Rumores

[rumor] Apple pode estar estudando a implementação de um ‘AirPlay Direct’

O AirPlay é um protocolo de comunicação criado pela Apple que permite a transmissão de áudio e vídeo para dispositivos compatíveis, através da rede Wi-Fi. Por exemplo, você pode visualizar na sua TV as suas fotos de viagem que se encontram no iPhone ou iPad sem usar fios, desde que para isso você tenha uma Apple TV conectada. A parte ruim desta tecnologia é que ela obriga que todos os dispositivos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi. Se você estiver em um lugar que não pode se conectar, não consegue fazer nada.

Mas segundo fontes do jornal britânico The Telegraph,  a Apple pode estar preparando uma solução para isso já para o próximo iPhone, a ser apresentado nas próximas semanas nos Estados Unidos.

O AirPlay Direct funcionaria sem a necessidade de uma conexão Wi-Fi, transmitindo dados de uma forma direta entre aparelhos compatíveis. Mas como isso seria possível?

Nosso palpite é um só: Bluetooth 4.0.
Por que? Porque essa foi uma das únicas mudanças adicionadas na nova Apple TV 2012, além do suporte a vídeos HD. E o bluetooth, atualmente, está sem funcionalidade nenhuma no aparelho, o que pode indicar que a Apple já tinha planos para ele quando lançou esta nova geração.

Se este rumor for verdadeiro e for mesmo adotado o bluetooth 4.0 para a comunicação entre dispositivos, fique preparado para a função não funcionar em todos os dispositivos. Atualmente, apenas o iPhone 4S e o novo iPad possuem esta tecnologia incorporada no hardware. Portanto, aparelhos mais antigos não contariam com a novidade, por limitações técnicas.

Espera-se que tudo isso e muito mais seja apresentado em um evento especial da Apple no mês de setembro. Prepare as unhas… 😛

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Dudu

    ancioso e com dinheiro guardado já…

    • jailsonmsjunior

      calma, cara! setembro está logo ali, você não vai ficar ancião, até lá.

      • Só vai ter que esperar vir para o Brasil.

        • Pedro Martins

          N é só ir ao USA

  • Caio Cartaxo

    Queria que meu iPhone ficasse dentro disso caso existisse mesmo 🙁

  • Elcin

    Ótimo rumor, que bem provável que seja verdade…

  • Dynho

    “Portanto, aparelhos mais antigos não contariam com a novidade, por limitações técnicas.”
    E não esquecendo, financeiras…

    • Cara, nesse caso é técnica mesmo.

      Claro que a Apple muitas vezes se aproveita para forçar uma atualização dos seus aparelhos, mas sejamos justos: não é o caso. Só se ela fizesse recall e instalasse fisicamente o BT 4.0 nos aparelhos que já existem.
      Não exageremos nas teorias da conspiração.

  • Evandro Junior

    Ilex, com a implantação do Bluetooth 4.0, a imagem se tornaria, independentemente de velocidade de internet, melhor (Full HD)?

    • O Bluetooth 4.0 permite conexões bem mais rápidas, Evandro. Não duvido não que fosse possível sim. 🙂

      • Carlos Vinicius Gouveia Mendes

        Essa é uma dúvida que eu tenho, uso o New iPad e o 4S com a nova Apple TV, nos 2 percebo uma “lag” enoooorme na transmissão de vídeo e jogos, os jogos de carro como o Asphalt 6 e 7 ficam tão lentos que desisti e voltei pro cabo mesmo pra jogar na TV.
        Transmissão de vídeo tb apresenta atrasos… fiquei decepcionado com isso pq queria abolir o cabo HDMI mas não foi ainda… meu roteador é um TP-Link TL-WR941ND de 300Mbps que funciona ótimo na banda da GVT de 15Mbps… então acho que a limitação não está na rede wi-fi… acho!
        Mais alguém reclamou disso ou estou com algum problema de configuração que não acertei o que é?!

        • Andre Rebitte

          Carlos,

          de fato transmitir vídeos do Iphone/Ipad pra AppleTV é algo muito lento, diria frustrante.
          Olha a cena, todo mundo na sala reunido pra ver aquele vídeo do evento e ………. mais de 10 min pra começar a rolar um vídeo de 2 min.

          • Maike

            Po, sinceramente nunca tive problemas com a apple tv e meu ipad, transmito videos via airplay sem lag nenhum, até mesmo os que estão em alta resolução, será que o problema não esta no roteador não?

  • Daniel

    Existe uma tecnologia chamada Wi-Fi Direct, que é exatamente a comunicação direta entre dois aparelhos sem um roteador no caminho (e sem o trabalho de criar uma rede ad-hoc). É a utilizada no AirDrop do OS X Lion (e por isso MBs antigos, sem a capacidade no hardware de fazer Wi-Fi Direct, não oferecem esse recurso). Não sei como estão os chipsets dos iPhones e iPads existentes, não duvido que o novo iPad já tenha suporte…

  • Gui Del Frate

    Sinceramente não vejo muita utilidade se o novo sistema for mais uma forma de se conectar à Apple TV. Veja, se a pessoa tem uma Apple TV COM CERTEZA também tem uma rede Wifi. Então a conexão do suposto Airplay Direct viria para solucionar qual problema, exatamente?

    Agora, se tivermos falando de uma conexão para outro tipo de dados (como usar iGadgets como controladores de jogos, por exemplo), ou entre dispositivos diretamente (sem precisar da Apple TV), aí a coisa muda de figura.

    • Wesley Sedda Rodrigues

      Concordo em partes com seu comentário…..mas vamos supor que vc está na rua , em um bar ou na casa de um amigo (SEM WI-FI) e alguém lá tem um New Ipad por exemplo, e vc com seu 4S tem um vídeo maneiro ou uma foto em alta resolução que quer mostrar para os amigos…não seria muito interessante vc somente clicar no AirPlay do seu Iphone e passar para a tela do Ipad dele…direto! Obs: Antes que me corrijam é somente uma suposição, sei que esses aparelhos ainda não possuem suporte para isso…

      • Gui Del Frate

        Exatamente, foi como eu disse: “Agora, se tivermos falando de uma conexão para outro tipo de dados (…), ou entre dispositivos diretamente (sem precisar da Apple TV), aí a coisa muda de figura.”. 😉

    • Marcelo

      A ideia dessa conexão seria pra uso fora de casa…. imagina.. vc quer usar o apple tv pra fazer uma apresentação na escola.. ou na empresa…. ai tem que ficar conectando os aparelhos no wi-fi… isso se tiver no local….

      • Acho que vocês estão se limitando muito no raciocínio.
        O uso da Apple TV seria só para conectar a sua TV atual CASO ELA NÃO TENHA CONEXÃO BLUETOOTH 4.0. Pelo que apresentou o rumor, a ideia vai muito mais além, permitindo conectar o iPhone e iPad em aparelhos compatíveis com o BT 4.0, sem a necessidade de uma rede exterior.
        A Apple TV foi comentada como uma pista, não como uma limitação. Open your minds.

        • Gui Del Frate

          Aí a coisa começa fazer mais sentido, mas não soa muito Apple-like essa história de uma conexão sem limites. Isso desvaloriza o ecossistema da Apple e, principalmente, a Apple TV, que teria um dos principais recursos subutilizados. Conexão entre iGadgets (e possivelmente entre iGadgets e Macs com o Bluetooth 4.0) é minha aposta!

          • Igor

            Nada ver –_–”

            • Gui Del Frate

              É… impossível escrever algum argumento relevante sem nem saber escrever.

        • cassio

          your minds*

        • Juliano

          Há sim… como o liberação do protocolo do Facetime. Acho que a frase ficaria melhor assim:

          Conectar o iPhone e iPad em aparelhos APPLE compatíveis com o BT 4.0.

          • O BT 4.0 não é exclusividade da Apple, Juliano. Você está errado.

  • RodES

    Veeeeeem setembro!!!!!

  • Renato

    So esperando o Bluetooth 4.0 pq iPhone 4s e apple tv hd ja estao aqui an sala! Hahahah

  • Erick

    Bacana, mas inútil pra mim até o momento.

  • Moisés

    Ainda bem que já tenho a nova versão da Apple TV e o New iPad!!!

    Comprei a Apple TV com o intuito de aproveitar a resolução full HD e ver os meus seriados via Netflix.

    Aproveitando… se alguém que tem o serviço, notou uma certa lentidão nesses últimos dias?

    Abraços

  • clístenisCanuto

    Ôpa! Agora é só aguardar. rss

  • Carlos Maya JF

    Pode deixar:
    preparando as unhas
    e o bolso!

  • Igor

    Vendo Apple tv segunda geração por 250 kkkkkkkkkk

    • Henrique S. Baloneker

      [2]

    • MAX_BSSB

      [3]

  • Rodrigo Rosa Pereira

    Curiosidade.

    Bluetooth 4.0 – até 25mbps – até 200 pés distância
    WiFi Direct – até 250 mbps – até 656 pés distância

    Pode ser que seja por WiFi Direct, ou alguma implementação própria da Apple em torno dele. Apesar de que 25mbps creio que dá para streaming de filmes HD, mas lembrando que essa é a velocidade máxima em condições normais de “temperatura e pressão”.

  • Leonardo Negrisoli

    Eu tenho um ódio dessa Apple TV novaaaa grrrr

    Eu comprei a minha em uma viagem aos estados unidos em fevereiro… depois de menos de 2 semanas me vem a nova ¬¬
    Nem queria mesmo. kkkkkkk 😛

    • HB

      Se voce comprou a 2 meses deve ser a nova, só se você comprou a antiga lá, pois até aqui no Brasil já tem esse modelo da matéria.

  • Wallace

    No primeiro Tivizen que foi lançado, o sinal de TV era transmitido ao iPhone usando uma rede wi-fi própria, entre o iPhone e o Tivizen. Era possível assistir TV mesmo em um parque bem longe de qualquer outra rede wi-fi. E isso já acontecia em 2010! Será que é de algo parecido com isso que o rumor está falando?

  • copeta

    Isso devia ser uma novidade do iOS 6 porque o iphone 4s como mencionado, já tem esse bluetooth 4.0

  • Geraldo Protta

    Provavelmente poucos saibam disso, mas o aTV de segunda geração também vem de fábrica com interface Bluetooth já instalada, porém esta vem desativada.
    Para fazer uso de tal tecnologia, nesta versão do aparelho, é necessário fazer o desbloqueio, e instalar um aplicativo que faça uso desta conexão. Nunca entendi o motivo disso, mas já conferi e é real. Está lá e desativada.
    Lembro a todos que o desbloqueio não é recomendado, principalmente se você não tem certeza do que está fazendo.

  • JB

    Se lembram que a nova Apple TV também tem um núcleo a mais? A existência desse outro núcleo, que até agora não tem muita utilidade, pode ser para essa tal função, precisando de mais poder para rodar o novo sistema de Airplay.

  • Henrique Bibiano

    Agora tô começando a gostar…
    Apple TV 2012 – checked
    iPhone 4s – checked
    Novo iPad – checked
    Bluetooth – comming next!!!

  • Beaguinho

    Eta setembro que nao chega!

  • Wanderley

    Bem, possuo o 4S, o iPad2 , o ATV e um MacBook Air. O 4S e o iPad usam o espelhamento perfeitamente através da rede. Com o Mountain Lion no notebook teria (teria) a vantagem de poder espelhar no ATV, porém após tentar diversas vezes sem êxito descobri que só os comprados após Agosto do ano passado estão habilitados ao serviço. Comprei o meu em Julho (Bléh…) . Alguém sabe se é uma limitação técnica ou financeira? Alguém sabe se tem como resolver? (claro, sem ter de trocar meu air)……

  • Reury

    Poxa seria realmente muito interessante, esta forma de comunicação embora duvido muito que seja por bluetooth ja que a largadura de banda da wifi-direct e muito maior e posso ate estar engano mais a apple não invetou nada, ate onde eu saiba o airplay e so um WIDI com outro nome, e computadores windows(não sei se ja tem pra linux) ja podem fazer o mesmo com TVs com suporte.Poxa nem precisa da apple tv.Acho muito interessante apple mais ela nao um aparelho de outro mundo.
    Ah iLex apesar das melhorias bluetooth em relação ao wifi, o bluetooth ainda gastar bem mais energia ao longo prazo que o wifi o que acredito ser um fator desfavoravel, para utilização dele para streamming.
    acho interessante a adição do bluetooth mais acredito ser meramente para aparelhos perifericos não sei.

  • Bernardo Sampaio

    Por isso que não me arrependo de ter comprado o iPhone 4S e o novo iPad!

  • Alessandro Johnny

    Sei não, hein…
    Bluetooth pra aguentar streaming em FullHD sem gargalos é complicado…
    Acredito muito mais no uso de Wi-Fi Direct, do que Bluetooth.

    O problema é que nenhum iOS device atual possui chip com Wi-Fi Direct, sendo exclusivo para os Macs (que suportam AirDrop nativamente).
    Parece que só a partir do próximo iPhone que teremos isso. O iPhone 4S e o Novo iPad não tem… 🙁

  • TiãoGavião

    Mesmo assim ficaria preso a ter que comprar uma Apple TV, até hoje não achei uso pratico para aquela caixinha preta O_o

  • Rodrigo

    Tenho o novo iPad, iPhone 4S, MacBook Pro e a nova Apple Tv com iTunes Macht, de longe a Apple Tv é o negocio mais legal que tenho.

    • Marcelo

      2- a caixinha preta como falaram anteriormente é pratica e sensacional, concentrar toda a mídia diretamente na tv sem fios espalhados pela casa. Chega visita, controlo o som ambiente via iPhone, fotos e vídeos selecionados no iPad e exibidos na Tv.

      • Quem acha a Apple TV inútil é porque nunca usou uma e não entende a praticidade na vida do dia a dia. 🙂

        • spalom

          Concordo…

      • TiãoGavião

        Como disse, repito: “no meu caso ainda não encontrei uso pratico” para essa caixinha preta! 😉
        Nem é uma questão de $$$, até porque dos iProdutos é o mais barato que tem, não compro nada que não me sirva ou que outros fiquem fazendo propaganda(estilo: Maria vai com as outras) 😉

    • SamuEX

      Sem dúvida, invejo-te! 😉

  • Luís M.

    Legaaaaaaaaaaaal de mais!
    Espero que seja verdade!

  • Ruter Jr

    falta a samsung dizer que eles estão copiando o WIFI DIRECT deles.

  • Leandro Viecili

    Pois então… e eu com meu appletv2 e nem tenho tempo de assistir nada…

    e continuo com meu whatssapp NÃO RECONHECENDO OS CONTATOS após a atualização dessa $#*&$ do dígito 9…
    sei que se eu apagar ele do iphone e reinstalar o app fica normal, mas o problema é que sou administrador de 2 grupos e ao apagar perderei esta administração, que passará para outro usuário do grupo…
    não aguento mais não ter solução kkkk… alguém me ajuda?…

    • Maike

      já tentou adicionar os contatos com +55 na frente? aqui deu certo, abs

  • Vagner

    Sinceramente a Apple tv é muito limitada com o iphone4s só serve para ver foto e vídeo Só joguei dinheiro fora pensei que ia poder espelhar jogos e outros conteúdos mas a Apple me deixou na mão até não sair o jailbreak da 3ºgeracao to pior que um passarinho na gaiola.

  • Rabelo

    Agora ficou pior com o novo app do youtube ela retirou o airplay do mesmo!
    O que faz quem comprou o appletv para isso? senta e chora?