2012ARQUIVOCuriosidades

Como ficarão os aplicativos atuais não adaptados à tela maior no iPhone 5?

Uma das coisas que alguns se preocupavam antes do anúncio do iPhone 5 era o fato dos aplicativos atuais terem que se adaptar ao novo formato de tela. A Apple até facilitou as coisas fazendo com que aplicativos no iOS 6 sejam adaptáveis à tela maior (leia “Beta do iOS 6 já seria compatível com uma tela de iPhone mais comprida“), mas nem todos usam os recursos nativos do sistema. Muito possuem a tela fixa (como jogos) e enquanto não forem adaptados, serão visualizados com duas faixas pretas em cima e embaixo (ou dos lados, dependendo da orientação do aparelho).

Ou seja, o aplicativo rodará normalmente na nova tela, mas apresentará faixas pretas nas extremidades, como aqueles comerciais em resolução standard que você visualiza na sua TV HD Wide screen.

A tendência é, com o tempo, todos os aplicativos serem adaptados aos poucos e este problema passar a não existir mais. Para os que acham que é mais uma forma de fragmentar a plataforma, resta a boa notícia de que o iPhone 3GS saiu definitivamente de linha e com isso, não será mais preciso criar apps para resoluções antigas 320×480.

É ruim para quem ainda tem um iPhone 3GS, mas ótimo para desenvolvedores, por significar uma preocupação a menos na hora de distribuir seus aplicativos..

Botão Voltar ao topo