Notícias

Google Now e o uso da localização no iPhone mesmo com o app fechado

Google Now

Nesta semana, o serviço Google Now finalmente chegou ao iOS, o que fez muitos usuários atualizarem o aplicativo de Pesquisa para conhecerem a novidade. Mas o que chamou a atenção de muitos foi o fato da flechinha indicadora de Localização continuar ativa mesmo com o aplicativo fechado.

Vários usuários do mundo inteiro estão reclamando de um aumento de consumo de bateria por causa disso. A flecha na barra superior é uma função introduzida pela Apple no iOS 5, para deixar claro para o usuário quando um aplicativo utiliza os serviços de localização do sistema, mesmo quando fechado. E o Google Now faz exatamente isso.

Mas por que isto acontece?

Faz parte do próprio serviço. A função Google Now precisa saber seus hábitos e por isso registra a todo momento o deslocamento que você faz. Só assim ela pode saber onde você trabalha e os lugares onde costuma ir. A própria empresa explica isso no aplicativo:

Observação: você pode ver o ícone dos Serviços de localização  na barra de status após começar a usar o Google Now. Ele aparece porque a Pesquisa do Google às vezes informa sua localização, mesmo que você não esteja usando ativamente o aplicativo. O Google Now usa esses relatórios para fornecer alertas de tráfego e outras atualizações. Além dos Serviços de localização, o Google Now usa os Relatórios de localização para obter informações precisas de local. Como os Relatórios de localização foram otimizados para usar o GPS com a menor frequência possível, o impacto na duração da bateria deve ser mínimo.

O fato é que esta é a função do Google Now: coletar informações de onde você está e para onde vai. Se você quer continuar usando-o, terá que se submeter a isto. Se você confia no Google, não tem porque não permitir. E o serviço de localização continuará funcionando em segundo plano, gastando tanta bateria quanto quando você usa os lembretes por localização ou qualquer programa de GPS.

Se você quiser continuar usando o Google Now terá que se habituar com isso. Mas caso não ache tão interessante o serviço e não quer desperdiçar bateria em algo que não usará tanto, você tem duas opções: ou desinstala do aparelho o aplicativo Pesquisa Google, ou abra-o e desligue a opção Now nas configurações do app, como na imagem abaixo.

Desligando o Google Now

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Bira Michels

    Eu notei isso também, nossa minha bateria foi igual agua, depois que eu entrei em privacidade e fui ver que aplicativo que era que não saia, que eu desabilitei ;~

  • Daniel Taiguara

    eu fui na parte de gps e desliguei a opção do google poder usar o gps !

  • Caio Cartaxo

    Até agora esse Google Now não mudou nada para mim =/

  • Vitor

    Já desabilitei, minha bateria já não é lá essas coisas.

    • Victor Mendes

      Desliguei no mesmo instante que vi que era ele que estava tomando toda a bateria –‘

  • Antônio Tito

    Google quer dominar o mundo, o rabo deles que vou deixar eles registrarem o que faço na minha vida.

    • B3CKM4N.BR

      #EuRi
      O Google Now é tipo, saiba o que faço, onde ando, o que vejo/pesquiso/escuto, etc

      • Vi

        se você tem uma conta do google, eles já sabem 😛

    • João Giglio

      HAHAHAHA ! Bem isso, o que o google tem haver com onde eu trabalho e vou durante o dia ??? Sai fora google…

    • Ricardo Alexandre

      Concordo!!

  • RAINERmizu

    olha, é simples… Ajustes > Privacidade > Serv. Localização > Google (desative) …

    Notei isso também, mas desativei, porque o Google Now não foi nada útil pra mim.

  • Paulo Roberto

    O mesmo acontece com o app Latitude. Percebi que ele mantém ativo o sistema de localização permanentemente.

    • Sérgio B

      É verdade. E achando ruim é basta desativar….

  • Alexandre

    No app Google Search, é só ir em Configuração > Privavidade > Local e desativar o Relatório de Localização, simples, fácil e continua com o Google Now.

    • … que não funciona sem o relatório de localização.

      • EGR

        ILex, acho que você está enganado. Desabilitado o “Relatório de Localização” o NOW ainda funciona, ainda que talvez não com 100% de sua funcionalidade, pois ele continua acessando sua localização com o app aberto, apenas impedindo o acesso com ele fechado. Já se você restringir o uso da localização nas opções do iOS, aí sim o NOW deixa de funcionar totalmente. Veja o que diz o texto do Google:

        “É possível desativar o Relatório de localização a qualquer momento. Mesmo quando o Relatório de localização está desativado, o aplicativo ainda pode acessar sua localização atual pelos Serviços de localização ou pelo Histórico de localização. Para desativar completamente todo o acesso à sua localização, desative os Serviços de localização. Essa ação desativa não só o acesso do Google Now à localização como também o acesso do aplicativo Pesquisa do Google como um todo.”

        Testei aqui e o NOW continua funcionando sem o Relatório e deixa de funcionar restringindo nas opções de privacidade.

        • Yves

          Boa a dos relatórios. Acabei de ativar novamente o now. 🙂

        • Ney

          Valew pela dica, ativei o Google Now novamente!

      • EGR

        Ah, tem mais um detalhe que muitos não devem conhecer: no app do Google Maps você pode configurar, manualmente, seu endereço de casa e do trabalho. Fazendo isso, o NOW usa essas informações, sem precisar tentar “adivinhar” onde você trabalha ou mora monitorando sua localização com o app fechado.

        • Foi o que eu disse no artigo anterior. 🙂

      • rodflash

        Sim, funciona. O próprio Google diz isso na página de suporte e mesmo na descriçãocda opção. Ele só vai parar de funcionar em background, mas funcionará quando o aplicativo for aberto.
        O Google Now funcionará normalmente.

        • Se ele precisa ficar aberto para funcionar, então não funciona na prática, pois ele vai continuar sem cards mostrando nada, porque dificilmente alguém irá andar com o aplicativo aberto o tempo todo.
          A não ser que eu esteja enganado.

          • EGR

            iLex, aqui eu desativei o Relatório e ele continua mostrando cards. O que ele mostra em relação ao trabalho e casa, ele pega da localização atual quando abro o aplicativo combinando com a configuração de casa e trabalho que fiz no Google Maps. Além disso, ele mostra cards baseado em sua agenda, em seu GMail., em suas pesquisas recentes, etc. Por exemplo, teoricamente se você tem, no seu GMail, um email com a reserva de um vôo ou hotel pra breve ou um código de rastreamento de encomenda, ele irá mostrar cards pra isso, também. E o card da previsão do tempo também funciona independente. Tudo isso ele consegue mostrar sem precisar estar com a localização ativa em background, pois ele busca essas informações de outras fontes. A única coisa que não vai funcionar é o “aprendizado” dele em relação a outros hábitos seus. Se você vai todos os dias no mesmo horário à academia, por exemplo, se o app estiver fechado ele não vai “saber” disso, então não vai abrir um card com esse roteiro se um dia você for consulta-lo antes de ir. Teste aí e veja se isso não ocorre…

  • TiãoGavião

    Não confio no Google ou qualquer outro para deixar ligado GPS ou qualquer outro com minhas informações, dados, agenda, etc, etc.. 😉
    Te liga mane, quem avisa, amigo é 🙂

    • Ciro Espítama

      Então você o não usa a agenda, iCloud ou qualquer serviço que implique dar seus dados?

  • Cristiane

    Ontem atualizei para conhecer e realmente me preocupei com o consumo da bateria por causa disso. Até agora, não vi diferença. Vou observar um pouco mais e desabilitar a função conforme o artigo caso não veja utilidade no serviço.

    • Ernani Filho

      Eu desinstalei o aplicativo…

  • Mateus Miranda

    Serviço até interessante, mas não compensa o gasto de bateria. Quando chegar a Siri em português então…. 🙂

  • Beatriz Souza

    iLex, fiz a atualização mais não aparece nenhum card pra mim, não aparece nada, porque não fazem um tutorial explicando como mexer nele, passo a passo, por favor, Obg.
    😀

    • Ciro Espítama

      Ele vai “aprendendo” aos poucos a sua rotina, de acordo com o seu uso do Google Mapas, Pesquisa, Agenda, Gmail, etc.

  • Lucas.S 

    Pra mim o Google Now nao mudou Nd na minha Vida nao serve pra Nd

    • Ciro Espítama

      Por ele não servir para VOCÊ não significa que ele não serve para nada! Há muitas coisas no mundo que não são importantes para mim, mas o são para outras pessoas, pois eu não acho que sou o centro do universo…

    • Ciro Espítama

      Pelo o que notei aqui pouca gente utiliza o serviço/app “Encontrar iPhone”, pois no meu i4 a flechinha está sempre ligada, visto que eu habilitei a localização permanentemente, a fim de permitir a localização do aparelho em caso de perda.

      • TiãoGavião

        Bacana 😉
        O ladrão também já sabe, eles se atualizam rápido, rssss

      • Dimitri

        Eu utilizo o Buscar iPhone, e não tem nenhuma flecha ligada aqui no meu.

        • Eu utilizo o Amigos e o Buscar Meu iPhone, e também não fica a flecha ligada todo o tempo no meu.

  • Thiago

    Devidamente deletado!

    • Ronaldo

      +1

  • Renato Garcia

    Olha amigos, percebi isso e fiquei sem entender o que estava acontecendo ! Bem, analisei o que tinha feito antes disso acontecer e lembrei de ter atualizado para o Google Now. Mesmo sem acreditar muito desabilitei nos serviços de Localização o GOOGLE como menciona nosso colega RAINERmizu. Pronto a flechinha sumiu ! Nao sei ate que ponto esse serviço do Google seria tão útil, ja que temos outros apps gratuitos que fazem isso, e nesse caso especifico ele ataca logo o que problemático em nossos aparelhos… BATERIA !!!

  • Sandra Marize

    Já havia notado a permanência do ícone de localização, mas como ainda estou testando para ver se interessa..
    Valeu pela dica iLex!

  • Celso F. Araujo

    Eu também desinstalei o app.

  • Thiago

    Eu gostei da ideia do Google Now, eu já estou sempre carregando a bateria por causa de jogos, mas ele não serve muito pra mim porque moro em cidade pequena não tem trafico nem nada, e pra ver o tempo tem o app nativo!!

  • Fausto

    Prefiro tirar o app do meu iPhone. Acho um abuso por parte deles o que foi feito. É a primeira vez que vejo um app usando serviços de GPS, mesmo que você feche o aplicativo dando um duplo-clique no botão home. Depois reclamam quando a Apple impede o acesso a funções nativas do sistema pelos apps.

  • Danilo Melo

    As vezes me pergunto o quão benéfico é essa questão de coleta de dados por parte dessas empresas…

    • Jorge

      Que isso! Só o fato de ele dar as condições de trânsito, com precisão, em tempo real, é tão útil quanto é fantástico! Pena o pessoal aí estar desabilitando o gps…

  • Adriano

    Sobre essa coleta do Google. Ontem usei o Google maps depois sai dele (apertei o home) e depois toda vez que ligava para alguém quando desligava percebia que o gps ligava por alguns segundos liguei varias vezes e isso sempre repetiu. Até que descobri indo lá em privacidade que era o Google maps o ultimo a ter ativado o gps portanto era ele que tava ligando-o toda vez que fazia uma ligação. Apertei 2 vezes o home e fechei o Google maps aí com isso parou de registrar de onde estava ligando.

  • Ton

    Simples, é só desabilitar a exibição do ícone na barra, e continue utilizando o Google now.
    🙂

    • Felipe Teodoro

      e a bateria?

  • Julio Cesar Ferreira

    Desinstalado!

  • Guilherme

    Eu gostei do google now, porém não necessito disso portanto desliguei…

  • Rodrigo S. Silva

    Fausto, mas pra que vc quer o Google Now então. Este é o propósito dele. Ele coleta os seus dados de localização para fornecer informações uteis de tráfego, clima, dicas, etc.
    Se vc quer tudo isso a sua disposição a qualquer hora que quiser ou precisar é assim que ele tem que funcionar. Caso contrário vc terá que entrar na internet ou 3G no momento que vc precisar e consultar um de cada vez em sites ou aplicativos específicos.
    Não quer nada disso?? Desabilite o Google Now em Localização em “Ajustes” do iPhone ou exclua o app de vez de seu aparelho e continue sem essas informações de prontidão.

  • Raimundo

    Obrigado pelo esclarecimento já esta preocupado com o alto consumo de bateria mas ainda não tinha ligado uma coisa a outra. Valeu!!!!!

  • Carlos

    Nossa eu tinha reparado nisso mas não sabia de qual App q era.
    Valew!! Pela e já esta desativado

  • Raimundo

    Opa!!!! Decidi…. Desentalando agora!!! Não vi vantagem no app.

  • Elias Farah

    Estava procurando o tempo todo para saber qual app estava pedindo o GPS, porém só fui descobrir agora!
    Obrigado!

  • 忠志 Tadashi

    Galera é simples…não precisa desabilitar (privacidade), nem desinstalar o App! Basta se deslogar da conta Google, quando for sair do App! E depois feche o App completamente! Fica a Dica!

  • Ernandes

    Desabilitei o Now. Nāo iria usar mesmo.

  • Marcelo

    Isso realmente gasta muta bateria, aqui no meu aparelho se deixo o serviço ativo no Dropbox ele também fica ativado sempre mesmo com o App fechado, também e normal no Dropbox? Já que neste caso não vejo um motivo para isso acontecer.

  • Antonio Martinez

    Por falar em Google,meu Google Maps parou de funcionar já faz uma semana,diz Servidor Inacessível,aconteceu com mais alguém?

  • Sonia Silva

    Nossa este app è ótimo para nós mulheres que temos maridos, namorados e etc. #brincadeirinha

  • Lopes

    iLex ###duvida o reenbolso so funciona se eu tiver cartao de credito cadastrado no conta?? Tbm funciona com os saldos do gift cards ??? Eu posso pedir reenbolso se tiver ocorrido com cartao presente ???

    • Não existe ainda gift cards na loja brasileira. Se você fala de uma conta americana, não é aconselhável pedir reembolso, pois eles irão analisar sua conta, e caso descubram que vc não mora lá, podem cancelar sua conta.

  • Vitor Camargo

    iLex, pode me mandar o link da case da foto? Obrigado.

  • Pedro

    Bateria… Sera sempre assim, novos aplicativos e velhas reclamações..

  • Marcos

    Eu desliguei os serviços de localização do google. Quando precisar usar que é raro ligo. Espero nunca usar, sinceramente achei esse serviço do now pouco útil pra mim em relação ao google tradicional, até preferia nao ter atualizado.

  • Bruno Lima

    Eu deletei do meu iPhone e iPad.

  • Daniel

    Desabilitado no próprio app e em Ajustes > Privacidade > Serv. Localização. Pronto! Não precisa desinstalar o app, seja o que for a parte de pesquisa é boa!

  • Lengo

    Aqui o consumo de bateria, se aumentou, foi imperceptível. Acho que ele usa localização por antena Wifi, e não o GPS. O fato de não esquentar o aparelho também me leva a crer nisso.

  • Ruter

    poderiam meter os cards na notificação… ai ia ficar bacana!

    • Paulo

      Também acho!
      Pois com certamente o App ia ser bem mais utilizado.

  • Elison

    O uso do GPS por vários aplicativos aumenta o uso da bateria? Ou se 1 aplicativo esta usando o GPS em backgroud ou 10 aplicativos usando da no mesmo do ponto de vista de consumo de bateria em decorrência do uso do GPS.

    Falo isso, pq mesmo desligando o uso do GPS para o Google Now, meu iphone usa o GPS para o Amigos.

  • Kako

    Hum…

    “A função Google Now precisa saber seus hábitos e por isso registra a todo momento o deslocamento que você faz.”

    Não, Obrigado!

    Pra saber onde estou a toda hora já basta minha mulher… não preciso de um app pra isso.

  • Vitor Souza

    Aquele novo chipset que o GPS fica ligado e consome quase bateria nenhuma está na hora de ser lançado.

  • Masio Padilha

    Por que o ‘Amigos’ e o ‘Buscar o Meu iPhone’ não gasta tanta bateria quanto o ‘Latitude’ e o ‘Google Now’ se todos usam o GPS e precisariam estar ativos o tempo o todo (para realmente ser útil…) e também não ficam com a flecha ativa como os apps google?
    Sempre usei esses serviços e nunca notei tanta diferença em relação a bateria, já com os apps da google a bateria voa!

    • Antonio Freitas Neto

      Amigo, vamos pensar juntos para não ficar com pre-conceitos escurecendo as idéias.

      O Find my iphone não fica direto, porque quando vocë aciona ele remotamente (por um browser, por exemplo, da sua casa…) ele acessa a aplicação do seu telefone e ordena que o gps seja ativado para que possa ser localizado. Isso, claro, se o seu iphone estiver com algum tipo de conexao de dados, senao o find my iphone é absolutamente inútil.

      Entende a diferença? O find my iphone fica passivo ate que alguem ordene que ele acorde. O google now é ativo porque ele precisa monitorar suas atividades.

      São usos totalmente diferentes do localizador.

      • Elison

        E o Amigos?

      • Masio Padilha

        Cara, valeu pela resposta, mas não é preconceito, é duvida mesmo, tenho um iPhone 4 e um s3, então não sou nenhum fanboy maluco, acho os dois ótimos. Sua resposta explica o find my iPhone mas não explica o Amigos (mesmo conceito do Latitude)

  • Valdery Brito

    Na boa, tenho um iphone 4S e não vi diferença na bateria.

  • Leandro Aparecido Perussi

    Ao fazer o logoff da conta do gmail no Google Now e fechar totalmente o aplicativo ele para de utilizar a localização e a seta indicadora desse estado sai da tela.

  • Michelmpbr

    To tranquilo em relação a privacidade, o pessoal reclama muito em relação a isso, serio, se uma empresa como o Google vai ta preocupado com cada pessoa no planeta, vai fazer o que com isso?
    Se o app agora esta consumindo muita bateria é porque ele é novo na sua vida, quer ser mais eficiente mais rápido e funciona constantemente para obter mais informações, se o algoritmo for bom mesmo, depois que ele “aprendeu” a rotina que você leva não vai precisar ligar o tempo todo.
    Acho a idéia ótima, o app me conhece e me ajuda a decidir varias coisas, como a rota que for melhor por exemplo!!!

  • Rodrigo

    O meu do nada começou a mostrar a seta de localização mas vazia. Só fica preenchida se algum app usa a localização.
    Não sei o que acontece. Desabilitei o Google now, a opção de não mostrar o ícone está ok, e mesmo assim fica desse jeito.

  • Ciro Espítama

    Eu tenho um iPhone 4 e não notei diferenças na bateria, continuo carregando-o todas as noites. Costumo utiliza-lo sempre em 3G, com Wifi e GPS sempre ligados, música, apps de condicionamento físico (Nokia Sports Tracker e 5K Runner), Echofon, Facebook, temporizador, rádio, Clear, de vez em quando Chrome, Calenário, WhatsApp, Viber, iMessage, e por aí vai. O Now não agravou o já intenso uso da minha bateria. Na questão da privacidade eu não sou muito paranóico, pois já dou muito dela à Apple e à Google há muito tempo. 🙂

  • Jorge P.

    iLex como coloco o nome do blog na barra do meu iPhone.
    Ficando ao lado do nome da operadora.
    Abs..

  • njaloto

    Resumindo, o Siri quando vier em portugues vai dar de 10 a 0 no google now!!! já tá -1 para o google now… gosto do google mais em questão de privacidade, não é de se confiar muito não… prefiro os app da apple!

  • Fabio Nascimento

    Sei lá, eu uso muito o lembrete geo localizado, esse sinal indicador do gps sempre fica aparecendo, estou com o now habilitado desde ontem e não reparei nenhuma alteração perceptível na bateria. O meu é um iphone 4.

  • Dimitri

    Olha, eu ativei o Google Now hoje, usei o dia todo e não notei nenhum grande consumo de bateria como em outros Apps de GPS. Dá pra usar tranquilamente. O celular nem esquenta.

    O Google deve ter usado alguma coisa nova que não consome tanto a bateria.

  • Mr. Ruffles

    O meu tá com o Google Now desativado e mais nenhum App aberto e a seta do GPS fica constantemente ligada. O que poderia estar causando isso?