Notícias

Apple corrige rapidamente falha que permitia mudar a senha de qualquer ID Apple

Meu Apple ID

Ontem foi descoberta uma grave falha de segurança nas contas da Apple, que permitia que pessoas estranhas mudassem sua senha do ID Apple apenas com seu endereço email e sua data de aniversário. Felizmente a Apple foi bem rápida e já solucionou o problema.

A falha não era evidente, mas depois que foi divulgada ontem pelo site The Verge, colocou todo mundo em risco. Através de um endereço URL alterado, era possível acessar uma página de reset de senha, em que solicitava apenas o email do ID Apple e a data de aniversário. Mesmo esta URL não sendo evidente, era uma falha de segurança bem perigosa.

No final do dia de ontem, a Apple assumiu que existia realmente esta falha e tirou do ar imediatamente a página iForgot, que possibilita a mudança de senha. Hoje pela manhã, a página voltou ao ar, sem mais nenhum risco. As brechas foram consertadas.

Isto aconteceu exatamente na semana em que a Apple começou a testar a verificação em dois passos (leia mais aqui), reforçando ainda mais como é importante este tipo de proteção. O novo processo (que ainda não está disponível no Brasil e em Portugal) envia um código de verificação para o celular do dono real da conta, garantindo assim mais segurança no momento de alterar dados.

Enquanto este tipo de verificação não chega até nós, lembre-se de definir perguntas de segurança para seu ID Apple. O tutorial pode ser visto neste link.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Felipe

    Chegaram a descobrir isso antes dessa notícia? Se descobrira muita gente pode ter perdido contas…

  • Thi

    O meu id ta seguro

  • @wendellgun

    quem liga pro meu id?

    • Yuri

      aparentemente nem você!!

  • Tom

    Falha gravíssima.

  • Marco

    nossa … que susto !!!

  • Marco

    ILex,
    Falando em falha, não consigo mais abrir vídeos online pelo Safari do iPad 2 nem pelo iPhone 4 após atualização para a versão iOS 6.1.3. “E agora, quem poderá nos defender?”

    • Ruy

      Também tenho esse mesmo problema e, além dos problemas encontrados com vídeos, não estão funcionando, pelo aparelho, a AppStore e iTunes.

    • Thales Martins de Oliveira Glim

      Por isso que meu iPhone 4 continua com o iOS 6.1.2 e o JB,rsrs.

  • Gabriel Kayano

    Hey iLex, que tal fazer uma matéria sobre o futuro Bracelete MYO, ele promete ser revolucionário e será compatível com o sistema iOs 😀

  • Dan

    Se o Steve Jobs estivesse vivo isso não teria acontecido!

  • Anderson

    Caraca, definitivamente a Apple n é a mesma…
    São tantas falhas consecutivas, q me pergunto até qd a fidelidade dos fãs vai aguentar.
    Torço p q essa fase passe logo e tenhamos, novamente, a confiança de sempre!

    • Mauricio

      Mesmo com tantas falhas, duvido que os fãs deixariam de usar seus aparelhos(sim, existe falhas na producao, hardware, etc, mas soh pq eh a apple, isso nao poderia acontecer?).
      Eu acho que mta gente esta interessado pelo ios(mto mais do que antes, devido ao sucesso q teve com os aparelhos) , e mtos deles estao certamente procurando falhas no sistema.
      Isso eu vejo por um lado bom, pq a cada dia q passa nossos aparelhos estao mais seguros.

  • Luís Felipe

    ILex ontem estava fazendo uma verificação periódica do meu ID durante a noite e realmente quando fui na seção de segurança percebi que havia essa falha pois estava muito simples trocar senha pergunta de segurança e etc. So espero que meu ID Esteja seguro logo irei fazer outra verificação so para me certificar que estou seguro. Espero que não haja mas falhas por parte da APPLE ainda mais depois do fiasco da criptografia do iTunes.

    • Guilherme

      Nossa que organizado vc!, meus parabéns; eu não tenho vontade nem tempo de verificar a plataforma lattes, quem dirá o Apple ID

      • Luís Felipe

        Acho que é o mínimo que posso fazer para manter minhas contas de E-mail. ID APPLE. Facebook. Twitter e etc para garantir maior durabilidade das contas e segurança de minhas informações como celular, sobre nome e cartão de credito, e melhor gastar 15 minutos com isso do que horas de dor de cabeça e burocracia e denuncia. Capiche.

  • Madmediphonr

    Levei um susto esta semana. Tinha esquecido minha conta americana logado no iPhone de minha esposa. Ela baixou um app free e imediamente recebi um email da Apple avisando do fato do app estar sendo baixado de um iPhone não associado a minha conta. Imediatamente toquei no link iforgot e mudei a senha. Não havia reparado na facilidade /fragilidade de mudar a senha do id Apple .
    Foi bom pois nunca havia mudado a senha e é interessante fazê-lo ocasionalmente .

  • renan

    “o sistema operacional mais seguro do mercado”

    Ok. Vou ali mudar umas senhas, volto já.

  • Na verdade estou há quase dois meses tentando resertar minha senha da iPhone e não tenho retorno no e-mail cadastrado.
    [email protected]