Notícias

Como bloquear chamadas e SMS no iPhone?

Este é um artigo de utilidade pública, pois muitos usuários caem em golpes de enganadores justamente por procurar esta função tão importante em celulares, mas que não existe no sistema do iPhone: o bloqueio de chamadas.

Se você ainda não conhecia este blog e chegou à este artigo pelo Google, leia atentamente o texto a seguir, para não ser você também mais uma vítima de golpes. E compartilhe para seus amigos, para eles também não serem enganados.

A função de bloquear chamadas é muito útil e serve para que não sejamos importunados por ligações de quem não queremos atender. Ela existe em diversos celulares, mas o iPhone ainda não disponibiliza isso. Ou seja, não tem como bloquear ligações no sistema original da Apple.

ATUALIZAÇÃO: o iOS 7 passou a incorporar a função, a qual explicamos neste link. O que está escrito neste artigo que você está lendo só vale para sistemas até o iOS 6.

Mas aí você pensa: o sistema não possui a função, mas eu posso baixar um aplicativo que faça isto, certo?
Errado. O bloqueio de ligações é uma função interna do sistema e nenhum aplicativo da App Store consegue mudar isto. Ou seja, você nunca verá um utilitário na App Store capaz de realmente bloquear chamadas. Nunca.

(Claro, um dia a Apple poderá mudar isto, mas neste caso, iremos editar este artigo, com uma explicação detalhada de como fazer.)

Infelizmente, nem todos os usuários sabem disto e por esta razão, algumas pessoas sem escrúpulos se aproveitam para pegar dinheiro de inocentes. De tempos em tempos, aparecem aplicativos na loja da Apple que prometem ser um “blacklist” (lista negra de números) que bloqueiam chamadas. Todos falsos.

As duas principais maneiras de perceber a fraude é o nome do desenvolvedor (geralmente oriental e esquisito, como Dinh Thi Thanh Thuy ou Nguyen Huu Son) e, principalmente, as avaliações dadas por quem já comprou. Acredite somente naquelas escritas em português (se sua conta for brasileira).

A bem da verdade, existe uma única maneira de bloquear chamadas, mas somente para usuários avançados, que aderiram ao jailbreak. Apenas com o uso de hacks para destravar o sistema, é possível instalar nele um aplicativo pago (chamado de iBlacklist) pelo instalador Cydia. Mas isto não tem nada a ver com a App Store. Se você não é um usuário avançado e tem receio de alterar o sistema do seu iPhone, esta não pode ser considerada uma opção válida.

Portanto, desista de ter esta função até que a Apple resolva implementá-la, o que seria ótimo. Até lá, infelizmente não há maneira de bloquear chamadas no iOS, nem mesmo com aplicativos externos. Há somente uma pequena gambiarra para você não ser importunado com SMS indesejados de desconhecidos ou de operadoras (leia aqui), mas ele não bloqueia efetivamente, apenas silencia a mensagem.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados