Curiosidades

Como ficarão os aplicativos atuais não adaptados à tela maior no iPhone 5?

Uma das coisas que alguns se preocupavam antes do anúncio do iPhone 5 era o fato dos aplicativos atuais terem que se adaptar ao novo formato de tela. A Apple até facilitou as coisas fazendo com que aplicativos no iOS 6 sejam adaptáveis à tela maior (leia “Beta do iOS 6 já seria compatível com uma tela de iPhone mais comprida“), mas nem todos usam os recursos nativos do sistema. Muito possuem a tela fixa (como jogos) e enquanto não forem adaptados, serão visualizados com duas faixas pretas em cima e embaixo (ou dos lados, dependendo da orientação do aparelho).

Ou seja, o aplicativo rodará normalmente na nova tela, mas apresentará faixas pretas nas extremidades, como aqueles comerciais em resolução standard que você visualiza na sua TV HD Wide screen.

A tendência é, com o tempo, todos os aplicativos serem adaptados aos poucos e este problema passar a não existir mais. Para os que acham que é mais uma forma de fragmentar a plataforma, resta a boa notícia de que o iPhone 3GS saiu definitivamente de linha e com isso, não será mais preciso criar apps para resoluções antigas 320×480.

É ruim para quem ainda tem um iPhone 3GS, mas ótimo para desenvolvedores, por significar uma preocupação a menos na hora de distribuir seus aplicativos..

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vitor Rodrigues

    Meio sem noção a Apple ter aumentado a tela do IPhone… mas logo logo trocarei meu 4s pelo 5

    • Daniel

      Também acho, e eu fiquei pensando como ficaria o teclado em orientação Paisagem nessa tela esticada… Não consegui imaginar um jeito em que ficaria proporcional.

      • Augusto Bort

        Acho que ficara maior, mais separado o Teclado, muito melhor, jogos vai ser melhor, por que não vamos precisar ficar com o dedo na frente do cenario… muito melhor, gostei muito do iPhoone 5, com toda certeza comprarei

        • Diego

          Por enquanto não vamos ficar com o dedo no cenário, pois como foi dito, os aplicativos e jogos serão adaptados para usar a tela inteira… então depois os dedos vão ficar no cenário do mesmo jeito e constataremos que essa tela maior não acrescentou em nada.

        • Renato

          Acho que a escrita ficará mais fácil com o novo teclado, pois deverá ser mais separado, e assim não confundir as teclas por engano.

    • Antunes

      Tá ruim mas tá bom?

    • Thiago Humble

      eu tam´bme achei desnecessário aumentar isso é coisa das samsung não ter padrão todo lançamento aumentar a tela
      eu adquiri um iphone por causa disso, sempre eu vi um padrão da apple. Mas agora cham em mudar o tamanho..eu vejo que não era necessário fazer isso se alguém quer algo maior compre um ipad

  • Douglas William

    Ainda acho que não precisava ter “esticado” a tela… Sem motivos mesmo.

  • Augusto

    Ainda não engoli a ideia da tela deste novo iPhone… Eu esperava por uma tela maior, e de fato ela veio, mas apenas mais comprida.. Não era o que eu queria.. haha

    • Matheus Lobato

      Já entendi a estratégia da Apple em colocar o iOS 6 para o 3Gs. Já q o iPhone não teve mudanças q agradassem a todos eles decidiram pesar muito o 3Gs para o consumidor ser obrigado a trocar de iPhone

    • Bruno Jabulane

      É eu tambem nao creio nisso, ela poderia vir tambem mais larga por exemplo Galaxy Note ! ou algo assim nao Comprida fica Muito Feio e desproporcional demais Aff’s Fora isso as especificaçoes tecnicas como IOS6 camera frontal melhorada! Tah de Boa…… Só o Preço que Meteu o LOKOOOOO”h

    • fb

      eu tbm.. ficou bem esquisito.. divia ter sido um pouco largo tambem. o iphone ficou parecendo com um controle remoto,esticado com pouca largura,kkk

  • Walter Martinelli

    Eeh, essa eh a Apple sem o Jobs…
    Adeus 3GS, olá androidização do iOS…

    • Thiago

      Brother, você pode até dizer que o Steve Jobs era um gênio, e era mesmo, eu concordo, mas ficar falando que as coisas nao estão boas só porque ele morreu é burrice! Pois a criatividade esta aí, a tecnologia esta cada vez mais presente!
      Se você nao notou diferença entre o Iphone 4s para o 5 é porque você nunca pegou um 5 na sua mão, ou então porque você tem preguiça de ler e ver o que esta escrito nas especificações no site da Apple !
      O que você queria mais?
      Um telefone que lava e cozinha para você ?
      Se você souber Ingles e souber usar SIRI, você nao tem noção do que o Iphone é capaz

    • AlcivanFAlves

      Tbm acho o mesmo!!!

    • Diego Peixoto

      Queria que o 3GS ficasse até o fim dos tempos? haha

      • Xay

        Siiiiiiiiiiimmm Diego!!! hahahahaha

        Mas pretendo trocar meu bichinho…. rsrs

        • Augusto Bort

          Já estava na hora e acabar né? Já tinha dado tudo que conseguia, Mas com toda certeza, foi um Aparelho épicamente épico KK

  • João Carlos

    iLex, vc pesquisou pq no Android, mesmo com tantos tamanhos de tela, esse problema nao ocorre? Fiquei curioso.

    • Eu amo esse blog, claro que cada um pode comentar o que quiser, mas que ja ta dando desgosto de ver esses blogueiros fala mal do iphone 5 isso ta viu, sem ofensa, da desanimo de ler os comentarios, iLex parabens pelos post 🙂

    • Coala

      Ele perde resolução no android.

    • Luiz

      Aparentemente no Android os devs fazem os apps com um layout autosize. Eu não entendo muito disso, mas parece que essa função de autosize já está acessivel pra devs no iOS 6.

      Pra mim a única coisa que ficou faltando foi o NFC. O resto não foi surpreendente, mas foi uma bela atualização do iPhone. A keynote realmente não ficou muito boa, mas isso não deixa o produto menos interessante.

    • Valter Freixo

      O Android foi pensado para vários formatos, o IOS não, logo hoje eles tem que fazer gambiarras para múltiplos tamanhos. São arquiteturas completamente diferentes.

    • Rangel

      Pq apesar das telas diferentes, quando se desenvolve pra ele, voce tem que prever 3 layouts basicos: low, middle e high definition. É algo que os desenvolvedores sempre fizeram, pq isso esta na plataforma desde sempre.

      • Thiago Moura

        Só corrigindo…4 layout! Tem o layout com qualidade maior que high!

        • Rangel

          Desculpe 🙂 acho que to desatualizado!

    • Rangel

      ilex, confesse: broxante o dia de hj para quem esperava inovação, não? Apesar de sabermos que infelizmente existe uma classe de fas da apple que consomem qualquer coisa sem nenhuma analise critica, a decepção foi grande.

      • JanjaBoy

        Rangel, põe broxante!

        • Alexandre

          2

      • Thiago

        Brother, se você nao gostou, nao precisa comprar, mas também nao precisa de ficar falando mal de uma coisa que você nunca usou!
        Para você poder falar mal de algo, primeiro você tem que conhecer

    • Daniel

      É a forma como as interfaces são montadas. No iPhone, você normalmente usa coordenadas fixas, do tipo “este botão está na posição 200,330 e tem exatamente 100×48 pixels”. (Existem alguns detalhes a mais, mas essa é a abordagem básica, e a grande maioria dos desenvolvedores nunca aproveitou os recursos de flexibilidade da plataforma)

      No Android, o layout das telas é sempre flexível, algo mais ou menos como “este botão fica embaixo da lista”. O resultado é que se a lista que estiver logo acima se esticar por causa da tela, o botão se reposiciona automaticamente.

      A proposta da Apple permite uma integração estética melhor. Por exemplo, ela sempre falou o tamanho exato de cada componente da tela, então (por exemplo) milhares de apps criaram telas baseadas nos exatos 200px que ficam entre o teclado virtual e a barra de navegação. Já a abordagem do Android favorece a flexibilidade: os apps jamais puderam otimizar a usabilidade para um tamanho específico como ocorreu com o iOS, mas em contrapartida é possível que você encontre um app escrito em 2009 que funcione até hoje nas telas gigantescas dos celulares novos sem “quebrar” ou precisar de tarjas.

    • Antunes

      Quer realmente saber?

    • Antunes

      Contente-se com esse novo formato do iphone, pois a apple após 5 anos apple teve a chance de mudar e fez isso aí e provavelmente não vai mudar em breve, teria de ir contra ela mesmo, de novo, quando condenava o android pela fragmentação. O começo do fim.

  • Douglas William

    Tá. Vamos a real. Não me surpreendi com este iPhone, até porque o design não ficou tão estiloso quanto era para ser. Esta é minha opinião e acho que não precisava daquele “quadrado” de metal atrás do iPhone, tirou todo o estilo do Black Piano que tinha, também o branco.
    Mas entre os dois, o branco ainda ficou mais bonitinho.

  • Felipe

    Nunca vi uma apresentação de um idevice tão ruim quanto a de hoje. Alguém pode me dizer o que é aquele botão ridículo do home redondo no ipod nano ? Ipod touch com cores, traseira feia, acabaram com a mágica do ipod, sua tradicional traseira “cromada” . Iphone sem novidade atraente. Já sabia de tudo isso quando Steve faleceu.

    • bernaction

      A mágica da traseira arranhada.

      • Douglas William

        Tô até vendo já. Acho que eles não pensaram que colocando uma traseira daquela iria arranha-la toda.

      • Walter Martinelli

        Mandar envelopar ele com fibra de carbono q eh bom nada, neh…

        • Valter Freixo

          kkkkkk. Gostei da idéia. Apple copia essa! Eu compro dai!

      • Felipe

        Pode até ser arranhada, mas ninguém pode negar que é uma das traseiras mais lindas que a apple já fez. Quem tem traseira arranhada é porque não cuida do que tem e não sabe o que está segurando, tenho o meu ipod touch 4g a mais de um ano e não está arranhada. Agora se preferem uma trasiera colorida, feia, com aquele Loop integrado agora, que parece mais um device comum, daqueles de pendurar chaveiros e andar com ele amarrado no pescoço ou no braço pra todos verem que você tem um IPOD DA APPLE, porque virou “modinha” ter um celular com uma maçã atrás. A verdade é que TODO MUNDO está vendo a MUITO TEMPO que a apple está decaindo cada vez mais na questão da inovação. Nos últimos eventos não tem mostrado nada de inovador, de surpreendente que realmente mude algo em nosso cotidiano, assim como o primeiro Iphone apresentado em 2007 pelo Steve, não sou eu que estou dizendo, é a mídia, são os NATOS usuários do iPhone, e pessoas que realmente sabem a importância da Apple até os dias de hoje, que revolucionou o mundo, de como falamos ao celular, ouvimos música etc.

    • MafiosaBe

      Parem de se alienar a essa idéia de “ficou ruim pq o Steve morreu”, se vc não gostou, ótimo, é sua opinião e todo mundo respeita, mas colocar a culpa no gênio porque a inovação não foi a revolução que vc esperava, é demais né?!

      • Valter Freixo

        Parem de se alienar a essa idéia de “ficou ruim pq o Steve morreu”, se vc não gostou, ótimo, é sua opinião e todo mundo respeita, mas colocar a culpa no gênio porque a inovação não foi a revolução que vc esperava, é demais né?!

        Não entendi a parte “colocar a culpa no gênio”, esta defendendo ou acusando? enfim também concordo com “Parem de se alienar a essa idéia de “ficou ruim pq o Steve morreu”” O steve “não inventava nada”, ele era apenas o presidente da empresa e dizia o que estava ruim e o que estava bom das idéias que os “outros” apresentavam(funcionários), pessoas como qualquer outra! Ele não é um alienígena muito menos 300 para fazer “tudo”, ou você acha que ele fica la no AutoCad desenhando como será os produtos novos?! Ninguém faz um produto deste sozinho, têm muitos profissionais na Apple para pensar no produto que vc comprar! Steve não era um deus! Acordem para a vida! Ele não era o responsável por tudo!

      • Deyvisson

        Ainda tem gente que acredita que o Jobs carregava a Apple nas costas… Que ingenuidade… imagina só o cara desenvolvendo tela, processador, software etc… nem se existissem 40 Jobs na Apple dariam conta do trabalho que é desenvolver um produto com a complexidade do Iphone. No final das contas a equipe toda de engenheiros, designers e etc ficam sem nenhum crédito só porque o cara que dava a palavra final se foi. Ninguém duvida da contribuição decisiva do Jobs para o crescimento da Apple mas tem gente forçando muito a barra com essa historinha de que o Jobs morreu e agora a Apple tá enrascada… Discordo completamente.

        • Acho que você desconhece a história recente da Apple e como a visão empresarial de Jobs tirou ela da lama e a transformou na empresa de maior valor no mundo. Não tem como não concordar que isso só foi possível por causa dele, que foi eleito o CEO do século.
          Dá uma estudadinha, pois o ingênuo aqui parece ser você. 😉

          • Verônica Alvernaz

            Concordo plenamente com você iLex!
            Steve Jobs contribuiu muito para a Apple chegar no patamar que esta hoje. Antigamente as concorrentes copiavam os designers, mas agora, com o exemplo dessa tela aumentada, podemos reparar que infelizmente a Apple se rendeu aos encantos das concorrentes. Pela primeira vez verificamos isso, e desde quando Jobs morreu.
            Sinto que se ele estivesse vivo algumas coisas seriam diferentes, pois nenhum detalhe passava despercebido por ele. Imagino que ele nao iria deixar passar o prototipo da nova traseira do iPhone 5 daquela maneira, entre outras coisas!
            Defendo sempre a criatividade e inteligencia do Steve Jobs!

          • Bruno

            Ele ter tirado a empresa da lama, ter levantado novamente a apple eh uma coisa, tenho total certeza que nao foi ele que desenvolveu tudo sozinho, ele pode ter tido as ideias cruciais do projeto, mas nao fez tudo sozinho, ideias todos temos, mas se nao tivermos uma equipe toda que nos ajude a desenvolver de nada adianta.
            Meritos devem ser corretamente distribuidos, a apple tem um dos mais excelentes grupos de engenheiros e designers da atualidade.

            Toda a equipe da Apple esta de parabens, e nao eh porque o Jobs morreu, que a Apple vai deixar de ser Apple, ou deixar de desenvolver excelentes equipamentos.

            Obs.: Nao sou FanBoy Apple … Pelo contrario… Sou FanBoy Nokia e assumo !

            • Diógenes

              Pessoal, parece que muitos de vcs nao sabem como funciona o mínimo de um papel de CEO de uma multinacional!

              O cara, como gestor empresarial, líder de uma empresa de grande porte, tem como seu principal papel as TOMADAS DE DECISÕES! São estas decisões que levam uma empresa de grande porte para a falência como o caso da Kodake, ou a liderança de mercado como a Apple!

              Vcs falam de Stev Jobs como se ele estivesse todo dia no chão de fabrica da Apple, soldando peças, desenvolvendo sistemas, para que ele pudesse criar o melhor smartphone do planeta!

              O cara foi considerado o CEO do século nao porque era um brilhante engenheiro, mas sim porque foi um brilhante administrador de empresa! Soube friltar todas as excelentes idéias que o grupo com quem trabalhava teve! (n estou dizendo q ele tmbm n foi um brilhante engenheiro rsrs, mas sim que o principal ponto forte dele foi a LIDERANÇA, o que talvez possa estar falando a Tim Cook)

            • William Hass

              É, mas pra quem leu a biografia dele, verá que os funcionários que desenvolvera todos os produtos sempre assumiram que jamais teriam feito o que fizeram, ou sequer ter pensado em fazer, sem as pirações de raiva, as idéias, e a pressão de Steve Jobs. Do que adianta você saber fazer um motor, mas não ter a idéia de montar um carro?

          • Frederico

            Parei de ler na parte que diz: “SÓ porque o cara dava a palavra final”.

      • Francis

        Concordo plenamente com o que vc disse. Desde que SJ se foi, a alma dele não tem tido paz com o chororô dos que ainda estão por aqui. Façam por menos, né?!!

        • Augusto Bort

          Concordo Plenamente, acho que se ele estivesse vivo e estivesse lançado esse iPhone, todos iriam dizer:
          “Nossa, que iPhone lindo, Hardware muito bom, Tela MAIOR… Que coisa de Genio aumentar a tela.”
          E quanto ao Vazamento de informações: “Nossa, ele fez isso por que quis, foi puro Marketing”
          Enfim, Ridiculo dizer que não foi bom por que o Jobs morreu.
          Jobs era um Gênio sim, mas não fazia tudo sozinho, contava com uma equipe MUITO eficiente, que pelo que sei, ainda está viva, e está lá.

  • bernaction

    Eu acho que a Apple está certíssima, afinal pesquisas foram feitas e muitos usuários de iOS gostariam de uma tela de 4″ e em outra pesquisa que eu ví, a maioria dos usuários que gostam de Android, acham a medida de 4″ a mais certa para uma palma e para poder mexer sem incomodos.

    A Apple tem sim que conquistar outros usuários. Esse papo de que já conquistou uma quantia certa de fãs é besteira. Migração de plataformas sempre existirá e por isso que essas mudanças são feitas.

    Enfim, gostei da tela e trocarei sim meu 3GS velho de guerra pelo 6 (ops 5)

  • Henrique

    iLex
    Você acha que o iPhone ficaria com a tela de 3,5 polegadas para sempre?Chegaria uma hora em que não teria mais o que inovar.

  • Afonso

    Vai ficar uma merda, só isso… odiei a tal tela esticada do iphone 5… ja achava a do iphone 4s grande demais…

    • Thiagordr

      Pq a do iPhone 4 é menor?! Aff

      Pois eu curti e digo mais os que estão reclamando hoje amanha estarão se gabando para os amigos com seus novos aparelhos!!

      E vai ficar muito melhor os jogos pois irei ter uma tela mais ampla para visualizar meus jogos FTPS!!!!

    • Thiagordr

      Pq a do iPhone 4 é menor q a do 4s?

      Pois eu curti e digo mais os que estão reclamando hoje amanha estarão se gabando para os amigos com seus novos aparelhos!!

      E vai ficar muito melhor os jogos pois irei ter uma tela mais ampla para visualizar meus jogos FTPS!!!!

    • Thiagordr

      Pq a do iPhone 4 é menor q a do 4s?
      Pois eu curti e digo mais os que estão reclamando hoje amanha estarão se gabando para os amigos com seus novos aparelhos!!
      E vai ficar muito melhor os jogos pois irei ter uma tela mais ampla para visualizar meus jogos FTPS!!!!

    • Thiagordr

      Pq a do iPhone 4 é menor q a do 4s?
      Pois eu curti e digo mais os que estão reclamando hoje amanha estarão se gabando para os amigos com seus novos aparelhos!
      E vai ficar melhor os jogos pois terei uma tela mais ampla para visualizar meus jogos FTPS!

    • Thiagordr

      Pq a do iPhone 4 é menor q a do 4s?
      Pois eu curti e digo mais os que estão reclamando hoje amanha estarão se gabando para os amigos com seus novos aparelhos,E vai ficar melhor os jogos pois terei uma tela mais ampla para visualizar meus jogos FTPS!

      • Luís M.

        Meu amigo, você não se cansa de repetir o comentário né?
        Caramba!

        • Francis

          Deu eco no comentário dele. Hehehe.!!

      • JanjaBoy

        Compre e tire onda com o seu.
        O seu comentário já deu no saco.

    • Gabriel

      Só a do 4s vc achava grande? Compra um samsung pequeno então.

      • Felipe Teodoro

        se achar um!!! ushaushauhsa

    • Copeta

      Na China esse iPhone com tela menor já existe! Procure nos melhores camelôs e achará alguns com um preço bem justo

  • Christian

    Esta é uma ótima (e esperada) solução e eu curti muito o iPhone 5. Ficou dentro do esperado (segundo as rumores que se confirmaram) mas ainda assim eu acho que evoluiu bastante.

  • freitasw

    Nao troco meu 4 pelo 5 só por causa da tela e um aumento na velocidade pra tirar fotos.

    • Bruna

      ou será que é pq n quer gastar dinheiro?

      • JanjaBoy

        Eu iria gastar dinheiro “se” realmente o iphone5 tivesse algo REALMENTE bacana.
        Comprei o 3G, 3Gs e o 4 o 4s poderia ter comprado mas, as diferenças não foram tão significantes em relação ao 4. Fiquei esperando o 5. Vou usar o 4 até “torrar” ou passar para a frente e comprar um 4s para ter uma bateria novo. 😉

  • Gabrielp

    a tela ter aumentado foi uma das melhores;
    eu ia trocar meu iphone por outro só por causa da tela;

  • João Vitor P.

    Aff’ já basta os videos, agora até todos os aplicativos!! :@

    • Valter Freixo

      App widescreen, mais uma invenção da Apple. rs…

    • Diego Peixoto

      Os vídeos não mais…

  • Enio

    Não vi muito sentido em aumentar a tela, não entendi direito ainda. No meu achismo, penso que fizeram isso só pra ter alguma novidade visual pra mostrar. Talvez não tenha mais muita coisa pra inovar no mundo dos smartphones. Agora são pequenas frescuras e detalhes que não me faz querer trocar imediatamente um iphone 4 por um 5.

    • Valter Freixo

      [2]

    • Luís M.

      Ainda há sim coisas a inovar nos smartphones, e isso o nosso velho amigo jobs iria descobrir
      A Apple mudou bastante com a morte do Steven. Ele era inovador e inventava as coisas, agora o Tim apenas melhora o que já existe, praticamente sem inovação 🙁
      Queria poder ressuscitá-lo 🙁
      Não gostei muito da tela alongada, não tem sentido uma tela maior!
      Achei o iPhone 5 bonito, mas sem um toque de Apple!
      E onde está a inovação que eu falei? Como tantos rumores foram verdadeiros? E triste!
      Sei que muitos irão compra-lo mas não vendo tanta diferença
      Só o que fará eu compra-lo será o A6

      • Bruno

        Acho que a tela fico assim mais pelo formato widescreen 16:9, para que os videos e etc fiquem na tela toda, mas acho que isso não faz muita diferença, eu gostava da tela nas dimensões do iPhone 4S, eles poderiam aumentar a tela, mas aumentar a largura igualmente na altura, realmente a respeito de tela não foi nada inovado, se fosse pra aumentar que aumentasse completo, acho impossível ninguém de dentro da Apple ter ido contra essa tela esticada :/

        • Henrique

          Para você que reclama de inovação, aumentar só a altura da tela deixando-a 16:9 certamente foi uma inovação maior do que apenas aumentar a tela por completo que é o que todos os outros fazem hoje em dia. Não sei quanto ao design do iPhone, teria que ve-lo pessoalmente para ter certeza, mas para mim essa nova tela foi plenamente justificada no keynote.

        • Mauro

          Exatamente. O padrão 16:9 é internacional e não foi definido por acaso. Existe explicação cientifica que prova que esta é a proporção ideal para visualização. Alias, não entendo pq a Apple não aderiu ao padrão desde a primeira versão do iPhone. Na minha opinião, foi uma ótima evolução.

  • Flaviano Dias

    iLex e os novos aplicativos quando forem lançados para o iPhone 5 como é que funcionarão no iPod 4th e nos iPhones 4s- ?

  • iAriel

    Também não gostei de nada nesse iPhone, mas vamos esperar pelo iPhone 5S! LoL

  • Flaviano Dias

    iLex e os novos aplicativos quando forem lançados para o iPhone 5 como é que funcionarão no iPod 4th e nos iPhones 4s- ?

  • Douglas

    ilex tá na hora de você mudar o iphone aqui do lado >> na barra lateral.

    Esse já ficou velho 😛

    • José Otavio

      Acho que esse do lado já é comprido demais pra ser o 5. O iPhone 9, talvez? 😛

    • Ticiano

      Velho nada!!!
      Mais esticado do que nunca!!!!
      rsrsrs

  • Paulo

    Galera corneta demais!!
    Ninguém botou as mãos no aparelho mas todo mundo opina como se já estivesse usando há meses…
    Po pessoal da um tempo, fotos nao sao nada, esperem para ver o aparelho pessoalmente, sentir o tato, o jeito, o visual pra dar uma opiniao, chega de mimimi…

    • Douglas

      Todos sabem como é um iPhone, a única coisa é a tela, câmera, design… Nada de mais. Então é como o atual, somente detalhes adicionais, nada a ver.

    • Adenilson Junior

      Cara concordo com você. Lembro-me quando lançaram o iphone 4, diziam que ele era horrível e etc. Particularmente, eu achei esse novo modelo muito bonito e será meu primeiro iphone. Resta esperar análises mais detalhadas de diversos blogs, incluindo esse, para todo mundo formalizar uma opinião. O 4S não foi lá essas coisas e vendeu como água, acho que com o 5 a história vai se repetir.

    • Berg

      Rapaz fiquei de cara, minha esposa falou a mesma coisa aqui, eu chorando
      falando mal da apresentação e depois ela me zoa:
      “Fica aí falando mal mas quando lançar tu vai ficar na fila denovo pra comprar hauahauahauahu”
      Fazer o que vcs estão certos. Vamos ver o carinha na mão né?

  • André Nunes

    E o inverso como fica ? Um aplicativo já adaptado a tela do iPhone 5 rodando num 4 ou 4s.

    • McKoe

      O app precisa detectar qual em aparelho está rodando e adaptar o formato da tela. Uma maravilha… Angry Birds por exemplo, terá mais detalhes (espaço de jogo) em um aparelho e no outro não…

      Fizeram isso apenas para ver filmes sem tarja?? Ótimo, agora temos apps com tarjas…

      Terrível.

      • Ramses Junior

        Alem do video em wide, outro argumento usado é q n vamos precisar usar a outra mão, a tela aumentou, mas o uso n alterou.

    • Douglas

      Quando eles forem fazer aplicativos eles vão ter que fazer uma versão pro i5 i4S e i4. Não vai mudar nada, fique tranquilo…

  • Roberta Jardini

    Curti demais e com certeza vou trocar =D

  • Vítor

    Estranho a Apple liberar o iOS 6 pro 3GS e depois simplismente tirá-lo de linha

    • George Menezes

      Simpesmente? Você se lembra de QUANDO é o 3GS?

      Alias, o fato do iOS 6.0 trazer novidades para o 3GS é algo sem precedentes para qualquer industria que se em noticia…

    • Douglas

      Também achei… Eles tão ficando loucos kkkkk.

  • Matt

    pensem positivo, ainda temos o botão home 😛

  • raffael

    É sempre assim, no começo todo mundo critica e depois morre de amores…

    • William

      kkkkkkkkk, verdade, quando lançaram o 4s ano passado ficaram falando que não prestava, que era igual o 4, e mimimi, aí depois que lançaram, vendeu como água.. e todo mundo ficou se achando com o seu iphone novo, agora vai ser do mesmo jeito, ou pior, já que o visual dele mudou.

      P.S.: Gostei da tela esticada do iphone5 (e do resto também), talvez tenha ficado mais prático mesmo de utilizar.

    • Daniel Soares

      Hahahah, com certeza cara!
      Galera que ta ai criticando, daqui uns dias ta babando ovo pro iphone 5.

      Eu sei que gostei, desde que o iphone ficou quadradao com o 4, foi o lancamento que mais gostei. Vou comprar um com certeza e me divertir pra caramba.

    • Frederico

      Haha, aconteceu eatamente isso com o 4S.

  • Breno Giesen

    Ilex, gostaria de saber como desenvolvedores de android fazem

    eles tem um padrão? tipo o angry birds na saboneitera terá uma grande faixa preta?

  • Dexter

    Quero o REAL RACING 3, ficou muito show, comparável a PS3, até os retrovisores são funcionais, até que não é uma novidade, mas se tratando de um “celular”, matou a pau…

  • Javar

    Mais do mesmo. Uma tela esticada que não ajuda na visualização de páginas de internet nem no uso geral. Melhoria de processador e RAM já esperadas. Foto panorâmica! Uau! Como nenhum aplicativo vez isso antes?!?
    Esse é o iPhone 4SS
    Apple inovadora? Acho que não mais

  • Mário

    Eu acho que eles esticaram a tela pra caber mais bateria pra agüentar o LTE.

  • Rodrigo

    O iPhone 10 deve ficar igual a esse na lateral aqui do blog, se eles entrarem nessa onda de esticar. hahaha.

  • chomado

    Tempos são outros, agora deu a impressão de que a Apple tá correndo atrás da Samsung. Realmente não tem mais nada para inventar no Iphone, somente tela maior e processador mais rápido. Iphone acaba de se juntar a todos os outros, desceu do pedestal e tá baixando a cabeça para o Galaxy. Isso é bom ou ruim???

  • chomado

    Tempos são outros, agora deu a impressão de que a Apple tá correndo atrás da Samsung. Realmente não tem mais nada para inventar no Iphone, somente tela maior e processador mais rápido.

  • Bona

    Daqui uns dois dias a principal preocupacao sera qual cor e capacidade escolher… Eu vou ficar com o branco de 32 acho…

  • Henrique S. Baloneker

    Infelizmente não me encheu os olhos como antigamente, talvez se viesse SIRI em português, já que eu tenho o iPhone 4 que não tem SIRI, eu trocaria, pois pra mim seria uma boa novidade.. Mas sendo só isso, não vejo graça…
    Talvez quando aparecer a SIRI em português, eu pegue o 4S pra ficar mais barato, e não o 5…

  • freitas de gois

    sinceramente desde o iPhone 4 nada de realmente surpreendente apareceu. beleza, hardware evoluiu, fotografia, bla bla… mas é realmente necessário se desfazer de um iPhone 4, uma peça genuinamente Apple por um 5 ou mesmo um 4S?

    quem me conhece sabe que eu sou um entusiasta da Apple, e até gostei do novo iPhone mas… OQUE DIABOS fizeram com os iPods?? olha, eu não curtia a ideia do nano naquele formato, mas era isso que fazia juz ao nome “nano”. apesar de eu achar a proposta do novo nano mais interessante, e melhor pras minhas necessidades, eu não vejo diferença entre o design dos novos iPods e aqueles MP8712984702 da china, na boa. ESTRAGARAM o conceito minimalista e elegante da Apple e transformaram o iPod numa especie de gadget colecionavel voltado ao publico teen.

    alguém pfv ressucita o jobs! ou melhor não, ele morreria de desgosto.

    • Frederico

      Concordo plenamente. Não houveram tanats mudanças de design assim no iPhone, mas ele manteve o conceito elegante e minimalista da empresa. Agora, a primeira coisa que pensei quando vi os nanos, é que o Cook tava mostrando um MP4 Foster. O que são aqueles ícones redondos e aquele formato desajeitado? Parece que foi feito de ultima hora.

  • freitas de gois

    poucos sabem mas o novo iPod nano foi feito em parceria com a papete do seninha.

    • Revigorare

      kkkkkkk concordo amigo kkkkkkk

  • Matheus Lobato

    Já entendi a estratégia da Apple em colocar o iOS 6 para o 3Gs. Já q o iPhone não teve mudanças q agradassem a todos eles decidiram pesar muito o 3Gs para o consumidor ser obrigado a trocar de iPhone.

  • Guilherme Malacarne

    Po

    • Guilherme Malacarne

      Ops…apertei enter sem querer…

      Pois é, acho q ta na hora de trocar o iPhone 3GS… :/

  • HenriqueGomez

    Alguém sabe quando o iPhone 5 chagará ao Brasil ??

    Por que, se tudo der certo, comprarei o meu no final do ano 🙂

    • Douglas

      Ninguém sabe ainda, mas o blog fez uma data a partir do histórico da apple, e provavelmente será: “Segunda quinzena de novembro: possível lançamento do novo iPhone no Brasil, dependendo de fatores de produção. Antes disso é pouco provável”.

  • assis

    O que achei interessante foi o blog do iphone já saber que a tela do iphone 5 seria esticada.
    Olhem no canto superior direito o iphone com a tela esticada!

  • Mike

    Gente vamos aceitar o fato de que o 3GS ja deu o que tinha que dar, tudo bem, tem pessoas que ainda o tem, mas o bixinho já está lento até pra passar a pagina de apps na springboard na medida que novos iOS vão sendo lançados, não tem SIRI, e não tem um monte de novidades que estão vindo aí no iOS 6 porque o 3GS não tem hardware potente o suficiente pra rodar bem tudo isso novo que está chegando, pelo amor de Deus o iPhone 3GS tem um processador de 600 MHz. Não é androidização como disseram acima, é evolução. Já está na hora do iPhone 4 ser agora o novo 3GS e que venha o iPhone 5, que por sinal AMEI a tela, ela comprida ficou muito melhor, agora sim com 16:9 os vídeos não serão mais ampliados na tela para caber (cortando assim um pouco das extremidades dos videos que era o que acontecia), a tela agora está perfeita para ver vídeos em HD, mais espaço para ler e digitar mensagens ao mesmo tempo sem ter aquela guerra em alguns apps de fechar teclado pra ler a mensagem que chegou em conversas muito longas e muito mais espaço para o Notification Center que vira e mexe fica lotado de notificações… Acho que a tela maior é super bem-vinda e tenho certeza que vocês que estão dizendo que não gostaram, assim que ele chegar aqui no Brasil e vcs segurarem na mão e verem com seus próprios olhos, irão perceber todos os benefícios que essa tela de 16:9 vai nos proporcionar. No final é sempre assim, criticamos, até pegarmos na mão. Estamos na era do Full HD, Tvs com proporção 16:9 e tudo mais, acho válido e super necessário uma tela dessas no iPhone pra ele se tornar um smarphone “quase” perfeito.

  • chomado

    Desse geito a Samsung vai processar a Apple por plágio.

  • Renata

    Que serviço feito nas coxas esse iPhone 5…

  • Lucas Almeida

    Sobre a tela esticada acho muito bem vinda.
    Quem tem hábito de jogar (principalmente fps), ver vídeos, ou fazer espelhamento de conteúdo na apple TV concordará comigo.

    É um saco o espelhar ou assistir videos por conta das malditas tarjas pretas, e outra coisa 8mm nem é tanta diferença.

    • Luís M.

      Se para você 8mm não fazem diferença pq ele está muito melhor ? (para as pessoas que não tem Apple tv)

      • Lucas Almeida

        Não sei se entendi o que você quis dizer, tá meio confuso.
        Mas vamos lá, acho que vc disse que o iphone 5 só é bom pra quem tem apple tv, e me perguntou o que ele tem de bom para as pessoas que não tem, é isso mesmo?

        Eu considero uma grande vantagem o iphone 5 ser mais fino, mais leve, mais rápido, mais bonito e ter uma tela maior.
        Principalmente se essa tela maior tiver a proporção 16×9 que é a padrão em filmes e telas.

        Mas gosto é gosto, eu comprarei o meu assim que estiver disponível no Brasil.

        • Luís M.

          Desculpe
          Só queria falar que você deu um bom argumento para quem tem Apple tv que será o fim daquelas listras laterais (que em alguns apps elas somem ao fazer o espalhamento) mas comparando a isso alguns apps farão aparecer as listras laterais no iPhone
          Mas o que eu realmente quis dizer era: que se para você apenas 8mm não fazem tanta diferença pq não deixar sem os seus míseros 8mm? (sem levar como argumento as listras laterais no espalhamento da Apple tv)
          Também queria ter falado que não faz sentido uma tela mais comprida
          Sei que gosto não se discute, admito que achei mais bonito mas achei que a tela não precisava ser alongada, e também digo que comprarei o iPhone 5 assim que for lançado no Brasil (se não aparecer uma oportunidade que fará eu compra-lo antes)

  • Robson

    Ou Apple está com o pensamento de “em time que tá ganhando não se mexe”, ou acabaram as inovações. Se analisar os celulares do momento, todos seguem um mesmo padrão.

    Possuo um 4S e estou muito contente. Vou esperar os próximos modelos (Iphone 6… ) para PENSAR em trocar de celular.

    E CADÊ o Ipod nano (tipo o da 6º geração) que se usa como relógio? Achei que lançariam um novo modelo integrado com o Iphone…

  • Mike

    Sem falar que o iPhone 5 veio agora bem mais leve (o 4 e 4s sempre achei um absurdo de peso, mas com o tempo se acostuma, porém hj estamos na era de celulares leves e finos). E agora não podemos esquecer que, pelo menos aparentemente, ele ficou BEEEMMM mais resistente. Leve, fino, alumínio atrás, acho que dificilmente ele vai quebrar agora com um único tombinho, que era o caso do 4/4s que se caísse da altura de 30 centímetros de frente, quebrava a tela, se caísse pela parte traseira virada, quebrava a parte de trás inteira. uhsauhsauhsa

  • Ricardo

    Po, queriam que tivessem uma super mudança no design? O Design do iphone deu certo po, é a identidade visual.
    Veja os Galaxys, cada um diferente do outro, não tem uma identidade. Não curto, prefiro uma igualdade na identidade, que é o que fez o iPhone o que ele é hoje.

    E sim, acho de acordo aumentar a tela, pois está sendo uma tendência, e era um “ponto a menos” do iphone em relação a concorrencia. E se ele esticou, deve ter um motivo, provavelmente é algo ligado a funcionalidade do aparelho, que já foi explicada antigamente que tem a ver com você conseguir mexer no aparelho apenas com o dedão (o que não é possivel nos galaxys da vida).

    A unica coisa que irá FODER, é o BRASIL e seus malditos impostos, com certeza será absurdo de caro esse iPhone, infelizmente.
    Merda de país.

  • Juliano

    3GS morrendo? kkkk Meu, eu ainda tenho, e uso, o meu Iphone 3G, de 2008, a bateria tá o cocô do cavalo do bandido, demora um século p abrir qqr app, mas tá lá, firme e forte, sem nunca ter me deixado na mão. Tava pensando até em trocar por um Android justamente pela tela maior, e pelo rádio fm q sinto falta, mas agora só resta esperar p ver ql o valor da facada q o 5 $erá no BR…

  • chomado

    O Ipod Nano virou um Iphoninho. Gostei, lindinho!

  • Leandro

    O papo é sempre o mesmo, depois que ele lança todo mundo ve que ele é foda, o mesmo que aconteceu com o 4S, o 5 vai vender como agua.

  • Samsung sempre aumenta telas e vendas. Acho que tem sentido sim. Vendas != Participação de mercado.

  • Vitor Wedekim

    Meteram o pau quando lançaram o iPhone 4S, dizendo que era igual ao 4, que deveria mudar por causa disso e daquilo….Resultado, o iPhone 4S foi o iPhone mais vendido até hoje…..Adivinha o que vai acontecer com o iPhone 5? Parem de falar merda de uma coisa que tenho certeza que a maioria de vocês vai só esperar chegar aqui no Brasil, comprar pra falar que ja tem o “melhor iPhone, até agora”…

    • Júnior

      Concordo.
      Eh impossível nao vazar informações sobre um lancamento desse porte, quantas pessoas já sabiam q iria ter um iPhone com tela maior ? Muitas ! Funcionários da fabrica, funcionários da apple. Se vazou qual o problema? Se nao tivesse vazado as noticias e apresentasse o iPhone ontem ele seria melhor ? Pra vai

  • Francisco Junior

    E como ficaria um aplicativo adaptado para a nova tela na tela antiga? Teria aplicativos específicos para cada aparelho(nao que tenha dois na AppStore, mas a AppStore já reconhecer o aparelho e só aparecer o próprio para cada aparelho)?

    • HenriqueG

      O aumento no tamanha da tela do iPhone não irá criar uma “classe nova de apps”, ou melhor, “apps específicos para o iPhone 5″… Irá funcionar como a tela retina, que no 3GS não tinha, pro 4 que tinha.*.

  • Maria

    A Apple tá meio perdida ou é impressão minha? O.o
    Liberam o iOS 6 pro iPhone 3GS, mas tiram ele de circulação; Apresentam o iPhone com a tela esticada, mas ainda VÃO adaptar os jogos e afins.
    Quísso? O.o

    • Francisco Junior

      Se falassem que o iOS 6 nao fosse compatível com o iPhone 3GS, a venda de 3GS iriam despencar! Por que acha que ela não atualizou o iPad de primeira geração?! Porque nao está mais a venda!

      • patrickgouy

        Exato !

      • Dorinha

        Eu vejo que de uma maneira ou de outra a Apple sempre empurra seus clientes a comprarem o ” novo”, tudo bem isso faz sentido, mas as vezes a gente acaba se sentindo “obrigada”, pois ela retira os modelos antigos do mercado para ficarmos sem opção, exemplo disso foi tirar o i4 de 16 e 32 GB para deixar somente um de 8, não irá demorar para ter somente o i4S de 8 GB. 😐

  • Leonardo

    Na minha opinião, acho que só aumentaram a tela pra dizer que mudaram algo na aparência do iPhone 😡

  • Luan Carlos

    Eu sinceramente na minha opinião Gostei muito das novidades apresentadas, principalmente do novo iPhone e dos novos iPods nano. Se eu tivesse grana trocaria meu iPhone 3GS, já estou com ele 2 anos, mas vejo que irei ficar cm ele mais um ano. Mas se tivesse dinheiro com certeza compraria esse novo iPhone.

  • Robson

    [Off] Usando o meu pc, entrei no Facebook em Localizar Amigos, e verifique que dá para conectar no iCloud para achar os amigos… Tinha isso antes?

  • Fernando

    Pelos teor dos comentários postados em todas as matérias publicadas após a apresentação do iPhone 5, tenho certeza de que não vai ter fila para compra, vai sobrar aparelhos nas prateleiras, o preço vai despencar e todos os que já tem o modelo 4 e 4S continuaram como estão. Bem… talvez a Apple até pare de fabricar smartphones…

    Nunca ví tanta hipocrisia na vida…

  • Will

    Quando sair o iphone 10, ele ja vai estar do tamanho desse ai da direita!!! Hauhauhau

  • Max

    Depois de ver o video do cara do Anandtech usando um, fiquei babando pelo iPhone 5. Já não vejo a hora de por minhas mãos num!

  • Ermes

    DECEPCIONANTE….esperava mais, novo design…

  • Dinnosan

    Eu gostei do novo iPhone, sempre evoluindo, sem mudanças drásticas. Não se esqueçam que ano que vem teremos um outro iPhone e assim sucessivamente, por isso a Apple não faz mudanças radicais no aparelho, vai implementado em doses homeopáticas porque é líder de mercado e os concorrentes estão longe de alcança-la.
    Não se esqueçam que o iPhone não é só o hardware, é todo um sistema integrado que o faz líder de mercado.
    Se pudéssemos comprar o hardware e escolher o sistema operacional (IOS, ANDRÓIDE, ETC…), ainda assim, ficaria com o iPhone porque é mais estiloso e bem acabado.

    • Geovane

      Cara estou vendo que você anda muito fascinado pela Apple, o mercado tem ótimos aparelhos e temos dois OS mobile sensacional, Android e WP8. O iPhone 5 é um puto de hardware mas não foi apresentado nada sensacional para ele no campo do sistema operacional, como era todos os anos, o iOS está devendo muito, quem sabe no iOS 7 a Apple resolva mexer mais no sistema, pois tem muita coisa para melhorar, principalmente para o mercado brasileiro.

  • Luís M.

    E o iLex foi o primeiro dormir com a idéia de um iPhone mais alongado 😛
    ===> iPhonão ===> => ==>
    ===> ===>

  • André Luiz

    Sabem quando eu vou trocar o meu lindo 3GS por um 5? Quando toda essa palhaçada de tarja não existir mais. Que coisa ridícula, hein? Não gostei mesmo!

  • Adriano

    Todos que são fã do Iphone comprarão esse modelo, pois se quiserem utilizar a tecnologia LTE no próximo ano é o que terá da marca Apple

  • William

    iLex! se puder crie um tópico com dias para pessoas, assim como eu, tem iPhones 3G, 3GS ou 4 e gostariam de mudar mas estão em dúvida se compensa mais adquirir o 4S ou esperar a chegada do 5 por aqui…

  • Leandro

    Sem maiores surpresas ,só esperava uma camera um pouco melhor,agora quem estava esperando asas no Iphone 5 ,esses sim estão frustrados hehe

  • rodrigo

    a partir de de agora com o lançamento do iphone 5 não vão ser mais lançados apps para iphone 3 GS???

  • M.C.

    muito esquisito o iphone5, esticado. Nao engoli a desculpa da apple q era” melhor de usar” nao. Se ela sempre lança a melhor coisa do mercado, a mais estudada, a mais pesquisada, como justificar agora essa tela de samsung? A mao das pessoas cresceu de 2007 pra ca? De repente é melhor de usar mesmo e eles deram o braço a torcer. Mas q ficou feio, ficou.
    O novo ipod nano ta a cara dos mp3 player da Sony, retangular com uma tela grande e um botao home.Tb nao gostei.
    agora to com a mesma duvida do pessoal ai. Trocar o3gs pelo 4s ou 5?

  • RAVAGNANI

    Desculpem, mas não entendi o que as pessoas estavam esperando, o que falta no novo iPhone 5?

    Alguém dê no mínimo 3 implementações reelevantes que sentiram falta no iPhone 5?

    O aparelho é completo e o 5 esta a frente de todos os concorrentes por pelo menos mais 2 anos.

    – NFC (nem 1 terço das empresas ou países usa isso hoje em dia ainda;
    – Radio FM integrado (seria um diferencial?).

    Sinceramente não vejo o que implementar hoje no iPhone e que ficou faltando para tanto mimimi reclamando.

  • Rodrigo

    Até aí tudo bem. Eu quero saber é o contrário. Ou seja, os aplicativos que forem criados daqui pra frente, já para a tela “esticada”, rodarão nos nossos antigos iphones (como o meu 4S) de tela “curta”? Ou vão ficar distorcidos na nossa tela, como se estivessem “espremidos”???

  • Johnny

    Como ficaram os aplicativos feitos para o iphone5 (tela esticada) para quem rodar no iphone 4?

    • Cristiano

      Historicamente as mudanças da Apple levam em conta as versões anteriores, vide as telas com retina e sem retina.
      Ou seja, um app para o Iphone 5 deve conter o layout para os Iphones anteriores.

  • Bruno Duarte

    [Off Topic] Alguém saberia me responder se no dia da estreia do iPhone 5, também sera vendido a versão desbloqueada nos Estados unidos?? Estarei lá semana que vem !

  • Julio

    Eu gostei do iPhone 5.

    • Francis

      Eu também gostei, assim como do iPod Touch e da cobertura do BDi. Costumo dar muito valor ao esforço das pessoas.!

  • Rodrigo Cardoso

    Dizer q o desenvolvedor “Não precisa mais se preocupar com o iphone 3gs” é ter a mente muito fechada.
    Pq do jeito q vc diz, parece q ele nao vai receber o iOS6 e todos os aparelhos vao desaparecer subitamente … 🙂

    Essa seria a situaçao pra daqui um ou dois anos, até lá, é burrice, comercialmente falando, ignorar a enorme base instalada de 3GSes que poderiam comprar seus apps 😉

  • Steiner

    não só do iPhone 5 né, do iPod Touch também! Pois ele vem com a mesma tela do 5!

  • Breno

    Esperava mais o iPhone 5 🙁

  • Edmilson

    Acho que o que mais me surpreendeu foi o iPod touch, realmente gostei e pela primeira vez tive vontade de comprá-lo

  • Lucas Camargo

    Só troco meu iPhone 4, quando vier Siri em Português !!!!

  • Gabriel

    Bom, eu penso na seguinte linha:
    3GS foi um aparelho que ultimamente, com preço reduzido atingiu uma marca impressionante de penetração no mercado de smartphones. Sendo assim, como colocado acima, se vende, Pq nao colocar o iOS 6? Já no iPad, nao faz sentido, pois nao faz parte do mix da Apple de vendas. Think Different galera.
    Quanto a tela esticada, acredito que, a utilização de AirPlay é cada vez mais comum em um mercado onde quem faz isso? E concordam que fazer com excelência é o principal foco da Apple?
    Mudanças minimalistas acredito que seja a principal característica agora da Apple. Muita inovação é cagada. Continuamos tendo o melhor produto em mãos e pensem, estamos crescendo. IPods sempre sao uma carga no mercado mundial pois temos um acesso mais simples a eles. Se manter o mesmo design exatamente nao atingiremos o mercado teen ou o “velho despojado”.
    A Apple continua tendo seus lançamentos bem cabíveis ao mercado de inovação tecnológica em um sentido, em que a empresa se preocupa com lucros e rendimento para se manter em pé na briga contra concorrência e logo adquirir mais uma fatia do mercado que perdemos há um tempo atras como todos conhecem a historia.

    Apple ainda é a Apple, você que acha que o iPhone tem que te cobrir de madrugada e fazer seu iCoffee ou similar, compre um Hiphone!

    Visualizem o mercado, nao a vontade de um grupo “seleto” de usuários.

  • joao

    e como ficaram os aplicativos do iphone 5 nos anteriores iphones?

  • Caio Oliveira

    No iPhone 5S, a tela vai ser igual a que tem aqui do lado no blog. ~>>

    • Frevedrico

      Hahahahahaha. Bom, espero que nao chegue a esse ponto, lol.

  • San

    Sim…. Cadê o IOS 6 nas nossas mãos ?

  • Thiago Godoy

    Bom na verdade, o que me interessava eles mudaram que era o peso do telefone e a velocidade de processamento. Uso o iPhone para trabalho e pra dizer que náo tenho nenhum jogo, tenho Poker e Urban Rivals! Não tiro foto. As mudanças foram ótimas! Mas tem gente aqui que tem duvida entre 4, 4S e 5, por causa do custo $$ e não por causa da configuração! Pra mim as coisas tem que ser rápidas nao vejo a hora de chegar no mercado pra pegar o meu! iPhone 5 + meu note HP i7 8gb DDr 1tb, vou virar um monstro! Hohoho

  • Maurício

    Até aí tudo bem. Eu quero saber é o contrário. Ou seja, os aplicativos que forem criados daqui pra frente, já para a tela “esticada”, rodarão nos nossos antigos iphones (como o meu 4S) de tela “curta”? Ou vão ficar distorcidos na nossa tela, como se estivessem “espremidos”??? [2]

  • Luiz Carlos

    iLex, querido, bom dia!

    Como ontem não pude acompanhar ao vivo, acabei de ver os novos posts.
    Não achei nada ruim não, e continuo sendo um fã da qualidade Apple, e não somente inovação.
    Nunca tive o maior tesão no iPhone, mas acho que melhor pingar do que secar, e acho que inovações são ótimas, mas manter qualidade é ainda melhor, acho digno de reconhecimento uma empresa não se apressar a lançar um monte de novas coisas (o que eu acho que eles tem bastante no armário), sem a garantia do perfeito funcionamento.
    Agora com o iPod Touch a conversa é outra…
    Eu adorei tudo o veio de novo, to até pensando em vender o meu e comprar um novo.
    Mas, enquanto eu não faço isso, eu tenho uma dúvida.
    Vc postou sobre o comparativo das novas funções do iOS 6, e lá estava a incompatibilidade da Siri com o iTouch, mas o novo tem, vc sabe/acha (perdão, não tive paciência de assistir o vídeo todo) que a Siri vem com o novo por conta do processador, ou ela vem no iOS 6 somente, sem a possibilidade de ativar no iTouch 4th?
    Eu adoro tecnologia, mas só me encaixo na categoria Admiradores/Fãs/Curiosos, desculpa se a pergunta é meio tosca.

  • Felipe M

    O pior é saber que no iPhone “5s” as coisas continuarão do mesmo jeito….

  • Beaguinho

    Eu curti cada aspecto do iPhone 5 exceto a camera traseira na qual eu esperava ver mais megapixels ao invés dos mesmos do iPhone 4S, mas mesmo assim parece continuar sendo uma excelente camera.

  • Marcelo

    apps, com essa tarja nas bordas no mínimo ridiculo.

  • Danilo Matos

    Pelé: rei do futebel
    Michael Jackson: rei do pop
    Ronaldo: Fenomeno
    Steve Jobs: Visionário
    Lula: “…companheiros e companheiras”
    Iphone 5: decepção

  • Antonio Marques

    A tela eu achei OK, o que me preocupava era o design da tampa traseira, mas acho que ficou muito bonito e o acabamento é impecável !!!!!!!!

  • Paulo

    Gosto é coisa de cada um….mas para mim realmente ter mais uma fila de ícones ou mais uns milímetros para jogar um jogo ou ver uma foto, não me diz nada!! Tenho iPhones fazem anos e que me recorde nunca mas nunca pensei….”puxa vida…que pena não ter mais 8mm de tela….rsrsrsr”
    A Apple ao aumentar a tela aproximou-se da concorrência. Isso retira argumento de critica ao tamanho exagerado das telas da Samsung. Quantos aqui criticavam as telas da concorrência e agora Vagner que ficar caladinhos?,?
    Que vai vender que nem agua….vai…sempre vende…eu não irei comprar, pela primeira vez.
    Tenho a certeza que a Apple deve ter tentado, e que tecnicamente deve ser impossível, mas a Apple TINHA que apresentar a tela de 4″ encaixada no mesmo tamanho físico do iPhone 4. Isso sim teria sido o grande diferencial!!!
    O carro chefe da Apple agora vai ser o iOS porque o software vai salvar o hardware.
    Acho piada ao aumento de velocidade dos chips..todas as vezes que lançam um modelo a velocidade de processamento duplica, triplica enfim. Desde o 3GS até agora ao IPhone 5 a velocidade de processamento deve ter aumentado umas 10x. O curioso é que na pratica para usuário isso não aparece no uso diário. São números para venda de produto no meu entendimento…

    • Max

      Não faz diferença o processador mesmo? Você faz uso do fast app switching com frequência? Faça um teste alternando entre o Safari e os Ajustes por exemplo no iPhone 4, e veja o vídeo da mesma operação sendo feita no iPhone 5, e depois me diga se você acha a mesma coisa!

    • Fábio da Silva

      Concordo plenamente em tudo que disseste, não faz sentindo ou melhor, não teve sentido a Apple esticar a tela do iPhone e concordo mais plenamente ainda contigo quando você afirma que antes a Apple tivesse tido a maravilhosa ideia de manter a proporção 3,5′ só que com esse aumento de 8mm isso me veio a ideia sabe do que exatamente, que a meu ver iria ficar extremamente maravilhoso…. iPhone 3,5′ (na sua versão atual, 4S) só que todo touch, isto é: sem as “barrinhas branca/preta que fazem parte do design” convenhamos que a sua proporção continuaria só que melhorada, não deixando de ser mantido o formato padrão atípico de todas as suas versões anteriores.

  • Max

    Realmente, não entendo as reclamações. A única coisa que o GS3 tem a mais que o iPhone 5 é uma tela maior. No mais, o iPhone 5 é mais fino 7.6 mm, contra 8.6 mm do GS3, mais leve 112g contra 133g no GS3, a resposta do iOS com o A6 deixa qualquer android no chinelo (vejam videos de hands-on). O design do iPhone 5 e a construção do mesmo são muito mais elegantes. É como eu digo, será igualzinho ao iPhone 4, que quando foi anunciado teve um monte de gente atirando pedra, dizendo que o iPhone 3GS era muito mais bonito, porém quando experimentaram um em suas próprias mãos, ficaram loucos por ele. Esperem e vejam!

  • Rodrigo

    AGORA que todos já sabem como ele realmente é, vejam esse vídeo postado no youtube em 16/08/2012, comparando com o SIII. Alguma coincidência? rs

    http://www.youtube.com/watch?v=CS4ONMGU0U8&feature=player_embedded#!

  • Orusreal

    Que tal dar uma parada. Beber uma “cervejinha” e esfriar a cuca.
    O que tinhamos era iPhone 4S.
    O que temos iPhone 5. Melhorou/Inovou e muito: tela maior, mais leve, mais fino, mais rápido, desing minimalista “by Apple” (não tem que enganar) e acredito que quando pegarem um na mão vão dizer que o “telele” ainda teve aprovação do Jobs.
    Reparem se a tela aumentasse em largura a experiência de usuário ia ficar uma droga (seria dificil segurar ele apenas com uma mão).
    Agora vamos ao resumo final: comparar o iPhone 4S com o novo iPhone 5 e não os rumores do iphone 5 com um hipotetico iPhone 5S. Esse é o problema, foram tantos os rumoresque parece que já existia um iPhone depois do 4S e agora vinha outro novo, logo decepção geral.
    Muita gente quando pegar na mão o iPhone 5, vai engolir sapo.

    • Tiago Filemon

      Cara, discordo quando vocÊ diz sobre inovação no iPhone 5.

      Inovação é quando a empresa lança produtos que até então não existem no mercado.
      Tela maior já tinhamos, exemplo basico: Galaxy S3.
      Mais leve, mais fino, mais rápido: Temos uma lista grande de celulares que se encaixam na descrição.

      Design: Ok, mudou um pouco… mas ao meu ver ainda é um iphone 4Sticado.

      Resumindo, o iphone 5 não é inovação… é adaptação ao mercado. Ou se adaptava ou perdia mercado.

      Inovação só no sistema. Aí eu concordo com inovação.

      Pode ter melhorado muito em relação à desempenho, mas nada que me dê vontade de desembolsar 2mil para comprá-lo.

    • Danilo Matos

      Brother, a questão é: comparar o iPhone 5 com o Galaxy S3! A qtd de novidades implementadas pelo coreano é bem superior!!!
      Isso que fiquei puto com o i5!

  • Lucas Kallas

    Uma coisa que eu achei bem legal foram as bordas do iPhone, no preto principalmente ficou show. Alguém aí reparou, que apesar de o iPod Shuffle continuar o MESMO, o preço dele saltou de 229 para 259???

  • Rodrigo Kieffer

    “… ótimo para desenvolvedores, por significar uma preocupação a menos na hora de distribuir seus aplicativos.”

    Engano que não teremos que nos preocupar, pois o iOS 6 ainda será compatível com o 3GS.
    Só não precisaremos nos preocupar quando o iOS deixar de ser compatível com o 3GS e desenvolvermos algo para esse iOS, o que não é o caso aqui.

    Ex: iPhone 3G não é compatível com iOS 5 então quem desenvolve para iOS 5 não precisa se preocupar com ele.

    Abraços,

  • Marcelo

    pelo que vi e lí que muitos falaram e que na verdade o iphone sem duvida é um ótimo aparelho, mas os que são fãs da Apple ou aqueles que entende de smartfone, sem duvida vão adorar o Iphone, só que se for pensar pelo lado comercial do negócio a Apple deve perder mais em vendas com o iphone 5.
    Para quem entende e gosta, não tem o que se falar o do aparelho, nem muito menos do sistema IOS, aplicativos o acabamento os detales que só a Apple consegue em seus produtos.
    Mas se pensar que milhões de pessoas vão sair do telefone normal para o seu primeiro smartfone, não entende de nada não pesquisou (coisa de Brasileiro), ao pegar uma Iphone ou o Sansung galaxy III, a primeira vista as pessoas que não pesquisaram os minimos detales de cada telefone tem a tendência de comprar o aparelho da Samsung .

  • Nicolau

    O iphone 5 ficou igual a este iphonão aqui do lado ——————>>

    kkkk

  • Elton

    Porra, MIMIMI geral aqui no BDI hein!
    O pessoal só sabe criticar, ninguém sabe dar valor a um trabalho bem feito.
    Acham que é fácil diminuir milimetros de um smarphone, que é fácil aumentar o processamento e memória RAM sem diminuir drásticamente a autonomia da bateria. Acham que é fácil redesenhar um design que atenda às expectativas de milhões de usuários super exigentes espalhados pelo mundo, acham que é fácil manter um projeto que envolve centenas de pessoas com milhões de bisbilhoteiros fuçando absolutamente tudo em segredo, (exemplo: iPods não estão em evidência, logo não vazaram tantas informações assim), acham que é fácil redesenhar toda a engenharia das peças internas do aparelho de modo que tudo funcione e se encaixe perfeitamente na carcaça de alumínio, acham que é fácil controlar um cronograma tão curto quanto o de um projeto para desenvolver um novo smarphone, acham que é fácil gerar todo o plano de qualidade para evitar que o aparelho aqueça ou tenha outros defeitos depois de chegar as mãos do usuário… enfim, acham que tudo é fácil!
    Sugiro que os chorões de plantão do BDI parem de resmungar um pouco e façam a seguinte auto-análise: “EU, poderia fazer algo melhor que isso? Poderia ao menos ter uma IDÉIA melhor que esta? Se eu fosse integrante da equipe ou responsável por tomar as decisões, poderia fazer melhor que eles?”
    Caso as respostas sejam não, recomendo calarem a boca, na boa… bando de ingratos! Vão trabalhar em uma empresa de tecnologia de alta performance pra saber a pressão e cobrança que é, ao invés de ficar resmungando pelos cantos.

    • Rangel

      hahaha! Que comentário sem sentido! 🙂 rs. Eu sou consumidor, não sou fabricante. Quando um avião cair podemos usar a mesma “lógica” sua? Só porque não sou engenheiro não posso reclamar de um avião que cai?

      É cada uma. A apple acostumou seus clientes a esperar INOVAÇÕES. Quando elas nao surgem, normal receber criticas ue. Achei que ela tinha aprendido a lição com o 4S..mas parece que não. Quem sabe no 5S…6…6S..quem quiser continuará esperando ano após ano a apple voltar a velha forma. Talvez até volte, não sei.

    • Danilo Matos

      rsrs… na boa, não consegui nem ao menos terminar de ler seu comentário! O que muitos (inclusive eu) estão decepcionados, é o fato da inevitável comparação com o Galaxy s3…

      • Max

        OK, seguem comparações:

        Tamanho da tela:
        -S3: 4.8″ (306 PPI)
        – iPhone 5: 4″ (326 PPI)

        Processador:
        – S3: Cortex A9
        – iPhone 5: Cortex A15

        Espessura:
        – S3: 8.6 mm
        – iPhone 5: 7.6 mm

        Peso:
        – S3: 133 g
        – iPhone 5: 112g

        Não tenho dúvidas de qual é melhor e mais inovador! Quero ver a Samsung fazer um celular com menos de 8 mm de espessura, com duração de bateria igual ou superior ao S3, e processador 2x mais rápido, sem sacrificar o design. Vai rebolar bastante.

        • Max

          Isso sem dizer que a tela do S3 é Pentile, enquanto do iPhone 5 é RGB.

  • Diego

    Na minha opinião a Apple acertou, se nao tivesse o 4s compraria este, com certeza
    Sempre vai ter alguem reclamando de algo, se nao esta bom que compre um S3 oras
    valeu

  • Tarcisio

    iLex, acho que independente de o iPhone 3GS ter saido de linha, os programadores ainda terão problemas, pois ao desenvolver um novo aplicativo, terão que verificar qual é o aparelho que está “rodando” o app, para redimensionar a resolução.

    O que você acha sobre isso?

  • Michaeleribeiro

    Eu adorei o iPhone 5 – tenho um 4S e não vi necessidade de troca-lo , já tive um android e confesso que não gostei … Acho sim que a maioria esta decepcionado por conta que esperava a revolução … Mais acho sinceramente que podem esperar porque futuramente a Apple vai surpreender , e quem não esta satisfeito não é obrigada a comprar nenhum produto da Apple , ou samsung ou Nokia ou etc. Você tem o livre arbitro para fazer suas escolhas então não parem de culpar a empresa ou equipe ou etc.

  • Elizeu Mendes

    meio escroto jogar um jogo nessa tela, já que as bordas ficam tudo preto :~~
    deveria ser a tela toda.

  • Bruno

    Minha preocupacao nao eh a tela esticada rodando com faixas pretas…. Eh exatamente o contrario, como ficarao nos outros iPhones os apps esticados.

    Reparei ontem, no app do Facebook, quando vc vai comentar algo de outra pessoa, a tela ja nao comporta todas as informacoes…. Nao me lembro como era antes, mas acredito que ja foi adaptado para o iPhone 5.

    Triste… nao me empolgeu nenhum pouco com o novo iPhone…. Vou comprar o 5S

  • Willian Thá

    Olha, de todos os rumores e afins, só fiquei desapontado do fato dele não vir com NFC.
    MAAAAAAAASSSSSSS pensando bem, onde usaríamos? Pelo menos aqui no Brasil, a compatibilidade é quase nula. Então faria todo o sentido deixar isso pra próxima atualização. O Que realmente o iPhone precisava era um processador melhor, mais RAM, e nem tanto assim uma tela maior, acho que perde o sentido de ser um celular se você tem uma tela enorme igual a do S3, se eu pensar assim, compro um Tablet.

    O aparelho foi atualizado, e acho que a Apple fez um ótimo trabalho. Conseguiram melhorar o que já era perfeito. Pelo menos ao meu ver, meu 3GS ainda tem uns 6 meses de lenha pra queimar! Agora, nunca o iPhone vai ser top em hardware, até porque não precisa, quem faz o trabalho sujo é o iOS, coisa que os Symbians faziam muito bem, mas que o Robozinho do Google jamais fará! É ridiculo de ver que o meu 3GS roda muito mais liso e suave de que o 3.0 do SII de um amigo.. Eu juro que eu tentei usar Android com um Milestone 2, mas não dá, aquilo não serve pra muita coisa e desliga o tempo todo, mesmo tendo um baita hardware!

    Não dá pra comparar Android e iOS.. o primeiro sempre será BETA.

    A Apple conseguiu continuar com a linha de pensamento. Melhorou sutilmente o que ja era perfeito. Nunca esperem uma atualização violenta vinda deles, pois esta já aconteceu em 2007 com o surgimento do primeiro iPhone.

  • be

    ou, perai, isso significa q n vai mais sair aplicativo pra tela menor??? é isso iLex?

  • Fábio da Silva

    É o seguinte galera! O fato é não faz sentindo ou melhor, não teve sentido a Apple esticar a tela do iPhone o ideal seria que Apple tivesse tido a maravilhosa ideia de manter a proporção 3,5” sob toda a tela dos então atual iPhone, convenhamos que isso faria com que houvesse ganho total da tela sem a necessidade cruel de aumentar com esses míseros 8mm que o deixou horrendo. Conseguem me entender? Vou procurar simplificar… A tela de 3,5” perderia a sua colocação entre as “barras design tanto superior quanto inferior” logo ocupando todo espaço e mantendo a proporção de tamanho sem a maldita necessidade de esticar a tela. E assim, mantendo o formato atípico das versões anteriores! Lastimável o “Think Different” não estar mais tão presente na companhia Apple. Taí, o que vocês acham dessa minha ideia de manter proporção só que sob todo o seu design! Este iPhone que me venho a ideia, na boa iria ser revolucionário e único por mais que o botão home parecesse que tivesse que ser tirado, mas não… Porque que eu não patentiei essa ideia com a Apple! Hoje eu estaria RICO, MUITO RICO.

    • Fábio, eu estava pensando EXATAMENTE a mesma coisa. Se a tela ficasse no mesmo tamanho do 4S, iria ter menos consumo de bateria, e como ela deu uma melhorada, duraria mais.

  • Thiago Vidal

    E o que vai acontecer com os iphones pré 4S? Se o upgrade para o IOS6 for feito, como ficará o mapa, por exemplo, já que não vai comportar o flyover?! Haverá como ver algum tipo de mapa, mesmo que não com flyover, não existindo mais integração com o google maps?!

    Tô chegando à conclusão que não compensa muito fazer o upgrade para o IOS6 em iphones pré 4S.