Notícias

Versão móvel do site do Youtube limita cada vez mais suas funções no iOS

A briga entre Apple e Google está começando a surtir efeito para os consumidores. Um exemplo disso é a limitação proposital que a gigante das buscas está implementando na sua versão móvel do Youtube para quem visualiza de um dispositivo iOS.

A briga começou a ficar mais séria quando a Apple resolveu entrar no mercado de Mapas, apresentando uma solução própria em substituição àquela oferecida pelo Google. Mais recentemente, foi o aplicativo do Youtube que desapareceu do beta do futuro sistema, dando continuidade à “desgoogletização” do iOS.

O Google, em contrapartida, tem interesse em continuar no sistema do iPhone e já está preparando um aplicativo próprio do Youtube para disponibilizar na App Store. Mas para que ele realmente desperte necessidade de ser baixado, a versão móvel do site está recebendo algumas limitações.

Por exemplo, se você tentar visualizar um vídeo do site do Youtube pelo Safari do iPhone ou iPad, verá que ele não usa o player nativo do sistema e sim um outro, personalizado em HTML5. A vantagem disso é que você pode escolher a resolução de visualização (HD ou baixa), coisa que o aplicativo nativo nunca permitiu. Mas como desvantagem, não é possível visualizar o vídeo em tela cheia, sem interferências visuais.

Outra limitação que o Youtube colocou de propósito na versão web: não é possível usar o AirPlay nos vídeos visualizados pelo site, ou seja, você não pode assistí-los na TV via Apple TV. Esta função está reservada para quando for lançado o aplicativo na App Store.

O Google está limitando funções para nos forçar a baixar o seu aplicativo quando este ficar disponível. Mas será que esta é a melhor estratégia? E será que ele agora irá aproveitar para colocar anúncios em seu aplicativo, coisa que a Apple sempre impediu?

As respostas para estas e outras perguntas deveremos ter somente dentro de algumas semanas…

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • JanjaBoy

    Briga de cachorro grande, muito grande!

    • SamuEX

      Janja, neste caso a briga é medieval com direito elfos X orcs!
      Amo muito tudo isso! 🙂

  • daniel

    =/

  • Felipe Teodoro

    TENSO

  • ricardo

    Pra mim sincerament é indiferente, creio que nunca entrei no youtube pela web …

    • Lucas

      É mais tem q pensar no futuro. Se tirar mesmo o app youtube ai ferrou

  • Rodrigo Serafim

    Espero estar errado, mas acho que a Apple vai acabar se dando mal se bater de frente com o Google.

  • Julio Morbeck

    Já dizia um velho ditado, (água do mar nunca corre pro rio) ou seja os grandes não estão nem aí pros pequens consumidores. Muita gente usa o YouTube, particularmente acho uma brinca que só quem ganha são Apple e Google, pois quer queira quer não o usuário sairá perdendo de uma forma. Fazer o que, este tipo de comportamento dos grandes existe há milhares de anos e o povo pequeno que se dane.

    • Pedro

      Concordo!

  • André Luis

    Deveriam ter liberado o app então, antes de bloquear… se essa era a real intenção.
    #Fail

    • Nelson

      Não lançar o aplicativo agora é um modo muito eficaz de criar uma nova “necessidade” no mercado. Como diz a frase, o Google está criando o problema para vender a solução…

      Eles não querem perder os acessos dos dispositivos IOS, com certeza…

    • daniel

      pra mim tá bem melhor assim, agora além de dar pra escolher a resolução, o player é melhor, o do iOS travava muito ainda mais em livestream ou vídeos longos. e o app nativo do youtube já vai tarde, sempre foi um lixo.

      • Tarciano Vieira

        Concordo com o Daniel… Já vai muuuuito tarde!

  • André Guimarães

    Não vejo essa briga como prejuízo para o consumidor final. Acredito que no final da briga, quem oferecer a melhor forma de visualização e benefícios deverá ser o mais utilizado.
    Acredito que de qualquer “briga” entre empresas que oferecem serviço, acaba tendo algum proveito para o consumidor final.

    Att.,

  • Igor Camilo

    Contanto que lancem o app logo, tudo bem. Aliás, o app do VEVO (lançado no Brasil semana passada) exibe anuncios.

  • hhrocha000

    Vamos ser realistas, a App do youtube nativa do iOS não presta mesmo… Eu pessoalmente gosto mais do youtube de browser que a App Oficial do iOS. A ver vamos como vai ser essa tal App que a google está a fazer, espero que seja como a do Android que deve ser a única coisa de jeito que tem nesse OS de caca.

  • Antonio Marques

    Acho que o único infortúnio nessa, são os anúncios que serão colocados nos videos… pq acho que não há necessidade REALMENTE de um AirPlay sendo que a maioria das TVs tem um navegador de internet proprio.

    • Diego

      Só as Smart TVs q não são a maioria nem aqui nem na China. Eu por exemplo, acho elas desnecesárias, é ruim navegar na internet com um controle. O SmartGlass para o Xbox 360 será a solução e fucionará em qualquer TV

      • Pedro

        Concordo que usar o controle remoto é uma merd…., agora dizer que elas são desnecessárias é demais. Elas são D+, comprei uma para o meu quarto e acho ótimo nao ter que ficar com nada no colo(o note ou IPad) para assistir um filme no Netflix ou mesmo ver um clip no YouTube.

    • Vladimir

      A maioria das TV’s topo de linha né? porque as TV’s mais simples, que são as mais vendidas para a grande maioria da população ainda não tem nada, a não ser um conversor digital bem básico.

      • Allan

        Nem tanto. A maioria das tvs mais novas de preço baixo-médio ja conta com recursos assim.

  • Breno Peck

    “Don’t be evil motto is bullshit”

  • José Luiz Junior

    Briga? Se existe uma, já sabemos quem perde…

  • Fernando

    Bom, eu uso o protube no meu Iphone e ipad ambos com jailbreak e não me incomodo muito, mas isso certamente vai dar brigas boas!!!

  • Mauro Filho

    Briga besta. Tipo, você não me quer mais, então vou prejudicar você causando alguns “probleminhas” para seus clientes quando me acessarem (eita tiro no pé), depois eu coloco na sua App Store um aplicativo próprio para estes mesmos “seus” clientes, me acessarem (legal né ?) Quanta perda de tempo. Mais razoável o Google criar logo o app e disponibilizar e, pronto resolvido.

  • Rodrigo Sales

    “Fungindo” um pouco ao tema do post e continuado nele!! A função de visualizar na TV, ela (Google) criou um app para o PS3 e acredito que para outras plataformas de video games que utiliza esse artificio de reproduzir na TV o video pelo iPad, Iphone and etc…. Quem puder teste tbm, eu achei bem… prático!!
    Abs a todos!

  • Hemerson

    mimimi

    A Apple tirou o app (que por sinal nunca foi bom) e o google capou a versão web.
    Não vejo nada de demais.

    Acredito que o app que o google está desenvolvendo vai matar a pau o app que é(era) nativo no iOS. Mesmo com propagandas, acredito que vai ser melhor.

    • jNicácio

      Baixei o programa assim q ficou disponivel na psn! Uma mão na roda para quem estuda pelo youtube ou deseja assistir videos longos. A contramão é a impossibilidade de assistir videos HD! N acredito que tiraram essa solução que apenas o webapp tem.

      Quantos aos anúncios, eles ja estão no webapp do youtube. Inúmeras vezes fui obrigado a assistir 10-15seg de propaganda antes do video principal iniciar.

  • Jonathan

    Nunca entrei no youtube pelo Safari…. indiferente. =x

  • Joao Carlos

    Os videos pelo safari do iphone estão rodando como sempre foram. Não mudou nada aqui.

  • Hugo Demiglio

    Pode ser que seja ou pode ser que não seja proposital isso. Colocar em tela cheia ou visualizar o vídeo via AirPlay é recurso incorporado pelo player padrão do iOS para vídeos HTML5. Se o desenvolvedor implementa um player próprio, todos os recursos do player default do browser é ignorado. Isso é comum no vídeo HTML5.

    Se o browser não tiver API para acessar tais recursos em um player totalmente personalizado, o developer não tem como fazer nada.

    E a tendência é o YouTube tornar-se completamente HTML5, como isso é mais do que inevitável, torna-se necessário ele personalizar seu player a fim de manter a identidade visual do site. Acho que isso foi o que mais pesou…

    A única “API” que eu sei que existe, me corrija se estiver errado, é um parâmetro da tag video que você permite ou não o AirPlay. Ou a Apple faz algo amigável para developers integrar com AirPlay, ou isso será o fim dessa praticidade no browser do iOS… Que seria muito bem vindo no Mac também, poder mandar um vídeo do Safari pra Apple TV.

    Você pode notar que o Vimeo ainda usa o player padrão do iOS, mantendo o AirPlay e a tela cheia.

    Meu ponto de vista é esse…

    • Daniel

      De fato. Verifiquei aqui, e a nova interface mobile do YouTube tem, sim, suporte a fullscreen “real” compatível com a API sendo proposta por Google e Apple, entre outros. É o Safari Mobile (iOS 5, ao menos) que não implementa esse recurso. E AirPlay, como o Hugo disse, não pode ser implementado num player personalizado se não há uma API para isso.

      O que me surpreende é já partir para o cinismo, acusando o Google de fazer isso de propósito para valorizar um app que nem existe ainda.

  • RAVAGNANI

    Uma pena, ainda espero que a Apple lance junto com o novo iPhone um novo app que integre os maiores sites de vídeos (Youtube, Vimeo e os Vídeos nativos do ios) e extingua de vez o aplicativo vídeos.

    Resta torcer.

  • Juliano Araujo

    Que o sucesso não suba à cabeça da Apple… começar a “fechar” o sistema e forçar usuários a viver num mundo 100% Apple soa muito anos 90. E não deu certo!

  • André Moreira

    Não sei o porque, mas aqui continuo assistindo em tela cheia (iPhone 4, ios 5.1.1) pelo safari.
    Quando clico no video ele ja logo joga pra tela cheia. ALIAS . MUITO mais rapido que antes.

    • daniel

      só mudou no iPad

  • RodES

    Paciência pra nós, usuários!
    Quanto aos anúncios (propagandas), se vierem “de brinde”, paciência novamente.
    Quem não concorda, experimente trabalhar de graça…

    Abraço!

  • Joao Carlos

    Mesma coisa aqui André Moreira.

  • Gianni

    Cirrigindo vocês:
    O site em HTML 5 permite video em tela cheia sim, é só vc clicar no video e deitar o iphone que ele se expande.

  • Celso fernandes

    Ha umas semanas nao é possivel se inscrever em um canal do youtube pelo app nativo do iOS.

  • só nos resta aguardar. rss

  • Francisco Vorcaro

    A estratégia da Google foi ruim ao meu ver. Ela tinha é que ter melhorado o App para que mesmo podendo acessar bem do safari, o desejamos, como é o padrão de exigência do consumidor (pelo menos Eu) dos produtos da Apple.

    Além do mais, a briga não fica só entre as duas, visto que se a VEVO perceber essa manobra e aos poucos melhorar o seu app, a Google estará trazendo para si um concorrente de peso, sendo cercada tanto pela VEVO quanto pela Apple.

  • copeta

    Boicotes para todo o lado e nós, como sempre, no meio do fogo cruzado apenas esperando soluções 🙂

  • Alex

    Acabei de testar e funcionou o AirPlay normalmente com vídeos do YouTube pelo site. Estou com o iOS 6 beta 4

  • Dg

    🙁

  • Guilherme Malacarne

    Não sei se é so eu, mas os anúncios do youtube me irritam MUITO!
    E provavelmente esses anúnios iram aparecer pelo app do YouTube…bem, não a nada a fazer quando a isso…apenas aguardar os 5 seg. e pular esses anuncios chatos…

  • Marcelo

    Eu particularmente gostaria que a Google, em represália, impedisse todos os dispositivos IOS de acessarem seus serviços. Dessa forma tanto a Apple quanto a própria Google iriam despencar nas ações e parariam com essas brigas bobas que prejudicam seus próprios usuários.

  • Rodrigo

    MxTube neles, simples assim.

  • Leonardo Heusy

    vish, anuncios nao!

  • Thiago

    Digam adeus ao youtube e usem o Vimeo. Já tem app pro iOS e é ótimo.
    Google cada vez mais mostrando que o “don´t be evil” era só de mentirinha.

  • Nicodemos

    No safari do mac os tb não tá rolando youtube em fullscreen. na verdade… como sou user novo nem sei se antes funfava. =/

  • Sergio Luiz

    SINISTRO !!

  • Alex Sandro Fagundes

    Queria compartilhar um vídeo do youtube com os amigos via Facebook hoje, e adivinhem?! não consegui. Minha reação foi tensa depois de não conseguir nem pegar o link do vídeo. Mas infelizmente não há outro caminho (que eu conheça). Minha realidade é esta agora!

  • Pools

    Talvez alguns comentarios estejam minimizando o real problema.

    A apple estacionou nos mapas e no youtube porque eram propriedade do Google.

    E hoje o que temos é vergonhoso. Muito básico para as atuais capacidades de um smartphone e de um tablet!

    Vejamos o youtube:
    HTML, sistemas de legendas e comentários no vídeo, tradução instantânea, possibilidade de criar e seguir listas. Tudo isso me faz falta no iPad hoje.

    Ficar dependente do Google para ter uma melhor experiencia web no iOS me incomoda sim.
    E hoje quem usa a plataforma Android está muito bem servida nesse quesito.

    Não esqueçam que a apple sempre prezou pelo seu ecossistema integrado. E a Web tem que fazer parte disso.

    Até mais,

  • MSiqueira

    Tweak do Cydia restaurando o uso do player nativo no Youtube em 3, 2, 1…

    • Sheldon

      Pra que? Já existe o Protube HD

  • TiãoGavião

    Apple começou, normal que venha a resposta 😉
    Tudo dentro do esperado….

  • ricardo

    que se dane eu nem vejo youtube mesmo…

  • Victor

    Uma coisa que eu acho que pode ser vantagem: muitos vídeos hoje em dia não podem ser vistos na versão mobile. Imagino que por causa da falta de anúncios. Talvez agora teremos maior disponibilidade.

  • Fersaito

    No safari do Mac continua mesma coisa, da sim pra ver os vídeos em fullscream
    (p/ quem disse ai em cima que nao da)

  • Matheus

    Quando lancar o app vai redirecionar o site para a appstore ! So assim todos baixam

  • Daniel Magri

    Olá, Pessoal!
    Não sei se alguém já postou aqui ou já notou, mas eu meio que sem querer descobri um jeito para usar o Airplay depois dessa mudança. Primeiramente, eu estava usando o espelhamento do iPad, mas não estava muito satisfeito. Aí descobri que, se selecionarmos o Airplay para o AppleTV sem selecionar o espelhamento, o video é exibido na TV como era antigamente. Se quiserem mais informações posso passar um print da minha tela explicando melhor, mas acho que ficou claro.
    Um abraço!

  • Juan

    Cara o google comprou o youtube e não inovou nem melhorou em nada o serviço,
    só encheu de anuncios, links, box sobre o video e pré-video de propaganda.
    Cedo ou tarde acredito e torço para surgir uma alternativa com outra postura
    e acabar com a festa e desrespeito com o usuário,
    assim como já aconteceu com a AOL, Hotmail, MSN e tantos outros.

  • Nicolas Umaras

    Juro que não entendo…antes o Google era um F..P por não adotar o HTML 5, a Apple era a maravilhosa que defendia os consumidores dessa “aberração” do Flash e o Google o dinossauro jurássico. Agora que o YouTube está em HTML 5 as pessoas reclamam??? Google seu tirano! Fora a edição de vídeo, maior limite de upload, suporte a 720p 1080p e até 4k, legendas, transcrição de áudio (ok, é beta), player aprimorado, anotações e canais melhorados você não fez nada pelos usuários! Só se preocupou em encher de publicidade para pagar os caros servidores/equipe do YouTube e agora tem a cara de pau de capar a versão mobile do site? Ridículo! Sabe o que eu acho? A Apple tinha que lançar logo um sistema de buscas e um site de vídeos com o rígido controle da equipe de aprovação da Apple para acabar de vez com esse Google estúpido e jurássico!