Notícias

Apple toma decisão que diminuirá aplicativos falsos na App Store

Em novembro, alertamos aqui sobre uma “brecha” na App Store que permitia que desenvolvedores inescrupulosos alterassem nome e imagens de aplicativos, depois de aprovados, para enganar usuários. Não era exatamente uma falha, apenas uma facilidade que era aproveitada “para o mal” por alguns.

A Apple anunciou ontem uma medida que deveria ter sido tomada há tempos: agora, os desenvolvedores não poderão mais mudar as imagens dos aplicativos (screenshots) na loja, a não ser que enviem novamente o aplicativo para aprovação.

O que acontecia

Alguns desenvolvedores chineses, com o intuito de enganar usuários da App Store, enviavam um app simples (como um despertador) e depois que a Apple aprovava, eles alteravam o nome e as imagens dele, dando a entender que era outro aplicativo. Com isso, já tentaram vender um Mortal Kombat falso, um leitor de digitais e até mesmo funções só possíveis com o jailbreak, como bloqueador de chamadas, SBSettings e até o próprio Cydia.

Estava difícil da Apple controlar isto, pois o aplicativo já tinha passado pela aprovação, com nome e imagens diferentes.

O que acontece agora

A Apple bloqueou as imagens enviadas no aplicativo, impossibilitando que os desenvolvedores as mudem quando quiserem. Agora, apenas enviando novamente o aplicativo para a aprovação é que será possível alterá-las.

Isto prejudica um pouco desenvolvedores honestos, mas pelo menos é uma maneira eficiente de parar com a onda de aplicativos falsos que aparecem atualmente na App Store. A Apple sempre procurou preservar a imagem da loja, criando um sistema rígido (e às vezes chato) de pré-aprovação de tudo o que entra, mas esta “brecha” dava margem para que alguns desonestos se aproveitassem para enganar usuários mais desatentos.

A notícia é muito boa e já começou a valer. Agora, veremos muito menos aplicativos mal-intencionados na App Store. E quem sai ganhando somos nós, usuários e consumidores. 🙂

dica do Natan Rolnik

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Algus Helm

    E como sempre os honestos pagam pelos malvados… será um pouco mais burocrática, mas será mais segura…

    • Alex

      Não tem jeito… na verdade tem um único jeito, como diria Jorge Bem Jor:

      “Para acabar com a malandragem, tem que mandar prender todos os otários”

  • Ravi Carrillo

    Estava demorando em, ainda bem que veio uma luz de bom senso!

    Obrigado pela matéira iLex!

  • Gabriel

    nao era mais facil fazer um sistema de ranking do app? se tal app tivesse aprovaçao de 80% poderia mudar as telas e tal?

    • “Mais fácil” acredito que não.
      Afinal, criar todo um sistema de identificação de ranking e liberação automática, deve ser mais difícil do que fazer o dev enviar novamente o app para trocar a imagem…

      • Matheus Abreu

        iLex,

        “…o dev enviar novamente o app para trocar a imagem”

        Realmente, a segurança será preservada, mas o tempo médio de aprovação de novo App é de 12 dias.
        Já as aprovações de novas versões costumam demorar mais de 15 dias.
        Se um dev enviar uma foto que não caiu bem na App Store ou queira notificar visualmente alguma informação, então este deverá aguardar, pacientemente, estes 15 dias.

        Segurança para uns, dor de cabeça para outros!

        • Eu sei.
          Mas o que está sendo discutido é o que seria “mais fácil para a Apple”, não o mais eficiente. Acho que você não entendeu meu comentário.

          E o Sung Lee aí embaixo resumiu tudo: criar um sistema de ranking não resolveria nada o problema.

          • Jrbs

            iLex,

            Eu faria diferente:

            – A primeira análise do app para entrar na loja continuaria da mesma forma;
            – Caso os Desenvolvedores precisarem mudar alguma coisa do app ele automaticamente mudaria a regra de pagamento do app. Ele passaria a ter até 12 dias para que os usuários queiram ou não ficar com o app, que tal?

            Assim, se for golpe devolve a grana e o ranking trataria de avisar a todos.

            • Há diversas soluções possíveis. Muitas mesmo.
              Mas a Apple escolheu a mais fácil.

      • Pedro Silva

        ILex como desenvolvedor discordo totalmente. Seria muito fácil fazer isso. Bastava um pequeno if na tela que permite alterar as imagens.

        If(avalicao>80)
        {
        LiberaEdicao();
        }

        • Então venda a ideia para a Apple. Ela é tão burra que não deve ter notado que era assim tão fácil.

        • Vinicius Renato

          Sem falar que,por exemplo no caso do app do Mortal Kombat, tinha muitas avaliações Fakes falando que o app era bom e tal. Daí eles poderiam combinar uma quantidade de pessoas a avaliar o app (como mesmo fizeram, e depois fazem suas alterações.

    • Sung Lee

      Dai era outra brecha. Era só pagar alguma empresa especializada em ranking para aumentar o ranking e depois que atingir os 80%, altera a foto para virar outro App Falso.
      O App Falso já nasce com ranking de 80% ! Fácil Fácil

      • Gabriel

        na moral, é ridiculo neh, empresa pra promover app – pqp!!! é mta coisa de brasileiro viu uahuahua, sempre no jeitinho da coisa…

        • Não são brasileiros que fazem isso. Geralmente são chineses…

        • Pedro Silva

          Eventualmente recebo e-mail de empresas do tio para promover meus Apps. Nenhuma é Brasileira!

          • Pedro Silva

            Tipo***

      • SamuEX

        Ótima consideração.
        Sinceramente não consigo imaginar algo mais simples e prático para preservar um conteúdo bom (e honesto) dentro da Appstore.
        E diga-se de passagem: A gente confia nestes caras. Se eles tomaram esta decisão é porque pensaram muito em vááárias possibilidades.

        Pra fechar: A segurança sempre ajuda e sempre atrapalha. Vide os semáforos, portas giratórias em bancos, inspeção em aeroportos…
        Se precisamos de segurança, e precisamos, devemos então aceitar as consequências. Simples…

  • Daniel

    Demorou para Apple tomar essa decisão, algo que parece tão simples…
    Mas que bom que finalmente ela acordou, agora a onda de apps falsos diminui e a imprensa sensacionalista fica sem matéria novamente.

  • Christiano

    Pow demorou!! hehehe
    Concordo com o Daniel, agora a imprensa vai ter que arrumar mais coisas pra falar mau da apple, como foi com o caso da luz roxa, do iphone 5 que entorta no bolço! kkkkkkk

  • SongBird

    iLex, só uma pequena correção: o nome do jogo é Mortal Kombat, com “K, não com “C””. Só pra deixar o artigo perfeito.
    Parabéns ao Blog, é ótimo saber disso!

  • Jeferson Ferens

    Muito boa notícia.

    Excelente para todos nós.

    Cada vez melhor.

  • É só ver as traduções mal feitas no app. Típicos chineses usando Google tradutor

  • Matheus Brito

    “para o mal”*

    Tomara que funcione… Perdi €0.89 numa merda dessas xD

  • Jonatas

    é isso… essa foi necessário mesmo…

  • Danilo Melo

    Boa noticia, mas muitos dos que compraram concerteza deixaram de ler as resenhas sobre os golpes… Se as pessoas se informassem um pouquinho mais muitos golpes seriam evitados…

    O que estou dizendo é que muitos usuarios compram o app por conta das telas e não leem um pouco o conteudo e resenhas….

  • Wagner

    Eu também perdi 0,99 em um app falso,
    Pedi ate reembolso, mas ainda não fui atendido,.

    • SongBird

      Que estranho… Comigo foi diferente… Me arrependi de comprar “The Dark Knight Rises”, porque preferi usar o preço dele (na época $6,99) para comprar “LEGO Harry Potter – Years 5-7”. Fui atendido e no mesmo dia recebi um e-mail falando que me reembolsaram o valor, mas que meu caso foi uma exceção (mas isso é dito a todos). O curioso é que no e-mail dizia que o “The Dark Knight Rises” iria parar de funcionar. Mas negativo. Já zerei, desistalei, instalei gratuitamente novamente… E comprei o Harry Potter, hahahaha 😛

      • Leandro

        Muito inteligente, rapaz!

        Da mesma forma que a Apple bloqueia as screenshots agora por causa de desenvolvedores mal-intencionados, não se impressione se ela remover as facilidades de reembolso por conta de gente como você.

        Vou te contar viu…

  • Lucas Rosa

    Se tivesse um “trial” quando vc baixa qualquer aplicativo antes de pagar por ele, deixando disponivel por 1, 2 dias ou então o aplicativo poder ser aberto 5~10 vezes antes de que seja necessário pagar pelo mesmo, com certeza esses golpes não existiriam e aí não prejudicaria os bons desenvolvedores que usavam a ferramenta para o bem do seu aplicativo e os que queriam dar o golpe, seriam facilmente descobertos e ninguém cairia nisso.

  • Cristiane

    Acho essencial essa mudança. Entendo que os bons desenvolvedores vão ficar chateados com a nova burocracia, mas se pensar bem é bom para eles também. Com mais confiança no que é apresentado, fica mais fácil vender um aplicativo.

  • Danilo Texeira

    Realmentes eles já deveriam ter tomando esta providencia, enviei o e-mail para vocês informando de mais um app falso, que é GOD OF WAR, já que falaram sobre o assunto hoje está ai a dica de mais um app falso! nNão esquecendo ele custa 1,99.

  • Beaguinho

    Com isso as atualizações de Apps serão mais demoradas para aprovar, levando em conta que a carga de trabalho dos aprovadores irá aumentar por conta dessa alteração. Mas se é pro bem da AppStore não podemos reclamar… como o artigo fala, prejudica os devs honestos, isso acontece em todas as áreas.

    • Leandro

      Na realidade, na rotina da Apple não muda muita coisa… as screenshots já eram verificadas. Complica mais para os desenvolvedores mesmo, que se quiserem incluir gráficos “promocionais” em algum momento, vão ter que enviar um novo arquivo pra App Store. Faz parte.

  • JOAO ROBERTO

    Quebrar paradigmas é sempre traumático para alguns. Vai demorar? Vai.
    Estao dificultando uma pratica? Sim! Entao meu amigo, vamo nessa, porque se nao faz nada incomoda, se mexe incomoda. Vamos nos adaptar. Pode nao ser a junção perfeita da eficiencia e da eficacia, mas estao tentando. Mexer com gente desonesta e inescrupulosa realmente nao é facil, fecharam essa porta, os elementos vao procurar outra brecha para nos ludibriar.
    Prefiro uma dificuldade que me proteja que uma facilidade que me doa no bolso. 🙂

  • Igor

    “Não era exatamente uma falha”. Parei de ler aqui… Se isso não era uma falha de um sistema “infalível” da Apple, não sei mais o que é uma falha.

    • Oi hater, tudo bem?

      Pense um pouco antes de escrever, isso contribuiria muito mais para a discussão.
      Se é uma falha isso, então a loja do Android é a que tem a maior falha, pois não há aprovação nenhuma e entra tudo o que é app, inclusivve com vírus.

      Mas não, você não vai falar mal de Android, pois o seu objetivo na vida é mostrar para pobres alienados que a Apple é satânica e não é perfeita.
      Parabéns, Igor. Brilhante raciocínio.
      Clap. Clap. Clap.

      Repito, não é uma falha. Nem no Android isto pode ser chamado de uma falha, é apenas uma facilidade para os desenvolvedores. Mas tem gente má no mundo que se aproveita disso.
      Mas se você quiser continuar achando que aqui só tem alienado idiota, continue assim. Afinal, gente amarga e infeliz existe em toda parte do mundo. 😉

      • Bruno

        Fatality!

      • copeta

        Igor fail.

      • William F S

        Acredito que o Igor esteja procurando alguma forma de deletar o comentário dele…

    • SamuEX

      Sim, você não sabe o que é uma falha.
      Nobre da sua parte reconhecer que não sabe algo, mesmo sendo tão simples.

      Próximo…

  • Flavio Almeida

    É ruim nao poder alterar os screenshots mais e pior ainda ter App falso vendendo e geralmente em cima do nome de Apps reais como a nossa (iBlackList). Apoio a decisão da Apple, vai beneficiar os usuários e selecionar melhor o ranking 🙂

    Ps. O novo da App já funcionava desta maneira, so se muda quando envia um novo pacote. Somente os screenshots e descrição que eram editáveis após a publicação !!

    • Flavio Almeida

      Ps. NOME da App

  • Paulo Alves

    O pior é que além de falsos a maioria destes apps possui um grande número de resenhas favoráveis. O app do God of War citado pelo Danilo por exemplo, quando apareceu na appstore possuia 5 estrelas em umas 20 resenhas, somente depois que 127 resenhas (1 estrela) de clientes enganados e revoltados o app passou a ter 1 estrela e meia.. Essa quadrilha de desenvolvedores pensam em tudo mesmo… Por isso leiam sempre as últimas resenhas antes de adquirir um app…

  • Julio Mrbeck

    Pergunto, será que a Apple não sabem quem são estes bandidos que fazem estas falsificações? É claro que toda medida para barrar estes canalhas são bem vindas, mas dificultar a vida dos devis honestos e não punir diretamente os bandidos é um erro da Apple. Lá na apple estão cadastrados todos eles, nomes endereços etc é só ir atraz banidos da equipe de devis e processando os canalhas. É o que deveria ser feito.

    • Leandro

      Processar? A Apple tem mais o que fazer. Mas sim, a maioria dos reincidentes acabam tendo a conta suspensa.

      Mas nada impede de que criem uma nova conta, paguem os US$ 99 e continuem com os golpes…

  • Johan

    Neim trabalho cum apps xD

  • Johan

    Neim trabalho com apps xD

  • TiãoGavião

    Ponto para Apple, parabéns!
    Funciona e deu, sem mimimi 😉

  • Gui

    Temo que isso resulte em um tempo maior de aprovação para cada app. A quantidade de novos updates apenas para trocar as screenshots vai aumentar bastante…