Opinião

Discussão: será que é só a Apple que tem preços caros no Brasil?

iPad 2

Na época do lançamento do iPad 4 no Brasil, muita gente reclamou do aumento de preços do modelo, acusando a Apple de mercenária e de desrespeitar os brasileiros. Com o iPhone 5 então, nem se fala: o preço nas alturas desestimulou muita gente.

É normal ouvirmos sempre: “a Apple tem preços abusivos”, ou “vou abandonar a plataforma, pois a Apple explora os brasileiros“. Mas até que ponto a culpa é só dela?

Longe de defendermos aqui os preços praticados pela Apple no Brasil. Eles são mesmo altos e achamos que poderiam ser menores com a fabricação dos aparelhos nas fábricas nacionais. Mas o que queremos destacar é que, infelizmente, esta política de preços muito mais altos que no exterior não é nem de longe uma exclusividade da Maçã.

Um exemplo disso são os novos tablets com Windows 8/RT, que estão chegando no Brasil, com preços estratosféricos.

Não entraremos em detalhes de quão melhores ou piores eles são comparados ao iPad, e nem se eles rodam programas normais de computador. Nos fixemos apenas no preço que eles tem lá fora (similares ao iPad) e o preço que eles são vendidos aqui (quase o preço de um MacBook Air).

Se lá fora eles tem o mesmo preço do iPad, porque aqui são muito mais caros? Vale mais a pena comprar um tablet ou um MacBook Air (um computador completo e muito leve, que permite instalar Windows nele) pelo mesmo preço? Seriam os tablets com Windows os substitutos (caros) dos famigerados netbooks?

O site Gizmodo Brasil fez um ótimo texto falando desta questão dos preços dos tablets com Windows no Brasil. Vai lá e dê uma lida, depois volte aqui nos comentários para discutir a questão: adianta sempre reclamarmos só da Apple ou o problema dos preços altos é geral no Brasil? O que fazer, enquanto consumidor, para mudar esta situação?

A palavra é toda de vocês. ;)

Botão Voltar ao topo