Rumores

[rumor] Gradiente não entra em acordo com Apple e promete lançar novos aparelhos com a marca “iphone” no Brasil

gradiente iphone

Parece que a novela do “iphone Gradiente” ainda está longe de terminar. Depois de tentar vender a marca para a Apple por um preço que a salvaria da falência e de quebra enriqueceria ainda mais seus diretores, a brasileira Gradiente não aceitou nenhuma das propostas feitas pela Maçã e resolveu contra-atacar de forma agressiva, anunciando que lançará em breve um smartphone top de linha, com a marca “iphone”. A informação por enquanto foi dada apenas pelo colunista da revista Veja, Lauro Jardim, e não foi ainda confirmada.

A Gradiente detém os direitos da marca “iphone” no Brasil desde 2000 e por isso tentou usar disso para ganhar um bom dinheiro da Apple (como ela registrou primeiro no país, tem este direito). Mas depois de 6 meses de negociação, nenhuma das partes conseguiu chegar a um acordo sobre os valores. Com a água no pescoço (devido às grandes dívidas que precisa quitar), a Gradiente resolveu mudar a tática, para ver se acelera o processo: anunciou que lançará em breve uma linha de smartphones top de linha, para o mercado nacional.

Será, de acordo com interlocutores da Gradiente, um produto top de linha, que não tem o propósito de ser igual ao iPhone 5, mas tem a pretensão de estar adaptado às condições brasileiras.

Eu particularmente duvido que a Gradiente tenha hoje condições de criar um produto bom e competitivo, visto sua grave situação financeira. Parece que este é mais uma jogada de marketing para forçar a Apple a concordar com valores mais altos. É tipo “Ei, a bola legalmente é minha, e se você quiser jogar com ela, terá que pagar meu preço“.

Vamos aguardar os próximos capítulos desta longa novela.

dica do Rodrigo Bertelli

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Mateus Miranda

    Poxa, que vergonha. Achei que essa história já tinha sido resolvida. Tá muito na cara que o objetivo dela é exatamente este: se aproveitar da sorte de ser dona da marca pra sair da lama.

    • Victor

      Isso é ridículo!!

      É tudo que tenho a dizer!

      • Roberto

        É, aqui no Brasil quem irá fazer o iPhone de baixo custo será a Gradiente :/

    • JanjaBoy

      Vergonha?
      Você tendo o direito do nome, daria de mão beijada para a Apple, né? 😛

      • Mauro

        Falou bem, ela faz certo, se ela já registrou o nome, teria até que processar, imagina vc, registra um domínio, ai aparece um produto com o mesmo nome, e querem comprar seu site, vc irá dar de graça?…

        se ela ta quebrada são outros 500, nada tem a ver com o contexto.

        • Antonio

          Vergonha sim! Pois são metido a oportunista!
          É o mesmo que pegar um nome de uma Banda que acabou de fazer sucesso e uma alguém comprar um domínio com o mesmo nome para querer vender por um preço absurdo.

          • JanjaBoy

            A Gradiente tem o nome desde 2000, o iPhone da Apple é de 2007.

            • Will Freeman

              Pois é, a Gradiente conseguiu ser dona do iPhone desde 2000 e ainda sim falir? É claro que não, porque o produto da Gradiente é uma bosta, justamente o oposto do produto da Apple. Agora, você imagina que a Gradiente realmente quer alguma coisa com o mercado de telefonia ? É claro que não! É só mais uma empresinha corrupta, em que seus dirigentes querem roubar mais algum dinheiro e fechar a empresa logo depois. Por uma simples questão de vergonha na cara, a Gradiente deveria ceder a marca tranqüilamente.

            • Fernando Rodrigues

              Com certeza tem algo errado aí. Se ela tem a marca desde 2000, porque esperou até 2012/2013 para aparecer e reclamar o nome?

        • Rogerio

          Você está certíssimo Mauro… Chega de abuso do poder econômico… Tem que se respeitar a Lei.
          A lei diz que a Gradiente Registrou primeiro e ponto final.
          A “maça” quer ficar no país das “bananas”?
          Pague o preço.

        • Jonas

          Eu faria o mesmo, sorte de quem pegou primeiro. Só a apple ser mais rápida no gatilho

      • Gilvan_cc

        Tenho iPhone e ipad acho eles o máximo, mas na moral eu acho que a gradiente esta certíssima, e afinal de contas eu sou brasileiro, por mais que eu goste da Apple ela não é brasileira, e mais se a situação fosse inversa a Apple estaria fazendo a mesma coisa.

    • Jeff

      O BDI poderia fazervum movimento de boicote a marca Gradiente.
      VEM PRA RUA..

      • Wagner

        Como eu queria ser acionista da gradiente nesse momento… Hehehehhehe

        • Paulo

          Eh so comprar a ação. Está disponível na Bovespa.

    • Marco antonio lisboa

      Sou super fã da apple, mas torço que a Gradiente tire todo e qualquer centavo que conseguir. A Gradiente é uma marca nacional que já foi referência e motivo de orgulho. Se fosse eu faria o mesmo, e não deixaria caro, deixaria MUITO CARO. Se fosse o contrário, a Apple esmagaria qq um sem piedade, como já fez muitas vezes.

    • Luiz Eduardo F.

      Tô imaginando a Samsung comprando a marca. AEUHAEUHEAUEAHEAUHEAUEAHUEAHEAUHEAUEAHUEAHEAUHEAUEAHUEAHEAUHEAUHA’

    • Cristiano

      O escritor do blog esqueceu de relatar que a Gradiente entrou no Plano de Recuperação Extra Judicial, o próprio Eugênio Staub , dono da Gradiente,negociou com seus credores o pagamento de suas dívidas . A dívida fiscal que também é grande , a Gradiente aderiu ao Refis IV da Receita Federal,hoje a situação da Companhia ,veja balanço , esta muito melhor em relação ao tempo de crise. A marca IPHONE no Brasil é de propriedade da Gradiente , ver INPI ,desde antes da Apple entrar no Brasil ,inclusive com lançamento de um aparelho Gradiente Iphone em meados do ano 2000 após isto o INPI homologou a patente a Gradiente em 2008.Devido a crise sofrida ,deixou de fabricar aparelhos ,retornando no final de 2012. A idéia em 2000 era criar um telefone ( PHONE) com acesso a internet ( I ) por isso solicitaram a patente.A Apple cobra pesado de quem se utiliza de suas patentes ,veja caso SAMSUNG, porque a Tupiniquim Gradiente deve agir de forma diferente ? Porque alegar que esta tentando saldar dívidas já negociadas com um acordo judicial que deve vir com milhões a favor da Gradiente X Apple ? Imagine você ter uma ideia ,patentear e depois de anos abrir mão para outro porque é uma Companhia poderosa . A Apple entrou no Brasil e não sabia que a 08 anos atrás a marca estava em análise do INPI ! Não contactou a Gradiente ! Será que imaginou a falência da Gradiente e portanto não haveria de desembolsar nenhuma quantia em dolares americanos para deter a marca no Brasil . Gradiente solicita bloqueio das vendas dos Iphones da Apple no Brasil . Esta errada ? O que vocês fariam ? Não lutariam por seus direitos ou entregariam suas idéias porque somos tupiniquins que gostamos de carnaval , música e futebol .

      • Você fala como se criar uma marca com o “i” de internet na frente não fosse algo que a Apple popularizou.
        Ou você acha mesmo que o apelido “iLex” é total criação minha? 😉

        Não vou entrar na questão jurídica, que dá TODO o direito da Gradiente fazer o que está fazendo. Lei é lei. Mas dizer que ela “criou” uma marca toda nova e agora a Apple está querendo se aproveitar, acho um pouco demais.

        • JanjaBoy

          Como assim?
          A erva-mate ilex, é bem anterior a ideia de por o “i” no nome. 🙂

        • JS

          Se outro criar e eu popularizar, sou eu que passo a ter o direito? Fala isso para a Apple. E lembre-se do histórico da empresa, sempre fez as coisas para serem popularizadas e reproduzidas pelos outros. Ex. Pc! Há não, o PC não era da Apple, é o MAC, plataforma aberta para todos copiarem, né!?
          Antes que ache que sou contra a Apple, informo que posto de um IPad 2 e muito satisfeito com o produto. Isso não justifica roubar nome registrado por outros. Conste também que tenho produtos da Gradiente e estou satisfeito. Lembram dos celular que a Gradiente tinha? Um prata era o sonho de consumo há alguns anos. Espero que a empresa volte com toda força, pois os de fora estão tomando conta do mercado brasileiro.

          • É tão lindo sonhar, baseado no passado.
            Nas o FATO é que os poucos produtos atuais que a Gradiente vende hoje são genéricos importados da China, que ela põe a marca.
            Você pode continuar falando de teorias, mas prefiro debater sobre situações reais.

            E já que falou de PC, poderíamos discutir o valor histórico do Apple I na computação mundial, ou da influência direto do Mac no nascimento do Windows.

            • Vinicius Schnoor

              É, nenhum dos argumentos gigantescos dados parecem derrubar o iLex, gente, analisem tudo, certeza que a Gradiente está totalmente inocente nisto? Que sem querer ela colocou o nome de Iphone em um aparelho? Até agora, tudo o que o iLex disse está certo, troquem um pouco o ponto de vista…

  • Michel

    Essa turma da Gradiente é fogo na roupa.

    • JanjaBoy

      Não vamos esquecer que esse pessoal da Apple também é fogo na roupa. Basta lembrar do iFone no México.

      • TiãoGavião

        Exatamente!!
        Negocio é o seguinte:
        Paga Apple e não chora!!! 😛

  • JanjaBoy

    E assim será com qualquer um que tenha uma marca que um outro quer.

    • LAERTE

      Pessoal, não tem nada haver com vacilo ou qualquer outra coisa, paramos de ser puxa sacos, é tudo négocio e pronto a marca é deles a apple também tentou dar uma pernada e pronto fim de papo.
      direito é direito.

    • Junior Max

      é só esperar a Gradiente falir de vez, o que acho que não vai demorar muito.

      • Valer Silva

        Acho engraçado ver pessoas falando: “Só esperar falir”. Estas pessoas esquecem que a Apple estava na mesma situação a alguns anos. Quem sabe este IPhone da gradiente não é um sucesso maior que o da Apple, afinal ele ja vai nascerr conhecido, logo basta eles capricharem no Produto.

        • Claro, a Gradiente tem um gerente igual a Steve Jobs, é fácil repetir a histó… Oh WAIT!

  • Walter

    Dai a Cezar, o que é de Cezar, se fosse a empresa de qualquer um aquí, também estaria brigando por seus direitos!

    • JanjaBoy

      Não tenha duvida!!!

    • Michel

      Não tenha duvida!!![2]

    • Raphaela

      Eu venderia a marca para a Samsung. Daí teríamos no Brasil um Galaxy iPhone…. 😉 estou certo que a samsung compraria só pela birra 🙂

  • paulo

    30 anos atras quem tinha receiver,toca fita,toca disco,amplificador da gradiente,era só os “riquinhos”

    • JanjaBoy

      Veja o que ao longo dos anos os planos econômicos podem fazer com as empresas……

  • Felipe

    Será que o próximo iPhone nacional terá ícones super coloridos também?

    • JanjaBoy

      Hahahahahahahah!!!!!!

  • Murilo

    Sou super fã do iPhone, mas pelo o que eu li no artigo eu apoio a gradiente já que ela tem o registro a mais tempo que a apple.

  • Vitor

    Vai querer? paga…

  • jedi

    Pensei que ja tinham entrado em acordo, pq a gradiente ira apresentar na eletrolar show um novo smartphone da nova linha “FREEDOM” e não “IPHONE” como antes.

    O destaque fica com o aparelho Mid High, smartphone pertencente à nova linha FREEDOM. O aparelho é um produto competitivo com o consagrado Sistema Operacional Android, na versão 4.1, tecnologia 3G, Wi-Fi e Bluetooth.

    O produto tem display touch capacitivo de 4.0 polegadas, câmera de 5.0MP e câmera frontal. Disponível nas cores grafite e branco, a novidade vem com memória interna de 4GB, expansível via cartão micro SD até 32GB, processador Qualcomm Dual Core de 1.2 GHz e uma característica adorada pelo consumidor brasileiro, suporta dois chips. O preço sugerido do produto é R$ 549,00

    http://www.segs.com.br/informatica-e-ti/123366–gradiente-apresenta-lancamentos-do-2o-semestre-na-eletrolar-show-2013.html

    sucesso a gradiente!!

  • Gumercindo

    Vai a Gradiente lá nos EUA e lança um Iphone-Gradiente para ver o que vai acontecer.

    A Justiça de lá vai tirar até o último centavo da Gradiente em indenização em favor da Apple.

    Pq eles acham que podem vir aqui no Brasil e surrupiar uma marca que já era da Gradiente e ficar por isso mesmo.

    Esse pais tem leis, e leis são para ser cumpridas.

  • Leandro

    Vejo como uma forçada de barra mesmo, talvez até esse cara sendo pago pra publicar esse tipo de artigo (não o conheço e por isso estou fazendo esse comentário) para engrandecer esse rumor e dar uma forçada na Apple.
    Nunca se sabe, tudo é possível.
    (É conspiração, mas, é uma alternativa viável também).

    • Raphaela

      Você está fazendo graves acusações contra o iLex! Melhor tomar mais cuidado ….

      • Acredito que “esse cara” no qual ele se referiu seja o Lauro jardim, da Veja…

        Como não diria o Roberto, “esse cara” não sou eu. 😛

  • Julius

    “criar um produto bom e competitivo”
    leia-se: importar um produto da china meia-boca e que dê lucro de 4000%

    • Fernand:o_O

      Exatamente!

  • Jiu jitero

    Gradiente já pode decretar falência se eles resolver mesmo de lançar um smartphone. Ai eu chego na loja e pergunto pro vendedor:”Me vê um iphone por favor?” o cara me aparece com essa merda de gradiente eu mando ele achar o que fazer kkkkk

  • Diego P da Silva

    A Gradiente mudou sua postura?

    O mais legal seria a galera tirando um barato tenho um “Iphone”, os mais fanboys e elitistas ficariam mordidos, hehehe.

    *Tenho um iPhone 4, mas o uso como um ótimo smartphone, não como símbolo de status.

  • André

    É isso aí Gradiente: Cobra o que é seu por direito. Se fosse ao contrário não tenho dúvidas de que a maça faria o mesmo.

  • Lui Riccardo

    Se eu fosse a gradiente faria o mesmo e ainda ameaçaria entrar na justiça pra proibir o iphone da apple a meno q troque o nome hahahaha

  • Fabio Dantas

    Torço para que a Gradiente lance um iphone bem inovador, com bastante recursos. Quem sabe a Apple também copie essas inovações e não fique restrito apenas na cópia do nome da marca. A Apple precisa de inovações.

    • Dayvid

      Fandroid detected

    • Torço para que a Gradiente lance um iphone bem inovador, com bastante recursos

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

      Odiar a Apple é uma coisa, mas esperar que milagres aconteçam já é outra bem diferente! 😛

      • Felipe Drumond

        Esse milagre é muito simples de realizar. Basta o Eike Batista entrar na jogada e…

        …não, peraí!

  • Luis Beltrame

    Bom eu acho que existe algo a mais neste negocio e ela nao esta sozinha contra a Apple, pensando com todo direito que tem sobre a marca um acordo ja teria acontecido, mais acho que é mais uma tentativa de querer prejudicar as vendas deste produto no Brasil lamentavelmente, apoio a idéia de pagar pelo direito, mais sozinha ela nessa jogada não mesmo.

  • LuisofS

    A Gradiente está mais que certa.

    Tem o direito sobre a marca, a Apple tem dinheiro, se quer mesmo, que pague.

  • Gleidson

    A Gradiente tem o direito de usar a marca, ponto. Como a situação financeira dela não é das melhores, ela quer tirar vantagem da situação! Isso é cultural aqui no Brasil, todo mundo já se deparou com alguma situação onde poderia tirar vantagem sobre o outro, uns se aproveitam disso pra “se dar bem” outros não…

    • Luís. M

      Nem todos os brasileiros são assim cara, nem todos…

      • Gleidson

        Então meu caro Luís. M, acho que você não prestou direito sua atenção no meu comentário, Eu não disse que todos os brasileiro agem dessa forma, eu disse que praticamente todo mundo já deve ter se deparado com tal situação!, o que é diferente!!!

    • JanjaBoy

      Isso NÃO é cultura aqui no Brasil.
      Isso acontece no mundo todo.
      DUVIDO que uma empresa inglesa tivesse o nome iPhone iria ceder fácil.
      Quero ver com o nome iwatch o que vai acontecer.

      http://youtu.be/QlBRk05o-Ao

      http://www.omgelectronics.com/#!———iwatch-by-berri/zoom/cq6m/image17jc

    • jose de abreu

      Vá la nos EUA, e roube uma marca ( ou contrarie suas leis) prá ver o que vão fazer com você…..
      Para começar, tente entrar lá sem visto de permissão…

  • Rafael

    Bom inteligência nao é bem a praia dos brasileiros, mas esperteza com certeza é. A gradiente esta falindo o que quer dizer que muito em breve nao vai valer nada. Se conseguisse entrar em um acordo com a Apple poderia sair de cabeça erguida da historia, mas observem que mais dia ou menos dia ela vai acabar sendo comprada pela apple por 10% do valor que deve ter pedido na patente.

    • JanjaBoy

      Não foi no Brasil que lançaram um relógio com o nome de iwatch.
      Então não seja injusto, não ache que todo mundo aqui é oportunista, mas eles existem no mundo todo, não só aqui. So que a Apple pode “espernear” o quanto quiser que vai ter que pagar, simples assim.

  • Copeta

    Acho que vou patentear o nome iHouse no Brasil. Vai que a um dia se torna realidade!

  • iLuk

    Essa Gradiente ai viu…
    Isso é coisa de brasileiro mesmo..aff..

    • Walter

      Se é coisa de Brasileiro ou não, a Gradiente está corretíssima,embora eu tenha e goste de produtos da Apple, a lei de Patentes é Clara,ou você acha que a Apple, deixa passar qualquer coisa que envolva o nome dela? Abra a mente meu caro, se fosse você, estaria fazendo de tudo pra ter seus direitos reconhecidos, independente do que é, ja foi ou possa a vir ser, A Gradiente está mó direito dela, posso não concordar com métodos ou logística dela, mas que ela está no direito dela, está sim. Pense a respeito , se a situação fosse com vc!

      • Madruga

        Sem querer dar uma de advogado do diabo, mas … se o registro do nome foi em 2000, então tem todo o direito de usar esse nome.

        • George

          Nao é assim tem que pagar! Ela paga se quiser.. É so nao usar o nome iphone e abrasileirar a marca colocando o nome de ” aifone ” !!! Kkkkk

  • Carlos

    Ta meio evidente que eles estão vendo isso como a cartada final para não ir a falência, ou pelo menos para não baixar as portas no vermelho….

  • krikaoli

    Ela vai se arrebentar..

    • JanjaBoy

      Ela quem?
      Se a gradiente engrossar, “ele” pode ser a outra, né?
      A Apple poderia comprar a Gradiente, o preço é bom.

      Gradiente
      COMPANHIA BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DIGITAL

      Tipo. Sociedade anônima
      Fundação 1964
      Sede Manaus, Brasil
      Locais Manaus, São Paulo
      Fundador Eugênio Staub
      Gênero Tecnologia
      Produtos Eletroeletrônicos
      Valor de mercado. R$112,5 milhões (6/3/2013)
      Renda líquida R$ 282.387.000,00. (2012)
      Página oficial http://www.gradiente.com

      • krikaoli

        kkk boa! Ela eu me referi à Gradiente. Interessante os dados. Valeu.

        • JanjaBoy

          Krika, eu acho que essa seria a melhor saída para todos.
          Pelo preço…… 😛

      • Carlos Eduardo

        É, a Apple deveria comprar e fechar essa porcaria da Gradiente, mas o problema é que quando acontece um negócio como esse a empresa que compra precisa assumir a dívida também, que deve ser muito maior que o valor de mercado dela.

        Da última vez que vi os balanços públicos da Gradiente ela estava insolvente.

  • Matheus

    Que ela tem direito ate ai tudo bem, mas e uma vergonha que ela queira usar esse direito pra ganhar dinheiro, infelizmente o brasileiro so pensa na merda do dinheiro, por isso que o pais ta desse jeito…..

    • Bruno

      Se acontecesse com você, o que faria? Abriria mão da sua marca ou brigaria por ela? Vendendo seus direitos por um preço aceitável e justo.
      Eu não acho que a gradiente esteja errado. Se acontecesse ao contrário a Apple ou qualquer outra empresa faria o mesmo.

    • LAERTE

      Meu amigo o mundo inteiro dos negocios é dinheiro, capitalismo…se fosse ao contrario a apple estaria fazendo o mesmo ou pior.

    • Marco antonio lisboa

      Claro, e a Apple nao quer saber de dinheiro. Por isso que tá com 100 bilhoes em caixa.

    • JanjaBoy

      Se é capitalismo você quer “caridade”?
      Não, não existe isso no mundo dos negócios.
      Aproveita e assiste: Gigantes da Industria (the men who built america).
      Acho que você vai entender como é a “brincadeira” empresarial.

    • Rafael

      Lógico, só brasileiro pensa em dinheiro. Por isso que a Apple tem vendido iPhone a preço de custo… Você realmente ache que se fosse o contrário a Apple cederia o nome sem custo?
      Além do mais a situação financeira da Gradiente não tem nenhuma relação com isso, eles possuem algo e podem pedir o que bem entendem por ele, compra quem quer!
      Cada um que me aparece.

    • Rodrigo

      “É uma vergonha que ela queira usar esse direito pra ganhar dinheiro”
      Uma empresa qurendo ganhar dinheiro? Nãaaaoooo… capitalismo sujo…. Vai pra Cuba então meu filho… O único motivo de uma empresa existir é fazer dinheiro, pelo amor de Deus!!!!

  • LGA

    Provavelmente a gradiente queria muito e a Apple foi pra briga. Como o judiciário nesse pais é uma piada, ate chegar numa conclusão essa gradiente vai ter virado pó…

    • JanjaBoy

      Ou não!

    • krikaoli

      Existem mecanismos internacionais pra dirimir esse tipo de controvérsia. Nenhum direito é absoluto. Cada caso deve ser analisado com calma, não basta a Gradiente ter registrado o nome pra ter segurança, existem inúmeros ouros requisitos.

  • Madruga

    Esta história vai longe

  • Jefferson Shockness

    Com todo respeito. Isso só será ruim para a Gradiente. Irá induzir os clientes mais desavisados a erro, e isso vai lhe render alguns processos se não cuidar de esclarecer que seu produto nem se compara ao vendido pela Apple. Ademais, acho ridículo. Pois o nome “Iphone” está totalmente vinculado ao smarthphone da Apple e seu desempenho. Lamentável. E a gradiente continuará de alguma forma se beneficiando com todo este jogo, tentando ganhar alguma visibilidade. E antes que alguém me acuse de estar enaltecendo uma empresa Norte americana em detrimento de uma empresa nacional, afirmo que nada tem a ver com Pátria, e sim com excelência e qualidade, quesito incomparável entre as duas.

  • Victor Augusto

    Sinceramente,a gradiente vai ficar ainda mais quebrada,porque a marca IPHONE e Apple,ninguém vai querer comprar iPhone, de uma empresa que ja se deu como falhida,e outra Apple, deveria tomar uma atitude mais drástica, IPHONE,e registrado na patente,ninguém tem o direito copiar! Na boa? A gradiente deveria se pôr eim seu lugar,que e bem longe da Apple!

    • Walter

      Cara , vc realmente leu o post? Esta mesmo inteirado da situação? A gradiente registrou o nome Iphone, muito antes da Apple lançar o primeiro Iphone, por favor, não queira opinar sem estar realmente informado.

    • JanjaBoy

      Só ver as figuras não faz você entender o texto……

      • Tomaz

        hahahhha já tem um longo tempo que acompanho o BDI. JanjaBoy vc tava meio sumido, fez falta com seus comentários. FanJanjaBoy 😀

  • Juliano

    Ao meu ver a Apple provando de seu próprio veneno!

  • Alfredo

    Qualquer um de nós no lugar da gradiente faria a mesma coisa. Se eu sou dono eu cobro o que eu quiser. Quem quiser que pague. Se a apple é rica, paciencia.

  • Bruno Pedro

    Se a Apple chamar o “iPhone” de “Apple iPhone” não resolve o problema?

  • jarjar

    Marquinha ridicula, aliás prq tudo aqui no Brasil tem que sempre ser assim? é uma vergonha pro povo.
    marca de segunda e oportunista. Mais uma que vai pra minha lista de JAMAIS COMPRAR DESSA MARCA junto com a CCE.

    • JanjaBoy

      Aposto que você também é outro que não leu a matéria.
      Que pena, iLex gasta um tempo para escrever um texto bem bacana e poucos dão importância.

    • Allysson Falcon

      Perfeito seu comentário.

      A palavra de ordem no caso é “OPORTUNISMO”.

      Isso é uma tentativa de golpe, do famigerado “jeitinho brasileiro”. Por isso não somos respeitados lá fora.

      Sem entrar em detalhes do caso a síntese é apenas isso: uma tentativa de se dar bem.

      Ridículo.

  • AlanPeixe

    Estão no direito mas esta se aproveitando e nao se surpreenderia se tivesse dedo de certo concorrente.

  • krikaoli

    Aliás, vou dizer mais, entre um direito e outro a Gradiente lançando produtos com o nome iPhone é uma violação ao direito do consumidor, pois ela estaria se utilizando de artifício pra induzir muitos consumidores em erro… Enfim, o bem comum nesse caso é prioridade em relação a detenção do nome. Se eu fosse advogado da Apple, aqui no Brasil seria esse um caminho muito interessante pra travar uma batalha jurídica.

    • Walter

      Negativo meu amigo, a patente do nome pertence à Gradiente, se existe uma violação aquí, esta está sendo praticada pela Apple, ok?

      • krikaoli

        Ok Sr. Parede, vejo que os fundamentos da sua argumentação são muito superiores… Você está certo…

        • Walter

          Não estou querendo estar certo, acredite, sou consumidor igual à você, ja tive produtos da gradiente, possuo produtos da Apple, independente de qualidade ou logística, temos que ser honestos, a gradiente está no direito dela.Por mim tanto faz, mas a justiça tem que ser feita, concorda?

          • krikaoli

            Walter eu peço desculpas, mas dizer que a gradiente tem direito porque ela tem direito não é um debate. Quando você trouxer argumentos eu vou respeitar a sua opinião.

          • krikaoli

            Eu acho que se você pensa em justiça, está meio caminho certo, mas nessa sua justiça você está deixando de computar diversos elementos. E o direito das pessoas de não serem confundidas entre uma marca bem estabelecida no mercado e o outra que que tem o nome no Brasil? E a função social… Acho que você como uma pessoa que procura justiça tem que ter uma visão mais crítica, pois sem isso na verdade você vai cometer injustiça. Curiosidade: “Art. 2º: A proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, considerado seu interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País, efetua-se mediante:”

            • Walter

              Uma vez concedida a patente, esse Pré-requisito ja foi estabelecido, caso contrário, a patente não teria sido concedida. O que observa-se aquí, é a lei na sua totalidade, e não fatores divergentes oriundos do consumismo no decorrer dos anos.

            • Vini Prado

              Mas a culpada disso não é a Gradiente, mesmo porque ela registrou a marca muitos anos antes dela existir pela Apple.

              O q a Apple deveria ter feito quando lançou o iPhone no Brasil era verificar junto ao departamento de Marcas e Patentes se ja existia alguma patente com o mesmo nome ou variações (caso do Méxicocom iFone)

              Agora a Gradiente está numa jogada de sorte e a tática é realmente não baixar a gaurda e não voltar a trás e, por jogada de marketing, se eu fosse diretor da Gradiente, cogitaria a grande possibilidade de me juntar à Samsung, sim. O mundo dos negócios é assim meu caro. A Gradiente teve sorte, se ela desse de graça pra Apple seria como vc ganhar na loteria e não ir buscar o dinheiro porque seria injusto com quem não acertou o prêmio antes q vc??? WTF

              😉

            • Vini Prado

              Acho muito justo você ir lá e cobrar por aquilo q é de seu poder.

              Imagine q vc tem um negocio num ponto bom e o seu vizinho, tb de comércio, quer expandir o espaço e quer comprar a sua loja. Mesmo que vc esteja mal das pernas, se vc dizer NÃO o terreno é seu e ponto final. É assim que funciona. Mesmo que você não use e mesmo que você morra. o concorrente só vai poder demolir sua loja se houver consentimento dos proprietários ou seus herdeiros.

              Sabe-se la o porque da Gradiente ter registrado a marca em 2000, mas o fato é q ela foi muito sortuda. Sempre foi uma marca boa, seus produtos são bons (não os telefones). Tenho um aparelho de som da Gradiente aqui em casa com vinil, e cara, parece novo. Ela pode usar essa bolada da Apple pra recuperar da falência, veja como isso seria vantajoso para os brasileiros, ter produtos de qualidade de volta no mercado sem precisar ser importados. Eles estão falidos por causa de má administração. Não significa q tudo ficará ruim, basta mudar a jogada de marketing!

              Esse é o meu ponto de vista! 😉

            • Kleyson Klesller

              Pelos seus comentários eu vejo que você é um grande Advogado… Tim Cook, contrate esse carinha aqui do BDI e descubra como reverter uma marca registrada. Como diria o Rei Roberto Carlos: ESSE CARA É VOCÊ!!!

  • Dorinha

    A gradiente está certíssima, e nem tem que abrir mão de nada, mesmo que queira forçar a barrra para sair de uma falência.
    O mundo dos negócios é como a mãe natureza não tem nada de santinha e muito menos de boazinha. 😉

    E olhe olhe se deixarem a Apple na mão de Jony Ive, acredito que seja até capaz da Gradiente vir a fazer uma coisa melhorzinha, quem sabe ela resolva associar com a Samsung. 😛

  • JanjaBoy

    Só de birra a Gradiente deveria doar o nome para a SamSung. 😛

    • Dorinha

      E ainda lançar o Siri em português 😛

      • Warnick

        Siri eh patenteado pela Apple ninguém pode lançar sem ser ela

        • JanjaBoy

          Vai que aqui o pessoal usa: Callinectes. 😛

  • Warnick

    Mesmo a gradiente lançando seu iPhone, nao sera o mesmo da Apple, nao terá maçã e nem o principal que eh o iOS e o design. Mas eu quero q gradiente lance, eu amo ver o circo pegar fogo kk

  • Alex iPilot

    Numa frase: eu apoio a Gradiente!

    Isso é básico: DIREITO DE PROPRIEDADE. A Gradiente é DONA da marca no Brasil desde 2000… Como pode vir alguém querer tomar dela, pelo preço que achar conveniente???? Absurdo!!!

    • Walter

      É isso que tentei explicar à um amigo aí encima,o problema não se refere a um celular bom ou nao, se refere à propriedade, e a Gradiente, registrou o nome Iphone no No Brasil, e quer saber, ela tem direito a uma gorda indenizacão da Apple, devido à comercialização, desde 2007, de um produto, cuja patente pertence à Gradiente, no Brasil, e isso é fato.

      • krikaoli

        Walter, eu sou o amigo “encima”, a sua interpretação está muito seca e reta, mas meu amigo, deixa eu tentar explicar, nenhum direito é absoluto, nem o direito à vida é, muito menos detenção de marca. Abraços

  • Se a marca é sua e alguem com um produto fantastico quer usar, o que vc faria? sou bonzinho e vou vender baratinho? Claro que não!

    • J3ff

      #Fato
      Alguns com um pensamento “limitado” pelo “fanatismo “dizem” de uma forma que até parece que fariam diferente.

  • Lio

    Eu acho que “[humor]” estaria mais apropriado.

  • Roberta

    O que eu mais acho engraçado é a justificativa do governo em manter os impostos de importação de eletrônicos nas alturas e instruir os fiscais nas alfândegas a “pegar” pesado nos eletrônicos para proteger a industria nacional , dai eu me pergunto, para que ? Que industria nacional ? Gradiente, CCE, Sharp do Brasil ? Nao sobrou nenhuma. De que adiantou ? Para nos privar de bons produtos, proteger as multinacionais e encher o cofre do governo para fazer sabemos bem o que com tanto dinheiro de imposto. Falta completa de política industrial e vergonha na cara. Vocês podem me acusar de covarde, veu nao ligo, mas eu cansei , estou fazendo as malas, vou embora do Brasil, pau que nasce torto não cresce direito, o Brasil é assim a 500 anos e vão continuar por mais 500, pode ter passeata, protesto, isso não vai mudar nada . fui !

    • JanjaBoy

      É uma opção, não é covardia.

  • Rodigo Str

    Se eu fosse acionista da Gradiente estaria muito P da cara , pois a Gradiente poderia fazer um acordo , receber a grana $$$, pagar os credores , quitar seu débitos , e ser feliz , mas nao, prefere estar quebrada. Parece bem o tipo padrao brasileiro , compra BMW em 100 meses ora pagar, paga 2 meses, nao tem $$$ pra fazer seguro, anda com pneu careca, para de pagar as prestações , e por aí vai. Bem coisa de 95% dos brasileiros, prefere estar quebrado , mas andar de BMW, essa é a Gradiente

  • Allysson Falcon

    Se não fosse tráfico seria cômico…

    Será que essa tal gradiente não tem nem um pouco de dignidade e vergonha na cara???

    Que coisa ridícula…

    Por isso somos tratados como lixo lá fora, porque não somos um país sério.

    VERGONHA.

  • Fernando Passi

    Pior é ver esse monte de publicaçōes dando enfase a Gradiente como se ela fosse uma empresa exemplo de honestida. Teria vengonha de enfatisar como sendo uma empresa brasileira.

    Acho que antes de escrever “polêmicas” as pessoas deveriam ao menos se mostrar mais interessadas no assunto e pesquisar. Vejam os milhares de Brasileiros que ficaram na mão desta marca tão BRASILEIRA.
    Quanto ao direito a marca, este é inquestionável, mas faça-me o favor né?

    Espero que com o que recebam da apple, antes de encher o bolso dos acionistas, honrem com o compromisso aos credores.

    Justiça neste país só existe no dicionário!

  • Leonardo Schomberg

    Será alvo de piada, apenas.

  • Miguel Solano

    Na minha humilde opinião de merda, lutar por um nome que já está massificado por outra marca (apesar de ser seu) é assinar um atestado de decadência. Pior ainda é ter a certeza de que a Gradiente quer o nome somente para confundir possíveis leigos – porque o iPhone pode mudar pra iBosta, que a galera vai continuar comprando.

  • DejairJunior

    Quem compra Apple não vai confundir com um gradiente.. quem compra gradiente normalmente, não vai gastar pra ter um apple..

  • Luiz

    Se isso acontecer,sera super ofensivo lançar um produto qualquer e ainda com Android! D:

  • Fabio

    Pessoal apoia a Gradiente pq ela faz aquilo que o brasileiro faz de melhor, tentar se dar bem dando uma de espertinho. A Gradiente “inventou” o nome iPhone? Claro! Seguindo a linha de sucesso de outro produto lançado em 1998, um tal de iMac.
    Mas é claro que ela tinha a intenção de usar a marca, certo? Tanto é que desde a entrada do pedido de registro, até a liberação de uso, em 2.008 ela fez muita pesquisa para poder lançar um produto. E eis que surge o Neo One Gradiente iPhone! 4 anos depois! Coincidentemente, quando ela começa a cobrar da Apple o direito de uso exclusivo da marca. Coincidência?
    Bom, se mesmo assim vc acha que a Gradiente está “certa” em exigir rios de dinheiro para extorquir a Apple, só porque está amparada por uma lei de patente um tanto desatualizada, vc também é daqueles que acha de direito os políticos desse país poder votar na lei que aumenta seus próprios salários, afinal eles estão certos pois está na lei. Certo?
    Menos hipocrisia pessoal. Ela pode estar amparada legalmente. Ela pode conseguir um suspiro de vida com esse lance. Ela pode até se dar bem nessa. Mas ela NUNCA será uma empresa fidedigna. É oportunismo. É malandragem. É uma vergonha. Espero que ao menos ela ganhe algum dinheiro e pague suas dívidas. Mas isso eu duvido também.
    Sem mais.

  • Guilherme Henrique

    Nada mais justo do que a Apple pagar pelo nome, já que o registro foi feito primeiro pela Gradiente. Se o produto da marca brasileira não é bom, isso não vem ao caso. Ela tem o direito de pedir o valor que ela quiser pelo nome e ficar fazer marketing para alcançar o objetivo, que é conseguir uma fortuna com o nome, basta a Apple negociar.

  • Barbara Lena

    Eles quem passarão vergonha, porque ao meu ver vai parecer um “BR-Ling”. Vai ser vergonho ou zueiro demais ter um.

    \o\

  • Luigi

    Lauro Jardim e Veja
    sem credibilidade nenhuma
    devem estar ganhando um dinheirinho da gradiente, pois nada la é de graça ou noticia

  • João Mário

    A Apple já não gosta do Brasil pelos impostos cobrado sobre seus produtos, ai me vem uma marca ”fulera ” dessa atrapalhar mais ainda a Apple aqui no Brasil. Bonito seria se a Apple desistisse de vez do Brasil.. Sim, eu sei que seria difícil tendo em vista que já estão construindo loja própria, mas e se ela desistisse ? ..