Dicas

Dica: como configurar uma conta do Google sem Exchange no iPhone ou iPad

Google Sync

O Google abandonou o suporte ao protocolo Exchange ActiveSync e com isso, novos usuários terão que configurar o Gmail de forma diferente no iOS. Veja como fazer.

Entendendo o caso

No final de 2012, o Google anunciou que deixou de dar suporte ao protocolo Microsoft Exchange ActiveSync, substituindo-o pelas tecnologias CallDAV, IMAP e CardDAV.

Esta briga entre Microsoft e Google acabou respingando nos usuários de iOS, pois era justamente o ActiveSync que permitia as notificações push em emails do Gmail, que avisa da chegada de um email assim que ele chega na sua caixa de entrada. Felizmente, o iOS suporta normalmente os protocolos abertos adotados pelo Google e é justamente uma questão de mudança de configuração.

Configurando o Gmail no iPhone, iPod ou iPad

Se você tinha já configurado o Exchange antes da mudança, não deve ter notado diferença, pois o serviço continuará ativo para antigos usuários. Porém, quem está trocando de aparelho não está mais conseguindo configurar sua conta do Google pelo Exchange no novo dispositivo.

Push no iOS

Com a nova configuração, o aplicativo Mail só avisará da chegada de uma mensagem no intervalo de 15 minutos, utilizando o padrão do sistema. Quem usa o aplicativo independente Gmail continuará recebendo notificações instantâneas sem precisar do ActiveSync., mas como o iOS ainda não tem uma maneira de escolher o cliente de email padrão diferente do Mail, você terá que configurar sua conta também no sistema normal.

Veja duas maneiras de conectar os emails, calendários e contatos da sua conta do Google no iOS.

1. Pagando por uma conta Google Apps Business
O Google continuará oferecendo suporte ao Exchange através de seu serviço Google Apps Business, que é pago (mais detalhes aqui). Então, quem necessita muito manter o Exchange em sua conta do Google, esta é a única maneira no momento.

2. Configurando o email, calendários e contatos, sem ActiveSync
Para configurar os serviços do Google no iPhone, iPod ou iPad, siga os passos:

∙•➤ Para sincronizar emails e calendários do Google
Passo 1: 
Abra os Ajustes e vá até o menu Mail, Contatos, Calendários e toque em Adicionar Conta. Selecione “Gmail” e preencha seus dados de login na conta do Google.

Configurando o email do Google

Passo 2: Selecione as opções “Mail” e “Calendários“, para sincronizar a sua conta com o iOS. Com isso, você receberá seus emails no aplicativo nativo Mail e verá seus calendários no aplicativo nativo Calendário. Como opção, desative a opção “Arquivar Mensagens” se você quiser que ele apague as mensagens e não apenas as arquive.

Ativando email e calendários

∙•➤ Para sincronizar os contatos do Google
Passo 1: Caso você tenha contatos no Google e queira sincronizá-los com o iPhone ou iPad, você terá que adicionar uma configuração extra. Vá em Ajustes, no menu Mail, Contatos, Calendários e toque em Adicionar Conta. Selecione “Outra“.

Opção Outra

Passo 2: Selecione Adicionar Conta CardDAV e preencha seus dados, conforme o exemplo:

Servidor: digite “google.com.br”.
Nome de usuário: digite sua Conta do Google completa ou o endereço de e-mail do Google Apps.
Senha: a senha de sua Conta do Google ou do Google Apps. (Se tiver ativado a verificação em duas etapas, você poderá gerar e inserir uma senha específica do aplicativo.)
Descrição: digite uma descrição da conta (por exemplo, “contatos do Google”).

A partir daí, seu iPhone ou iPad sincronizarão os contatos do Google.

Com estas configurações, você terá o email, os calendários e os contatos do Google no seu iPhone, iPod touch ou iPad. Lembrando que você não é obrigado a habilitar os três, se não quiser, podendo optar somente pelo email, calendário ou contatos.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leandro

    Eu prefiro e muito usar o app do google para o gmail.

    • Roberto

      Depois de muito tempo passei a usar o app do Gmail e também tô achando melhor que o Mail residente. Dentre outras vantagens, o app funciona como o Gmail do PC com todas suas configurações, inclusive a de enviar mensagens através de outra conta.
      Único ponto contra: eu queria desativar o “push” e o app Gmail não me permite isso mais.

      • Raphaellz

        Vai em Ajustes -> Notificações -> Gmail e configura como quiser. =)

        • Roberto

          Neste caminho não tem opção de desativar o “push”.

      • Ana Luisa

        Roberto,

        Acabei de fazer o procedimento de compartilhamento dos contatos.

        Surgiu uma dúvida.

        Quando eu inserir um contato pelo Iphone ele será atualizado na minha lista de contatos do gmail ou esse contato estará hospedado no aparelho?

        Fiz o teste e não apareceu a atualização na minha conta do gmail.

  • Que porcaria! Mas eu ja nao usava esse Push do Exchange do Gmail pq ele gasta muita bateria. To usando o Mailbox, achei excelente, perfeito o Push dele… Igual whatsapp ou Twitter, chega em tempo real e gasta normalmente como qualquer app q usa notificação Push, fora o Mail

    • Como assim? O mail gasta mais bateria?
      Porque sempre usei ele e não acho que gaste tanto assim…

    • Luís. M

      As vezes o whatsapp leva 5 minutos para uma mensagem chegar.
      Por isso gosto mais do iMessage. Chega bem mais rápido.
      No iOS4 realmente chegavam instantaneamente, mas no iOS5, como forma de fazer a bateria durar mais tempo, eles modificaram alguma coisa no sistema de notificações push (não para chegar 5 minutos depois, mas para alguns segundos)
      Isso acontece com meu amigo. Pode ser a internet dele, mas o iMessage chega normal

  • Sorte a minha em ter configurado minhas contas Google antes desta alteração!!!!

  • Felipe

    Por isso que ainda uso o Hotmail (Outlook), sem essas complicações que o Google causa por causa de uma briguinha…

  • Allan

    Utilizava a sincronia de contatos do exchange, mas notei que ultimamente não estavam sendo sincronizados. Após configurar por esse CardDAV funcionou direitinho.

    • Ká Campos

      Allan eu configurei no meu IOS e sumiram todos os meus contatos..

  • Pablo

    E uma dica pra quem tem outras agendas no calendário do Google: Acesse https://www.google.com/calendar/syncselect e selecione as que você quer que sejam sincronizadas no iOS

    • Fernanda

      Adorei a dica! Obrigada!!

  • iBeto

    Arrumando meus calendários e minha agenda 😉

  • Max

    Se você tinha já configurado o Exchange antes da mudança, não deve ter notado diferença, pois o serviço continuará.. Notei sim !!! nunca mais recebi notificações push no aparelho !!!

  • rocha

    Usava o MailBox e voltei pro nativo iPhone, ele te da opção de apagar vários emails de uma vez…

  • Hozanan

    Os contatos não ficam duplicados? os do iphone com os do gmail?

    • @aguiazen

      Para quem já perdeu iPhone ou celular e sabe a dor de cabeça que dá ter que recadastrar os contatos, sabe que é útil ter seus contatos na nuvem para que caso você seja roubado ou perca seu celular, não perdeu seus contatos. Eles ficaram sim duplicados caso você os tenha cadastrado no seu iPhone e depois faça sincronismo com o serviço do Google, mas eles ficam em grupos distindos, você poderá exibir só os contatos do grupo do google, ou vice versa, só os do iphone ou todos…neste ultimo caso pode ser que apareçam duplicatas.

  • Rogério

    Não entendi direito.

    Então quem usa o programa nativo para e-mail com conta do gmail não consegue receber os e-mails na hora que chegam?

    • @aguiazen

      Sim, antes do notificações normais do email, ele parecerá na notificações do seu iPhone, o aplicativo é bem bacana sim.

  • Felipe Junqueira Penteado

    Eu sempre usei o Exchange Sync via Gmail, mas ao adiquirir novo telefone da Apple percebi que mesmo recuperando de um Backup Anterior a extinção do serviço pela google, não funcionava mais apesar de não dar erro nenhum e eu ser usuário antigo do serviço, e neste caso não deveria ter problema, mas tinha. Ainda bem que existe essa solução via CardDAV account. Recomendo. Pois o serviço do google já muito antes do iCloud e possível de sincronizar com qualquer dispositivo, android, ios, etc. Não tenho certeza quando a recíproca.

    • Ká Campos

      configurei no meu IOS 7 e sumiram todos os meus contatos..agora nao consigo mais encontra-los

  • Pedro Henrique

    Olá! No meu caso, tive problemas com meu iphone e comprei outro. Fiz a restauração do backup e desde então não consigo ter acesso aos emails pelo exchange. Minha dúvida é a seguinte: Só pq troquei de aparelho não consigo mais usar as configurações antigas do meu email?
    Alguém tem mais alguma dica para usar o email nativo do iphone e ter novamente as notificações push?
    Obrigado!

  • Estou querendo baixar tmbm.rs

  • Stefania

    Não consegui. Diz que houve uma falha na verificação da conta CardDAV.

  • Eduardo

    Alguem saberia informar pois troquei meu Iphone 5 que estava na garantia e agora quando restaurei o Backup minha conta do Google que estava configurada como Exchange nao funciona mais detalhe que ate dois dias atras estava funcionando normalmente.

    • O Google não está mais ativando contas Exchange em novos dispositivos. Sejam eles iPhones, Androids ou Windows Phones… :/
      Quem já tem ativado, pode continuar usando, mas quem restaura ou troca de telefone, perde o sincronismo com o Exchange.

  • Daniel

    Não consigo adicionar foto no meu perfil do app do gmail alguém sabe como faço

  • Márcio Celestino

    Estou desesperado. O meu e-mail do ig não funciona mais no iPhone. Diz que a senha ou usuário do imap são inválidos.
    Perdi as minhas notas e não acesso mais.

    Alguém pode ajudar?

    Sabe como configurar?