Notícias

iBooks Author poderá em breve criar livros compatíveis também com o iPhone

Templates for iBooks Author

Em janeiro de 2012, a Apple lançou o iBooks Author, uma ferramenta para criar livros interativos de forma fácil e intuitiva. Porém, sua grande limitação é que ele só cria livros compatíveis com o iPad. Isso pode mudar em breve.

Na loja americana, algumas seções para TextBooks (livros didáticos feitos com o iBooks Author) já estão aparecendo no iOS 7 em formato para iPhone, coisa que até então nunca apareceu. Isso dá a entender que a mudança pode já acontecer com a chegada do iOS 7.

Seções da iBookstore

Isso pode significar que poderemos ter livros mais interativos também para iPhone e iPod touch.

Mas o que está faltando mesmo para o iBooks Author é uma maneira de facilitar a criação de livros em formato ePub, que é universal e roda em qualquer plataforma. Esta seria a ferramenta perfeita que a Apple poderia fazer para incentivar ainda mais a transição para os livros digitais, popularizando de vez o formato. Mas por enquanto, ela não parece interessada em algo do tipo.

Com a chegada do iOS 7, espera-se também que o aplicativo iBooks perca sua mais bela característica, que é o efeito de folear as páginas. Com o fim do skeumorfismo, a tendência é termos uma interface mais simples, com as páginas fixas como em um documento PDF.

The books is on the table

via 9to5Mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Mario Ueno

    Evoluções sempre são bem-vindas.
    Pena é perdermos a riqueza dos efeitos do “skeumorfismo”! 🙁

    • Luís. M

      Já tinha pensado nisso antes…
      Era uma das melhores coisas do iBooks.

    • C.A ROCHA

      Concordo!!!

      • Marcelo Mesa

        Concordo!!! [2]
        Na 1ª vez que tive contato com o iBooks, fiquei fascinado com a beleza do aplicativo. Os detalhes pequenos, as páginas podendo ser foleadas, tudo isso me deixou impressionado. E agora, com a chegada do iOS 7, estou na maior dúvida que nunca senti em relação ao iPhone.
        “Compensa atualizar para o iOS 7? Compesa substituir os magníficos detalhes e acabamentos gráficos por um NOVO sistema com muitas funções fantásticas?”
        Sinceramente ainda não sei.

        • Mario Ueno

          Compartilho da mesma opinião! :S

  • Rodrigo

    Show, é sempre bom ter uma utilidade a mais no iphone 😛

  • felipe andrade

    Se Jobs estivesse vivo, o skeumorfismo continuaria no ios7…

    • Mario Ueno

      Não tenho dúvidas disso… “baixando”! 😛

      • Walter

        Baixando túmem, janjaboy like

  • Carlos Eduardo (RJ)

    Sentirei muito a falta do skeumorphismo… Lamentavelmente veremos a “Androidização” do iOS. Só espero que os bugs e a zona do ambiente (cada fabricante possui sua própria interface, dificultando a assimilação do mesmo) não o afete da mesma forma.
    Alguém já teve a coragem de verificar na Play Store as avaliações de aplicativos feitas pelo o usuário? É de assustar a quem sempre usou iPhone/iPad… Merecia um post sobre o assunto.

    • Pedro N.

      iOS é iOS. Android é Android. Por mais que mude, acredito que a qualidade não irá decair.
      Particularmente, estou ansioso pelo iOS 7. Gostei muito das mudanças.

  • Matsu

    Está aí uma coisa que não gostei. Pra mim o formato de leitura do iBooks é muito bonito, bem melhor do que ver as folhas “paradas” em pdf. É uma pena.

  • Caio Cartaxo

    Destruirão o brilho do iBooks, digo mesmo.

  • Vini

    É só nao atualizar o iBooks. 🙂

  • Luciano Hilton

    iLex, com relação à criação de ePubs, acho que a Apple não tem interesse em criar uma ferramenta unicamente para a produção de livros neste formato, pois sabemos que os livros em formato ePub comum são aceitos nas mais variadas lojas online, o que dificultaria o controle da Apple sobre o resultado final.
    A intenção da Apple é de “forçar” a distribuição de conteúdos em sua própria loja digital, certificando-se de que somente seus produtos poderão abrir livros produzidos no iBooks Author, no formato “.ibook”.

    Para quem quer uma alternativa, o Pages para Mac há um certo tempo já exporta documentos no formato “epub”. Claro, é preciso de um pouco de estudo sobre as funções para que o resultado seja profissional, mas eu mesmo já testei e posso afirmar que o Pages é uma ótima alternativa para a exportação de ePubs.

    Minha reclamação sobre ferramentas de publicação, é a falta de um app para a publicação de periódicos na Newsstand, já que a empresa não permite que se produza revistas com o iBook Author para serem distribuídas pela iBookStore.

  • JB

    Por mais que essa folheação (?) de páginas seja linda, perfeita, que dá brilho aos olhos, na prática, ela não trazia NADA de útil ao usuário. Talvez seja esse o pensamento da Apple: mais utilidade. Por mais que seja triste perder essa funcionalidade, isso provavelmente iria ocorrer algum dia. Espero que eu esteja errado e que a nova versão do iBooks venha toda linda com folheação (?) de páginas e tudo mais 😀

  • J3ff

    Nossa !!!
    Será que eles não percebem que este movimento de transição e efeitos “agradam” à grande maioria ?
    Sonho em ter as duas Opções no Sistema. É só ir em configurações e “Mudar” pro Estilo que quiser. Ou Até mesmo Cada App Nativo ter a Opção de Escolha (skeumorfismo (efeitos e transições) ou não (sem efeitos) !!!

  • Vítor Celestino

    Acho que sem o skeumorfismo a Apple perde sua essência e esta se tornando cada vez mais parecida com o Android. Isso me apavora!