Notícias

Para Tim Cook, telas OLED não são boas na saturação de cor e no brilho

Tim Cook

Ontem, Tim Cook participou da conferência anual do banco de investimentos Goldman Sachs, como já tinha feito no ano passado e usou a oportunidade para falar de algumas coisas da Apple. Nada de revelar segredos, mas apenas alinhar a forma de como a Apple pensa sobre determinados assuntos.

Por exemplo, telas OLED. Tim Cook praticamente descartou o uso nos próximos anos desta tecnologia, adotada por alguns concorrentes.

Eu não quero dizer o que iremos ou não fazer. A forma como as empresas competem [atualmente] envolvem dois fatores: especificações e preços. No negócio de câmera fotográficas, eles dizem: “Eu tenho os maiores megapixels”. Você sabe a velocidade de um processador AX? Será que realmente importa no final das contas? Você quer uma experiência fabulosa quando você usa o produto. Se você olhar para as telas [dos smartphones], algumas empresas estão focadas no tamanho. Mas há outras coisas sobre a tela que são importantes. Alguns usam displays OLED, mas a saturação de cor é horrível. Se você comprar coisas online, você deve pensar duas vezes antes de depender da cor da dislay OLED. A tela Retina é duas vezes mais brilhante que uma tela OLED. Eu só levanto estes pontos para dizer que há muitos atributos [a serem considerados] sobre as telas. A Apple analisa cada detalhe, pois queremos a melhor tela. Eu acho que nós temos isso.

Sobre planos para o futuro, Tim Cook não revelou muita coisa:

Eu não vou comentar sobre o que vamos fazer no futuro. Nossa única fé é que temos de fazer algo grande. Queremos melhorar a vida das pessoas.

Cook também disse que a Apple não é do tipo de empresa que sacrifica a qualidade do produto para reduzir o preço do aparelho, como outras fazem.

Estamos nos movendo para tornar as coisas mais acessíveis [economicamente]. Em vez de dizer “como podemos baratear o iPod para diminuí-lo”, preferimos dizer “como podemos fazer deste um ótimo produto”, e somos capazes disso. É a mesma coisa, mas em um conceito diferente em alguns aspectos.

Uma revelação interessante: na surdina, a Apple está comprando outras empresas, na média de uma por mês. Pequenas, mas com grande potencial ou que possuem patentes que possam virar produtos de sucesso.

Tim revela o foco que a Apple está tomando: o setor de tablets é a mãe de todos os mercados. A companhia acredita muito na “era pós-PC” (termo popularizado por Steve Jobs) e acha que é o caminho natural das coisas, mesmo que o iPad esteja canibalizando até o mercado de Macs.

A verdade é: nós realmente não nos preocupamos sobre canibalização. Nossa crença básica é: Se nós não canibalizarmos, alguém o fará. No caso do iPad particularmente, eu diria que o mercado de PCs com Windows é enorme e há muito mais lá para canibalizar do que há no Mac.

A Apple não pode querer impedir que o sucesso do iPad prejudique o Mac, porque este é o caminho que todos seguirão, mais cedo ou mais tarde. Não dá para cometer o mesmo erro da Kodak, que na década de 70 criou uma das primeiras câmeras digitais da história, mas abandonou o projeto porque isso iria “prejudicar o mercado de filmes fotográficos“. No fim, a evolução do mercado acabou passando por cima dela, com um produto que ela poderia ter sido a pioneira.

Por fim, Cook observou que os mercados em expansão, como a China e o Brasil, vão ser os grandes atores no crescimento futuro e a empresa está apostando em sua capacidade de atrair clientes para o ecossistema da Apple com o “efeito halo”. Ou seja, conhecer a marca através de um produto menor.

Isto já acontece no Brasil desde a introdução do iPhone, em que milhares de brasileiros começaram a conhecer a Apple por causa dele e, depois de usarem e se apaixonarem, começaram a comprar outros produtos da marca. Por isso mesmo, não é raro encontrar muita gente que hoje tem Macs por que compraram e se apaixonaram por um iPod, um iPhone ou um Mac.

Neste ponto, o discurso de Cook é bonito e tem muito sentido, mas ainda esperamos um olhar mais atencioso da Apple para o Brasil. O escasso envio de iPhone 5 para cá (nem mesmo a Apple Store Online vende o aparelho) e diversos outros pontos (como a falta de suporte do Siri ao português) nos faz ainda duvidar que a empresa tenha começado realmente a considerar nosso país com mais carinho.

Com informações do AppleInsider

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • SongBird

    Concordo!

    • Rodrigo

      Ele fala mal da OLED simplesmente pq seus produtos não o usam. Ele é o CEO de uma empresa, seus comunicados são cuidadosamente analisados para terem o “objetivo” certo. Se vcs repararem, o IPS da nova geração vieram com que modificações? Pretos mais fiéis e mais saturado… exatamente para aproximarem mais com o AMOLED. A industria segue tendencias… telas maiores? bordas mais finas? formato widescreen? assim caminha a evolução, entregue o que o consumidor queira, mesmo que seja bizarro e sem sentido para muita gente 😛

      • McKoe

        Não Rodrigo.

      • Therion

        Historicamente, a Apple nunca entregou o que “as pessoas queiram”, sempre criou tendências e “mostrou” o que as pessoas precisam.

        • Pedro Paulo Lage

          Therion, concordo com você em cada palavra, a apple, sempre criou tendencias, nunca foi com o fluxo do mercado.

  • Pedro

    Concordo. Tenho um Galaxy S3 e odeio a tela… acho extremamente artificial. Mexi nas configurações de display para parecer mais natural, mas mesmo assim acho o LCD superior

    • Filipi Espindola Lamin

      AMOLED e OLED são coisas completamente diferentes

      • SongBird

        Diferentes, sim, mas nem tanto, amigão.

      • Rodrigo

        AMOLED é matriz de cores, que é diferente da RGB… mas elas usam leds organicos como a OLED… veja bem AM-OLED… AM é a matriz de cores diferente…

      • Rodrigo

        Ele fala mal da OLED simplesmente pq seus produtos não o usam. Ele é o CEO de uma empresa, seus comunicados são cuidadosamente analisados para terem o “objetivo” certo. Se vcs repararem, o IPS da nova geração vieram com que modificações? Pretos mais fiéis e mais saturado… exatamente para aproximarem mais com o AMOLED. A industria segue tendencias… telas maiores? bordas mais finas? formato widescreen? assim caminha a evolução, entregue o que o consumidor queira, mesmo que seja bizarro 😛

  • Edson

    Não sei!

  • José Damaceno

    Perfeito! Ainda falta iPhone 5 no mercado brasileiro, o IPad Mini ate agora nada, os preços continuam um absurdo e Apple precisa rever o seu olhar mesmo ao Brasil…

    • Dante

      nao culpe a Apple pelos altos preços no brasil… culpe os impostos por isto…

      • henrique

        Culpe a Apple sim, porque qualquer lançamento não passa de 2000 reais em outras empresas, enquanto o celular mais de menos capacidade da apple custa 2600

  • Julio

    Muito bom iLex, só uma correção foi eacrito “dislay” na primeira citação do Tim Cook!

    • EduMac

      E você também errou a palavra “escrito” e escreveu “EACRITO”…

      • McKoe

        Cada um! kkkkkkk

  • Lailan

    Mais uma ótima postagem do iLex.

    Realmente é um descaso, que nos faz pensar que a Apple não está nem aí para o Brasil. Só de pensar que nem na AppleStore vende o iPhone 5, iPad Mini, iPad 128gb, nada disso está chegando no Brasil, e isso desanima qualquer um. =(

  • PatrickdiSouza

    Concordo até certo ponto.
    Produto inovador e de qualidade sempre foram pontos fortes na Apple, porém creio que a questão de baixar preços para o consumidor é decisivo para se manter em pé no mercado, caso contrário será engolida pela concorrência.

  • Elcin

    Acredita no Brasil, então faça por merecer. O descaso ainda é grande de sua parte Sra Apple!

  • Caique

    Ele está certo.. melhor pagar por produtos caros e de boa qualidade,ao invés da lixung que sacrifica toda a qualidade do aparelho para reduzir o preço,e só sabe falar que com um processador de 800mhz você consegue navegar pelo aparelho com rapidez..

    realmente,as palavras dele fazem todo sentido,pequenos detalhes,é que fazem a diferença,eu quando uso o iphone,considero algo fabuloso,gosto de segurar e de ter,mas infelizmente,são poucas pessoas inteligentes e intelectuais,e nós da que usamos produtos apple sabemos disso.. Não falamos mal dos concorrentes ou esnobamos,pois afinal,sabemos que temos o melhor produto nas nossas mãos..

    Afinal,que graça teria um iphone barato? não tem aquela sensação de Ohhh eu consigui! agora o iphone é meu! e perde toda a graça e o encanto.. mas que ta caro demais eu concordo,mas um iphone barato,é ridículo..

    • Rodolfo Piva

      Não precisa ser barato. Poderia custar o preço do S3. Já deixaria muita gente na dúvida…

    • PatrickdiSouza

      Acho que o encanto não está em mostrar para os outros que é caro.
      O importante é que seja de ótima qualidade!

      • Paulo

        O encanto é saber q é de qualidade e que é caro também !!!

      • Caique

        eu não disse que o encanto é mostrar para os outros que é caro.. é que por ser caro,o aparelho acaba sendo bem valorizado e você acaba cuidando mais dele..

        • Caio Cokero

          Mas será mesmo que o iPhone não é mais caro porque tem mais qualidade? Com certeza este é o fator alem de ter um valor agregado de maior.

          • Rodrigo

            Na verdade o iPhone tem um custo de produção menor que alguns concorrentes, tem empresas que fazem esses cálculos com base nas peças

  • Miguel Dornaes

    Eu mesmo fui um proprietário de iPhone que desconhecia a Apple e depois de conhecer o Smartphone passei a utilizar outros produtos da marca ( desktop, tablet, serviços de música, programas e serviço de vídeos ) . Foi um pouco antes da morte de Jobs e fiquei bastante chateado comigo mesmo por não ter conhecido a Apple antes, pois isso teria evitado a compra de vários produtos errados como alguns que eu tinha comprado e me arrependido

  • Fábio Dutra

    O preço dos produtos da Apple não são um absurdo, os impostos sim!!! Eles não vão baixar o valor do produto porque os nossos impostos são altos. É triste, mas é a nossa realidade…

    • Robson

      Errado! Já foram feitas várias comparações entre os próprios iProdutos, e a diferença é gritante entre eles. Ou seja, a diferença entre o valor dos EUA e Brasil não é proporcional entre os diferentes produtos.

      • Arlei

        Sobre os diferentes produtos incidem leis de tarifações diferentes em nosso país, portanto isso q vc quer comparar nunca verá por aqui…

  • Barbosa

    Boa matéria! Eu mesmo fui influenciado pelo “efeito halo”. Comecei com um iPod Shuffle (acho que escreve assim) da 1a. geração e depois foi um Classic, Nano, iPhone 3GS, um 4, um MacBook e um iPad 2. Ufa! Apesar Das últimas pisadas de bola pós – São Jobs, ainda sou um FanBoy! E com orgulho! Rsrsrs

  • João Alberto Araújo

    “No negócio de câmera fotográficas, eles dizem: “Eu tenho os maiores megapixels”. Você sabe a velocidade de um processador AX? Será que realmente importa no final das contas? Você quer uma experiência fabulosa quando você usa o produto. Se você olhar para as telas [dos smartphones], algumas empresas estão focadas no tamanho. Mas há outras coisas sobre a tela que são importantes.”

    PERIOD! (y)

  • Marcelo

    Cobre mais caro mas não me venda porcaria. 😀

  • Thales Carneiro

    Concordo, falta alguns pontos a serem considerados para que possamos realmente sentir essa atenção aos brasileiros.

  • SamuEX

    Se o Steve estive vivo, se ele ainda comandasse a Apple…
    Errrr… essa fala nao é minha.

    Foi mal.

    • Marcinho

      Kkkkk é do Janja.

    • JanjaBoy

      Tudo seria diferente, até pensamento………

    • João Pedro Vianini de Paula

      hahahaha

    • Dorinha

      Eu ri 😀

  • iEdmar

    Eu mesmo conheci a apple através do iphone 2g, de la pra cá a familia só foi crescendo. depois dele veio ipad, ipod, mais iphone, mais ipod, mais ipad e mais iphone auhauha.
    Só penso que o iphone 5 e o ipad 4 não foram grandes lançamentos assim como foram seus antecessores.
    Gostaria de algo novo, de novo, no quesito iphone principalmente.

  • Marcinho

    É verdade concordo, acho que tem que demonstrar que o Brasil é prioridade com atitudes, fiquei dois meses peregrinando atrás do iphone 5 que simplesmente sumiu, siri em português, gift cards pra quém não tem cartão de crédito, apple store em reais, seriam boas atitudes para demonstrar isso.

  • Diogo Mingorance

    Pura verdade. Eu conheci a Apple por um iPod Nano (isso mesmo!) e me apaixonei pelo produto, digamos,”simples”. Depois comprei meu primeiro iPhone, um 3gs, e não parei mais…

    • JanjaBoy

      Eu sou velho…….
      Conheci a Apple nos Apple II 🙁

      • João Pedro Vianini de Paula

        E isso é triste? Queria ter conhecido a Apple nessa época, mas é impossível já que eu nem era nascido.

      • Mosaniel Cardona

        Velho não amigão, privilegiado, por ter saboreado antes de muitos de nós novatos, uma experiência única de conhecer um produto Apple pela 1ª vez. 😉

        • Marcus Malacarne

          Eu comecei no iPhone 3G, depois disso o pomar só aumentou.

  • Zé Rezende

    Vi na VEJA que o iPhone 5 custa apenas 1.200, e os impostos (do Brasil) pelo aparelho chegam a 1.800, por isso chegamos a preços absurdos, não é o iPhone que é caro, e sim os impostos!

    • André Pelegrini

      Parei no “vi na VEJA…”

      • JanjaBoy

        Rindo 100 kilowatts!

      • PatrickdiSouza

        show! xD

      • Dimitri

        Muito pior seria “li na Carta Capital”…

      • João Pedro Vianini de Paula

        kkkkkkkkkkkk

        • Mosaniel Cardona

          kkkkkkk Calminha pessoal!!! foi a maneira que ele encontrou de se expressar!!! rsrsrsrsrsrs 😉

      • Daniela

        HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
        Boa, boa!
        Rolando de rir aqui…

  • Rodrigo Del Monaco

    Ok, tudo muito bom, tudo maravilhoso, mas pq o iPad mini ainda não tem tela Retina?
    “A tela Retina é duas vezes mais brilhante que uma tela OLED. Eu só levanto estes pontos para dizer que há muitos atributos [a serem considerados] sobre as telas.”
    Eu fui um dos que considerou a tela para decidir por não adquirir o mini…

    • Dimitri

      Para lançarem no iPad mini 2, lógico! (Lógica do $$).

      O povo se encanta pelo produto e compra logo, como no iPad 1, e depois vai ter um motivo para trocar pelo 2.

  • Boa materia!
    Da para analisar e ter uma ideia do q acontece na cabeca da apple!

  • Sergio

    Que venha o futuro

  • Max

    Mesmo assim ainda terá gente chorando querendo um iphone de 5″. A Samsung conseguiu criar uma legião de gente que não se importa mais com qualidade, somente especificações. Eu acredito na teoria de que a Samsung aumentou o tamanho dos smartphones dela porque precisava de mais bateria e nao porque queria criar uma “experiência” nova devido a tela maior. Querem um exemplo? Pq o Galaxy S3 Mini, que é do tamanho do iphone 5 tem um processador inferior ao S3 normal?

  • Mosaniel Cardona

    A verdade é: a Apple não tá nem aí para o Brasil quando se fala em satisfazer o consumidor!!! Se fosse o contrário não estaria faltando iPhone 5 no mercado e a Siri falaria português a muito tempo.

    • Paulo

      cara o iphone 5 esta com alguns bugs por isso não tem muitos ainda devem estar arrumando e logo irão lançar o 5s a bateria do ip5 vai muito rápido, e o siri unica coisa realmente legal é: a interatividade. Quem é que no meio de todo mundo vai ficar conversando com um celular ? rsrs’ eu não utilizo muito esta função e também acho que não ha muitas pessoas que utilizem.

      • Mosaniel Cardona

        Quem disse? os bugs não são do aparelho em si, e sim do Sistema Operacional!!! rsrsrs. Tenho um iPhone 5 a meses e funciona 100% até hoje, poucos bugs que apareceram foram corrigidos nas ultimas atualizações do IOS. A bateria dura o estimado até agora. Quanto a Siri, todos que tem um iPhone 4S, iPhone 5, iPad 3, iPad 4 e/ou iPad Mini almeja desfrutar de todo potencial que a assistente disponibiliza, tanto que em quase todos os rumores de futuros iProdutos como: iTv e iWatch se comenta que podem vir com a assistente(o que seria um grande diferencial aos demais produtos de ponta já no mercado), sem falar que algumas empresas fabricantes de automóveis já apresentaram projetos de interatividade com a Siri. Uma coisa é você fazer, e outra bem diferente é você dizer: “faça isso ou aquilo!!! e a assistente fazer por você.” Se você não utiliza, vai meu concelho: comece já a desfrutar de tudo que ela oferece amigão!!! isso se você manja algum outro idioma sem ser o Português!!! rsrsrsrsrs!!! 😉

  • Mosaniel Cardona

    A verdade é: a Apple não tá nem aí para o Brasil quando se fala em satisfazer o consumidor!!! Se fosse o contrário não estaria faltando iPhone 5 no mercado e a Siri falaria português a muito tempo.

  • Fabio Amaral

    Concordo que a evolução dos PC’s é o tablet, não digo a curto espaço de tempo mas digamos que daqui uns 10 anos.

    Concordo que a tela retina é uma experiência verdadeiramente agradável aos olhos tudo parece bem real e mais vivo.

    Concordo quando ele diz que não pode precisar se no futuro não usará telas OLED elas pode evoluir e muito ainda e quem sabe um dia ficar até melhor que a Retina? Só o tempo irá dizer.

    Quando ele diz que mercados emergentes como China e Brasil estão sendo olhados com carinho pela Apple concordo em partes a China certeza que sim mas o Brasil ainda ta faltando muito carinho rsrsrs.

    Espero que eles realmente estejam focados em baratear custos pq olha comprei o meu I5 ante ontem para vender meu 4S e confesso que é muito, mas muito dinheiro viu…

    Enfim aguardemos a Apple e resultado dos teus futuros projetos.

  • Leonardo Brollo

    Eu mesmo começei com o iPod nano depois iphone4 hoje tenho iPad , MacBook air , iphone5 e minha ultima aquisição foi o TIME Capsule. Hoje posso dizer que gosto todos.

  • Copeta

    Eles TEM de fazer algo grande, e botam fé nisso. Alguma revolução vindo por aí?

  • Felipe Pampuri

    Eu só comprei meu macbook e outras coisas da Apple depois de ter comprado o meu primeiro Iphone!!!! 🙂

  • Bruno Pedro

    Achei lindo o discurso e concordo com tudo, mas na pratica as coisas não andam muito assim.
    Mais uma vez vou citar o iOS 6 que esta me tirando do serio.

    A única coisa que nos resta é esperar pra ver o que acontece neste ano.

    Repararam como a ideia de um iPhone mais barato nunca é descartada no discurso deles? Sempre vendem a ideia de que o mais barato não é o iPhone pior

  • Kleber Reinert

    Sem falar num teclado ABNT

  • Paulo

    Pois é…o primeiro computador que coloquei a mãos foi um “Macintosh”…na década de 80…que tinha o protetor de tela com os famosos peixinhos e aquele” barulhinho” quando se fazia alguma coisa errada…o monitor era P&B…era tudo tão intuitivo que qndo coloquei as mãos num pc, odiei…achei complicado, chato e cansativo… Tive iPod Touch e Nokia N73, 78 e 85…e achava impressionante e inaceitável como o iPod era tão fácil de usar e os celulares perto dele pareciam da idade da pedra…resultado…comprei um iPhone 4 e fui(sou) feliz. Até hoje sou cliente da Apple… As vezes toda essa facilidade é meio tediosa…forçar a mente tentando configurar um Android…Symbian…pode até parecer estimulante para o cérebro…mas quando coloco as mãos no Samsung com Android da minha irmã, caio na real na hora… Esse é o diferencial da Maçã…a praticidade…o ser intuitivo…não nos fazer perder tempo tentando configurar que é o principal…o “USO”… Se bem que tem algumas coisas que irritam – tipo o Bluetooth travado no caso dos iPhone – e que acho absurdas…mas no fim, ter um celular que funciona, e bem, todas as vezes que preciso usá-lo, faz toda a diferença… .

  • Mateus Miranda

    Na boa, gostei muito desse post. O Tim falou muito bem e o iLex escreveu muito bem.

  • Paulo

    comecei com ipod touch – depois comprei um iPad – depois o time capsule – depois apple TV – agora um iphone – mês que vem um MacBook…

  • Alex

    Balela esse discursinho de que Brasil e China vão ditar moda. É tão sínico esse discurso que a Apple Store Rio tá pra inaugurar e quando isso acontecer, vai vender um aparelho que custa 850 dólares por 3 mil e 500 reais. Hipocrisia pura dizer que o Brasil está nos olhos da Apple.

    P.S. Críticas diretamente ao discurso de Tim Cook.

  • Caio Cokero

    Sempre achei essas telas que Tanto enfatizam (Amoled) meio estranhas as vezes se parecem esverdeadas ou azuladas de uma forma estranha, não aparentam ser tão naturais como o “Simples” LCD com IPS, de tanto ouvir parece sim que essas Super telas (Super master Amoled Plus HD Ultra Resolution) com nomes gigantes são muito superiores mas olhando as de perto e se comparando com uma “simples” LCD com IPS de Retina essas grandonas não são tão boas assim.
    Não passa de um ótimo Marketing.

  • Cristiano

    Bom discurso, realmente Tim mostrou que a Apple ainda não está se rebaixando ao nível de outras empresas. Ele esta se lixando pro android. O iPhone vende mais, eles são a maior empresa do mundo e todo o mercado segue suas tendências. Aí que se vê como usuários de Android são inseguros e pagam pra ouvir especificações técnicas que os confortam.

  • TiãoGavião

    iLex…
    Perfeito seu comentário final 😉

  • Pedro HH

    Pra mim, Retina é perfeita *-*. Não sei como alguns dizem que uma tela OLED é superior, sendo que dá pra ver os pixels no aparelho, a cor azulada e neon ´fica horrível e as fotos não ficam tão naturais. Pode ter mais cores que uma de Retina, mas se torna não muito natural.

  • Carlos Rosemberg

    São matérias como essa que me deixa viciado nesse blog. Parabéns pessoal.

  • Iago

    Bom, eu acredito que as coisas da Apple realmente são caras, mas valem a pena pelas inúmeras vantagens que oferecem ao usuário.
    Comecei com o iPad e hoje tenho iPad, iPhone e iPod nano, além de já ter comprado várias Maçãs para dar de presente. Posso dizer que esses gadgets fazem uma diferença ENORME para mim. Ainda esse ano quero comprar um MacBook, Apple TV e Time Capsule.

  • Wendell Leon

    Adorei a matéria, e concordoplenamente coma ultima opinião apresentada!

  • Leandro

    Muito bom esse post, ver que tem muita gente que ama a qualidade da Apple, que está cansada de preços altos, e odeia samsung.

  • Lucas

    Tudo oque eu queria saber é se o super amoled hd é melhor ou pior que a retina display, eu tenho um ipad com tela retina e nao sei se é lá aquelas coisas, quando comparo com a tela do galaxy tab 7.7.

    • É pior. Amoled peca na definição de cores.