2012ARQUIVOCuriosidades

Veja em tamanho real como é a tela do iPad mini

Quando a Apple anunciou o iPad mini com a mesma resolução do iPad 2, mas em uma tela de menor tamanho, muitos ficaram preocupados com o fato de todos os botões do sistema também ficarem menores, o que poderia dificultar para quem tem dedos maiores.

Mas na realidade, os ícones e a interface gráfica ainda são maiores que a da tela do iPhone, não dificultando em nada a experiência do usuário, mesmo para quem tem dedos grandes. Confira uma comparação que fizemos entre as telas do iPad, do iPad mini e do iPhone.

A Apple sempre se preocupou muito com a UI (User Interface, a interface do usuário) do iOS, criando inclusive um manual para os desenvolvedores seguirem as diretrizes ideais para que os aplicativos não fugissem dos padrões. Com isso, os botões e menus possuem sempre o tamanho ideal para que o dedo humano acesse-os de maneira confortável.

Não importa se é resolução é Retina ou não, pois o tamanho para o usuário é sempre o mesmo. Ou seja, visualmente falando, um usuário de iPhone 3GS verá os elementos gráficos do mesmo tamanho que um que usa um iPhone 4, a única coisa que muda é a definição da imagem, que fica mais nítida neste último. Esta é a mágica que a Apple sempre fez em seus dispositivos, mesmo mudando a resolução da tela.

É este tipo de padrão que faz os ícones dos aplicativos serem todos do mesmo tamanho, por exemplo. No iPad (o grande), estes ícones sempre foram um pouco maiores que os do iPhone, o que permitiu que a Apple diminuísse o tamanho físico da tela mantendo a resolução de 1024 x 768 pixels, mas não prejudicando o uso dos aplicativos.

Com isso, os ícones no iPad mini acabam ficando visualmente maiores que aqueles do iPhone e iPod touch. Confira uma imagem que fizemos com a proporção deles em cada tela:

O ícone do meio é o que visualizamos na tela do iPhone. Como dá para perceber, ele fica menor que o ícone do iPad e até do iPad mini, que está em uma tela menor. Portanto, não há perdas de usabilidade para o usuário.

Veja alguns outros exemplos de comparação de elementos gráficos, na proporção percebida pelo olho humano:

Como se percebe na imagem acima, o espaço de uso entre o iPhone e o iPad mini é praticamente o mesmo. Por isso, não faz sentido dizer que a tela menor do iPad mini prejudicaria a usabilidade, pois a proporção é a mesma que a do iPhone.

Imagens em tamanho real

Para quem já possui um iPad, criamos algumas imagens que permitem que se veja, em tamanho real, como o sistema de adapta à tela do iPad mini, permitindo simular a experiência do usuário.

Você não tem um iPad para visualizar as imagens? Não tem problema. Fizemos uma versão para imprimir, com o tamanho exato do iPad mini. Assim você poderá ter ideia de como ele ficaria na sua mão. Basta baixar as imagens abaixo e imprimí-las, sem ampliações.

Conte para nós o que achou da experiência, aqui nos comentários. ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo