Curiosidades

Nem todos os aspectos gráficos dos primeiros betas do iOS são definitivos

Beta

O site americano 9to5mac fez hoje um interessante artigo apontando que todas as versões beta do iOS tiveram mudanças gráficas durante seu desenvolvimento até o resultado final. Isso ajuda na grande discussão sobre os ícones estranhos do primeiro beta do iOS 7.

Confira alguns exemplos de mudanças que aconteceram:

iPhone OS 1

O primeiro iOS não teve beta público, mas foi mostrado na apresentação original do iPhone, em janeiro de 2007. E como já tínhamos destacado aqui, algumas coisas acabaram mudando na versão final, como Mail com tela dividida e até ícones piscantes. Veja o vídeo que fizemos em 2009 sobre isso:

YouTube video

iPhone OS 4

A quarta versão do sistema do iPhone mudou bastante coisa desde seu primeiro beta, inclusive o nome, que no lançamento passou a se chamar iOS (e não mais iPhone OS). Muitos elementos gráficos mudaram também, como o fundo dos folders, que antes tinham uma textura com bolinhas.

O Game Center também sofreu uma enorme alteração gráfica desde sua primeira apresentação até a versão final. Antes ele seguia a linha mais dark, típica de sites de gamers. Mas o que chegou às mãos dos usuários foi a versão verde, como o pano de uma mesa de jogos.

Game Center no início

Houve inclusive uma versão de testes não liberada, em que se via uma nova forma de gerenciar a multitarefa (leia mais aqui), mas no fim ela nunca foi lançada.

Multitarefa no iOS 4

iOS 5

No iOS 5, não houve muitas mudanças, a não ser o ícone do iCloud e do aplicativo Lembretes, que antes tinha palavras em inglês (horrível para a internacionalização).

Lembretes

Por isso, não dá para dizer que o aspecto gráfico do iOS 7 será este que estamos vendo nos primeiros betas. Muitos meses ainda temos pela frente até que a versão final seja liberada para o público (estima-se entre setembro e outubro) e por isso, não podemos ainda julgar o sistema pela aparência. ;)

Botão Voltar ao topo