Notícias

Site de Goiânia é um dos primeiros a usar cupons para Passbook no Brasil

Site Curta Mais

Desde que chegou ao iPhone com o iOS 6, em setembro passado, a nova função Passbook ainda não correspondeu às expectativas aqui no Brasil. Mesmo não sendo algo difícil de implementar, as empresas brasileiras preferem criar outras soluções do zero do que se engajar em uma proposta já pronta e que todos querem ver funcionar.

Felizmente, aos poucos, vão surgindo empresas que pensam diferente. É o caso do Guia CurtaMais, de Goiânia, que começou ontem a disponibilizar seus cupons de desconto em formato Passbook.

Em uma parceria da empresa iTechnology, o site estruturou suas ofertas para fornecerem cupons de desconto que vão direto para o aplicativo Passbook do iOS 6, facilitando assim a vida do usuário, que terá sempre à mão o cupom.

O CurtaMais é regional e só funciona para a cidade de Goiânia. Mas eles mostram que com poucos recursos e força de vontade, é possível oferecer aos usuários um serviço de qualidade. Afinal, todos estão ansiosos para brincar com o Passbook. O público está pronto, mas muitas empresas parecem ignorar este filão.

Cupom para o Passbook

Torçamos que esta iniciativa inspire outras empresas ao redor do país e que a funcionalidade enfim se popularize. Principalmente nas empresas aéreas brasileiras, que não adotaram a função ainda por pura preguiça.

Quem quiser brincar um pouco com a novidade, pode acessar o site curtamais.com.br pelo iPhone.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Allandellon

    Tomara que a idéia contagie os outros sites de compra, e que venha os descontos

    • Felipe

      Você só quer os descontos 😛

  • vinicius

    muito massa ! usarei muito aqui em Goiânia ;D

  • Jan

    não vejo a hora de poder desfrutar o passbook quando eu tiver um produto apple

  • Maurício Fernandes

    se o cinemark já seguisse o exemplo seria ótimo tbm!!!

  • marcelo valim

    Isso tem que crescer mais rápido aqui no Brasil.

  • Juliano do Prado Lopes

    AOOOOOOO Goiás… !

  • Thales Carneiro

    Legal a iniciativa, tomara que outros sites façam o mesmo!

  • Danilo Melo

    Mais uma oportunidade de alguma empresa brasileira dar um passo a frente de suas concorrentes em seus determinados setores….. mas não….

    Aí quando vem uma de fora quebrando tudo, ficam chorando como quando fizeram em relação aos livros digitais….

  • Eduardo

    Ontem utilizei pela primeira vez o Passbook por meio do aplicativo do Booking.com . Nâo é brasileiro mas é possível utilizar no Brasil e em outros países do mundo.

    • Hummm… Interessante esta informação. Eu reservei um hotel por este aplicativo (no iPad), mas nao vi nada a respeito. É só pelo iPhone?

      • Dimitri

        Sim, iLex, é pelo iPhone. Eu já fiz reserva pelo site do Booking, entrei no App do iPhone e passei a reserva para o Passbook. É bem simples. É só fazer login no App, pelo iPhone, e visualizar suas reservas. Tem a opção lá.

      • SongBird

        Acho que não aparece no iPad porque não tem Passbook, será que não é por issoq ue só aparece no iPhone?

    • Dimitri

      Meu primeiro Passbook também foi do Booking! 🙂

  • João Pedro Vianini de Paula

    A Tam também estava liberando algumas passagens em Passbook.

    • Onde?

      • Renato

        +1.
        Também queria saber onde, pois a TAM até tirou o app da itunes store.

      • Bruno Feliciano
        • João Pedro Vianini de Paula

          Eu vi em outro site, mas é isso mesmo.

          • Pois é.
            É assim que começam as lendas urbanas: determinados sites não se preocupam muito com a exatidão das informações e publicam qualquer coisa. Aí o que era so uma imagem, vira notícia confirmada.

            A mesma pessoa, na época, nos enviou a imagem, dizendo poucas palavras: “o que acham disso?”. Retrucamos, perguntando de onde vinha aquele bilhete. Ele não respondeu. Então desconsideramos como informação. No dia seguinte, a surpresa em ver que outros sites não tiveram o mesmo cuidado jornalístico.

            Qualquer um pode fazer um passbook, eu mesmo faço isso com os bilhetes quando voo. Nós mesmos fizemos um bilhete da TAM em JUNHO: http://blogdoiphone.com/2012/06/passbook/

            O site http://Passk.it permite qualquer um fazer.
            Por isso, não confiem em tudo o que se lê por aí. Alguns sites não se preocupam tanto com qualidade da informação.

            • Dimitri

              Como você faz isso com os bilhetes? Dá pra utilizar normalmente? As companhias aceitam?

            • Roger

              iLex,

              Eu mesmo em um voo da Tam meu bilhete veio pelo passbook até te passei a imagem na época, ao chegar no voo e abrir a revista da tam tinha uma reportagem falando que eles estavam implementando novos métodos de check in pelo iOS.
              No entanto acho que ainda estão testando, porque na volta o meu bilhete já não veio pelo passbook e sim pelo safari.

          • Aliás, o artigo original é bem amador: “Um leitor do site enviou uma imagem que revela o funcionamento do Passbook”. Aí, através dessa “informação”, o título já pressupõe que “A TAM COMEÇA A USAR PASSBOOK”.
            Mas onde? Cadê? Nem ligar para a assessoria da TAM ligaram para saber se era verdade?
            Não, pra quê? Tem gente que acredita, então publica para cumprir pauta…

            Na minha opinião, gente que crê em certos blogs são tão ingênuos quanto os que acreditam em corrente de WhatsApp.

            O fato é um só: nem a TAM e nem nenhuma companhia aérea brasileira adotaram até hoje o Passbook. Se alguém tiver provas que contradigam este fato, por favor, sou todo ouvidos. Porque eu viajo bastante de avião e até agora não vi nenhuma fazer.

            • Dimitri

              Pois é. As companhias americanas já adequaram seu App ao Passbook, e até a TAP já fez!

            • João Pedro Vianini de Paula

              Ok. Fui ingênuo. Acabei de comprovar que a imagem é realmente falsa ao procurar pelo número do voo e esse voo ser de CNF para GRU e não de GRU para LDB. Mas, eu tive motivos pra confiar. Primeiro, eu li isso em site que tem um bom histórico (apesar de eu não concordar com a publicação de rumores de forma desenfreada) e não dar atenção aos posts de um membro da equipe deles porque eu não acho ético o fato de ele realmente copiar as opiniões e observações do Blog do iPhone, você sabe de quem eu estou falando porque já te mandei um e-mail sobre isso. Acho que eu não percebi que esse post era dele, ou simplesmente fiquei curioso demais, sei lá. Além disso, alguns membros da equipe do Blog do iPhone já participaram da staff desse site, o que me fez abaixar a cabeça vide o histórico. Mas teve uma coisa que me fez ter certeza (não que eu estivesse com alguma dúvida) que foi essa frase: ” A empresa confirmou ainda que seu aplicativo para iPhone/iPod touch será atualizado até o fim do mês, incorporando o recurso.”

              Foi como se a CNN tivesse anunciado a morte do papa, você, se fosse eu e não alguém especializado no meio, acreditaria, não?

            • Não quero que você leve para o lado pessoal, João. Muita gente cometeu este mesmo erro, confiando cegamente no tal site.
              Pense no lado positivo: isto serviu para você se dar conta de analisar com mais minúcia as notícias que lê, o que é um hábito muito saudável. Até mesmo as notícias aqui do Blog, por que não? O importante é sempre absorvermos informação com senso crítico, para não sermos “enganados” com notícias que nem sempre são reais. 😉

            • João Pedro Vianini de Paula

              Não, está tudo bem. Haha, como você disse, foi bom.

  • Murilo Duarte

    Parabéns aos programadores do iTechnology e ao pessoal do Guia Curta Mais por comprarem a idéia. Ótima iniciativa, isso deve padronizar, simplificar e expandir os cupons de desconto em todo país!

    • Wagner Ribeiro

      Faltou falar que é só para quem tem iPhone e IOS6 no mínimo. Acho que o blog esqueceu deste detalhe ao mencionar a “importância” do passbook nas empresas. É claro que as empresas preferem desenvolver uma solução própria, assim abrangem todos os celulares ao invés de usar uma que só atende a meia dúzia de gato pingado, e pior, ainda terem que desenvolver outra para dispositivos de outras plataformas.
      Sinceramente não acredito que o Passbook tenha uma vida longa, ao menos que tenha um publico muito especifico AND usuários de iphones que uma empresa se interessaria pelo Passbook.

      • Minha opinião: iOS 6 não é problema, pois como demonstram pesquisas (inclusive aqui no site), a vasta maioria dos usuários de iPhone já possui esta versão. Segundo, aeroporto é o lugar onde mais vejo iPhones. E visto que o usuário Apple é conhecido como sendo de boa renda (ou no mínimo que gosta de pagar pelo que é bom), acredito sim que seria muito inteligente as empresas investirem no Passbook.
        É tão fácil: apenas alguns códigos simples e usar o mesmo QR Code que se usa atualmente nessas soluções genéricas, e já é um motivo para atrair o cliente.
        Mas enquanto as empresas não pensarem fora do quadrado, será a lógica apresentada por você que reinará, e o consumidor que se acomode.

        • TiãoGavião

          Xeque mate 😉
          Acho que tem muito potencial para ser aproveitado, com a palavra as empresas…..

        • iLex uma Boate aqui de BsB a Victoria Haus esta usando o serviço de Check-in de Descontos e vantagens via QR Code, passei o Link dessa Matéria para eles via Facebook quem sabe em breve eles tbm possam implementar essa idéia a suas festas seria legal!!! O site da Boate e esse caso vc queira dar uma olhada http://www.victoriahaus.com

        • iLex uma Boate aqui de BsB a Victoria Haus esta usando o serviço de Check-in de Descontos e vantagens via QR Code, passei o Link dessa Matéria para eles via Facebook quem sabe em breve eles tbm possam implementar essa idéia a suas festas seria legal!!!

  • Roger

    Legal saber q a terrinha já utiliza, vou usar aqui.
    Alguns bilhetes da Tam e reserva de hotel pelo booking tb já estão vindo no passbook, já utilizei dos dois serviços, muito bom!!!

    • Dimitri

      Como você passou os bilhetes da TAM para o Passbook?

      • Roger

        Fiz o check in do vôo de Goiânia p SP pelo cel e quando recebi a msg p acessar o bilhete ele foi salvo direto no passbook.
        Porém na volta, quando fiz o check in da mesma forma ao clicar no link do SMS abriu o bilhete pelo Safari.
        E pelo booking quando se acessa as informações da reserva pelo aplicativo do iPhone lá em baixo ele da a opção de salvar no passbook. Simples assim.

        • Dimitri

          Ok. Valeu!
          Então tem de fazer o check in pelo celular e esperar chegar uma msg SMS pra clicar no link, é isso? Vamos ver se a TAM adota em mais voos.

          • Roger

            Isso mesmo.

            Mas igual eu falei, na ida salvou no passbook, só que na volta não. Acho q eles estão fazendo testes do serviço em alguns voos.
            O check in direto pelo celular, sem ter que imprimir nada, também foi assim, primeiro eles disponibilizaram para alguns aeroportos e no final do ano passado que disponibilizaram para todos.

  • Lailan

    iLex, no título da matéria faltou um acento no Goiânia.

  • Nuno

    Opa e nois de goiania hahahah

  • Pedro HH

    Eu até agora não entendi como funciona esse Passbook, e vai demorar para começar a usar onde eu moro, alguém que já usou possa me explicar, como vou ganhar esses descontos nas lojas, restaurantes e etc a partir do Passbook?

    • Claudio Castro

      Pedro, diversos apps podem fazer uso dele. Imagina que vc compra um ingresso de cinema, ou uma passagem aérea. Atualmente os, digamos assim, comprovantes, são acessados através do próprio app. O passbook deixa a coisa mais organizada e padronizada, vc compraria um ingresso e ele irá parar direto no Passbook.

      • Pedro HH

        Acho que entendi, então quer dizer que para comprovar que eu comprei o ingresso, seja lá o que for, existe aquele “código de barras”?

  • Saulo Henrique

    Goiânia HellYeah XD

  • Francisco Augusto

    Imagino que o motivo desse desmerecimento com o Passbook no Brasil é que, apesar do iPhone ser bastante popular, o preço ainda impede a ascensão como foi o caso do Android, que, pelo menos por aqui, possui muito mais usuários que o iOS.

    • Juliano Santos

      Tirou as palavras do meu teclado hehehe ia postar exatamente isso.

  • Claudio Castro

    Pura preguiça de pagar pela implementação

  • Miqueias

    Ilex quero concorrer mais não consigo visualizar no ipad, nem no iphone o formulario tanto em pe quanto na horizontal, o que faço? Valeu pelas promoções de niver!!!

    • Miqueias, tem que esperar alguns segundos para o formulario carregar. Mas é possível sim participar pelo iPhone ou iPad.

    • Junior Max

      iLex, infelizmente esperei 10 minutos no iPhone 4S e não apareceu o formulário.

  • Kevin Banruque

    Até em Goiania e aqui em São Paulo nada

  • Caio

    Está faltando o acento ^ no nome de Goiânia!

    • Paroxítonas terminadas em ditongo crescente perderam o acento desde 31 de dezembro de 2012, com o novo acordo ortográfico.
      Algo mais?

      • João Pedro Vianini de Paula

        Se eu não me engano a regra não é válida para nomes próprios (o que inclui nomes de cidades/Me corrigam se eu estiver errado) e você usou com acento no meio do texto.

        • Junior Max

          Você está certo João, nomes próprios não entram nisso. Então acho q tem que corrigir lá em cima.

          • Ok, pessoal. Sugestões ortográficas a partir de agora só por email, como solicitam as regras.
            Discutir regra gramatical, definitivamente, não tem nada a ver com o assunto do tópico.

            • Dimitri

              Ok, mas você passou a informação errada e pode prejudicar seus leitores. A regra citada (“Paroxítonas terminadas em ditongo crescente perderam o acento”) não está no Acordo Ortográfico. Cite o trecho do Acordo ou o autor que disse isso.
              A falta do acento em Goiânia faria a sílaba tônica mudar para Goi-a-NI-a, tal como “soberania”.
              A lógica dessa sua regra citada faria “plutônio” ser escrito sem acento, o que estaria errado. Basta consultar o site da Academia Brasileira de Letras (Nossa Língua –> Busca no Vocabulário).

  • Max

    * Cupom válido somente com a apresentação do guia… O que deve significar isso?

  • Valter

    Incrível o Groupon ou Peixe Urbano não usarem a idéia…eu por exemplo usaria esses serviços se tivessem opção para Passbook. Levar aquele papel impresso é um saco.

  • Eduardo

    “Expectativas” no primeiro parágrafo está escrito como “espectativas”.

  • Alexandre

    Que o uso deste app seria pratico para todo usuário de iOS já sabemos.
    Que as empresas estão se mostrando inseguras, ou desinformadas, ou inertes, também.
    Mas como nós, usuários, poderíamos contribuir para que essas informações cheguem mais rápido às empresas? Sugerindo pessoalmente? Por email? Nos sites das empresas?
    Creio que julgar as empresas como “preguiçosas”, iLex, seria um equivoco nosso, frente que realmente deve haver muita falta de informação! O negocio seria contribuíramos para que essas informações (tais como os possíveis benefícios) cheguem pelo menos às empresas de que mais fazemos uso… Mais opiniões?

    • André Pelegrini

      Eu fui um dos maniacos que mandou dezenas de emails para as empresas que mais uso, incluindo Cinemark e Kinoplex. Bem, as respostas foram rídiculas, como se eu estivesse falando de tecnologia de outro planeta, não sabem do que se trata.

      Faz tempo, acho que tentarei novamente incluindo o exemplo dessa empresa. Vamos ver o que dá.

  • Gabriel

    iLex, eu sem querer mandei 2 vezes o formulario da promoçao, pq apertei o IR do ipod sendo que eu queria apenas avançar pro proximo campo. O segundo que eu mandei é o completo, tem facebook e twitter. Por favor desconsidere o primeiro sem me desclassificar. Abraços

    • Ok. 🙂

      • Gabriel

        Obrigado mesmo!

  • Saulo moraes

    Aooo Goiania veia da tecnilogia! Kkk

  • Lucas Nolasco

    Os cupons só servem para o estado de Goiás?

  • bryanuhlig

    Que venha para São Paulo .

  • Jessica

    Aí, até que enfim uma notícia boa! Vou usar aqui em Goiânia. Cinemark poderia ter também.

  • Marcelo Goes

    eu quero

  • Brunno Câmara

    Ae Goiânia saindo na frente. Um dos desenvolvedores é brother meu!
    Parabéns pra eles!!

  • João Paulo

    Ótimo artigo. Vou tentar descobrir como utilizar esses cupons na prática.

    Obs.: Acho que já comentaram acima… Mas não custa dar o toque novamente. Roubaram o chapéuzinho do vovô do Goiânia, hahaha. Goiânia é acentuada!

    • Dimitri

      “Chapeuzinho do vovô” foi das antigas. Hehe…
      Mas “chapeuzinho” não tem acento. 😉

  • Dalmir Reis Jr.

    OPA! Moro em Goiânia e já estou a baixar! Já tinha conhecimento do guia Curta Mais e parabenizo toda equipe pela inovação! \o/

  • iLex uma Boate aqui de BsB a Victoria Haus esta usando o serviço de Check-in de Descontos e vantagens via QR Code, passei o Link dessa Matéria para eles via Facebook quem sabe em breve eles tbm possam implementar essa idéia a suas festas seria legal!!!

  • William Dinalli

    Curti demais a ideia! Até então não havia entendido muito bem a iniciativa desse “Passbook”, mas agora vendo na prática, vejo que a ideia é ótima!
    Espero que logo isso se torne uma forma até mesmo de compra, como de ingressos de cinema, teatro etc, e se torne popular o mais rápido possível!

  • Renê Guariglia

    A Tam de forma oficial passa a usar o PassBook. É o que acabo de constatar na sua página do Facebook.
    Aleluiaaa !!!! rsrs

  • Vimprio

    Nunk usei esse app no meu iphone, onde uso aqui em Gyn se não viajo de avião?