Notícias

A partir de hoje, torna-se ilegal desbloquear iPhones nos Estados Unidos

Desbloqueio

Legislações são diferentes em cada país. Enquanto no Brasil as operadoras são obrigadas por lei a desbloquear os celulares caso o cliente peça, nos Estados Unidos esta prática torna-se proibida a partir de hoje. Quem tentar desbloquear sem autorização seu iPhone (ou qualquer outro celular) para usar em outra operadora, estará cometendo crime. A decisão foi aprovada em outubro pelo congresso americano.

O que isso muda para nós?

Bem, só influenciará para quem gosta de comprar aparelho bloqueado. A Apple continuará disponibilizando nos EUA versões unlocked de seus aparelhos, como já fazia antes.

Para quem insistir em comprar um aparelho bloqueado, o que pode complicar seja o fato de que talvez métodos de desbloqueio fiquem mais escassos. Sites que até ontem desbloqueavam iPhones por IMEI podem deixar de funcionar se sua base de operações for os Estados Unidos. É provável que os hackers do jailbreak deixem de criar ferramentas de desbloqueio de operadora (como o ultrasn0w), pois eles sempre se preocuparam em ficar dentro das leis.

Ao contrário do desbloqueio, o jailbreak do iPhone ainda não é ilegal no país do Obama, o que nos garante que equipes como os Evad3rs possam continuar a buscar soluções de liberar nossos iPhones desbloqueados. Mas a lei que proíbe o desbloqueio lá também não permite fazer jailbreak em iPads.

Portanto, o que antes era apenas uma dica nossa, agora é regra: nunca compre um iPhone bloqueado com outra operadora.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luiz Fernando

    Que estranho

    • João

      Mas lá as operadoras prestam um serviço decente.

      Aqui no Brasil não tem como se agarrar a uma operadora só, todas elas deixam muito a desejar (já fui cliente Oi, Claro e Vivo, mas pelo que sei a Tim não é diferente).

      Pelo contrário, aqui no Brasil tem pessoas que precisam de um celular 2 chips, porque 1 operadora só não consegue dar conta do recado.

      É triste..

      • Daniel

        O serviço das operadoras lá não é essa maravilha que você imagina não.
        Talvez não chegue ao nível de excelência (-n) das nossas, mas as reclamações são parecidas.

        • JanjaBoy

          É Daniel, existe uma ideia “mágica” que nos EUA tudo, apenas tudo é uma maravilha.

          • Pedro

            Verdade, beeeem verdadeira!

            Serviço de celular é uma vergonha aqui…

        • Henrique

          É, mas temos que considerar que o desconto oferecido lá pela operadoras para comprar com fidelidade é infinitamente melhor do que aqui.

        • Erico

          É infinitamente superior ao nosso. Já fui cliente da T-Mobile e at&t, e nem de perto chegou a ser a porcaria de atendimento, cobertura, estabilidade da ligação e serviço de dados de todas as operadoras do Brasil.
          E pagando menos que eu pago hoje no Brasil.

          • André

            Isso mesmo! Lá é uma maravilha sim! Essas operadoras no Brasil são uma vergonha! Sou cliente da T-Mobile nos Estados Unidos e pago bem menos do que nessa terra tupiniquim para ter serviços de qualidade e pacotes ilimitados de dados, voz e torpedos PARA QUALQUER TELEFONE NOS EUA, no caso dos dois últimos itens. Aqui pelo Brasil já passei por Tim, Vivo e, atualmente, Claro, e são um lixo pelo preço que pago e pelo que oferecem. A cobertura e os pacotes dos planos na terra do Tio Sam são infinitamente melhores. Quem não concorda que viaje, faça os testes e compare.

          • Carlos Eduardo

            Cara já morei nos EUA por 4 anos e fui cliente de quase todas as operadoras, por isso falo com conhecimento de causa, quando você tem algum problema com qualquer uma das operadoras o atendimento deles chega a ser pior do que o atendimento das operadoras brasileiras.

            A grande diferença é que lá não se forma um cartel pra tentar lucrar absurdamente dos clientes tanto nos serviços como nos aparelhos e o serviço propriamente dito, como voz, dados, sms, etc funcionam melhor até mesmo porque existe celular lá há muito mais tempo do que no Brasil, além disso os investimentos em infraestrutura feitos pelas operadoras americanas é muito maior do que no Brasil.

            • Andre Silva

              Então quer dizer que lá (EUA) é melhor que aqui. Não dá para comparar a porcaria desse nosso pais com os EUA. Na boa, a corrupção aqui é tão absurda que os investimentos acontecem a passo de tartarugas. Hoje, somos, apenas um pais de extração, nada mais. Ou vocês acham normal pagar quase 3 mil e, um celular? E ainda ter um pacote da dados tosco e caro… por isso somos o pais do “vai curintia”…

        • Leonardo

          Lá não é tão bom? Lá tem 4G enquanto no Brasil não temos nem um 3G com sinal amplo.

          • Daniel

            Então calma aí…
            Só porque é melhor que o serviço porco que temos no Brasil quer dizer que o deles é ótimo?
            Eu não falei que o nosso era bom. O problema é que muita gente acha que tudo nos EUA é perfeito.

  • Luiz

    Desculpa a minha ignorancia na interpretaçao desse post, mas isso quer dizer que vai ficar mais complicado para comprar um iPhone desbloqueado nos EUA?

    • Murillo

      Não, quer dizer que quem comprava o iPhone bloqueado pra pagar menos e depois desbloqueava não vai mais poder fazer isso.

      • Fabi

        Mas assim, eu não posso desbloquear lá, mas nada impede que seja desbloqueado aqui. Certo?

        • Puding

          Cara leia a matéria pelo amor de deus. Todas as respostas das suas perguntas estão no texto.

      • Lucas

        o barack obama é um tolo 😉

  • Alexandre

    Isso não resultará em preços mais altos em aparelhos desbloqueados (como o iPhone por $649), né?

  • asCaio

    Acho que seria até melhor um celular bloqueado, se saísse mais barato e as operadoras oferecessem um serviço decente.
    Como isso não ocorre no Brasil, melhor agente comprar só os desbloqueados mesmo

    • Alan

      Pois é. Se não oferecem benefícios ao aparelho bloqueado, pra que comprar bloqueado? Quer dizer que os americanos não terão direito nem sobre o que compram e são seus?

  • duval Farias

    parece que paises “menos desenvolvidos” como o Brasil, tem leis mais avançadas.
    confere arnaldo cezar coelho ? a regra é clara…

    • Paulo Rocha

      A base da nossa legislação é diferente da deles. A nossa tem influências romana germânica, isso significa liberdade das relações de consumo, liberdade de contratar. Por isso a pemissibilidade do desbloqueio. Sem contar que significaria venda casada a luz do Código de proteção e defesa do consumidor.

    • Cristiane

      Eu também acho essa lei um retrocesso. Oferecer um serviço de qualidade é obrigação das operadoras, não importa onde. Isso não é motivo para que eles obriguem um cliente a permanecer com eles se estiver insatisfeito, sob pena de perder a funcionalidade do aparelho. Sobre os descontos oferecidos aos clientes, eles são grandes porque os clientes não comprariam de outra forma. Ou você acha que eles são “bonzinhos”? Se tivesse fila na porta com eles oferecendo descontos de US$10,00, certamente seria esse o desconto oferecido.

  • Leandro

    Já tive um bloqueado! É horrível! Iphone só factory unlocked mesmo!

  • Pedro

    O desbloqueio no Brasil só existe por que o consumidor muda muda muito de operadora e não comprava um aparelho novo. Ou seja, ele ia em busca ou de um serviço um pouco melhor ou da promoção mais vantajosa. E com o seu aparelho bloqueado complicava.

    Isso ocorre por que nosso serviço de telefonia é uma grande porcaria. Se você tem um serviço de qualidade não tem grande preocupação em mudar, assim não necessitaria de um aparelho desbloqueado e muito menos da portabilidade.

    Se nosso governo fiscalizasse as operadoras de verdade, provavelmente não teríamos a lei de desbloqueio (é lei mesmo ou alguma medida?), portabilidade quase não existiria… Será que temos leis mais avançadas ou é mais uma enganação?

  • Weslley

    Eles nao podem desbloquear pra utilizar no EUA , mas desbloquearem celulares de fora do país é legal sera ?

  • Assis

    Amigos, o fato é que existe uma “indústria” de desbloqueio de aparelhos, as pessoas compravam os gadjets com preços subsidiados, bloqueados, depois desbloqueavam e vendiam, trazendo prejuízo às empresas de telefonia. Simples assim…

    • JanjaBoy

      Isso!

    • Felipe Drumond

      Será? Pelo que sei, nos EUA o aparelho subsidiado vem na assinatura de um contrato de 2 anos, onde vc é obrigado a pagar a franquia todo mês. Assim, quem compra bloqueado, desbloqueia e vende continua na obrigação de continuar pagando.
      Ou estou equivocado?

  • Diego

    Se no Br tivesse realmente o mesmo desconto pra comprar um aparelho como tem la , mesmo com plano e aparelho bloqueado , e se tivéssemos um serviço decente . acho que ninguém se incomodaria de compra-la boqueado … Acredito ….
    A questão e que nos consumidores , sempre estamos atras de melhores preço e serviço .

    • Um Brasileiro

      Falou tudo. O que acontece muitas vezes é que malandrinhos aqui da terra brasilis compram um iphone junto com o plano em 12x, desbloqueiam, vendem o aparelho e deixam de pagar o plano.

      • JanjaBoy

        Só aqui, né?
        Você credita que foi esse volume de IPhones, vendidos assim “apenas” no Brasil, que fez ser PROIBIDO o desbloqueio nos EUA?
        Será mesmo que o pessoal que é executivo de fronteira tem esse volume de vendas?

      • Rakdos

        Acontece isso mesmo? Não estou sendo irônico. Afinal, o subsídio das operadoras no Brasil não costuma ser significativo. Não me parece valer a pena investir em um golpe que vai render 300 reais.

    • Endogineco

      Mas mesmo sendo bloqueado, vc tem q pagar multa se cancelar seu plano. Não existe essa de prejuízo para a operadora. A multa corresponde ao pelo menos a diferença de preço/desconto no aparelho.

      • JanjaBoy

        Acredito que o problema maior era estrangeiro que comprava e, se mandava e desbloqueava em sua terra natal.
        Não sei como está agora a coisa de provar residência para comprar com plano.

  • Telmo

    E o que será que vai acontecer com quem quiser comprar no lançamento um modelo full price, continuará funcionando “desbloqueado” ou teremos que esperar pra ver?

  • Brayan Schroeder

    Quer dizer então que não vamos mais ter brasileiros que moram no Brasil na fila da 5ª Avenida no dia do lançamento do novo iPhone? Visto que o iPhone desbloqueado de fábrica vem apenas em média 1 a 2 meses depois da versão bloqueada lá.

    • Brayan Schroeder

      Digo que moram no Brasil pois obviamente existem brasileiros que moram lá e esses não tem o problema de comprar uma versão bloqueada.

  • Júnior Krebs

    EUA é um país com leis muito, mas muito estranhas. Pode fazer jailbraik em iPhone e em iPad não. E sinceramente é ridículo isso de proibir desbloquear aparelhos para usar com outras operadoras, podem reclamar que o Brasil cobram impostos altíssimos, mas pelo menos liberdade com nossos aparelhos temos.

    • JanjaBoy

      Você acha que tem leis estranhas nos EUA?

      ——————————-
      Obrigatório e proibido
      A cidade de Miami, na Flórida, Estados Unidos, não sabe o que fazer com suas buzinas. Uma norma de 1967 estabelece que “nenhuma pessoa deve operar uma bicicleta que não esteja equipada com um sino ou equipamento capaz de produzir um sinal audível a pelo menos 100 pés (30 metros) de distância”. Outra lei, de 1980, proíbe os ciclistas de utilizar esses mesmos equipamentos de alerta sonoro. Ou seja, lá todo mundo tem que ter buzina mas ninguém pode usar.
       
      Salve suas baleias
      Uma lei do Estado americano do Tennessee determina que é proibido praticar caça esportiva sobre qualquer veículo em movimento. O regulamento faz exceção para apenas um tipo de animal: as baleias. Detalhe: o Tennessee tem um litoral tão extenso quanto o de Minas Gerais – a praia mais próxima está a 500 quilômetros.
       
      Pornô animal
      Garantir a sobrevivência dos animais não basta: é preciso também defender o seu bem-estar. Em 1980, o Estado do Wyoming proibiu que se tirem fotografias de coelhos entre janeiro e abril sem uma licença oficial. Os zelosos legisladores queriam proteger a privacidade dos bichinhos em sua época de acasalamento. Já na cidade de Pacific Grove, na Califórnia, os deputados determinaram multas de até 500 dólares para pessoas que molestarem ou ameaçarem borboletas. Alguém aí sabe como se “ameaça” uma borboleta? E em Nova Orleans, Louisiana, é ilegal amarrar um jacaré a um hidrante.
       
      Au-autoridades
      Nos anos 60, o senador estadual do Alaska Bob Ziegler apresentou uma lei que proibia que cachorros civis imitassem cachorros policiais. Ou seja, cães comuns não poderiam andar nos locais reservados aos agentes caninos nem comer a mesma comida. Caso fosse aprovada, a lei poderia restringir até mesmo o direito de morder bandidos.
       
      Vou roubar você amanhã
      Para diminuir a violência crescente em seu território, o Estado de Washington formulou uma lei que obriga motoristas com intenções criminais a pararem nos limites da cidade, ligarem para o chefe de polícia e avisarem que estão chegando. O Estado do Texas foi ainda mais longe. Segundo uma lei feita pelo deputado Jim Kaster, os candidatos a criminosos precisam notificar suas futuras vítimas do crime que irão cometer com 24 horas de antecedência. O comunicado deve também informar à vítima que, em algumas circunstâncias, é permitido o uso de armas letais para se defender. Não há registro de nenhum criminoso que tenha seguido essa lei.
       
      E falam do Taleban
      O Estado americano da Virgínia faz jus ao nome. Além de proibir por lei o sexo anal e o sexo oral – medidas que tornam o homossexualismo virtualmente ilegal –, a legislação veta qualquer outra posição sexual que não seja o “papai-e-mamãe”. Também é proibido fazer cócegas em mulheres.
       
      E os pontos na carteira?
      O município de Chico, na Califórnia, formulou uma lei que determinava uma multa de 500 dólares para quem explodisse uma bomba nuclear em seu território. A medida, feita para conter o terrorismo, esqueceu de especificar quem sobraria para cobrar o dinheiro do infrator.

      • Júnior Krebs

        Agora sim, tenho certeza que são estranhas.

        • JanjaBoy

          Ri muito com o seu comentário! Hahahahahahahahahahahahah. 😛

          • Francis

            Muito legal o seu comentário, Janja, principalmente porque demonstrou que o americano é mais pancada que o brasileiro. Proteger as borboletas pra evitar que a turma tire alguns “filés” delas, só lá mesmo. hehehe!!

        • Monica

          Hahahahahahahahaha

  • aLex

    entao meu 3gs bloqueado at&t nao vou mais conseguir desbloquear pelo imei?? só pq eu ia comprar um desbloqueio no ML
    xiiiiiii

  • Fabrízio

    Os desbloqueios oficiais após término de contrato continuarão existindo, correto?

  • Fabrízio

    Os desbloqueios oficiais AT&T, após término de contrato, continuarão existindo, correto?

  • Kaio

    Isso influencia de alguma forma na hora de importar um iPhone para o Brasil? Exemplo compro um lá e não consigo habilita-lo aqui de forma legal?

  • waldemarJR

    iLex, as letras com acento aqui estão ficando em itálico, tanto no artigo como nos comentários. É problema do meu navegador?

  • Felipe pamplona

    Vai acabar o desbloqueio legal? No caso nao posso mas chegar em uma operadora nos eua e pedir o aparelho no full price e pedir para a operadora desbloquear ou fazer o desbloqueio por minha conta? Se nao me engano mesmo os aparelhos comprados com full price na at&t nao sao desbloqueados mas se eu paguei o preço cheio eu tenho o direito de desbloquear ele

  • Bruno Pedro

    Nao acho essa lei tao absurda assim, vc assinou um contrato que te obriga a pagar em planos o que vc recebeu de desconto no aparelho, logo, o aparelho em questao deve ficar na operadora ate que seu contrato acabe.

    Aqui no brasil isso nao funciona pq a lei favorece a malandragem, tanto de quem vende quanto de quem compra.

    No meuc aso, acho uma sacanagem eu ter de assinar um plano de 60min pra poder ter 1gb de dados. Gostaria de aumentar meu plano de dados, sem ter de aumentar o de minutos, mas minha operadora (vivo) nao faz esse tipo de servico.

    • Cara vc ta marcando, pode contratar um plano de dados por ex. e não ter um plano de voz. Vc acredita no que os vendedores falam na loja entra no site e escolha os planos em separado da forma que agrada mais.

  • Artur

    Caros iLex & leitores do BDI.Estou com uma dúvida cruel.Juntei algum dinheiro para trocar de iPhone(que será comprado nos EUA).A grande questão é:Comprar um iPhone 5,ou esperar mais uns 7 meses e pegar um 5S?

    • Compra o 5. Ficar esperando só vale de 4 meses pra baixo.
      Você tem que ter em mente que em mais ou menos 1 ano sempre terá um melhor.
      Se não você vai ficar esperando sempre.

  • Francisco Junior

    Mesmo que seja desbloqueio com a operadora como a AT&T estava fazendo?

  • Denis

    Pelo que vi nos anúncios ainda disponíveis, estão sendo desbloqueados aparelhos antes da publicação desta lei. Ou seja se tem um aparelho antigo bloqueado, ainda é possível desbloquear. Agora de comprar um aparelho a partir do dia 26-01-2013, ficará bloqueado.

  • Marco

    como assim ? normal , exemplo: to no EUA e compro um iphone desbloqueado por 649 ou 749 ou 849 e uso um pouco e coloco no bolso que é porque é meu ?

  • Junior – Manaus

    Enfim um lado bom de se morar no brasil

  • MANOELWSILVA

    Isso ocasionará aumento no preço do Iphone desbloqueado.

  • Uma Pessoa

    Eu vou comprar um iPhone 4S pela apple store americana,e recebe-lo aqui no Brasil,vou comprar bloqueado para At&t,posso desbloquear ele aqui no Brasil?