Curiosidades

Para Ken Segall, a Apple deveria parar de adotar a letra S no nome do iPhone

iPhone S

Ken Segall é um antigo consultor de marketing da Apple, dos tempos de Steve Jobs. Foi ele quem ajudou a empresa a escolher o nome do primeiro iMac, introduzindo o conceito de colocar o “i” na frente dos nomes, que acabou influenciando em diversos outros produtos futuros (como o iPod, o iPhone e o Gradiente iphone). Ele também participou da equipe que elaborou a famosa campanha Think Different. Ou seja, uma referência no meio publicitário.

Esta semana, Segall postou em seu blog uma opinião no qual somos totalmente de acordo: a Apple erra ao adotar a denominação “S” no iPhone.

O problema nem é a letra em si, mas o conceito que este tipo de denominação passa. Segundo o publicitário, ao colocar o nome de iPhone 4S e, possivelmente iPhone 5S, a mensagem subliminar que a empresa está passando é a de que é um aparelho intermediário entre a geração passada e a próxima, sem muitas novidades. É praticamente “o modelo velho com algumas melhorias“. E esta impressão é comprovada pelo histórico de comentários de nossos leitores no lançamento do iPhone 4S. A maioria realmente acredita que é apenas um “modelo de transição“.

Nós aqui no Blog não poderíamos estar mais de acordo com Segall. Sempre fomos contra o uso do S na denominação de novos aparelhos, a ponto de perdermos uma aposta de tão absurda que a ideia nos parecia. E por mais piegas que possa parecer, a frase “isso não aconteceria com Steve Jobs” parece se aplicar bem neste caso.

iPhone 3GS

Todas as vezes que a letra S foi aplicada ao nome do iPhone, era Tim Cook quem estava no comando. Em 2009, Jobs estava de licença médica quando a Apple lançou o novo iPhone com o nome 3G S (separado assim mesmo). A desculpa do S era a velocidade (Speed em inglês). A primeira coisa que Jobs fez quando voltou ao comando foi juntar as letras e estabelecer que o nome ficaria sendo 3GS, que é menos ridículo.

Quando foi lançado o iPhone 4S, Jobs já tinha pedido demissão da Apple e as decisões eram completamente feitas por Tim Cook, que adotou novamente o S no nome do iPhone. Muitos brasileiros fizeram piada com a pronúncia “for ass“, mas aparentemente os americanos não acharam a mesma graça. A desculpa era que o “S” significava “Siri“.

Agora, muitos acreditam que Cook seguirá a mesma lógica com o próximo iPhone, que pode se chamar 5S. Mas Segall acha uma péssima ideia, pois passa uma imagem de “fraqueza” ao aparelho.

Segundo ele, dar o nome de “iPhone 6” chamaria muito mais atenção e diria ao consumidor que o aparelho realmente mudou, não é mais o mesmo. Não há porque menosprezá-lo dando um nome que o rebaixa. E tem lógica: se formos lembrar do que aconteceu com o iPhone 3GS, muitos na época disseram que ele tinha mudado pouca coisa, que era “basicamente o mesmo aparelho que o iPhone 3G“. Hoje, podemos ver que a diferença entre eles é gritante, tanto que apenas um está ainda à venda no mercado. O outro nem recebe mais atualizações do iOS desde o 4.2.

Ken Segall é um brilhante profissional e concordamos totalmente com seus argumentos. Dar este tipo de nomenclatura ao iPhone é menosprezar o aparelho e, do ponto de vista do marketing, é um erro.

via Ken Segall’s Blog

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexander Novarro

    Nunca tinha pensado assim… vc me abriu os olhos para essa questão! Vlw iLex!

    • Alan Gabriel

      Nossa, sempre pensei assim, realmente, nos passa uma mensagem que é só um aparelho igual ao antigo, com possíveis melhoras no Hardware pra dar um “S”peed

  • Gabriel Silva

    Também estou de acordo.

  • Mat

    Eu sempre pensei um pouco assim, apesar de ter comprado o iPhone 4S. Espero o lançamento do 6, do contrário ficaria com o meu 4S mesmo.

  • Diógenes

    Nunca comprei um “iS” por pensar justamente assim 😛

    Mas tmbm não adianta eles mudarem o S por outro coisa, sendo que o aparelho continue sendo “apenas” uma melhoria do antecessor…

    • vengeance6661

      Exatamente. Não adianta causar a impressão de que é um aparelho totalmente novo com a remoção do ”S”, se o aparelho não for de fato totalmente novo com relação ao antecessor..

      • Daniel

        Estou totalmente de acordo com esse ponto de vista!

        E qual o problema dela lançar um aparelho que realmente seja “apenas” uma melhoria?

        Ora, o produto iria vender bem mesmo assim. Essa preocupação de S ou não S é um ponto que diz respeito a uma parcela muito reduzida quando comparado a todos os consumidores Apple.

        A Apple iria gastar muito menos com pesquisa e desvolvimento nessa época de transição (com o S), e encheria o bolso de dinheiro mesmo assim.

        Empresas são empresas.

    • Vinicius

      Concordo, não adianta criar um iPhone 6 com o mesmo design no 5 e “apenas” melhorias técnicas/hardware.
      Se os modelos “S” não tivessem existido, já estaríamos no iPhone 7…

    • Warnick

      Concordo totalmente… Seria ate enganaçao, muitos iriam achar que eh um aparelho totalmente novo mas é so um upgrade básico ZzZzZzz

    • Luís. M

      Totalmente de acordo.
      Agora se o próximo for o
      iPhone 6 (e não 5S) E tiver uma aparência nova, tudo muda. Mesmo tendo so uma atualização de hardware e software.
      Agora se a carcaça do iPhone for a mesma e o interior diferente deveria ser chamado 5S. Já que até agora isso parece ser o aparelho antigo com o interior melhorado, so isso.
      Não sei se alguém entendeu o que eu disse 😛

    • Sergio Carvalho

      é uma opção. As versões iS são sempre melhores e com incrementos de tecnologia.

  • asCaio

    Agora vamos esperar pra ver oque o S do 5s vai significar

    • PHD

      S de samsung!

      • Luís. M

        Do nada esse cara vem falar em samsung!
        Kkk

        • Jesse

          E ele tá certo…homenagem a Samsung, porque não?

  • Zé Rezende

    “Que acabou influenciando em diversos outros produtos futuros (como o iPod, o iPhone e o GRADIENTE IPHONE).”
    kkkkkkkk
    Ri muito disto!

    • Leandro Fonseca

      Idem!!!

  • Ciro Espítama

    A Apple reforça essa impressão de ser apenas uma atualização pelo fato desses aparelhos “S” não terem um design diferente. O 3GS e o 4S tiveram upgrades tanto no hardware quanto no software consideráveis, mas o design permaneceu igual ao dos antecessores, o que reforça ao público menos informado a impressão de mais do mesmo. Claro que isso não teve impacto nas vendas, pois ambos aparelhos venderam muito bem. Compreendo que a indústria de acessórios do iPhone é gigantesca e não se pode mudar o design todos os anos, mas se tal mudança não é possível, então dessa vez o enfoque deveria ser no SO, nos dando um iPhone 5S ou 6 com um iOS 6 realmente revolucionário. As novidades dos últimos iOS foram boas, mas ou foram evoluções (iMessage, Podcasts, notificações, etc.) ou ainda não demonstraram todo o seu potencial (Siri, iCloud, Find My Friends, etc.). Seria interessante a Apple mudar o design a cada dois anos, alterar o iOS nos intervalos entre os redesigns e manter a atualização de hardware anual.

  • Rogério Amorim

    Concordo…

  • iRon

    Esse erro de marketing me faz não desejar os iphones S, pois nunca tive um.

  • Luís Felipe

    Outro problema é que, pela lógica normal, depois do iPhone 4 vem o iPhone 5 e não o iPhone 4S. Conheço pessoas, que quando foi lançado o iPhone 5 decidiram comprar o “modelo anterior” pelo preço ter diminuido. Porém compraram o iPhone 4 e não o 4S, pois nem imaginm que esse segundo exista.

    • Vitor Sá

      Nem tinha pensado nessa possibilidade, faz sentido. Todos esperam que depois de “algo” 4 venha um 5, deve confundir muitas pessoas mesmo..

    • Marcus Malacarne

      Quando lançaram o 3GS, eu imaginei que tinham feito isso para “igualar” a nomenclatura a versão do aparelho:
      1- iPhone
      2- iPhone 3G (por causa da tecnologia 3G)
      3- iPhone 3GS (pois este é o terceiro)
      4- iPhone 4
      5- iPhone 4S (esse deveria ser o 5)
      6- iPhone 5 (esse deveria ser o 6)
      ……

      Mas estava errado, continuaram com essa de colocar o S, também não gosto disso.

      • Josimar

        Também não entendo isso, a Apple fabrica a sexta geração do iGadget, e o chama de 5.

  • Danilo

    Excelente artigo, parabéns à equipe do BDI!

  • Klimberg

    “E o Gradiente iphone”

    Hahahahahahahaha…

  • Cleberson Pertile

    Mas e se a Apple tivesse chamado o iPhone 4S de iPhone 5, o discurso não seria mais afiado nesse sentido ainda?

    “A Apple lançou o iPhone 5 mas é igual ao iPhone 4!”

    Essa ideia de chamar de S não acaba servindo?

    Sério, eu acho que se a Apple não usasse o S, as pessoas iriam reclamar muito mais sobre a nova geração ser “quase a mesma coisa” que a anterior. Pelo menos com o nome iPhone 4S as pessoas já esperavam que ele não fosse tão diferente do 4.

    • Kolba

      Também penso assim.
      E digo mais, está na hora de acabar com as numerações e chamar apenas de iPhone. Mais limpo e sem essa polêmica toda.

    • Matheus

      Verdade, ia comentar isso, com o nome com S as pessoas já estão esperando apenas uma atualização, agora que já está todo mundo acostumado com isso se trouxer o iPhone 6 com cara de iPhone 5S a coisa ia ficar estranha.

  • Douglas

    Concordo totalmente, eu sempre pensei assim, esse tal de “S” passa um ar apenas de upgrade, as evoluções mesmo só acontecem nas gerações, “iPhone CLASSIC para iPhone 3G, iPhone 3G para iPhone 4 e iPhone 4 para iPhone 5 na visão das pessoas.

    E também acho que eles deveriam mudar o designe, esse estilo quadradão já tá passando um ar de antigo. Eu acho mt lindo essa traseira escovada, ficou show, mas deviam usar isso em outro conceito de iPhone, e não pegar essa escovado e praticamente coloca-lo no iphone 4.

  • Rodrigues Costa

    Faz total sentido.

  • Rodrigues Costa

    Faz total sentido.

  • Thiago

    Concordo.

  • Fábio Oliveira

    Melhor só se fizer como com o iPad. Temos iPad e iPad Mini. Se vier um novo iPad chamar-se-á iPad novamente.

    Neste caso o iPhone tem que ter outros nomes mas ter três linhas de iPhone parece-me o melhor. Cada ano temos um novo iPhone+ e o do ano anterior pode passar a ser vendido como apenas iPhone. Entretanto também se pode ter um iPhone mais barato com outro nome.

  • Cristhian Vieira

    Olha, eu discordo, mesmo com toda minha insignificância perto de tamanho perito.
    Eu tive oportunidade de usar o iPhone 4 por 3 meses, e dai troquei pelo 4S, a diferença é significativa na usabilidade do dia a dia e com alguns aplicativos mais pesados no tempo de resposta.

    Inicialmente meu objetivo era ter iPhone de versão em versão ou seja, 3G para o 4, do 4 para o 5 e suscetivamente, porem com a experiencia que tenho com o 4S, mudei completamente meu pensamento, alem do que nas versões S se não vier com nenhuma feature nova pelo menos as anteriores vem corrigidas e com mais qualidade pro usuário.

    Experimentei o iPhone 5 por uma semana, e não compensa a troca que a meu ver, significativamente, seria apenas pela tela maior, já que na utilização do dia-a-dia o 4S responde igual.

    Ter o modelo S, só tem um ponto fraco no quesito Design, pois pela experiência eles estão sempre mudando nas main version, mas este ponto fraco é puramente consumerista e fútil, pois se ganha qualidade na versão seguinte com design da anterior.

    Minha opinião.

  • Marcelo

    Com a velocidade com que a Apple lança novos modelos, acho que só o S nao vai ser suficiente… Ou então, em breve teremos o iPhone 117…

  • Ricardo

    Tem um um outro lado no conceito do ”s”.

    Supondo que no no segundo semestre desse ano seja lançado o iphone 6 (o que iria ser chamado de iphone 5s), ele aumenta a imagem do iphone por ser denominado de 6, porém ele denigre a imagem do 5, que mal está no mercado e já vai ser considerado como um aparelho passado. Se a mesmo assim, a denominação continua sendo 5s, 2 gerações de iphones ainda são tratados com um conceito ”novo”.

    Marketing não é tão simples como parece, tudo tem seu pró e contra, e como publicitário, eu digo que sou a favor do ‘S’

    • Vinicius

      Muito bem observado.. os modelos “S” fazem seus antecessores imediatos parecerem menos “defasados”

      • J3ff

        #Fato

    • J3ff

      Essa é a questão !!!

  • Luis Cesar

    Enquanto essa denominação existir, prefiro fazer a troca apenas destes aparelhos (estou com o 4S hoje e pegaria um 5S se ele um dia existir), pois é o que o aparelho realmente deveria ser. Um ciclo de evolução completo.

    • Copeta

      Boa. No fundo, eu também faço isso.

      Mas, e se vier realmente um iphone de baixo custo, como ele se chamaria? iPhone 5M? (mini))

      gostei quando ele disse ”Acho que é seguro dizer que quando você está procurando um novo carro, você irá procurar por um modelo 2013 – e não um modelo 2012S. O que é mais importante é que você irá adquirir o mais recente e o melhor.”

  • Daniel Mariano

    Mas por fora do iPhone 3g pro 3gs nao foram muitas e do iPhone 4 pro 4s tbm nao foram. Mas em relaçao do 3gs para 4 foi espetacular, assim como do 4s pro 5.
    Obs.: Estou falando só sobre a carcaça, olhando ele somente por fora, sem contar suas melhorias do software.

  • Wilsians Humphreys

    Pra mim ”S” quer dizer ”Second”

    Iphone 3g ”second”
    iphone 4 ”second”

    Ou seja , 2.0 !

    iphone 3g 2.0
    iphone 4 2.0

  • Copeta

    E, sem falar que o próximo seria o iphone 7. Talvez fosse melhor chamar de New iPhone mesmo…
    Mas no caso do 3gs, qual o outro nome que colocariam? teria de deixar o 3 porque era a terceira geração. O segundo foi 3G porque foi o primeiro iPhone com 3g. O primeiro as vezes é chamado de 2g por que tem 2g. Talvez fosse melhor chamar o iPhone de acordo com sua funcionalidade, tipo iPhone Siri ou IPhone Faster…

  • Diego

    Acho importante essa letra S,pois se mudarem o nome vão estar enganando as pessoas,pois como já disseram será um nome diferente mais com conceito igual,seria mais uma forma de enganar as pessoas.A Samsung é quem costuma mudar o design todo ano ,por isso a necessidade de mudar o nome.Agora será que existe espaço para mudanças de design tão rapidos todos os anos?Eu não consigo imaginar no momento outro design para o Iphone,se eles fizerem de forma igual ao Lumia como tem aparecido será horrível,a Apple acerta justamente por trocar seus aparelhos por mudanças menos radicais e isso acaba sendo bom,pois se o Iphone 6 chegar do mesmo tamanho ou com tela de até 4,3 e mais fino será perfeito,agora se eles fizerem um design estranho perderá grande parte do público.Eu mesmo adoro a Apple por seus designs e boa especificação,mais acho que os preços são abusivos.Eu pretendo trocar meu Iphone 3gs pelo Iphone 4 ou S IV mini,o que tiver na faixa de R$ 1000 mês que vem eu compro..

  • Rangel Araújo

    Tive o 4, 4S e agora estou com o 5, e digo: pra mim a diferença do 4 para o 4S é muito mais perceptível do que do 4S para o 5!
    Com certeza prefiro o 5 por ser leve e fino, mas não percebi diferença nem na câmera nem no processamento (com os apps que uso) quando passamos do 4S para o 5. Já o 4S é um outro celular dentro da carcaça do 4, muito mais rápido e a câmera já é incrivelmente boa para um celular.
    Penso basicamente assim:
    Do 3GS para o 4: design, tela retina e câmera
    Do 4 para o 4S: processamento e câmera
    Do 4S para o 5: design

    • Maycon Lima

      Amigo, poderia exemplificar os apps que usa, pra termos uma melhor noção?

      • Rangel Araújo

        apps normais: mail, podcast, facebook, instagram, flipboard, nike+, numbers, real racing 3…
        digo que o 4 engasgava um pouco na maioria dos apps, e do 4s pra cá não

  • Thiago Mil

    Eu ja penso totalmente diferente, prefiro sempre o “S”, sempre o iPhone de base (3G, 4 e 5) vem com diversos problemas que no Definitivo “S” vem corrigido (3GS, 4S e possivel 5S), eu acredito que os modelos sem o “S” que sao os aparelhos testes, com inovacoes que vem com problemas, e o “S” vem corrigido e bem melhor, como o 4 e 4S mesmo, o 4S eh de longe muito melhor, e assim espero do 5S.

    • Daniel

      4S consome e sempre consumiu mais bateria que o 4, sendo assim, essa teoria cai por terra….

  • Leonel Passos

    Eu preferiria que eles parassem com essa coisa de “S” nos nomes de iPhones, mas eles tem que passarem a mudar o celular de forma significativa a ponto de ter o porquê de receber um número novo e não uma letra!
    Por exemplo, como vão chamar de iPhone 6 se ele for exatamente igual o iPhone 5 e só ter umas mudanças básicas internas, como velocidade e um diferencial mínimo no iOS? Enfim… O celular tem que ter um design diferente a cada geração, para que faça justo um número novo.

  • Nícollas

    O próximo será iPhone Six, o próximo 6S… um tanto estranho de pronunciar…

  • Alexandre

    Eles fazem isso porque o design não mudou.

  • Eu discordo.

    Lançar exatamente isso: um aparelho já existente mas melhorado não pode ter outro conceito! Se vai abandonar o “S” e chamar de “6” então precisa ser inovador e diferente do antecessor! E ser inovador não é melhorar a camera ou dar mais velocidade…

    • João

      É essa a questão, meu caro.

    • Cláudio

      Concordo, veja como ficaria estranho se o iPhone 4S tivesse se chamado de iPhone 5, mesmo desgner, mesma coisa, podia até chamar o iPhone 4 de 5 que ninguém ia notar, a não ser se fica-se olhando muito.

  • SongBird

    De adianta a Apple mudar o nome, se o hardware virá parecido com a geração anterior? Sou da opinião de que não adianta passar um nome forte se o hardware em si vai demonstrar a tal “fraqueza”!

    • Philip Borges Costa

      Nada haver oq vc falou. iOS é um hardware mais superior que existe, ele é liso, sem erros, se vc tiver um android vai saber q quantos mais apps instala, mais lento fica, e no iOS não. agora jailbreak sim fica lento.
      Mais nada haver isso que falou

      • SongBird

        Amigo, você não entendeu bulufas do que eu disse! É só ler meu comentario novamente com a supervisão de um adulto que possa te explicar que você vai entender!

      • SongBird

        Ah, e hardware é o aparelho em si… iOS é software!

  • Philip Borges Costa

    4S fica muito mais massa que iphone 5 igual ao 4. 5S tbm seria assim, iphone superior que o 5, então o 5S.

  • Eduardo

    O proximo deveria se chamar iPhone 5W (waterproof).

  • Anderson Batista

    Nossa me veio a lembrança de nunca tive um iPhone com a nomenclatura “S”, já tive o iPhone 2g, 3g, 4g e agora o 5g, eu nunca tinha pensado nosso. Em relação ao post, interessante esta visão!

    • iJonh

      4g e 5g? Desde quando?

  • Stefano Angelo

    O “S” é para quando chegar aquela hora terrível em as coisas sairem do controle.
    Oh Shit!

    Sorry.

  • iJonh

    O Blog devia fazer uma aposta de novo e sortear um iPhone 5S, ou seria iPhone 6?

    • Você quer apostar? Vamos apostar nós dois então. Depositamos em uma conta neutra o valor de um iPhone novo e aí o que ganhar, leva. Topa?

  • Eduardo Sant’Ana

    Eu sinceramente não sou muito a favor de colocar números nos nomes, pois chega um ponto que a coisa se complica, tipo, e quando o iPhone estiver na sua 20 Geração? Ele se chamará iPhone 20?

    Quando resolveram tirar os números nas futuras gerações do iPad eu achei a ideia boa (Do ponto de vista da empresa), mas “The New iPad” achei um pouco simples demais, a Apple tem mais potencial.

    Não estou criticando a Apple nem nada disso, até porque nomenclatura para mim não e algo importante e sim o conteúdo. Mas peguemos os MacBooks como exemplos: O MacBook Pro pelo nome subentende-se que seja um aparelho mais robusto, algo mais potente. Já o MacBook Air seria um aparelho de uso mais casual, um aparelho para quem não necessita de muita potência.

    Se a Apple for mesmo lançar um aparelho mais barato, porque não chamar o mais barato de iPhone Air, e o iPhone mais caro de iPhone Pro. O mesmo poderia ser feito com o iPad.

    São só ideias galera, eu acredito que assim acabaria com alguns conflitos acerca da nomenclatura dos iPhones, até mesmo umas questões de marketing. Lógico que o exposto acima e só uma ideia que eu compartilho com os leitores desse blog. iLex o que você acha? Deixa uma ideia aí para nós, seus leitores fieis =D. Abraços para todos.

  • Vitor Camargo

    Não concordo, acho interessante eles colocarem um “S” porque quem tem um modelo inferior exemplo o 4, não ficou muito frustado quando lançou o 4S… Foi o meu caso, eu tinha o 4 e fui direto para o 5, assim vai ser se tiver o 5S eu pulo para o 6 😉

    • TiãoGavião

      Mesma coisa vai acontecer agora, quem tem o 5 vai esperar o iPhone6, obvio!! 🙂
      Também tem outra, qual necessidade ou razão para trocar de iPhone, iPad, Macs por ano!?!? Só para o iLex que vive disso 😉

  • Yuri

    Mas devemos concordar que do iPhone 4 pro 4S não teve tanta diferença quanto teve do 3G pro 3GS. O 4S foi, pra mim, realmente uma atualização.
    E se o Tim Cook Seguir a mesma lógica que foi do 4 pro 4S, o iPhone 5S não passar de um modelo de transição realmente.

  • Vinícius Túlio

    acho q a nomeclatura deveria ser só iPhone, como os iMacs e agora os iPads q só se diferem pelo ano de fabricação.

  • JanjaBoy

    Será que não foi o Ken Segall que deu a idea de iFone para a telecom mexicana? 😛

  • RAVAGNANI

    Acho que passou da hora da Apple padronizar a linha de iPhone como fez com o iPad na versão mais recente e como já é feito com toda a sua linha.
    Chega de números!
    Basta lançar o novo iPhone, simples assim.

    • Luís. M

      Prefiro com números, imagina uma conversa no futuro se isso acontecesse como você está sugerindo.

      -Eu tenho o iPhone
      -legal, mas eu tenho o iPhone
      -Que iPhone?
      -O iPhone 9, e que iPhone você tem.
      -O iPhone
      -Sim eu sei, mas qual.
      -Não sei, não vem dizendo.
      -Me deixe ver. Ah, é o iPhone 8S-8-alguma geração que vem antes do meu.
      Nao vai ter como comparar os iPhones, vai ter gente conferindo como se fosse iPhone 6S e gente conferindo como se isso iPhone 8, entende?
      Fica ruim

      • RAVAGNANI

        Resposta da conversa meu iPhone é de 2012, 6ª geração.
        Exatamente como acontece hoje com os outros produtos da Apple.
        Só a título de curiosidade na traseira do iPhone nunca apareceu o número, apenas iPhone mesmo.

        • Luís. M

          Eu mesmo não sei qual é a geração do meu iPhone (só se eu parasse para conferir).
          Só sei que é o 4S, e que na caixa vem dizendo.

      • Diogo

        Até onde eu entendo da Apple, é justamente esse tipo de conversa que eles querem evitar. Simplificar as coisas para o consumidor. Motivo pelo qual tiraram os números do iPad. Não interessa, se vc tem o iPhone 7, 172, 28S. Vc tem um iPhone, use ele e troque quando achar necessário…

        Claro isso gera diversos impactos e talvez acabaria complicando outros pontos, mas não esse, de 2 pessoas vendo qual o iPhone é o mais novo…

        • Luís. M

          Foi apenas um exemplo

  • Victor

    Pra mim o que importa é o nome “iPhone”… o resto é detalhe!

  • Doges

    Tanto que nesse ano qual vai ser a desculpa dada para o “S” ?

    • JanjaBoy

      Homenagem a Steve……

      • Alexandre

        Huahuahiuahuahhua

  • Pedro HH

    Só vão tirar esse S dos aparelhos, quando a cada ano inovarem bastante, mais na parte do Design e um pouco mais nos iOS, mas se não atualizam tanto nessa rapidez, acho que o S é útil, indicando um pequeno melhoramento. Como disseram anteriormente, se o 4s fosse chamado de 5, todos iriam achar um absurdo e que a Apple não inovou nada.

  • digoloureiro

    Na industria de carros este tipo de acréscimo de letra com Camara SS traz um significado de que o carro tem um kit a mais de opcionais como câmbio mais veloz Sport, Rodas de liga, etc., mas na tecnologia isso não mostra o quanto pode aumentar a credibilidade da evolução do aparelho.

  • Destroyzer

    Eu vejo diferente. Todos esses S são de fato melhorias do antecessor. Mas invés de desprezá-los devemos dar mais atenção porque todos os que tiveram S foram aparelhos que “melhorou pontos negativos” do seu antecessor sem S. Como foi o caso fo 3Gs e 4S. O iPhone 5 também não foi lá essas coisas tendo vista o 4S, então basta a gente esperar o 5S pra ver o “verdadeiro” próximo iPhone.

    • Sal.2109

      Concordo,meu iPhone 4 o botão home
      Dava problema direto o 4s nunca tive problema,o i5 com uma semana ganhei um risco na tela,o 5s vai ser mais resistente.

  • Mauricio

    Pra mim podem chamar de iPhone 5S, 6, 7, 15, JLE (Jobs-Limited-Edition), SiS (Suck-it Samsumg) ou o raio que for, desde que ele venha com melhorias REAIS…

    • Francis

      Concordando plenamente com esse comentário.!!

  • TiãoGavião

    Verdade seja dita 😉
    Mas quem acompanha o mundo Apple sabe/compra sempre o próximo aparelho com melhores UPs. A realidade é que a Apple dá um “tapinha” no aparelho como muitas empresas fazem, famoso “tic, tac” 😉

  • Diogo

    Concordo com a lógica de usar o S. Acho idiota achar que realmente é o Tim Cook quem falou “coloca o S ai” e que o Steve Jobs não tinha nada a ver com a pitomba. Nomes são responsabilidade do marketing(apesar de precisar da aprovação final de um tanto de gente… ), e se o Steve tivesse desaprovado o S do 3GS ele teria voltado e falado. Nunca mais façam isso, não coloquem o S.

  • Fabricio

    Acho que se a Apple lançar um iPhone 5S com o nome de iPhone 6 será muito pior para ela (a Apple), pois o que os consumidores esperam de um modelo novo do iPhone são mudanças mais radicais e perceptíveis na estrutura de software, hardware e no design do aparelho. Tirar o iPhone 5S seria somente mesmo se fosse para lançar um aparelho novo e completamente diferente, e não o mesmo aparelho com algumas melhorias, que apesar de serem melhorias consideráveis não transmitem a sensação de um aparelho mais sofisticado, moderno e superior em relação à versão anterior. Acho que manter os modelos i”S” permite ao consumidor analisar se realmente vale a pena fazer o upgrade, enquanto que se tirar o “S” pode induzir muitos consumidores a fazerem um upgrade do iPhone 5 para um 5S, o que não valeria a pena, assim como não vale a pena substituir o 4 pelo 4S. Meu ponto vista! Abraços a todos.

  • Jhonathan

    Concordo parcialmente pois pra lançar um aparelho com uma nova nomenclatura tem de haver uma diferença no design do mesmo e mudar o design é algo extremamente caro e portanto se justifica o uso do S pois um ano pode não ser tempo suficiente para se criar um bom design como o iPhone 5. Portanto, do ponto de vista dos lucros, manter um design por 2 anos e apenas melhorar o Hardware de um para o outro e adicionando o “S” no segundo modelo é extremamente mais vantajoso do que lançar um design por ano, correndo o sério risco de lançar algo não tão bom assim podendo manchar o nome da empresa (mais ainda, digo por causa do Mapas e do iOS 6 que acabou com meu 4S). E gastando milhares de dólares que poderiam ser usados para pesquisa de inovações para poder liderar o mercado pq isso sim garante a liderança e não um novo design por ano.

  • Juliano

    Se compararmos as diferenças entre o Iphone 3G e o 4 e entre o 4 e o 5, fica claro que o 3GS e o 4S são versões intemediárias mesmo. Não term porque mudar o número se o aparelho, na prática, náo representa tal evolução. O que a Apple deveria fazer é espaçar mais os lançamentos, daí ela não precisaria ficar lançando versões intermediárias.

  • Mateus Miranda

    Acho que a Apple deveria abolir não apenas o S, mas também os números, como fez em todo o resto dos gadgets. Era legal na época do iPhone 4. Agora, ficou tosco.

  • Luis Fernando

    Também penso da mesma forma, tanto que não compro os intermediários, pulei do meu iPhone 4 diretamente para o 5, nada de “S”

  • Guilherme

    Jaja qnd tiverem com: iPhone 12, iPhone 13… Vao parar de dar o numero e falar iPhone 2017.. iPhone 2018.. Vai ser feito carro kkkkkkk

    • Luís. M

      Kkkkk.
      Quem sabe

  • Pedro Derbli

    A questão é que de fato as versões “S” são uma versão intermediária, e a Apple faz questão de cada vez mais deixar isso claro. Não que eu seja favorável, mas essa é a verdade.

    As pessoas se ligam muito no design do produto, e a mudança do design do antigo pro novo traz uma carga de status pra pessoa. Ela tem como mostrar que trocou pelo novo. É triste, mas essa também é a verdade.

    O 3GS veio com melhoras mas com o mesmo design e conceito do 3G. E foi assim com o 4 e 4S e provavelmente se repetirá agora com o possível 5S. Até porque quem compra a versão de número cheio sabe que seu iPhone terá uma vida útil de design por 2 anos. Falo isso porque já vi gente com o iPhone 4 dizendo que era o 4S. Mas eu sabia que era o 4…rs

    Seria fantástico a Apple deixar todo mundo achando que irá lançar o 5S e de repente aparecer com um iPhone 6 completamente redesenhado e com novidades realmente boas. Seria lindo, mas duvido que aconteça. Isso porque também existe indústrias paralelas que dependem e ajudam a venda do iPhone: a das capinhas, dos aparelhos de som com docks para o iPhone, e etc.

    Acho que teremos um iPhone 5S com atualizações burocráticas. Será mais uma evolução sem revolução produzida pela Apple.

  • krikaoli

    Eu concordo completamente com o Blog. Entretanto, as vezes o iPhone novo não passa de uma leve melhorada, realmente. Eu gosto de qualquer que seja a melhorada, lógico; por isso, sempre sempre corro atrás dos novos modelos, ainda que seja apenas uma leve atualização.

  • Leandro

    Discordo. Eu acho que se o lançamento do proximo iPhone vier sem melhorias significativas, não vejo o porque de lhe atribuir um nº exato sem “S”. Pra mim o S não faz diferença, ou o 6, 7, seja lá qual for. No final de tudo sempre o chamaremos de iPhone.

  • Talvez eles queiram aplicar a atualização do algarismo apenas quando muda o design, e quando atualizam apenas o hardware adicionam só o S pra diferencia-lo.

    Talvez o S seja uma homenagem ao Steve, como ele estava de licença na chegada do 3G S, foi homenageado, e novamente após ter saído do comando, outra homenagem..

    Talvez ele tenha o ego muito grande e pense que o S no nome do aparelho seja o anterior, mas Super haha

    Por mim estaríamos no iPhone 6 já, rumo ao 7. Ninguém teria problemas em pensar que o aparelho novo com S seria apenas uma atualização de hardware se esse conceito não tivesse sido introduzido.

  • Francisco Vorcaro

    Porque quando ela fez aquele upgrade no iPad3 que ninguém gostou, ela não chamou de iPad3 “S”?

    A Apple tem cada uma viu? =p

  • Luciano

    Nao importa a nomenclatura utilizada e sim a politica adotada pela empresa. Sou fa dos produtos apple, mas a Apple ja da sinais de falta de criatividade e inovacao e vem tratando seus clientes sem respeito. Pra mim comeca a perder credibilidade em seus lancamentos, pois lancar produtos de 6/6 meses com poucas melhorias e ainda elevando os precos de seus produtos a niveis estratosfericos so mostra q seus executivos so estao pensando em cifras. Essa politica de segurar as novidades em seus lancamentos, so vao fazer duas coisas: ou sera cada vez maior o intervalo da compra entre seus gadgets ou a perda da fatia de seus clientes fieis para o sistema android. Lembrem-se q os desenvolvedores logo perceberao q existe um mundo la fora, que nao a apple, bastando pra isso a melhoria da qualidade e solidez do sistema androide. Cuidado apple, think different!!!

  • José silvério

    Além do mais remete ao S de Samsung

  • Jadson

    concordo 100000% desvalorizam o produto com esse S feio do caramba

  • Lucinao Matos

    Acho que o “s”deveria ser adotado para o aparelho de 8G de memorias

  • Thales

    Fora que com o lançamento do iPhone 5 eles estragaram a sequência… vejam:
    1º iPhone: iPhone
    2º iPhone: iPhone 3G
    3º iPhone: iPhone 3GS
    4º iPhone: iPhone 4
    5º iPhone: iPhone 4S
    6º iPhone: iPhone 5
    Para mim o nome do iPhone 5 deveria ser iPhone 6… Se pularam o nome “iPhone 2” poderiam muito bem ter pulado o 5 e lançado com o nome da sequência correta!

  • André

    Se o “S” do 4S era para Siri, o iPhone 5 teria que ser lançado, logo de cara, como 5S. Afinal, também tem o Siri.

  • Ricardo

    Acho errado dar o nome de iPhone 6 para um aparelho que é tem as mesmas caracteristicas fisicas do atual iPhone 5, pra mim uma versão só deve mudar quando se há uma mudança bem drástica.

  • Solly

    Acho que a ideia original era ter o “s” só no modelo 3G (pois era realmente o que a apple queria destacar no aparelho,, o S de speed. O diferencial do modelo). Por isso foi lançado separado 3G. S. Mas quando Steve Jobs achou que deveria juntar ( 3GS) então o S não seria mais pelo diferencial do modelo (maior velocidade),e sim para destacar um aparelho do outro. SE ASSIM FOR,O CULPADO PELA NOMEMCLATURA 5S não seria do Tim Cook mas do “gênio” Steve Jobs…..

  • Rodrigo Cardoso

    do 3g pro 3GS sem duvida foi um erro.
    Mas do 4 pro 4s nao…

  • Rodrigo

    A apple só esta sendo clara, não me venha com frivolidades, quer dizer que se uma empresa não tenta enganar o consumidor ela esta errado?

    O iphone 3G e o 3Gs são a mesma coisa e só muda a velocidade e mais umas poucas outras coisas, eu tive os dois e sei, o mesmo entre o 4 e o 4s. Para quem mora no Brasil o Siri até hoje não fala nossa língua e o facetime é muito usado, tão pouco que eu nunca vi ninguém usar.

    Tem algumas mudanças sim, mas a quebra de paradigma só veio com a mudança no número principal. Que mudou até o designe do aparelho.

    Agora se alguém acha certo lançar o mesmo aparelho, com um “app” a mais, ou um mapa diferente e chamar isso de novo/espetacular mudança, eu sinto muito pela falta de visão. Não é atoa que a apple esta ficando para traz, não sou eu que digo, e o que leio em cada blog de tecnológica que entro.

    Eu sou dono de um iphone 4 e nem penso em trocar por um 5, simplesmente não vale a pena, o 4G, que é o que pode fazer a diferença real, não funciona no Brasil. Se o novo iphone for um 5s, ou um 5s mascarado de 6, continuo sem trocar. E cada vez mais fico olhado para os meus amigos com Android com cada vez mais inovações em apps e liberdades.

    Falando em liberdade, fico desapontado em ver que a apple insiste em manter correntes grossas em seus desenvolvedores com medo, e usando a desculpa, de que eles possam estragar alguma coisa se tiverem mais poder de escolha. Um ambiente mais “solto” é fadado a ter mais erros e problemas, mas também é fadado é ter mais inovações e nos surpreender. Na balança se pesa o que é melhor para o usuário ou o que é melhor para a empresa, e a apple esta com seu lado da balança pesado de mais.

    E por ultimo, ainda bem que temos muitas opções e todas ainda boas, e na minha opinião seguem a seguinte ordem:

    Confiabilidade: iOs, Android e Windows
    Inovação: Windows, Android e iOs
    Respeito ao usuário: Android, iOs e Windows

  • J.Moura

    Acho que deve ser colocado um nome no qual expresse a mudança do novo aparelho.
    Por exemplo: “New Iphone5″ ou ” Iphone5 New” !

  • Dj Evandro

    Acho tão interessante os iPhone como 4 4s eo 5 será que vai ser o 5s o próximo smartfone!!!