Notícias

Google Now e o uso da localização no iPhone mesmo com o app fechado

Google Now

Nesta semana, o serviço Google Now finalmente chegou ao iOS, o que fez muitos usuários atualizarem o aplicativo de Pesquisa para conhecerem a novidade. Mas o que chamou a atenção de muitos foi o fato da flechinha indicadora de Localização continuar ativa mesmo com o aplicativo fechado.

Vários usuários do mundo inteiro estão reclamando de um aumento de consumo de bateria por causa disso. A flecha na barra superior é uma função introduzida pela Apple no iOS 5, para deixar claro para o usuário quando um aplicativo utiliza os serviços de localização do sistema, mesmo quando fechado. E o Google Now faz exatamente isso.

Mas por que isto acontece?

Faz parte do próprio serviço. A função Google Now precisa saber seus hábitos e por isso registra a todo momento o deslocamento que você faz. Só assim ela pode saber onde você trabalha e os lugares onde costuma ir. A própria empresa explica isso no aplicativo:

Observação: você pode ver o ícone dos Serviços de localização  na barra de status após começar a usar o Google Now. Ele aparece porque a Pesquisa do Google às vezes informa sua localização, mesmo que você não esteja usando ativamente o aplicativo. O Google Now usa esses relatórios para fornecer alertas de tráfego e outras atualizações. Além dos Serviços de localização, o Google Now usa os Relatórios de localização para obter informações precisas de local. Como os Relatórios de localização foram otimizados para usar o GPS com a menor frequência possível, o impacto na duração da bateria deve ser mínimo.

O fato é que esta é a função do Google Now: coletar informações de onde você está e para onde vai. Se você quer continuar usando-o, terá que se submeter a isto. Se você confia no Google, não tem porque não permitir. E o serviço de localização continuará funcionando em segundo plano, gastando tanta bateria quanto quando você usa os lembretes por localização ou qualquer programa de GPS.

Se você quiser continuar usando o Google Now terá que se habituar com isso. Mas caso não ache tão interessante o serviço e não quer desperdiçar bateria em algo que não usará tanto, você tem duas opções: ou desinstala do aparelho o aplicativo Pesquisa Google, ou abra-o e desligue a opção Now nas configurações do app, como na imagem abaixo.

Desligando o Google Now

Botão Voltar ao topo