2012ARQUIVORumores

[rumor] Reuters afirma que próximo iPhone pode vir com um conector menor

O rumor já está circulando há algum tempo, mas quando uma grande agência de notícias também fala dele, evocando fontes próprias, a notícia merece ser citada. A agência Reuters divulgou um relatório esta manhã afirmando que é bem provável que a próxima geração de iPhone (a ser lançada na primavera) virá com um conector menor, diferente do nosso conhecido conector de 30 pinos compatível com iPhone, iPod e iPad.


Imagem meramente ilustrativa, feita por computador

Claro, tudo ainda é rumor e nada foi confirmado pela Apple, e mesmo que seja verdade, a Maçã pode alterar seus planos na última hora. Por isso, a notícia deve ser absorvida com cuidado.

Além do dock menor, o orifício para entrada do fone de ouvido também iria para a parte de baixo do aparelho, como é hoje com o iPod touch. Feliz?

A razão da mudança do fone de ouvido seria para tornar viável a passagem para o conector de 19 pinos. Afinal, menos pinos significa menos funções. A Apple poderia solucionar isso transferindo parte das conexões pela entrada de fone de ouvido, como acontece hoje com o iPod Shuffle.

Se ela conseguir realizar as funções pelo fone de ouvido dos 11 pinos que faltariam, o resto seria feito pelo suposto novo conector de 19 pinos, sem perda de funcionalidade.

Mas e os acessórios que você tem hoje compatíveis com o atual conector do iPod/iPhone/iPad, funcionariam?

Não. Pelo menos não sem um adaptador. Ainda não se sabe como a Apple resolveria este problema.

Durante muito tempo, muitos analistas acharam difícil a Apple fazer uma mudança tão radical em relação ao seu conector, pois já existe um enorme ecossistema de acessórios para iPod, iPhone e iPad que ficariam desatualizados com a troca. Mas o fato é que esta tecnologia já tem 10 anos e desde então não sofreu nenhuma evolução.

A Apple poderia fazer agora o que já é comum no mundo dos computadores, onde adaptadores VGA e MiniDisplay estão sendo adaptados pela nova porta Thunderbolt. É a evolução da tecnologia abrindo caminho em nossos gadgets.

Até outubro, muita água ainda pode rolar.

fonte: Reuters – Imagem do início do artigo: Black Pool Creative

Botão Voltar ao topo