4º de diferença.
          Neste caso, é mas provável que o problema seja de hardware e um “conserto” via software seria bem difícil por conta dessa variação.

          • Anderson Lucas

            Claro que ñ… basta um update de firmware com uma nova calibragem.

            • Kleyson Klesller

              Vejo que você é um leigo no assunto… Estude um pouco mais e depois volte aqui!!!

            • SongBird

              Kleyson, ele pode até ser leigo, mas você está muito esquentadinho, não acha não?
              Humildade, meu caro, humildade.

            • Fábio Dantas

              Pelo fato desse erro de hardware não ser homogêneo em toda produção,fica difícil uma atualização resolver. Quem diria que hoje a Apple esteja se inspirando nos Hiphones chineses, onde tem muitas funções mas nenhuma funciona perfeitamente. Vamos esperar o jailbreak para o usuário poder setar de 4 pra 0graus, e tornar o aparelho utilizável.

            • Heitor

              Update de software seria simples se *todos* os iPhone apresentassem a mesma variação, ou seja, se todos fossem 2º, 3º, 4º, etc. Só que existem diferença de variações para vários modelos, então, se a Apple liberasse um ajuste generalizado, serviria para alguns, mas não para todos, entendeu?

              Ex: se todos fossem -2º e ela liberasse um update dando esse desconto, que fizesse com que ficasse marcando 0º (corretamente), tudo certo. Mas para um aparelho com uma diferença de -4º, o mesmo update já não serviria, só iria diminuir da diferença de -4º para -2º, sacou o porque de um update de software não ser uma solução simples?

          • Diego

            Poxa vida, a galera se achando a esperta… Chamando os outros de leigos, nossa… Escuta, você que chamou o colega de leigo, espero que tu não seja programador por que se for gostaria de saber quais sistemas fez para eu não comprar nunca… Observe que, atualização de software pode SIM, 100% de chance de arrumar os problemas do Iphone 5s, mesmo sendo 2,3,4… graus de diferença. Basta colocar o Iphone em um lugar plano e informar para ele via software que aquilo é o correto para ZERO. Logo, quem tem problema de 2 = 0, 3 = 0, 4 = 0… Cada um fará a compensação necessária… Ok? Antes de avacalhar com os outros vai estudar programação.

            • Juliano Santos

              Vc tem razão quanto a calibração dessa maneira, porém nao eh uma maneira Apple Like de ser.

              Se a Apple achar uma maneira elegante de corrigir isso via software, beleza. Se ela nao achar, duvido que vai arrumar…. So trocando o aparelho mesmo.

            • Rafael Costa

              Ainda bem que você se diz só programador, por que se dessem pra você fazer brainstorm de uma UI você faria do jeito menos user-friendly possível!

            • Diego

              Por isso que eu não entendo os fanáticos pela Apple. As vezes é melhor admitir o erro e propor uma solução do que tapar o sol com a peneira. Muito melhor eu mesmo regular em casa do que ficar com o aparelho danificado. Pelo visto só tem aqui programadores que fazem gambiarras no sistema para tentar enganar o usuário.

            • Sidney

              Pensei a mesma coisa, uma opção de calibrar resolveria isso se for problema no hardware.
              Eu tenho um app desde o 3G de nivelamento e ele sempre teve essa opção.
              Serve também para você ver a diferença de nível entre duas superfícies inclinadas sem precisar fazer a diferença de medidas.
              Obviamente que o ideal é que o celular fosse 100% perfeito sempre, mas nunca vai ser.

              Alguém acha aquele negocio de ficar fazendo 8 com o celular para calibrar a bússola uma forma Apple Like de ser? Eu não!

            • Fábio Dantas

              Diego, normalmente quem compra iPhone é quem quer ser usuário de um bom smartphone, e não ser técnico de celulares.

  • Allyson Castro

    Eu tenho o 5 e é desregulado do mesmo modo.

    • Pedro HH

      Meu 4s também está, tanto no modo normal, como daquelas “bolinhas”, ele registra sempre -1°
      Eu acho que pode ser regulado com atualizações e podem rapidamente acabar com o problema.

      • Guilherme

        o meu nas bolinhas fica em -2° ;//

        • Guilherme

          Eu tenho um 4s ****

      • Charles

        O meu também está com -1 e é um iPhone 4s

    • Celso F. Araujo

      O meu 5 também tem esse bug.

  • Marcos

    Nossa. Testei o meu aqui e APARENTEMENTE está correto. Vou checar com ferramenta específica.

  • Harold

    Justo o iPhone 5s, que tem um coprocessador justamente para esse sensor (e outros) e propunha uma melhor qualidade e rapidez na sua utilização…

  • João Paulo Canário

    Vai ser ruim para os brasileiros que já compraram o 5s nos Estados Unidos e não vão poder fazer a troca aqui!! também espero que o problema seja resolvido rapidamente. 🙁

  • Alexandre

    Hahaha chance de fazerem recall.. No maximo eles vão corrigir na calada em novos aparelhos e quem for mais esperto (informado) conseguirá trocar, mas a grande maioria morrerá sem saber que teve um iPhone 5s com esse tipo de problema

  • Pedro

    Lamentável.

  • Thales

    É só um problema de calibração. Acredito que mesmo sendo diferente para cada aparelho, é possível resolver via software com uma calibração para cada aparelho.

  • Denys

    Vicio Oculto ou Sensorgate

  • vanderson

    Como ver esse aplicativo no meu i5???

    • Fernand:o_O

      É o aplicativo nativo do iOS: Bússola

      • vanderson

        Muito Obg!!!

    • Matsu

      Abra a bússola e deslize o dedo para a esquerda.

  • Pedro

    Se tivermos um recall isso pode significar um atraso no lançamento dele aqui. Pois a produção teria que se voltar mais para a reposição desses aparelhos. Tive meu iPhone 4 furtado mas não estava muito animado com o 5s devido ao ios 7 que não me agradou tanto, é vem esse tipo de problema. Realmente não é nada gritante, mas para um aparelho desse patamar, ainda mais se for problema no hardware, demonstra um descuido grave de uma empresa que sempre pregou a perfeição.

  • Kba_black

    Já tinha lido em outro site.Nem liguei pra isso.
    Não tinha um video mostrando jogando game.
    Nesse caso (game) a coisa fica mais complicada.
    Vou testar o iPhone 5s da minha esposa pra ver se esta desregulado.Se estiver vou na Apple pra tentar resolver.
    Valeu pela demonstração em video .
    “BDI” sempre com informações completas. 😉

  • Edmar

    A galera da siria não curtiu isso ..

    • Fernand:o_O

      Ahahahahahahah… Ótima observação! Agora, aquele morteiro será realmente perigoso..(sabemos que tratava-se de iPad e coisa e tal, mas foi engraçado lembrar da outra matéria)

      • miguel

        E os caras pensando que estavam errando o alvo devido ao armamento antigo que possuem. hahahahahahahaha

    • Vinicius Marques

      Para você ver que um mero erro de fabricação pode explodir bases amigas e gerar conflitos… Mesmo todos sabendo que eram usados iPad’s, é legal observar o que uma simples falha pode dar tanto problema!

  • Henrique

    É uma pena , a Apple não dava esses moles!!!

    • Heitor

      Uhum, o ‘Antennagate’ mandou lembranças..

      • Deko

        Eu ainda tou procurando um joinha pra o comentário do amigo sobre o Antennagate

  • Ramon Dias

    Pensei que era só comigo.

  • Silvio Sá

    Acho que deve ser corrigido via software, já usei algumas vezes, e é muito prático, a Apple deve corrigir esse erro o quanto antes.

  • Raphael

    Realmente vício oculto, devendo ser trocado !

  • Alan

    O 5 tambem ficou assim com a atualização…

  • Francisco Augusto

    Em um caso como esse, é possível que a Apple lance alguma atualização (ou até mesmo um app individual) para que seja feita a calibração do sensor. A maioria (se não todos) os smartphones com android possuem essa função nos ajustes. Todo esse buzz por essa “falha” é só uma forma de -tentar- desmerecer esses incríveis aparelhos.

    • Ciro Espítama

      Em um caso como esse, é possível que a Apple lance alguma atualização (ou até mesmo um app individual) para que seja feita a calibração do sensor. A maioria (se não todos) os smartphones com android possuem essa função nos ajustes. Todo esse buzz por essa “falha” é só uma forma de -tentar- desmerecer esses incríveis aparelhos.

      1) Não é “possível” e sim obrigatório que a Apple lance uma atualização, pois é um defeito de um sensor;
      2) Não é uma “falha” e sim uma falha sem aspas mesmo. Tentar desmerecer seria apontar algo que não fosse verdadeiro. Por outro lado dizer que não é um defeito é tapar o sol com a peneira.
      Essa falha deixa o iPhone um aparelho pior? Obviamente que não, mas relevar defeitos quando eles existem só cria na empresa uma sensação de relaxamento que nunca foi política da Apple.

      • Francisco Augusto

        1) Como eu disse, a Apple pode vir a lançar uma atualização para o iOS com um calibrador embutido, ou simplesmente lançar um app que o faça, por isso o termo “é possível”.
        2) “Falha” sim. Não é um defeito em alguma peça que traga isso (o problema) como consequência. Na verdade, essa está simplesmente descalibrada. Por exemplo, você pode comprar um smartphone que rode Android e que venha a estar com o acelerômetro descalibrado (como estão alguns iPhones). Para corrigir é só calibrar, esse é o ponto.

        • Ciro Espítama

          Voltamos ao mesmo:
          1) “Pode” dá ideia de possibilidade e “deve” dá ideia de obrigação. A Apple não “pode”, ela “deve” lançar uma correção para essa falha.
          2) Sim, falha, sem aspas mesmo. Os sensores são peças de hardware e portanto não é um erro ou um bug. E sim uma falha na construção do iPhone, que sempre primou pela excelência. Continuo a dizer que não é uma falha grave, mas é uma falha sim.
          PS: Se começarmos a usar as falhas de equipamentos Android para justificar descalibragens em iPhones não vamos por bom caminho…

          • Francisco Augusto

            Se o sr. não interpretar corretamente o que eu disse, ficaremos discutindo isso eternamente:
            1) Eu levantei como POSSIBILIDADE, o fato de ela lançar uma ATUALIZAÇÃO e não um APLICATIVO que faça a correção do sensor. É só isso. Em momento nenhum me coloquei na posição de questionar uma possibilidade de ela (a Apple) fazer alguma espécie de recall, como o sr. está insinuando.
            2) O ACELERÔMETRO usa como referência um ponto 0 (ponto esse que pode ser mudado, assim como em VÁRIOS JOGOS, cujos quais dão a possibilidade de realizar uma calibração individual), porém, no caso dos iPhones problemáticos, esse “ponto 0” está diferente definido em posição diferente do real ponto zero. Qual seria a solução? Posicionar o iPhone de modo que o ponto zero esteja alinhado com o mesmo e “mostrar ao sensor” que aquele está correto (como ponto zero). Não estamos falando de algo estático, é um SENSOR.
            Aliás, recomendo também que o sr. faça se aprofunde em um assunto antes de usar argumentos não condizentes com o mesmo.

  • Cimeria

    Sempre soube dessa função em todos os Iphones, porem confesso que nunca usei, a minha preocupação com relação a isso é se isso influi nos sitemas de navegação, como o MAPA do Iphone ou algo desse tipo, pq se for apenas pra colocar quadros na parede e manter o carro de um jogo andando em linha reta eu simplesmente ignoro essa função.
    Alguem sabe se o problema é só sistema de nivelamento, ou a bússola tbm apresentou problemas??

    • Fernand:o_O

      O problema acontece nos aparelhos 5c e 5s. Por enquanto, nada a ver com o iOS.

  • Caio

    Acabei de testar no meu 5s e tambem deu desnivel de 2 graus

  • Fábio

    Particularmente eu acho isso uma vergonha pra Apple…está jogando o nome dela na lama com essas falhas bizarras…a qualidade de antes foi para o espaço!

  • MafiosaBe

    tenso.

  • Renato Faria

    Gosto muito da Apple e com pesar que venho dizer que na minha opinião a ausência do Steve Jobs influenciou sim no quesito excelência de qualidade, essas pequenas falhas não apareciam pq, acredito eu, as pessoas envolvidas tinham medo (a palavra é medo mesmo rs) de que Jobs encontrasse um erro seu ou de sua equipe e eram mais exigentes consigo mesmas, e falhas que são pequenas e por isso passam desapercebidas eram detectadas ainda na fase de desenvolvimento e testes.

    • Filipe

      LIKE!

    • Antonio Magalhães

      Mas e o antennagate do iPhone 4?

      • Renato

        Então Antonio, eu acredito que o no caso da falha da antena era algo difícil de ser detectado em testes, pois tem muito a ver com a recepção de sinal de rede de celular, que tem toda a influência das operadoras, já este caso de falha do giroscópio é algo que poderia ter sido verificado apenas com a realização de testes no produto antes de disponibilizar ao público.

  • Fernando

    Tenho um iPhone 5 e tenho certeza q também está de 1 a 2 graus desregulados..
    Ou eh isso ou todas as mesas que eu possuo (em casa, trabalho ou qualquer outra q eu testei) estão tortas..

    • Sergio Andrade

      O meu não está apresentando esta diferença! Testei no meu iPhone 5 com ferramentas apropriadas e parece estar normal.

    • Riot Cláudio

      Calibrou antes de fazer o teste ?

  • aminhaeR

    O meu 5s também está com esses 2 graus de erro.

  • Sérgio

    É por isso então que tudo está escorregando das prateleiras aqui de casa. Valeu BdI!

  • Diego Azevedo

    Não sei se faz sentido, mas não seria isso causado pela posição do aparelho?

    Nas suas fotos, os botões estavam virados para baixo, e o iOS pode reconhecer isso e automaticamente descontar o desnível causado pelos botões.

    Se o mesmo acontecer com os botões virados para cima, com certeza é um erro. Do contrário, estamos falando de uma feature escondida.

    • Não faz sentido pra mim.

      • Eu entendi o que ele quis dizer, ma so problema é que ele está equivocado, os botões que ele fez referência de volume e silenciador estão sim virados para um lado que não faz interferência no teste pelo iLex feito…

    • Caio Cartaxo

      Procurei o sentido e não achei

    • Juliano

      Sim, os botões estão para baixo, porém a régua de nível foi alinhada na parte superior do aparelho justamente para não sofrer influências dos botões.

    • Diego Azevedo

      A minha opinião não era que os botões atrapalharam o teste, e sim que sempre que os botões estiverem para baixo o iOS automaticamente corrige o desnível causado por eles. Não sei se é o caso pq não tenho um 5s/ 5c, então não posso eu mesmo fazer o teste.

      • Kleyson Klesller

        Entendi o que você está falando, mas o seu pensamento não procede!

  • Leandro

    Vamos falar de medidas?
    Ok… pois esta é minha especialidade. Sou Químico Analítico. Um químico analítico é a pior espécie dos químicos, no sentido de que precisa estar constantemente validando e verificando seus resultados.
    Toda notícia é válida e interessante mas, em qual momento os sites se preocuparam acerca da VALIDAÇÃO e VERIFICAÇÃO destes medidores de bolha?
    Só quem já tentou comprar um medidor de bolha sabe como é divertido perceber que, de cada 10, possivelmente os 10 estão errados. Sim. Nenhum deles mostra concordância entre si.
    Eu passei por isso numa loja do Leroy Merlin.
    Logo… toda e qualquer medida, deve ser sempre verificada. Se quer um bom nível de bolha, com uma mangueira transparente, nivele uma mesa (por meio da mangueira) e afira o restante.
    Abraços a todos.

    • Caro Químico Analítico,

      Reparei que você só olhou a parte técnica e não prática.

      O pior efeito colateral desse defeito, não é pedir prateleiras a níveis microscópicos mas sim o uso da ferramenta (giroscópio) para jogos, onde pelo vídeo demonstrado tem grande distorçam.

      Além de outro fator que é a bússula em sí, que precisa de nivelamento perfeito para apontar corretamente.

      Então, creio que a mangueira transparente não vá ajudar na prática…

      😉

      • Auto-Correção:

        Distorção**
        Medir**

        Viu crianças, escrever correndo nunca é benéfico kkk

        • Fernand:o_O

          Bússola…

          • Leandro

            Você ficará surpreso ao saber que químicos medem muito mais TONELADAS de produtos que partículas elementares. Esqueça esta história de nível microscópico.

            Indo ao ponto, verificar se o aparelho realmente está fora de nível, por meio de um nível de bolha de má qualidade é algo inapropriado.

            Quanto ao vídeo que demonstra a mudança de nível eu não o tinha visto. Vi apenas os comentários do autor do blog. Depois, ao ver o vídeo, pode-se perceber que, de fato, há algo de errado por ai. Cabe agora avaliar se é um problema de um lote (ou vários lotes) (estamos falando de estatística agora) ou se é um problema de TODOS os iPhones novos.

            • Rogerio

              Tem vários videos na internet com 2 iPhones de modelos diferentes (5S e 4 por exemplo) encostados 1 no outro dando 4º de diferença… que é bastante coisa

      • Leandro

        Infelizmente a bússola sempre foi imprecisa no iPhone.
        Eu não me incomodaria com ela agora.

    • Juliano

      Caro Químico Analítico ²,

      Se você perceber, nos testes temos não só um modelo de iphone, e mesmo que a aferição do nível de bolha esteja errada temos divergências entre os ângulos apresentados nos modelos, logo um ou mais iPhone está/estão descalibrado/descalibrados.

  • Rafael Saijo

    O meu 5 tb apresenta alguns problemas quanto a isso. O único que está correto é o da filha da minha namorada. Pois o meu e dela(namorada) está com um desnível de -1 a 1

  • david1990

    Na altura do iPhone 4 a polémica em torno do Antenna Gate foi muito maior e não foi feito recall nenhum e todo o mundo pensava que tinha de ser feito um recall por ser problema de hardware … E ainda hoje ele anda aí .

  • Netto Santana

    Que besteira.

  • renan

    Apple, sempre inovando e trazendo aparelhos de qualidade *piscadinha*

  • Paulo

    Isto é facilmente corrigido por uma atualização! Basta adicionar uma função “calibração”, pedir para o usuário colocar o aparelho no plano horizontal e fazer a calibração. Com isso é calculado o erro da medida e compensado nas medidas futuras!

    • Dito

      Perfeito. E os App antigos com essa função, via de regra, exigem calibração…

  • Julio

    Comparei meu 5s com um 4s e deu diferença de 1°, ja no real racing não vi nenhum problema.

  • José Augusto

    Chupa al-qaeda 😉

    • Juliano

      Melhor comentário do dia!

    • Bem provável que a Apple tenha feito isso de propósito para que seus aparelhos deixem de ser usados na guerra

  • Tom

    Eu acho que se vc que usar para trabalho e outras coisas importantes o celular nao e o mais indicado. E a mesma coisa de vc querer tirar fotografias profissionais sem uma camera profissional.

    Mais pelo valor que é cobrado por um iPhone nos dia de hoje temos que exigir a exelecia mesmo de todos os recursos.

  • aLex

    Estaríamos diante de um novo caso nívelgate?

  • JanjaBoy

    Na época do Jobs tinha outros problemas….

  • João

    ANTENNAGATE

    SCRATCHGATE

    CALIBRATIONGATE

    • Antonio Magalhães

      Icongate do iOS 7 para alguns…

      • Rafael Costa

        iOS7Gate pra mim! 😛

    • Daniel

      Alarmgate

  • Não sei se a porcentagem de aparelhos iPhone 5S com defeito é grande, mas lembro de ter tido este problema com o 3GS e na época achei vários casos similares nos fóruns da Apple, porém nunca foi parar na imprensa. Troquei na garantia por outro que também veio com um pouco de desnível, mas muito menor. As vezes é um defeito antigo, mas não noticiado.

    • Riot Cláudio

      É inconcrap do iOS 7.

  • Murilo

    Espero que seja uma falha no iPhone, caso contrário é toda a mobília da minha casa inclinada em 4º

  • Luis

    Fiz o teste no meu 4s e ficou com 1 grau de diferença!!!

  • Leandro Reschke

    O melhor ainda é o iPhone 4S, nenhum erro e com S de Steve, o ultimo lançado por ele *O*

    • Leandro Reschke

      Alias acho que é questão de software, meu amigo tem um iPhone 5 e na beta tava tudo okay, mas na versão final ele ta com desnível tbm

    • Dorinha

      Não, não é “S” de Steve, é S de SIRI mesmo. 😉

      • Filipe

        Ele disse no sentido de ser o último iphone o qual Steve teve parde no projeto.

      • Filipe

        Baka!

    • Luís M.

      Meu 4S deu uma loucura que ficou com 9º de desnível
      Depois eu reinicieo iPhone e ele parece estar normal.

  • Marcythos

    Meu 5s ta apresentando 2 graus !

  • Neto

    Ta faltando auto calibragem é no cérebro de toda a equipe da apple. Tudo mal-acabado

  • Julia Pires

    Por que nao testam em outros aplicativos? Assim da pra ter uma ideia se o problema eh no software ou no hardware

  • Jose Carlos de Morais

    Estou com 5s e ñ vi problemas!.. Pode ser q minha casa esteja torta.

    • Murilo

      amigão, chama um engenheiro. heheheeh

      Meu 5s conseguiu ser pior, de 4º em toda a mobília

  • Alexandre

    Não deve ser problema no iPhone, deve ser problema da Terra, do norte magnético ou interferência de algum planeta.

    • Francis

      Curti esse comentário cósmico.!!

  • Allegri

    Se Steve Jobs não tivesse nascido, isso não teria acontecido! 😛

    • Jose Carlos de Morais

      Verdade,Ele acostumou a gnt a perfeição

  • Esse sensor desregulado não é problema do iPhone 5s não é problema do ios 7 fiz o teste no meu iphone 5 está a mesma coisa desregulado !!!!

  • “Em aparelhos mais antigos como o… 5”

    Como é difícil aceitar que o top de linha que você comprou e nem terminou de pagar, já é considerado “antigo”!

    :/

    • Luís M.

      Imagina com o iPad3 que eu comprei e 5 meses depois lançaram um outro, comprei no dia do lançamento.
      Pelo menos eu tinha comprado à vista…
      Isso foi sacanagem

  • Jose Carlos de Morais

    Neto, fique um mes com outra marca!..lógico q a apple sem Jobs ñ sera a mesma em termos de perfeição, isso acabou, mas ainda é a melhor marca do mercado!..

  • Cláudio G.

    Não sei dizer se realmente é a ausência de Steve, mas a Apple não é a mesma. Um aparelho como esse não pode sair de fábrica com esta falha. O iphone não é um simples telefone. Um simples celular custa R$ 100,00. Ele ERA mais do que isso. Era o símbolo da perfeição e alta tecnologia. Só os próximos lançamentos vão dizer se a Apple voltará a ser o que era.

  • Pedro

    Meu 4s também está desregulado, creio que seja erro de software, e não hardware

  • Paulo

    Problema da terra? Norte magnético? Rs !! Para calcular a inclinação é utilizado a gravidade que é medida pelos sensores acelerometricos

  • Lucas Mendes

    Existem relatos de pessoas que estão conseguindo “nivelar” ou seja, zerar os sensores do iphone 5S com um app chamado I Handy Level. Os ajustes são mantidos mesmo após o app ser fechado, salvo exceções com desvio muito acentuados!

  • Ricardo

    Realmente … pq eu usaria o iPhone como régua de nível???
    Se eu precisa nivelar algo .. eu compraria uma régua de nível… acho desnecessário esse tipo de comentário.

    • André

      Por essa lógica, continuaremos nos celulares de dez anos atrás: para que usar internet num telefone? Se eu precisar, usaria um computador. Cada uma.

  • Roberto Corrêa

    Pessoal, fiz o teste no meu iPhone 5 e está funcionando normal, ou seja está dando 0. Será que enfrentaremos esse problema no 5S? Agora fiquei com temor.

  • Thiago

    o meu 5s tah com um problema mas serio ainda, alende no jogo real racing ele “puxar”para a esquerda já tem uns 3 dias que tive q desativar o efeito parallax pois os icones ficavam indo de um lado para o outro como loucos. vou enviar um video para o blog.

  • Marcio

    Not possível, ta de brincation wite me caraaaaa.

  • Robson

    No meu iPhone 4 aconteceu algo absurdo e muito estranho:

    Testei com o aparelho deitado (como aparece nas fotos dos testes) e tive 1º de “erro” (como só usei o telefone, a mesa pode estar realmente com 1º de desnível), depois fiz o teste com o aparelho em pé e obtive 0º, o problema maior foi que ao voltar para a posição deitado havia perdido toda a calibragem e começou a marcar 23º de desnível. Refiz a calibragem e voltou a marcar 1º deitado e 0º em pé, mas achei estranho ter perdido a calibragem. Com uma diferença menor eu poderia nem perceber.

  • Anderson Campos

    Pronto, agora vai ter muito site falando que o iPhone é ruim, está com defeito, baixa qualidade do produto… e a Samsung vai fazer testes em seus aparelhos para mostrar que estão nivelados. Já sei…

  • Jorge Junior

    No meu 3G ta tudo calibradinho, tudo certinho! 🙂

  • Choco

    No meu iPhone 5 está calibrado.

  • YanPE

    A calibragem dos sensores são feito via software, não acredito num recall. A prova é q no game RealRacing vc pode ajustar a calibragem do giróscopo nas configs. e resolver o problema no jogo.

  • Alexandre

    Agora danou-se! Será que minha casa vai cair? Medi tudo com o iphone! Jurava que estava certo!

  • Marcelo

    Sério?! Vou alertar o pedreiro aqui de casa pra não usar o iPhone novo no prumo do muro da piscina

  • Francis

    Puxa, confesso que dava tanta importância à bússola quanto dava pra banca antes da revista iThing.!!

  • J3ff

    Vamos levar em conta que estes “diversos sites” que estão divulgando isso por aí estão usando equipamentos de precisão. Pois, olhando para o medidor usado nas fotos acima me parece que não estão tão precisos assim.
    “No Olho” vejo “mais líquido” de um lado do que do outro. Não estando “precisamente centralizado”.

  • Rodrigo

    pergunta besta: voce não estaria fazendo o teste do lado errado do iphone, pois pela foto me parece que os botões de volume estão levantando um lado do aparelho, pelo lado que ele está apoiado
    só uma dúvida

    • pedro

      Rodrigo, eu tbm pensei a mesma coisa…
      Testei com o meu iPhone aqui, e a diferença é de 1º com os botões apoiados na mesa.

    • Heleno Barro

      Rodrigo, se prestar bem atenção na perspectiva da imagem verás que o iPhone não está apoiado sobre os botões em uma mesa e sim com seu fundo encostado em uma parede, agora se apoiar o nível sobre os botões ai sim estaria errado.

    • Heleno Barros

      Rodrigo, se prestar bem atenção na perspectiva da imagem verás que o iPhone não está apoiado sobre os botões em uma mesa e sim com seu fundo encostado em uma parede, agora se apoiar o nível sobre os botões ai sim estaria errado!

  • pedro

    Tenho um iPhone 4 e ele estava desregulado, dava 2º tbm… Esses dias ele caiu no chão o problema foi resolvido. Pode ser que no 5s e 5c o problema possa se resolver assim tbm.

    • MIKAEL

      kkkkkkk, taca na parede q resolve…
      Meu iPhone 5 esta com -1°

  • Alex iPilot

    Mas não tem como “zerar”???

    O app que eu tenho usado (bastante) para prateleiras, por exemplo, permite que seja zerado (“calibrado”) em qualquer posição… Simples, vc encosta o iPhone contra o que vc considera sua referência, algo com 0º, o iPhone (app) mostra um valor, daí vc clica o botão para zerar e pronto! O iPhone passa a marcar de acordo com o valor de referência que vc deu! Isso é normal!

    O problema poderia ser ele perder essa referencia com facilidade… Aí é outra coisa…

    • tom

      Verdade!

  • Fernanda Anuzitta

    Meu 5s está com uma diferença de 7º, o que eu faço?
    Estou desesperada!
    Ligo no suporte da Apple?

  • Christiano

    Acho que se for comprovado em 100% deve ser corrigido via software! Eu nunca confiei muito nesse tipo de medição de celular. Vai saber se todas as marcas também não tem esse problema?! Nunca foi feito um teste comparativo entre elas! Seria interessante antes de crucificar somente a Apple.

  • digoloureiro

    Minha esposa diz que a prateleira que instalei a alguns meses com o i5 esta torta e eu todo “malandrão” dizendo:”olha aqui o nivel do iphone!” kkkkkk se ela souber disso, vai comprar um nivel e me provar que esta torta e me dar com o nivel na cabeça! hahahahaha

  • Mario Ueno

    O jeito é levar os carros do Real Racing em algum centro automotivo para revisão de Alinhamento, Balanceamento e Cambagem! 😛

    • pedro

      E eu achando que os meus Dodges arranca de lado pq é mt forte! kkkkkk…
      Vou ter que fazer o mesmo.

  • Julio

    Gente, sobre o que o povo ta falando ai sobre o celular ter caido e resolvido eu resolvi dar umas pancadas na mão com meu 5s e não é que deu diferença, tava com -1°, depois de da umas porradas na traseira do celalr mudou pra -2°, depois dei outras pancadas na frente e zerou. Por favor se alguns ai puderem fazer isso postem seus resultados.
    Acho que ta meio enferrujado os acelerometros do iphone kkkkkkk.

    • Ricardo Wong

      Eu não recomendo dar batidas, mesmo que com carinho no precioso 🙂

      Mas de qualquer forma o componente acelerômetro usado no iPhone 5S ( Bosch Sensortec BM220 ) aceita até 16 vezes a aceleração da gravidade, enquando os dos iPhones anteriores ( ST Micro LIS331DLH ) só aceitavam 8 vezes

  • Ronygledson

    Fiz um teste hoje , com um nível ! E realmente da diferença ! O nível numa posição bem nivelado o celular da diferença ! iPhone 5

  • Alexandre

    Tudo certo com o meu 5S… No jogo de corrida com o iphone na mesa ta indo reto certinho. Só se a minha mesa é torta (ou o prédio).

  • Douglas Fischer

    Isso me parece ser coisa da arquitetura 64 bits. Em plataformas 64 bits os CGFloats são doubles ao invés de floats. Provavelmente em algum ponto de framework essas informações do acelerometro estão sendo trafegadas com uma tipagem errada (direto float ou double ao invés do boxing CGFloat; normal em migrações de arquiteturas desse tipo) e isso acaba gerando uma imprecisão nos cálculos (perda de algumas casas decimais).

    • Ricardo Wong

      No iPhone 5S os sensores não são lidos diretamente pelo Apple A7, e sim pelo Apple M7, que é de 32 bits . Isso é uma medida inteligente da Apple como forma de economizar energia, e está confirmado pelo ifixit que o calculo é feito pelo M7 e os dados de geoposição entregues para o A7 já definidos.

      Então um erro seria em enésimas casas decimais das variáveis tipo float , não seria erro na unidade de medida.

  • arnaldo

    Pagar R$2.000+ em um aparelho com esse problema não é brincadeira não kkkk

  • Alex iPilot

    Volto a dizer: mas não tem que calibrar antes? É regra de todo instrumento de medição: precisa ser aferido e calibrado, ou seja, testado com um padrão e “zerado” antes de ser usado… Eu sempre fiz isso antes de utilizar o app de nível e fica perfeito! Encosto o iPhone no padrão (que eu considero horizontal) e clico o botão de zero.

    Como os novos utilizam hardware (dito) mais preciso, eles são mais sensíveis e requerem calibração mais frequente!

    Eu estou vendo as pessoas “tirarem o iPhone da caixa e usarem”… Não é assim que se utiliza um instrumento de medição… Exagerando, imagino o dia que o iPhone trouxer um scanner ultrasom a quantidade de reclamações (com detalhes técnicos) sobre a qualidade da imagem, rsrsrsrs…

  • Fabricio

    Todo mundo agora virou marceneiro.

    • Ricardo Wong

      No caso do M7 , segundo comentário do site ifixit que desmontou o iPhone 5S, o M7 usa o giroscópio, acelerômetro e magnetômetro para definir a geoposição do aparelho.

      Então erros no acelerômetro comprometem a precisão da bússula também, o gizmondo diz que tem bússula com até 8° de diferença.

      Então não é somente uma questão de marcenaria .

  • Fabiano rabaneda

    Eu uso para calibrar o banco de minha bicicleta; sou atleta e um grau de inclinação, para quem anda noventa quilômetros na terra, é lesão na certa!!!!

  • Donnato Araújo

    Não li todos os comentários, li a reportagem somente, fiz os testes e deu a diferença de 1° a 2º, porém ao agitar o telefone e refazer o teste não deu diferença, ou seja, o aplicativo ao ser “estimulado” conseguiu se auto calibrar. O meu é iPhone 5 Indústria Brasileira.

  • Tiago Nunes

    Não tem problema, iLex. Coloca numa superfície plana, e toca na tela. O valor se torna 0º. Daí você calibrou ele sem precisar de update.

    • Ricardo Wong

      Não parece ser calibração, já que se fizer isso não calibra os jogos, e memo quando faz com o tempo perde de novo.

      Pelo que entendi é apenas para criar uma referência para comparar imediatamente, tipo zera em um corrimão e leva no outro corrimão para ver a diferença de inclinação, mas sem manter salvo a referência nem para outros aplicativos, nem salvo no próprio inclinômetro .

  • Alex

    iLex, tenho noticia sobre o assunto. Comprei meu 5s semana passada em San Francisco e anteontem fui no Genius pra falar do problema. O atendente me disse que a Apple já informou eles que é um problema se software e que estão trabalhando no update. Disse que até trocaria meu aparelho mas que o outro teria o mesmo problema. Agora é esperar pra ver.
    Sobre outro assunto que achei interessante, ele me disse que a partir da semana passada recebeu aviso interno que agora TODOS os modelos de iPhone tem garantia mundial, independente de o pais vender a versão ou não. Disse que leva alguns dias pra trocar o aparelho caso seja necessário mas que agora todos estão cobertos. E me garantiu que no Brasil também procede isso.

    • Não dá para confiar em papo de vendedor. Nem mesmo ele sendo da Apple Store. 😉

      • Alex

        Isso é verdade. Mas ele garantiu com relação a garantia. Disse que se eu chegasse com um modelo do Brasil que ele agora esta orientado a dar garantia e a trocar se necessário. Disse que pode levar alguns dias pra vir o aparelho mas que a garantia vale. Disse que isso passou a valer na semana passada.

  • Simeão Castro

    M7 #FAIL

  • Marcelo

    O meu 5S veio com 2º de diferença também. Percebi que a bússola tem um modo de resetar a inclinação tocando com o dedo. Porém ele só considera 0º se estiver exatamente na mesma posição, girando sem inclinar há um aumento no número :/