AppleNotícias

Apple ganha e perde brigas de patentes neste final de semana

Aqui no Blog nós sempre evitamos de comentar sobre brigas de patentes, por considerarmos um assunto chato, repetitivo e que geralmente gera discussões acaloradas desnecessárias nos comentários (haters x fanboys). Mas há casos que merecem nota, para reflexão sobre o futuro da Apple.

Este é o caso do histórico acordo que a Apple acaba de firmar com a fabricante de celulares HTC, que permite que as duas empresas troquem licenças de uso de tecnologias durante o período de 10 anos.

É histórico porque marca o novo “estilo Cook” de administrar a Apple. Permitir que um dispositivo Android use algumas inovações criadas pela Apple realmente não fazia parte do estilo de Steve Jobs, que queria travar uma verdadeira “guerra termonuclear” contra o sistema do robozinho verde. Na época do início do processo contra a HTC (em março de 2010), Jobs declarou:

Nós podemos sentar e assistir os concorrentes roubarem nossas invenções patenteadas, ou podemos fazer algo a respeito. Nós decidimos fazer algo sobre isso. Achamos que a competição é saudável, mas os concorrentes devem criar sua própria tecnologia original, não roubar a nossa.

Na justiça, a HTC estava perdendo vários processos contra a Apple, por isso era importante para a empresa firmar algum acordo de licenciamento com a Maçã. A HTC já paga para a Microsoft US$5,00 por cada celular com Android, por usar algumas patentes dela.

Pela primeira vez na história, a Apple está licenciando algumas características do iPhone para serem usadas em aparelhos com Android. Os termos do acordo são confidenciais e não se sabe como será feita esta troca de licenciamento, mas tanto HTC quanto Apple poderão usar patentes (atuais e futuras) uma da outra,  durante 10 anos, algo pouco imaginável na era Jobs.

Ainda não se sabe qual será o resultado disso, mas será interessante esperar para ver. Seria este o início do fim da já cansativa Guerra de Patentes na indústria? Estaríamos nos encaminhando para uma nova época onde empresas se trocam invenções e inovações, para o bem de todos os usuários? Só o tempo dirá.

Preservar a propriedade intelectual é muito importante e já falamos disso aqui (leia “Entenda por que a propriedade intelectual é tão importante para a indústria“). Por isso mesmo, é muito bom saber que a HTC começará a pagar para usar ideias lançadas pela Apple. Ironicamente, a Apple também andou pisando na bola e terá que desembolsar alguns milhões por ter usado sem autorização uma criação que não foi sua.

Segundo um jornal suíço, a Apple pagou cerca de US$21 milhões à empresa ferroviária do país por ter usado indevidamente o design do clássico relógio da estação de trens de Zurique, em um acordo estabelecido entre as duas empresas. Que bom que a justiça está sendo feita também neste caso.

Muitos acreditam que a decisão de usar este design do Relógio no iOS 6 do iPad tenha sido uma das ideias equivocadas de Scott Forstall, servindo como uma das causas de sua saída do comando da equipe do iOS, junto com os problemas dos Mapas.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ale

    Bacana!

    Acho que pode ser o começo dom fim dessa briga!

  • Q legal. Mas ate um certo ponto… Pensei q eles so chagavam la e falavam: “Ah, Apple, vou usar seu estilo de pagina, Blz?” Mas nao, vai ter q pagar pra usar. Hahahha. Aposto q esse relógio do HTC vai vir pro iOS. Tenho quase certeza…

    • Thiago Sousa

      Esse relógio não é da HTC e já está no iOS. Mania de não ler até o final…

      • Digitalskater

        Ops !

        Você que não leu direito, ele não esta falando do relogio da estação de trem e sim do relogio do HTC que aparece na foto.

        Leia bem antes de falar besteira !!!

      • Lailan

        Amigo, acho que você foi quem não entendeu o comentário.
        O relógio que ele cita, e o que está na homescreen do htc, que está marcando 10:08

      • JanjaBoy

        Eu acho que ele está falando do relógio do celular HTC da imagem lá em cima.
        Veja a figurinha, não basta só ler o texto. 😛

        • Luis Gomes

          Esse relogio feio da htc pro iphone. Hahahaha seria ruim melhor esse dos trens de zürich

      • Yury

        HAHAHAHA , eita falo tudo !

    • sentone

      Cara pelo que eu entendi do texto é para a HTC pegar tecnologia da apple e pagar pelo seu uso enão importa design grafico do HTC para o IOS,, até porque o design atual do IOS não permitiria tal alteração, uma vez que no HTC se trata de um widget função não presente no IOS…. com a demissão do scott forshall existem boatos que o IOS será reformulado seguindo a idéia de reformulação presente no itunes,, (não sei só estou especulando com as informações não confirmadas da internet), mas mesmo assim a presença de widgets ao meu ver não seria bem vinda.

  • Alex Sandro

    Não vou nem dormir essa noite por causa disso!
    O que esta faltando?!?!
    A Apple liberar o uso de jailbreaker deixar livre o acesso ao seu sistema como no android.kkkk

  • Francis

    Para nós usuários isso é muito bom!!

  • Michel

    Belo artigo, iLex!

    • Pedro Silva

      Descordo! Essa é a visão de um Apple maníaco! O texto esta escrito como se a HTC fosse a única benefeciada! Se a Apple topou esse acordo é claro q ela esta de olho ou levando vantagem em alguma patente importante também!

      • Artur

        Discordo de você.Como não conhecemos muito o jeito de trabalhar do Tio Cook,nada o impede de trocar patentes por um grande $$.Realmente não duvido de que seja isso,oque é muito triste se parar pra pensar.

      • Jorge Junior

        Tu leu o texto?

        “Os termos do acordo são confidenciais e não se sabe como será feita esta troca de licenciamento, mas TANTO HTC QUANTO Apple poderão usar patentes (atuais e futuras) uma da outra, durante 10 anos, algo pouco imaginável na era Jobs.”

  • Pedro Moraes

    Que Aplicativo e aquele no iPhone que não tem nome? só tem interrogação ?

  • Leandro

    Nada de + por aqui!

  • Lengo

    Que sirva de exemplo também pros juízes que proíbem a venda, pura e simplesmente. Um acordo de licenciamento (mesmo forçado em juízo) é melhor para os envolvidos.

    • sentone

      Pelo que eu entendi do processo, o acordo não foi forçado em Juízo até porque o Judiciário seja ele americano, brasileiro, inglês não força ninguém a fechar acordo do contrário não receberia este nome, as partes conversaram entre si e só então apresentam o acordo ao Juízo, isto poderia ocorrer sem a presença de um processo…

      • Lengo

        Sentone, me referi a acordos judiciais que, apesar de serem efetuados de livre e espontânea vontade, são forçados pela situação. É bom para os dois lados não ir até as últimas consequências.

  • Luis Pereira

    Meu maior medo e que o iOs va parar em aparelhos que nao seja o iPhone ou iPad!

    • Juliano

      Qual o problema?

    • JanjaBoy

      Qual o problema ? [2]

    • javar

      É o meu sonho. Encontrar o iOS em outros formatos, outra interface, com a simplicidade de tudo funcionar como deveria e além disso tudo com a App Store… é tudo que eu queria

      • Luís M.

        Cara, isso seria terrivelmente terrível. Isso é péssimo para os desenvolvedores de aplicativos, eu estava pensando em começar na Apple porque eu gosto dela (estou parando de gostar) e porque você só precisa desenvolver para praticamente 4 aparelhos diferente enquanto no android são 1200 tornando mais difícil a criar apps, pois terá que criar para vários modelos e telas diferentes, isso é horrível

        • Jorge Junior

          Não é preciso criar várias telas para modelos diferentes… é só otimizar seu código para que a sua tela se adapte para outros aparelhos… 😉 #relaxa

          • sentone

            Mas e quanto ao desempenho, convenhamos que a diversidade de aparelhos tem seu lado negativo no android, ter que programar algo que pode funcionar em um e não no outro é complicado, por mais que seja possível, comprando a programação para o iphone e ipad vc tem menores variações no código menos adaptações, menos bugs e tal.

            • Jorge Junior

              Agora sim você tocou num ponto chave! A diversidade de desempenho de hardware atrapalha muito mais do que a diversidade de tamanho de telas! Falou e disse! 😉

        • Jorge Junior

          Escrevam aí… dia 20 de dezembro a Apple entrará em acordo com a Samsung para troca de patentes… e no dia 21 o mundo entrará em colapso e irá explodir… os Maias já previram isso… 😛

          • Luís. M

            Kkkkkkkkkkk

    • João Pedro Vianini de Paula

      A Apple teve vários CEO’s mas nunca licenciou o Mac OS. Não vai ser agora que ela vai licenciar o iOS.

      • Ops, e os infames “clones” em 1995? 😉

        • JanjaBoy

          Eu lembro que os Power Computing eram mais rápidos que os Macs originais.
          Os mais antigos vão lembrar dessa propaganda.

          http://www.codednotions.com/wp-content/themes/cnd/images/screens/pcc_gsdm.jpg

        • João Pedro Vianini de Paula

          Na época que a Apple quase faliu? Assim que o Jobs entrou ele cortou as licenças.
          Para mim isso está relacionado a injeção de capital da Microsoft nas ações da Apple o que fazia a Apple se fechar para abrir caminho para o Windows.

          Não consigo ver a Apple licenciando o iOS.

      • Copeta

        A Apple e todos os seu CEOs antes de Jobs fizeram isso. Até mesmo quando Steve Jobs tava na NeXT ele licenciou o NeXTSTEP para outras fabricantes.

  • Renato Faria

    Não sei até que ponto isso é benéfico para os usuários. Brigas entre concorrentes é algo mais do que natural, e se essa briga atravessa as barreiras do mercado e vai parar nos tribunais também devemos encarar com naturalidade pois é o caminho correto a seguir se determinada empresa se sentiu lesada pela rival. Não gosto quando acontecem acordos onde “todos” ganham, exceto nós, que acabamos vítimas de um cartel velado.

    • sentone

      Isso é verdade, mas neste caso acredito que seja positivo, se a troca for mútua teremos grandes novidades para os próximos anos, ou em hardware ou em sistema e até mesmo no design, mudanças na Apple, acordo com a HTC, nada disso pode ser negativo……. só não compreendi o caminho da HTC que hoje realiza parceiras com o windows phone 8 que segue uma linha própria.

  • Bolas peludas

    De repente uma boa coisa acabou de acontecer,afinal algumas patentes são ridículas,como cantos arredondados,da Apple. Agora que realmente em vários casos estavam passando dos limites em copiar idéias alheias,isso estava,portantode repente essa iniciativa seja o começo de uma nova era.

    • sentone

      Também acho que seja bom, mas a briga por patentes por mais que sejam ridículas ao usuário comum analisando sob a óptica comercial é diferente, pense em você criando um dispositivo inovador, o Ipad foi uma novidade na época que foi lançado e assim como o iphone ditou uma nova tendência, até ai tudo bem, agora quando você paga toda uma equipe de funcionários com diversas especialidades para criar um determinado produto e depois alguém começa a lançar produtos com o mesmo design, é como se alguém começasse a lucrar em cima do que você gastou para criar, não seria algo justo e quando o produto é comercializado globalmente os números são altos,, o que justifica a briga por patentes. compare um samsung galaxy s o S II e o SIII, o S é muito semelhante com o iphone 3gs, o sII tem acessórios e box semelhantes ao iphone 4, já o SIII seguiu outra tendência seguida por aparelhos recentes como galaxy siiI mini, e o galaxy s duos,, agora pense quanto a samsung não lucrou com os designs semelhantes, não foi ela quem criou, mas é só um exemplo e é claro que a apple já surrupiou algumas como mostrado no texto,, ninguém está livre disto….

  • Luiz

    Ansioso para o IOS 7, um nova Apple vem ai, ou já chegou?

    • Copeta

      O iOS 6 não foi nada…
      Depois da calmaria que vem o furacão. 😉

  • Danilo

    A HTC para US$5 para a Microsoft por cada celular Android? Pensei que fosse para a Google?

    • A Google não cobra pelo Android.

    • Rubens

      Se eu não me engano são relativo a patentes que o Android infringi da Microsoft. Ela preferiu fazer um acordo e lucrar ao invés de ficar gastando milhões em brigas nos tribunais.

    • Alexandre

      Esse valor que a HTC paga a MS é pelas patentes e propriedade intelectual da Microsoft…

      A HTC historicamente não entra muita nas brigas e acaba pagando pelas patentes, porque não tem um portifólio muito grande.

  • Sérgio

    Este acordo foi até um certo ponto bom para nós usuários, mas creio que a Apple não liberará o iOS , pois assim ela não perderia venda para outros dispositivos ? Vale lembrar que muitos celulares da htc são mais baratos que os da Apple… A não ser que eles iguales os preços, algo que eu particularmente duvido.

  • Gilvan

    Eu chamo isso de falta de criatividade, o gênio criativo da Apple não esta mas entre nos, então vamos começar a usar coisas criadas não pela Apple, imagino que Apple esta desesperada ou meio que perdida, aí começou a atirar para todos os lados, só espero que os novos diretores da aplle ou sei lá como os chamamos acertem em suas decisões.

    • sentone

      Perdida com certeza não, apesar da morte do STEVE como certeza ele não deixou a empresa ” a Deus dara”, projetos estavam em andamento e tecnologias ainda sendo criadas todas as criações não vinham somente da mente do falecido CEO, afinal a Apple é composta por desenvolvedores e engenheiros,,,, e analisando o processo a HTC estava perdendo as ações e propos a apple um acordo de uso mutuo, isso não significa que a pple vai copiar funcionalidades e designs da HTC para importar ao IOS,,,,ou copiar o desenho dos aparelhos, a apple ja detem sua linha de aparelhos com design e qualidades prórpias, eu acho que ela não está perdida ou dando tiros para todos os lados apenas sanando um dos diversos conflitos judiciários muito onerosos para os cofres da empresa.

  • Alexandre

    E tem a última notícia do processo britânico:
    A Apple, por causa da gracinha com o pedido de desculpas (a primeira, nada a ver com o truque do CSS), foi condenada a pagar TODOS os custos da Samsung com o processo. A parte que perde arcar com os custos é relativamente normal lá (é uma forma de desencorajar processos sem mérito), mas a Apple recebeu o pior resultado possível, onde eles arcam até com custos de deslocamento, alimentação, estacionamento e etc. Ainda tiveram que ouvir um “I hope that the lack of integrity involved in this incident is entirely atypical of Apple. “

    • Facao

      Essa eu cantei antes! Espero que tenha sido apenas uma falha de carater pontual tbm. Mulecagem das mais tolas possivel isso que fizeram. Apple tem que entender que nao esta acima da lei, ainda mais nos EUA!

      • sentone

        Assim como a Samsung tbm não está ou qualquer outra empresa,,,

  • Anderson Donato

    É… vai ficar só para jogos!!! Joga na parede e ele volta !!!! Joga na parede e ele volta !!!!! Kkkkkkkkkk

  • Luis Cesar

    Beats Audio e seus fones no próximo iPhone. 🙂

    Piadinhas à parte, não acho que aja a possibilidade do iOS rodar em outros aparelhos como estão supondo no comentários. A prova é a dificuldade que o Android tem em estabelecer sua versão mais atual na maioria dos aparelhos. O iOS não rodaria da mesma forma, teriam que fabricar um aparelho com entranhas 100% iPhone e acho que isso vai um pouco além do acordo.

    • sentone

      Pois é o pessoal esta confundindo a troca de tecnologia pela autorização no uso de patentes (provavelmente mutuamente), com implantar um sistema em outro aparelho, como certeza isto não ocorreria, talvez alguns recursos projetos e designs seriam trocados, se a HTC detiver de patentes sobre as frequências 4G como estão supondo seira uma boa jogada para a apple que usa patente da Samsung para tanto hoje. Tampouco veremos android no iphone hehehe

  • Luca

    na imagem, o iphone esta servindo de apoio para o android… se compararmos isso com a ideia de que o android rouba as ideas do ios, podemos achar uuma mens subliminar ai n acham? 😛

  • Kelly Maris

    iPhone 5 por no mínimo R$ 2.299,00 pra muitoo mais…Palmeiras caindo para segunda divisão #CHATIADA

    • Beto

      eu de oolho no 4S

    • Fernando

      #Alegre

    • SamuEX

      Pior que o querido Palmeiras ir pra segundona, é ver vendedores do ML faturando horrores vendendo o iPhone 5 por R$ 3.500,00!!!
      Pior, vendeu 100 unidades em 1 semana.

      Quem são estes compradores? Milionários? Applemaníacos? Ou apenas idiotas que não respeitam seu dinheiro?

  • Marcel França

    Sinceramente eu já desencanei a mente para apenas produtos apple. Gosto muito do meu iPhone 4 mas provavalmente, por questões pessoais e financeiras, meu próximo smartphone dificilmente será o iphone 5. Estou de olho no Nexus 4 e descobri que existem boatos de um Nexus da HTC ainda esse ano e ambos com especificações e preços melhores que o iPhone 5. Acho muito importante o conteúdo dessa matéria e digo ainda que a primeira coisa que a Apple deveria olhar é bateria, pois num mercado com baterias acima de 3200 (sei la a unidade hehehe) , ver um dos aparelhos mais visados do MUNDO com bateria de 1440 é desanimador. Teve uma notícia essa semana no blog sobre a bateria do 5 e para nós brasileiros que não possuimos LTE, a bateria teve desempenho pior que o 4S que minha mulher possui e tem que carregar 2x por dia.

  • Carlos

    O problema é que se você compra um produto da linha IOS (que são caras) e depois algumas das patentes vão parar no android que mais ou menos custa 400 reais quem vai sair perdendo?

    • JanjaBoy

      Ninguém!

  • Pedro

    Faltou dizer que a HTC tem um monte de patentes relacionadas ao LTE, né?

    • Se a HTC não tivesse nenhuma patente boa, teria sido o pior negócio já feito pela Apple, não acha?

      • Alexandre

        Depende. Não se sabe quanto uma tá pagando pra outra.

  • TiãoGavião

    A coisa mais acertada de ser feito, parabéns Apple! Deixando de ser cabeça dura, tempos são outros e esta na hora de negociar 😉

  • Gulão

    iPhone 5 essa semana ? Rezemos !

    • Kelly Maris

      Eu acho que sim em!

  • Marcus Alcazas

    Bom, se você é pobre vai comprar no exterior, compra logo o 5 desbloqueado e fique uns dois anos tranquilo com seu aparelho.

    • lri

      ‘Pobre’ comprando no exterior? Quero ser pobre e ir chorar lá em Paris entao.

  • Monkey King

    Que bom. Boa inciativa, espero que as outras empresas façam o mesmo! Com certeza nós seremos os mais beneficiados.

  • Davi Batista

    Pode ser que seja mesmo um começo de uma troca de tecnologia visando o bem do consumidor 🙂 dedos cruzados para as novidades … Espero que sejam boas NÃO QUERO OS VÍRUS DO ANDROID kkkk

  • Michell

    Acredito que as patentes sejam mais relacionadas a hardware do que software…

  • iDriano

    Excelente iniciativa! A HTC tb tem mto o q interessa a Apple, como muitas patentes dentro do escopo do LTE.
    Uma pena que essa noticia venha junto com uma de que a Apple patenteou o “retangulo de cantos arrendodados” (?!?!?!??!). Espero que ela nao va pelo caminho da microsoft, que patenteou o duplo clique. Quanto maior o salto, maior a queda. Microsoft ta ai pra provar.

  • bogod

    O Scott não está indo pra HTC, não? hahahahah

  • lipelandim

    Todos sabemos que 4G LTE é uma das propriedades da HTC tb…. .