Notícias

O caso Neon Eletro e a história do iPhone 5 mais barato que nos Estados Unidos

Anúncios da Neon Eletro
Imagem: reprodução de anúncios publicados na web

Dezenas de leitores nos procuraram nas últimas semanas sobre o preço inacreditável de um iPhone 5 e de um iPad 4 anunciados pela loja virtual Neon Eletro. Um valor muito abaixo do praticado pela Apple até mesmo nos Estados Unidos. Como isto é possível? Seria um golpe?

Nós não podemos afirmar que seja golpe, até que a justiça brasileira determine isto. A única coisa que sabemos é que a empresa não tem a autorização da Apple para vender seus produtos no território nacional, o que já descarta a desculpa de que eles conseguem descontos direto com os fabricantes.

O caso foi levado ao Ministério Público esta semana por entidades de defesa ao consumidor.

Em outubro do ano passado, um leitor nos chamou a atenção para um anúncio que apareceu aqui no Blog, perguntando se “esta tal de Neon Eletro” era confiável, pois o preço do iPhone estava muito bom. Nós tiramos imediatamente o anúncio do ar até ter certeza que ele era idôneo, coisa que não conseguimos comprovar. Alguns espaços publicitários aqui no Blog são gerenciados pelo Google Adsense, que determina ele mesmo quais anúncios veicular de acordo com o visitante. Felizmente temos o poder de bloquear anunciantes quando percebemos que podem enganar o consumidor.

Porém, este tipo de cuidado não são todos os veículos que tem. Nas últimas semanas, os anúncios com preço inacreditável apareceram bastante em grandes portais brasileiros, como o UOL. Até mesmo o SBT divulgou bastante a loja, em espaços publicitários pagos em rede nacional.

Nós chegamos a pesquisar sobre o caso ainda em fevereiro e descobrimos que muita gente reclama até hoje de não ter recebido o produto comprado ou nem mesmo o estorno do valor pago. Ao mesmo tempo, há casos também de pessoas que receberam mesmo com atraso o produto, o que nos impede de afirmar, com certeza, que seja um golpe. A única coisa que pudemos fazer aos leitores que nos procuraram foi aconselhar a não comprar o produto por este preço quase impossível.

A legislação brasileira impede que se acuse uma pessoa ou uma empresa sem provas concretas.

O cuidado jurídico que nós tivemos, o site Gizmodo Brasil não teve e esta semana (felizmente) jogou a história toda no ventilador. Colocou na mesa toda a desconfiança e evidências de quão estranhas são as vendas da empresa, que foi aberta só em agosto do ano passado.

O mais estranho de tudo é que a empresa não é como as páginas falsas do Groupon ou vendedores pilantras no Mercado Livre: ela tem telefone e até chat online para responder todas as perguntas. E eles respondem mesmo, como uma loja comum. Em alguns contatos que tivemos (e se repetiu com alguns de nossos leitores), eles insistiram que os preços baixos são porque a empresa negocia diretamente com os fabricantes, o que permite comprar em grandes quantidades e reduzir muito o preço.

Mas isto não faz sentido para o iPhone 5, que até pouco tempo esteve em falta em muitas lojas. Sem falar que a Apple Brasil é a única que pode legalmente importar grandes quantidades de seus produtos para o país, pois ela não dá autorização para ninguém mais fazer isto. É ela quem traz o produto para o Brasil e distribui para as operadoras e redes de lojas autorizadas. E a Neon Eletro definitivamente não é uma autorizada Apple, apesar de usar o logotipo da Maçã no site.

Ou seja, não há como ninguém fazer um acordo diretamente com a Apple americana e passar por cima da filial brasileira. Isto quebraria o plano de negócios da Apple no Brasil, coisa que Tim Cook não tem planos de fazer.

Depois de questionada sobre o preço ser menor do que a Apple pratica até mesmo nos Estados Unidos, a Neon Eletro discretamente aumentou o preço dos iPhones e dos iPads, mas para valores ainda muito baratos para serem verdade. Que coincidência os preços aumentarem com a polêmica, não? O que aconteceu com “as negociações feitas diretamente com o fabricante“?

Preços Neon Eletro

Em nossa pequena investigação, feita antes do Gizmodo trazer o assunto à tona, vimos muitos clientes se sentindo lesados sem ter o produto. Mas no meio deles, alguns afirmam que receberam normalmente e até postam vídeos mostrando o produto e a nota. Mas estes vídeos são estranhos: em um deles, o cliente é de Jaú, coincidentemente a mesma cidade da sede da Neon Eletro. Em todos os vídeos, percebe-se o uso de estabilização de imagem (recurso presente em programas de edição, como o iMovie), mesmo que as pessoas teoricamente sejam diferentes.

Vídeo do Youtube

Outro ponto observado nos vídeos é que as TVs mostradas são fabricadas na Zona Franca de Manaus, e não importadas como o site afirma para justificar os preços. Qual é a mágica?

Não existe mágica. E nem explicação para estes preços. Se a importação dos produtos da Apple não pode ser feita legalmente sem a autorização dela e as TVs são fabricadas no Brasil, com todos os impostos embutidos, nenhuma das justificativas da empresa se mantém de pé.

O que ela ganha com isso? Que fórmula comercial mágica é esta, que consegue vender produtos sem lucro? E caso a justiça realmente confirme algum tipo de golpe, como ele acontece?

São perguntas que, juridicamente, nenhum de nós ainda tem condições de responder. O que temos é que esperar que a justiça se manifeste e dê seu parecer. Enquanto isso, a única coisa que podemos aconselhar é não comprar nenhum produto da Apple que seja excessivamente barato.

Pois o barato, geralmente sai caro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • luís

    😀

    • Danilo F Gomes

      Simples… A cada 10 compras um produto é entregue e 9 pessoas levam “cano”. Assim há como diminuir o “preço de custo” do produto.

      Levando-se em conta o preço de custo do produto direto do fabricante somando com nossa “razoável” carga tributária, preços mágicos como estes no Brasil cheiram a golpes.

      • Henrique

        A lógica desse tipo de golpe é assim:
        São 60 dias úteis para a entrega, o que dá quase 80 dias corridos.
        Como a compra vantajosa para o cliente é na modalidade de pagamento a vista, eles recebem e investem todo esse dinheiro em aplicações. No prazo combinado entregam algumas vendas (1 a cada 5 vendidos, por exemplo). Nos demais casos, enrolam as pessoas e depois devolvem o dinheiro (sem correção) como se a compra fosse estornada. As pessoas ficam aliviadas e 99% deixam por isso mesmo. Nesse rolo, eles ficam cerca de 3 meses com o dinheiro aplicado. Agora imagina isso com milhares de produtos caros. Eles faturam muito alto nos rendimentos da aplicação (pode chegar a milhões de reais).
        E, ao final de uma temporada, como todo golpista que se preze, desaparecem deixando os “últimos clientes” na mão, sem o produto e sem a devolução.

        • José Augusto

          Não viaja… para toda aplicação efetuada tem um risco embutido, para se obter um grande lucro, tem que ter um grande risco, o que torna inviável este tipo de golpe… mais fácil ficar com o dinheiro dos clientes… lembra daquele investidos em bolsa de valores de sp que roubou uma cidade inteira prometendo alto rendimento???

          • Willian

            Discordo… é coerente o que ele tá dizendo, pois há aplicações que o rendimento é baixo, mas garantido! Soma-se a isso a quantidade total de “produtos” vendidos…

          • Henrique

            José Augusto, a lógica que descrevi é para não cometerem ilícito penal nenhum (pelo menos não descaradamente). Lógico que, no fundo, isso seria estelionato do mesmo jeito, mas, devolvendo o dinheiro, fica difícil provar a intenção.

            • Henrique

              Ah, e a aplicação financeira é, lógico, de baixo risco. Investe 10 milhões na poupança (risco zero) pra ver quanto você lucra por mês!…

        • Felipe Drumond

          Isso não procede.

          Se eu vendo R$ 1.000.000 em produtos, eu tenho que pagar impostos.

          Se eu aplicar esses 1 milhão de reais por 6 meses, terei 30.000 reais e uns quebrados, que são totalmente insuficientes para pagar os impostos do 1 milhão em vendas.

          A matéria do Gizmodo não toca neste tópico e aplicar os valores, mas tem uma teoria muito factível, a de que vendem 3 e, com alguma dificuldade, entregam 1. Leiam!

          • Marcelo

            Ele só paga impostos sobre R$ 1.000.000,00 se ele faturar as vendas, enquanto o dinheiro está investido ele ainda não lançou as vendas e só lançará na medida em que for entregar o produto, ou seja, nem 10% disso.
            Se ele somente extornar o valor para o cliente ele vai ter o lucro do investimento e não pagará nada de imposto.

          • Junior Sperotto

            Felipe, um detalhe sobre os impostos. Eles só irão ocorrer com a emissão da Nota Fiscal, ou seja, como eles só fizeram um pedido e não houve emissão de NF, não há incidência de impostos, e mesmo que houvesses a emissão de NF, o seu cancelamento também cancela o tributo. Além disso eles ainda poderiam contabilizar despesas para devolução do dinheiro, como taxas cobradas por administradoras de cartão de crédito, taxas bancárias, etc. O modelo do golpe é bem plausível.

            • Victor Caricchio

              Junior, quase tudo que você disse está correto, menos uma parte..
              após emitida a nota fiscal, o cancelamento da mesma não implica no cancelamento do tributo, uma vez tributado, não tem volta.

            • Milton

              O Júnior está certo…Só há tributos após a emissão das respectivas notas fiscais. Se os camaradas usam o dinheiro por alguns meses sem emitir nota, haverá só ganhos financeiros. Ou seja eles contraem um empréstimo a custo zero, aplica esse dinheiro, embolsam os ganhos e depois devolvem….Pará alguns o dinheiro “tomado” e para outros, “bancam” as diferenças dos equipamentos e dos impostos e enviam alguns aparelhos pelos preços baixíssimos. Alguns clientes ganham na compra, outros não percebem que perderam ao emprestarem (contra a vontade) à Néon Eletro, pois recebem seus valores de volta e a NEON….Essa sempre ganha! O problema é que a ousa vai se agigantando e se perde o controle e daí, nem equipamento, nem dinheiro, nem nada, fica só o golpe em alguns!
              O ditado mais certo é: Esmola GRANDE….Cego desconfia!

        • Johnny

          Galera é uma vergonha esta loja, ela pega seu dinheiro e usa no mercado financeiro.
          Sim, exatamento como o pessoal esta dizendo no blog.
          Agora, o pior: dizem pertencer ao Grupo Silvio Santo, quem quer dinheiro, e o anúncio esta sendo veiculado em site de respeito.
          Esta loja tem que ser banida da internet e não tem autorização da apple para fazer anúncio de seus produtos.
          Fica dado o meu recado!!!

          • Robson Barros

            Foi só a gente pegar pesado que além de ter aumentado o valor do iphone, agora ele apresenta como esgotado.
            KKKKKKKKKKK, é nois mano.

        • Leonardo

          Falou e disse. Tb acho que esse é o plano dos golpistas

        • Fly Lee

          bom tomara que vc tenha razão, pq comprei uma tv deles, neon napoli de 40″ o prazo tem 12 dia pra vencer, não gostaria de perder esse dinheiro, afinal são R$854,00 só gostaria de receber meu produto, caso contrario o meu dinheiro, não me importo de ter-lhes emprestado mesmo que eles agindo de má fé, só gostaria do meu money d’volta

          • edgar r de sousa

            vamos reunir todas as pessoas que levaram o cano da neon eletro e chamar o celso russomano da patrulha do consumidor da rede record para resolver nossos problemas

  • Dinnosan

    Até a justiça se manifestar, se for um golpe, eles já terão ganhado muito dinheiro dado o fora.

    • Kolba

      É obvio que é golpe, não se iludam.
      .
      Agora iLex, que medo de ser processado. Tá loco, só com imparcialidades exageradas no texto. Não tenha medo, esses são estelionatários.

      • A questão não é medo de ser processado e sim agir conforme a lei. Há uma diferença aí que talvez você não tenha percebido.
        Se eu tivesse provas concretas, com certeza publicaria sem problema nenhum. Mas não é o caso.
        Posso até achar que há gato na tuba, mas acusar uma empresa sem poder provar nada, não seria responsável da minha parte.

        O Blog já recebeu outras cartinhas de advogados por questões muito mais simples que esta.

        Acho que o que o Gizmodo fez foi muito bacana e agitou alguns órgãos públicos a tomarem atitudes. Mas eles estão se arriscando sim, até mesmo postando uma gravação telefônica que foi feita sem autorização judicial, o que é contra a lei até onde eu sei (não sou advogado).

        • Kolba

          Meu caro, desconsiderando algumas questões jurídicas que você está confundindo (p.ex as gravações clandestinas não servem apenas como meio de prova lícita), entendo sua posição.
          .
          Agora gostei das cartinhas de advogados. Rsrs.
          Isto mostra a tentativa de alguém, que supõe-se ter algum conhecimento, em calar ou fazer amedrontar os meios de comunicação de uma forma clandestina e dissimulada no veu ver.
          .
          Agora, advogado por advogado, você também pode contratar o seu e processar por constrangimento ilegal os autores dessas “cartinhas”.
          Contudo, seja bem vindo à industria do dano moral no Brasil.
          .
          Abraços e perseverança.

        • Raphael Nascimento

          A gravação não é ilegal, posto que foi um dos interlocutores que gravou a ligação. Você precisa de autorização judicial para gravar uma ligação entre terceiros, cuja conversa você não faça parte.

          • Obrigado pelo esclarecimento. 🙂

            • Henrique

              Mesmo assim cuidado com esses esclarecimentos aí acima. A gravação por parte de um dos interlocutores realmente não é ilegal. Mas a sua DIVULGAÇÃO, sem autorização dos interlocutores, é sim ilegal. Gravar é diferente de divulgar / publicar.

            • Henrique

              Outra coisa: Acho corretíssimo sua postura em não acusar sem provas. Não se pode fazer isso de forma leviana, pelo menos não por parte de um editor responsável. Seu blog não é qualquer blog. E quem fala que você é medroso é porque nunca sentiu o gosto de ser processado por aproveitadores.

          • Fabio Machado

            Na verdade, uma gravação só pode ser feita e publicada caso tenha sido avisada ( o famoso “para sua segurança, esta ligação está sendo gravada)….um simples aviso legaliza uma gravação.

          • Lamartine Filho

            Perfeito raciocínio. Sou especialista em direto criminal e código de defesa do consumidor. E a respeito da gravação clandestina, não se engane com o nem, pois quando gravada por um dos interlocutores ela é plenamente possível como meio de apresentação de prova. Não se aplicando a teria do fruto da arvore envenenada, ou Poison Tree theory. Parabéns pela explicação. É isso mesmo.

        • Julio

          A respoata é fácil: lavagem de dinheiro

        • Leo Martins

          Alex, tudo bem? Por conta da repercussão do caso da Neon Eletro e desse post, acho que é importante vir aqui, como editor-chefe do Gizmodo, deixar claro algumas coisas que aparentemente estão nebulosas.

          Primeiro, o repórter que assina a matéria, Rodrigo Ghedin, é formado em Direito. Tivemos não só o respaldo do que ele aprendeu, mas também de nosso departamento jurídico para ir em frente com a matéria. Por isso, dizer que não tivemos “cuidado jurídico” não conta, em momento algum, a verdade. (E, se você mais tarde admitiu não ter muito conhecimento jurídico, é complicado afirmar algo assim, certo?). Dizer que não podemos “provar” nada também é curioso, já que o que fizemos foi levantar toda a história de uma empresa que há anos segue um mesmo ritmo e formato de venda. A apuração que culminou na primeira matéria sobre o assunto durou um mês, com fatos sendo checados mais de uma vez para não corrermos nenhum risco, e consultas e apurações incessantes, como preza o bom jornalismo.

          E mora nessa questão, do bom jornalismo, onde mais discordo com o que você diz, e que li em outros lugares: bater na Neon Eletro é fácil. Dizer que trata-se de um golpe é fácil. Isso já foi dito antes. O que fizemos foi mergulhar no caso para ir além do “é um golpe”. Apuramos, em várias mãos, para mostrar do que realmente se tratava. A partir do momento que você, lá em outubro, teve a sensação de que tratava-se de um golpe e preferiu não acompanhar a história mais de perto (já que ele vendia iPhones, o assunto do blog, faria sentido, não?), você escolheu não se arriscar, por motivos judiciais, e deixou de fazer um serviço importantíssimo ao seu leitor.

          Se para você o jornalismo é esperar apenas o que a Justiça tem a dizer sobre um caso, temos um grave problema. Se levarmos em consideração que grande parte de nossa apuração foi usada para instaurar duas ações, uma cível e outra criminal, faz sentido nos chamar de imprudentes? Se arriscar faz parte do jornalismo, mas se arriscar de forma prudente, como fizemos. E é nesses momentos em que tudo isso vale a pena, e não em lançamentos de produtos ou aplicativos.

          Abraços.

          • Oi Leo, obrigado pelo seu comentário. É sempre bom termos feedback sobre as coisas que escrevemos.

            Mas quero começar minha ponderação pedindo para não entrarmos em uma “guerra de egos“. Não quero questionar qual site é melhor, qual o que agiu melhor nesse caso. Não. Se esta fosse uma disputa de “quem cobriu melhor o caso Neon Eletro“, o Gizmodo Brasil ganhava de lavada. A matéria do Rodrigo ficou excelente e muito completa e foi um enorme serviço prestado aos consumidores brasileiros. Nada do que foi dito no artigo acima desmente isso.

            (Nos EUA é normal um site falar de outro, normalmente. No Brasil, basta apenas CITAR o nome de outro blog que muitos consideram como agressão e picuinha. Lamentável).

            O problema é que eu disse a frase “o Gizmodo não teve o mesmo cuidado jurídico“. Isso (acredito eu) deve ter lhe agredido e aí o resto das interpretações ficaram “nebulosas” para você. Mas se policie: isso é EGO e não é legal.

            Eu continuo acreditando que alguns pontos passaram um pouco da linha no artigo do Giz, mas isso é só uma opinião pessoal, que não faz desmerecer o artigo em si (que repito, ficou muito bom). Ser “formado em Direito”, com todo o respeito, não significa NADA. Não que eu ache que o Rodrigo não tenha condições e conhecimento suficiente em jurisprudência para ter feito o artigo com segurança, só estou questionando o seu primeiro argumento. Com certeza o Rodrigo sabe MUITO MAIS sobre direito do que eu, e se ele diz que tomou todos os cuidados jurídicos, eu acredito.

            Mas é preciso tomar cuidado com brigas de egos. Se o BDI não falou do assunto desde outubro é porque a situação era outra, como o próprio artigo do Giz ressalta. Em outubro (quando eles começaram com a campanha na internet) ainda não tinha quantidade suficiente de clientes com 60 dias úteis esperando e era difícil realmente afirmar alguma coisa. Em fevereiro, assim como vocês receberam diversos avisos e informações de leitores, nós aqui também recebemos. A diferença é que vocês tiveram tempo para ir atrás de forma mais profunda, enquanto nossa prioridade em fevereiro foi outra.

            Colocar a questão como sendo “medinho do BDI” contra “coragem do Gizmodo” acho de uma infantilidade inútil, que não leva ninguém a lugar nenhum, além de oferecer uma figura distorcida da realidade.
            Você coloca como se estivéssemos calados por medo judicial, o que não é verdade. O que o Gizmodo fez foi levantar todas as suspeitas e prováveis irregularidades. Mas não há, a meu ver, nenhuma PROVA apresentada no artigo. Foi opção de vocês escrever sobre suspeitas e evidências, mas até o Rodrigo (ou qualquer outro advogado) há de concordar comigo que nada PROVA realmente que eles são pilantras. Pessoalmente, eu acho que são, mas ainda não há fatos que comprovem isso de maneira definitiva. Até mesmo a polícia fez uma apreensão para AVERIGUAR a origem da mercadoria. Ainda há uma possibilidade (acredito que mínima) dela confirmar que não há irregularidades e devolver tudo. Pode ser que o atraso nas entregas seja fruto de incompetência e não de má índole, vai saber? Se isso acontecer e a polícia nem a justiça conseguirem encontrar irregularidades, pode ter certeza que o Gizmodo provavelmente vai ser processado, por difamação. É fato e mesmo um pouco entendido em direito sabe disso.

            Você fala de “jornalismo”, mas sabe que há diferentes tipos por aí. Se vocês optaram pelo “jornalismo Veja”, que publica várias suspeitas como se fossem notícias, é uma opção de vocês. Muitas vezes as suspeitas são mesmo comprovadas, outras não. Esta fórmula dá bastante pageviews e em muitos casos funciona, pois o povo brasileiro tem memória fraca e não confere depois de um tempo se aquilo se concretizou ou não. Mas eu não gosto disso e não adoto no BDI.

            Por isso, estou com minha consciência tranquila. Se amanhã ou depois a polícia ou a justiça realmente constatarem irregularidades, aí sim nós, vocês, todo mundo pode afirmar realmente que é golpe.

            Não se deixe levar por “ego ferido” e nem entenda a frase usada aqui no texto como uma CRÍTICA; não foi crítica negativa, foi apenas uma observação que alguns “formados em direito” também concordaram. Só citei o Gizmodo porque vocês realmente trouxeram bastante elementos para discussão e achei justo destacar isto. Só tentei acrescentar coisas que não tinham na matéria original.

            Respeito muito o Gizmodo Brasil e não quero entrar em atritos desnecessários, por bobagens. Muita gente nas “redes sociais” adoram briguinhas entre blogs. Eu acho um saco.
            Teve um colaborador seu (não lembro o nome) que ontem chegou a dizer que o BDI estava “protegendo a Neon Eletro“, o que é um absurdo hilário. Não sei como este texto aí de cima pode proteger a empresa, se muitos leram e começaram a ficar espertos contra ela. Faltou interpretação de texto para ele, ou estava mal-intencionado. Como costumo acreditar nas pessoas, prefiro a primeira opção.

            Um abraço e continuem com o bom trabalho, mas com maturidade para não se deixar levar por brigas de egos. 😉

          • Paulo

            o jornalismo ta ai para nos informarmos e ajudar pessoas, q como eu comprei no dia 20/02/13 e agora nao sei o q fazer se isso for um golpe? agora vai ser um longa espera de 60 dias uteis; gostaria de receber dicas de como proceder.

        • Fabio amaral

          Vc esta mais do que certo nos teus comentários acusar sem provas mesmo que tudo indique ser fraude seria um tiro no pé e vc poderia responder processo por calunia e difamação, sem contar danos morais e materiais.

          Sua postura além de ética é perfeita, sem mais.

          • George

            Lavagem de dinheiro nao… Pra lavar eles montariam um negocio que justificassem muita saída ( com nota ) SEM haver entrada… Negocio pra isso seria restaurante, casas noturnas etc… Nesse caso as entradas estariam muito altas… Ta mais pra golpe por fluxo de caixa como já explicado… Vende 5 entrega 1. Ele ganha 4000 e gasta 2000… Lucro garantido. As denuncias de nao recebimento são tratadas como qq empresa… E até ser fechada… Lá se foram meses ou anos…

      • TiãoGavião

        Acho que o BDI não deve ter medo mas…”prudência” coisa que ele fez no artigo. 😉

        • Dimitri

          Realmente, se Veja tivesse tido essa “prudência” em 2005, o Mensalão não estaria hoje julgado pelo STF.
          O que o Gizmodo fez foi jornalismo investigativo. Essa é a diferença. Eles têm estrutura para isso.

          • Gabriel

            O senhor deve estar de brincadeira né !? Responsabilizando a revista veja pelo julgamento do mensalão, acho que voce deve ficar mais esperto com o que voce le em, deve ser o tipico comentarista da internet que diz “o brasil é uma droga” “isso nao acontesse nos estados unidos” “é por causa do carnaval que a educaçao esta ruim” “os professores do parana tem mesmo que abaixar a cabeça pro beto richa” e assim vai, parabens.. tsc tsc

  • Vitor

    PILANTRASSSSSS!!!!!!!!!

  • Dudrone

    se for produto original, certeza que é contrabando. direto com os fabricantes? claro, afinal na china mafioso contrabandista é o que mais tem… ah sim, e chinês é claro…

    • Puding

      Cara na verdade acho uqe não. Como eles entregam apenas para algumas pessoas esses produtos, eles compram unidades ilegais sem impostos pelo paraguai, mas como eles enganam muitas pessoas sem entregar eles não ficam no prejuízo por comprar um iphone por 1500 e 900. Essa diferença é suprida com algum otario comprando outro produto.

  • Carolina

    Muito verdade! O barato sai muito caro. Eu, pessoalmente aconselho ninguém a comprar em Mercado livre, neon eletron e nesses vendedores do instagram. Comprem em lojas fisicas ou sites confiaveis. Tentei comprar meu iphone 5 a um vendedor no instagram e perdi 260 reais. Hoje não caio mais na mesma, e comprei o meu no site da tim mesmo.

    • Dimitri

      Comprei um notebook no Mercado Livre. Mas você tem de escolher um vendedor platinum.

    • Thiago Souto

      Essa é novidade comprar pelo instagran. O ML sabendo usar é tranquilo.

      • Marcus Malacarne

        Também não conhecia essa de vendas no instagram.
        Agora quanto ao Mercado Livre, já comprei algumas vezes e nunca levei calote, basta saber usar o site. Sempre que vou comprar algo analiso a reputação do vendedor, leio o que os outros compradores dizem sobre o vendedor, e no caso de produtos de maior valor, pague um pouco mais e use o Mercado Pago.

    • Diogo Lins

      Carolina,
      Acho que você está senso injusta com o Mercado Livre! Comprei meu iPhone 4 e o 4S direto por la! Creio ser uma questão de encontrar o vendedor certo! E o próprio site te dá meios disso acontecer! Vendedores com boa reputação e um bom número de vendas! O site também dá a possibilidade de fazer uma compra segura, onde você paga pro Mercado Livre e só depois de receber o produto o Mercado Livre envia o valor pago ao vendedor! Compro no Mercado Livre há pelo menos uns 5-6 anos, e nunca tive nenhum problema, com qualquer produto que seja! Desde iPhones, passando por perfumes e chegando até a livros!

      • Rodrigo

        Exatamente. O problema é que o Mercado Livre leva fama de 10 anos atrás. Hoje em dia é MUITO mais seguro comprar por lá. Eu mesmo já devo ter feito umas 30 compras por lá e até hoje recebi sem nenhum problema. É só dar uma pequena analisada em cada vendedor antes de efetuar a compra.

        • Carolina

          Certamente me desculpem que se ofendeu, o negocio é procurar vendedor confiavel.

        • Carolina

          Certamente me desculpem que se ofendeu, o negocio é procurar vendedor confiavel.

      • Luis Cesar

        Tem a questão do Mercado Pago também. Só uso o Mercado Pago nas minhas compras. Já comprei HDs externos, PS3, inúmeros jogos, softwares, componentes de PC. NUNCA tive problema. Chegou o produto? Tá ok? Então libera o pgto. Simples.

    • Augusto

      Mercado Livre é cofiavel SIM. Só tem que saber escolher o vendedor. Comprei ipod e hd externo la sem nenhum problema.

      • Gabriel

        Não confiem totalmente na ferramenta do mercado pago. Já vi pagamento ser liberado no dia seguinte à compra sem o comprador ter autorizado. Deve-se sempre procurar um vendedor honesto em primeiro lugar. Se o vendedor for pilantra dos bons (ou ruins nesse caso hehe), o mercado pago não vai te proteger do golpe.

      • George

        Realmente….Compro no ML desde 2003…Qdo nem existia ainda Mercado Pago…Nunca levei golpe. O problema não é a ferramenta e sim o operador dela que não sabe… É como dar um bisturi a quem não tem prática… Vai fazer merda…

    • Raphael Nascimento

      Já cansei de comprar no Mercado Livre e nunca tive problemas. O que causa problema é a ignorância de quem não sabe usar, ou julga antes de usar.

    • Vinicius

      Ah no mercado livre eu sempre comprei e sempre compro nunca tive nenhum problema.

    • Caio

      Você achou mesmo que conseguiria um iPhone 5 por 260 reais? Não conseguiria achar um 2G por esse preço.

    • Pedro Alves

      Então você tentou comprar um iPhone 5 por R$ 260 com um “vendedor de instagram” e foi lesada? Fale-me mais sobre isso =P

      Mercado Livre é relativamente confiável se você utilizar o Mercado Pago, mas você é a primeira pessoa que vejo confiar em um “vendedor de instagram” a ponto de se surpreender quando levou calote.

      • Tiago Santana

        e ainda deve ter ganho um vírus de brinde

      • Carolina

        Querido eu dei a entrada, quando chegasse pagaria o restante! Se ligue

      • Carolina

        260 e pagaria o resto quando chegasse, pois o vendedor tinha muitos seguidores no instagram e até pessoas dizendo que ja tinha comprado com ele. Lezada eu fui por ter confiado nele, mas por questao de preço meu querido, garanto que nao fui, tenho iphones desde o 3

    • Luis Fernando

      Não concordo..
      O mercado livre é muito bom, eu já vendi e comprei muito lá.
      Sei que as mercadorias não passam pelos famigerados impostos nacionais e que muitas são oriundas do Paraguay.
      Mas mesmo assim confio nos vendedores que tem boa reputação e principalmente naqueles que recebem comentários positivos sobre as vendas.
      Eu comprei uma Gopro Hero 3 (1600,00) mês passado e chegou em 3 dias via SEDEX, utilizei ela várias vezes e não apresentou nenhum problema até o momento. Informei o serial dela no site da empresa e passou, consegui atualizar o firmware.
      Então fica a dica, mercado livre assim como qualquer outro comércio, devemos ter muito cuidado antes de efetuar a compra.

  • Mauro

    Alguém prestou atenção no prazo de entrega:

    – Prazo de 60 dias úteis para Entrega, podendo ocorrer antes;

    Alguém se arrisca a comprar com um prazo desses?

  • Marcelo

    Tiveram aquela carga de iphones 5 roubados em São Paulo, estariam eles vendendo os tais iphones roubados? Pra min essa seria a única explicação lógica…

    • Puding

      Acho que não, acredito que a apple ja tenha bloqueado todos esse aparelhos pelo ID.

  • VALE LEMBRAR: Que na praça é nossa, o Carlos Alberto faz a propaganda, foi lá que conheci a loja, e o produto que ele usou na propaganda foi um iPad.

  • thiago Cruz

    Segundo uma matéria/post no site reclameaqui, a loja realmente entrega alguns produtos, porém a maioria não, sendo assim podem até ser reais clientes os vídeos de unboxing no YT…

  • Borges

    Comprei no mercadolivre meu iphone 5 e pg com mercado pago ( bem seguro) muito satisfeito.

  • Gregory

    Algum de vocês se lembra do lote de produtos da Apple roubados no ano passado?

  • Shads

    Segundo um site que eu vi, a cada 3 clientes 1 recebe o produto, fazendo o site crescer. ‘-‘

  • Marcus Alcazas

    Ninguém consegue vender produtos sem lucro, mas quando você vende 5 iphones, entrega 1, enrola pra entregar mais 1 e simplesmente não entrega os outros 3, já fica configurada a má fé e o lucro já tá explicado, sites como o reclameaqui nos ajudam muito a evitar golpes como este portanto desconfiar é o melhor remédio.

    • Diógenes

      Mesmo vendendo 5 e entregando 1, ela nao conseguiria lucro suficiente para pagar propagandas em horários comerciais na SBT e outros canais… E se mesmo assim vendessem uma quantia tão grande o suficiente para isso, sobraria muito pouco $ para os “proprietários” da “empresa” se arriscarem com transações fraudulentas para esta finalidade.

      • Marcus Alcazas

        Se já se obtém lucro buscando coisas no paraguai imagina vendendo nada e recebendo por isso, se isso não parar os proprietários ficam ricos, essa tua conta não bate porque um lado perdeu dinheiro e o outro ganhou e ganhar dinheiro é igual a lucrar, arriscar numa empreitada dessas é subjetivo e a propaganda é a principal arma valendo o investimento para atingir o máximo de pessoas possíveis.

  • Igor Fraga

    Este post é de utilidade publica, mas uma vez o blog do iphone mostra porque é o site preferido dos apple users e não apenas copiador de noticias gringas como outros do Brasil.
    Obrigado de coracao BDI

  • totesilvacom

    Este deveria ser o preço justo dos iPhones no Brasil. Pelo menos o iPhone 4 com certeza não vale 1499,00.

  • Renato

    Não estou acusando ninguém, mas o toda essa situação com essa loja, preço praticado, um contato com o fabricante que não existe e até produto entregue me leva a uma única suspeita… carga roubada.

  • Alessandro

    Essa reportagem do Gizmodo é uma das reportagens mais bem feitas que já vi num blog que cobre tecnologia no Brasil.
    É impressionante ver que sempre a desonestidade de uns ganha em cima da ignorância dos outros, porque por um preço desses ou é golpe ou é mercadoria roubada, nem no melhor caso de importação do mundo seria possível praticar um preço desses no brasil, é só fazer as contas.

    • Eloy Machado

      Concordo, a reportagem do Giz-br ficou formidável.

  • Lucas

    Ilex esse seu artigo me veio um pergunta, nao sera possível que esse site esteja exportando da China, porque eu Li em uma noticia de mais de um ano atraz no site techutudo que o iphone 4s estava sendo vendido pelo valor de US$ 199 entorno de 360 reais,ai mesmo com os impostos pagos o iphone nao sairia por mais de 700 reais.

    • Não, não seria.

    • Pedro Alves

      U$199 com subsidio da operadora e contrato de 2 anos obviamente para varejo, não atacado.

  • Jp Ramirez

    Eu quero

  • Andre

    A explicação é que eles compram fora do pais, vendem um pouco pelo preço praticado
    lá fora e lucram com os que eles vendem mas não entregam.

  • Roberto

    A verdade é que a Neon Eletro subestimou o poder da mídia ao veicular anúncios em grandes portais como UOL e também por divulgar em mídia televisiva.

    Os caras (investidores) têm bala na agulha e não iriam se expor de tal maneira sabendo que iriam estar prejudicando a própria empresa.

    Tais propagandas atrairam milhares de compradores que como em sua maioria não possuem a capacidade de ler o prazo de entrega.

    Não sabem distinguir 60 dias de 60 dias ÚTEIS, e acabam parando em sites como ReclameAqui gerando toda uma situação.

    Recentemente a Neon Eletro publicou um vídeo no Youtube esclarecendo a situação. Se informem melhor antes de saírem acusando empresas por aí.

    Qual o segredo pra vender tão barato? Perguntem para a Coca-cola qual a sua fórmula.

    Segredos não existem para serem compartilhados, principalmente de negócios.

    • Fábio

      CEO da Néon postando por aqui?

      • Rei/SP

        Vc foi muito condescente! chamá-lo de CEO? sabemos que não!

        • Fábio

          Estava sendo sarcástico.

    • Carlos

      Se vc faz parte dessa picaretagem ridícula, faça o favor de ir direto pro inferno…. É obvio e facil demais criar uns 300 perfis falsos dizendo que recebeu o produto, ou o dinheiro de volta para manter a fraude ativa…..

  • Rei/SP

    Excelente post!

  • Marcos Oliveira

    Fui no youtube e procurei o tal vídeo da imagem. No vídeo ele mostra a Chave de Acesso da nota fiscal, contudo fui no site chamado http://www.webdanfe.com.br/danfe/index.html e puxei e olha o resultado.

    http://www.webdanfe.com.br/webdanfe/danfe/GeraDanfe.php?crawledDanfeId=1765015763&uf=sp

    Caso curioso não ?!

    • Eloy Machado

      Boa! Mais um forte indício!

      • Eloy Machado

        Marcos Oliveira,
        depois que te respondi, resolvi refazer seus passos, usando o video e o site que vc recomendou (não conhecia, valeu). Ele localizou a nota, que parece igual à do video. Como eu não entendo dessas coisas, não sei dizer, só de olhar, se há alguma irregularidade.
        Talvez vc tenha errado na digitação de algum dígito da chave de acesso, os do começo estão ruins de ler. Eis aqui os primeiros 12 dígitos, caso vc queira refazer a busca: 3512 1210 3104….

        • iegor s jr

          Eloy
          Eu também fui ver no que dava e aparentemente a nota tá ok mesmo, não sei o que o Marcos quis dizer com “caso curioso”.
          Mas já valeu o alerta, não adianta tapar o nome, como o “diego” fez…
          Com a chave da nota tem-se acesso a tudo…
          À propósito, a chave completa é essa:
          35121210310483000184550010000050101077067367

  • tomispeed

    Isso ta parecendo lavagem de dinheiro. Compra o produto com dinheiro ilícito. E vende mais barato. Dinheiro legalizado

    • Eloy Machado

      Boa lembrança! Mas faria mais sentido essa hipótese se eles entregassem todos.

  • Riot Cláudio

    Agora que peguei o CEP vou aqui do lado em Jáu, comprar meu iPhone 5 direto com eles, será que vou levar um tiro ?!?

  • Diogo

    Vi um anúncio dessa Neon Eletro no programa A Praça é Nossa, anunciando uma TV LED de 42 polegadas 3D da Sony por R$ 950,00, uahauhuahuah.

    Foi a única piada do programa em que ri uahauuahahuaha.

    • Carlos Santiago

      uhauhauhauhauhauhauahuahuah

  • Lorena Couto

    ILex minha irma comprou em dezembro nesse site um celular LG, ele quebrou no primeiro mes de uso, primeiro ela foi na autorizada da LG que disse que nao poderia trocar o celular dela por ele ser da china e esse modelo nem era encontrado facilmente no Brasil ainda. Com essa informação minha irma ligou para Neon Eletro que pediu para ela enviar o celular que eles dariam outro para ela. Um mes depois ela recebeu um novo celular que ate hoje as vezes trava e fica com a tela falhando. Entao na minha opinião a loja não é confiavel por demorar demais para fazer a troca e oferecer um produto fajuto ! Ate hoje falo com a minha irma que ela teve muita sorte de não ter perdido totalmente o dinheiro dela.

    • Lorena Couto

      Aaaah esqueci de comentar a caixa e o manual vieram todos em Chines !

  • Bernardo Sampaio

    Nem duvido que seja original… Sabe porque?
    Eles podem vender 3 ou 4 e “sortear” quem vai receber. Eles continuam lucrando, né? E quem receber vai falar que recebeu mesmo e vai fazer outras pessoas comprarem.

    É o que eu acho…

  • Sérgio

    Já tem um monte de denúncias no reclameaqui, e até reportagem no youtube dessa empresa falcatrua

  • Overlord

    Quando a esmola é muita, o santo desconfia!

    Geralmente, empresas assim entregam algumas unidades para uns 10, 15 clientes e passam a perna em 500.
    Fazem assim para atrair mais consumidores…

    Pena que a Justiça brasileira é lenta e segue leis defasadas. No momento que uma empresa anunciasse um produto com preço muito mais baixo, que a concorrência deveria existir mecanismo de alerta para pedir esclarecimento sobre tal ato sem que necessitasse a denúncia de nem 1 consumidor.

  • Lucas

    Comprei duas tv’s de 40″ da Sony, eles atrasaram 20 dias além do estipulado mas entregaram os produtos após uma longa insistência da minha parte.
    Não digo que recomendo, mas que eles entregaram os produtos que vendiam no site isso eles fizeram.

    É uma situação complicada e me lembra muito o caso daquela empresa de implantes dentários que aplicou um puta golpe na galera , surge do nada, anuncia em todos os lugares possíveis, atende alguns clientes para gerar maior movimento e confiança e um dia do nada abre falência…..

  • A questão é simples esse preços nao existem. Infelizmente temho um amigo que caiu nessa, comprou um IPad 3 na Néon Eletro, pagou via boleto 875,00 a vista, ia 17/12/12 com previsão de entrega 12 dias. Passado o prazo ele entrou no site e o prazo havia mudado para 60 dias e agora para 90. Disse que tentou contato por telefone e nao consegue falar com ninguém. O pior é que eu avisei para ele nao comprar em loja desconhecida. Resumindo o barato sai caro. Qualquer novidade com relação ao caso eu posto aqui.

  • @WendellGun

    Se os comerciais dessa empresa fossem na Globo e não no SBT a Record ja tinha feito uma matéria a respeito disso pra já aproveitar a oportunidade e queimar a emissora que anuncia esses produtos.

  • Paulo Viana

    Algumas compras eles entregam para não ficar tão na cara que é golpe.

  • Mauro Filho

    É picaretagem sim. É só dar uma olhada no Reclame Aqui e lá tem denuncias contra eles e explicações de como eles agem, e o que é feito com o dinheiro de quem compra deles. São picaretas sim.

  • Bryanuhli

    Galera vejam no YouTube uma matéria do próprio Sbt,veja que uma consumidora alerta que após 5 meses decidiu cancelar sua compra . E sbt continua a divulgar essa empresa mesmo sabendo da possibilidade de ser um golpe.

  • Bárbara

    Jamais, eu ñ gosto de comprar produtos caros nem em lojas confiáveis, quanto mais nessas daí. Prefiro comprar na loja mesmo, vendo o produto na mão e saindo com ele na hora. Tô fora!

  • copeta

    Geralmente, quando vejo a foto de um iPad de primeira geração dizendo ser de gerações posteriores eu desconfio. É sempre bom olhar os comentários e as avaliações das pessoas antes de comprar o devido produto.

  • Lucas Leonardo

    Acredito eu que o golpe funcione mais ou menos assim..
    a cada 3 compradores que pagam o produto apenas 1 deles recebe
    desta forma o golpe se prolonga por um certo tempo ate que aconteça uma real investigação

    😉

  • Victor Grisi

    Compro sempre pela internet! Nunca levei calote! Ja comprei coisa da China pelo ebay, demorou 3 meses, mas chegou! Claro que eu comprei uma tela de um iPod nano 3G por $5,00 (10, 00 reais), na verdade comprei essa tela três vezes em três vendedores diferentes, o primeiro beleza, o segundo, depois do iPod ter tomado smirnoff ice, mandaram a tela com defeito, mas eu deixei pra lá, na terceira vez mandaram o produto ok. Fora que ja o próprio iPod tbm foi no ebay, só não tinha percebido que ele era usado, só observei isso depois na pagina do vendedor, mas ele veio funcionando todo direitinho! O ultimo foi um fone audiotechnica de um vendedor americano! Demorou 3 meses tbm! Mas tô com ele agora aqui usando q é uma beleza! Fora as lojas nacionais, submarino, americanas, Saraiva, kabum, lojadoogroencantado…. Pode-se ver que algumas são grandes lojas e outras bem menores, mas o que vale é a reputação! Sempre é bom conferir na internet, quais as classificações da loja! A loja supracitada na matéria não é uma boa alternativa, no reclame aqui e em varios outros canais na web mostram isso. Infelizmente o golpe foi grande, os caras usaram mídias supostamente idôneas para divulgar os produtos. O que gerou uma grande quantidade de compradores, inclusive os que não estão habituados a fazer compras pela internet!

  • Duann

    60 dias para entrega, boa jogada, assim não dá para cancelar a compra feita pelo cartão…
    Como o pessoal aí em cima disse, algumas estregas são feitas para incentivar o pessoal a comprar.
    Fora as propagandas pesadas, por meios que hoje são considerados bons e confiáveis.

    Lendo a repostarem do gizmodo, li que segundo o site de venda a mercadoria vem para Mato Grosso, para ser despachada, o que torna ainda menos plausível tudo isso, já que em Mato Grosso, o imposto é ainda mais caro tanto para chegada como para saída de mercadorias. Sei por que moro aqui, dependendo de onde você compra o produto, o valor sobe e muito, alguns vendedores nem enviam para cá.

    Além de tudo isso, sejamos sensatos… iphone por esse preço? é impossível, já que só existe um fabricante, e um distribuidor.

  • Icarla

    Xiiii..um dia a casa vai cair e a bomba estourar…quando isso acontecer eles vão esta bem longe com o dinheiro de quem pagou ,nao recebeu e nem será reembolsado!!!! Quando vi esses anúncios a primeira vez imaginei que eles mandavam o produto de fora e quando chegasse no Brasil seria obrigado a pagar os impostos de importação..mas parece que nao,…realmente Un mistério!! Mas vai durar pouco e muita gente vai ser lesada!!Fato!

  • Leonardo

    Esses produtos podem ser roubados…Deve ter alguns meses uma carga bem grande de produtos da Apple foi roubada em São Paulo,logo qualquer preço seria lucro…Eles podem roubar o resto também ué

  • Marcos MP

    Esse site é de um grupo de empresários GOLPISTAS, que sempre criam sites diferentes para tapiar os consumidores. Eles usam o esquema 3×1, ou seja, 3 pessoas compram o mesmo produto e apenas uma pessoa recebe, com esse esquema eles conseguem R$3.897,00 com a venda de 3 iphones 5, sendo que o iphone custa R$2.400,00. Ai eles lucrariam R$1.497,00 reais. Eh mais ou menos assim que o esquema funciona. Vi isso em alguma matéria.. O que eu acho PIOR é o SBT e outras empresas fazerem propaganda para a NEON ELETRO. Principalmente o inutil PROGRAMA DA ELIANA, que nao tem respeito aos seus teleespectadores. Ja vi MUITAS reclamacoes na internet falando que caiu no golpe por causa do SBT. Falta de respeito total com nós.

  • luiz pedrini

    que furada…..

  • Fábio

    Ilex, no final do ano passado comprei um iPad 4 pelo site no valor de R$ 899,00. Fui influenciado após ver a propaganda no programa do Gugu. No entanto, depois te ter feito a compra e passada a euforia fui pesquisar na net a respeito do site e constatei uma imensa quantidade de reclamações.
    Então entrei em contato com a empresa pelo chat e por email cancelando a compra e por incrível que pareça os mesmos me devolveram o dinheiro após uma espera de uns 02 meses. Detalhe: comprei em 12x e a empresa depositou o valor cheio na minha conta.
    Caso alguém tenha interesse tenho todos emails que enviei e recebi, pois já estava me preparando para acionar a empresa judicialmente.

    • É, Fábio. Invista R$1.000 por dois meses e veja o quanto de juros você irá ganhar.
      Agora multiplique isto por mil.
      Bastante, né?

      Com a enorme quantidade de clientes que compraram por causa do Gugu (e outros programas), dá para imaginar como se faz uma pequena fortuna em poucos meses.

  • MafiosaBe

    É gente, as vezes o barato sai caro!

  • Allegri

    Acho que o pior de tudo é ver mais uma vez que empresas serias e lideres de mercado, por acaso como eu trabalho, basta errarem uma virgula no anuncio para serem “massacradas” pela justiça, enquanto outras chegam ao ponto de criarem duvida na cabeça da maioria do que realmente são e nada acontece.

    Ci a história do cidadão que paga todos os postos e vive se estropiando enquanto vários bandidos vivem se dando bem

  • Maxymilhan

    Pelo pouco que sei, eles até devolvem o dinheiro depois de dois meses ! Mas antes disso eles já depositarão e tiveram os juros com o dinheiro de todo mundo. Resumindo, são mesmo golpistas!!!

  • Rogério

    O rapaz que postou os vídeos no youtube dizendo que esta recebendo os produtos e da mesma cidade da loja, Jau kkkk, olha a melhor coisa a fazer e nao cair em tentação e segurar a onda. Nao joguem dinheiro fora. Abs

  • Joao

    Comprei um iPhone lá faz 8 dias. Será que não vou receber? Fui influenciado pelas propagandas (não do iPhone, mas de outros produtos) que vi no sbt. Honestamente? Não sabia dessa polêmica envolvendo a empresa. Vou esperar o prazo estipulado por ela. Caso eu não receba, o jeito vai ser tentar obter o dinheiro de volta. Lamentável. :/

    • João

      Pode ter certeza que terá seu dinheiro de volta, agora iPhone por esse preço eu duvido. Trata-se de estelionato, eles aplicam seu dinheiro por 60 dias pra arrecadar os juros e depois devolve tua parte sem nenhuma correção.

  • Caio Augusto

    Boa noite !

    Eu nunca comprei nessa loja, porém tem merchandising no SBT, mais precisamente na Praça É Nossa, Neon Eletro é apresentado pelo Carlos Alberto de Nóbrega, dura quase 2 minutos de merchan, entrei no site maioria dos produtos vem de fora, e pode levar até 60 dias uteis para ser entregue.

    Agora as duvidas que ficam no meu ponto de vista são:

    – Como conseguem iPhone 5 muito abaixo do preço ?

    – Será que o Carlos Alberto de Nobrega iria fazer merchan de uma loja que usa como golpe ?

    Dificil de responder né.

    Abs !

    Caio Augusto

  • João

    Na minha opinião estelionato, prazo de entrega 60 dias, aplicação nesse dinheiro arrecadado o juros e depois devolvem o dinheiro por alegar não ter mais em estoque, jogada de mestre que merece prisão.

  • MoaDam

    Duro no Brasil é ter que vender o rim pra ser ter um aparelho desses. Infelizmente perdi meu iphone 4 num acidente que sofri em maio/2012. Adorava o aparelho, e desde então fico ensaiando pra comprar outro. Quando vi o anuncio vendendo por 999,00, achei mega estranho. Esperei um tempo, pesquisei pra ver qual era, pq tao barato, enfim. O valor subiu, putz…!!! “pensei: naum vou perder a chance de novo”. E sem pestanejar, abri o site e fiz a compra em 12x no cartão na quarta passada (27/02). Dane-se, vo pagar pra ver. Melhor do que ficar sem um dos rins…rs. Daqui 60 dias ou menos (prazo de entrega dado pelo site) digo-lhes o que aconteceu. Arrependimento ou completa alegria.

    • Rei/SP

      Cancele a compra! avise a administradora do teu cartão! não espere p ver! a PF apreendeu o estoque desta loja, produtos sem comprovação fiscal qto à origem!

    • Paulo

      tbm fiz isso amigo, vamos esperar o resultado, tomara q seja positivo, abçs

  • alexandre

    Mercadoria de alto custo com preço baixo é muito estranho.

    Quanto a propaganda em horário nobre não quer dizer nada, porque na maioria das vezes o que vale é o valor pago não são efetuadas pesquisas de idoneidade.

    Vejam o que aconteceu comigo na black friday: “pesquisei um aparelho para minha esposa com 2 chips, e optei pela concorrente mais forte da Apple (vcs já sabem né!!), e na consulta ao Buscapé apareceu um aparelho 100,00 mais barato (observem que não era uma grande diferença), fiz a compra e o pagamento utilizando o Buscapé e a loja Scuba, ficou de me enviar o produto, como não recebi a confirmação de envio 2 dias após receber o email do cartão, resolvi pesquisar e não é que a empresa “sumiu”. COmo que o Buscapé lista e registra uma boa classificação no e-bit e depois a loja desaparece….

    O relato acima é para ratificar que nem sempre os órgãos de divulgação fazem o seu dever de casa, somente recebem o dinheiro e pronto!!

  • Marcelo

    O SITE SAIU DO AR!!!!

  • Andre

    Bom, eu caí no golpe deles. Vi um comercial acho que no SBT e fui no site para verificar. Como estava mais barato (não estava absurdamente mais barato) que as outras lojas, acabei comprando.

    Quando percebi que o prazo era de 60 dias úteis, liguei para cancelar a compra. Resumindo: depois de várias ligações e mais de uma dezena de emails, eles devolveram o dinheiro.

    Não sei se a alegação de que eles vendem 4 e entregam 1 procede, visto que eles devolveram o dinheiro. De qualquer forma é uma canseira.

  • Rogério Banquieri

    Dizem que o golpe funciona assim três pessoas pagam mas só uma recebe o produto para o golpe se prolongar mais. Existem outras empresas assim, é so procurar, Casas Aurora, PentaShop, 7Shop, é tudo quadrilha.

  • ewerton

    O golpe desse site é meio complicado de entender, meu amigo uma vez tentou comprar uma televisão deste site, mas ele procurou averiguar a idoneidade deste site e viu muitas reclamações quanto a entrega, eles realmente não entregam os produtos, mas o golpe deste site é simples, e vou explicar agora, eles vendem os produtos e mandam o cliente aguardar a entrega do mesmo, sendo que eles nunca entregam o produto, logo os clientes fazem reclamações e pedem o dinheiro de volta, aí que está o golpe, todo esse tempo depois do deposito na conta bancaria deles até a devolução do dinheiro demora de 3 a 6 meses, mas eles sempre devolvem, imagine que eles vendam 1000 iPhones com preço de mil reais, ou seja eles estariam com 1 milhão de reais em poupança por um periodo de 3 a 6 meses, que seria o prazo da devolução do dinheiro, portanto mil iphones rendendo na poupança meio por cento os renderiam 5 mil reais por mes, porem eles possuem centenas de produtos a venda, então o lucro deles é milionário, se eles movimentarem 10 milhoes de reais por mes em vendas eles lucrariam por volta de 50 mil por mes, e mesmoa assim ao final de 3 a 6 meses devolveriam todo dinheiro das suas vítimas, e não duvido nada q eles vendam milhares de iPhones, Galaxys, televisões e outros aparelhos perfazendo um montante de muito superior a 10 milhões rendendo na conta deles muito mais que 50 mil por mes. mesmo devolvendo todo dinheiro das vendas eles saem no lucro, pois o dinheiro rendeu muito mais que 50 mil mensais…isso é o Brasil, empresa anuncia em rede de TV nacional dar golpes e mesmo assim nada acontece.

    • Rod

      Amigo voce pode ter certeza que o ultimo lugar que eles colocarim o dinheiro roubado é na poupança, se eles realmente devolvem e correm todo esse risco eles alocam o dinheiro em algum trade de alto risco e alto lucro, podem ate perder as vezes, mas quando ganham no trade ganham muito mais que os 0,5% dito por vc da poupança, quem sabe não utilizam compra e venda de opções do mercado, podendo variar em 1 dia até 100%, podem perder 1 dia, mas no outro colocam 1 milhao que pode virar 2 milhoes em apenas 24h.

      • ewerton

        isso mesmo, eu só dei um exemplo, mas com certeza há diversas outras formas de investir esse dinheiro que eles conseguem as custas do povo.

  • Rodrigo

    Ô pessoal, vocês são muito apressados, não sabem esperar não? Não sabem que eles precisam primeiro assaltar uma loja da apple, ou do produto específico… isso leva tempo, planejamento, até entregarem.
    HAHAHA ok, sem brincadeiras agora. É digno de se desconfiar e muito, o melhor a se fazer é não confiar neles.

  • Igor Vellasco

    mas não teve um caso de roubo de várias mercadorias da apple? as vezes são aquelas mercadorias que estão vendendo

  • Boy

    Vejam esta reportagem. http://issuu.com/energiajau/docs/revistaenergia30?mode=mobile
    Na pagina 50 e 51. No mínimo constrangedor. E no final ” vocês ainda irão ouvir falar muito dessa empresa”. Pelo menos nisso eles tinham razão. Hehehe.

    • É verdade, iremos ouvir falar muito dessa empresa, mas só q agora, é nas páginas políciais….rsrs

  • João

    Os anúncios dos produtos que estavam totalmente abaixo do custo estão constando como “produto esgotado” no site, coincidência não?

  • iLex, alguns dias atrás eu enviei uma mensagem para vcs via Facebook, sugerindo uma matéria sobre a Néon Eletro estar enganando as pessoas, em outras palavras, aplicando Golpes, mas felizmente a casa caiu para esses Golpistas, apenas tenho dó dos trouxas q acreditaram em Papai Noel e compraram iPhone a R$ 999,00, vc caíram no velho Golpe da ganância…
    Pena q demoraram muito para alguém tomar providências, o pior de tudo é q o site ainda está no ar…
    http://www.gizmodo.com.br/neon-eletro-produtos-apreendidos/

  • TiãoGavião

    Nesse país não tem um órgão do governo que verifique alguma coisa, normalmente é o próprio consumidor que tem que se virar 🙁

  • TiãoGavião

    Se quiserem lavar $$$ tenho uma ótima maquina aqui em casa, só mandar a bufunfa 🙂

    • George

      Piada à parte..(boa) rsrsrs. No meu ponto de vista trata-se de uma ação de estelionato mesmo… Em massa… Isso de usar grandes redes de mídia não é novidade… Existem outros casos em terras tupiniquins…
      E lavagem de dinheiro? Não acredito. Se fosse, a Neon Eletro seria uma “empresa de fachada”. E assim eles fugiriam de publicidade…Pois ela existiria somente para lavar dinheiro.

      Como seria? Ela receberia dinheiro sujo como pagamento por supostos bens e serviços que nunca existiram na prática (perceberam a diferença? ); simplesmente criam a aparência de transações legítimas através de notas fiscais e balanços falsos.

      Bons exemplos pra isso? Restaurantes e casas noturnas ( vc pode dar grandes saídas de dindin, emitir nota fiscal, pagar todos os impostos e assim o dindin na conta fica quente ou “lavado”).

      Já participei de diversas operações para prisão de estelionatários…E sinto esse cheiro no ar…

      Mas com todas essa “publiciadade” em cima dela… Jája teremos uma resposta.

      • George

        Mas com TODA essa

  • Homero

    Engraçado que na hora de criticar todo mundo fala mal, mas ninguém reconhece onde a Neon chegou, anunciando numa grande rede televisiva. Isso nao eh pra qlq um! Quem ta reclamando eh pq nao imagina o tamanho da loja pra suprir tanta demanda, vcs tem q saber esperar!

    • Rei/SP

      Lamento mas não está de acordo com a atual situação desta “empresa”: trata-se realmente de um golpe que lesou muitos consumidores, as reclamações, processos e a recente investida da PF atestam a conduta criminosa que estes ##€%¥£#$.. vêm praticando na internet!

      • Não, nada disso atesta NADA. O fato da polícia federal ter apreendido produtos para averiguação não é uma sentença de culpa. A polícia fez isso para averiguar, e se ver que não há irregularidades, devolve a mercadoria.
        Por isso que não dá para crucificá-la antes do tempo, só porque há acusações. Uma acusação não deveria ter o mesmo peso de uma condenação, mas infelizmente no Brasil não é assim.

        • Rei/SP

          Ok! força de expressão!

      • Rei/SP

        Cfe este post, cfe i Gizmofo, trata-se de um golpe com fortes indícios:
        1) prod não é entregue, devolução do vl pago não ocorre
        2) PF apreende mercadorias sem comprovação da origem podendo enquadrar-se no mínimo descaminho, sonegação e quem diria, talvez, receptação!
        No site informa que prods importados o prazo p antrega é de 60 dias, e agora, consta no site (ainda no ar!) “prod indisponível” p os iPhone, iPad e TV mod. Bravia da Sony. Como foi citado, eles não são representantes da Apple p oferecerem prods por um pç “especial”, muito menos, abaixo do vl oferecido nos EUA, é impossível ainda acreditar na seriedade que poderia haver nesta “empresa”. Cadeia já p eles!!!

        • Roberson Annunziato

          Difícil é acreditar na seriedade de um comentário com 90% das palavras abreviadas.
          Hahahahahahah apesar de concordar em parte com o q vc disse e concordar que isso só pode ser golpe.

        • andre silva

          Ok. Agora explica o que é cfe?

    • Overlord

      Anunciar em uma grande rede de comunicação não significa que a empresa é idônea.

      Se o produto ou serviço oferecido na propaganda não fere as leis, é só tu teres grana para comprar espaco publicitário na emissora. A emissora, pelo que eu lembre, não tem como saber se a empresa é idônea ou não.

    • Fábio

      Gerente Geral da Neon detected. rsrs

  • Rubson Gabriel

    Preço irresistivel… PILANTRAGEM A VISTA.

    Experimente. E conte sua história de que foi enganado.

  • Caio Augusto

    Agora so falta falarem que a culpa da Neon Eletro fechar é do time do Corinthians !!!!

  • Carlos

    Pow na boa, alguem ainda acha que isso não é fraude?????? Bem dificil com uma quadrilinha criar 300 cadastros falsos falando que receberam o produto e elogiando a loja viw…. Bem dificil…… Nao levaria mais que uma tarde para realizar a tarefa…

  • henrique

    COnfia mesmo? Faz um pedido lá e posta aqui no blog o comprovante de pagamento

  • Pedro Alves

    Questiono se o tal “cuidado juridico” que esse blog teve é mesmo tão necessário quanto a Neon Eletro.

    Cuidado eu tomo quando eu vejo uma arma de fogo que se parece com uma arma de fogo, mas certamente eu abandono esse mesmo cuidado quando vejo o simbolo da Estrela do lado da certificação Inmetro gravados no plastico amarelo da “arma”.

  • Thiago

    Pode ser carga roubada lembra dos assaltos entao estao vendendo na internet e a entrega demora pra disfarcar que foi importado

  • Daniel

    Mas o povo também merece o ferro que leva. Desde quando um iPhone ou um iPad que no próprio site da Apple passa de R$ 1.500,00 ser vendidos por preços abaixo de mercado??!! Cara da pra perceber que é pilantragem. Ou compra de lugar que tenha procedencia ou não compra. Mas o espirito do brasileiro de querer levar vantagem em tudo acaba levando faz com o que o camrada leve ferro, é pior sem o iPhone ou iPad…acoreeeemmm!!! LOJA DE PILANTRA iguais a essa tem muitas…

    Ah…só pra constar…tem loja ai oferecendo PenDrive de 256GB Kingston(lançamento) por 39,90…kkk…vamos apostar quanto que tem um monte de gente que vai comprar???

  • João Marcelo

    Ano passado queria comprar meu iPhone 4s e cliquei num dos anúncios na barra lateral do FB por acreditar ser confiável e tal paguei R$2.250 e ao contactar a empresa eles me atendiam e davam toda atenção e no site tinha até CNPJ e confirmei e tal o site era super bem estruturado porém eles utilizavam dados de uma empresa existente mesmo mas era falso. Olha sou acostumado a comprar na internet.. o site era muito bem feito… Eles me deram código de rastreio porém ao chegar no correio um parente que trabalhava lá identificou o objeto e o endereço era inexistente e dentro da caixa aparentava ter apenas uma bola… Entrei com processo mas a juíza alegou não poder dar nenhuma pena pq a empresa que foi usada também tinha sido lesada e resultado? Brasil, não deu em nada! Prefiro comprar em lojas físicas a partir de então!

  • João Marcelo

    Ah, após eu ter constatado que era golpe eles não atendiam mais meus número!

  • Manu Alves

    Acabou de passar um comercial dessa loja no programa da Eliana do SBT!

  • Francisco

    Quando eu vi essa propaganda oferecendo produto barato eu achei por ser o SBT era uma empresa confiável e entrei no site. Quando eu vi vendendo iPad 3 por 949 reais nem continuei no site.

  • Bruna Silveira

    E o pessoal da Neon Eletro ainda diz em resposta aos consumidores que reclamaram no reclame aqui: “Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas…” Estão à disposição pra ter logo seu dinheiro mané!

  • andre silva

    Quando comprei meu ipad 3 recebi uma ligação da Apple informando o atraso na entrega pois a carga de ipads tinha sido roubada.

    Suspeito que pode ser carga roubada.

  • Lima

    Essa loja é roubadaaa na certa!

  • Gabriel Moreira

    ILex,

    O correto nao seria PODEMOS?

    “A única coisa que PUDEMOS fazer aos leitores que nos procuraram foi aconselhar a não comprar o produto por este preço quase impossível.”

  • Phaloma Reis

    Não sabia que tanta gente ainda assiste A praça é nossa!! hauhauhauauua

  • Marcus

    Isso é o que mais tem por aí..
    Alguém conhece o caldeirão de ofertas?

    Em 2011 eu comprei um ps3 lá, por 799, e ainda indiquei para mais dois amigos, que também compraram.

    Resultado, apenas eu recebi, após “xingar muito no twitter”. Meus amigos reclamaram por um tempo, mas acabou caindo no esquecimento. Por isso sempre existirão empresas assim, muita gente no final das contas, deixa pra lá.

  • Marcelo

    Excelente matéria, como tudo relacionado ao blog. Já me salvou de vários apuros desde meu primeiro iphone (2G). Tenho um amigo que comprou tal iPad pelo site e todas as vezes que ligou pra eles foi muito bem atendido. Já lhe enviei este link. Parabéns pelo trabalho

  • Fabio

    Não tiveram cargas roubadas de iPhone e iPad há um tempo atrás no interior de SP?????????????

  • lUIZ

    Eles devem fazer oi seguinte, vendem bastante, elegem alguns dos compradores para receber um iphone original e o resto fica na saudade, fica assim , acho, vente 5 entrega 1, em uma demanda sempre terá testemunha que recebveu realmente a encomenda, entregue dentro do prazo, tipo para falar bem deles.

  • Bruno Jacinto

    Reforço a tese de golpe, sem medo de afirmar! Aproveito o espaço para denunciar a empresa TWKR que não envia o produto e nem faz a devolução do dinheiro.

  • Rei/Sp

    Demorou mas o site saiu do ar. As reclamações persistem! Será que ainda há dúvidas qto à seriedade deste site de vendas? cfe. Milton Friedman e outros célebres economistas: “não existe almoço grátis”.

  • Francisco

    Boa tarde a todos !

    Estou com um caso semelhante, comprei um aparelho iPhone 4, por R$ 699,00, prazo de entrega de 45 dias, com o aviso de que poderia ser taxado pela Receita Federal. Até o momento nada recebi e ao tentar estornar pelo Pag Seguro do UOL sou informado que o prazo para reclamar expira em 15 dias, mas como reclamaria se o prazo de entrega é superior a isso ?

    Vai saber….

  • Weverton

    Eu comprei produtos na Neon Eletro, assim como os meus tios também, o prazo que eles deram para a entrega, eram de 90 dias úteis, e passado esse tempo os produtos não vieram, mas depois que entramos em contato com a loja, eles informaram a gente sobre um problema, e devolveram o nosso dinheiro, como tínhamos pagado no cartão eles devolveram no valor do produto, mas as parcelas continuaram sendo debitadas… Acho que se fosse uma empresa interessada em dar golpes, ela não devolveria o dinheiro.