Opinião

[opinião] O que esperamos do iOS 7? O iOS 6

iOS aos pedaços

Com toda a expectativa em torno da WWDC, é fácil começar a pensar no que seria ótimo que o iOS 7 trouxesse. Eu mesmo tenho uma boa lista de candidatos. Alguns são mais prováveis, como a inclusão de uma maneira mais fácil de ligar e desligar o WiFi, 3G e afins; outros são improváveis, porém possíveis, como a possibilidade de escolher apps padrões pra funcionalidades como o Calendário ou Email (durante a entrevista ao D11 o Tim Cook sinalizou que o novo iOS poderia ser mais aberto). Já alguns candidatos são só sonhos.

O problema é que a maior parte dos itens que fazem parte da lista dos sonhos já existe no iOS 6, mas não pra nós, brasileiros.

Em diversos países, milhares de usuários estão acostumados com funções que se tornaram tão corriqueiras que nem lhes ocorre que algum dono de iPhone simplesmente não pode fazê-las. Funções como poder “reservar uma mesa para 4 pessoas em algum restaurante italiano aqui por perto” ou poder comprar ingressos pra uma sessão de cinema diretamente pela Siri ou usar a navegação curva-a-curva diretamente no Apple Maps (aliás, eu uso muito o Apple Maps e nunca fui parar no meio do Oceano Atlântico ou no topo de uma montanha).

Esses milhares de usuários, inclusive, estão acostumados a conversarem com a Siri em seu idioma oficial, enquanto aos brasileiros resta recorrer ao inglês ou espanhol, que nem sempre é dominado com destreza.

Siri no Brasil

Eu não preciso do Flyover em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Isso é supérfluo e não agrega um grande valor à experiência diária com o iOS. Mas é frustrante acompanhar o anúncio de funções incríveis ano após ano na WWDC e saber mesmo antes da confirmação oficial que alguns deles (alguns bastante surpreendentes) simplesmente não chegarão inicialmente ao Brasil.

Siri e Mapas englobam a maior parte da minha lista de desejos do iOS. Reviews e informações sobre restaurantes, condições do trânsito, resultados esportivos, ditado. É uma lista bem compreensiva de features que é evidente que um dia chegarão por aqui, mas à medida que nos aproximamos da WWDC, dá um medinho de acompanhar todas novidades, item por item, e junto disso ter que iniciar um novo processo de espera até que os brasileiros possam tirar pleno proveito do iOS 7. Mesmo que isso só ocorra… no iOS 8 ou 9.

É claro que todos esses features que nos faltam esbarram em questões importantes de bancos de dados, questões legais, operacionais, etc. É corretíssimo por parte da Apple não arriscar implementar o serviço de reserva de mesas em parceria com uma empresa que possa ter uma performance duvidosa (lá nos Estados Unidos, por exemplo, a parceria é com a OpenTable, que existe desde 1998).

A própria confusão com o Maps serviu pra mostrar que é melhor esperar pra lançar algo que atinja todos os altos requisitos e padrões que os usuários da Apple estão acostumados, do que lançar algo que corra o risco de ser decepcionante ou incompleto. Se um parceiro não entregasse o prometido, a culpa invariavelmente cairia totalmente sobre a Apple. Eu prefiro esperar mais por uma performance boa do que receber adiantado uma performance capenga. Na medida do que é possível, eu acredito tirar pleno proveito de tudo que o meu iPhone tem a oferecer, e não troco o iOS por absolutamente nada.

Mas que esse tipo de coisa faz falta, isso faz.

Tags
Mostrar mais

Marcus Mendes

Publicitário formado pela ESPM-SP. Além do seu trabalho como motion designer, contribui com o Blog desde 2012 e é também um dos editores da Revista iThing. Não sabe dizer o que faz no tempo livre por não saber o que isso significa.

Artigos Relacionados

  • Seth

    Penso que antes de incluirem novas funcões, seria melhor oferecer uma experiencia igual entre todos os usuarios do IOS de todo mundo. Como Siri e Mapas por aqui. :/

    • Vinicius Alves

      Então não veríamos novas funções tão cedo…

      • Seth

        Comparando com as “mudancas” do 5.1 para o 6.3 melhor focar em fazer o dever de casa.

        • Fabio

          Destacando o despertador … O meu não funcionou mais depois que atualizei para o iOS 6.XX

    • Levi Pinheiro

      É verdade… Ter o gostinho de como tudo poderia (ou não) funcionar aqui no Brasil já tiraria uma parcela inicial desse frenesi.

    • Marcos

      Concordo plenamente, só mais um detalhe, seria tão difícil fazer um tela maior… Só um pouquinho…

  • Cadu

    Concordo!

  • Vinicius Alves

    Muito bom o artigo, gostei do estilo em primeira pessoa. 🙂

  • Leleo

    É frustante ter o iPhone mais caro e com menos recursos do mundo.

    • Mauricio Furlam

      +1

      Ótimo resumo.

    • Marcelo Mesa

      Sem dúvida, Leleo

    • Ber

      O que iLex escreveu em um texto vc resumiu em uma frase.

    • Malheiros

      Não poderia ter sido melhor descrito em uma frase.

    • Osman

      Disse tudo! 🙁

    • Richard

      Puts, comentário perfeito!

    • Elcin

      Uma grande verdade, resumida em uma única frase!

    • Antonio Monaski Neto

      Concordo plenamente com o que foi exposto e faço saber através da presente mensagem 😛

    • Ney

      +1

  • Copeta

    Siri, What can you tell me about iOS 7?

    • Rodrigo Caldas

      Ela simplesmente responde: “Apple.com shoud be able to answer that question, and more: Go to Apple.com”

      🙁

  • Guilherme

    Siri em português? Esqueça! Idioma mais inútil esse, como se falar inglês fosse tãããããão difícil…

    • Seth

      Vai la entao, peça em ingles pra ele reservar uma mesa pra vc num restaurante! OH WAIT, ele nao fará isso, mesmo q seja fluente em ingles. pff.

    • Mauricio Furlam

      Pérola!

    • Igor

      Deprimente teu comentário. Eu moro nos em Chicago nos EUA e acho incrível como o português é um idioma avançado. Mesmo com meu inglês fluente adoraria que ela entendesse português e todos pudessem usa-lá sem problemas. Que cabeça pequena. Abs.

    • Willian F S

      Tão inútil que você o usou para deixar aqui seu comentário…

      • Guilherme

        Deixa o titio desenhar pra você entender: inútil do ponto de vista do hemisfério norte, da civilização, do resto do mundo! Algum outro país relevante no mundo com exceção do Brasil fala português? Era o que eu imaginava.

        • Willian F S

          E ainda continua comentando com o “inútil” idioma português ?

          Abraços “Titio”

          • Guilherme

            Não vou prolongar essa tolice sem conteúdo. Sem mais.

            • Breno

              Nao conheço outro grande país que fale chinês ou indiano. Até Hong Kong tem lingua especifica no Siri e nós não.

        • Zé Cerqueira

          Obrigado por se lembrar de PORTUGAL! Sabe uma coisa? Foram os PORTUGUESES que descobriram o BRASIL! Basta isto! Quem é inútil agora? Tenho muito respeito pelos brasileiros, mas não gostei deste seu comentário!

          • Guilherme

            Fui apenas sincero, eu não faltei com educação em nenhum momento. Também respeito os portugueses. Sinto muito, mas hoje Portugal é apenas uma economia quebrada no já falido continente europeu. A zona do Euro é praticamente sustentada pela Alemanha. E eu reitero que o Brasil é a única potência no mundo que fala português. Até o russo e o hindi são idiomas mais importantes, de mais relevância.

            • Ber

              Guilherme, vai fazer um supletivo, qualquer coisa assim, pra ocupar melhor teu tempo, e descobrir que o português é uma das linguas mais dificeis, complexas e belas do mundo. E descobrir, também, que o inglês, que vc tanto idolatra, é o que é por uma simples questão de imperialismo.

            • Brenno Rocha

              Titio Guilherme, de passagem pelo Blog do iPhone fiquei impressionado com seu comentário sobre nossa Língua Portuguesa. Seus comentários não revelaram realmente nenhuma preferência pela Língua Inglesa, devo reconhecer, entretanto, a forma como você desdenhou nosso idioma foi tão absurda, que é normal que fiquemos espantados! Principalmente por ser aqui um espaço onde a maioria aguarda o tão esperado suporte em Português para o Siri, diria que sua colocação foi imprópria e completamente inconveniente, apesar de respeitá-la. Aí eu pergunto: do que adianta falar três línguas, ser tão estudado e não saber como suas colocações podem parecer desrespeitosas? Essa foi sua maior demonstração de ignobilidade. Eu também falo três línguas, já estudei em duas faculdades federais, sou estudante de História e entendo bem as questões históricas e sociais em que você se pautou para destilar tamanho comentário infeliz aqui. Sobre seu Português, espanto-me em saber que sua tamanha erudição tenha pecado na colocação pronominal (ênclise, próclise e mesóclise, lembra?), quando li em suas frases coisas como “me faça um favor”, “me indique”, perguntei-me: como pode uma pessoa tão boa no Português não saber algo tão simples como não começar uma frase com um pronome assim? Fica aqui minha indignação, não pela sua opinião ou seus erros bobos de Português (detesto corrigir as pessoas pela internet, mas no seu caso abri uma exceção), pois já vi muitos pedantes como você em minha vida acadêmica, porém com a sua falta de respeito com aqueles (como eu) que admiram demais a Língua Portuguesa e esperam da Apple algumas posturas de valorização à nossa identidade cultural. Sem mais, passe bem titio e vá estudar mais! 😀

          • Ber

            Tinha que ser português mesmo… Quem descobriu o Brasil foram os povos nativos desta terra tupiniquim.

            • Guilherme

              Cansei de discutir aqui com esses bigodudos comedores de bacalhau. Não entendem, não respeitam, não aceitam.

            • Guilherme

              Acho que você não percebeu o meu nível de conhecimento na língua portuguesa, haja visto meu modo de escrever e acentuação impecáveis. Amo a língua portuguesa, porém reconheço a irrelevância desta para o mundo. Me faça um favor: me indique alguma passagem que escrevi onde esteja implícito que eu idolatro a língua inglesa. Supletivo? Sou trilíngue, já estudei muito antes de precisar perder tempo discutindo com pessoas como você.

            • Ber

              Vc é tao inteligente que ao invés de ficar estudando ou trabalhando tá aqui perdendo seu tempo com gente que nem conhece, tentando contar vantagem. Vai lá gastar o dinheiro do pai com cursinho de ingles pra sair na internet se achando o maioral que vc ganha mais…

            • Rene

              “Haja vistOOOOO”?? Kkkkkkk. Esse titio Guilherme ainda acha que tem o português impecável? Vai estudar, anta!! Não existe haja visto, mas apenas haja vista, no feminino.

            • Rodrigo

              Guilherme, vc é tão impecável que escreveu “me faça um favor”… Estude um pouco mais pois não se inicia uma frase com pronome pessoal…Quer dar uma de espertão mas nem sua propria lingua sabe escrever direito, imagina as outras…

        • Nelson

          E Italiano é um puuuta idioma né?! Amplamente falado no mundo inteiro

          É muito MI MI MI. A real é que o siri suporta sei lá, 5 idiomas? Português é APENAS mais uma dos milhares que estão fora! Um dia quem sabe teremos o SIRI para brincar por 2 dias e depois enjoar…

          Apenas minha opinião…

          • Thiago

            Português é a sexta língua mais falada do mundo. Não pode ser enquadrado como “apenas”. Sem considerar o aumento do consumo de iPhones pelos brasileiros, que mesmo não tendo dinheiro, compram. Ou seja, é um ótimo mercado pra Apple.

            • Nelson

              Não tenho dúvidas sobre a importância do português no mundo, mas na verdade eu acho que o problema seja muito maior do que apenas o idioma, por isso citei o Italiano, um idioma menos expressivo mas já suportado pelo SIRI.

              Até agora não temos o Ipad Mini e Iphone 5 na loja da apple (sem contar o atraso pós lançamento). Não sei se somos um mercado tão atrativo assim. Acredito que o marketshare de dispositivos iOS por aqui seja inferior aos países europeus, por exemplo.

              Entendo que esta situação pode (acho beeeem difícil) mudar com a abertura da loja da Apple no Brasil, afinal se não me engano fomos escolhidos para a primeira loja na américa do sul. Espero que sim, pelo bem no Iphone no Brasil…

          • Guilherme 2

            O outro Guilherme, de “modo de escrever e acentuação impecáveis” , pecou em iniciar uma frase com pronome pessoal.
            Faça-me o favor!

        • Overlord

          Titio?
          Tá mais para uma criança. hahaha Parabéns, “campeão” que só usa inglês!

    • Matheus

      Um dos idiomas que mais cresce no mundo (atrás apenas do Inglês, empatado com o Espanhol) e com maior potencial de se tornar “língua de comunicação internacional” entre os países da América do Sul e África Austral, segundo a UNESCO. Quinto idioma mais falado como língua nativa e sexto como língua nativa e segunda língua.
      Pesquise antes de falar. Se for pra falar merda, melhor nem abrir a boca.

  • Walter

    Ilex, a culpa não é da Apple e sim do Governo Brasileiro,que coloca o preço do iphone lá encima, com impostos altíssimos. Imagine o investimento que seria necessário para a Apple introduzir as mudanças necessárias, a começar pelo 4g do iphone , e culminando com negociações entre estabelecimentos num país onde só existem lobos famintos atrás da imagem de proprietário, observe que as parcerias da Apple como vc disse e é verdade, são feitas com redes idôneas de estabelecimentos comerciais.

    • Seth

      Ignoro qualquer comentario que comece com “o problema é com o GOVERNO BRASILEIRO”. Basileiro adora comecar qualquer discurso assim.

      • Mauricio Furlam

        Que coincidencia..acabei de escrever o mesmo 😀

    • Mauricio Furlam

      Tomei por filosofia de vida não prestar atenção em comentários vazios que culpem o ‘governo’ de forma genérica e superficial. Acho perda de tempo mesmo. Uma discussão precisa de conteúdo, senão é apenas uma reclamação deslocada.

    • Diogo Lins

      Parei de ler no “encima”!

  • Lucas.S

    Alguém ai sabe dizer se a Apple vai disponibilizr o iOS 7 pra iPad 2?

    • Mauricio Furlam

      Dia 10 te diremos.

    • Dênis

      Tim Cook sabe.

  • SamuEX

    Bela texto Marcus.
    Aliás, já fui fisgado pelo inteligente título.

    • Marcus Mendes

      Valeu, SamuEX! Agora resta segurar a ansiedade. =)

  • Mauricio Furlam

    Aos desatentos: o texto não é do ilex.

    • Lucas Pacheco

      É verdade… Agora que eu vi! Hahaha

      Mas é muito bom! Talvez seja o cara do Twitter que disse que adoraria escrever pro BDI 🙂

  • Elton

    Apesar de morar aqui, não vejo o mercado brasileiro atrativo pra Apple.
    E concordo, a Siri faz falta… não me refiro à Siri em português, mas sim das features que ela possibilita.
    Passei um tempo em Toronto e algo extremamente comum por lá é ver pessoas nas ruas pedindo direções, procurando lugares para comer, checanco informações de esportes… tudo pela Siri.
    Eu mesmo localizei um restaurente brasileiro por lá pela Siri, li os comentários dos usuários e me achei uma ótima feijuca, hahaha!
    Claro que o 4G de 64 mbp/s ajuda à turbinar as funcionalidades da Siri por lá, mas acho que a cultura é diferente, bem como o mercado… e isso pesa pra Apple.
    Lá iPhone é mato.. todo mundo tem e imagino que nos EUA seja semelhante. Então comparando os mercados com o nosso, vejo que não é viável pra Apple investir tanto assim no Brasil.

    • Mayara

      Concordo em número, gênero e grau!

    • Madmediphone

      Deve ser a mesma proporção que samsungs aqui no Brasil. Não vou falar nada da concorrência sem conhecer mas como minha mãe ganhou um tablet Samsung e vou ter que apresenta- lá ao ecossistema do Google , vou me familiarizar com a concorrência e vou ter uma referencia para compara com o iOS .

  • Eurico

    Não esqueça que quem escolhe os governantes são os eleitores.
    Existe um ditado que diz “O povo tem o governante que merece”.
    Então antes de por a culpa no governo reflita…..

  • Guilherme Carneiro

    Mudei pros EUA agora em maio passado, e realmente é incrível o que o iOS aqui nos proporciona! Parece que estamos limitados no Brasil e essa na verdade é uma afirmação, pra começar pelas operadoras! Sou cliente AT&T e não tenho do que reclamar, já da Apple e o iOS, se eh boa no Brasil, imagine no mercado que ela foi projetada para funcionar! Sem comparações, aos amigos do Brasil, basta chorar, pq mesmo que chegue o que já existe sempre terá novidades que chegarão muito tempo depois se chegar!

  • João Pedro

    Na minha cidade em Moçambique, Nem tem nome de ruas…UM DIA!!!

    • Afonso Dique

      Eu tbem sou de Moçambique…que lado do país você esta?!

      • João Pedro

        No norte em Nampula e você?

  • Denis Brandao

    Não precisa ir longe. Tirando os clientes da Claro, todos os outros ainda aguardam o Visual Voicemail, VVM, aquele lançado lá em 2007, que até hoje nao foi implantado. Seis anos depois a Vivo, Oi e Tim ainda não disponibilizaram para seus clientes.

    • Rodolfo Matos

      Ta ai uma coisa que os brasileiros não usam e eu odeio isso! Seria tão mais facil se as pessoas usassem caixa postal e se elas verificassem!

  • RAVAGNANI

    Eu acho que o grande problema da Apple é a própria Apple e o descaso com o Brasil, desculpa mas chega a ser ridículo por exemplo não existir uma grande equipe aqui administrativa e comercial para fechar grandes parcerias, como já existe com o Google e o Facebook.
    Talvez se ela tivesse dialogado e tido todo o trabalho que tem lá fora por exemplo, hoje grande parte das editoras estariam oferecendo seus livros e revistas dentro do ecossistema da Apple e não por outros softwares como IBA por exemplo.
    Tramites ridículos como jogos que são oferecidos na App Store dos USA e não aqui e livros idem, aí vem a velha culpa do governo brasileiro, OK, mas e aí? A Apple joga a sujeira embaixo do tapete e sequer tenta uma segunda alternativa, como sempre faz na China por exemplo.
    O problema se estende quando tratamos do Passbook, totalmente inútil aqui ao meu ver, aqui já poderia estar integrado nos cinemas e com as grandes empresas de espetáculos por exemplo que são multinacionais em sua maioria o que na teoria facilitaria mais ainda o dialogo.
    Uso do SIRI para informações de esporte por exemplo passou da hora de fazer parcerias com a UOL ou outro site que ofereça os resultados em tempo real.
    E ainda SIRI não ter em português BR e PT, aí já passou de ser vergonhoso, chega a ser vexatório ainda não existir.

    • Andre Santos

      Concordo totalmente amigo. Parabéns pelo seu comentário sensato.

      Somos totalmente ignorados pela Apple e tem gente que arruma desculpa pra defender uma VERGONHA dessas.

    • Tiago costa

      Concordo totalmente! Como eu queria que o passbook funcionasse aqui…

  • Victor Moreno

    Do iOs 4 para o 5 tivemos iMessage, central de notificações e outras 200 novas novidades.
    Porém do iOS 5 para o 6 não teve grandes melhorias, grandes avanços…claro, sempre tem, mas não tão grandes quando o upgrade anterior. Assim como o tik tak para Mac os e para iPhones versões novas e outras baseadas em melhorias,, podemos ver isto no próximo iOs com grandes melhorias e novidades gerais (o que já é esperado)…

  • Angel Aspron

    Se bem que fora suporte da lingua, ainda devem escolher empresas parceiras e tudo mais….
    mas mesmo assim, a esperança é a ultima que morre… rsrsrs

  • Bruno Caravaggio

    iLex, o que acha de fazer um de/para, de quais boatos eram verdadeiros e quais eram falso, tanto para iOS quanto para iphone e iPad?

  • Marina182

    Nem tudo depende da Apple, depende também de empresas brasileiras adotarem como o Passbook.

    • Michel

      A TAM já usa o passbook

    • Guilherme

      Concordo. Estão cada vez mais raros comentários sensatos como este por aqui.

  • Bilha

    Só posso dizer que usar a integração Maps, OpenTable, Yelp, Fandango e Siri é realmente uma experiência a parte de todas as funções.
    Acompanhar linhas de Metro e Onibus em tempo real, reservar e alugar carros por minuto direto do celular (Car2GO), fazer pedidos delivery e pagar com o cartao e receber em 30 minutos (EAT24).

    Dentre outras várias opções não disponíveis no BR…..

    Uma pena…

  • Alessandro Johnny

    Então o a lista dos sonhos é Siri falando português e Mapas funcionando? 🙁
    Mas, nem todo mundo que usa iOS tem iPhone, não vejo o quão isso pode ser vantajoso para um usuário de iPad, já que não é nada prático puxar um tablet na rua, por exemplo, pra pedir para a Siri fazer alguma coisa. :/

  • Daniel

    Pois é. Só que o Google já oferece a maioria dessas necessidades citadas. Inclusive pra iPhone. Por isso que a Apple não tem justificativa por não oferecer esses serviços no Brasil.

    • Não, você se engana.
      Até o Google Now é muito mais completo nos EUA que no Brasil, onde é um simples interpretador literal de voz.

      • Daniel

        Permita-me discordar iLex. Entendo que o Google Now não funciona aqui como lá. Mas pelo que tenho utilizado no meu iPhone, já tem muita coisa bacana que só com o tempo vai aparecendo, como previsão do tempo, resultados do meu time, local onde eu trabalho com opções de ônibus para se chegar lá, inclusive mostrando o horário em que irão passar no ponto mais próximo em que estou. Além disso tem o Googlemaps com orientação curva a curva, enfim. Ele só não conversa com a gente, mas de qualquer forma, a Google tem se mostrado muito mais interessada em inovar do que a Apple. Até esses atalhos pra ativar/desativar funções no aparelho já tem nos andróids da vida. Bom, pra não me alongar mais, só espero desse novo iOS algo que me dê a impressão de que realmente tenho algo novo nas mãos, pois confesso que já estou enjoado desse iOS que desde sempre foi o mesmo.

        • Daniel, o Google (assim como a Microsoft) sempre deu muito valor ao público brasileiro e se preocupou em oferecer o máximo possível de seus serviços aqui. O reconhecimento de voz em português do Google, por exemplo, é quase impecável, e o serviço de transporte público em diversas capitais é excelente nas cidades onde ele está implementado.
          A navegação curva a curva do Google Maps foi, em meus testes, bem ruim na minha opinião e está longe de oferecer um serviço tão bom no Brasil quanto o app da TomTom.

          Mas isso tudo é diferente do que se está falando.
          Sua frase no comentário anterior foi “o Google já oferece a maioria dessas necessidades citadas“, o que eu discordei, pois não é verdade. O Google no Brasil não oferece um serviço similar ao Siri e nem permite comprar ingressos para uma sessão de cinema pela voz, como explica o texto.

          Não misture as coisas. Você falou uma coisa específica e eu discordei disso.
          Concordo que há serviços do Google muito bons, mas não é disso que fala o texto e nem foi disso que falei em meu comentário. Ou seja, você discordou de uma coisa que eu não disse.

          • O iLex mandou vê ! Mas brincadeiras à parte… Os dois estão certíssimo em seus argumento, menos em relação ao Daniel que escorregou na banana hehe

  • Dudu

    Vai ser mais uma decepção pode escrever isso!

  • Eduardo de Abreu

    Disse tudo. Ñ consigo pensar em nada mais proveitoso,e funcional acima de tudo, que atalhos, mala e siri em pt-br.
    Nos resta agora apenas o de sempre: dominar a ansiedade, aguardar o lançamento e assimilar a frustração.

    • Eduardo de Abreu

      Leia-se mapas no lugar de mala.
      Apesar do acidental erro, por vezes, o mapas é, sim, mala!

  • André Pelegrini

    Senti falta do @Conteúdo original Blog do iPhone. Hahaha.

    Minha experiência com produtos da Apple foi exatamente essa que sempre procurei em qualquer aparelho.

    Do Motorola Startac de meu pai ao meu primeiro Nokia só tivemos uma evolução na tela pixelada geralmente utilizada para jogar “Snake”.

    Depois de tantos celulares o meu primeiro “smartphone” foi um Samsung Star que prometia acesso à internet, envio de emails e tudo mais que era possível à época.

    O que gerava aquela pontada de decepção era ver aplicativos e ferramentas que simplesmente não funcionavam ou requisitavam a configuração semelhante a uma resolução de equações de 2º grau para fazer funcionar.

    Sempre critiquei o status elitista dos produtos Apple, eu literalmente enrugava o nariz quando se falava em MACs e iPod.

    Quando perdi meu Samsung fui atrás de um telefone que fosse simples de usar e bem objetivo e para minha surpresa o iPhone 4 foi o que de longe atendeu todas as minhas expectativas. Não havia nada nele que eu não pudesse usar de imediato ou fosse uma briga infernal para aprender a utilizar.

    Deu tão certo que estou com ele desde 2011.

    O que espero é que a Apple continue com esse pensamento de experiência completa ao usuário. É fato que deu alguns escorregões até hoje, mas concordo com o Marcus, prefiro esperar mais um pouco e ter um sistema completo a ter uma ferramenta capada de recursos.

  • Lucas Rocha

    As vezes eu tenho medo da repercussão do iOS no Brasil, o motivo é simples, pessoas que mal falam “você” no lugar de “cê”, “nois” no lugar de “nós” não servirá muito pra ter um Siri, e opositores dirão que o erro será da Apple que não faz um bom aplicativo. Acho que temos que melhorar muito ainda pra acompanhar as inovações..

    • Lucas, não sei ao certo quão é seu conhecimento em inglês, mas a língua inglesa também tem uma abordagem sociolingüística tais como: “you” vira ya, sort of vira sorta e entre outros exemplos, não creio que seja a única barreira. 🙂

  • Joao Grassi

    O fato é que no Brasil existem certas coisas não funcionam e infelizmente ao meu ver nunca funcionarão. Já fiz o uso de reserva de mesas, comprei ticket do cinema entre diversas outras funcões aqui nos EUA e sei que nunca funcionaria no Brasil. Ainda temos que evoluir muito pra chegar no mesmo nível tanto tecnologicamente como em educação.

  • SongBird

    Olha, eu não sabia que o Marcus escrevia pro Blog. Achei que era apenas modera no Fórum. Parabéns, artigo maravilhoso (apesar de muitos acharem que foi o iLex, pois não olham quem escreveu)!

    • Marcus Mendes

      Obrigado! Independente do autor ou do meio, seja no Fórum, seja no Blog, o legal é participar da discussão. =)

      Fico feliz que tenha gostado.

  • Alessandro V. F. de Lima

    Por todo o, vamos dizer assim, apreço que tenho pela Apple estou esperando realmente coisas boas tanto no sistema quanto a liberação de funcionalidades para o Brasil pois estou quase migrando para o lado “obscuro” da força. Não sou o tipo consumista que troca de aparelho todo o ano, mas agora finalmente o meu iPhone 4 começa a me deixar na mão em alguns jogos, fora o botão home que está impraticável de conseguir apertar, estão estou realmente precisando de um smartphone novo, e com a redução de preço, o Nexus 4 se tornou um ótimo custo benefício. Mas vou esperar o WWDC para tomar uma decisão.

  • Marcelo

    iLex, acabei de voltar dos Estados Unidos, e o Apple Maps me salvou em Fort Lauderdale. Havia um trecho enorme de estrada em obras, e o meu GPS, apesar de estar atualizado, obviamente não ajudou muito por causa das obras. Recorri ao iPhone (em 4G, com 5 mbps), que me guiou perfeitamente. Espero um dia poder usá-lo no Brasil com a mesma exatidão…

  • Vitor

    Acredito que na WWDC lance o Siri para o Brasil pois com o fato de estar chegando a Copa da Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, os turistas vão querer algo pra ajuda-los a se localizar no Brasil, e com uma ferramenta dessa vai ser muito prático, na minha opinião nessa WWDC chegará o Siri.

  • Alexis

    realmente…. gosteria de ver o ios 7.0 codinome Homework, fazendo o ios ser menos desigual para os diferentes usuarios.

  • Paulo Correa

    Pela primeira vez eu tirei o meu chapéu pra ti iLex. Belíssimo post. Parabéns.

  • Vinicius

    Aqui para nos é tudo ao contrario mesmo , o aparelho é mais caro e vem com menos função.

    Poderiam dar um desconto ai para nos brasileiros , ou dar uma bolça de aula de inglês kkkk

    • Fabio

      Voce nao precisa de aula de ingles, e sim de portugues. Abraços

  • Renato

    Todo mundo louco para ter siri em português, moro em São Paulo, quero ver quem vai ser o corajoso de sacar seu iPhone e ficar “trocando ideia” com a siri no meio da rua, principalmente durante a noite, eu acredito que estaria pintando um “alvo” em mim para os ladrões. Isso sem contar com a nossa rede 3G, vamos passar mais raiva do que tudo, porque eu não vejo muita vantagem em utilizar a função siri estando no wi-fi da minha casa, para isto tenho meu computador, quero ver é utilizar no centro de São Paulo às 22h da noite, perguntando pra siri onde tem um hotel próximo para que eu escolha a tarifa mais barata. A verdade é que não estamos prontos para a siri, faltam coisas básicas a partir do ponto da segurança de se utilizar um smartphone sem se preocupar em ser roubado, passando por falta de infraestrutura tecnológica e de serviços agregados que fazem a siri ser tão útil. Acho que por isso que existe siri em italiano e não em português, não tem nada a ver com a língua e a quantidade de pessoas que falam determinado idioma e sim se o local onde vai ser utilizado está preparado, e isso não é tarefa da Apple.

  • Jorge Junior

    Acredito que a Siri aqui no Brasil vai demorar para ser implantada. Por que? Devido à nossa grande variedade de sotaques e gírias, o que dificultaria bastante a compreensão do interpretador. Dá pra fazer? Dá! Com certeza! Só é dificil, e isso eu acho bem compreensível!

  • Guilherme P

    Dói o coraçao saber que nossos iphones aqui no brasil nao tem todos os recursos que deveriam. A siri então coitada, nem pra aprender portugues. Acho que nao demoraria se a apple nao tivesse quebrado os acordos com o google, talves hoje teriamos a siri falando pt-br usa do o Banco de dados do google..kkkkk A Apple nao abriu os olhos ainda para o Brasil, a verdade é essa. E parece que com o fim do steve, o cook nao está com nada. Tomara que pelo menos o Ive salve um pouco do que restou. Antigamente a apple lançava as coisas e pudia se esperae grandes mudanças e novidades, hoje eles mudam uma coisinha aqui e outra ali..

  • Lucas Guilherme

    Eu acho que seria bom mesmo se o novo ios pudesse liberar a função Bluetooth para todos os aparelhos, independente da marca.
    Isso seria muito bom, inagine poder transferir uma música ou um video ou uma foto atravez do outro dispositivo do amigo, mesmo que esse dispositivo seja um Motorola por exemplo.

    • Guilherme P

      Concordo com você Lucas, porém a Apple tem uma preocupação grande com a questão da pirataria, e é claro. com coisas que giram ao seu favor. Por isso, não disponibilizou e nem vai disponibilizar este recurso tão cedo.
      Se todos pudessem transferir músicas entre aparelhos apple ( ou apple para qualquer outro ) o que seria das músicas do itunes ? Ninguém iria querer mais comprar as músicas, pois poderia transferi-las de outros aparelhos.
      Claro, poderiam permitir a transferencia de fotos pelo menos né rsrs ?
      Sinceramente, eu quase não escuto musicas no meu iphone, até porque não gosto muito de ter que sincronizar tudo com o itunes, mas se este recurso existisse, com certeza ia ser algo bem legal de se ver hehehe.

  • Dinnosan

    Gostaria de ver no IOS7, um corretor ortográfico que realmente funcionasse e ajudasse na digitação;

    Bloqueio de ligações, mais simples e direto ( acho que a Apple não faz isso para não pagar direito de licença a outra firma);

    Disponibilizar sistema de usuários ou convidado no iPad.

  • Anderson

    Acho que em primeiro lugar o IOS7 teria que corrigir problemas que atingiram vários usuários nas últimas atualizações, como o estrago que fizeram na bateria do iPhone.

    De um dia para o outro, tudo funcionando perfeitamente, até que fiz a atualização para o IOS 6.1.3 e pronto minha bateria passou a não durar nem um único dia, mesmo desativando praticamente todas as funções e sem nem usar o aparelho a bateria zera em poucas horas. E já tentei de tudo pra arrumar, resetei os ajustes, restaurei pelo iTunes, desativei funções que não uso, etc.. nada resolve. E o pior é que não tenho como fazer downgrade pois não salvei o SHSH do aparelho, só fiquei sabendo disso depois q atualizei pois comecei a pesquisar.

    Decepção com a Apple, atualização deveria ser para melhorar e não para detonar o aparelho. Ainda por cima esse IOS 6.1.3 bloqueia o JB que melhorava a experiência dos usuários do iPhone.
    Deveriam liberar de vez o JB e contratar esses caras q realmente fazem o sistema funcionar com deveria.

  • Wesley Cariolano

    Gostaria De Ver Pedindo Senha Para Desligar O Aparelho ! Seria Uma Boa !

  • iDan

    Isso sem contar uma função que está disponível desde o primeiro iPhone e nunca foi implementado, Visual Voice Mail… Já tive a oportunidade de utilizar e é fantastica… Mas aí já foi por causa das operadoras que não quiseram se adequar à novidade.

    Aproveitando, se alguem souber de alguma operadora que já implementou isso, favor compartilhar a informação…

    Abraços.

    • Marcus Mendes

      Eu acho que a Claro tem essa funcionalidade. Mas nunca senti falta disso. Não recebo mais do que 1 recado de voz por ano. heh.

  • Vini

    Nao adianta somente implementar funçoes novas, deve-se tamebem desenvolver as ja existentes. Senao daqui a pouco o iPhone vira um Galaxy S4 da vida… Tem um monte de coisa, mas pouquissimas funcionam como o planejado.

  • Bruno Ribeiro

    Quem fala que a Siri é uma bobagem com a qual vamos brincar 2 dias e depois enjoar é porque nunca a viu funcionando em um país onde a implementação esteja completa. Passei uns dias com um amigo em NYC e ele praticamente nao digitava no iPhone, tudo por voz!

  • Marcelo

    Só espero que funcione no iPhone 4

  • Marcelo

    Quero que o Wifi com a tela bloqueada simplesmente funcione sempre, a Apple esta se fazendo de tonta para resolver isso de uma vez.
    Isso é um Bug irritante que me faz perder tempo absurdos para receber as notificações e etc. E não tem dessa de economizar bateria, pois wifi é para ficar sempre ligado senão, eu o deligaria e pronto.

    • Bruno

      Falou tudo tambem odeio esse problema .

      • Marcelo

        E esse bug não é algo pontual, é cronico, todos iphones, iPads e iPod Touch tem este problema. Se fizer testar com um ping vai observar que enquanto ele estiver com a tela ligada tudo vai bem, mas é só bloquear ele que tudo para alguns segundos depois. Simplesmente nenhum pacote é respondido.
        E sabe o mais bizarro? Se estiver carregando ele, isso não ocorre, claramente uma falha de SO e não de hardware.

  • Marcelo Montenegro

    Eu só não entendo, porque o mercado brasileiro é tão desprestigiado quanto a essas novidades tecnológicas, se temos mais de 260 MILHÕES de linhas de celular ativas no pais.

  • Veruska

    _ Siri Português

    _ Gravar ligações (Sem aplicativo. Uma função normal)

    _ Transferência de arquivos (Bluetooth)

    _ Toques poderem ser usados com nossas músicas.

    Isso são coisas que iriam me favorecer bastante!

  • Atila bastos

    Vai adianta nada essa atualização porque , o siri era para falar portugues .

  • O siri em pt-br seria realmente bom, uso quase o dia inteiro no meu iPod, não ligo de ter que usar o siri em inglês, é até bom para praticar a pronuncia e talz, mas uma versão em portugues seria otimo 🙂

    Além disso, sinto que a apple tira todas as novidades feras do iPod Touch e as deixa para o iPhone e o iPad, muitas funções disponívies para iPhone (como a bússola), não estão presentes no iPod (entendo que é para deixar o aparelho mais barato, mas pelo menos poderia colocar um aplicativo de bussola virtual baseada no acelerometro mesmo)…

    Mas sei la, vamos esperar ate amanhã, quero ver se a Apple vai dar mais atenção para os usuarios de iPod Touch 😀