Notícias

[rumor] Apple demite a pessoa responsável pelos Mapas do iOS 6

A informação ainda é recente e não foi oficialmente confirmada, por isso ainda a consideramos um rumor. Mas ao que afirma o site Bloomberg, a Apple acaba de demitir Richard Williamson, o “pai” dos novos Mapas do iOS 6.

Segundo o artigo original:

Richard Williamson, que supervisionou a equipe de mapeamento, foi colocado para fora pelo vice-presidente sênior Eddy Cue, disseram as fontes que pediram para não serem identificadas pois a informação ainda não é pública. Cue, que assumiu no mês passado, como parte de uma reformulação de gestão, está buscando conselhos da especialista em tecnologia de mapas TomTom para corrigir os pontos e dados de navegação que compartilha com a Apple.

Williamson está na equipe da Apple desde 2001 e seu nome está presente em diversas patentes da Apple, principalmente relacionadas aos mapas. Sua saída demonstra uma real tentativa de ruptura com o que estava sendo feito até agora com os Mapas.

Muitas mudanças na Apple. Profissionais trazidos por Jobs começam a ser cortados do quadro. Será que isso é bom ou ruim para a empresa? Só o tempo dirá…

via Daring Fireball

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leonardo

    Eu acho q sera bom

    • Guilherme

      Acho que será bom tbm. Renovação é sempre bem-vinda!

      • Jr

        Nem sempre. A renovação dos mapas não o foi!

        • Copeta

          Se é que pode chamar de renovação. 😛

          • Pedro Silva

            Kkkkk! Cade o curtir!?

    • daniel

      de maneira alguma isso é bom, jobs só se cercava dos meores, agora está aberto pra maus funcionáris entrarem. podem falar o que quiserem do forstall, mas ele foi o responsável pelo design geral do iOS, e sua inspiração em objetos da vida real, como o design mundialmente famoso do iBooks, imitado até pela samsung (nao que isso seja grande coisa).

      • Wendell Leon

        Concordo plenamente comvocê Daniel!

        Stev Jobs só se cercava dos melhores e ele sim sabia perceber grandes mentes! Agora com o Tim Cook (que tbm é uma das grandes mentes reconhecidas por Jobs) demitindo todo mundo assim fica dificiu ..
        Acho que deveriam simchamar a atenção para que os produtos saiam com a melhor qualidade possivel, porém não é demitindo geral que vamos acabar comos problemas, semcontar que as pessoas que chegam pra pegar esses cargos ja chegam na empresa com a pressão de fazer PERFEITO por que se não É RUUUUAAAA ! E isso nem sempre é bom ..

        Obrigado pelo espaço e PARABÉNS ao BLOG!

        • Felipe

          Não seria esse tipo de pressão e perfeccionismo o mesmo que Jobs implantou nos primórdios da empresa e deixando a Apple na atual situação de hoje (uma das melhores do mercado e que cria padrões para as demais seguirem)?

    • Luiz Ferreira

      Acho que é bom, a apple preciso de mudanças, vemos isso no iPhone 5

    • Anderson

      O Tomtom acaba de ter atualização. E agora o Mapas da Apple sincronizam juntos. Mas eu não consegui fazer funcionar aqui

    • Andre Leoncio

      O problema é que não sabemos qual direção irão seguir, então é duvidoso.

  • João Pedro Vianini de Paula

    Bom *ou* ruim na ultima linha.

    Tirando o desempenho nas keynotes, eu gosto e confio muito no Cue. Agora é esperar para ver.

  • Matheus

    Nesse caso parece que foi bom para a Apple, pois o MAPAS se tornou notório pelas falhas. Ainda que no futuro o aplicativo possa até superar o Google Maps, ficou muito claro que o lançamento neste momento foi precipitado. O que era para ser uma das grandes inovações do IOS 6 se tornou motivo mundial de piadas!

  • BRENO NOGUEIRA

    Bom ou ruim agora não tem como saber…
    Mas que muita coisa vai ter que mudar para chegar a um mapa de qualidade superior ao da Google, isso vai.

  • Raul Dinegri

    Isso não lembra um pouco a saída de Jobs da Apple? Me refiro a Eddy Cue e agora o responsável pelos Mapas

    Jobs e outros não eram pessoas bem compreendidas, e mesmo assim, continuavam por lá

    Lidar com diferenças é díficil mas quando essas pessoas estão intimamente ligadas ao sucesso do iOS, e alguns fracassos, vejo como um ponto fraco

    Acho que a Apple está se tornando uma empresa como qualquer outro, onde não há mais espaço para excentricidade e para os que discordam de quem tem grande influencia sobre o alto escalão

    • Ciro Espítama

      A questão aqui é que não dá para ser excêntrico e fazer mau trabalho. Jobs era uma pessoa difícil grosseira, por vezes, mas era um gênio. Forstall achava-se o novo Jobs, sem ter o brilhantismo do original. Quanto ao Cue, se ele trabalhava em patentes relacionadas com Mapas desde 2001 e em 11 anos o melhor que conseguiu apresentar foi o Mapas atual, então já tava na hora de ir para rua mesmo!

  • Flávio

    Espero que essa vergonha vá para na Coreana!

  • iDriano

    Antes de ser bom ou ruim é necessário, principalmente para esses Mapas. A Apple inclusive deveria mostrar que ainda tem humildade e voltar com o Google Maps para o iOS 6.1, ja que a licença continua válida. Será que é hora de mudar de serviço? – Acho que sim. Poderíamos fazer uma campanha no twitter, estilo #voltaGMaps, hahahahahah. Mas é sério 😉

  • Marcio

    Acho que a Apple agora vai pro buraco, não sobrou ninguém que fez a Apple ser a maior e melhor empresa de celular!!!!!

    • Ciro Espítama

      A Apple não é nem a maior nem a melhor “empresa de celular”, por diversas razões:
      1ª) Porque não fabrica apenas celulares e sim diversos produtos tecnológicos;
      2ª) A maior empresa de celulares é a Samsung, que ultrapassou a Nokia há pouco tempo;
      3ª) Não é a melhor pois na prática só faz um celular, que é um dos melhores do mundo, sem dúvida nenhuma! Mas outras têm uma oferta mais ampla, suprindo diversos públicos e mercados.
      Então você pode dizer que a Apple é a melhor e maior empresa do mundo, produz aquele que provavelmente é o melhor celular do mundo, mas não é maior nem a melhor “empresa de celular” 🙂

  • Lucas Camargo

    Justamente pelo mapa do iOS 6, é que optei por fazer downgrade de volta pro 5.1.1!

  • @djbira

    Estão acabando com a equipe Steve Jobs

    • JanjaBoy

      Ainda bem!!
      A “equipe” não está redonda.
      Com essa do mapas, Jobs já tinha demitido, Tim demorou.

      • Joao Pedro Vianini

        Se o Jobs estivesse vivo, ainda não conheceríamos o iOS 6.

        • João Pedro Vianini de Paula

          *os mapas do iOS 6.

          • JanjaBoy

            Possível.
            Sem iOS novo sem IPhone novo também, não?

            • João Pedro Vianini de Paula

              Quis dizer os mapas. Porque eu li em algum lugar que a culpa dos mapas terem sido lançados assim foi que eles seguiram o cronograma, sem pensar em adiar por falta de qualidade ou o que quer que seja. O Jobs, muito provavelmente fez esse cronograma que eles estão seguindo (será que ele autorizaria esse iPad 4?) e acho que ele adiaria o lançamento do Mapas ao perceber que não estava pronto. Mas, se eu levar o Mobile Me em consideração…

            • Diógenes

              Se TIM tivesse a mesma qualidade de visão que Steve, ele n teria seguido o cronograma, ou no mínimo teria ALTERADO o cronograma.

              Uma lei básica da administração é saber que tudo deve ser planejado, e saber que tudo que se planeja, o planejamento quase sempre da errado. Logo a pergunta: então para q se planeja?
              A resposta: se planejando já da errado, imagina se nao planejasse…

              Um diretor de uma empresa do porte da Apple, deve saber decorado desses princípios… Se ele seguiu o cronograma, ele mostra nao ter capacidade para administrala.
              EU prefiro acreditar q ele n tenha sido tao ingênuo assim de seguir o cronograma a risca…

        • SamuEX

          Caro Joao,
          A unica certeza que podemos ter e que se o Jobs estivesse vivo, o iLex nao teria perdido um iPhone numa aposta de nomes.

          🙂

      • Diógenes

        Ou teria demitido o Tim Cook 😉

  • Beto

    Vamos esperar e ver os frutos… Porque o muito falar não passa de premonição e, ela poderá falhar!

  • Alex

    Todos sabemos que os mapa tiveram um declínio muito agudo no que tange a qualidade do Aplicativo. Considero que essas mudanças, sejam necessárias até mesmo como uma forma de demonstração a Clientes, Mídia e Concorrência em geral, que a Apple está em busca constante de melhorar, o atual serviço de Mapas que ainda está longe de ser considerado algo estável, como era o serviço do Google antes, mesmo a tanto tempo sem passar por um processo de melhorias e atualização. Agora é esperar pra ver se as mudanças surtem um efeito positivo, que acima de tudo, é o que todos os Clientes almejam e esperam por parte da Maçã.

  • Daniel Belo

    Não acho o novo aplicativo mapas ruim. Ao contrário, acho ele muito bem feito. O que está ruim é o banco de dados dele. Muitos intinerários pegando contramão… Culpa da tomtom?

    • Alex

      Acho que é justamente este impasse que está sendo resolvido Daniel… Afinal de contas a TomTom é uma marca respeitada no segmento Mapas/GPS, todavia é leviano alguém dizer que TomTom “não presta” assim como também é leviano afirmar que a TomTom é “melhor que o Google”. É como vc disse, o serviço é um serviço bom, mas apenas isso não é o bastante, é preciso que o Database funcione de maneira integrada ao serviço de Mapas de forma que ambos estejam atualizados e funcionando perfeitamente. Mas é isso… A gente como usuário final, só nos resta esperar e rezar para que tudo volte a “normalidade”.

      • Walter

        aqui no Brasil, mesmo as grandes capitais, estão bastante defasadas no TomTom. o Google é muito, mas muito mais atualizado.

        agora o banco colaborativo do WAZE que é show de bola. uso ele mais do que o TomTom (que, mesmo tendo opções de corrigir o mapa, não funciona. já mandei uns 100 ajustes, e toda vez que atualiza o tomtom, vejo que nenhuma foi incorporada. uma pena)

        • Walter

          e ainda tem o lance de percurso via Onibus e Metro, que simplesmente acabou

  • mausocuestas

    Só eu gostei do novo Mapas do iOS 6!?

    Não tenho do que reclamar. Estou é muito contente. Os novos mapas, onde eu utilizo, está com tudo certinho. E o melhor de tudo – carregam umas 4-5 vezes mais rápido do que o antigo Google Maps.

    Entendo que a troca pde ter complicado a vda de muita gente (Richard?… hehehhe), mas, sinceramente, pra mim foi só alegria!

    😀

    • Walter

      desconsiderando as falhas dos mapas (que estão maiores que as do google maps), removeram suporte a itinerário via onibus e metrô. isso sim é uma lástima 🙁

  • Fernando Augusto

    Eu acho que vai ser bom essa mudança, as pessoas com o tempo se acomodam e para no tempo.
    Quem sabe com novas e inspiradas ideias as coisas fluem. Vamos esperar!

  • Monkey King

    Bom não. Órimo!

    • Monkey King

      OTimo

  • Overlord

    Só não entendi o porquê da demissão neste momento?

    O burburinho sobre as falhas nos mapas da Apple praticamente pararam nos sites especializados.
    Ou seja, o assunto tinha “esfriado”.

    Na minha humilde opinião, ele foi demitido não por causa dos erros no lançamento mas sim porque talvez, após meses de desenvolvimento, a equipe responsável pelos Mapas não esteja rendendo o suficiente. Só uma suposição.

    • Faz sentido.

    • EDINHO

      Concordo a demissão deve ter sido por não estarem apresentando uma solução ( correção) fatisfatória,
      e não pelo fervor inicial do problema.

    • Diogenes

      [2]

      • Eric

        Sabe oq eu penso? Que nesses ultimos anos na Apple (quando o pessoal percebeu q Jobs iria morrer), deve ter começado uma disputa violenta. E creio que essas pessoas escolhidas a DEDO, inclusive o Forstall, não deveriam estar aceitando muito o Tim Cook. Essas demissões ai, está mais para disputas internas do que algo necessário. O Forstall, foi ridiculo ele ir embora (na minha humilde opnião). A melhor coisa da Apple é o Software. O grande diferencial da Apple é o software. E quem é o responsavel?

  • Cleuby

    Creio que a Apple logo deixará de ser a mágica Apple e se tornará mais uma dentre tantas.

  • Puding

    Essa postura da Apple que acho linda demais! Deveria ser assim em toda empresa: Não fez direito? Vaza daqui.

    • Dexter

      O cara foi demitido pq fez o MAPA…certo? e o cara que aprovou a sua implementação na IOS? no meu ver é tão quanto culpado o “chefão” do que o mero funcionário.

      Da minha parte TIM COOK já deveria ter largado a Apple, pois ele só está afundando a mesma. Gosto da Apple, mas se continuar assim a tendencia da empresa é virar uma mera historia.

    • Marcus Alcazas

      Falou o “Funcionário do mês”.

  • Dexter

    Muitas mudanças na Apple. Profissionais trazidos por Jobs começam a ser cortados do quadro. Será que isso é bom ou ruim para a empresa? Só o tempo dirá…???

    Sinceramente concordo com as diversas reportagens que estão sendo publicadas pelo mundo inteiro:

    A Apple inicio uma nova era…uma era de crises e declínios.

    Cada vez mais vejo a apple entrando num caminhão sem freios numa ladeira.

    • Senri

      Mas calma, Dexter. A Apple com erros nos mapas e produtos “não tão inovadores” (aliás, devo falar que achei o iPhone 5 ótimo e uma novidade gigante, não concordo com este argumento) é fruto da equipe que já fazia parte da era Jobs. Problemas com Wi-fi e App Store lenta no iOS 6, tudo isso foi antes da demissão do Forstall e do Williamson, os declínios ocorreram antes de haver mudanças na equipe. Na verdade, eu acho muito bem vindo que o Tim mude o quadro de pessoas que estão trabalhando lá na Apple e não estão dando conta.
      Vamos pensar assim, uma possibilidade: toda empresa tem as suas picuinhas internas e seu lado “negro”, digamos assim. Imagina só se lá dentro da empresa, algumas pessoas da “equipe Jobs” simplesmente não aceitem muito bem o Tim Cook, por diversos motivos, e a gente aqui de fora não fica sabendo de nada? E se estes funcionários não estão dando o seu melhor? E se algumas falhas não foram falhas, e sim sabotagem? Hahahahaha, é viagem, claro, mas ninguém sabe se este tipo de coisa acontece ou não, e não é impossível acontecer.

      Pode ser que a Apple esteja mesmo iniciando uma nova era, e houve declínios sim, mas acho que o Tim Cook está tentando mudar isso, e eu apoio!

  • DudaRJ

    Acho que ele tinha que ganhar uma justa causa!

  • iRon

    Pessoal afiado em julgar e nem conhece o profissional que supostamente foi demitido. Quem será realmente esse cara que vai embora? Existem milhões de motivos que podem ter causado sua saída.
    Nos nunca vamos saber a verdade além do que os jornais escrevem, mas especular faz parte do ser humano, agora falar “bem feito o cara devia sair mesmo” é muita ignorância e inveja. As vezes é mais fácil culpar uma pessoa, fazê-la de bode expiatório, como queimar um fusível, jogar fora e trocar por um novo, como acontece no futebol freqüentemente.

  • Renato Faria

    Acabei de rever a apresentação do Steve Jobs no lançamento do primeiro iPhone, isso foi em 2007 há mais de 5 anos, e os mapas do Google eram melhores que os atuais mapas, pelo menos foi essa a impressão que tive ao ver a apresentação e comparar com os mapas do iOS no iPhone 5! Mas mercado é mercado, uma hora isso ía acontecer por conta do Android, então mesmo que seja aos trancos e barrancos eu tenho certeza que a Apple vai encontrar o seu caminho e melhorar o aplicativo de mapas mais cedo ou mais tarde.

  • Claudio

    Algo me intriga sobre o Mapas. Pelo manual, usando o iOS6, o 4S/5 deveria ser curva a curva. A questão é que, na pratica, o curva a curva não acompanha/fala, somente apresenta as instruções na tela, função que, pelo manual, seria no 4 ou menor. Alguém mais notou?

    • Walter

      mas pelo que li, isso só vale se o SIRI estiver ativado para sua região. como não tem Siri em PT-BR, então nada de instruções no mapa

      • Walter

        digo, nada de vozes no mapa, somente instruções em texto

  • Lucas

    Qts custa iphone d 2 chip?

  • Danilo Salvego

    O erro não foi fazer um mapa ruim, ou colocar a pessoa errada como responsável pelos novos mapas da Apple. O erro foi lançar precipitadamente um produto inacabado e principalmente remover o Google Maps por pura picuinha. Se tivessem pensado de verdade nos clientes e não apelas na “cruzada contra o Google”, a Apple não teria tomado essa decisão. Por essas e outras que ainda continuo com o meu iOS 5. E por essas e outras que a Apple perdeu muitos pontos comigo.

    • iRon

      Concordo com você, esse é o ponto?

    • iRon

      Ops, era pra ser sem a interrogação acima.

  • Wagner

    Muitos criticam esse novo mapa… porém se esquecem que é a primeira versão e tudo mais! Quando o Google Maps foi lançada em sua primeira versão, tbm não era lá aquelas coisas! Foi melhorando com o tempo, e hoje se tornou o que é pelo tempo que passou, atualizações bem sucedidas, etc!

    Logo logo, muitos estarão elogiando os mapas da Apple!