Filmes

Sugestão de filme para assistir no feriado: Piratas do Vale do Silício

Piratas da Informática

Você é daqueles que não gosta de carnaval e procura algo para fazer no feriadão? Não se preocupe, você não é o único. E se você está pensando em algo divertido para fazer, que tal conhecer mais a história da informática atual, principalmente no que se refere a Steve Jobs e Bill Gates?

Recentemente, a iTunes Store brasileira incluiu em seu catálogo o clássico Piratas da Informática (conhecido também como Piratas do Vale do Silício, pois havia uma época que existiam duas distribuições diferentes no país).

O filme, feito por um canal de TV americano, é quase um documentário romantizado de como nasceram os microcomputadores atuais. Ele mostra o papel importante de personagens como Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Steve Ballmer (ok, este último não foi tão importante) e momentos da história que foram determinantes para termos os computadores que temos hoje.

O nascimento da Apple em uma garagem, o início da Microsoft e como Bill Gates conseguiu vender um sistema operacional que nem existia para a IBM. Detalhes fascinantes da história da informática, resumidos em um filme. Quem não viu, precisa ver este quase documentário.

Claro que, sendo uma história romantizada, muita coisa é exagerada ou distorcida da realidade. Mas mesmo assim, vale a pena como informação cultural.

Confira um pedaço do filme, mostrando um momento real em que Steve Wozniak foi obrigado, por contrato, a mostrar sua invenção para o seu patrão, a HP. Se eles tivessem entendido a revolução que estava para acontecer, a história poderia ter sido outra. Mas não foi.

YouTube video

O filme está disponível com legendas ou áudio em português. Ele pode ser facilmente alugado pelo iPhone, iPod touch, iPad, Apple TV ou pelo computador, mas nós aconselhamos fortemente que você alugue pelo computador, pois só assim poderá decidir de visualizar onde quiser. Se alugar pelo iPad, por exemplo, só poderá assistir nele.

Ao alugar um filme na iTunes Store, você tem 30 dias para começar a assisti-lo. Depois que começou, tem 48 horas para terminá-lo; depois disso, ele automaticamente desaparece do seu aparelho. Veja mais detalhes de como funcionam os aluguéis neste link.

Se você preferir ter como registro o filme, poderá comprá-lo e aí ele será seu para sempre, podendo assistir quantas vezes quiser. Para ter acesso a ele, siga este link.

Boa diversão!

Botão Voltar ao topo