Notícias

Google anuncia clone do Game Center, o Google Play Game

Google Play Games

Todos os anos, semanas antes da WWDC, o Google faz a sua própria conferência mostrando as novidades que tem para o ano. E hoje eles anunciaram o Google Play Game, uma espécie de Game Center, mas que suporta ao mesmo tempo Android, iOS e Web.

Game Center

O Game Center da Apple é quase uma rede social incorporada ao iOS, que possibilita que jogadores registrem seus pontos e comparem com seus amigos. O problema é que ele só abrange dispositivos da Apple, o que é complicado para desenvolvedores que oferecem jogos tanto para iOS quanto para Android (como é o caso da Gameloft e da EA). Para quem, por exemplo, tem um telefone Android e um iPad e estiver jogando Real Racing 3 nos dois, não poderá compartilhar seu desempenho e nem mesmo continuar em um o jogo que começou no outro. E é isso que o Google quer solucionar.

O que ele propõe é uma plataforma unificada de proezas, placares e salvamento de jogos, que funcione tanto no Android quanto no iOS, além de jogos pela web.

A ideia é boa e poderia até ser algo mais democrático que a solução fechada oferecida pela Apple, se não fosse a obrigatoriedade em se inscrever no Google+, o clone do Facebook que a empresa tenta empurrar a qualquer custo aos seus usuários e que muitos tem resistência em adotar.

A princípio, quem deve implementar a novidade deverá justamente ser Gameloft e EA, que não adotaram até hoje o Game Center em seus jogos.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Felipe

    Google sempre copiando a Apple

    • Daniel

      Você sabe que antes disso já existiam Scoreloop, OpenFeint e outras, né?

    • Dian

      não concordo que copie. Mas se for, que pelo menos copie para uma melhor ‘democratização’ dos atuais sistemas.

      Claro que a apple tem seu público alvo ‘restritamente seletivo’, mas acho uma boa solução para quem tem iOS e Android ao mesmo tempo.

    • Fabricio

      Felipe, pelo seu ponto de vista a Apple copiou o Maps da Google…

      • Rodrigo

        falou besteira. o Maps não é da Apple, é da Tomtom

        • Fabricio

          Mas quem decidiu impor ele como app principal de mapas foi a Apple :/ eu acho… mas é irrelevante 😛 só quis dizer que se for ver somente pelo ponto de vista de cópias, tudo é uma cópia de uma cópia de uma cópia… eu tenho um android mas considero o ios e iphone como grandes pais dos smartphones que existem hj, não troco o sistema android pelo ios, mas respeito muito ele 🙂 ansioso pelo ios 7 \o/

  • Walison

    Depois a apple e quem copia! afff

  • Daniel Gmrs

    Aposto que quando mudarem o visual do Game Center por causa do iOS7, vão dizer que a apple está imitando esse novo play game no visual(ou porque quer mudar também)..

  • Renan

    Mas o cadastro no Google+ é dos males o menor. Pelo menos eles pensam nas outras plataformas e no progresso do jogo que teria que ser reiniciado.

  • Vinicius

    Quem disse que a EA não adotou o Game Center???? Real Racing 3 e Fifa 13 tem suas conquistas através do Game Center sim!!!!

  • Lipas

    O RR3 já não faz parte do Game Center? Pelo menos toda vez que entro no RR3 ele loga automaticamente o Game Center e compartilha o andamento do meu jogo com meus amigos que também tem dispositivos com o iOS…

    Achei bacana esta solução do Google… a Apple poderia, no iOS 7, lançar algo assim também.

  • Ernani Filho

    Particularmente gostei da iniciativa. Pra quem gosta de jogos como eu, será bom poder compartilhar e interagir com outras plataformas, além de poder salvar o progresso do jogo sem me preocupar com uma possível formatação ou troca de aparelho.
    Um tempo atrás, o iLex fez um post a respeito de cópias fajutas, como as da Samsung, que simplesmente copia sem acrescentar nada. O Google pode até ter copiado o GameCenter, mas copiou e melhorou, isso na minha humilde opinião.

    • Também acho que é uma melhoria em relação ao Game Center. Ficar preso a uma plataforma apenas limita muito os placares.

  • Pedro

    Na boa, Game Center é um lixo, super limitado, vamos ser críticos. Se for pensar dessa forma, então a Apple também copia a Microsoft, que conta com a melhor plataforma de games. O Xbox live é acessado pelo Xbox, Windows Phone e pelo site Xbox.com. E todos se conversam. E dá muito mais possibilidades do que o Game Center, que além de tudo tem um layout mega cafona. Vamos sair da caixinha e ver o mundo lá fora.

  • Ernandes

    Que cópia o que, galera!!! A Apple não inventou nada novo quando lançou o Game Center. Esse conceito já existia em outras plataformas como na PSN e XBOX Live.

    Achei muito legal a investida da Google nisso ai… até porque o Google Game Play vem com novidades. Não foi só fazer também.

    • Pedro

      Assino embaixo.

    • Gigante

      Verdade, nesse quesito ponto para a Microsoft com a invenção do XBox Live!

    • Luca

      Falou tudo!

    • Miguel Dornaes

      A Apple realmente nao inventou o Game Center pois isso já existia antes mais bastou a Apple criar o seu para que o Google fizesse o mesmo, assim como o Google Now, a propria loja de Aplicativos, a iTunes com a venda de Livros, musicas e videos, na boa, todo mundo pela o saco da Apple e se hoje existem: Tablet, Smartphones com touch que funciona e navegaçao verdadeira com a internet, Ultrabook, computador all in one, video por wifi em portateis ( AirPlay x DLNA ) , musica por wifi em portateis, e muitas outras coisas !!!! Fala sério, só depois do iPhone e do iOS é que o mundo veio a saber o que é de fato um bom e funcional smartphone

  • Eloy Machado

    Na verdade, deste vez eles aprimoraram. Ser multiplataforma é sensacional, atualmente quem faz esse papel é o Facebook. Confesso que não esperava essa sacada do Google, foi uma jogada muito bem executada. Quem vai ter que correr atrás é o Game Center, pois corre o risco de ficar irrelevante daqui algum tempo.

  • Michel

    O Google+ É SIM uma boa rede social, em alguns pontos melhor até que o Facebook. Porém, o principal problema é que POUCAS PESSOAS tem conta no Google+. Assim ela deixa de ser social.

    • Dian

      Você pode ate achar que é uma boa rede social, mas se realmente fosse não teria poucos usuários, com relação ao facebook, por exemplo.

      O google perdeu a batalha das redes sociais quando estava com o Orkut, que até hoje está numa versão “beta” com problemas, bugs, falta de funcionalidades e além de vulnerável.

  • Giulio Pasini

    Eu achei ótimo o Google Play Center, pois alguém como eu, que possui os dois OS, vai poder usufruir mais e também não achei uma copia, antes do Play Center, já haviam outros serviços.

  • Marcos

    Achei legal. A Apple não inventou a formula atual. Lembrem-se que isso ja existia nos consoles. Entao não digam que Google esta copiando a Apple.

    • Alexandre

      Pois é. O Game Center é um clone bem inferior do Xbox Live e ainda tem muito o que melhorar. Embora eu normalmente puxe a sardinha para o lado da Apple, ela não inovou em absolutamente nada com o Game Center. E já passou da hora de mudarem aquele visual horrendo do coitado.

  • Leandro Cardozo

    Pois é meus caros,

    Esse é o Google inovando!
    Falam pra caramba da Apple, que Steve morreu e a inovação morreu junto, blá blá blá…
    Tô vendo a inovação: Google Play Game, com os mesmos recursos, com o único diferencial sendo o acesso multiplataforma.

    Tem mais:
    Google Play for Education (Oi iTunesU); Chromebook (Oi TODA a linha de Macbooks).
    Google Play Music All Access? Humm, que coincidência a correria desse lançamento em meio aos rumores que cercam a Apple sobre o mesmo tema.

    Enfim, muita novidade, muita coisa, mas apenas mais do mesmo, Coisas que já existem e que receberam uma camada de maquinagem do Google.

    Antes que alguns chorem: não era esse o agumento usado contra lançamentos da Apple “Isso já existe, a Apple só deu um tapa”? Então… pimenta nos olhos dos outros…

    E viva a inovação.

    Leandro Cardozo.

    • Daniel

      Chromebook tá mais próximo dos netbooks que dos MacBooks, em preço, propósito e capacidade. Com a exceção talvez do Chromebook Pixel, um híbrido estranho que não tem justificativa prática para existir.
      E para música por assinatura, já existem Rdio, Spotify, Pandora, Zune Pass…

      Concordo no ponto de que não há nada inerentemente novo nesses produtos do Google (e o mesmo vale para grande parte dos lançamentos de todas as empresas grandes, Google, Apple ou qualqure outra), mas essas comparações com Apple foram forçando a barra.

      • Daniel

        Vale a pena complementar: esses argumentos de que Apple não inova mais são realmente exagerados para mim. Historicamente ela sempre teve vários produtos “mornos” entre lançamentos realmente grandes, às vezes em intervalos de 6 meses, mas o pessoal tem essa visão saudosista de que nada recente é tão bom quanto nos velhos tempos.

        O “pior” iPhone de todos os tempos é o 3G, de longe. Lançado na era Jobs. Até mesmo do 4 pro 4S é uma evolução brutal em comparação.

        • Leandro Cardozo

          Então Daniel,

          Foi oque acabei de comentar mais abaixo, em outro post:

          Parte da imprensa especializada sempre diz que a Apple não inova. Só que parecem não enxergar que NINGUÉM está inovando. Qual foi a última inovação do Google, da Samsung, por exemplo?

          Aliás, tem que ver oq se chama de inovação. Hardware incremental pra mim não inova. Inovação pra mim e mudar o rumo de uma indústria ou de uma categoria de produto/serviço. A Apple fez isso com a música, com o iTunes, depois com tela touch, uso de apps (EU SEI QUE JÁ EXISTIAM, mas ela trabalhou de forma com que muitos a seguissem e mudou o que já existia antes), depois com o tablet, etc.

          O Google fez isso com o buscador, com a publicidade na web, mapas.
          A Samgung não fez nada na área de dispositivos mobiles, tablets e tal. Pode ter feito algo relacionado à TVs, 3G, etc, mas são coisas distintas das quais estamos discutindo.

          Enfim, o que eu vejo é a carga, a obrigatoriedade de inovação apenas nos ombros da Apple. As outras não precisam fazer nada, aparentemente.

          E quem enxerga isso ainda é alienado. OK.

    • Overlord

      “Google Play Music All Access? Humm, que coincidência a correria desse lançamento em meio aos rumores que cercam a Apple sobre o mesmo tema.”

      Correria?
      Tu achas que desenvolver um software no estilo do Google Play Music All Access é algo rapidinho de fazer?

      Desculpe, mas você não sabe nada sobre desenvolvimento de softwares.
      Pela tua lógica, a Google ficou sabendo do RUMOR que a Apple TALVEZ lançará ALGO sobre o mesmo tema EM ALGUM POSSÍVEL DIA DO FUTURO e resolveu fazer NA CORRERIA um software.
      Sinceramente, só falta dizer que a Google clonou um rumor da Apple…

      Deus do céu, cada fanático que aparece!

      • Acho inocência sua pensar que o Google não “crie” seus serviços baseado no que já existe, ou na direção que os concorrentes parecem caminhar.
        Sugiro a leitura de uma ótima reflexão do Gruber: http://daringfireball.net/2013/05/google_versus

        • Overlord

          Em nenhum momento sugeri que o Google não crie software baseado em algo que JÁ EXISTE.
          Leia de novo o quê eu escrevi, iLex. 😉

          Simplesmente falei que achar que o Google Play Music All Access é algo baseado em um rumor é, no mínimo, algo bizarro.
          Ele ser algo baseado em algo existente, como o Spotify, é óbvio.
          Tudo que empresa basea-se em algo já existente. Vide a Apple e seus mapas, como exemplo. 😉

      • Igor Camilo

        Sem contar que o os rumores dizem que o serviço “iRadio” será estilo Pandora: gratuito com propagandas. Por isso, creio que deve ser mais difícil um acordo com os dinossauros da indústria da música. Se a Apple quisesse fazer uma assinatura pro iTunes, ela já teria feito há muito tempo.

  • Maicon

    E quem ganha com isso?

    Isso mesmo! A gente! 😀

  • nada se cria, tudo se copia!

  • Willian F S

    Era só o que precisava…
    Não acho um clone, mas sim um aperfeiçoamento.

    Enquanto o Google+ não tem os usuários e outros recursos fúteis do Facebook, ele acaba se tornando muito melhor.

    • Lengo

      +1

  • Luiz Fabio

    Essa é a lógica dos fanáticos pela Apple:

    A Apple copia alguém e é ok, dizem que é “inovação”, mesmo que não traga melhoria alguma ou em alguns casos seja até pior que o original.

    Outra companhia implementa sua solução para o mesmo caso e mesmo que seja bem melhor que a da Apple, essa empresa está copiando a Apple e não a que teve a idéia original.

    Vai entender…

    • Willian F S

      Não cara… isso é quem se deixa alienar por opiniões dos outros…

      Se for falar de mouse… ah deixa quieto…

      Sou de total acordo que não houve cópia…
      Google é muito boa para fazer isso !!!

    • Leandro Cardozo

      Então…

      Parte da imprensa especializada sempre diz que a Apple não inova. Só que parecem não enxergar que NINGUÉM está inovando. Qual foi a última inovação do Google, da Samsung, por exemplo?

      Aliás, tem que ver oq se chama de inovação. Hardware incremental pra mim não inova. Inovação pra mim e mudar o rumo de uma indústria ou de uma categoria de produto/serviço. A Apple fez isso com a música, com o iTunes, depois com tela touch, uso de apps (EU SEI QUE JÁ EXISTIAM, mas ela trabalhou de forma com que muitos a seguissem e mudou o que já existia antes), depois com o tablet, etc.

      O Google fez isso com o buscador, com a publicidade na web, mapas.
      A Samgung não fez nada na área de dispositivos mobiles, tablets e tal. Pode ter feito algo relacionado à TVs, 3G, etc, mas são coisas distintas das quais estamos discutindo.

      Enfim, o que eu vejo é a carga, a obrigatoriedade de inovação apenas nos ombros da Apple. As outras não precisam fazer nada, aparentemente.

  • James Sabel

    Só vejo vantagem nessa iniciativa do Google, não acho o cadastro do G+ um empecilho por dois motivos: primeiro que, pra usar um serviço como esse, é apenas lógico que precisa de algum cadastro, ou os registros iam ficar gravados sob qual login? Da Apple ID? Tem que ser uma conta de quem está oferecendo o serviço, senão não faria sentido.

    E segundo que o G+ não oferece tanta resistência como o blog sugere, pode até ter sido criado com o mesmo intuito do Facebook, mas pesquisas apontam que a força de segmentação do público não é a mesma do Facebook (atualmente, pelo menos, o futuro quem sabe? Orkut já foi top, hoje é povão. Se o Facebook morre, quem vai ser o sucessor?).

    Pra variar, o blog endeusa a Apple de forma exagerada. A matéria tá bem legal, mas achei desnecessário o parágrafo desmerecendo a iniciativa.

  • Mauricio Furlam

    ilex, clone nao eh uma palavra meio forte? Entendo que se esta evoluindo nao eh exatamente um clone.

    • Willian F S

      Se tratando de opinião, não não é forte!!!

    • Maicon

      Cara esse blog sempre foi e sempre vai ser sobre Apple, e sempre vai se falar assim desta maneira sobre o concorrente, perfeitamente normal, sou muito feliz com meu Nexus 4 e com meu iPad, evolução é isso mas não espero falarem bem do que atinge a Apple aqui não, vai ser mto raro, e acho normal.

      • Pedro

        Cara,

        Não é porque o blog é da Apple que ele precisa ser cego. Gostar de uma marca e morrer por ela são coisas diferentes. Se você perde o senso crítico de analisar o concorrente e admitir uma derrota pra marca que você gosta, sua opinião perde credibilidade pra você mesmo.

        A gente pode gostar da marca, mas achar que tudo é clone e cópia é até infantil. A Apple tem é que acordar um pouco, porque os ‘copiadores infiéis que não têm criatividade’ estão a cada dia comendo mais um pedaço das fatias.

        • Maicon

          Concordo com você, só disse que acho normal pois é comum ver esse tipo de coisa em Blogs especializados apenas em uma marca. Não acho certo, mas acho normal.

          • Daniel

            Concordo plenamente com você, nos dois aspectos… triste 🙁

        • Pedro, cuidado para não taxar o Blog é cego só porque falou que o Play Game era um clone do Game Center.
          Em nenhum momento o texto diz que a Apple é superior ao Google e muito menos que a ideia foi inventada por ela. Mas foi uma forma de dizer que a “novidade” é apenas uma variação do que já existe, antes que venham dizer que o Google está inovando.

          Eu pessoalmente tenho forte convicção de que se o Game Center nunca tivesse existido, NUNCA o Google teria lançado este serviço. Aposto um boi nisso. Mas em nenhum momento isso entrou no texto.

          Sempre quando se fala de Google aqui há sempre a galera que lê entrelinhas onde não existem. Isso cansa.

          • Fabio

            Acho que você iria perder o boi.

            • “Achar” todo mundo acha. É a coisa mais fácil do mundo, porque não precisa nem pensar para isso. 😉

              O mais difícil é pensar em argumentos que sustentem uma afirmação, aí ninguém quer fazer, porque “cansa”. A preguiça mental geralmente é a que prevalece.

          • Overlord

            Eu pessoalmente tenho forte convicção de que se o OpenFeint nunca tivesse existido, NUNCA a Aple teria lançado o Game Center.

            • Também acho. Seria verdadeiro afirmar que o Game Center é um clone do OpenFeint.
              Qual é seu ponto mesmo?

            • Overlord

              Ué, meu ponto não é nenhum.

              Como tu falastes:
              “Achar” todo mundo acha. É a coisa mais fácil do mundo, porque não precisa nem pensar para isso.

              É minha opinião pessoal como a tua. Afinal, aqui é uma área para postar comentários, pô!

  • Breno Giesen

    O que salva o GOOGLE + ainda é o youtube, por isso esses numeros altos

  • Angel Aspron

    Muita gente comenta sem ler tudo, APOSTO!!
    HAUHAUHAHUAUHAUHAUHAHA

    Me divirto aqui viu…
    enfim…
    achei interessante a tentativa de arrumar a limitação imposta pela maçã, mas ngm merece ter que se cadastrar no Google+

    tava muito bom pra ser verdade!!

  • Guilherme H. H.

    mais um clone.. omg

  • Boanerges

    Beleza! Na minha simples opinião essa idéia de unificar os 2s sistemas ficaria ok agora o que é certo de acontecer vai ser de usuários hackear recordes ou seja colocando sempre recordes impossíveis de bater isso é uma coisa que ficou chata no gamecenter uma das coisas q tbm poderia acrescentar seria chat pois ficaria legal + quem sabe um dia e quem quiser me add no gamecenter $zynho$

  • A EA provavelmente vai continuar usando o Origin, que, até onde sei, é ruim tanto no desktop quanto no mobile.

  • krikaoli

    Um dos maiores problemas do Game Center são os placares hackeados.

    • Agora estes placares terão um público bem maior, em uma plataforma onde é ainda mais fácil alterar aplicativos…

  • Copeta

    ”Todos os anos, semanas antes da WWDC, o Google faz a sua própria conferência mostrando as Copias e novidades que tem para o ano.”
    As vezes é a sim que devia falar. 😉

  • Aniello

    Gente, uma coisa que a gente tem que entender é que a Google não é exatamente concorrente direta da Apple. A Google ganha dinheiro essencialmente com a venda de informações de perfis de navegação na web, para empresas usarem ads comerciais. A apple ganha dinheiro primordialmente com a venda de hardware.

    A Google ganha dinheiro, e MUITO, com usuários de iOS. Para ela não é tão importante assim se você usa Android ou iOS, mas sim se você usa ferramentas da nuvem com contas Google. Quem se preocupa de verdade com Android é a Sansung e afins. Por isto que o carro chefe do Android hoje, a cara do Android, é a Sansung, não a Google.

    E só como uma breve curiosidade, a Microsoft lucra, e muito, por questão de patentes, com cada Android instalado em Smartphones.

    É neste sentido que devemos esperar muita integração entre sistemas vindo da Google e pouca ou nenhuma vinda da Apple. A Google está cada vez mais investindo em interação multiplataformas (o que é bom para todos). A Apple dificilmente investirá nisto, mas sim tentará fortalecer o seu ecossistema (iOS, MAC OS X, iTunes, etc).

  • Odirlei

    O que é game center mesmo?

    Eu acho a implementação do game center tão porca e mal pensada (do funcional ao design horrível) que fez uma ferramenta com um conceito muito bom ser totalmente irrelevante no iOS.

  • Matheus

    Você NÃO precisa se cadastrar no G+, já que todo mundo que possui um email gmail possui conta tbm no google+.

    agora se você não quiser nem ter um gmail e quiser participar da rede, é mimimimi demais kkkkk
    é o mesmo de querer ter um facebook mas não querer criar uma conta.

    • Eu tenho Gmail e optei por não ter perfil no G+.
      Sua informação é imprecisa.

      • Luiz Fabio

        Pode não usar o Google+ ou sequer ter ele instalado.

        Mas se já criou alguma conta Google, já tem o Google+ vinculado à ela.

  • Ricardo

    ja esta funcionando esse google play?

    como ativa nos jogos do ios?

  • Eduardo

    Não acho que o Google + uma copia do Facebook. Acho infinitamente melhor e ficou ainda melhor com o novo visual. (Só comentando).

  • Carlos Junior

    So nao gostei de ter que usar o Google+. Mas ótimo poder jogar Fruit Ninja com amigos do ANDROID e n so do iOS.

  • PHD

    Seria legal se os jogadores pudessem falar ou trocar mensagens entre si no iOS 7.