Rumores

[opinião] iPad mini: a Apple não sabe mais guardar segredos

Havia uma época que a Apple era considerada a empresa que mais bem guardava seus segredos industriais antes dos lançamentos, o que gerou todo um “mercado” de rumores e boatos. Aliás, boatos muitas vezes infundados, como o iPhone mini ou peças falsas, que no fim nunca se concretizavam. Isso fazia com que as apresentações dos lançamentos tivesse sempre muitas surpresas e emoções.

Mas este ano, todos ficamos sabendo das características do novo iPhone 5 já em maio, e o suposto iPad mini parece estar seguindo o mesmo caminho.

Eu fui um dos que sempre duvidou do lançamento de um segundo iPad em um único ano. Isso nunca foi do estilo da Apple, pois presume-se que os usuários que acabaram de comprar o novo iPad ficariam bem chateados de saber que, em um período de 7 meses, outro modelo mais novo seria lançado. É como se seu novíssimo aparelho recém comprado se tornasse defasado da noite para o dia. Seria mais lógico lançar o produto com outro nome (como um iPod touch maior), para ninguém se sentir enganado. Sim, é psicológico, mas psicologia em marketing é muito importante para o sucesso de um produto.

Mas houve um momento em que comecei a acreditar que todos os boatos do iPad mini poderiam ter um fundo de verdade: foi na apresentação dos novos iPods touch.

O novo layout dos novos iPods possui o mesmo formato arredondado dos protótipos dos supostos iPads mini divulgados há meses. Coincidência?

A Apple mudou muito no que se refere a preservar seus segredos. Depois do que aconteceu com o iPhone 5, em que todos os detalhes foram divulgados na internet há meses, os rumores passam a ganhar um peso que, nos anos anteriores, não possuíam. E em um mundo onde isso ocorre, tudo pode acontecer.


Imagem não real, feita por computador


Imagem não real, feita por computador

Com isso, é bem possível que seja verdade a notícia que a Apple fará um outro evento especial agora em outubro, para apresentar o novo aparelho.

O Wall Street Journal está até noticiando que a Apple já teria ordenado de 8 a 10 milhões de unidades para este ano, visando o período de natal. Há inclusive quem diga que o mini iPad será produzido também na fábrica brasileira, em Jundiaí.

Tem sentido um iPad menor de 7 polegadas? Não sei, provavelmente há público para isso. Mas fica a impressão que a Apple, pela primeira vez, estará “seguindo a tendência dos concorrentes“, ao invés de ditar a evolução no mercado de tablets, como sempre fez.

Seria isso um bom ou um mau sinal?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rodrigo Freitas

    Sdds Steve Jobs

    • Juca

      “A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.” [John Kennedy]…. Jobs é parte do passado… A VIDA PROSSEGUE, JOBS NÃO VOLTA MAIS!

      • Pablo

        Concordo. Cabe ao consumidor avaliar se quer fazer parte do publico consumidor dessa nova apple, ou não.

        • Julio Cesar

          Não ligo muito para os vazamentos de informações, claro a surpresa era legal, mas se os produtos continuarem com a qualidade que conhecemos…

          Pode contar comigo Apple!

          • Issacar

            Concordo!

      • Pablo

        Realmente a apple não é mais a mesma. Torço agora para que pelo menos ela acompanhe a concorrencia, o que nao aconteceu no iphone 5. Sério: porque a apple insiste nesse maldito botão fisico jurassico de home???? Isso só serve para quebrar! Concorrente ta uns 2 anos na frente já…bora se mexer!

        • Dante

          Viajou grandão em dizer 2 anos na frente só por causa do botão físico hein…

          • Pablo

            Nao? Com relacao o botao fisico, conforme eu disse, sim ue. Que android recente tem botao fisico de home?

            • Luiz Fabio

              Galaxy s2, Galaxy s3, Galaxy Note, Galaxy Note 2. (pra ficar só nos tops)

            • Claudio

              Samsung Galaxy S3 tem botão Home sim… Sem mais…

            • Pablo

              Voces que citaram galaxy S2..S3 so podem estar de brincadeira. Eles nao tem botao fisico de home coisa nenhuma. É tudo capacitivo.

              voces precisam olhar melhor a concorrencia…

            • Thiago Humble

              é botão home sim, e físico. Samsung não tem nada além.. nada futuristico..
              samsung copia, e nada se cria.
              galaxy tem muito plastico.

            • Pablo

              Esqueçam samsung. E o nexus da google? Nada de botao fisico de home. Sensacional….!

            • italo

              Cara se estiver achando o iPhone 5 ou botão Home pré histórico, é só não comprar ou ignorar lançamentos ou conferencias da Apple. Seu Samsumg Maniaco do KRL !!

            • Miquéias Coutinho

              É mais fácil você comprar um celular com Android (já que está insatisfeito) do que esperar que a Apple retire o botão home 🙂

            • Pablo

              Que engraçado. Quando alguem que tem produtos apple (tenho um iphone 4 e um ipod classic) aponta defeitos notórios, é acusado de Samsung maniaco? Nem tenho nada da samsung, olha que engraçado. Mas tenho colegas que tem e consigo analisar friamente, sem visao de convertido da apple.

              Alem dos produtos que falei, tenho tbm um Razr que uso no trabalho com ICS. Bem bacana o aparelho também, com alguns pontos a destacar: smart actions (sensacional! – apple, acorde!), SEM botao home fisico e é um aparelho bem rapido no geral. MAS ainda prefiro o IOS, por mais que a apple tenha se esforçado em colocar bugs e não atender exigencias BASICAS de seus clientes.

              Eu sinceramente achava que a apple ia tirar esse botao velho e problematico no iphone 5 😐 esperava mesmo.

            • Adan Ney

              Pois eu prefiro toda a vida o botão físico dos produtos apple, claro que isso depende do gosto de cada um, estive usando celulares e tablets android com botão tactil e tem que pressionar 2 veces, uma pra acender a luz e outra pra pressionalo de verdade. Alem que essa sensaçao estranha de nao sentir o botao fisico no dedo nao me convence, talvez porque eu esteja tao acostumado com o botáo fisico do iphone e ipad. Como eu disse, depende da opinião, gosto e experiência de cada um.

        • Herberth

          O cara vem falar mal do botão fisico olhando apenas para o próprio umbigo. Poxa, para pra pensar que um iPhone/iPad/etc é utilizado por todo tipo de publico, desde crianças de 2 anos a idosos, passando por deficientes visuais e fisicos. A presença do botão é importante em várias situações. Entrega entrega um iPad com e sem botão fisico pra uma criança que você vai ver a diferença na usabilidade do produto. Talvez você não tenha filho!
          Lembre-se que os gadgets não são fabricados apenas para os amantes de tecnologia!

          • Pablo

            Desculpa, mas voce esta errado. É perfeitamente possivel tirar o botao fisico e colocar uma marcacao para deficientes visuais. Pergunte pra concorrencia.

            E quanto as criancas, mais facil ainda. Elas aprendem muito rapido. Jamais sentiriam falta daquele botao ultrapassado.

            Defendam os produtos com argumentos solidos, e não agarrados ao passado. Daqui 1 ano a apple arranca esse botao e pronto…tudo estará lindo e magico.

            • Osmar Junior

              Não é todo mundo que não gosta do botão home. Eu mesmo gosto muito dele e não acho nada ultrapassado como foi falado.

            • Daniel Miller

              Olha, se vc gosta de outras empresas como a Samsung, então porque lê um blog sobre a Apple? O botão home é importantíssimo, por exemplo: como vc tiraria uma foto da tela do iPhone ou iPad? como destinguiria entre e desligar e reiniciar o aparelho, que para reiniciar nescessita do botao home? como teria acesso à barra de acesso rápido no iPhone que nao possui os controles por movimentos como no iPad? Amigo, tudo está lá por uma certa razão, um aparelho sem nem um botao principal seria inacessível e dificultoso até para os mais experiente. Eu te digo de experiencia propria pois tenho meu terceiro iPhone e meu primeiro iPad.

            • Pedro Silva

              A resposta é para o Daniel Müller, porém como nao da mais para responder a ele, vou colocar aqui.
              Caro Daniel, fique sabendo que tudo isso que você falou é perfeitamente possível fazer sem esse maldito botão! Se duvida basta ativar a opção de acessibilidade( olha que curioso, esta função é feita para pessoas com deficiência, embora ate hoje nao entendi qual, enfim isso prova que o nao uso deste botão é muito mais simples) e poderá fazer tudo sem este botão.
              Eu ja tive dois IPhones e um IPad que apresentaram problemas no botão home, provavelmente de e achar ele bom pq nunca passou por uma situação desta, se tivesse, com toda certeza deixaria de gostar dele..

            • Pedro Silva

              Logo Daniel, isto joga por terra sua alegação:” tudo está lá por uma certa razão, um aparelho sem nem um botao principal seria inacessível e dificultoso até para os mais experiente. “, provando que o aparelho hoje já é totalmente acessível sem esse botão(quem essa com o home danificado sabe bem disso) e ate mesmo para os menos experientes e com pessoas com dificuldades física.

            • Luiz Eduardo F.

              A culpa dos problemas no seu botão home não é do seu botão home. ‘-‘
              Tenho um iPhone há 1 ano e 3 meses e nunca deu problema.
              Além do que.. o botão home não é nada ultrapassado. Prefiro mil vezes um botão físico do que algo capacitivo.

          • Fabio Nascimento

            Caraca véi, criança de dois anos usando iphone…Realmente 21 de dezembro está se aproximando kkkkk

            • Yuji

              Minha irmã sabe usar o iPhone com perfeição desde que tinha 1 ano e 1 mês! :p E esses tempos nem teve dificuldade com o novo YouTube. HAHAHAHAHAHAHAH 😉

            • Ricardo

              Minha filha de dois anos tambem ! surfa melhor que muita gente no Iphone .. A gente se surpreende com eles ! 🙂

            • Paulo

              Minha sobrinha tem 3 anos e mexe no meu iPad melhor que minha Mãe

          • Wesley

            Cara, sua explicação foi perfeito! Inclusive todos os modelos citados pelo Pablo apresentam diversos problemas relacionados a estrutura física! O smart action da Motorola é uma porcaria, assim como o Razr! Sem mencionar o Nexus do Google que foi um enorme fracasso nos USA. Quando ao Galaxy, se tiver algo de bom nele é porque copio da Apple!

        • Victor Hugo

          São sempre os mesmos argumentos,

          iPhone 5 não tem NFC.
          iPhone 5 não tem a tela tão grande igual dos outros.
          iPhone 5 tem aparência antiga.
          iPhone 5 tem o maps, o da google é bem melhor. (Maps é novo, google já está há um bom tempo no mercado);
          iPhone 5 tem problema na lente da câmera;
          iPhone 5 tem o processador mais lento que o Galaxy SIII.

          A real é o seguinte, eu pelo menos quero um smartphone e não um trambolho para carregar no bolso.
          O iPhone não tem mais com o que evoluir, do que adianta encher de porcaria sendo que 90% das pessoas não utilizam?

          Digo isso com base no NFC por exemplo.

          Outra coisa, iOS roda redondo. Tem seus bugs e defeitos como todos os sistemas, mas com certeza tem muuuuuito menos problema que android.

          Ah e sim, todos aparelhos possuem botões físicos. Ai é questão de gosto.

          Agora, o que dá dinheiro? Acompanhar o mercado ou querer ser especial?
          É assim que as empresas estão pensando.

          E outro ponto nisso tudo, as pessoas continuarão comprando iPhones, iPads, Ipods e etc.

          • Danilo Sato

            Victor Hugo falou tudo agora. (joinha)

            Já o botão físico acho que sempre vai ter, e na minha opinião, detesto botões capacitivos rsrs só tive problema com o botao power (ficou travado) do iPhone 4S e a apple (assistencia autorizada pois o iPhone estava na garantia) me deu um iPhone novo.

            • Miguel Dornaes

              Alguns androids podem ter o botão capacitivo devido a bateria não selada que pode ser retirada quando o telefone trava !!!!! Kkkk

          • Geovane

            NFC é a coisa mais prática na troca de informações entre dois devices. Imagina você tendo que configurar um Apple TV apenas chegando o iPhone perto e pronto, o Airplay é ativado e o Apple TV já reconhece o seu aparelho, você aproxima dois aparelhos e um contato ou foto já fica disponível nos dois device, e por ai vai. Acredito se a Apple tivesse adotado o NFC nos produtos a coisa ia fica super usável. Quando vi o comercial do Lumia 920 com o som da JBL, aquilo que era o fim do dock, você coloca o L920 encima do aparelho e já recarrega a bateria por condução e toca aquilo que você deseja, muito prático.

            • Guilherme Y

              Condução…. humm.. ok….

        • Bernardo

          Isso é problema de MAU USO
          Já tive um iPod Touchh.. atualmente tenho um iPad 2g e um iPhone 4 nunca na história desse país deu nenhum problema no bendito botão.

          😉

        • Victor

          Boa tarde, eu gosto do botão fisico.

          Tenho um Galaxy S Wi-fi que tem botões capacitivos ao lado do fisico. De boa, esse capacitivo só serve pra atrapalhar, principalmente quando vou usar na horizontal e meus dedos tocam neles e saem do que eu quero.

          Tenho também um Galaxy tab 2 10.1 que não tem botão fisico frontal, mas de boa, quando vou assistir um video ou ver uma foto, esta não ocupa a tela inteira pq fica uma barra imensa na extensão da tela, que aparece e desaparece enquanto você toca na tela. AS vezes chega a ser irritante…

          Acho que por enquanto botão fisico é uma solução boa.. no ipad e itouch nunca deu problema… ou.. um botão capacitivo sensivel a alguma pressão

          PS: sou a favor do movimento pinch to close no iPhone 5 e nos anteriores, isso sim é MUITO BOM.

        • Yuri

          Cara nada a ver isso que vc flou! só pq tem um botao home, acha que ela ta “ultrapassada”, bom msm é ter uns 30 botoes na tela entao né??????

      • Matthy

        E parece que infelizmente nem a Apple que a gente conhecia…

      • Will Freeman

        Pois é, seguindo seu raciocínio, a Apple deveria trocar a fruta do seu logotipo por uma laranja. Você sabe qual o significado da maçã do logotipo?
        Não importa quem seja o CEO, o fato é que após Jobs a empresa está se desviando dia-a-dia dos fatores que a tornaram única. Sabe o significa o “i” antes dos nomes dos produtos da empresa? R: inovação! Se o iPad for mini, eles deveriam ter a descência de retirar o “i” do nome, deixando apenas Pad Mini.
        Na minha opinião, no caminho em que está, a Apple será superada pela Google em cinco anos (no que diz respeito a inovação tecnológica). Sendo eu mais um “amante da Maçã”, odiaria ver isto acontecer, mas como disse o Juca, “A VIDA PROSSEGUE, JOBS NÃO VOLTA MAIS!”.

        Que pena…
        …saudades…

    • Gastrinho

      Jobs bateu as botas na hora certa, assim não precisa ver esses lançamentos! kkkkkkkkk

      • Miquéias Coutinho

        Mas, acho que se Jobs estivesse no comando não haveria algumas dessas “barbaridades” 🙁

      • JanjaBoy

        Toda empresa de tecnologia trabalha com alguns anos de pesquisa. O iPad já tinha quase dez anos de pesquisa. Então esse iPad mini o Jobs já sabia. 😉

    • Luiz Ferreira

      Esse iPad mini vai ser lindo demaiss, se for assim

    • Luiz Ferreira

      Vai vender como água esse iPad mini, pq ele vai ta barato, e muitas pessoas vao comprar

      • Marcos

        Barato? Talvez no exterior…

        Não se iluda. Nada da apple chega barato ao Brasil. 😛

    • Paulo Cotta

      Eu não vejo nenhum problema na criação de um iPad Mini, diferentemente de um iPhone com tela menor, como muitos “especialistas” especulavam há anos atrás, um iPad Mini faz todo sentido, na minha opinião.
      Seria um aparelho com uma maior mobilidade, com uma tela ainda confortável para navegação, visualização de conteúdo, leitura e também teria um preço mais acessível, para os possíveis futuros clientes que pretendem ter um tablet de qualidade, com um SO impecável e hardware robusto.
      Assim como aconteceu com o iPod, é perfeitamente possível, imaginável e aceitável o lançamento de um iPad com uma tela menor. Não acredito que a Apple cometeria um equívoco lançando esse aparelho.
      Podemos até achar que Steve Jobs jamais concordaria com essa ideia, assim como ele não concordava em “abrir” o iOS para instalação de aplicativos de terceiros.
      Pessoal, vamos apoiar as ideias da Maçã, não crucificá-la. Muitas pessoas se diziam totalmente contra o iPhone 5 antes do lançamento, atualmente, tenho certeza que 90% dessas pessoas já mudaram de opinião e acham o aparelho ótimo e consideram comprá-lo.

    • Willian Gabriel

      A entrada e Steve joba pela segunda vez foi marcada pela extincao de todos os tipos de variacoes para produtos. A apple estar voltando para o mesmo caminho e deve estra a procura de um regresso da empresa.

    • Willian Sousa

      Sdds Steve Jobs[2]

  • Caio Cartaxo

    A cada dia perco mais a emocao que eu tinha antes com a apple…

    • NoStack

      Eu tambem. Ainda bem que a Apple lanca todo ano novidades, ai eu esqueco tudo, igual a todos… compro tudo e fico reclamando. 😀

      Ano que vem quando vier uma resposta para o NFC, vou reclamar que nao voa.

      • Francisco Vorcaro

        Putz! Estou contigo e não largo.

        Eu compro tudo, graças a Deus posso comprar e vou continuar comprando. iPad, iPhone, iMac… Viva a Aplle, viva!!! 😀

      • Bruno Burin

        Cara, seu comentário foi seccional “Ano que vem quando vir o NFC, vou reclamar que o iPhone não voa” hahaha

        Desde o lançamento do iPhone 3G virei um “Apple Fan” desde aí foi: MacBook, iPad, iphones, Apple tv etc etc, como já comentado antes, também senti falta daquela “surpresa” das apresentações da Apple. Mas por outro lado, sei bem que busquei esse tipo de informação 24h por dia, tentando ver oque chegaria de novidade nos próximos produtos, acredito que a nossa curiosidade também anda estragando um pouco essas “supresas” que a Apple tinha o prazer de nos presentear.

        Claro que com esses achados na internet fica muito mais evidente que tipo de característica os próximos produtos virão, porém deixo uma pergunta pra vocês: Se de alguma maneira te ligam da Apple e falam, “Fulano, vamos compartilhar um segredo contigo, o próximo iPhone / iPad vai ter uma função de fazer teletrasnporte, mas você não poderá avisar pra ninguém. Oque vocês fariam? ”

        Sobre o iPad Mini, como vários outros produtos, em um principio, não sao muitos que acreditam que seja algo inovador e que tenha mercado pra isso, quando o iPad saiu eu fui um dos primeiros a dizer “Me explica qual é a necessidade de um iPad? Pra que que eu vou usar isso?!” Hoje em dia não consigo ficar sem, acho que uso mais o iPad que o iPhone pra falar a verdade.

        Logo depois do primeiro mês tenho certeza que vamos dizer, “Nossa!” Nunca imaginei que esse “iPad Mini” iria me servir tanto.

        Abraço!

    • Alan Gabriel K

      ² , eu acho que a inovação parou com morte de Steve Jobs, e os segredos acabaram com a guerra de patentes contra a Samsung.

      • Alexandre Roque

        Galera, não acho que vocês deveriam usar a “ida” de Jobs como algo que acabou com a inovação da impresa. Como o Blog do Iphone mesmo publicou, Steve já tinha ajudado em projetos que seriam aplicados até QUATRO anos após sua morte, ou seja, ele ajudou na criação do iPhone 5 também!

  • Bruno

    Um pessimo sinal ;/

  • Mitrut

    na verdade os rumores estão se fortalecendo cada vez mais.;… pior pra Apple! =/

  • Peterson

    Concerteza um mau sinal, pois a previsibilidade faz com que os produtos da apple percam um pouco sua magia.

    • Rodrigo

      “Com certeza” e “mal”. Obrigado.

      • Xay

        O “mau” está certo rsrsrs
        Mas o concerteza é de doer rsrsr

      • Rafa

        O mau estava certo! =P

        bem = mal
        bom = mau

        Abs

      • Victor Maia

        Com certeza e maU mesmo m

      • RodES

        Vc pecou no “mal”.
        Seria “mau” mesmo…

        Mas de qualquem forma, seja “mau” ou “mal”, tô começando a desanimar com a Apple.

    • Ailton Carlos do Prado

      Você quis dizer com certeza, certo???

      • Emanuel

        Kkkkk …

    • Ailton Carlos do Prado

      Minha opinião é a seguinte:
      A Samsung e as demais que usam o sistema Android copiaram a Apple… concordam ???
      Se elas que fabricam produtos genéricos, podem fabricar produtos de todos os tipos e tamanhos, porque a Apple não pode.
      A Samsung fabrica quase 100 Smartphones diferentes, a Apple, somente atualiza um tipo. A Samsung fabrica tabletes de todos os tamanhos e tipos, a Apple somente atualizava o Ipad.
      Por que motivos esta discussão absurda.
      O Steve Jobs, talvez fosse contra, mas ele já não esta mais entre nós.
      As viúvas do gênio, devem entender isso!!!
      Fabricar um Ipad de 7 polegadas é uma excelente ideia.
      Meu filho tem um Ipad e eu tenho um Samsung Tablete de 7 polegadas.
      Sei que o aparelho dele é infinitamente superior ao meu.
      Só que o tamanho é grande demais para que eu possa utilizá-lo como gostaria.
      Por isso é que uso o Samsung Galaxie.
      Assim que o Ipad Mini estiver a venda, comprarei um para mim!
      Um abraço e minhas desculpas as viúvas do Steve Jobs.
      Ele morreu mas a vida continua minha gente!

    • copeta

      Mesmo agora sendo a empresa mais valiosa do mundo, ela tá mesmo (pessoalmente) perdendo um pouco de sua magia. Tá sendo muito previsivel e obvia mesmo. Mas mesmo assim ainda é uma ótima empresa com seus ótimos produtos. Era pós-Jobs? Não sei…

      • Jrbs

        Antes a empresa atendia um nicho de consumidores. Agora ela tem os produtos mais desejados pelos consumidores.

        Antes fácil esconder manter sigilo… Aora quase impossível.

  • Hugo Ferreira

    Tenho o mesmo sentimento, desde quando vi o iPhone 5 pela primeira vez, na Keynote… E aquela magia de olhar um produto, e realmente ficar surpreso por não ter visto algo semelhante antes, está se esvaindo cada vez mais. :/

  • Max

    Bom para mim nao faz sentido algum ter um Mini Ipad.
    Se for para usar algo de 7 polegadas uso logo o Ipad e se quero algo menor uso o Iphone

    • Victor Hugo

      Para mim não faz sentido nenhum ter um Galaxy Note tb. Massss….

      Tem quem goste!

  • Leandro Branquinho

    Eu achava que o Jobs deixaria um legado que incluisse seguidores.. mas pelo visto não.

  • Elcin

    Sem comentários!!!

  • Gaius Baltar

    Sinal que é uma empresa (e não uma religião como muitos acreditam) e precisa combater os concorrentes. O problema aqui é saber o preço que o brinquedo virá. Se for mais caro que o Nexus 7 perde o propósito da sua existência, que é combater o crescimentos dos tablets de 7″. Porém a esse preço existem os iPods Touch. O que fazer? Perder o bonde do preço em relação ao Nexus (logo a Apple que tem um poder de barganha superior aos concorrentes, pelo volume de pedidos que faz) ou baixar o preço do iTouch? Dia 17 ou 18 de Outubro saberemos!

  • Lucas

    Me lembro que você, no twitter, falou que exatamente assim:

    “RT @blogdoiphone: Sério que estão de novo com essa historinha de “iPad de 7 polegadas” ainda este ano? Isso NÃO VAI acontecer.”

    e aí, mudou de opinião?

    • Cara, é sério que você NÃO LEU o texto acima?
      Ele explica como a situação mudou este ano e como tudo está diferente.
      Tente ler novamente, com mais calma, e é bem prpvável que vcê entenda. 🙂

      • Bryan

        Ilex, uma metamorfose ambulante? 😀

      • Jean

        Fala logo que estava errado com humildade e fim de discussão, ninguém vai mais te encher o saco.

        • Fernando Augusto

          Até ser apresentado, ainda continua sendo um rumor!

          • Deixa, Fernando. Aprendi que discutir com troll que não sabe interpretar texto é inútil. E há muitos assim pela internet. 🙂

    • Carlos Eduardo

      O cara caça um post no twitter, mas não le o artigo no blog. Deve ter feito curso pra ser mané mesmo!!!

      • Mario

        E tu, curso pra ser puxa saco! Oooorra!!

  • Lucas Pacheco

    Eu sempre achei o tamanho do iPad perfeito… Mas vendo que 7″ poderiam ser suficientes pra aqueles q não querem uma tela de netbook sem teclado nas maos, acho que o (futuro talvez) iPad Mini vai ser obviamente um grande sucesso, pq o que mais influencia hoje no mercado de tablets na minha opiniao é o sistema. Tenho um 4S e percebo que poderia trocar por um S3 sem perder muitas features e tal, mas Android num tablet me parece muito falho, com desempenho e interatividade horriveis… Um iPad com a mobilidade de nexus 7 para mim seria perfeito!

  • Thiago Sousa

    Quer dizer então que a Apple não pode lançar um produto já explorado pelos concorrentes, pq não está na vanguarda? Estava lendo esses dia no Cult of Mac que seria uma opção sensata da Apple explorar esse ramo de tablets, pq nada menor que o iPhone ou maior que o iPad vende, logo normal para a maçã explorar e dominar essa fatia do mercado. Mas, cada um tem uma opinião né?

    • Pablo

      Tiago, para sua pergunta, a resposta esta no dicionaario. E ja adianto a resposta: não. Para estar na vanguarda, tem que ter inovação, tem que estar a frente dos concorrentes.

      Acepções
      substantivo feminino
      1 Rubrica: termo militar.
      dispositivo de vante de uma tropa para combate
      2 posição que encabeça uma seqüência; dianteira, frente
      Ex.: na fila do colégio, gostava de andar na v.
      3 Derivação: sentido figurado.
      parcela da intelligentsia que exerce ou procura exercer um papel pioneiro, desenvolvendo técnicas, idéias e conceitos novos, avançados, esp. nas artes; avant-garde

      • cassio

        Mala esse seu comentario ein… aff

        • Pablo

          Porque mala? So usei a definição da palavra ue.

      • Dante

        Pablo.. não leve as coisas ao pé da letra…

        Se a apple lançar um produto já explorado pelos concorrentes mas colocar uma pitada de novidade ou colocar o seu padrão de excelência já vai estar na vanguarda…

        Como dizem.. “tablet todo mundo faz, mas um ao nível do iPad ninguém”

        Se for lembrar, a apple não foi a primeira empresa a criar um tablet, mas sim a primeira empresa a fazer este produto rentável….. seguindo a sua linha de raciocino ao pé da letra, a Apple nunca esteve na vanguarda dos tablets então…

        • Pablo

          Tablet a apple ainda esta na frente. Inquestionavel. O problema é no celular…

      • Thiago Sousa

        Pablo, pelo visto vc não entendeu a pergunta, que alias, foi retórica, mas vamos lá: o que eu quis dizer foi que se a Apple não inovou, se já há produtos explorando esse nixo então conclui-se que ela não pode e não deve se intrometer, pq não estaria revolucionando.

        • Tatá

          …nicho…

      • Rennan

        Desculpa Pablo mas onde você viu escrito apple na definição de vanguarda??
        Para de atitude de criança e lê o texto com mais atenção, e antes de comentar releia pra ver se não desvirtuou.

        • Pablo

          Volta la e le tudo de novo amigao. Voce se perdeu.

          abracos.

      • Rennan

        Ao meu modo de ver a apple esta usando os rumores pra testar se determinada característica será aceita, pois quando o iPhone 4S saiu já se falavam que o conector do fone de ouvido iria para baixo (o qual eu não acreditei por não achar necessidade), isso indica que naquela época já se tinha o projeto.
        Outro ponto que vi o pessoal comentar, qualquer que tem conhecimento na área de projetos sabe o quanto tempo demora logo isso já se pensa em um iPad mini a um tempo, antes da morte de Jobs, outra coisa é a questão dele repudiar, eu acredito que ele não pensava assim mas que o mercado não necessitava naquela época, ao qual agora hoje já seria mais viável ( até pela questão da autonomia).

  • Dênis Corte

    Minha opinião é a seguinte: existe sim mercado para um iPad de 7 polegadas. Pode não ser como Steve Jobs queria moldar o mundo dos tablets, mas tem muita gente que quer um tablet, mas acha o iPad grande para seu uso específico. Então, o mercado dos tablets de 7 polegadas está aí, e só quem está se aproveitando nele são empresas como Google e Amazon.

    Também acho que utilizar a idéia de iPad Mini ao invés de “iPod Mega” é mais forte e pode vender mais.

    Nenhuma outra empresa tem chance contra o iPad na sua categoria de tamanho. Nesse espaço, a Apple domina. Não duvidem de que isso vá acontecer na categoria de tamanho do iPad Mini também.

    • Pablo

      Voce sempre achou isso ou mudou de opiniao agora que isso esta proximo de se concretizar? Eu podia contar nos dedos os que eram contra o Steve na época que ele habitava esse planeta.

      Isso tudo é interessante para ver como o Steve era muito contrariado dentro da propria apple. Bastou ele passar dessa pra melhor que em pouquissimo tempo já colocaram em pratica duas ideias que ele abominava: iphone com tela maior e ipad mini. Me arrisco dizer, dada a velocidade desses lancamentos, que já estavam trabalhando a um bom tempo pelas costas dele…

      • Dênis Corte

        Porque você diz “mudou de opinião”?

        O mundo muda, o mercado muda, as empresas mudam e seus produtos também. O próprio Steve Jobs, no início da vida dos iPods, era contra a idéia de que esses dispositivos reproduzissem vídeo. E agora, que eles reproduzem? Isso foi desenvolvido pelas costas dele, ou ele decidiu que seus produtos deveriam também concorrer nesse mercado?

        O mercado para tablets de tamanho “médio” ficou muito evidente com o lançamento de produtos como o Kindle Fire. Muita gente quer um tablet deste tamanho, e está óbvio que a Apple sabe disso há algum tempo, pois um iPad Mini não seria feito de um dia para o outro.

        Pode ter certeza que um produto desta categoria com uma maçã atrás vai fazer um belíssimo estrago na concorrência.

        • Pablo

          Amigo, eu fiz uma pergunta. O sinal de “?” aponta isso. Estou vendo várias pessoas agora falando do ipad mini como algo “óbvio”, ao contrario de antes quando faziam coro com o steve.

          Eu concordo que as coisas mudam e evoluem. Quem não gostava dessas mudanças era o Steve (tela maior e ipad mini). Ele, ao contrario de muitos de nós, era bastante inflexivel nesses pontos.

          • Dênis Corte

            Se você acha que isso tudo só está sendo feito porque Steve Jobs morreu, você está sendo muito ingênuo. Jobs morreu há um ano, e pode ter certeza que o iPhone 5 está em desenvolvimento há muito mais tempo do que isso. A engenharia que foi aplicada nesse aparelho não é brincadeira, e demanda tempo.

            Com certeza o mesmo vale para o iPad Mini. Ele não foi projetado ontem para produzir hoje e vender amanhã.

            Ou seja: pode ter certeza que o Jobs sabia muito bem destes dois projetos.

            • Pablo

              Entao o steve mentiu para seus clientes? Nao entendi. Ele fala uma coisa e faz outra? Ahh..deve ser pra despistar a concorrencia né? Vao dizer os fanaticos rs.

          • Thiago Sousa

            Pelo visto vc é um especialista em Steve Jobs hein? Deve saber então que ele vivia dizendo coisas que na verdade não acreditava e depois “mudava de idéia” como por exemplo dizer que o iPod não tinha necessidade nenhuma de reproduzir vídeos, pq ninguém ia querer assisti-los numa tela pequena, mas depois de um tempo, isso foi disponibilizado.

            Agora, só pq a ele morreu ninguém mais dentro da empresa pode fazer algo que um dia ele disse “não”, mesmo que seja interessante para o publico e altamente lucrativo.

            Eu particularmente não gosto de um tablet de 7 polegadas, mas nem por isso acho que seria inviável para o mercado.

            • Dênis Corte

              Só o que eu estou dizendo é que ninguém deve ir achando que os produtos que a Apple está lançando agora só estão acontecendo porque ele morreu. Ele só morreu há um ano, e esses produtos com certeza estão em desenvolvimento há mais tempo que isso.

            • Thiago Sousa

              Denis, o comentário foi para o Pablo, eu concordo com o q vc disse.

  • Francilei

    O que fará o Mini Ipad??? Será um Iphone maior que não faz ligações????

    • Diego

      Ou seja, um iPod Touch gigante.

      Não sei se seria vantajoso lançar um tablet pequeno que não faz ligações. Mas se lançar, vai deixar quem comprou o iPad 3 ou o novo iPod Touch furioso, e se fizer ligações, quem comprou o iPhone 5 também.

      Eu acho que seria um tiro no pé.

    • Mauricio

      Amigo, falaram o mesmo do iPad qdo ele foi anunciado pela primeira vez…

  • Ernandes

    Eu só espero que daqui para frente eles pelo menos continuem com a qualidade dos seus produtos. Pois o resto que tinha antes, acredito que quem viu, viu.

  • Leonardo

    Pessoal,
    Nem tudo a apple vai ser pioneira…

    Temos que considerar que um tablet de 7” tem seu espaço. Em situações de portabilidade avançada, onde um smartphone sera pequeno, e um tablet de 10” já seria demais… Consigo enxergar facilmente várias aplicações.

    A apple só está enxergando algo que nao enxergou antes, e está redirecionando seu caminho. Nao vejo isso um problema, desde que continuem inovando tecnologicamente, trazendo novas aplicações, recursos e finalidades para seu produtos… A tendencia é a mesma pra todos, a diferença é que alguns estaão puxando a fila… outros são puxados… (e copiam o que fazem os que puxam a fila…)

    Qto mais o tempo passa, a inovação deixa de ser comum, e a copiação, passa a ser comum… (curvas inversas)

    • Pablo

      Que “derrota” esse discurso hein? Fala sério. Na verdade o problema nao eh ser ou não pioneira…é estar ficando pra tras dos concorrentes. Eu sinceramente acho que trabalharam um tempo pelas costas do Steve. Tipo “ele vai morrer em breve…vamos comecar a trabalhar nesses produtos ai podemos lancar em breve”…digo porque já são 2 produtos lancados relativamente rapido e que ele abominava!

      • Osmar Junior

        O cara já morreu meu. Deixe ele em paz. A Apple pode estar melhor ou pior agora. Se estiver achando ruim compre de outra marca.

  • Marcelo

    “Fabricado no Brasil” = montado em Jundiaí…

  • Pablo

    Eu acredito que isso também faça parte da expansão das fábricas e da popularização dos produtos de tecnologia móvel da Apple.
    Com a popularização da Apple e de seus produtos, principalmente o iPhone e o iPad, houve a necessidade de construir fábricas (Foxconn) nos quatros do planeta, para atender a demanda. Desse modo, fica muito mais difícil manter em sigilo certas informações que, com certeza, são adiantas para essas unidades.
    Vários protótipos são produzidos e testados e fica difícil controlar o que acontece com eles em áreas tão distintas do mundo.
    Isso fica mais evidente quando se percebe que os rumores vazam com os produtos mais populares e de maior demanda.
    Por exemplo, os rumores que envolvem os Macs, mesmo os de entrada e mais baratos, são bem mais raros, porque acredito (e quero acreditar, rs) que a produção deles é mais concentrada.

  • Eduf

    Acho que a Apple nunca mais sera a mesma depois de Steve, a cada dia isto se mostra mais coerente. O iPhone desde o 4 só recebeu atualizações e nao inovações, ok a quem vá dizer da siri e outros softwares mas paramos por ai. A varias tecnologias que a gente sabe que a Apple detém a patente que ainda não vimos nos aparelhos a questão é porque? Custo? Falta de investimento na pesquisa ? Não sei para mim esta mais para medo de inovar, e se continuarmos ( digo continuarmos pois sou fã declarado da maça) assim estamos caminhado a passos largos para nOs tornamos concorrentes de sansung e empresas do tipo. Hoje ainda não comparo o iPhone com outro phone para comprar mas talvez um dia…
    Enfim acho que estou um pouco decepcionado…( opnião pessoal)

  • Danilo

    Pois é, acho que essa é a resposta à pergunta: “A Apple será a mesma sem Steve Jobs?”

  • Carlos Grossi

    Eu acredito num iPad 7″ e eu compraria um iPad 7″, porém não agora… Eu acredito que ele venha em um anuncio já no inicio do ano junto com os de 10″

  • Edguitarra

    Um iPad menor e um iPhone maior. Daqui a pouco os produtos da Apple vão virar um só.

    • Leonardo

      i-Pod-Phone-Pad

      Será q vende? rs rs

  • Francisco Vorcaro

    So falta a Apple lançar um iPhone Note hehehehe

    Eu sou fan e consumidor assíduo dos equipamentos da Apple porque acredito na qualidade de software-hardware deles, mas seguir o mercado irá dar brecha sim e a Apple perde a sua magia.

    Pois, mesmo que não haja um novo design esperamos sempre a magia que vai da apresentação até a emoção de abrir a embalagem… Pena!!

  • Daniel

    Não vejo como ruim o lançamento de um iPad mini, visto que tem mercado pra ele e o Google e a Amazon já provaram isso.
    Mas vejo como um PÉSSIMO sinal o fato de a Apple não conseguir guardar mais seus segredos como o iLex falou: “…a Apple, pela primeira vez, estará seguindo a tendência dos concorrentes, ao invés de ditar a evolução no mercado de tablets, como sempre fez.”

  • Elvis

    Como Steve Jobs Disse: Não acredite em tudo que você lê.

    • Pablo

      hahaha! Boa! 🙂 Do jeito que a apple anda guardando mal seus segredos, da pra acreditar sim…e cegamente! 🙂

  • Geeklan

    Para mim, a Apple está voltando a ser a Apple dos anos noventa [antes de Jobs voltar], com milhares de produtos da mesma linha. Quando Jobs voltou em 97, eliminou diversos produtos, deixando a empresa com um foco maior nos produtos que sobraram. O que está acontecendo agora é exatamente o contrário, a fragmentação está aumentando cada vez mais, o que é péssimo, principalmente para quem é desenvolvedor. Fale quem quiser, mas a Apple não é a mesma sem Jobs e a história prova isso.

  • imgoes

    Parem de dizer Steve Jobs isso Steve Jobs aquilo,ele ja se foi quem vive de passado é museu, a apple ta certa e se reinventar lançando produtos diferentes pra tentar superar a concorrente S.. pois se voces perceberem ela ta perdendo mercado tanto nos tablets quando nos celulares , eles nao sao doidos em lancarem um ipad de 7 polegadas sem fazer uma pesquisa antes e ver que pode ser mas vantajoso do que lancar novamente o ipad padrao deles quem sabe esse novo ipad mini venha a substituir o ipad atual, vamos ver isso sem criticar a apple deixa o homem trabalhar, ele tem boa ideias como teve o antecessor dele.

    • Geeklan

      Jobs não fazia pesquisa de mercado… :p

      • imgoes

        Só nos seus sonhos o jobs nao fazia, claro que fazia vc acha que ele sai lançando produtos na doida sem saber o que realmente as pessoas queriam nos seus aparelhos seja eles celulares e ipod e ipads da vida, quem nao faz é a concorrente lançando reconhecimento facil tao de brincadeira huhuuhuh e outras coisas inuteis que nem se utiliza…

        • Pablo

          Alguem nao passou na fila da ironia quando nasceu 🙂

          • imgoes

            é pq todo mundo ja ta cansado de steve jobs …. Steve jobs…. tolerancia zerooooooooo. pra comentarios sem noçāo kkkkkkk rsssss huhuhuhhu

  • Muito fácil julgar uma empresa que deve ta passando pela maior turbulência da história da tecnologia com a morte do mentor e nos ficamos aqui julgando, mas vamos pensar que pelo outro lado, seguidores da Apple só a seguem e utilizam seus produtos seja para negócios ou entretenimento porque realmente gostam e a grande maioria esta extremamente satisfeito. Enfim nunca gostei de falar mal da Apple ate pq tenho todos os produtos e trabalho com eles e me suprem todas as necessidades… Vamos parar de julgar eles por antecipação sem ter certeza do que realmente esta por vir.
    Obrigado!

    • Eduardof

      Não é julgar e sim ser realista, esta acontecendo! O Jobs morreu mas ele não fazia tudo sozinho, se sim( o que todos não querem acreditar) a Apple infelizmente vai se tornar mais uma

    • Pablo

      Seguidor da apple? O problema já começa ai. Parece religiao.

  • Marcio

    R.IP. Apple

    • EDINHO

      R.I.P???
      Vai é destruir os concorrentes no segmento de tablets menores…
      Bom eu quero!!! E com certeza muitos vão querer, o ipad ja é ótimo um com 7′ fica ainda mais portatil …
      E como sempre vai ser aquele chororo de gente reclamando por a apple esta fazendo ou aquilo e no final filas enormes…

      • Fernando

        Isso mesmo irmão.
        Concordo plenamente.

        • Dersolouis

          nao sei pq o escandalo …se for lancado sera um produto de outra categoria … e concerteza tera precos bem mais atrativos.

      • Pablo

        Sei nao. Já nao esta mais destruindo nos celulares. Tem que abrir o olho..

        • patrickgouy

          Fatos, por favor.

          Me diga o UNICO smartphone (nao, nao vale sistema operacional) que venda mais que o iphone HOJE?

          Fica facil dizer quantos iphones foram vendidos, as informacoes sao publicas. Mas fica dificil dizer da Samsung (por exemplo) que nao divulga oficialmente suas vendas. Pq será?

          Venha aqui com numeros que confirmem seus argumentos.

          • Pedro

            Divulgam sim, basta fazer uma pesquisa.

            • Jr

              Falar até papagaio fala…

            • patrickgouy

              Pedro, nao divulgam. Faça a pesquisa você.

              A Samsung é bastante criticada por isso la fora. Os numeros divulgados sao os telefones SHIPPED

              Os da Apple sao os telefones SOLD.

              Bem diferente.

          • Pablo

            Mas com a restricao que nao vale sistema operacional, é complicado. A apple é a unica que tem esse modelo de nao licenciar seu OS para outros fabricantes. Sua pesquisa é tendensiosa.

            • patrickgouy

              Pablo, mas essa é a questao!

              Estamos falando do smartphone. E ja ha alguns anos (3 salvo engano) ele é o smartphone mais vendido e PONTO.

              Entao sua afirmação de que a Apple nao esta mais “destruindo” nos celulares pode ser considerada por muitos como errada.

              Cuidado com o que se lê em sites RUINS como o techtudo, etc. Ha muita desinformacao por ai…

              Dito isso, a concorrencia esta chegando PERTO sim. Mas isso é normal e saudavel.

  • Murilo

    Pelo que li o iPad mini busca conquistar as profissionais mulheres que reclamavam do tamanho do aparelho e o fato dele não caber nas bolsas comuns

  • Anderson

    Posso queimar a língua, mas não será lançado nenhum iPad Mini.

    Não existe lógica em lançar um produto pra tirar mercado de seus próprios produtos. Tela pequena = iPhone, Tela maior = iPad. Pra que lançar uma tela média? E ainda mais com as configurações que sairam… um iPad menor com configurações mais modestas. Em nenhum momento da história a Apple lançou um aparelho com configurações mais defasadas que os aparelhos atuais.

    Agora se estiver errado… Steve Jobs deve estar dando um facepalm no além.

    • Fernando

      Eu, por exemplo, só estou aguardando sair o iPadinho para comprar um.
      A resposta meu caro. PORTABILIDADE.
      Tenho iPhone e o Ipadão.

      • Pablo

        E porque será que o Steve nao enxergava isso?

  • Bernardo

    Mau sinal, na minha opiniao. A pior coisa que tem é voce comprar uma coisa nova e depois de 2 semanas ela ja estar velha. Saudades Steve Jobs

  • Leonardo

    Meus Deus.. Como a Apple mudou em um ano :O

  • RAVAGNANI

    Desde o iPhone 4 os produtos tem vazado, somente da linha iPhone e iPad, engraçado que notebooks como o Macbook Retina Display, os novos iPods etc. não vazaram, exatamente como era antigamente.

    Acho que devido a quantidade fabricada fica muito dificil esconder estes segredos, pois a Apple fabrica uma grande quantidade antes de realizar o lançamento.

    Sinceramente como consumidor eu não ligo de produtos vazarem antes para o público, pois isso não os faz menos excelentes do que são, agora para Apple as apresentações ficam muito sem graça. Quem viu Keynote de apresentação dos iMacs translúcidos, iPhone, iPod, iPod nano, Macbook Air sabe bem do que estou falando.

    Agora dúvido que eles não estejam se mechendo para evitar isso, o próprio Tim Cook ano passado na entrevista ao All Things Digital prometeu que o sigilo ia aumentar muito, mas desde então não cumpriu!

  • Mvcmendes

    iPad Mini é um nome tão feinho.. Gosto mais de iPad Air (ainda mais porque vai combater o Kindle Fire. ha ha)

    • Francisco Vorcaro

      🙂

    • Pablo

      Combater? O fogo precisa do ar para queimar ue! Talvez seja melhor water….em uma referencia a batalha naval e os tiros fora 🙂

  • Tiago Miassu

    Péssimo sinal !!!

  • Felipe

    Quando fui comprar um tablet para mim, achei o iPad lindo mas muito grande, muito maior que um livro (que era o objetivo principal pra mim, ler livros em epub). Optei por um Nexus 7, na falta de um iPad Mini, e estou muito satisfeito com o produto.

  • Felipe Carvalho

    O Ipad mini vai brigar com os Tablets de menor custo como o Nexus do Google.
    Acho válido para manter a liderança no mercado!

  • Alan

    Analisem os números de vendas entre IPADs e outros Tables com Android entre 2010 e 2012. Está se abrindo um buraco em vendas perdidas para Android. SIMPLES. Eles são mais baratos e tem mais opções. A briga não com um fabricante como Samsung, e sim com TODOS os fabricantes de Tablets Android. Motorola, Google, Asus, Samsung, etc.

    Tem mercado sim, mas acho que o tamanho de 10Polegas o ideal para leitura e diversão no uso do tablet.

    Precisa ver o preço e caracteristica técnica deste novo IPAD.

    Pensem que será um IPAD de tamanho ideal para Crianças até seus 15 anos. Tamanho e provavelmente peso.

    ou seja, mercado tem.

  • Saint-Clair Stockler

    “mimimi a Apple não é mais a mesma”, “mimimi a Apple está ficando 2 ou 3 anos atrás da concorrência”, “mimimi a Apple perdeu o rumo e está fazendo besteira”, daí lançam o iPad Mini (ou seja lá que nome a bagaça tenha) e vocês todos vão lá correndo e compram um! 🙂

  • krikaoli

    Podiam chamar o Woz de volta para a Apple! Eu não sei sobre ter mercado para iPad mini, deve ter, pois existe kindle e outros tablets de tamanhos próximos, a questão é: a Apple estagnou a sua capacidade de ditar o mercado? Quanto mais alto se está, mais perigoso vai ficando um tombo. Tenho certeza de apenas uma coisa, antes eu dava risada com os iPhone killers, mas hoje vejo smartphones que finalmente me causam uma impressão razoável.

    Sobre os segredos eu só torço que a Apple se encontre novamente, pois o segredo pra ela sempre foi a alma do negócio. E esse ano a gente só não se empolgou pq realmente já sabia tudo!

  • Rickman

    Isso se chama osmose, a Samsung começou a copiar o designe da Apple e em compensação a Apple começou a copiar os horríveis hábitos comerciais da Samsung de lançar 1000 produtos parecidos em um curtíssimo espaço de tempo para desagradar e confundir o consumidor, Jobs deve estar se contorcendo no tumulo.

  • Márcio Bertuol

    Um bom sinal. Pra começarmos a pensar em consumir outras marcas.

    • Pablo

      perfeito.

    • Osmar Junior

      Boa sorte :p

  • Uimer

    Eu queria entender: porque um iPad mini? Sério mesmo, qual a finalidade?
    Definitivamente a falta de Jobs na Apple está causando sérios efeitos colaterais. Espero que não caiam na onda das “concorrentes”.

    • Rubens

      Porque? Baster ver os numeros.. hoje o iPad tem 52% do mercado de tablets, enquanto a Amazon com o Kindle que tem 7% tem 21% o restante vem praticamente com os tablets Androids de outras marcas. O Nexus que tem 7″ é um sucesso de vendas..

      • Uimer

        O iPad é um sucesso, sem dúvidas… então há mesmo a necessidade de um iPad mini? Seria para pessoas que querem um tablet que possa guardar no bolso? Ainda não entendo… mas tudo bem, vamos ver onde isso vai dar. =)

        • Daniel

          Tudo depende da necessidade.
          Pelo visto pra você um iPad de 10′ atende perfeitamente, assim como atende a mim. É ideal para leitura, digitação e diversão.
          Mas já ouvi muitas reclamações de pessoas que também tem um iPad dizendo que ele poderia ser menor, mais leve, etc…

          Portanto, como a necessidade do cara é essa, a Apple está dando uma outra opção pra ele não precisar comprar um android. 🙂

          Não acho ruim um iPad menor, serio mesmo. Só não compraria um, já que o de 10′ me atende perfeitamente.

  • Ricardo

    Não é por aí.

    Ninguém que comprou o iPad 3 vai ficar chateado, esse Mini é para outro público, o preço será menor. A Apple está certíssima, a idéia dela é dominar o mercado de tablets como a MS fez na era dos PCs. Com o iPad Mini, ela coloca um preço mais baixo para arrasar de vez com qualquer possibilidade de concorrência, sem ‘canibalizar’ com o próprio iPad 3 dela, com retina, 4G, etc.

    Estrategicamente, é sim o melhor a se fazer.

    • Pablo

      “a idéia dela é dominar o mercado de tablets”

      achei que ja dominava…

      • Thiago Sousa

        Pelos seus comentários nesse artigo vc acha muita coisa, mas demonstra que realmente sabe muito pouco. Não vejo pouco mais de 50% do mercado como dominar. Mas acredito que isso irá acontecer com esse novo iPad. Eu não compraria, mas conheço muita gente que sim, e alguns que até tem um galaxy, e só não compram um iPad por considerarem muito grande e caro.

        • Pablo

          Eu e o Steve nao sacavamos nada do mercado. Entendi…

  • Cherubini

    Em um primeiro momento achei a ideia de um iPad Mini ruim, muito ruim, mas após pensar um pouco pode até se uma boa ideia.

    Esse novo produto vai permitir que mais pessoas tenham acesso aos produtos que nós tanto gostamos, teremos mais pessoas que muitas vezes não teriam condições de comprar um iPad tendo sua vidas facilitadas pelo iPad Mini.

    Claro pensando individualmente é uma má ideia, eu tenho um iPad, por que vou querer um mini? Afinal o iPhone já está no meu bolso. Mas pensando numa ótica coletiva é muito bom, como eu queria que todo mundo tivesse acesso a esses produtos que eu tanto amo.

    Será tão ruim assim?

    • Rodrigo

      Bela resposta! Concordo plenamente! Tenho iPhone 4 bolso iPad 3 em casa não sinto falta de um mini! Agora para outros pode e deve ser o ideal! ” jobs pensaria assim Se é bom para o publico, vamos fazer”

    • Pablo

      Matou hein! Esse Steve sabia nada mesmo…

  • Madmediphone

    Se tem mercado ou não para um iPad mini o futuro dirá mas que vai dominar o mercado neste nincho , com certeza . Tenho um pouco de medo , não de novos produtos mas da qualidade dos mesmos .Nisto Steve Jobs era insuperável ,a busca da perfeição e da qualidade é que fizeram a Apple renascer da cinzas.
    Por isso acabei de adquirir meu primeiro iMac , pois depois que trocaram vidro e aço inox por alumínio no iphone 5 fiquei com medo com o iMac de próxima geração seja feito de plástico .

  • iCsn

    Eu, particularmente, gostei. Sempre achei o iPad um luxo que eu não pagaria, pois tenho iPhone e um Macbook, que já são bastante caros por si só. Se eu comprasse um iPad, acabaria que um dos devices acabaria escanteado. Agora, se a Apple lançasse um iPad mini, em um preço mais acessível, quem sabe eu n compraria para viagens de fim de semana ou faculdade, ao invés de levar o trambolho do Macbook ou o iPad de 399 dólares

  • Carlos Vecchi

    Depois de usando iPhone desde 2008, estou experimentando o Galaxy Nexus. Vamos ver…
    Mas a Apple segue tendencia sim, o aumento da tela pra 4″ é exatamente isso.

    Abs

  • Mateus

    Eu acho que a Apple já está fazendo tudo o que pode para evitar o vazamento de peças e informações mas é muito difícil este trabalho porque os produtos dela criam expectativa como nenhum outro e muitos sites fazem sua renda baseada na divulgação de material vazado. Acredito que não seja muito difícil subornar algum miserável funcionário da Foxconn a extraviar alguma peça que saiu defeituosa ou mesmo apenas fotografá-la. Enquanto a Apple continuar terceirizando sua produção na Foxconn e continuar chamando a atenção que vem chamando será muito difícil ou mesmo impossível evitar que detalhes de futuros produtos sejam expostos ao público.

  • Josean

    Nenhuma surpresa, Jobs não era somente o Líder da apple, ele era a inovação, com sua morte a apple com certeza irá se transformar em mais uma das varias empresas de mercado consumidor, deixando de lado o brilhantismo, e visando preferencialmente o lucro

  • Fausto Almeida

    eu estou amando os novos produtos e tomara sim que venha um iPad mini. Faz todo o sentido. Eu tenho iPad3,1 e com certeza irei trocar o meu pelo mini. Quero algo maior q o iPhone e menor q o iPad e mais leve pra ler na cama.

    • Pablo

      Para ler, na cama, esquece qq ipad entao! Os produtos da linha kindle sao insuperaveis para esse objetivo. Quem já pegou um na mão, não tem como negar.

  • DarthClayton

    Acho que a Apple vai seguir este caminho por $$$, é uma tendencia e ela pode estar percebendo que muitos usuários estão comprando tablets de 7’…tb tem os acionistas da Apple para forçar esta mudança ainda mais sem Jobs!

  • Alexandre Pacheco

    iLEX, será que esse iPad mini não viria em formato 16:9 também, como o iphone 5? Creio que no ipad 4 vai vir assim também, então não tem porque esse mini ipad vir com tela de 7 polegadas. abs!

  • Wagner

    As pessoas tem medo de mudanças…

    • Pablo

      Nao falei assim do Steve que nao pode se defender 😉

  • jOAO ROBERTO MARTINS

    Meu Deus que venham os preços mais em conta para os 4S 😀
    Quero dois branquinhos mesmo.. 🙂

  • Otavio

    pessoalmente nao vejo maior problema com novos produtos sendo lançados nesta ou naquela data. isso é coisa de uma empresa, que visa lucro, como todas, reagindo comercialmente tentando novos nichos de mercado, coisa mais normal do mundo. o importante é que a empresa continue a fazer produtos inovadores e com a qualidade que nos acostumamos e atendam nossas necessidades e expectativas. Eu tenho vários produtos da Apple…. iphone 4s, novo ipad, ipad 2, macbook pro, time capsule, apple tv, mac mini, trackpad, magic mouse, teclado… ipod classic…enfim… e nao da pra negar a qualidade diferenciada dos produtos da maça. depois de usar um macbook, usar um notebook de plastico, com touchpad minúsculo? nao tem como gostar…, ou magic mouse, ou um trackpad…. nao tem como sonhar em usar esses mouses microsoft ou teclados de plastico. mas a apple tem que continuar com a política que estamos acostumados ou corre o risco de se tornar uma empresa a mais, como as outras. Ainda nao vi i iphone 5 por exemplo, mas, já tenho claro que nao vou trocar meu 4s por este 5. é cedo pra julgar mas da a impressao que certas coisas estao mudando na Apple. Nao adotando meios de pagamento, nao adotando uma tela maior… enfim… até onde se sabe, Steve Jobs deixou produtos encamimnhados e nao deixo de pensar que a Apple está nao apenas segurando as novidades como soltando à conta gotas por talvez falta de outra mente que crie e desenvolva novidades em hardware, software e com a qualidade no acabamento que bem conhecemos. Nao acredito que o Steve Jobs estivesse de acordo com esse iphone 5 esticado e de material super arranhável. Nao é coerente uma tela que nao risque mas um corpo altamente riscável.

    • Pablo

      É otavio..o problema é ela ja ter lancado 2 produtos sem inovacao. Preocupante.

      Quanto a ser uma empresa que visa lucro, concordo, claro. Mas que esta indo contra o que o Steve “pregava”, esta.

      Boa sorte para nós…

      • Francisco Vorcaro

        Discordo!

        A Apple já inovou quando lançou o iPhone. Veja o Macbook air por exemplo. Ele é praticamente o mesmo que o lançado na segunda metade de 2011.

        Muita inovação não apareceu ainda por falta de $$. As pessoas não estão prontas para consumir certas tecnologias.

        Vou dar o exemplo que dei em um tópico atrás. Eu tenho na minha escola o iMac. É uma máquina extraordinária, mas o que adianta ter algo além disso se os data show’ não conseguem projetar a perfeição de suas imagens na tela?

        Com calma e em seu devido tempo tudo chegará as nossas mãos. A pressa é o maior inimigo de quem quer se tornar um vencedor. 😉

        • Pablo

          Desculpa, mas a apple acostumou seus clientes a inovacao constante. Sua suposicao sobre “nao estarmos prontos” é estapafurdia e absolutamente sem base alguma. Parece alguem procurando alternativas quaisquer para justificar a queda de qualidade de um fabricante que gosta.

          • Osmar Junior

            Queda de qualidade? Desculpe mais discordo completamente.
            Quanto a inovação, acho que tem que ser muito mais do que muito criativo pra conseguir inovar mais o iPhone, ou seja, não é nada simples. Tudo isso leva tempo.
            Mas ainda sim, se não gostar do iPhone vai lá e compre aquele parecido, quase igual. Como é o nome mesmo?

        • Francisco Vorcaro

          Poxa Pablo, que pena que pense assim. Eu já trabalhei na área de desenvolvimento com Delphi e Visual Basic e confesso que o maior presente que me dei em toda minha vida foi a mudança de plataforma.

          Pior é quem tem mac e usa o windows nele ou roda iOS com Word e Excel.

          Pessoas que pensam que tem computadores melhores para rodar softwares piores (piores não por serem inferiores em suas funções, mas por não serem capazes de fazer com o hardware o que os softwares da Apple fazem) e essa vai ser sempre uma vantagem dela, querendo nós ou não.

          Você assistiu o filme Piratas do Silício? Viu que o iOS licenciado dava crescimento a outras máquinas mas não a Apple? Isso significa que o que torna a Apple boa não é só a beleza de seus equipamentos (como eu fico as vezes horas olhando a tela do meu iMac para ganhar inspiração), mas a harmonia de todo o conjunto. Simples assim. 🙂

          • Pablo

            Eu discordo de voce, porque a apple podia ter incorporado algumas tecnologias que seus concorrentes ja incorporarm, ou seja, não é uma questao de $$$.

  • Bruno

    Sö nao digo que a Apple está decadente por um unico motivo: MacBook Pro Retina Display.

    Acho que foi o maior lançamento, desde o iPad, a concorrencia não chega nem perto de um retina Display hoje e acredito que nem pelos proximos 2 ou 3 anos.

    Outra coisa a se levar em conta é que os rumores quase acabaram com o iPhone 4S… Lembram das açoes da Apple caindo logo após o anuncio?

    Talvez hoje ela esteja adotando outra estratégia, para que os rmores nao se tornem tão absurdos que o produto acabe saindo muito aquém da expectativa…. Não que eu concorde com isso, mas é uma possibilidade.

    Outra coisa que eu achei uma falha foi que tivemos inumeros lançamentos este ano, a impressão que tive é que muitos projetos juntos acabaram nao dando o foco necessário para cada produto.

    • Pablo

      Mas isso é da geração Steve ainda, nao? O problema esta sendo o que veio depois…

  • Raphael lins

    mesmo com tudo isso, nao deixarei de compra o bom iPhone, seja ele com tela grande, ou sei la o que, a unica coisa que sei é que os produtos da apple são de confiança, e se ela erra nas propostas de markenting e em outras coisas, isso nao vai fazer a minima diferença para mim, quando for comprar um iDevice.

    minha opnião ,só isso!

  • Andre

    “Havia uma época em que ninguém ligava para o que a Apple iria lançar” – hj fica impossível guardar segredo.

  • Flavio Gracciano

    Péssimo Sinal…

    Sinto que estamos perdendo a Identidade da Apple..!!
    #triste

    • Pablo

      [2] e a respota para o problema da camera do iphone 5? Tire outra foto? Caramba…que blz 🙂

  • Emerson

    Jobs faz falta sem ele açoriana ta mudando sim, para min começou no lançamento do iPhone com tela maior , seguindo tendência de mercado e agora um iPad mini e pra ferrar de vez.

  • Gabriel

    O pessoal esta muito pessimista com relação ao futuro da Apple mais eles se esquecem que esse abo ela lançou produtos incríveis como o MacBook pro com tela retina que é incrível, um iPad 3 de alta resolução .porem falta acerta nos detalhes que um detalhista como jobs percebia como o fato da lente do iPhone 5 ter aquela luz roxa. Não é nada que o TIM cook não consiga resolver afinal ele ainda esta aprendendo e não é fácil administra uma empresa quanto mais uma empresa do porte da Apple eu sei disso porque sou administrador então eu tenho serteza que em 2013 a Apple vai ficar mais parecida com o que ela era na epo de jobs.

  • otario

    eu acho q demorou esse ipad mini… o ipad normal eh mt grande… se for com tela 7″ wide 1080p vai ser perfeito!

  • Marcelo

    Inovar sempre, uma empresa Grande como a Apple, para se manter no topo sempre tem que inovar, trazer aos seus leais seguidores e aos futuros seguidores, novas tecnologias novos produtos, mas as vezes é necessário seguir tendências, não digo todos os aparelhos mas sim alguns, vejo o exemplo em questão, tenho um Novo Ipad, minha mulher usa ele em casa, mas reclama do tamanho, principalmente porque não cabe na bolsa porta trecos que a mulherada costuma usar.
    É claro um nicho de pessoas para usar um Mini Ipad, então porque não lança-lo, porque deixar essa fatia de pessoas de fora, podendo essas pessoas virar potenciais compradores de outros tablets ou até mesmo outros aparelhos de outras marcas, assim como já foi feito uma pesquisa que compradores de produtos Apple tem a tendência de comprar outros produtos da empresa.
    Mesmo lançando um Mini Ipad com uma configuração parecida com o meu Novo Ipad, ainda assim gosto do tamanho do meu, ficaria ou compraria um novo do mesmo tamanho não de tamanho menor.

  • Ismael

    O que me preocupa é que parece que vai acontecer igual a Nokia, como a Apple vendo o que aconteçeu com a Nokia não toma uma atitude. Querem despencar no mercado, deixar a samsung virar pioneira? Aff abre os olhos tim!

  • Geraldo

    Sei não, mas depois da ida de Steve, a Apple já não é mais a mesma.

  • Otavio Augusto Lavagnoli

    Eu pensei exatamente as mesmas coisas quando vi a apresentação, pensei o mesmo sobre o layout do iPod touch e sobre ela deixar de ditar tendência… Essa não é a Apple de sempre :/ !

  • paulo

    eu tenho um samsung tab de 7 e um ipad 2,gostei do tamanho do dois,se lançarem o ipad mini vou vender o s.tab 7 e comprar o ipad mini.o s.tab 7 trava direto e um pe no saco

  • Carlos Jordan

    Aaaaaaahhhh o ser humano. Vai entender.

  • Japa Scene

    Saudades Steve Jobs T_T CHATEADO

  • wellington

    A Apple está mudando. quem sabe agora o BDI também começe a mudar?
    Parar de ser tendencioso demais e explorar um pouco mais os “rumores” antes de dizer abertamente que são piadas e que a “Apple” jamais lancaria um iPhone com tela “esticada”

    • Fernando

      Concordo plenamente. Pé-no-chão garotada !!!!!!!!!!!

  • Cristiane

    Só sei que eu quero um iPad mini! Se for lançado, eu comprarei.

  • Thiago Lino

    Que a Apple, pelo menos este ano, não soube guardar segredo, isso é fato.
    Agora, se há mercado para um iPad menor… ORA! Claro que há! Sempre há lugar para um tablet de boa qualidade e com um acervo enorme de aplicativos, músicas e livros que podem ser adquiridos facilmente. Vamos separar as coisas, pois parece que depois dos vazamentos, a Apple simplesmente deixou de fabricar bons produtos. Falácia. São produtos ainda de qualidade (hmmm, me deixe ver um adjetivo…) Apple!
    Deixemos o pessimismo de lado, e vamos olhar para a própria lógica do mercado e, não menos, também, para o interesse dos consumidores. Creio que há mercado suficiente!

    • Pablo

      Essa era óbvia! O Steve que nao tinha visao nenhuma ne?

      • Thiago Lino

        Amigão, o Steve foi uma grande personalidade, extremamente influente e magnífico e, claro, com excelentes e inovadoras ideias. No entanto, Steve não era dono da razão e, não sei se você sabe, mas ele cometeu vários erros. Então, guarde a sua ironia. A Apple tem recursos e profissionais bons o suficiente para caminhar sem o Steve ainda que este ano ela tenha mostrado o contrário.

  • Luiz

    Acho que com a suposta chegada o iPad Mini, com preço mais atrativo que um iPad, vejo uma maior popularização dos produtos da Apple, atingindo outras classes econômicas. Com isso a marca pode deixar de ter aquele apelo de exclusividade que no fundo todos gostamos..

  • Vítor

    sempre achei um iPad mini fora de cogitação, a Apple sempre foi diferente do Android nesse quisito. No Android tem vários apps que estão disponíveis apenas pra alguns celulares, pq os celulares Android são mt diferentes, tanto em potência quando design. A vantagem de se ter um iPhone é que mesmo ele sendo antigo, a maioria dos apps estavam disponiveis pra ele, agora isso muda… Com um possivel iPad mini chegando e agora um iPhone maior, nem todos os apps estarão disponiveis pra todos os dispositivos. Não sei se foi porque o Steve saiu da Apple, mas isso é mto estranho.

  • Guilherme

    a Apple vai fazer um tablet com quase o tamanho dos smartphones da Samsung…

  • Mario Ueno

    “iPad Mini”? Hummm… prefiro aguardar o iPhone Big Plus de 8″!!! 😛
    Do jeito que anda a Apple com a ausência de Jobs, não duvido mais de nada!!! 🙁

  • Vinicius

    Discordo do tema do artigo.
    Não acredito que a Apple tenha desaprendido a fazer isto, na minha cabeça, a Apple
    não tem como fabricar 5 milhões de iPhones sem alguém vazar um deles, é praticamente impossível.
    As pessoas já descobriram que essas informações são valiosas demais, e os sites pagam bem pela exclusividade. Quando se envolve dinheiro amigo, tudo fica mais difícil, pois antes os chineses mal sabiam
    o que estavam produzindo, só que agora todos já entenderam.
    Sem defender a Apple, pois isto poderia acontecer com qualquer empresa, ela só precisa ser visada.

  • Davi Batista

    Steve Jobs deve estar revirando na tumba coitado, não deixam o cara descansar em paz

  • Magno Sales

    A mew é só descobrir nos mostrar e já eras, segredo hj em dia com INCLUSÃO DIGITAL esta cada vez mais dificil, é a vida. Steve não é Deus.

    vcs descobrem, passam para nós, ficamos felizes e aguardando os lançamentos, continuarei consumidor da Apple.

    Abçs

  • Marcelo Dias

    Que venha o iPad mini. Não troco o meu xoom 2 me pois não quero um tablet com tela grande. Quando soube do rumor que poderia existir um tablet menor, fiquei muito feliz. A samsung domina o mercado de tablets menores que o iPad, por que a Apple não poderia entrar nesse mercado? Seria uma fatia a mais a ser conquistada. Bem, vejo com bons olhos essa noticia. Sempre terá quem não goste.

    • Pablo

      To pensando seriamente no Nexus 7. Acho um preço razoavel por um tablet. Não tenho coragem de pagar 500 em um ipad nao.

      Tenho o iphone 4 pessoal e o razr do trabalho.

  • Ramon junior

    Sabe o que eu acho?
    Que,
    Assim como o iLex falou, Jobs tinha deixado tudo pronto, mais não pra sair lançando um atrás do outro…

    • Pablo

      Onde ele falou isso?

  • Pedro Henrique

    Nossa, isso vai ser ridiculo,NA MINHA OPINIAO,e mais ainda,quando comprei meu iPad achei ele muito pequeno comparado as minha expectativas

  • Miguel Dornaes

    Eu realmente espero que este produto encalhe nas prateleiras e que a Apple sem Jobs aprenda a fazer corretamente os seu produtos !!!

  • TiãoGavião

    Bom…
    Aqui em casa temos duas opiniões sobre o assunto; eu gosto do meu iPad3, acho o mínimo necessário para uma boa visualização e uso, bem como, gosto de Macs com tela de no máximo 13pol.
    Já minha esposa acha que o iPad3 dela é grande demais para carregar na bolsa ou em viagens no que tenho que concordar, uso o meu só em casa. Se for lançado ela já sentenciou, vendo o New iPad e compro o Mini na hora, rsss 🙂

    • TiãoGavião

      PS: acho que o apelo feminino vai ser bem grande!!
      Quase que ela compra um Galaxy Note por causa do peso e tamanho de tela, bem mais confortável para carregar na bolsa 😉

      • Overlord

        Não só o apelo feminino… pense nas criancinhas!

        Minha sobrinha de 4 anos ama brincar com o novo iPad… mas ele é grande demais e pesado para ela.
        E a tela do iPhone, mesmo o 5, é pequena demais para ela.
        Claro, para uma criança de 4 anos isto parece ridículo mas pensa em crianças em idade escolar.
        Um iPad seria um ótimo “companheiro” na escola.

        Eu acho que há mercado e um ótimo mercado para Apple.

  • Luiz Almeida

    Como é que se pode guardar segredos hoje em dia, quando há pessoas “qualificadas” para ir atras de informações(não sou do meio, mas sei lá, paga pela foto, pela peça furtada, extraviada. etc…)? Quando há terceiros fabricando componentes, mesmo com o dever de ter sigilo, sempre vaza por esses lados. Se hoje em dia, vc tem uma idéia e não quer que os outros saibam, só revelar na hora certa.
    Afinal, blogs e noticiários “vivem” disso.

  • Paulo

    É TRISTE A APPLE TER MORRIDO COM STEVE JOBS.

  • SemMais

    iPad mini = mais barato.
    Um tablet Apple por menos de 1.000,00 reais pode ser interessante.

  • Thiago

    poxa so porque agora comprei meu ipad 3, eles vao lança essa mini que e mais fera e atras e todo preto, que tesao, se nao tive se comprado o 3 ia compra essa :)))))))

  • Trinity

    Acho mau sinal, no sentido de “vazar” os detalhes antes do lançamento oficial. Neste ponto a Apple não é mais a mesma. Quanto ao “mini iPad”, se é que é assim que ele será chamado, acredito que o objetivo da Maçã é agradar milhões de usuários que preferem um tablet menor. Eu comprei o meu iPad de 3ª geração 64GB e acho ele PERFEITO. Não trocaria por iPad menor, não mesmo. 😉

  • jailsonmsjunior

    iLex, vi no tecmundo um artigo falando sobre uma edição limitadíssima (3 unidade) de um MacBook Pro Retina homenageando o Steve Jobs. Não achei nada no site da Apple falando a respeito. Procede isso? Obrigado!

  • Beaguinho

    Me lembro esse ano ter visto uma entrevista com o Tim (Acho que foi na AllThingsD) onde ele havia dito que a Apple ia ser mais rigorosa nos seus segredos. Estou vendo mesmo!

    Eu não vejo sentido de ter um iPad de 7″, só a Apple para explicar isso caso ocorra.

    • BRUNO

      Acredito não ter sentido um ipad de 7″, sendo que o iphone já têm 4 polegadas.
      A vantagem do ipad e diferença para o iphone é justamente o tamanho de tela.

    • Pablo

      Verdade. Da mesma forma que ela “explicou” a tela maior do iphone 5…oh wait!!!

  • Wellington Alves

    Os caras cham que a Apple tem qeu revolucionar o mercado todo ano. Isso não existe!
    O mercado é dinâmico, não tem como imaginar a Apple presa ao iPad de 10 polegadas dizendo que é o certo e ponto final, se existe um grande nicho disposto a consumir um iPad de 7 polegadas.
    Estou só vendo no dia em que lançarem o iPhone color. Vão dizer que está seguindo a Nokia e blá blá. Sendo que a única estratégia em padronizar os produtos em 2 cores, é simplesmente uma questão de ganhar na escala baixando o custo de produção. Assim como o Ford disse que poderia vender um carro na cor que o cliente quisesse, desde que fosse preto; veio a GM com os carros coloridos e nunca mais a Ford recuperou o 1º lugar.
    Já eu acho que esses vazamentos foram permitidos para minimizar a rejeição inicial. Se com o Jobs o pessoal já criticava os lançamentos, imagina sem ele! Lembram que ele ficou arrasado depois que apresentou o iPad e todos criticaram dizendo que não foi revolução, apenas um iPod grande?
    O iPhone e iPad já revolucionaram este mercado. Tudo o qeu a Apple fizer será complemento e adaptações ao mercado. A diferença será a qualidade dos produtos.
    Outra coisa… lembrem-se que a Apple ganha muito com a appstore e venda de músicas, ou seja… ganha muito com conteúdo. Portanto, quanto mais canais de distribuição ela tiver, melhor pra ela!

  • Thiagones

    Eu era contra tablets de 7″. Tinha um iPad Clássico que pifou.

    Comprei um Tab2 de 7″ e confesso que me supreendeu em relação ao formato:

    1. é muito confortável para ler, mesmo não tendo uma resolução supra sumo. Dá para segura-lo com uma mão de maneira mais fácil que um tablet de 10.

    2. o formato de 7′ chega a caber no bolso de uma calça social. Isso ajuda a transporta-lo do carro para cafés e shoppings e mesmo na rua.

    3. a navegação é bem razoável.

    Não acho que a Apple seguir uma ou outra tendência seja ruim. Ela deu o inicio de uma revolução mas, não é detentora de todas as idéias. Normal que algumas vezes ela precise seguir o mercado.

    O mercado tem um fator regulador importante e a Apple também sabe o lado ruim de ir contra a maré. Telas grandes em smartphones (*que eu não gosto) hoje são um pedido dos consumidores, não adianta teimar no contrário.

    Por fim, não é fácil dar saltos tecnológicos muito grandes. A qualidade da tela do iPhone 4 só conseguiu ser copiada esse ano pela concorrência…. normal que demore um pouco pra um outro salto.

    Mas a Apple perde o seu encanto em situações como o Maps e o acabamento propenso a riscos ou a tal problema da coloração rosa na Cam do iPhone 5… isso sim é um problema sério. É isso que faz perder a qualidade. E os segredos… não sei bem se não são uma estratégia pq estamos numa safra de produtos que não empolgam tanto.

  • Ricardo

    Triste…muito triste.

    A Apple esta perdendo mesmo o controle sobre sua administração, sobre os segredos e sobre seu principal ideal que é inovar.
    iPhone 5 não foi lá grandes coisas, até pq, as surpresas não foram surpresas pra quem acompanha as notícias, e para os leigos, “um iPhone com tela maior”…. isso soa rídiculo ao ponto de pensar que foi essa a empresa que inovou tanto o mercado, que fez com que seus concorrentes perdessem os cabelos para conseguir competir tão páreo.
    O pior de se pensar dessa maneira, é que já não faz mais sentido pagar tão caro por um produto que é “similar” aos outros.
    Indagávelmente o Galaxy SIII tem suas vantagens perante o iPhone 5, e mesmo os mais fanáticos pela marca da maçã admitem a perca. Com toda a quebra de patentes, as cópias descaradas e os processos gerados, as concorrentes estão lutando de igual para igual, ou até ultrapassando a Apple.
    O que era pra ser o lançamento do ano (iPhone 5) foi ofuscado pelo seu “primo” iPod, que esse ano mostrou verdadeiras novidades, e não mais do mesmo.
    O Novo iPad (sério que é esse nome mesmo?) já tem sucessores à altura, com capacidades à mil (como os tablets da Sony que tem interação com outros gadgets da marca)…
    A cartada da manga da Apple ainda esta no software (entenda-se SO) que ainda esta longe de ser alcançado, pelo menos pela maioria, pq algumas versões do Linux já o deixam no chão. A grande maioria ainda acha o Leopard a versão mais estável, e arrepende-se de ter feito a migração para os sucessores Lion. E isso tudo, em menos de dois anos…

    Steve Jobs deve realmente estar se revirando no caixão e xingando muito alguém lá de cima…

  • Jp Ramirez

    Eu tenho o ipad 2, e gosto desse tamanho. Para mim a única mudança foi atras. Em vez de ser prata agora é branco ou preto.

  • Felipe Teodoro

    Aff vai começar tudo de novo!!!
    lenbram quando lançaram o Ipad original foi a mesma coisa!!! no começo todo mundo reclama mais no final todo mundo quebra a cara!!!
    😛

  • Muito fácil julgar uma empresa que deve está passando pela maior turbulência da história da tecnologia com a morte do seu mentor Steve Jobs. Acho que nós não deveríamos ficar aqui só julgando ou levantando opiniões levianas sobre uma empresa tão legal como ela. Pelo outro lado, seguidores da Apple só a seguem e utilizam seus produtos seja para negócios ou entretenimento porque realmente gostam e a grande maioria está extremamente satisfeita. Enfim, vamos parar de julgar eles por antecipação sem ter certeza do que realmente esta por vir, quem sabe quando menos se esperar eles estouram ai de novo com um lançamento. Obrigado!

  • João Araújo

    É… Duas coisas certas, a Apple não sabe mais guardar segredos e os rumores do iLex estão perdendo credibilidade, pois o mesmo afirmou que o iPad Mini não seria lançado… 🙂 (sem ofensas!)

    • Pablo

      Ele afirmou isso? Nao me lembro. Recordo sim dele comentando que nao via sentido nisso, assim como o Steve e muitos outros nao viam.

  • MafiosaBe

    Sobre esse iPad Mini só vou acreditar quando eu ver, até lá, são só rumores.

    • Pablo

      …o que dados os ultimos eventos da apple, é apenas questão de tempo então ate todos virem então….porque é tão certo quanto o iphone esticado.

      • MafiosaBe

        De qualquer forma só acreditarei quando eu ver, e para mim, não faz diferença, pois eu não troco/trocaria o meu iPad em um iPad Mini.

  • Fernando

    Por favor… Esqueçam o Jobs. A Apple quer ganhar dinheiro como qualquer empresa ou pessoa quer. Parem de ser hipócritas. Estão insatisfeitos? não comprem mais Apple. Não importa se escondem as novidades ou espalham antes do lançamento.

    • Pablo

      Serio que a apple agora é apenas “quer ganhar dinheiro como qualquer empresa”? Cadê a magica? Eu nao consigo entender esse conformismo todo agora. Me parece um discurso de fã incondicional, ponto para justificar qualquer mancada que a apple deu ou vai dar.

  • Eli Judson

    Não vejo também muita utilidade nesse mini ipad…. alias é capaz dele chegar aqui no brasil com um preço mais caro que o normal… hehehehehehehehehehehe
    daqui a pouco vão inventar o ipad maior…

  • Carlos Maya JF

    Prá mim, isso é um mau sinal.
    Com tudo isso, continuarei com a Apple (leia-se SOFTWARE+HARDWARE) até vir outra marca melhor (continuem lendo SOFTWARE+HARDWARE).
    Ela já não me encanta mais como alguns anos atrás.

    • Anderson

      Carlos, infelizmente esse tempo já chegou. O iPhone 5 não superou seus concorrentes no momento do seu lançamento. Provavelmente, a concorrência vai lançar modelos melhores até o iPhone 6. Vai ficar esperando outra frustração como o 4S e até mesmo o 5?
      Eu tive o 3, 3GS. Comprei o 4 e estava aguardando o 5. Acho que vou manter meu iPad 2 + AppleTV, mas nao vou de iPhone 5…

  • Gfar

    “Havia uma época que a Apple era considerada a empresa que mais bem guardava seus segredos industriais antes dos lançamentos…”. Concordo, mas tenho que ponderar que naquela época a Apple contava com apenas um produto realmente “quente” no seu portfólio, o iPod, e ainda não era a empresa mais valiosa só planeta.

    Mas mesmo assim eu lembro de rumores dando conta do possível lançamento do iPhone ainda durante a Copa da Alemanha, no meio de 2006! Depois que ele virou o padrão do mercado de smartphones, a coisa realmente atingiu um patamar insuportável.

    No iPhone 4S, por exemplo, eu lembro de apenas uma novidade: a Siri. O resto já estava totalmente coberto pela boataria.

    Quanto ao “iPad Mini”, é tudo diferente (outro público, outra estratégia de preço etc.). Vai ser bem difícil, para não dizer impossível, que ele apresente os mesmos features do iPad, pois esse segmento de mercado parece mais focado em preço.

    Mas vamos esperar para ver como vai ser e depois comentar.

  • Sandro M.

    Gente que tem acesso à tecnologia mas até hoje não entendeu o que é capitalismo.

    • JanjaBoy

      Boa!

  • @porrasandrinho

    Jobs já fez sua parte.
    Graças a ele hoje tenho um computador no bolso!
    Que venham as novidades…
    Um abraço ao pessoal do BDI!

  • Henrique Bertsch

    Sou totalmente contra ao iPad Mini

  • leo

    se o steve jobs ainda estivesse vivo os segredos dos aparelhos estariam bem mais guardados

    • Josh

      iPhone 4 mandou lembranças.

  • Alan Cardeque

    Uma empresa sobrevive até quando ela conseguir se reinventar. Até quando a empresa que tem o mais alto valor de mercado (para a ordem 650 bilhões de doláres) de todos os tempos conseguirá se manter como o maior fenômeno do mundo dos negócios neste século?

  • Jeff

    As vezes não significa que a Apple não sabe mais guardar segredos, e sim que a marca está tão em evidencia e as pessoas querendo tanto algo novo que fica mais “fácil” de obter informações. Não significa que nos outros anos que houve esse interesse, é só que o S3 despertou uma curiosidade imensa em quem tinha/tem o 4s, a expectativa de ser melhor e todo o blah blah blah que ouvimos sempre.

    Sobre o Ipad Mini, não vejo nenhum problema, os minis são quase uma subdivisão dos tablets, e nada mais justo que a Apple se meter nesse campo com um produto que é líder.

    Salve!

  • Alexandre

    Eu nao vejo problema nenhum na Apple lançar um iPad mini nessa altura do campeonato, não vou sentir que meu iPad está defasado. Mas acho preocupante um boato que li onde dizem que eles lançariam um Novo iPad com o novo conector e chip A6. Isso me deixaria P da vida, porque comprei um novo iPad faz um mês esperando que o seu sucessor saia somente na metade do ano que vem no Brasil….

  • Rui

    Pra mim e jogada de marketing, a Apple ta na era de “nao guardamos segredos para nossos atuais e futuros consumidores”, e essa mudanca acaba dando certo para aumentar o desejo da maioria querer obter uma “Apple” em maos. Eles sao muito espertos isso sim.

    • Pablo

      Essa ganhou o trofeu “inocencia” e é forte concorrente na categoria “defendo a apple a qualquer custo”.

      serio que voce acha que é um trunfo abrir antecipadamente para seus concorrentes um produto? sério MESMO?

      • Marcello Q

        O recordista de posts.. “Pablo”!!
        Achamos o estagiário…

  • André Bittencourt

    Bom, se esse iPad mini vir com um preço bom (500\800) com certeza irei comprar. Eu preciso de um tablet pra estudar algumas coisas, pra ler livros e ler noticias na internet e as vezes indo viajar, jogar uns jogos com gráficos bons. O mini vai cair super bem pra mim, que acha a tela do iPad muito grande e as vezes dá até dor lendo nele. Tenho um Tablet da ASUS, que comprei só pra testar e ler alguns livros, só que o problema é por ser Android, é horrivel o sistema para tablets, quase não tem aplicativo, não tem segurança. Agora com esse MINI, se fosse o preço que citei, com certeza irei comprar, espero um aparelho com esse tamanho de 7 polegadas e com IOS, muito tempo.

  • iRon

    A Apple sabia guardar segredos porque era uma empresa bem menor do que é hoje. Some a isso as empresas prestadoras de serviço como a foxcom que também cresceram.
    Um time quando ganha um campeonato é plausível, quando ganha 2 é bom, quando ganha 3, os outros farão de tudo para acabar com a invencibilidade. Ninguém quer ficar pra trás e as lições foram aprendidas. O que eu quero como consumidor? Melhor preço, qualidade, opções, bom atendimento e acho que estamos conseguindo isso tudo.
    Novos tempos estão surgindo e que sobreviva tudo que preza pelo bem estar nosso e do planeta, que está cada vez menor. Ainda estamos na era dos extremos, segundo Eric Hobsbawm, mas chegará o tempo que isso mudará.

  • João Vitor

    Olhando o ipad mini de costas parece que a tela dele é menor do que se espera, quando vira o ipad mini a gente muda de idéia.

  • Alessandro Neiva

    Cada dia que passa eu tenho mais certeza que a Apple jamais será o que um ja foi… ela nos acustumou lançando novas tendencias de mercado e acustumamos a roer as unhas antes dos lançamentos oficiais dos aparelhos pois não sabíamos como eles seriam ou se os rumores se tornariam uma realidade ou não. Pois bem, a Apple perdeu um sua face criativa e está seguindo no rumo das concorrentes. E como eu disse à alguns meses atrás, se a apple perder a mania dela de inovar sempre, a maçã vai acabar QUEBRANDO mas ela só vai quebrar se ela continuar a seguir tudo que a concorrência ditar.

  • Vinícius

    … e conforme boatos, será um iPad Mini sem tela Retina… Há então fico com o New iPad.

  • Leda

    Aliás, não acaba de ser homologado. A homologação aconteceu dia 01/10 e hoje foi feita a divulgação, segundo o diz a matéria.

  • Mario

    Eu não troco meu iPad 3 por um mini nunca kkkk quem diz que quer um, das duas uma: ou quer ter todos os produtos da apple, ou não tem grana pra um iPad de verdade

    • Josh

      Ou acha o iPad de 9.7″ grande demais pra carregar por aí. Público-alvo tem.

    • Pablo

      “ou não tem grana pra um iPad de verdade” é esse tipo de comentário que faz a má fama de clientes apple. Lamento.

  • Fábio

    Acreditar que a Apple continuaria a surpreender e inovar a cada lançamento seria um despropósito. Inegável que a maçã popularizou novas tecnologias, mas daí a pensar que tal evolução iria se perdurar num ciclo infindável já é absurdo. Ainda mais num segmento que obsolesce ligeiramente como a tecnologia.
    E se a Apple estiver mesmo seguindo a concorrência, que mal haveria? O jogo de gato e rato é extremamente salutar, principalmente para o público consumidor. Se o iPad mini for uma realidade, na minha opinião será bem-vindo.

  • Silas

    Não sei, mas depois da decepção com o iPhone 5 e agora com o iPad mini, começo a pensar que pode ser o início do fim…. seilá. Gosto muito da Apple, mas ultimamente as coisas não andam tão animadoras como antigamente. Minha opinião apenas… 😉

  • Murilo Herrmann

    A Apple não precisa monopolizar todos os setores de tecnologia, tem apenas que fazer bem o que ela já está fazendo.
    E concordo com o carinha aí em cima que disse que a Apple tomou novamente o rumo de criar diversas variações para cada produto (coisa que o Jobs aniquilou quando voltou pra empresa)

  • Luiz

    pra mim a Apple poderia inovar esse tal botao HOME, ou seja tirar o fisico dele e botar um touch com o mesmo formato!

  • Edson

    O multitafefa do Playbook é muito interessante. O aparelho nao possui botao fisico e o acesso ao menu e os demais aplicativos sempre e atraves de toques na tela. Procurem no youtube que vao gostar. Antes de alguem mehr xingar, sogar usuario de todos os sistemase atuais e nao morro de amores por nenhum. Em todos vejo algum beneficio sobre os demais. Neste caso, a RIM me surpreendeu.

  • Caco Barreira

    acho um “baita” fake, eis que na ultima foto o iOS é o 5. por que cargas d’agua o iPad mini viria com o iOS 5? Aliado a isso, na penultima foto, a maçã da apple no iPad Mini é maior que a do new ipad. ESTRANHO!

    • Você sabe que as fotos são de mockups e não do aparelho real, né?

  • Marcela Pinheiro

    Concordo em gênero, número e grau! A Apple está perdendo todo seu estilo, sua cultura como empresa e ao meu ver tá muito claro que tem ligação com a ausência do Steve Jobs sim. Fez 1 ano que ele foi embora e ta aí o resultado.. =T

  • Guilherme

    Eu ainda amo muito a Apple, e o que importa mesmo é a qualidade !!!bem essa é minha opinião.