Notícias

Governo de Nova York pede para a Apple ajudar em formas de combater o roubo de celulares

Roubo de iPhone

O roubo de tablets e celulares é um assunto que nunca sai de moda, não só no Brasil. Em algumas grandes cidades dos Estados Unidos (como Nova York), está virando um problema de Estado, visto que muitos cidadãos são vítimas diárias da popularização e sofisticação dos gadgets móveis. A situação chegou a tal ponto que o governo do Estado de Nova York enviou uma carta para a Apple, Google, Microsoft e Samsung para que ajudem em uma solução que diminua este problema.

Em sua carta para Tim Cook, o procurador-geral Eric T. Schneiderman escreve:

Eu tento entender por que empresas que podem desenvolver produtos portáteis sofisticados, como os fabricados pela Apple, não podem também criar uma tecnologia para tornar os dispositivos roubados inoperáveis e, assim, eliminar o mercado negro em expansão em que eles são vendidos.

Esta pergunta alguns de nossos leitores já fizeram em nosso artigo sobre por que a Apple não adota uma senha para desligar o iPhone. De fato, nenhuma das grandes fabricantes de celulares e tablets possui uma solução eficiente para impedir que celulares roubados sejam reutilizados.

A Apple até teve grandes progressos com o sistema Buscar Meu iPhone, inclusive com vários casos de usuários que conseguiram reaver seus aparelhos por causa dele. Mas ladrões mais experientes são capazes de evitar de serem localizados e, depois de restaurado, o aparelho fica como novo.

No Brasil, a coisa fica ainda mais grave porque até mesmo o bloqueio por IMEI feito pelas operadoras não é confiável. Funcionários corruptos e sem o menor caráter cobram em sites de internet para retirar IMEI da lista negra, algo que só poderia ser feito com uma certificação policial.

Esperamos que Tim Cook se sensibilize com o pedido e faça seus engenheiros encontrarem uma solução para isso. Pois se um iPhone roubado não puder ser usado por outra pessoa, o mercado negro se enfraquece e, consequentemente, o interesse pelo roubo.

via Bloomberg

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • jonataspereira83

    É isso aí… porque hoje da medo em “mostrar” um aparelho de valor agregado tão alto….

    • Lio

      Será que este “medo” não depende do lugar onde o consumidor reside?

      • Ronaldo Lima

        Claro que o medo depende exclusivamente da onde o consumidor reside, afinal, ele não sai de casa!
        Veja só, um consumidor da Apple não vai no mercado, não estaciona o carro na rua, só frequenta universidades particulares que tem estacionamentos fechados. Realmente maravilhoso esse mundo que os consumidores da Apple frequentam.

        Eu por exemplo quando saio com meu celular, não consigo ficar tranquilo em estacionar o carro na rua e ir comprar pão, afinal mesmo nestes poucos metros existe o risco de ser assaltado. Não tenho mais coragem de ir numa balada ou bar (mesmo que seja elitizada) com ele, afinal em um ambiente lotado é impossível ter controle todo o tempo sobre os bolsos. Agora tenho 2 celulares, iPhone pra rotina e um velho pra sair. Para algumas pessoas isso é até estranho visto que o celular é mais uma fonte de status que algo útil.

        É claro que é um pouco de paranoia, mas ficar completamente tranquilo é impossível, talvez somente com um seguro. É claro que este não é um problema exclusivo do nosso país, mas infelizmente o Brasil não é parâmetro.

        • Gigante

          Um pouco de paranóia? Cara isso ja é exagero. Bem, eu não deixo de fazer nada e nem ir a lugar nenhum com qualquer coisa por simplesmente medo de assalto. Eu corro na rua com meu iPhone na braçadeira, vou a balada, compro pão e faço tudo. Sim corro o risco de ser assaltado como ja fui, mas e dai? A gente trabalha e compra outro, não acredito que se acovardar e deixar de viver por medo seja viver. Não digo que todos tem que seguir meu exemplo, mas o seu tb é exagero.

          • Leonardo

            Disse tudo! Penso e ajo da mesma forma…

        • Ricardo Pessoa

          Eu mesmo fui assaltado no estacionamento do prédio que eu trabalho às 15h, afinal, mesmo ‘dono de iphone’, eu preciso trabalhar pra comprar um aparelho de R$ 2.399,00

      • Wagner Silva

        Concordo! Não tenho nenhum medo de usar o meu. Enfim resolver isso é muito fácil, basta criar a blacklist com o número de serie do Aparelho e esta base ser mantida por uma organização do governo, tipo a Anatel, contudo sua edição seria por conta do usuário(proprietário) via algum código de senha tipo o puk do sim.

      • ernesto vicente

        Não companheiro….
        Quem solicitou foi o Prefeito de Nova york… sinal de que o problema lá é grande…Um amigo teve o dele roubado em Paris… e na America Latina… fala sério… vc acredita em algum lugar que não roubem????

    • Alan

      Exato. Tu vai e paga 3000dilmas no seu iPhone 5, sai com ele todo feliz na rua e um corinthiano te aponta um cano e leva ele, trágico.

      • Warnick

        Corinthiano, lmao

      • Warnick

        Corinthiano,

      • Wagner

        HA HA HA HA,Agora eu quase me mijei de tanto riri

        • André Luis

          me too
          😀

        • Natodjy

          Essa foi dimaisssss!!!!KKKKKKKK

      • McKoe

        tá bom, chega

      • McKoe

        Não entendi uma coisa na matéria… Se o bloqueio por IMEI só não funciona no Brasil, então lá fora o problema já está resolvido.

        Não?

        • Pedro

          Sim!

          Mas sinceramente acho que a Apple e outros fabricantes tinham que implementar um modo de inutilizar completamente o aparelho, não apenas a parte celular.

          E infelizmente logo algum hacker descobre um método de reverter isso 🙁

    • Bira Michels

      Porque não pediram para a Samsung, estou triste
      MODO IRÔNICO: ON

      • Pedro

        eles pediram, voce leu a matéria?

    • Thiago Comelli

      É um absurdo, assim como Seguro Residencial, Veicular, Etc… Mas eu faço sempre seguro para meus brinquedos. o MacBook, 2 iPhones e 1 iPad estão segurados.

      Custa 10% do valor do aparelho por ano, mas eu ando tranquilo, inclusive usando o MacBook no Metrô quando preciso.

  • acho válido, já que nos dias de hoje a criminalidade está crescendo mais e mais!

  • Ernani Filho

    Quem sabe no 6…

  • Daniel

    talvez se o aparelho fosse vinculado a um Apple ID, com busca offline… 🙂

  • Thiago

    Um Blacklist do próprio sistema operacional seria interessante.

    Foi roubado, entra no iCloud/ Play/ tantofazStore e bloqueia o aparelho pra sempre.

  • Roberto Félix

    Já vi casos de vários iPhones que só pegam Oi. Só que a Oi não vende aparelho bloqueado correto? Então como assim que o iPhone só pega Oi? Pelo que li, em relatos em Grupos de Vendas no Facebook, a blacklist funciona para todas as Operadoras, menos para Oi. Deve ter alguma ligação com funcionários que tem acesso a remover o IMEI da blacklist.

  • Sergio

    Demorou!

  • Douglas Fischer

    O mesmo é válido pra industria automobilistica!

  • hebert jorge

    Coloca C4(explosivo) na fabricação(montagem) em algum componente interno e pelo “Buscar meu Iphone” detona ele onde estiver. Na mão de quem estiver(ladrão)!

    • Raphaela

      Interessante essa sua ideia da Apple ajudar grupos terroristas …

      • Diego

        Mas poderia simplesmente ser um sistema de auto-destruição remoto do aparelho, somente para inutiliza-lo.

  • TiãoGavião

    Só tem uma coisa, a senha se ouver uma, tem que vir com o aparelho na caixa fechada para que o proprio dono possa bloquear seu aparelho e não a fabricante ou outros.
    Como proprietario do bem adquirido não permito que ninguem tenha acesso remoto para bloquear sem minha permissão, tenho medo quando eles vem com esse tipo de “historia para te proteger”. Mesma coisa que torturador….”doí mais em mim do que em vc” 😉

    • JanjaBoy

      NOM ou NWO ? 😉

      • TiãoGavião

        O que vc escolher ou te servir melhor…. 😉

        • JanjaBoy

          O pior é que eu NÃO escolhi….. 🙁

  • Leonardo

    Acho interessante atrelar o device a uma ID Apple. Assim, caso fosse roubado o dono poderia entrar na conta icloud e bloquear o app, similar ao que acontece no buscar meu iphone. E mesmo quando não houvesse conexão com a internet, o sistema bloqueasse a restauração do iphone mediante senha da conta ou uma “ativação” como é feita quando compramos o device.

    Como não sou da área técnica não sei se viajei muito,

  • Tiago

    Concordo, acho que tá na hora disso acontecer! De repente o iPhone poderia vir com um cartão com um número único ao portador e que uma vez que o bloqueio via iCloud fosse solicitado e esse número fosse informado ele bloquearia alguma coisa dentro do hardware… E uma vez se fosse encontrado esse mesmo código desbloquearia o aparelho!! Duvido que isso seja tão difícil aos engenheiros da Maça!

    Acho que quanto mais dificultar o roubo melhor fica!!

  • Diego Silva

    Se Roubam iphone(ou qualquer outra coisa),é pq alguém vai comprar,por isso q existe o mercado negro e principalmente o Ladrão !!

  • JanjaBoy

    O iGotY ajuda.
    A Apple poderia ir nessa linha para início.

  • Rudá Cunha

    Acho que a melhor forma é vincular o aparelho ao AppleID.
    Com a vinculação e com a senha de bloqueio o cara não tem como usar o iphone.
    Ao tentar formatar e depois de formatado, o aparelho só vai sair da tela (aquela inicial) depois que sincronizar com a Apple e validar o AppleID.
    Como o ladrão não vai ter a senha, o aparelho vai ficar bloqueado.

    Se por algum motivo o dono do iPhone vender ou algo do tipo ele pode transferir o aparelho para outro AppleID, só pelo icloud.com

    Ou seja não fica preso a internet (do buscar meu iphone), pois é só o ladrão tirar o chip e depois mandar formatar.

    • Rudá Cunha

      Complementando…

      Poderia também ter a opção de quando o chip fosse retirado, teria que revalidar o AppleID ou digitar um código único que fosse gerado quando o aparelho fosse vinculado ao AppleID.

      Ai se o ladrão tive-se com o iPhone roubado (sem senha) ele iria se tornar um iPod, pois ele não poderia remover o chip ou formatar, pois o iphone iria bloquear pedindo para validar o AppleID ou o código único.

      Para resolver essa questão de ficar como iPod era só solicitar o bloqueio via Buscar meu iPhone, ai quem compra-se o iPhone do ladrão, só poderia usar o iPod sem internet (iria bloquear).

      Acho que isso iria cobrir 99% dos casos.
      Já que quem iria querer comprar um iPhone que é um iPod e não pode usar a internet. E isso só no caso de não ter a senha de bloqueio.

      • Odirlei

        Registro do chip eu acho um pouco problemático, ter um chip intercambiável é uma das vantagens da tecnologia GSM, engessar isso é uma perda, na minha opinião.
        A solução do AppleID é boa.

        (tive-se && compra-se) não né amigo

        • Rudá Cunha

          Mas a idéia Odirlei, é não ficar preso ao Chip, mas ao trocar de chip ter que validar novamente o AppleID.
          Ou seja, quando trocar o chip o iphone abre a tela inicial e pede a senha do AppleID atrelado ao aparelho, depois que a pessoa validar, ele iria desbloquear.

      • Marcus

        Exato, teriam que aprimorar o Buscar Meu iPhone inserindo o bloqueio total do aparelho, porque só ativando o bloqueio total poderia a Maçã pensar noutras formas de dificultar (através dum sistema automatizado, por exemplo, onde fosse gerado um número exclusivo para o desbloqueio do aparelho enviado através do email do proprietário). A dificuldade desses sistemas são enormes… até há pouco a própria senha de acesso do aparelho dava (se ainda não der…) para burlar.

        Enfim, tenho esperanças. haha

  • Leonel

    O buscar meu iphone
    Funcionou perfeitamente no meu caso, minha namo foi roubada e recuperei o cel em menos de 10 minutos pelo
    Meu iphone, mesmo com o 3g péssimo.

  • Dorinha

    Hum… seja lá como for, quem será que aparecerá primeiro com a novidade; Apple, Google, Microsoft ou Samsung??? ….
    As bolsas de valores já devem estar com as apostas abertas 😉

    Seria muito bom mesmo que desenvolvesse algo do tipo, agora que seja algo realmente bem feito e seguro, por que só assim quem sabe os roubos e furtos diminui e as seguradoras não fiquem descabeladas.

  • Diego

    Tem que chamar os engenheiros do PS3 e pedirem para colocar a tecnologia nos celulares.

  • Ramon Silva F

    Seria simples. Mantém a política do ‘Buscar Meu iPhone’ como está, restringindo apenas o modo DFU ou restauração do iPhone com um código que muda com algum tempo, tipo um cartão de senhas ou token de banco. E o processo de modo DFU e restauração só seria válido com a autorização do dono por meio desta senha. Problema resolvido. Se não tem como eles arrancarem sua conta atrelada ao buscar meu iPhone, você conseguirá encontrar seu iDevice.

  • Fabio

    senha para desligar e senha para restaurar, já dificultaria bastante.

    • Fabio

      Concordo!

  • Roberto

    meu iPhone roubado já consta como ativo novamente, ou seja, alguem da tim desbloqueou ele novamente

  • krikaoli

    Disse tudo iLex, existem alguns esquemas corruptos pra driblar o bloqueio de IMEI com auxílio de servidores públicos e funcionários de operadora. Existe corrupção dentro da Apple também quanto a isso, um amigo provou pra mim, mas o celular dele não era roubado, mas bloqueado pela AT&T.

  • krikaoli

    Ah! Fingerprint vem aí! (Rumores)

  • arthur

    Em nova york a policia nao conseger resolver aqui no Brasil nao tem jeito.

  • Eu queria inventar um explosivo pequeno e fino, coloca dentro do aparelho e aciona a distância. Pronto. No começo teríamos muitos manetas por aí e logo acabava essa palhaçada de roubar aparelho ou de comprar aparelho roubado.

    • Odirlei

      Nossa, estou impressionado com a sua boa ideia, assim dava p/ ver se o pessoal realmente desliga o telefone na hora do avião decolar, só ia dar a galera da al qaeda derrubando avião com o iphone, aposto que ia aparecer aplicativo p/ isso no dia do lançamento da sua tecnologia…

      Estou empolgado com isso… imagina isso:
      1) vc sai de balada com os amigo e a sua mina fica furiosa e manda o comando p/ explodir o seu celular…
      2) Dá um pau no sistema da apple e ele manda um comando p/ explodir todos os aparelhos do mundo…
      3) E os hakers da Russia, ham imagina o estrago…
      4) E a galera do jailbreak, fazendo vario aplicativos p/ explodir o telefone de uma forma que a apple não ia fazer de fábrica…

      • Odirlei

        Lembrei de mais um: Jogo no modo master extreme… se perder o iPhone explode na sua mão…

  • Elvis

    Não é interessante para as fabricantes inutilizar os aparelhos. Depois de roubados, estes telefones continuam em uso e divulgando a marca do mesmo jeito.
    É muita ingenuidade pensar que este problema até hoje não tem solução.

  • Leonardo

    Já era hora!!!

  • Diego

    Existem bons métodos para acabarmos com esses problemas.
    1- Os aparelhos devem ser mais baratos,evitariam muitos roubos pois qualquer pessoa poderia comprar…
    2- È preciso que todos os aparelhos sejam cadastrados em um rede que localiza o aparelho mesmo desligado tipo o buscar iphone mais que seria de responsabilidade da fabricante ou operadora sei lá…
    3- As ruas todas deveriam ter câmeras sem exceção.
    4- Precisaríamos de tecnologias de reconhecimento mais eficazes…
    5- Se preparem para o roubo maior ainda ,as empresas vão usar isso para aumentar os preços de seus aparelhos…..

    • krikaoli

      Eu acho que não, hein…

  • Pedro

    Acho que pra eles nao seria viável…
    Pois se roubarem nosso iPhone, vamos ter que comprar outro. E pra eles isso é o que importa.
    Agora se o povo se reunir e fazer algum tipo de mobilização pra eles sentirem na pele, ai sim tomariam uma solução!

  • Bernardo Sampaio

    Mas aí se o Brasileiro não for roubado, ele vai ter razão pra comprar um iPhone novo…

  • Leonardo Negrisoli

    Seria ótimo poder bloquear qualquer coisa roubada.

  • Thais

    É só no meu q o “buscar meu iphone” nao funciona?
    Ja tentei de tds maneiras possíveis, tutoriais e nada! Diz q o dipositivo ta desconectado sendo q ele ta conectado em wifi, tentei com conexao 3g e msm problema.
    Sera q é pq tem jailbreak? O meu veio da Suiça e so com o jail para usar chip daqui 🙁
    Abraços!

  • Luiz Bettega

    Comprei um iPhone 5 branco na T-Mobile na quinta passada, e na SEXTA FEIRA me roubaram na loja da GAP perto de Miami. Chamei a polícia na hora, mas como não vi qual dos funcionários roubou eles não poderiam revistar. Detalhe, no local não tinha camera!!! Deveria existir um jeito de bloquear pra sempre ou de rastrear nesses casos de roubo, independente da operadora, do plano de dados ou qualquer coisa.

  • Valter Dias Ribeiro

    Primeira coisa é que deveria ter o recurso de ativar o desligamento por senha. Como não dá pra remover a bateria, pelo menos até descarregar tudo já daria para localizar…

  • Cleberson

    Esses “bloqueios” irreparáveis não funcionam pelo simples fato de que as pessoas vendem seus iPhones, e a maioria dos usuários não é “chegada” em tecnologia o suficiente pra saber tudo que deve ser feito antes de vender um iPhone.

  • Dalbert Batista

    Temos alguns programas que faz isso (Buscar meu iPhone, Amigos, iGotYa Precisa de Jailbreak, Find my kids) o melhor e o iGotYa mais infelizmente precisa de jailbreak isso deveria vim com o sistema, mas me força a colocar o Jailbreak por causa desse programa iGotYa que tira a foto da pessoa quando erra a senha e mostra a localização

    ja e um grande progresso vamos aguardar o que vem nos próximos messes .

  • Mauro

    Quem sabe com uma atitude madura do Governo dos EUA conseguimos ter alguma novidade no Brasil. Já mandei inúmeros emails para a Apple dizendo que tenho um método todo pronto que basta ser implementado e eles nunca retornaram.

  • Dan

    Na minha opinião seria mais ou menos assim: Você compra um iPhone novo na caixa lacrado e quando for inserir sua id e senha naquele momento seria gerado um codido de 8 números esse código seria gerado com a ajuda de um algarítmico presente no iOS ou na placa mãe do iPhone esse condigo ficaria agregado a sua Apple id e ao número de serie do aparelho assim quando fosse atualizar ou restaurar o aparelho seria necessário digitar esse código único para confirmar que era o dono do aparelho que estar fazendo a solicitação de restauração ou atualização, caso o código fosse digitado 3 vezes errado o aparelho seria bloqueado e só voltaria a funcionar se digitada a Apple id e senha. Para casos de roubo com esse mesmo codigo gerado de 8 dígitos o usuária entraria no site da Apple e digitaria esse condigo lá para bloqueio definitivo do aparelho e quando alguém fosse conectar o aparelho no iTunes para restaurar o iTunes se conectaria antes com a Apple para verificar se o número de serie do aparelho ta normal caso não o iTunes bloqueava definitivamente o aparelho o mesmo valeria para troca de chip, trocou chip e ligou o aparelho pediria o código de 8 dígitos caso erre bloquearia o aparelho!

  • Valeria

    Eu criaria um dispositivo pro celular explodir na mão do assaltante.
    Apenas isso.

  • Mauro Cavalcanti

    Acredito que eles fazem de propósito, pois assim, o cliente roubado, comprará outro aparelho, aumentando ainda mais seus lucros.

  • Pedro

    Quando você inseri seu chip (SIM) no aparelho, a operadora registra o IMEI do aparelho. Então é simples. se a operadora tem o IMEI e o número do receptador, fica fácil achar o ladrão. É só querer.
    O que acontece é a pessoa que foi roubada certamente irá comprar outro aparelho e com isso aumentar as vendas.

    Falta é vergonha na cara! Não precisa inventar nada!

    Outra, a Apple tem o controle de todos os seriais. Também tem a possibilidade de saber quem é o ladrão.
    Primeiro porque é necessário um SIM para ativar e outra porque certamente a pessoa ira usar um Apple ID para baixar aplicativos.

  • Carlos Alexandre Peixe

    Minha dica: Seguro e dados na nuvem.

  • Ibraim

    Fui roubado na Skol Sensation deste ano um iPhone 5 , 3 meses de uso só depois do roubo soube do seguro já comprei outro e agora está no seguro … não da pra ter um iPhone e não se preocupar com isso.