CuriosidadesOpinião

[opinião] Um mesmo palco para uma mesma mudança de rumos na Apple

Uma curiosidade que os mais velhos no mundo Apple irão achar interessante: o evento da próxima terça-feira não será em San Francisco, onde geralmente a Apple faz suas apresentações, mas sim no California Theatre, na cidade de San Jose. Coincidência ou não, é o mesmo palco onde Steve Jobs apresentou o então novo iPod Video, o primeiro dispositivo móvel da Maçã que permitia visualizar vídeos.

O que o primeiro iPod Video e o suposto iPad mini tem em comum? Muito.

Eu lembro bem, pois já naquela época eu era um usuário antigo da Maçã. Um pouco mais de um ano antes, eu queria muito um dispositivo para poder ver vídeos no metrô, pois não tinha muito tempo de assistí-los em casa. Eram os anos de ascensão dos vídeos pela internet, com sites como o Youtube democratizando o formato.

Então, estava cogitando comprar um aparelho que me permitisse isso, e se fosse da Apple, seria melhor ainda. Mas Jobs, na época, soltou uma frase que me fez, pela primeira vez, duvidar de sua capacidade empresarial:

Eu não acho que as pessoas queiram assistir a filmes em uma tela minúscula.

Esta foi a razão dada por Steve Jobs para que a Apple não disponibilizasse no mercado um iPod que permitisse assistir vídeos, por mais que os concorrentes oferecessem. Como eu disse, pela primeira vez eu chamei Steve Jobs de burro. Comprei um celular Sony Ericsson que visualizava vídeos em vários formatos, e fiquei feliz com ele até comprar meu primeiro iPhone, anos depois.

Em 2005, lá foi ele para a apresentação do evento especial no California Theatre, onde apresentou finalmente o iPod Video, com uma tela de 2,7 polegadas. Pequena.

Quem tinha mudado? O consumidor ou ele?

Claro que fiquei com raiva, pois parecia que Jobs tinha dado o braço a torcer a uma coisa que o consumidor queria dois anos antes.

Será que a história agora irá se repetir?

Na próxima terça, é muito provável (se acreditarmos nos rumores) que a Apple apresente um iPad mini, coisa que Jobs também sempre foi contra.

A razão pela qual não fazemos um tablet de 7 polegadas não é porque não queremos brigar pelo [menor] preço. É porque achamos que a tela é pequena demais para os aplicativos. Como uma empresa orientada ao software, nós pensamos primeiro nas estratégias de software.

Mais uma vez, um produto desmente uma frase dita por Steve Jobs. E no mesmo palco.

Claro, isto considerando que os rumores se concretizem. Mas é interessante perceber a ironia do lugar onde será apresentado mais um produto que Jobs discordava. Também serve para nos lembrar que as mudanças de atitude da empresa não acontecem só porque ele morreu, mas existiam também com ele no comando.

Aliás, ser inteligente não é só ter ótimas ideias, mas também mudar de opinião quando o mundo mostra que você está errado. E nisso Jobs era bom.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • luis

    🙂

    • Luiz

      OWN, adorei, será que o Tim Cook pensou nisso?

  • luis

    Muito bom os post cara !

  • João Pedro Vianini

    Claro. Lembro dele falando das lixas de dedo.

    • Luís M.

      E eu não.
      Pode falar sobre essa lixa de dedos ? 🙂

      • João Pedro Vianini

        “Queria comentar sobre a avalanche de tablets que vão entrar no mercado. Parece haver apenas um punhado de candidatas dignas de nota, e não uma avalanche. Quase todas usam telas de 7 polegadas. Alguém pode pensar que isso oferece 70% do benefício de uma tela de 10 polegadas, mas é na verdade apenas 45% do tamanho da tela do iPad, pois a medida é na diagonal. Se você cortar a tela do iPad pela metade, é o que você vê [numa tablet concorrente]. Não é o bastante para bons apps de tablet. Alguém pode achar que aumentar a resolução resolve o problema, mas isso não adianta — você teria que incluir uma lixa [com o produto] para as pessoas reduzirem o tamanho de seus dedos. […] Todo usuário de tablet é usuário de smartphones, e nenhuma delas pode concorrer em mobilidade com eles. Dado que um dono de tablet já tem um smartphone no bolso, abrir mão da tela pra ter um aparelho pocketable é mau negócio.” – Steve Jobs

        • Luís M.

          Humm, legal. Obrigado 🙂
          Acho que eu continuo concordando com o que o Steve jobs 😐
          Mas nem todo mundo que tem um iPad tem um smartphone e também achei um pouco exagerada a idéia da lixa de dedo
          Não gostei da idéia do iPad mini 🙁

          • Lucas

            Pois é, igual eu, tenho um iPad2 e um Nokia tijolão, que mal recebe ligação.
            Mas mesmo assim, meu tijolo tá no fim.
            Mas mesmo assim
            iPad míni não vai ser uma boa, assim como um smartphone pode estar no bolso de outra pessoa
            Se um iPad vier com uma lixa, o povo vai reclamar que é coisa de bixa
            Se um iPad vem com um telão, os concorrentes jogam no chão
            Eu estou feliz com meu iPad, por causa disso tenho fama de NERD
            Mas sei que sou NERD e sempre vou ser, e do mesmo jeito um smartphone ainda vou ter
            Eu no meu Nokia jogo joguinho da serpente, com meu iPad eu ando igual um doente.
            O iPad é/será a solução, até voce deixar cair no chão.

            • Rafa

              Bela poesia 😉
              rsrsrs

            • Luís M.

              Só fui descobrir que era uma poesia hoje 😛 !

  • Gabriel Rabelo

    Amei essa matéria :)’ Ótimo escritor ein iLex.

    • Luiz Paulo

      Materia otima mesmo,e tem tudo a ver a filosofia do iLex!

  • Vinícius

    Quem sai ganhando é o consumidor… Tem pra todo gosto!!

  • Nelson Born

    CONCORDO PLENAMENTE, ILEX, VC É MUITO SINCERO, E É ISSO QUE EU GOSTO NO BLOG, abs!

    • Victorino Eng

      Particularmente discordo…
      Nao acho interessante quando uma empresa comeca a diversificar muito sua atuação só para poder abocanhar uma fatia maior de mercado…
      Prefiro ter o meu iPad sabendo que, muitos usam o seus Tablet’s de 7″ desejando um dia migrar para o Exemplar Tablet da Apple.

      Acredito que expandir muito a linha de produtos não fortalece a imagem da Apple; eu até compro um produto só porque ele atende minha necessidade, mas para fidelizar um consumidor é preciso muito mais que isso… é preciso reforçar uma identidade!

      Mais alguem concorda?!?

      Att

      • Diego

        Eu concordo. Em 1997, quando a Apple estava falindo, eles tinham uma gama de produtos tão grande que existia um fluxograma para ajudar o usuário a decidir qual era o mac certo para ele. A primeira coisa que Jobs fez foi cortar para pares, ou seja, uma versão “home” e uma “pro”, em vez de varias versões intermediarias.

      • Pedro

        Descordo! Empresa que não muda morre! Se eles não tivessem mudado no passado, hoje seriam apenas lembranças. A concorrência esta em cima, se não for um fã boy louco vai concordar, os produtos da concorrência são tão bons quanto, sem dever nada. Se eles não se reinventarem, serão engolidos em alguns anos. A Apple é uma gigante sim, mas se comparar com os números dos concorrentes Vera que ela não é tão grande como muitos pensam. Se não continuarem com a evolução e acompanharem a concorrência , eles vão começar a ficar para trás.

  • Caio Brandão

    Clap clap clap… Está ai para os que dizem: “Isso não aconteceria se Steve Jobs estivesse vivo…”.
    Gostei da frase, “Aliás, ser inteligente não é só ter ótimas ideias, mas também mudar de opinião quando o mundo mostra que você está errado. “

    • Alisson

      x2

  • Mvcmendes

    É interessante ver como gigantes têm coragem de mudar seu rumo. Tem gente que passa a vida inteira defendendo seu ponto, e não larga o osso de jeito nenhum. E uma companhia desse tamanho sabe admitir quando é hora de rever o que é interessante não só pro público, mas também pra si. Foi onde a Microsoft errou seguidas vezes, e por conta disso lançou depois de muito custo o risível Zune, e só agora está lançando o Surface, largando numa corrida com 2 anos de atraso. Mas, antes tarde do que nunca. E se for pra mudar de idéia, que seja no meio do caminho, como no caso do iPad Air, do que talvez tarde demais, como no caso do iPad Ballmer. Raul Seixas que sabia das coisas.

  • Luiz Fernando

    Muito bom artigo, iLex. Acho muito improvável, mas acredito que ainda há a possibilidade de ter dedo de Jobs nesse suposto iPad mini. Se tem, não sabemos, mas se tiver, acredito que seja como você disse, uma mudança de planos, assim como no iPod Video.

  • Copeta

    Ou seja, o palco em que a Apple apresenta os produtos que são a pedido da população.

  • Mamede

    Isso ai, o proprio iLex dizia que a não era logico a Apple lançar um mini iPad, e caso se concretize, ele assim como Jobs, deu o braço a torcer.

    • Uau, está me comparando ao Jobs? Vou considerar como um elogio… 😉

      Eu achava e ainda acho um erro lançar dois iPads em um mesmo ano, em épocas diferentes. Mas não sou dono da verdade e nem da Apple. Se acontecer, os fatos podem me provar que eu estava errado. E, sinceramente, torço para isso, pois este Blog depende da boa saúde da Apple. 🙂

      • Mamede

        Sempre irei me dirigir a voce com um elogio, gosto do seu trabalho, hoje sou o conhecedor de iPhone graças a esse blog. Mesmo sem ter o aparelho aprendi muita coisa aqui e agradeço ao sem excelente trabalho, sempre selecionando as noticias e expondo sua opinião contundente. Abs

      • krikaoli

        Sabe qual é a saúde da Apple na minha quase sempre errada opinião, que é saúde de alguém que está comendo mais que os olhos, de alguém que já fez feitos atléticos, mas se acomodou e não está mais dando o retorno devido aos fãs e aos concorrentes. Tipo o Rocky Balboa em Rock II. Windows 8 está vindo aí pra naucatear.

  • Benê

    Texto FODA!!!!

    Parabéns!!!!

    Ansioso para o iPod Big, atenderá minhas necessidades pois não acho o iPad grande d+.

  • gabriel

    i like!

  • Christian

    Acho que vai ficar meio poluído o catálogo de produto deles com “isso” no meio. Se bem que já mexeram no tamanho do iPhone não é mesmo..

    • Alcides

      “Isso”, nada. Vou comprar e ai daquele que me perguntar o que é “ISSO”??!

    • Icarla

      Pois e,mexeram mesmo no tamanho dos devices ….aumentaram o Iphone e diminuíram o Ipad rsrsrsrs

  • Gui

    Não curti. Ainda acho que pra filmes não serve. Minha opinião. Pra outras coisas como ler até pode ser..

  • gabriel

    ilex vc acha de vale a pena comprar um ipad 3 ou é melhor esperar pelo ipad 4?

    • gabriel

      pois não quero gastar dinheiro e pouco tempo depois eles lançarem um melhor.

      • Daniel

        Cara, se você for pensar sempre assim, você não vai comprar nunca o seu iPad.
        Digo isso pq comprei o meu iPad “3” a poucas semanas e antes de comprá-lo, tive a mesma dúvida que vc.

        Vamos lá, o próximo deve sair lá pra Fevereiro ou Março (estou chutando, ok?) e vai começar a ser vendido lá nos EUA uma semana depois do lançamento, entao tem ai uns 4 ou 5 meses ate o próximo iPad! Pra mim, isso é bastante tempo! E olha que eu não estou contando com o tempo que vai levar pra chegar no Brasil (se vc for comprar por aqui mesmo), que deve ser la pra Maio/Junho, aí já se vão 7 ou 8 meses!!!!

        Então, se vc estiver precisando mesmo de um, compensa sim o iPad “3”. É um EXCELENTE produto, digo por experiência própria 😉

        • Icarla

          Se vc tem já o dois espera pelo 4. …. Mas se voce nao tem nenhum ate o antigo de 1 geração vale a pena agora!!!!

      • Daniel

        Caraca!! Esquece TUDO que eu falei… iPad 4 em apenas 7 meses… Tomara que vc não tenha levado nada do que eu disse em consideração e não tenha comprado o 3 🙂

    • Marcelo

      Espera mais uns anos e compre o Ipad 7

    • Marcelo

      Para mim o Ipad mini sempre existiu, o iPod touch 4g 64gb

  • ILex, bom, primeiro lugar, quero te dar os parabéns pelo blog que sinceramente todas as informações que preciso sobre a maçã, hoje sei bem onde encontrar e também te dizer que se você não trabalha pra Apple, já deveria esta lá dentro a tempos sendo um bom publicitário, para alegria dos fãs da Apple no Brasil. Parabéns mais uma vez pelo post.

  • Parabéns, ótima materia.

  • Julius

    Eu sou um dos que compraria um iPad mini!

  • Caio Otávio

    Texto fantástico… como de costume!

  • Augusto Mattos

    Não acho que seja ruim uma tela menor, só acho que cada pessoa, e cada tarefa, pode ser melhor em um determinado tamanho e formato diferente..
    Quem sabe um iPad menor não faça sucesso em um fast food para os atendentes ou algo do tipo

  • Thyago

    Saudade do Jobs…. 🙁

  • Isaac

    Excelente post! Me fez mudar completamente a visão sobre o lançamento do possível iPad Mini.

  • MafiosaBe

    texto incrível, iLex sempre impressionando.

  • patrickgouy

    Afinal, só os burros não se contradizem 😉

  • Ernandes

    Coincidência demais!!! Mandou bem, iLex!

    Eu ainda tenho o meu iPod Vídeo. Porém, o pobre quebrou-se quando tentei trocar o seu display quebrado. :-/ Está ali como recordaçāo. 🙂

  • JanjaBoy

    Curti o texto.
    Mostra que Jobs era um mortal.

  • Thiago

    “eu queria muito um dispositivo para poder ver vídeos no metrô”. Juro que li “vídeos pornôs”… Acho que tenho que parar de ver essas coisas.

    O texto ficou ótimo. Parabéns.

  • Henrique S. Baloneker

    iLex, seu toque especial de escrever me faz chorar de alegria cara! kkkk
    Prometi pra mim mesmo a 2 anos atrás, que iria conhecer Jobs pessoalmente e iria ter um autógrafo dele…
    Hoje em dia, como não é possível, quero o seu autógrafo, pois vc é o ser humano que mais chega perto de Jobs no meu ponto de vista… Sonho em te conhecer!
    Abraço e PARABÉNS, pelo excelente, ótimo e perfeito trabalho! Me baseio em você!

    Obrigado por tudo 😉

    • Não sou artista nem celebridade para dar autógrafo, sou alguém como qualquer um aqui.
      O que podemos fazer um dia é tomar alguma coisa em um bar, para trocarmos ideias. Ou, quem sabe, fazer um encontro de leitores na região de Teresópolis, que tal? 😉

      • Rodrigo

        opa! não moro em Teresópolis mas moro num município vizinho pertinho, se marcar eu vou 😛

      • Francisco Vorcaro

        iLex, o seu blog é realmente maravilhoso e eu o leio pelo menos 3x todos os dias. Se tiver o encontro, por favor nos avise, pois será uma imensa alegria conhecê-lo.

        Abraços 🙂

      • Matheus

        iLex, saiba: Na proxima reunião que vc marcará eu pego um voo e vou onde for para essa reunião.

        • João Pedro Vianini

          (2) Até em Cupertino se precisar.

      • SamuEX

        BDI Followers?!
        Foi isso que eu li? Foi, Foi?!

        😉

        • JanjaBoy

          Se você não viu um gatinho, foi isso que você leu. 🙂

        • Francis

          Ahahah! Boa essa.

      • iRon

        Gostaria de participar de um encontro do blog. Fazem anos que isso não acontece mais. Saudades também dos vídeos que o Chrystian fazia.

      • Leonardo Godoy

        Quando teremos um encontro em SP? 🙂

      • Fernanda Correa

        ILex AMEI a idéia!! Seria legal a galera que curte esse blog incrível se encontrar!! Tbm acesso várias vezes ao dia!! Adoro e aprendo muito!! E se for em Teresópolis seria mais legal ainda!! Só agitar!! Bjo grande, parabens por esse post que foi super bem escrito!

    • Carlos Jordan

      Ser humilde é a grande virtude do ser humano. Mudar de opinião quando não se tem mais jeito de defendê-la com fatos, não significa muita coisa, isso é só caminhar a favor da multidão e isso é o que a maioria faz.

      • Carlos Jordan

        O comentário era pra ser publicado lá embaixo. Não era pra ser uma resposta

        • Henrique

          Perfeitamente iLex!!
          Moro na cidade de Nova Friburgo, vizinha de teresopolis!!!
          *-*

  • Lara Nucci Ruchiga

    Ótima matéria.Parabéns!

  • iLuk

    CAraca mané…muito consistente sua matéria, meus parabéns pela expressão e ideia.. Valew…

    iLex , voce tem certeza que nao é parente de Jobs…… Primo de Terceiro Grau…

  • Luís. M

    😐
    Mau para quem já tem o iPad 3
    (Tipo eu, mas acho que a Apple vai meio que dar explicações para ter e para não trocar por esse aparelho)
    Vamos começar a “chutar” o nome que será o iPad mini ?!? 🙂

  • Leandro Nascimento

    ééé… esta é a Apple cedendo às concorrentes e caminhando para as trevas. Adeus Apple Inc.

    • Paulo Cotta

      Ah sim… ela cedeu aos concorrentes e caminhou para as trevas quando decidiu lançar o iPod Vídeo? É cada um que aparece nos comentários…

    • João Pedro Vianini

      “Picasso dizia: “Bons artistas copiam, grandes artistas roubam” E nós nunca tivemos vergonha de roubar grandes ideias” _ S. Jobs

  • Fernando

    Será que vem um mini iPad com TV porai? Aiaiai

  • Daniel

    Eu continuo dizendo, cada um com suas necessidades. Pra mim o iPad normal está de excelente tamanho, não trocaria jamais por um iPad Mini. Mas vai saber se o mini não seria mais útil para o cara aqui do lado, né? Vamos dar opções, cada um que escolha a sua 🙂

  • Felipe Teodoro

    foi a mesma coisa com a app store, o Steve queria que o iphone ultilizasse os webapps, só que o install tava fazendo sucesso, bem ele não teve outra escolha a nao ser lança a app store, ou seja, quebrou a cara!!! ninguem é perfeito!!!

  • Italo

    iLex, vc acha q esse IPad Mini pode vit com tecnologia 4G, e se tem alguma chance dela ser compatível com o 4G do Brasil? E se ele virá com Retina Display? Só quero saber o seu palpite mesmo 🙂

  • Alan Gabriel K

    Uma coisa que sempre ouvi falarem é o seguinte:
    – Pra que eu iria querer um iPad? Uma “coisona” dessa, grande pra caramba, prefiro o iPhone / iPod que podem fazer o mesmo que ele, e ainda em um tamanho menor.
    Concordo contigo iLex, a Apple não está “cedendo” como o amigo de cima disse, ela está se adaptando e fazendo o gosto das pessoas.

  • Saulo Cordeiro

    mini iPad, dependendo do preço eu compro

  • Miguel Dornaes

    Eu só espero que a Apple tenha uma diretriz para não sair por aí igual a samsung que possui variações de um mesmo modelo ( Galaxy S III Mini, Galaxy S III com LTE, Galaxy S III I9035, Galaxy S III T999, Galaxy S III I747, Galaxy S III I535, Galaxy S III 9300 ) porque senão toda a empresa pode no futuro ser uma Samsung da vida e isso me assusta eu entendi todo o texto e concordo que mudar as vezes significa amadurecer mais eu espero que não apodreça o fruto !!!

  • Fernando

    Parabens pelo texto iLex. Muita lucidez, o que sempre foi praxe neste blog .

  • Joaquim Sargaço

    Belo texto.

  • Mauro Elias

    Estão dizendo por aí que não vai ter display retina e com bateria de 4490mAh, se for verdade estou fora, prefiro esperar lançar outro iPad.

  • Leandro Duarte

    Excelente texto….

  • Gfar

    Com ou sem Jobs, a Apple lançaria esse iPad Mini. Existem várias razões para isso. O mercado de tablets de 7 polegadas cresce bastante, a Aple precisa ter um tablet mais barato. – a crise está longe de acabar nos EUA e Europa – e, mesmo duvidando bastante do sucesso do MS Surface, é preciso dizer que a entrada da Microsoft nesse setor vai colocar mais pressão em cima da Maça.

    E gostaria de conhecer a cadeia de suprimento desse setor. Desconfio que daqui a pouco vai começar a faltar fornecedor para tanto produto. Quem não tiver uma escala gigantesca, capaz de antecipar quantias bastante generosas de dinheiro aos fornecedores, vai acabar saindo dessa brincadeira.

  • Luiz Marçal

    Bem que podia ter um encontro em SP , né?

  • Matheus Teles

    Finalmente um ótimo artigo… Estava começando a sentir falta de um bom artigo aqui no BDI.

  • Vinicius LC

    O novo sempre incomoda… Lembrem-se que a tempos atrás achava-se que ter um computador pessoal em casa era um desperdício de dinheiro…

  • Luciano

    Eu posso estar enganado… Mas acho que será um fiasco! particularmente não compraria! Acredito que Jobs continuaria contra esse lançamento se ainda fosse vivo! Esperar para ver!

  • lordtux

    Olha, viajei esses dias e sinceramente, ia adorar ter um iPad de 7 polegadas pra poder levar em vez do de 9. Para mim é uma estratégia bem acertada e vindo da Apple vai vender milhões como sempre, vai ser algo que vai aumentar mais ainda a dominação da Apple no ramo de tablets.

  • Carlos Maya JF

    Na minha opinião esse provável little iPad virá para atender a leitores, assim como o iPod atende aqueles que curtem músicas/vídeos. Acho que o iPad foca isso tudo mais games. É um incrementando algo além do outro.

  • Renan eduardo

    Otimo post Ilex , concordo com a sua opiniao !!

  • Anderson

    Apple irá lançar um iPod nano para o pulso (como relógio), onde será sincronizado com os outros devices Apple …..

  • iRon

    Assim como nunca comprei um iPod, acho que nunca comprarei um IPad mini. Adoro meu ipodão, quer dizer, meu iPad. Ver filmes e ler livros numa tela maior nas minhas viagens, é tudo de bom.

  • Monkey King

    Perguntaram lá em cima o que foi essa história do Jobs falar sobre a “lixa de dedos”… Era a opinião dele sobre tablets com telas menores: ” Jobs chegou a dizer que os tablets com telas de sete polegadas (17,8 cm) deveriam “incluir uma lixa, para que os usuários pudessem lixar seus dedos e assim usar suas teclas”.

  • Anderson Campos

    Quando comecei a ouvir sobre iPad mini eu debochava da galera. Ainda acho q é possível não ser tal produto, mas no quesito falar mal da Apple sobre os lançamentos me remete quando o primeiro iPad foi lançado. Achei escroto. Falei: um iPhone gigante. Pra que isso?
    Uns dois meses depois estava louco pra ter um.
    Se for confirmado iPad mini, vou apostar q ele tenha mais uma função educacional q diversão ou usabilidade.
    É esperar pra ver o que vem dos palcos de San Jose

  • Mark.Bobs

    Aplaudindo….

  • Anderson Campos

    Quando comecei a ouvir sobre iPad mini eu debochava da galera. Ainda acho q é possível não ser tal produto, mas no quesito falar mal da Apple sobre os lançamentos me remete quando o primeiro iPad foi lançado. Achei escroto. Falei: um iPhone gigante. Pra que isso?
    Uns dois meses depois estava louco pra ter um.
    Se for confirmado iPad mini, vou apostar q ele tenha mais uma função educacional q diversão ou usabilidade.
    É esperar pra ver o que vem dos palcos de San Jose.

  • LEANDRO GOMES LIPARIZI

    Ótimo post. Parabéns a equipe que nos faz relembrar a história de Jobs a cada dia.

  • Revigorare

    Ótimo texto amigo, muito bom mesmo, parabéns. Vamos ver o que esse idevice de 7 polegadas nos reserva em novidades, afinal, ao contrario do iPhone, seus segredos estão aparentemente sendo bem guardados. Dependendo do que vier nele, pode até ser considerado um concorrente ao galaxy note II, apesar que o grande diferencial desse aparelho é a canetinha. E convenhamos, se aparecer um aparelho com canetinha feito pela Apple é o sinal do FIM DO MUNDO rsrsrsrs 🙂

  • Van Pereira

    Parabens pelo Post!!

  • Max

    Eu to cogitando fortemente comprar um pra usar como ferramenta de trabalho. E pra casa eu compro um iPad normal. Alias to torcendo pra lançarem tb o iPad 3 melhorado (com conector menor, e tela IGZO)

  • Edson

    Eu prefiro mais um ipad “mega” do que “mini”!
    17″ FTW!

  • Junio

    As opiniões do editor do blog são as melhores. Gosto muito do seu ponto de vista!

  • Claudio Castro

    Para mim não importa muito o que eles lancem, mas que mantenham a integração entre todos os idevices e o padrão de qualidade. Isso é o q me faz permanecer como cliente Apple.

  • Algus Helm

    Como dizia uma propaganda antiga de cigarro:

    “Não tenho vergonha em mudar de opinião porque não tenho medo de pensar.”

  • TiãoGavião

    Com Jobs gostando ou não(onde esteja) vou gostar do iPadMini 😛

    • Luís M.

      E eu não 🙁 😐 🙁

      • João Pedro Vianini

        Tambem não me interessa uma versão menor do iPad. Mas tem pessoas para os quais ele interessa sim.

        E, acho que você está imaginando aqueles tablets de 7″ da Samsung, o Nexus 7 etc.

        O iPad Mini vai manter o aspecto 4:3 do iPad, o que vai fazer a experiência de uso bem mais agradável do que nesses tablets de 7″ existentes no mercado hoje.

        E tambem a tela seria de 7,85″, portanto, quase de 8″.

    • Gfar

      “Com Jobs gostando ou não(onde esteja) vou gostar do iPadMini”. (2)
      O timing desse lançamento é perfeito. Vou encomendar um assim que sair para dar de Natal para o meu pai.

  • Cassio Rodrigues

    Apple quer dominar todo o mercado de tablets! Certinha!

  • Aimoré Neto

    Não sei, mas algo me diz que esse iPad mini não vai dar muito certo.

  • Juliano

    Esse iPadMini ia ajeitar minha vida, rsrs. Para o que eu preciso 7″ seria o ideal.

  • Hugo C.

    E o nome do “ipad mini”?
    Aposto em “iBook”.
    Não aposto em um tablet de 7″.
    Aposto em um eReader, como o kindle!

  • Leonardo Serrano Putti

    Heheh Tenho um iPod Video 30GB até hoje.. em perfeito funcionamento!!!

  • LuizBolognesi

    Nota 10 ao BDI!!

  • Marcos R

    Sou leitor do Blog há anos e não tenho o costume de comentar sobre as matérias, mas sou obrigado a elogiar o texto. Perfeito.

  • Bruno

    Eu chutaria que o novo tablet pode se chamar iTab. Justamente por um motivo obvio: Ser um tablet, mas não ser um iPad! 🙂

  • Tomás

    Acabei de ver agora no instagram ja algumas pessoas publicaram fotos de unboxings, bem reais, com a caixa preta e tambem vi um que postou uma imagem do seu computador aberto no site da apple em que ja tinha o ipad mini que por la ira custar 249$

  • Philippe Brunner

    Seeensacional a materia! deu para se emocionar! saudade do Jobs! Apple é Apple! e ela nao morreu ! esta mais viva que nunca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Marcelo Dias

    Por que não abocanhar uma fatia de mercado onde só existe tablets com OS Android? Samsung, Asus, Motorola, Amazon e Barnes&noble tem seus equipamentos neste segmento e vendendo. Por que a Apple deveria ficar de fora?
    É mais opção. Quem não quiser a Big Screen, pode comprar a Small. Tá pesado para segurar, agora fica mais leve. São mais acessórios a venda, consequentemente, mais dinheiro. Sempre senti falta de iPad menor. Achava que precisa de um modelo menor, mas leve e mais portátil. Chama menos atenção, mais discreto, parece um livro.
    Se este for o motivo dessa apresentação, com certeza é uma grande novidade e com futuro certo. Um investimento que renderá muito lucro. iPad é iPad, não importa o tamanho.
    Concorrente para do iPad, só o Google Nexus 7. O melhor tablet android que já usei. Este sim, com um iPad em tamanho menor, tem serias chances de ser lembrado como grande concorrente, mas sem usurpar o título de invariável do iPad.
    Atualmente tenho um Xoom2 ME 8.2″, e sem sombra de duvida, estou muito interessado em trocar o meu tablet por uma maça com tela de 7″.
    Acreditem, se for o iPad mini, o anuncio da próxima Terça, 23, será um sucesso, mesmo com criticas dos apaixonados por uma tela maior.

  • Overlord

    “É porque achamos que a tela é pequena demais para os aplicativos”

    Detalhe que ele disse que a tela era pequena PARA OS APLICATIVOS… para leitura, não! 🙂

    Na minha humilde opinião, o iPad mini vai ser um sucesso e ainda fidelizar jovens consumidores na marca.
    Todos nos sabemos que os produtos da Apple são praticamente um vício… e, mesmo que tu não estejas contente com 1 ou 2 detalhes, todo o “ecossistema” da empresa te prende.

    • TiãoGavião

      Tela pequena demais para aplicativos é a do iPhone, isso sim! 🙁

    • salles

      Gostei da sua resposta , e não foi a sua humilde opinião , é olho no futuro .Quem fica focado em um ,único, produto é um paradigma, uma empresa tem que focar longe ,mudar ,inovar ,apresentar produtos , de interesse do público ,não ,opinião que diverge o contrario . Parabéns pela sua resposta!

  • Alexandre

    Excelente post!!

  • Luiz

    iPad nano ou iReader

    • Zaymo

      iReader ! boa !

  • Zaymo

    eu tenho medo desse leque muito grande de produtos….
    antigamente, antes de Jobs assumir a empresa (de novo) eles tinham tantos produtos quanto pessoas no mundo, ele simplesmente tesourou tudo e a empresa cresceu muito… agora abrindo mais o leque (já acho errado tantos iPhones ainda sendo produzidos) tenho medo disso acontecer de novo :/

  • digoloureiro

    Ja imaginou se os caras da Apple (todos) resolver colocar em seus produtos o mesmo gosto que eles tem nas roupas que vestem? Caracas, como estes caras se vestem mal! kkkkkkk
    Não que isso tenha alguma coisa a ver, mas que os caras se vestem mal…ah se vestem PQP! kkkkkkkkkk

  • Trinity

    Mais uma vez, excelente post iLex. Sou sua fã. 🙂

  • Helber Fernando Savelli Luz

    E se o “mini iPad” funcionar também como celular com fone Bluetooth? Alguém ja pensou nisso? Ele seria um meio termo entre o iPhone e o iPad!

  • Renato

    NICE!

  • gabriel

    pra mim, tablet de 7 faz muito mais sentido que tablet de 10.

  • Gabriel Magacho

    Não sabia deste fato. Depois de ler esse artigo muito bem feito entendi o possível lançamento do iPad Mini. Valeu iLex pelo artigo!

  • Yuri

    O Tim Cook está seguindo a tendência do mercado. Tablet menor, Smartphone maior e tudo com várias opções de cores (menos o iPhone).
    Sendo assim, muito provavelmente o iPad mini será como o iPod Touch, virá com várias cores e sem dúvida com o Lighting e a entrada do fone de ouvido na parte inferior.

  • Mr. Moa

    Não concordo com a criação do iPad mini, não vejo sentido algum esse novo produto. Rezo para que venha ser lançado algo super inovador, diferente, além do nosso tempo seja ele um produto ou um serviço.

    • Mino

      Eu concordo plenamente com o que você disse, realmente não faz sentido nenhum lançar um ipad de 7 polegas, é “muito” pequeno, vai diversificar muito a portfólio de produtos, dificultar a vida dos desenvolvedores, além de não ser nada inovador como a Apple está acostumada, vamos torcer juntos que essa barbaridade não aconteça.

      Att.
      Samsung
      (via galaxy note)

  • salles

    mais a apple esta usando outro tipo de estratégia ,nesse momento não existe tablets de 7 polegadas com qualidade ,no mercado , e, os fabricantes de tablets viram a apple abrir dianteiras sobre eles com esse tablet de hj . Olha a samsung lançou em tablet de 10.1 polegadas para concorrer com ipad ,quase um netbook . eles devem fazem pesquisa de opinião , e ,uma dessas pesquisa deve ter apontado , o tamanho do ipad , ja que apple sempre foca o mercado fora lá fora ,nunca nesse momento o brasil . exemplo é o siri .

  • Ricardo Ribeiro

    Acho que se realmente lançarem o iPad mini, vai fazer mais sucesso com o mercado feminino.
    pois as mulheres vivem reclamando do tamanho do ipad que não dá para colocar na bolsa.
    Conheço um público feminino que deixaram de comprar o iPad devido ao tamanho. só queriam ler notícias no aeroporto.

  • Rodolfo

    “ser inteligente não é só ter ótimas ideias, mas também mudar de opinião quando o mundo mostra que você está errado. ”
    É óbvio que a Apple não é só uma pessoa (Cook ou Jobs). A Apple é uma empresa que tem oque chamamos de Cultura Organizacional forte e Inteligência Coletiva.
    Portanto, podemos ter certeza que não só a Apple influencia o mercado, mas o mercado também influencia a Apple. E seus colaboradores têm competência para enxergar isso, senão não estariam onde estão.

  • Michel Cabral

    Excelente artigo, parabéns iLex!

  • Marcus Vinicius

    Interessante !
    Eu não concordo com a idéia de um iPad menor, iPad menor = iPod touch maior. Eu agora estou digitando de meu novo iPad e não imagino um tablet com tela menor. Eu não vou falar que não quero um porque “nós consumidores não sabemos o que queremo até que eles mostrem para nós”

    Acho que não será uma nova geração de iPad, mas sim uma ramificação da atual versão !!!!