BDI

Resultado do sorteio de 7 gift cards de $10 para a App Store americana [atualizado]

Gift card

Geralmente anunciaremos o resultado dos sorteios do Mês de Aniversário nos próprios artigos em que foram divulgados, mas neste primeiro abrimos uma exceção, para explicar o que aconteceu ontem durante o dia e como resolvemos a situação.

Antes de tudo, uma bela novidade: conseguimos dois gifts cards extras e assim sorteamos sete leitores, e não cinco como tínhamos anunciado inicialmente. Bom, né? ;)

O primeiro dia de promoção foi um enorme sucesso. Em menos de 2h, já havia mais de 1.000 participações e a procura foi gigantesca, a ponto do sistema de blog do nosso site (Wordpress) não aguentar tanta gente acessando ao mesmo tempo. Isto ocasionou algumas horas em que foi impossível entrar no Blog, pois o site parecia estar fora do ar.

Este problema não é culpa do nosso servidor, que estava excelente durante todo o dia, mas da estrutura do Wordpress e como ele gerencia bases de dados MySQL, não aguentando gerenciar centenas de acessos simultâneos (se algum entendido de base de dados souber como se resolve isto, por favor entre em contato). É como se a base de dados fosse um funil entupido de acessos, não permitindo nem que a equipe do blog pudesse entrar.

Excesso de acessos no Blog

Então tivemos que adotar uma medida de emergência ainda pela manhã: mudar o sistema de inscrição. Ao escolher um método de formulário independente da base de dados do site, os comentários não seriam sobrecarregados e, com isso, o site voltaria ao normal. Fizemos isto, impedindo que mais comentários fossem feitos no artigo e orientando os que chegavam a usar o novo método.

Foram 3.429 inscritos pelo formulário, mais os 1.624 que conseguiram se inscrever pelos comentários, totalizando 5.053 participações.

Primeiro problema resolvido, o desafio passou a ser outro: como coordenar o sorteio usando os dois grupos de inscritos, de forma justa e transparente? Geralmente usamos um sistema interno do blog para sortear automaticamente nos comentários. Mas neste caso, era preciso contar também quem se inscreveu pelo formulário.

Bem, optamos pelo famoso site Random.org para nos ajudar nesta tarefa. Estipulamos então um número para cada participante, de acordo com a ordem cronológica de inscrição e fizemos pelo site o sorteio de 7 números aleatórios entre 1 e 5.053.

Random.org

Isto então nos gerou uma lista com sete números vencedores.

Números sorteados

Pronto. Com isso foi só ver quem tinha ganho, de acordo com seu número. Curioso? Eis a lista de vencedores:

Alexandre Klassen Andre Luiz Gaspar Giancarlo Dal Oslo Ana Luisa Lopes da Silva Gustavo de Jesus Silva Alecssandro Moreira Lima Felipe Gonçalves de Souza

Parabéns aos sorteados! Vocês receberão um email com instruções de como recuperar seu prêmio. E para todos os outros, muito obrigado pela participação e não se preocupem: ainda sobram muitos dias para tentar a sorte, pois a promoção dura até o final do mês! Fiquem ligados. ;)

ATUALIZAÇÃO

Infelizmente um dos sorteados foi desclassificado depois de se constatar que ele tinha participado com 4 comentários, o que dava a ele mais chances de ganhar, uma vantagem injusta perante os outros concorrentes. Portanto, o Giancarlo teve sua participação anulada, e por isso fizemos outro sorteio, cujo ganhador foi Pedro Antônio Pereira, de Joinville, SC.

Sorteio

Pedro Antônio Pereira

Botão Voltar ao topo