Opinião

[opinião] Em vez de realmente inovar, Samsung continua se inspirando em criações da Apple

Copycatbook

Mobile World CongressA Samsung apresentou esta semana, na MWC (Mobile World Congress) em Barcelona, sua mais recente novidade, voltada para o tratamento de tickets, bilhetes e ingressos no celular, de forma totalmente digital: é o Samsung Wallet, que é uma cópia descarada do Passbook da Apple. Com isso, a coreana deixa claro para todo mundo que ainda é a Apple quem está no comando do mercado.

Este não será um texto de fanboy ou de alguém que ama cegamente a Apple. Não, longe disso. Este artigo é uma crítica (já dita aqui várias vezes) ao comportamento da concorrência que continua deixando nas mãos da Apple o rumo que a tecnologia deverá seguir.

Vamos falar francamente: o Passbook ainda não mostrou a que veio. Ele é legal, bonitinho e até prático (eu mesmo já testei ele com a TAM e gostei), mas ainda não foi adotado por um número considerável de empresas para que possamos dizer que ele faz parte do nosso dia-a-dia, como Scott Forstall nos deu a entender que faria quando apresentou a função pela primeira vez, em junho de 2012. O Passbook na verdade uniformizou um tipo de cupom eletrônico que várias empresas já faziam, cada uma do seu jeito, e incluiu algumas vantagens tecnológicas para facilitar o manuseio.

Na época, a Apple foi até criticada por muitos por não ter adotado o padrão NFC (comunicação por proximidade) tão amplamente adotado pelos dispositivos Android, e muitos jornalistas afirmaram que o Passbook era apenas uma solução paliativa que mascarava a falta desta tecnologia. Ou seja, uma forma de esconder uma falha. Mas a Samsung acaba de desmentí-los.

Para a imprensa que afirmava que o NFC era melhor, a Samsung está agora dizendo que eles estavam errados.

Com o Samsung Wallet (o nome roubaram do Google), a tendência das empresas desistirem de vez do NFC aumentou consideravelmente. Mas por que a coreana não investiu na tecnologia, que é/era tão promissora? Por que optar por imitar uma função ainda limitada, no lugar de investir em pesquisa e desenvolvimento de algo realmente novo?

A resposta é simples: a Samsung nunca inovou e nem quer isso. É muito mais fácil adaptar as ideias da Apple e vender a mesma experiência para quem não pode comprar os produtos da Maçã.

Quando o Blog do iPhone foi para Nova York cobrir o lançamento do iPhone 5, em setembro passado, uma coisa que me chamou a atenção em várias lojas da cidade era a maquininha do Google Wallet, que permitia o pagamento da conta apenas encostando o celular nela. Confesso que senti uma discreta “invejinha” de não ser capaz de fazer isso com o iPhone que eu tinha acabado de comprar.

Google Wallet

Mas eu pensei naquele dia: “Quem sabe o próximo iPhone não venha com um chip NFC e aí a história irá mudar?“. Mas a concorrência parece não fazer esforço para isso.

Muitos analistas reclamam da Apple por “estar atrasando a implementação em massa do NFC” por se negar a adotar a tecnologia. Mas isso significa que é ela ainda quem manda no mercado? Parece que sim, e a Samsung acabou de confirmar isto hoje, jogando fora a oportunidade de investir em uma real inovação, copiando uma ideia simples e boba.

Repito: não quero que a Apple processe a Samsung por cópia e nem pretendo argumentar que o Passbook seja uma grande ideia. Só fico triste, como consumidor e amante de tecnologia, que a concorrência seja tão medíocre a ponto de desistir de inovações realmente interessantes por pura ganância de mercado. A Samsung, copiando uma ideia não tão genial da Apple, matou hoje minha esperança de um dia vermos a tecnologia NFC no iPhone.

Valeu, Samsung, por atrasar em mais 5 anos o avanço do mercado mobile.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Danilo Sato

    Ta parecendo um cantor brasileiro cujo nome começa com “La” e teina com “tino” kkkkkk

    • Hebert aka HBT

      Mas este cantor que começa com La e termina com tino não copia, ele faz homenagens kkkkk.
      Mais uma vez a Samsunga quer ser tipo Apple.

    • Felipe

      Jaja a Samsung troca o nome para “Potato”. (;

      • Rodrigo Brandão Ferreira

        Tá mais pra “Orange”… rs

      • Rodrigo Brandão Ferreira

        Fico pensando com meus botões… Se a Apple adotar o NFC no próximo iPhone, ele melhorará a performance e praticidade do passbook… Mas e se a Samsung aperfeiçoar o passbook dela no galaxy S4 com o NFC? Estaria ela imitando menos e deixando a batata na mão da Apple?!

        • Cara, isso sim seria pegar uma ideia e melhorá-la, forçando o mercado a crescer. É isso que queremos, todos: melhorias do que existe já, não apenas cópias do que todos estão acostumados.

          • Angel

            Vocês dois disseram tudo! Concordo plenamente… A Samsung poderia ter criado algo realmente inovador, ajudando o mercado mobile… Mas não foi dessa vez… “/

            • Paulo Cotta

              Nunca será.

      • Glaudson Alcântara

        Ou melhor “PineApple”, kkkkkk

        • Danilo Carneiro

          Tá mais para Camaleon… Se adapta ao ambiente criado por outros..

    • Luiz

      Ta parecendo a sony!
      A Nintendo inventa a sony copia!

  • Luciano

    Ai, Ilex, você sempre cheio de mimimi, né? Isso tudo é falta de notícia e artigos para postar? Sinceramente, acredito muito nisso. Outra coisa engraçada é que quem não se comporta do jeito que você quer ou faz comentários que discordem de você é banido do Facebook. Qual o seu medo? Por que privar as pessoas de comentarem se os comentários não são ofensivos? Por favor, tenha um pouco de decência, cara.

    • Zé Pimpão

      Ah Luciano !! Deixa de ser baitola !!! se não gosta do que o iLex Noticia então cai fora. Está aqui neste blog porque ? Vai entrar no Blog dos Ursinhos Carinhosos que vc ganha mais. .. aposto que tem um Samsung galaxy Y e vem invejar o BlogdoiPhone >>> IPHONE !!!! fica falando essas coisinhas ai . . se é baitola rapaz !! hahahaha

      • SongBird

        ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊPAAAAAAAAA, como assim? Eu sou gay e não estou fazendo barraco por aí, alto lá com esse preconceito aí.

        • Evandro

          Epic!

      • Rakdos

        Por favor, parem com esse argumento tosco de que quem ataca o iPhone é pobre que queria ter um. Isso parece coisa de quarta série! Ninguém aqui é especial por ter enfiado mais de mil reais em um celular pra jogar Angy Birds e tirar foto no espelho aparecendo maçãzinha.

        E sim, eu tenho iPhone e iPad, mas uso pra trabalhar e não pra aparecer…

        • Jesse

          Sei…sei…

          • Rakdos

            Ta bom, confesso, minha vida de operariado é triste e vazia, então eu deixo de comprar comida pra pagar horas na lan house e ofender esses milionários burgueses usuários de produtos da Apple, na esperança que meus comentários invejosos magoem o puro coração dos felizes usuários dos iDevices.
            As vezes eu até coloco mais credito no meu Razr V3 pra acessar o blog pelo wap…

      • Giulliano Adami

        Concordo com CA-DA palavra que o Zé Pimpão falou.

      • Wellexpert

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Andre

      Isso aqui é um blog… É como ler uma coluna em um jornal vc vai ter a opiniao dele na noticia e pronto..

    • Diógenes

      Descordo totalmente de sua forma de pensar e agir! 😛

    • Tiago

      …então porque vocês acessam o blog? … Faltou coerência.

    • Rodrigo

      não adianta, em se tratando de afirmações diretas a alguém ou algo, é IMPOSSÍVEL agradar 100% do público pois as pessoas não são iguais. Normal isso que voce falou porque pensa diferente, mas o cara ae do blog tem uma visão de mercado mais ampla do que a sua e ele está certo. E outra, quem garante que dá um pane na cuca do mano Cook e ele resolve adicionar o NFC no iphone em algum futuro IOS? O mercado é assim, essa jogada da samsung talvez mexa com muitos pensamentos das empresas. OBS quem ganha com isso é a gradiente né, daqui a pouco mais um item apple a mais para o seu gradiente iphone

    • Fabiano

      Ridículo o papel da samsung, e mais ridículo ainda é quem entra para defender uma empresa que só sabe copiar, na boa, quem nao gosta de iphone ou do blog, não entre, não comente…

    • O engraçado é que o Luciano não deu NENHUM argumento que desmentisse o texto. Atacou diretamente o lado pessoal.

      Este comportamento geralmente é feito por pessoas irritadas que não tem razão e nem a coragem de assumir isso. 🙂

      Me parece, Luciano, que você foi o único que veio com mimimi aqui.
      Se você foi bloqueado no Facebook, é porque talvez tenha se comportado como criança, igual fez aqui.

      Mas não fique assim. Não dê tanto valor assim para o Facebook, é só uma rede social.
      Saia de casa, vá ver um cinema, sair com os amigos, se divertir. Ficar só no computador, com raivinha de quem você nem conhece, só fará mal a você. 😉

      • MafiosaBe

        iLex as usual = FATALITY!

      • Alexandre

        iLex, cara tive a oportunidade de utilizar o passbook agora nos estados unidos e digo que fiquei muito satisfeito com a aceitação ate agora, claro que ele quando comparado ao nfc ainda é algo anterior ao nfc no que tange a tecnologia, porém como sempre podemos ver a samsung ve as tendencias da apple em “inovar” e acertar no gosto das pessoas, mesmo quando não apresenta lá as suas maiores inovacoes.
        Como disse, é uma pena termos gente que perde tempo fazendo comentarios idiotas…

      • Ronny

        #FicaDica hahhahaha

      • Jorge Junior

        É mesmo! Sai de casa e vai usar seu Passbo… ops… Samsung Wallet! 😛

      • Marcelo

        Se preocupa não iLex, esse é só mais um argumento “ad hominem”.

        Wikipedia:
        Um Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia identificada quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ad_hominem)

        • SamuEX

          Meus amigos, depois de um comentário de conteúdo tão nobre e profundo, só me resta dizer algo:
          EITA BLOG PORRETA SÔ!!!!

          😀

      • Diógenes

        Acho q vc se inspirou naquele comercial da sundown né iLex?! kkkkkk

      • Luiz

        Cara! Isso foi profundo!

    • Junior Santos

      Luciano, me desculpe pela franqueza e respeito pela sua pessoa. Mas diversos veículos postaram essa notícia, mas sem querer defender o autor deste blog, mas já defendendo (como diria o Jo Soares), ele apenas explicou e bem explicado o motivo que o mercado de tecnologia pode “estar atrasado”, graças a preguiça de criar coisas diferentes que é o caso da Samsung.

      Alias, vejo o Galaxy S3 e o futuro S4 como grande concorrente de peso para a Apple, mas isso se a Sammy realmente criar algo diferente, como a Microsoft fez com o Surface, onde ela criou aquela capa protetora do gadget com teclado embutido. Sim.. Pontos para a Microsoft que pensou diferente.

      A Apple é conhecida por pegar o trival e mudar a forma que usamos o produto, mas se a Sammy seguir o caminho do Control+C, realmente o mundo vai parar numa empresa só, como disse o iLex.

      Enfim, esta crítica é valida, foi a primeira que eu li e concordo plenamente com as palavras expostas aqui por ele.

      Desculpe Luciano, mas não poderia deixar de responder seu comentário, até pq eu tbem tenho o direito de não concordar com tudo que eu leio.

      • Andréia Hassem

        Apoiado….

    • iPhoneMania

      Luciano……se vc nao gosta da apple….oque vc esta fazendo em um blog sobre a apple????se vc é burro o sufuciente pra comprar um galaxy sIII ou galaxy Note II ou galaxy X,nao discuta e vai em uma pagina sobre o galaxy….por favor….esta 100% claro que a samsung esta copiando a apple…..entao…se manca pelo amor…..

    • Valdir

      Pra falar a verdade, o Luciano tem razão em partes. E como foi dito aqui, isso é um blog e assim como uma coluna de jornal, o autor vai expressar sua opinião, assim como ele estará sujeito à críticas. Gosto muito desse blog, o acesso todos os dias, mas em outra ocasião aconteceu algo parecido comigo, na qual eu comentei algo contra a opinião do ILex e meu comentário foi excluído. Só não vejo a necessidade de “censurar” a opinião do leitor. E sim, tenho um iPhone e o prefiro bem mais que um Samsung qualquer.

  • Jorge

    Novidade a Samsung copiar a Apple

    Até a HTC fez isso, não só a Apple, mas a Nokia tbm (compare o Lumia 820 com o HTC 8X)

    • Felipe

      Não vi semelhanças do L820 com o 8X….

  • Marcio

    Verdade.. atè o ringtone de notificações do iphone a samsung colocou no galaxy.

  • Marcio

    Cara sinceramente achei o passbook uma porcaria, e concordo com o texto.

    • TiõaGavião

      Também concordo que o Passbook é uma porcaria, bem como com o artigo(iLex)
      Apple errou feio em não adotar o NFC, ainda tenho esperanças que venha 🙂 , por mais que goste da Apple isso não dá para aceitar 🙁

      • Rakdos

        A bateria desses celulares vivem por um fio. O pessoal quer mesmo ficar dependendo deles para pagar as coisas? Me parece um pouco aquela história da caneta lunar, que enquanto um fez estripulias pra permitir ao celular pagar as contas, o outro usou um cartão de plástico.

  • Hori

    Fanboys da Samsung e haters da Apple reclamando aqui em 5, 4, 3, 2, 1…

  • Ricardo

    Quanto à falta de assunto eu ja discordo, blog é blog, cada blogueiro posta o que quiser! Vc lê se quiser!

  • Rodrigo

    Acho que essa pode ser uma chance do Passbook deixar de ser um App inútil… Já que com mais aparelhos utilizando esse sistema, se torne mais viável para as empresas desenvolverem soluções para ele.

  • Dênis

    Legal o texto, e concordo que a concorrência deveria se esforçar para trazer mais inovações. Pioneirismo em novas tecnologias e implementações dela é muito bom e faz outras empresas correrem atrás para não ficarem defasadas.

    Mas não concordo com o final do texto:

    “A Samsung, copiando uma ideia não tão genial da Apple, matou hoje minha esperança de um dia vermos a tecnologia NFC no iPhone.”

    Não é o fato de a Samsung fazer ou deixar de fazer alguma coisa que vai ditar o que outras empresas farão. Se a Apple (ou qualquer outra empresa) acreditar que existe potencial no mercado para implementação do NFC, ela fará isso independetemente se outras empresas estão implementando ou não.

    • Cleberson Pertile

      Cara, a Apple é a maior empresa de tecnologia do mercado. E todo mundo está dizendo que o NFC só não vinga porque a Apple não adotou (ainda, ou não).
      Se a maior concorrente da Apple também desiste do NFC, quem vai apostar nisso? Aí sim que ele afunda de vez.

      • Marcos Paulo

        Cara conhecendo a Samsung como à conhecemos ela só vai se voltar para o nfc de fato quando a Apple lançar uma solução para esta tecnologia.

        • Ótimo comentário. 🙂

        • Frederico

          A samsung não abandonou o NFC, ela apenas está “atirando para todos os lados”, vai atrás do NFC e da Apple, qualquer lado que der certo ela quer estar junto.

          Se a Visa adotar a NFC, a Samgung acaba por estar dentro de todas as tendencias, sejam elas quais forem.

          • SamuEX

            O Frederico resumiu tudo.
            Garçom, fecha a conta e até amanhã!

            • JanjaBoy

              Hahahahahahaa!!!

      • Luiz Fabio

        A Visa acabou de fechar contrato pra explorar o NFC.

  • Henrique

    Depois vem fala que a Sansumg inova!

    Meu deus isso foi o cumulo da cópia!!!
    tenha dó

  • Matheus Pagoto

    Cara, pra mim, o Passbool não faz muita diferença mais, já deu né? A Samsung copia quase tudo ‘-‘

  • Serginho Pereira

    parece que a “época” das grandes inovações em smartphones acabaram. Agora é um copiando o outro q e quem for mais barato vende. Já que são tudo praticamente a mesma coisa :/ triste

    • Rodrigo

      iphone vende mais do que muito samsung por ae

  • Netto Pellegrino

    Uso o Passbook diariamente aqui em UK principalmente no Starbucks, e algumas vezes quando vou viajar com os bilhetes aéreos de algumas companhias. Não tem coisa melhor que isso posso garantir é muito simples e pratico infelizmente no Brasil o pessoal não tem esse costume mais aqui facilita muito e é algo que muitas empresas no Brasil teriam fácil acesso em aplicar. Como por exemplo uma rede de farmácias cinemas, lanchonete etc…

  • André

    As pessoas não acham utilidade no passbook, porque vivem num país tupiniquim chamado Brasil. Aqui nos Estados Unidos funciona que é uma maravilha e é muito útil. A samsung deveria mudar o nome dos seus dispositivos logo para iSung, iGalaxy, iNote… iSemVergonha, iCopio.

  • Marcel

    Cara, chega a ser revoltante. Já até compartilhei la no facebook o texto. Concordo que o Passbook ainda não mostrou para que veio, principalmente aqui no Brasil, mas essa empresa ai xing ling prefere se contradizer e copiar a apple do que se manter numa linha de raciocínio e arriscar ser sucesso. Aposto que se a Apple em agosto lançar o iPhone com NFC e abandonar o Passbook (que repito, não é lá esses sucessos todo ainda) a samsung fará o mesmo com alguma desculpa vagabunda. Odeio samsung, na moral! Posso até um dia mudar do iOS para Android, mas com certeza não será para nenhum aparelho dessa empresa

  • Denis Anjos

    Na verdade os dois serviços são uma porcaria, e infelizmente é assim mesmo um copia o outro e se da bem quem vende mais!

  • FELIPE SOUZA

    Usei o passbook no carnaval, reservei hotel pelo booking.com, ao reservar aparece a opção de enviar para o Passbook. Fiz o check in pelo iPhone, mas foi engraçado ver a cara da recepcionista quando eu falei que o voucher estava no Passbook, ela não entendeu e então mostrei o iPhone ai sim ela conseguiu confirmar os dados!

  • Gaúcho Nerd

    Mas bah tchë, verdade!
    Porque não inovam e lançam logo uma “e-guaiaca”.

  • Thales Carneiro

    Show! Bela publicação ILex, quando vejo essa forma de agir da “concorrência” tenho o mesmo sentimento que você, tristeza por ver como uma empresa tão grande e com tanto potencial no mercado mobile pode ser tão medíocre e sem inovação.

  • Lengo

    Até a parte feia eles copiam. Caramba.

    Mas cara, eu me divirto. É muita cara de pau. Os caras tão rindo de design, patente, o escambau. Faz um (dois, dez) similar mais barato e procura vender mais. Vai entender…

    • Lengo

      Mas sim…tá complicado dos caras arrumarem um padrão pro NFC. Todo mundo quer um pedaço do lucro, a tecnologia já existe e a Samsung joga água no chope com um lance desses (como faz cada sistema diferente). Essa estratégia está dando muito certo pra ela, mas caramba, isso ferra a utilidade de uma tecnologia muito boa. No fim das contas, é o que o artigo falou.

      Parabéns pelo texto.

  • Alex Retamero Dias

    Também não concordo com o final do texto:

    “A Samsung, copiando uma ideia não tão genial da Apple, matou hoje minha esperança de um dia vermos a tecnologia NFC no iPhone.”

    A Apple se achar que é bom para ela colocar o NFC nos aparelhos, assim ela vai fazer.
    A Samsung é uma “m” mesmo, vive de cópias e não admite isso.

    Agora vai ser engraçado o pessoal que falava que o Passbook não servia pra nada, que o bom mesmo era o NFC usando o Samsung Wallet que nada mais é do que o Passbook.

    A Samsung poderia fazer o sucesso do NFC, concordo com o artigo, e se sujeitou a ainda ficar se alimentando do que a Apple cria.

  • Daniel Coimbra

    Não podemos negar e a unica empresa que faz inovações na area de Tecnologia hoje é a Apple.

    Samsung, Nokia, HTC, etc… só fazem copiar e colar.

    Quero ver elas inovarem como o iPod, iPhone, iPad, iMac…

    Vamos SamgSUGA, inventem algo novo !!!

  • RaphaelFreitas

    iLex, vc esta afirmando algo que nao é verdade.

    A Samsung nao desistiu do NFC, muito pelo contrario, fez acordo mundial com VISA, adentrando no mundo de pagamentos, que inclusive deixou o Google preocupado.

    • Daniel

      É verdade. Inclusive a Samsung criou o Wallet, que como já vimos, é uma cópia do Passbook, mas para integrar ao uso do SBean (NFC da Samsung), coisa que muitos lamentaram quando a Apple lançou o iPhone 5 com o Passbook, porém sem o NFC. A integração dos dois teria sido a solução ideal. Porém, a Apple acabou deixando a oportunidade para a Samsung que espertamente colocará isso no mercado antes da Apple, que infelizmente continua acomodada se esquecendo de inovar. Tomara que Jony Ive mude isso em breve e de nova dinâmica ao iOS.

  • George

    Viajar com o passbook é uma enorme facilidade!
    Não precisa daquele monte de papel que antes era impresso, uma facilidade enorme!

  • Tadeus

    Aê! Agora pessoas que não tem dinheiro pra comprar um iPhone podem usar a mesma funcionalidade do Passbook da Apple!

  • Mateus

    A Samsung não está atrasando desenvolvimento nenhum, só assina o atestado de incompetência e o atestado que copia ou adota similaridades do iOS e seus aparelhos com o intuito de não ”falhar” e/ou ”falhar” junto com a Apple. Se a Samsung ao não adotar o NFC automaticamente anula o NFC no iPhone alguma coisa está errada na magica e revolucionaria Apple, semelhante ao caso da tela de 3,5 polegadas do iPhone, sempre taxada como perfeita, adequada e virou o que virou.

  • Rodrigo

    Fico imaginando se é só eu que quando tem uma polêmica assim e muitas respostas, primeiro eu corro a pagina inteira com o scroll do mouse procurando o avatar do ilex, pra ver as diretas que ele dá pros sem noção rs rs

    • Danilo Melo

      Eu também o faço amigo…só para rir um pouco por aqui no serviço….depois continuo lendo os comentários mais coerentes…rsrsrs

  • Victor Barreto

    Mais uma vez a samsung se mostrando medíocre!!

  • Carlos

    Concordo totalmente com o artigo. So dois pontos: 1- acho que a apple nunca vai adotar o NFC no iphone, assim como ela nunca adotou o bluray nos macs 2- convenhamos que a apple nao é 100% inocente em matéria de copia… Mas pelo menos quando copia, ela faz bem melhor.

  • Fabio Cavaco

    Sinceramente tenho isso no meu iPhone 5 nunca utilizei , nem abri o programa , aqui em Portugal e poucas as empresas a trabalhar com ele , mas mete bocado de inveja ver anuncio do visa que mano chega lá e passa o iPhone na maquina e faz a compra …. Ahaha !

  • Flavio

    Nada a ver cara, o NFC apesar de ter diversas funções é utilizado principalmente para pagamento, ou seja, você vai em um restaurante para almoçar, e ao invés de pagar a conta com dinheira usa um serviço que utilize o NFC.

    O Passbook é como se fosse um bilhete de entrada, ou seja, você compraria uma passagem de avião antes pela internet, paga da sua casa usando NFC ( As fabricantens de computadores, notebooks e outros dispositivos estudam colocar um receptor NFC embutido nos equipamentos ) e recebe o bilhete para embarque no celular.

    Um não substitui totalmente o outro, sem falar que o Passbook roda apenas em iPhones com iOS 6.x, que apesar de vender como água no deserto não atende à 100% das pessoas no mundo. Tendo uma alternativa em um celular com preço mais baixo, um sistema como o Passbook tende a se popularizar muito.

  • Marcio

    A Samsung Adota A Seguinte Filosofia:
    Se Não Pode Contra Eles, Roubem As Ideias Deles!. E Por Isso Que a Apple! E Referencia
    Em Tecnologia, Design,Segurança,Exclusividade E Ideias.

    • Ugo

      Exclusividade não, pelo menos não por muito tempo.

  • Marcelo

    Eu ja gostei que a Samsung tenha copiado a Apple nesse caso… independente da Samsung ta copiando ou não.. pras empresas aderirem ao sistema os clientes precisam ter aparelhos que o suportem.. como exemplo.. nos EUA a MBL ja ta aumentando o numero de estadios que usam o sistema.. aqui não adianta muito desenvolver algo sendo que poucas pessoas tem iphone.. (o caso da TAM é diferente ja que quem pega avião tem maior poder aquisitivo.. ai a clientela com iphone é maior… )

    E o NFC não deslanchar não é culpa da Samsung.. ela ja fez a parte dela (S3 tem NFC) .. o Google ja fez a dele (Google Wallet) Microsoft ja fez a parte dela.. (o Wallet do WP e a maioria dos telefones com WP8 tem NFC) o problema é a “utilidade” mesmo.. por enquanto só faz sentido mesmo em pagamentos.. mas ai tem os problemas de precisar de uniões entre bancos e as fabricantes/operadoras… para passagens/ tickets de jogos ainda faz mais sentido os codigos de barra.. pelo menos durante essa “transição” do papel pro eletronico.. um leitor de codigo de barras pode ler um codigo tanto no papel quanto na tela do celular…. ja um aparelho de NFC só serviria pro celular.. e pros que tem a tecnologia..

  • Jrbs

    Sério!? Nem sabia que era pra isso que servir essa p orcaria de passbook heheheh

  • Luiz Fernando Ferreira

    COPIA DESCARADA

  • Joaquim

    Esse post ficou muito bom :D!

  • MANOELWSILVA

    O próximo lançamento do Smartphone da Samsung Galaxy S4, será a tela maior, por que eles não sabem inovar, somente copiar. Como a tela grande e bem aceita por milhões de usuários compromete esse analogia contra o iphone 5. Aposto que se a tela do IPHONE 5 fosse do mesmo tamanho, ninguem compraria galaxy s3.

  • DHBB

    Belo texto, iLex, concordo plenamente, porém só acho que faltou dar um pouco de crédito para o Google, que tentou de todas as formas aplicar o NFC e o Google Wallet, que era sim uma boa idéia, porém as fabricantes não deram bola. Afinal, em tempos da Apple correndo atrás da conrrência com iPad Mini, estou admirado de ver o Google (tão odiado por Jobs pelo Android) com o projeto Glass e seus Chromebooks. São produtos geniais? Acho que não, mas é um respiro de inovação num tempo que Apple está esticando iPhones…

  • Fabricio

    Olá a todos,

    Realmente a Samsung mais vez pisou no tomateiro inteiro. Muitos fanboys android vivem criticando a apple, dizendo que a apple não evolui, que os produtos da apple estão ultrapassados, etc., mas a prova de que isso não é verdade está aí, a samsung copiando um recurso já implementado no iOS há um bom tempo. Será que realmente é a apple que está atrasada?
    A apple parece pensar mais à frente do que seus concorrentes, a não adoção do bluray é a maior prova disso, pois qual o motivo de adotar drive de bluray em seus portáteis se o futuro deles é a remoção de qualquer tipo de mídia ótica? Vejam os novos macbooks pro que não tem mais a unidade ótica, e ao que me parece, essa será a tendência que a concorrência também terá que adotar, pois com o advento da computação em nuvem além do aumento da oferta de conexões à internet wi-fi gratuitas farão com que as mídias óticas fatalmente sejam substituídas por tecnologias mais práticas.
    Mais uma vez a Apple provando que sua visão (pelo menos até agora), ainda está muito à frente da concorrência.

    Abraços a todos!

  • J3ff

    Na Verdade, na Verdade !!!
    A “Cópia” do Passbook é um “Apoio” ao mesmo por parte da Samsung. Então, a Apple não tem do que reclamar !!!
    É quase um App Apple pro Android.

  • pedro

    pessoal… acho q nós consumidores deveriamos nos unir e clamar por “padrões” ao invés de querer usar tecnologias que pertecem apenas a empresa X ou Y… pois dessa forma como está as tecnologias acabam por morrendo assim q a moda trocar… acho linda a ideia do passbook mas não teria sido melhor a apple liberar esta pra todo mundo? (digo para outras plataformas) teria a xumisung copiado a ideia caso ela pudesse usar o passbook? reflitam: quem ganhou e quem perdeu com isso? gostaria mt d poder usar imessage pra me comunicar com todos que conheço ao inves de ter q usar outras coisas como skype/viber/gtalk/etc… pq eu consigo me comunicar com todo mundo por email? resposta: por ser um padrão em termos de correio eletrônico.

  • Nuno

    Fico imaginando se blogs e sites nao tivessem area de comentarios , esses fanboys ficariam lokos kkkkkkkkk. Exelente materia ilex e se depender Da sang sung kkkk vamos ter muito mais dessas

  • Njag

    A Samsung é a pior empresa há face da terra…fazem produtos de [email protected] (hardware), copiam tudo o que a apple faz…não sabem simplesmente inovar como as outras marcas tentam fazer, copiam e mesmo assim mal…
    É uma empresa que quando falam nela só me faz rir no sentido de empresa ridícula, vergonhosa, mal formada, sem inovação…

  • Bento

    A Apple começou no mundo dos celulares de alta tecnologia lançando o iPhone em 2007. Isto já faz dela a mais velha neste mercado. Então a samsung resolve entrar no mercado copiando descaradamente os celulares da Apple e parece que isto continua assim. E outra coisa a samsung inveja tanto a Apple que vai lançar um celular copiando parte do nome de um da Apple. Galaxy S4 * iPhone 4S. De certo esse vai ser o único galaxy com alguma coisa que preste. Kkkk. Parte do nome do grandioso iPhone 4S. Valeu samsung por tentar.

  • Bento

    Fabiano APPLE não aplle. Viu

  • Hardman

    Já já a Samsung muda o nome dela pra Applesung!

    Já imaginou?

    Applesung We Copy and Paste! Don’t erase it!

  • Bruno

    Nada a ver, a Samsung adotou o wallet pelo simples fato de que a adequação dos estabalecimentos não necessitará de maiores investimentos. O NFC só cresce, a Visa fechou uma parceria com a Samsung para difundir o NFC mundialmente e a MasterCard está indo pelo mesmo caminho.

    • Se vê que você não entendeu o texto, Bruno.

      • Paulo

        Acho que você é que não entendeu. Para que criar um terceiro modelo nesse caso, se já existe o NFC e o Wallet? O celular que tiver os dois vai sair ganhando. Se resolvesse “inovar” nesse caso, iria complicar mais as coisas… Se eu já tenho um Mastercard e um Visa, para que vou querer um das Casas Bahia, que só vai ser aceito naqurla loja? Nesse caso não cabe muita inovação, mas sim uniformização. Essa semana Visa fez parceria com a Samsung para que todos os proximos smartphones venham com o sistema Visa NFC, que se chama PayWave ao mesmo tempo que a Samsung tb adota o sistema da Apple. É como ter dois cartoes de crédito e utilizar o mais adequado para determinado estabelecimento e nunca ficar na mão.

        • Eu li todo o seu comentário e compreendi o que você disse.
          Mas fiquei com a impressão que você não fez o mesmo por mim.

          Nada do que você falou justifica você ter dito “nada a ver” para o texto. Em nenhum momento ele fala em “terceira opção”. Seu argumento é tão estranho que você não se dá conta que quem criou realmente uma terceira opção foi a Samsung, pois esse sistema não é compatível nem com o Passbook e nem com o NFC. Ou seja, você não me parece saber realmente do que está falando.
          Portanto, não perderei meu precioso tempo tentando explicar para você, pois tenho a impressão que não adiantaria. Desculpe.
          Não leve para o lado pessoal, mas sem argumentos fica difícil discutir.

          • riot.claudio

            K.O

  • Caio

    quem é samsung ? hah

  • Copeta

    Ela não quer mesmo inovar. Depois de tudo e todas as brigas, aqui estamos nós novamente.
    E ainda falam que não copiam.

  • Daniel

    Samsung ou SANGSUGA ???

    Inovem, pare de copiar a Apple.

  • Caio

    Nossa, eu tinha visto um galaxy player(aka copia do ipod touch) e achei isso o extremo de onde a sansumg poderia chegar, agora copia o passbook.
    Aposto que o próximo plastic S4 vai aumentar só no comprimento, se é que da pra aumentar o tamanho do s3

  • Maurício Fernandes

    Quando comprei meu iPhone uma amiga viu e perguntou: “esse é o iPhone mesmo ou é aquelas cópias?”.
    Aí eu respondi: “claro que é iPhone, se fosse pra ter um celular copiado, eu comprava um samsung!!!”.

    A cada dia que passa, essa resposta fica mais verdadeira!!! uma pena! 😀

  • Joyce

    Esse povo é um amor *_* tãoo calminhos kkkk ah, e eu gostei do post

  • TiõaGavião

    Eu queria entender “onde” o articulista errou em alguma coisa escrita nesse texto? Tudo esta perfeitamente correto!!

  • Bruno Pedro

    Dia desses eu vi o slogan da Samsung: Seu sonho, nossa inspiração.

    • iSas

      É porque o sonho de todos é ter um iDevice kkkkk

  • Master

    Mas o mundo tem funcionado assim mesmo. Os EUA e Europa criam e o Oriente copia e tenta fazer mais barato, menor ou às vezes, melhor. Mas a idéia sempre sai do Ocidente.

  • Tiago Garcia

    Bom de certa forma o samsung está oferecendo um serviço desenvolvido pelo Google.
    Além de oferecer o NFC, tem tb o Walter, no caso quem comprar um samsung vai acabar tendo uma opção a mais.
    Mas pelo menos para minha pessoa isso não me faria abandonar o IOS para usar anseios, para ser sincero me arrependo amargamente de ter gasto 500 reais no “motosmart me” da motorola –‘

  • Overlord

    Aposto que o próximo iPhone virá com NFC.

    E aposto também na tecnologia apresentada pela empresa francesa Wysips que utiliza uma placa fotovoltaíca “transparente”
    Como resultado cerca de 20% mais de autonomia sempre que você deixar o celular ao ar livre e não no bolso. Também permite reativar um telefone sem bateria, após esperar alguns minutos, colocando o aparelho “sob a luz ou próximo de uma janela”.

    Aposto nesta placa no iPhone de 2014… no deste ano não vai dar tempo.

    Quanto ao assunto da matéria: não vale a pena perder tempo com a Samsung… há tantas outras empresas realmente inovando por aí… Pela que elas são pequenas. 🙁

  • Vimprio

    Se alguém lançar o app. que tive a idéia e não for eu, vou suicidar!

    NFC é o futuro!

    ps: nome do meu futuro app “Bank of App” 😉

  • Gpc

    O artigo é interessante mesmo!! Mostra uma provável “tendência de mercado”.
    Mas deixando a dúvida pairar, em favor do tal Luciano: Eu mesmo já fiz dois comentários quase simultâneos com o mesmo e-mail em um post. Um falando bem e o outro disconcordando, COM INCLUSÃO DE FONTES (REF. DE MATÉRIA DE JORNAL), e curiosamente só o em que eu falava bem do post foi publicado.
    Digamos que isso é no mínimo uma coincidência curiosa ….

  • Andrey Lanhi

    Adoro as matérias, concordo com algumas coisas e discordo com outras…

    Mas me divirto mesmo é com os comentários… Tanto do pessoal, quando do dono do blog !

    Abraço BDI !

  • Bruno

    A Samsung é uma empresa enorme, de capital aberto, que deve correr atrás de lucros para os acionistas. Ela não deve ser romântica e “inovar” como o iLex defende. Ela tem é que ser rentável. E só duas empresas hoje dão lucros com celulares: Apple e Samsung. O modelo de negócio de inovação da Apple funcionou para ela, mas não é o único que funciona. O modelo “copycat” da Samsung também se mostrou inegavelmente bem sucedido. E a história dos PCs também mostra que o modelo mais bem sucedido foi o “copycat” da Microsoft (e neste caso o inovador da Apple perdeu).

    Empresarialmente falando, inovar envolve riscos altíssimos. A maioria disparado das empresas inovadoras quebram (e, como o risco é alto, as poucas que dão certo, “bombam”). Então é fácil subir num palanque e mandar os outros (com o dinheiro dos outros), inovarem. É sempre fácil quando o dinheiro é dos outros. Quero ver essas pessoas colocarem o SEU dinheiro numa inovação. “Opa, o meu não!”. Enfim, acho que deveria respeitar os acionistas que colocaram o dinheiro deles na Samsung, aposto que eles estão bem satisfeitos com a forma como a empresa vem sendo tocada.

    Por fim, aceitar a pluralidade e reconhecer que a Samsung não é medíocre seria um bom começo.

    • Max

      Isso aí, ética, hontestidade hj em dia são puro romantismos. O que vale é ganhar dinheiro!

      • Bruno

        Max, foi muito bom você ter tocado neste ponto. É claro que as empresas devem seguir a lei, e mais que isso, serem éticas. Sou totalmente contrário à Samsung quando ela copiou descaradamente a Apple, levou uma merecida multa multibilionária e espero que leve outras quando cometer os mesmos erros. Mas nesse caso a Samsung não me parece fazer nada ilegal ou antiético. Foi como a Apple colocar a central de notificações no iOS. Alguém teve uma boa solução, você a coloca no seu sistema. A Apple nunca teve vergonha de copiar uma idéia, e não se deve ter mesmo. O que demonstra má fé é quando a Samsung colocava até as mesmas cores nos ícones (música, “iTunes”, navegador, telefone, etc), aí era pra enganar, e era, lógico, antiético. Mas nesse caso, um aplicativo que serve para acumular tickets, se você pedisse para 10 designers, aposto que quase todos ou todos colocariam tickets no ícone.

        Meu único ponto é: não se deve querer aplicar o modelo de inovação da Apple para todas as empresas. Não funciona para todas. O iPad só funcionou porque era da Apple, se fosse de outra (e outras tentaram antes), não funcionaria. A Apple (e Jobs) chamam a atenção do mundo, de maneira que as outras não fariam.

        Sobre a ironia de “o que vale é ganhar dinheiro”, brincadeira você usar isso pra defender a Apple, né? 😉

  • Daniel

    Normal. A Samsung faz aquilo que ela é mestre em fazer: Ctrl + C
    Depois fala que é dela é quer processar outras empresas por plagio…
    Empresa de médio porte!

  • Bruno

    O meu “nada a ver” e justificativa estão relacionados à seguinte frase destacada no texto: “Para a imprensa que afirmava que o NFC era melhor, a Samsung está agora dizendo que eles estavam errados.”

    A Samsung aposta no NFC e foi eleita uma das empresas mais inovadoras do mundo. Eu acho que o Wallet realmente é “cópia” do Passbook, mas as pessoas se esquecem se mencionar onde realmente houve inovação, apontam apenas o que consideram cópia. Não estou desmerecendo a Apple com isso, pois a mesma tb inova, mas, em contrapartida, também ta cheia de processo nas costas por quebra de patente.

    O Wallet, na verdade, veio para que haja concorrência sim, e obviamente tem que ser parecido com o passbook. A explicação como eu disse, é a adequação dos estabelecimentos ao novo recurso, onde não serão necessários grandes investimentos ou mudanças, e por isso talvez mais cômodo (não necessariamente prático). Como todos sabemos, a Apple detém grande fatia do mercado de smartphones e consequentemente exploraria sozinha esse nicho, obviamente que quem usa Android irá querer o mesmo, e a Samsung não ia perder a chance de lucrar com isso.

    • Riot Cláudio

      A maior empresa inovadora do mundo ?!? So se for na Galaxy World nunca se quer ouvi falar disso.

    • Carlos Garcia

      É isso aí.

      • Bruno

        “Uma das”. Ela está entre as 10 mais.

  • Dynho

    Moro no Japão e aqui a tecnologia NFC já é usada ha muito tempo antes mesmo da popularização dos ” smart touchs”. Em todo lugar que aceita cartão de credito tem uma maquininha dessas, estações de trens e metro, postos de gasolina etc. Então passbook ou wallet talvez NUNCA SERÁ o que vai derrubar o uso dessa tecnologia. Ao menos para os niponicos que ja estão acostumados a ela.

    • Bruno

      Exatamente!

  • Patricia

    Existe um velho ditado: “Nada se cria, tudo se copia” é o que a samsung faz. Um momento pós processo e a samsung não pensa em nenhum momento em inovar. É lamentável!!!!

    • Bruno

      Correção: Entre as 50* mais. Apple em 13 e Samsung em 17.

  • Fabiano

    vi uma frase genial aki e resolvi destaca-la:

    Quando comprei meu iPhone uma amiga viu e perguntou: “esse é o iPhone mesmo ou é aquelas cópias?”.
    Aí eu respondi: “claro que é iPhone, se fosse pra ter um celular copiado, eu comprava um samsung!!!”.

    kkkkkkkkkk

  • Tailan

    “desmentí-los” não tem acento.

  • Ronaldo

    Campeão, a primeira palavra no título do texto é [opinião]. Deste ponto em diante, qualquer guerra de egos e picuinhas é a mesma coisa que eu dizer que o Flamengo é uma bosta só porque torço contra. Sem mais.

    • Rei/SP

      Exato! assim como se deve respeitar os comentários, cada com a sua opinião e não um debate de egos!

  • Breno

    Nao sao o Wallet e o NFC coisas distintas?!

    • São sim. Alguém disse que não eram?

  • Henrique Gaspar

    INITIALIZING COPY.
    DANGER DANGER, SAMSUNG DETECTED!
    UPDATING SYSTEM INFORMATION. ELIMINATE ALL COPIES FROM THE WORLD? (X) YES ( ) YES

    UPDATE RELEASED: 1.0.1, CHANGES:
    NEW KEY ADDED INSIDE TECONOLOGY.PLIST
    eliminate-samsung-copies

    NO COPIES ANYMORE 😉 , PLEASE SAMSUNG!

  • Rodrigo Rosa

    Não entendo como um abandono a NFC. A própria Samsung fechou acordo com a VISA para ajudar a difundir a tecnologia. Talvez integrem o wallet com o NFC em uma solução que ainda ninguém adotou. A própria Samsung usa NFC para várias outras funcionalidades, como as TecTiles, que podem ser programadas para realizar funções ou fazer alterações na configuração do telefone assim que o telefone entra em contato.

    Tem tb o compartilhamento de arquivos, que é pareado via NFC (a velocidade do NFC é baixa) e transferido via wifi direct, diferente dos outros que transfere via bluetooth. Enfim, o NFC não morrerá (talvez evolua o padrão).

    Agora concordo que a interface poderia ter sido original, pq a cópia é descarada.

    • Bruno

      Só um detalhe. A velocidade do NFC não é baixa. Procure saber sobre o S-Beam, é mais rápido que o Bluetooth.

  • Discordo do autor do post. A Samsung vem inovando a cada nova versão do Galaxy. O smart stay, por exemplo, que mantem a tela ligada enquanto você está olhando pra ela, é uma inovação exclusiva da coreana. Quer outra? Ao ver um contato na tela, basta vc colocar o telefone no ouvido que ele liga automaticamente para o contato. A lista continua.
    Acho que dizer que a Samsung não inova é uma limitação de quem não conhece o mercado amplamente.